Jornal Notícias Matosinhos #73 - Julho 2023

Page 1

CELEBRAÇÕES DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

AMBIENTE – P.5

SEMANA DO CINEMA ESCOLAR

INAUGURAÇÃO CAMPOS DE BASQUETEBOL

Vela: Tiago Morais sagra-se vice-campeão mundial

ENSINO – P.6 PRÉMIO

1 GRATUITO — JULHO 2023 — EDIÇÃO 73
Diretor: Francisco Samuel Brandão
MATOSINHOS SPORT – P.12
MOBIS
DO MAR EM RISCO SOCIEDADE – P.10 DESPORTO – P.7 SAÚDE – P.4
“ATIVA’MENTE” ENSINO – P.6
EFANOR
2023 ESTÁDIO
PROGRAMA
COLÉGIO

O MÊS EM REVISTA

Ninguém percebe bem, mas sente-se, o que o Presidente da República quer dizer com “o dinheiro não está a chegar às pessoas”, nas suas múltiplas intervenções que vai fazendo por todo o lado onde passa como Presidente, ou não, e porta-voz da realidade nacional.

Mesmo não se percebendo, a mensagem é clara e dirigida ao governo de António Costa que se vê mergulhado em enormes reclamações oriundas dos vários setores sociais e, que, confrontado com uma oposição agressiva se vê cada mais obrigado a mostrar músculo para ultrapassar as questões que diariamente lhe caiem no gabinete.

Bem promete que as pessoas vão ficar mais aliviadas com as ajudas que vem promovendo, mas os especialistas nestas matérias contrariam dizendo que é o mesmo que dar por um lado e logo seguir sacar por outro.

A verdade é que, mesmo com ajudas, que não chegam a todo o lado por manifesta incapacidade de percecionar no

terreno a realidade da vida, as pessoas continuam a contar tostões para cumprirem obrigações que assumiram com propostas indecentes de créditos promovidos pela Banca, sempre de braço dado com poderes públicos do momento.

Será que as novas gerações vão ter de estender a mão ao Estado, como fizeram os pais, sem perspetivas de vida segura assente em retribuição condigna das suas atividades profissionais?

Não se sabe bem, mas pela aragem… Portugal continua a adiar a criação de um projeto válido e capaz, mesmo sendo um país pequeno que tem vivido encostado a empréstimos do exterior, pagando fatura altíssima, em detrimento do investimento que nos dê independência económica evitando a bonomia periódica de bónus.

Podemos estar a perder a oportunidade para se dar esse passo, se considerarmos as enormes prorrogativas que os nossos sócios europeus nos proporcionaram

com ajudas de que na prática pouco se vêm e que favorecem sempre os mesmos grupos.

As pandemias e as guerras são trágicas para humanidade, mas geram sempre grandes negócios obscuros, nas sombras, impercetíveis ao comum dos mortais, que paga com miséria nas suas vidas para que os grandes líderes mundiais possam continuar a ter vidas de loucos premiados com Euromilhões. Por cá, reduzindo à escala, não vejo qual dos nossos políticos esteja mal de saúde financeira ou os grandes interesses económicos não estejam protegidos contra todas as intempéries da saúde ou guerra.

Porém, os outros, o povo, bem caracterizado por Rafael Bordalo Pinheiro, esse, mesmo fazendo manguito para a fotografia, continua distraído à espera de melhores dias na esperança de que alguém se lembre mesmo dele. Não nada melhor do que ter paciência e ir vendo o filme!

FICHA TÉCNICA

DIRETOR: Francisco Samuel Brandão

DIRETOR ADJUNTO: Mário Costa

EDITOR: Emídio Brandão

COORDENAÇÃO: Diogo Barbosa

DESIGN: Joana Santos

CORPO REDATORIAL: Bernardino Costa; Carlos Marinho; Emídio Brandão; Francisco Fernandes Brandão; José Henrique Correia; Paulo

Gaspar; Prof. Dr. Júlio Pinto da Costa; Paulo Mengo de Abreu; João Almeida.

PROPRIEDADE: Emibra - Publicidade e Consultadoria de Gestão, Lda EMAIL: revista-nm@emibra.com

SEDE E REDAÇÃO/ EDIÇÃO: Av. D. Afonso Henriques, 1122, 1o Andar, Sala A, 4450-011 Matosinhos

DIREÇÃO POSTAL: Apartado 2153, 4451-901 Matosinhos

TLF. GERAL: 229 999 310

TLF. REDAÇÃO: 229 999 315

REGISTO: ERC 127008

DEPÓSITO LEGAL: 428306/17

NIPC: 502 505 117

PERIODICIDADE: Mensal

GRÁFICA: Fig - Indústrias Gráficas, SA. Estrada das Eiras 315, 3020-430 Eiras

TIRAGEM: 1000 exemplares

NOTA: O Estatuto Editorial encontra-se publicado na página de Internet: www.nmmatosinhos.com/estatuto-editorial

2
Rua Alfredo Cunha, 546 Matosinhos 229 381 940 229 384 766 (fax)
EDITORIAL — JULHO 2023

SAIBA +

CLUBE DE CAÇADORES DE MATOSINHOS ALCANÇOU TRÊS PÓDIOS

O atirador Álvaro Castro conquistou o 1° lugar na prova “I Taça Campo Tiro Casal Alentejano”.

O atirador Octávio Teixeira obteve o 1° lugar de super veteranos na terceira contagem do campeonato de Portugal. A equipa de Matosinhos composta por José Bruno Neves, António Cruz, Ângelo Santa Barbara e Paulo Azevedo conquistou o 2° lugar por equipas.

SALDO MIGRATÓRIO DO NORTE DE 2021 É O MAIS ELEVADO DOS

O atirador Álvaro Castro conquistou o 1° lugar na prova “I Taça Campo Tiro Casal Alentejano”.

Vela: Tiago Morais sagra-se vice-campeão mundial

CONQUISTAS

Organizado pelo Jachtclub Scheveningen, o Campeonato do Mundo de SB20 realizou-se entre 19 e 23 de junho, em Haia, na Holanda. Com uma frota de 70 barcos, Portugal conquistou o título na Nations Cup da categoria SB20. Para este título histórico foi fundamental a contribuição de Tiago Morais, que ao comando da embarcação que teve ainda Miguel Oliveira e Francisco Oliveira conseguiu sagrar-se vice-campeão mundial.

As tripulações portuguesas de SB20 continuam com grandes resultados internacionais, numa classe em que Portugal tem uma das principais frotas mundiais, disputando até à última regata o título. Tiago Morais, filho de Cândido Morais, faz juz ao velho ditado “Filho de peixe sabe nadar.” Detém já um vasto leque de de vitórias e participações nacionais e internacionais. O desporto praticado pelo pai e o convívio no clube de vela contribuíram para a vontade de praticar esta modalidade e fazer dela vida – a nível olímpico e profissional.

TROFÉUS

Classe optimist (6 aos 15 anos):

• Várias vezes Campeão Regional

• 4 participações no Campeonato Nacional

• Participação no Campeonato Do Mundo

• 33º no Campeonato Europeu (170 participantes)

Classe Laser:

• 5 vezes Campeão Nacional

• 16º Campeonato do Mundo 2006 (200 participantes)

• Top 20 no Europeu de 2007, 2008 (mais de 200 participantes)

• Participação no Campeonato do Mundo da Juventude (Jogos olímpicos para juniores)

• Várias vitórias em provas nacionais e internacionais.

Classe Snipe:

• 2 vezes Campeão Nacional – Equipa com Tiago Roquette

• Campeão Ibérico – Equipa com André Sá Coutinho

• Vice-campeão europeu em 2014 – Equipa com Tomás Pires de Lima

• 2º Classificado Copa Espanha 2016 – Equipa com Diogo Pinto

Match Racing:

• Campeão Nacional em 2013 – Equipa com Diogo Barros, Diogo Couto e Frederico Campos

Vaurien:

• Campeão Nacional Junior - Equipa com Afonso Leite

O atirador Octávio Teixeira obteve o 1° lugar de super veteranos na terceira contagem do campeonato de Portugal. A equipa de Matosinhos composta por José Bruno Neves, António Cruz.

CAMPO DE FÉRIAS DE VERÃO 2023

Arrancou no dia 3 de julho, mais uma edição do Campo de Férias de Verão 2023. Durante a manhã, cerca de 200 crianças foram recebidas pelos monitores/as do Campo de Férias da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, para dar início a um programa repleto de animação, atividades e surpresas! Nessa manhã, Paulo Ramos de Carvalho, Presidente da Junta, Manuela Galante e Paulo Ferreira, membros do executivo marcaram presença na Escola da Praia, em Leça da Palmeira, para receber as crianças e respetivos/as Encarregados/ as de Educação.

PROJETOS & APOIOS

geral@calculus-projects.com

3 JULHO 2023 — ENTREVISTA
+351 229 999 310

QUO VADIS, RÚSSIA

Embora em cima do acontecimento parece-me relevante analisar a tentativa de “golpe”, protagonizado pelo grupo Wagner, e as imprevisíveis consequências que daqui poderão advir. De facto, algumas questões se colocam desde já: como foi possível que Prigozhin e o seu grupo privado tenham ocupado, sem resistência, a cidade de Rostov, a partir da qual são comandadas as forças russas na Ucrânia? Como explicar o avanço das forças leais a este senhor da guerra até perto de Moscovo (200 km) sem enfrentarem oposição relevante? Como justificar a necessidade de proteção da capital por parte das forças Chechenas? Como entender a cambalhota na posição de Putin que passou da acusação matinal de “facada nas costas” para à noite amnistiar os insurgentes e permitir a ida do seu líder para a Bielorrússia? Como percecionar a posição de mediador por parte de Lukashenko sabendo nós que não passa de um subalterno de Putin? Na verdade, poderíamos estar aqui a colocar dezenas de questões, ora irrespondíveis, perante um cenário absolutamente irreal e impensável há 48 horas atrás. Interessará, porventura, tentar tecer algumas considerações, face ao ocorrido, sendo que a realidade tratará de as confirmar ou desmentir num futuro que me parece relativamente próximo. Assim: a substituição, a acontecer, do ministro da defesa, Shoigu e do Chefe do Estado Maior Gerassimov representará uma cedência clara face a Prighozin, saindo este vencedor do pleito; o grupo Wagner continuará a atuar em vastos palcos internacionais porque representa os interesses da Rússia no mundo (América do Sul, África; Médio Oriente); Putin, que parece ter saído como um dos vencedores, poderá ter obtido uma vitória pírrica porque claramente mostrou um poder fragilizado e dependente de terceiros que não controla; a Ucrânia poderá aproveitar as evidentes fragilidades do exército russo, mais parecendo este uma manta de retalhos, para avançar no terreno projetando assim condições favoráveis para futuras negociações; o futuro do poder político na Rússia tornou-se ainda mais incerto perante a existência de autênticos “senhores da guerra” e a proximidade destes de poderosos oligarcas. De facto, enfrentamos tempos difíceis e de grande imprevisibilidade, mas o que mais assusta o cidadão comum é que a mais poderosa nação do mundo em termos nucleares, cerca de 6.000 ogivas, se pareça com um sistema feudal em que o poder político-militar se encontra dividido entre vários Senhores da Guerra e um Suserano. No fundo Putin está a colher o que semeou.

Atestados para Carta de Condução: faz-se luz na ULS de Matosinhos!

Já numa Nota publicada em março de 2017, no Portal do SNS, o Governo reconhecia que a avaliação da aptidão física, mental e psicológica dos candidatos e condutores do grupo 2 requeria uma avaliação mais específica e exigente das aptidões definidas no perfil destes condutores, tendo em consideração a garantia da segurança rodoviária, pelo que devia ser desenvolvida em Centros de Avaliação Médica e Psicológica, com estruturas e equipamentos específicos para efetuar essa avaliação. Nessa Nota, o Governo anunciava encontrar-se em processo legislativo para a criação dos Centros de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP), de modo a que a avaliação dos candidatos e condutores do grupo 2 fosse efetuada obrigatoriamente nestes, os quais podiam também preferencialmente efetuar a respetiva avaliação para os candidatos e condutores do grupo 1, realçando que ia assim ao encontro das posições manifestadas há vários anos pelos vários parceiros do setor.

Após processo legislativo conturbado e demorado é publicada a alteração ao Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir pelo Decreto-Lei n.º 151/2017, de 7 de dezembro, que estabelece a avaliação em Serviços Clínicos como opcional quer para o grupo 1 quer para o grupo 2. Refira-se o facto de para aqueles Serviços Clínicos não ser estabelecida qualquer exigência ou especificidade, remeten

do-se liminarmente o seu funcionamento para o regime jurídico dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde.

O SIM manifestou sua discordância quanto ao caracter opcional dessa avaliação, alertando para a falta da indispensável regulamentação desses ditos Serviços Clínicos, tendo o gabinete do então Primeiro Ministro António Costa informado o SIM que a questão em apreço fora remetida para os gabinetes do Ministro da Saúde e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Desde então não houve qualquer desenvolvimento.

Mas eis que este mês a ULS Matosinhos lança um Projecto Piloto de criação de um Centro de Avaliação Médica e Psicológica

Programa “Ativa’mente”

(CAMP) como resposta centralizada para a emissão de atestados de Carta de Condução (grupo 1 e 2) e também de caçador, licença para uso e porte de arma e de desportista náutico, a ser assegurado por Médicos Especialistas e Internos de 3º e 4º ano de MGF do ACES.

Tal serviço é voluntario, por escala semanal com blocos mínimos de três horas por semana e pago por acto (+/- 42 €/hora), e arrancará em junho.

Estão assim de parabéns os responsáveis da ULSM, que possibilitam aos Médicos de Família da instituição dedicarem-se à sua actividade clínica e à tarefa primordial de prevenção da doença e promoção da saúde.

Programa de Saúde Mental de Matosinhos em destaque na plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Matosinhos tem 34 projetos e 116 boas práticas referenciadas na plataforma municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas foi com o programa Ativa’mente que esta semana assumiu um papel de destaque.

Trata-se de um programa de promoção da saúde mental, iniciado em 2022, que se dirige a toda a comunidade e que visa uma comunicação integrada e apelativa em torno da saúde mental. O Ativa’mente tem uma especial contribuição para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde de qualidade”. Tendo simbolicamente ficado registo na plataforma como a boa prática nº 1000 inserida por um município português, este programa envolveu mais de 1600 pessoas, e contabilizou, no total, 700 000 interações redes sociais.

Matosinhos é, desde 2022, um dos cerca de cem municípios portugueses que já aderiram à OSDLocal, uma plataforma que assenta na mobilização de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos ODS propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. A Plataforma ODSlocal, visa criar um movimento nacional a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade para as temáticas visadas em cada um dos 17 objetivos.

4
SAÚDE — JULHO 2023
-

Comemorações do Dia Mundial do Ambiente

Ações de sensibilização na Marginal de Leça da Palmeira

Dia 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta.

Em Matosinhos, as comemorações decorrem de 3 a 7 de junho e incluem as do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado a 8 de junho.

Do programa faz parte a realização de várias ações de sensibilização ambiental.

A Marginal de Leça da Palmeira foi, no dia 5 de junho, palco de várias oficinas, entre as quais a de recolha de beatas. Em todo o mundo, estima-se que todos os anos 4,5 triliões de beatas são depositadas indiscriminadamente no ambiente. A ação visou, por isso, consciencializar a população para os danos causados pela colocação de beatas dos cigarros no chão que provavelmente irão acabar no mar, degradando assim, o ambiente marinho e atingindo milhares de espécies.

Presentes na iniciativa estiveram a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares. Paralelamente, decorreu uma sessão de jogos de tabuleiro, que pretendeu sensibilizar as famílias e a comunidade para as questões ambientais, e a “eco amostra” que destacou a importância da reutilização de materiais.

TRANSFORMAR FRUSTRAÇÕES EM FASCINAÇÕES

Seja bem-vindo(a) caro(a) Leitor(a). Espero que se encontre bem e claro, que usufrua desta leitura!

Na última edição, deixei como mote para este artigo, a criação de um alter-ego anti frágil.

E o que é isto?

É, literalmente, decidir acreditar que tudo aquilo que lhe acontece tem, na pior das hipóteses, algo que pode usar em seu benefício.

Como assim?

A nossa vida é feita de altos e de baixos. Nos altos, por norma, é fácil acreditar no que acima sugeri, mas, e nos baixos?

Como fazer isto?

Como a vida é um espelho, eu dou-lhe o meu exemplo para conseguir perceber o que lhe quero transmitir.

Neste momento, enquanto escrevo este texto, estou a fazê-lo num telemóvel e a trocar de posições continuamente para conseguir continuar a escrever, e manter o foco, para lhe proporcionar algo de valor.

Podia ver isto como: “Não tenho condições para escrever um artigo por isso, vou despachar isto”, mas, em vez disso, escolho ver esta situação como um teste, para me provar, de que, independentemente da condição atual, eu consigo escrever um, considero eu, bom artigo.

O alter-ego anti frágil é a sua nova identidade, é um conjunto de crenças e valores que lhe vai possibilitar desenvolver, e treinar, a capacidade de, pela alteração da sua percepção, conseguir extrair algo de bom de tudo o que lhe acontece.

Independentemente de como escolha viver, compreenda que, os dias vão passar, sejam eles percebidos por si como bons ou como maus.

Para as coisas mudarem, você é que tem que querer mudar, ou então, opta, pode e tem a coragem, de mudar as coisas.

Viver não é fácil mas pode ser simples, e simples, entenda, que é simples em comparação com os muitos caminhos que existem no manual, cada vez mais “atolado”, de como viver.

A infraestrutura deverá ser construída, segundo o JN, a 30 kms da costa abrangendo quatro concelhos: Matosinhos, Vila do Conde, V.N. Gaia e Póvoa de Varzim.

O parque apresentará uma área equivalente a 11 cidades do Porto (463 km2) e os municípios querem garantir que não terá implicações na redução da zona de pesca.

A Câmara do Porto também demonstra preocupação face à possibilidade do parque perturbar moradores.

Os autarcas da região vão reunir em breve para analisar as dúvidas acerca deste parque de eólicas.

Segundo declarações da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, ao JN, têm estado a decorrer reuniões com associações de pesca, “de forma a minimizar os impactos nas atividades de pesca” e a ser possível pescar dentro do parque eólico.

Por falar em caminhos, e antes de terminar, se está à procura da “felicidade”, perceba que, quem decide o que faz com que se sinta feliz ou triste é você, e aquilo que define como o centro da sua felicidade. Na próxima edição vou dar-lhe a conhecer a arte de detalhar para poder clarificar, o nono passo para se suceder, e atingir o quase banalizado sucesso.

Um até já.

Cordialmente JdA

5
Municípios de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e V.N. Gaia com dúvidas quanto ao novo parque
JULHO 2023 — AMBIENTE
A construção do novo parque eólico de Leixões preocupa os municípios que vão ser afetados pela estrutura
Foto: CMM

CR7

CR7 contínua a bater recordes. Está e ficará na história mundial pela sua qualidade. Entrou no Guiness Book pelas suas 200 internacionalizações na seleção nacional portuguesa. O seu trabalho diário persegue os recordes. Já dizia o poeta António Gedeão “quando o homem sonha o mundo pula e avança”. Cristiano Ronaldo é um exemplo para o mundo, um motivo de orgulho para todos os portugueses. Portugal é um país que já dominou o mundo, hoje somos um pequeno país na velha europa, que tem gente, povo, pessoas acima da média que escrevem o seu nome na história mundial. A sua paixão pelo futebol mudou a sua vida. A sua dedicação e empenho devem ser um forte exemplo de vida para a presente e futura gerações. Cristiano Ronaldo está numa forma extraordinária. Aos 37 anos tem uma capacidade física invejável comparado a miúdos de 20 anos. Vê-lo jogar é um regalo para os olhos, é uma inspiração para todos aqueles que vivem o presente a pensar no futuro. Leio, ouço de forma recorrente que CR7 está velho, cansado, deveria dar lugar aos mais novos. O pintor Salvador Dali defendia que “o termómetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes”. Cada vez que o vejo jogar, vejo a excelência, a ambição, o fazer bem, ganhar por ser melhor, sem resquisse, com lealdade. Cada vez que visiono o seu trabalho em campo, penso que trabalhar duro compensa. Espero vê-lo jogar durante mais anos. A dama de ferro, antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher disse “eu não conheço ninguém que tenha chegado ao topo sem muito trabalho. Essa é a receita. Nem sempre vamos chegar ao topo, mas podemos chegar bem perto”. CR7 ultrapassou o topo. Criou um novo sistema métrico. Para além das suas qualidades desportistas, tem mais duas qualidades acima da média. É um ser humano extraordinário e, para além disso está-se a burrifar para quem o critica como bom madeirense que é. CR7 ama o seu país, é apaixonado pela sua ilha da Madeira, não por causa das suas dimensões, mas pelas suas gentes, pelo povo, pelas pessoas. Acompanho o poeta

António Botto num dos mais belos poemas sobre Portugal, “Legenda” que lhe dedico:

“Ó Pátria mil vezes Santa

– Meu Portugal, minha terra

Onde vivo e onde nasci!

Na tua História me perco.

E nela tudo aprendi.

Mesmo que fosses pequena

E eu te visse pobre ou nua

– Ninguém ama a sua Pátria por ser grande, Mas sim por ser sua!”

Semana do Cinema Escolar

Galas Minicurtas e Cinescolas e Festival 7/1 envolveram alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário das escolas de Matosinhos

O Salão Nobre da Câmara de Matosinhos recebeu na noite de dia 14 de junho, mais uma Gala Minicurtas, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de promover a literacia fílmica e a cultura cinematográfica junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O vereador da Educação da Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, marcou presença neste evento de apresentação dos trabalhos, o culminar de um ano letivo em que os alunos frequentaram as atividades de enriquecimento curricular nas Oficinas de Teatro e Cinema, mais especificamente na oficina de Curtas-Metragens.

Este projeto envolveu ativamente alunos e professores das escolas e dos agrupamentos de escola, desde a conceção das minicurtas às várias fases de seleção para participarem nesta Gala.

Os vencedores das categorias nomeadas

nesta segunda edição foram:

- Melhor Filme - Mini-Curta “Entre o Céu e o Inferno”, da Turma 4.º A da EB Augusto Gomes, do AE Matosinhos – Prof.ª Mariana Woritóvicz;

- Melhor Argumento - Mini-Curta “Como Tudo Muda”, da Turma 4.º B da EB Agudela, do AE Dr. José Domingues dos Santos –Prof.ª Cristiana Sousa;

- Melhor Storyboard – Mini-Curta “O Planeta Amigo” da Turma A da EB Ribeiras, do AE Perafita – Prof.ª Ana Teresa Pereira. Refira-se que os projetos de cinema nas escolas de Matosinhos ao longo do ano letivo 2022/2023 se estenderam aos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, bem como ao ensino secundário.

Neste âmbito, decorreu, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a Gala Cinescolas, um projeto cinematográfico com uma década de existência

que envolveu nove agrupamentos de escolas do 2.º e 3.º ciclo do concelho de Matosinhos. Foram mais de 100 alunos envolvidos no projeto neste ano letivo que culmina com a Gala onde serão visualizadas pela primeira vez as suas curtas-metragens.

Por fim, e também no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, realizou-se, 16 de junho, também pelas 21h, o Festival 7/1, o corolário de um ano letivo de trabalho na área do cinema nas escolas secundárias de Matosinhos.

Cerca de 100 alunos participaram enquanto criadores de uma curta-metragem e de um documentário. Temas como a sexualidade, a saúde mental ou como utilizar o tempo de lazer, relações e oportunidades de mudança de vida, foram o mote para a criação de um argumento e respetiva curta-metragem, ficcionadas.

Colégio Efanor de Matosinhos em 2º lugar no ranking nacional

As escolas públicas desceram no ranking das melhores médias nos exames

A primeira escola pública – a Secundária de Vouzela – aparece no ranking em 39º lugar, numa lista de 496 estabelecimentos. Tem uma uma média de 13,37 valores.

Este ano aparece em 1.º lugar da tabela geral o Grande Colégio Universal, na cidade do Porto, com uma média nacional de 16,16 valores.

Este estabelecimento destronou o Colégio

Efanor de Matosinhos (16,2), que neste ranking de 2022 aparece em 2º lugar. De referir que o Colégio Novo da Maia (15,05) está em 10º lugar nas escolas com melhores médias.

6
ENSINO — JULHO 2023
Foto: CMM

Apreensão em Matosinhos: Estádio do Mar em risco de ser chumbado pela Liga

degradação. Dirigentes queixam-se das obras da Câmara na sua envolvência e lembram as promessas por cumprir

O Estádio do Mar corre sérios riscos de ser interditado pela Liga, uma vez que apresenta algumas não conformidades com os regulamentos que não deverão passar em claro nas vistorias das entidades responsáveis pela aprovação dos recintos desportivos, no caso as provas profissionais de futebol.

Em causa estão situações que alarmam os leixonenses, desde logo a proibição de uso da bancada nascente e também a recente demolição do topo norte, espaço que já não recebia público por questões de segurança.

As recentes obras públicas na envolvência do estádio constituem boa parte do problema, isto porque, desde logo, reduziu o números de entradas no recinto de três para uma. A pequena faixa destinada a adeptos visitantes, entre o topo norte e a bancada nascente, não possui instalações sanitárias nem bar, pelo que não será homologada pela Liga, além de se situar numa zona onde decorre a construção de uma estrada, o que inviabiliza um parecer positivo da polícia.

Jorge Moreira, presidente do clube, está preocupado, uma vez que das exigências da Liga apenas poderá corresponder a uma, dotando o Estádio do Mar de iluminação mínima de 1400 lux, agora exigida para transmissões televisivas. “Em função dos constrangimentos das obras, não estão criadas condições para a operacionalização do recinto. As expropriações feitas pela Câmara Municipal em 2009 colidem com os terrenos do clube, inviabilizando acessos ou não reunindo condições para receber o público”, desabafa.

O dirigente tentou várias vezes o contacto com a Câmara Municipal, de forma a encontrar uma solução que vise dotar o recinto das condições que existiam “quando aqui vinham milhares de pessoas, um autêntico local de romaria”. “No ano passado fizemos melhoramentos significativos, mesmo diminuindo a capacidade do

estádio, mas foi aprovado. Nas condições atuais tenho muitas dúvidas. Estamos a falar de um património muito relevante para a cidade e tem faltado sensibilidade por parte da autarquia. Matosinhos propõe-se ser a Cidade Europeia do Desporto em 2025 e à luz dessa candidatura deveria haver a preocupação de dotar a maior sala de espetáculos desportivos da cidade de condições dignas e atrativas”, realça.

Jorge Moreira estranha o silêncio da equipa liderada por Luísa Salgueiro.

“Temos feito diligências que se prolongam há meses, mas esbarramos sempre no muro do silêncio. Foi concluída a primeira fase do complexo Óscar Marques mas isso acabou por interditar a bancada nascente, devido a um deslizamento de terras. A segunda fase foi adiada e o clube tem vindo a perder o seu património perante promessas de construção de complexos desportivos no Santana, Esposade e S. Gens. Tínhamos quatro campos, dois deles com relvados naturais, neste momento estamos reduzidos a metade e sem a prometida modernização das instalações. Trabalhamos afincadamente para contrariar este marasmo, temos tentado reconstruir o que foi perdido e não temos sido apoiados como devíamos. Mas não

vamos desarmar, pois continuamos a lutar por um Leixões com sentido de futuro”, refere o presidente. A apreensão chegou também à SAD. “Com a criação da Avenida Edison de Magalhães houve vibração proveniente das obras e, tendo o estádio alguns anos, apareceram fissuras e registou-se a queda de um muro pela trepidação da requalificação do complexo Óscar Marques. Havia um acesso por ali à bancada nascente e ficámos sem ele, sem bar, sem sanitários nem posto médico. Montámos uma bancada amovível, mas o acesso era uma espécie de caminho de cabras. No inverno só de galochas. Ou seja, foram feitas obras na rua que taparam a nossa porta”, atira Nuno Fernandes. O administrador da SAD insiste na ideia de que as “máquinas vibratórias causaram danos numa estrutura que pela sua história devia ser monumento municipal”, lamentando a falta de ação que compromete a presença da equipa da SAD no estádio do qual tem usufruto ao abrigo do protocolo com o clube. “A falta de acesso e de limpeza de obra, bem como as condições atuais, pode levar à não homologação do estádio”, conclui Nuno Fernandes, igualmente preocupado com a ausência de respostas da Câmara Municipal ao clube.

António Matos Almeida domina no CSI 2* Frente Atlântica 2023

O Centro Hípico do Porto e Matosinhos recebeu, entre os dias 15 e 18 de Junho, o Concurso de Saltos Internacional 2* Frente Atlântica 2023

Mais de 200 conjuntos, de diversas nacionalidades, passaram pelo CHPM durante todo o fim de semana.

António Matos Almeida, com Chippo Z, venceu o Grande Prémio do CSI 2* Frente Atlântica, ficando à frente de Hugo Carvalho, o outro conjunto a terminar o Grande Prémio com um duplo sem faltas. Numa barrage disputada a 6, Valentine Petit-Jean, Henrique Drumond e Francisco Fleming foram, respetivamente 3o, 4o e 5o classificados.

Numa entrevista após a vitória, António Matos Almeida revelou-se “muito feliz” pois “ganhar é sempre bom, mas ganhar no Porto é especial”, e referiu, ainda, que

esta vitória foi “o melhor pagamento de meses e meses de trabalho.”

O cavaleiro beirão já havia ganho o Pequeno Grande Prémio no dia anterior, desta feita com Bring Out The Barley. Felipe Ramos Guinato e Rafael Guimarães Rodrigues foram, respetivamente, 2º e 3º classificados.

O Concurso de Saltos Internacional 2* teve o alto patrocínio das Câmaras Municipais do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, contando, também, com inúmeros outros parceiros sem os quais não teria sido possível elevar tão alto o nome do Centro Hípico do Porto e Matosinhos.

DIETA PARA EMAGRECER COM RESULTADOS

Se está a pensar começar uma dieta para emagrecer, há alguns pontos importantes que deve saber para atingir os objetivos pretendidos sem voltar a ganhar o peso perdido. Importa começar por falar sobre a diferença em perder peso e emagrecer. O corpo humano é constituído por vários tecidos e somos constituídos essencialmente por água, músculos, gordura e ossos. Quando o objetivo é emagrecer falamos em perder maioritariamente massa gorda, que poderá corresponder a perda de peso total ou não. Sendo assim, quando pretendemos emagrecer, é importante que se monitorize a composição corporal e não só o peso numa balança convencional, pelo risco de haver perda de peso sem perda de massa gorda.

Iniciar uma dieta requer motivação, planeamento e empenho. Para além disso é muito importante que esta seja baseada nas necessidades nutricionais individuais, gostos, preferências, eventuais patologias, alergias ou intolerâncias alimentares e, fundamentalmente, adequada à rotina e adaptada aos horários e variações normais do dia-a-dia.

1º Passo - Consulte um Nutricionista! Uma dieta com todas as características descritas influencia diretamente a motivação para a cumprir, para além de serem asseguradas as quantidades adequadas a cada um. O cálculo das necessidades energéticas e de macronutrientes (proteína, gordura e hidratos de carbono) é da responsabilidade destes profissionais. Ao ponderar seguir uma dieta de um amigo, pode não conseguir atingir os resultados e até, eventualmente, piorar o seu estado nutricional e de saúde em geral. Deve-se também agendar as consultas com periodicidade para verificação das alterações da composição corporal, ajuste de refeições a horários novos ou readaptações do plano.

2º Passo - Arrumar a sua despensa e frigorífico na tentativa de “limpar” alimentos não descritos no seu plano alimentar, bem como fazer uma lista de compras que contemplem as quantidades dos alimentos que vai consumir mais.

3º Passo - Executar o plano alimentar com mais rigor em termos de porções, sobretudo no início. Por norma, o final do dia e jantar são as refeições cujas porções são mais difíceis de respeitar, seja por fatores psicológicos, seja por fatores sociais. Para combater este horário mais “difícil” do dia, existem alguns esforços a fazer:

- Iniciar o jantar com uma sopa ou uma boa porção de legumes;

- Incluir um alimento rico em proteína como carne, peixe, ovos, queijo ou iogurte;

- Optar por temperos das saladas em porções pequena, como o azeite, e evitar molhos com gordura, como por exemplo, a maionese.

7
O estádio do Leixões está em visível
2023 — DESPORTO
JULHO
Foto: Carolina Fontes

SALMAN RUSHDIE PREMIADO NA ALEMANHA

Em 19 de junho, foi anunciado que Salman Rushdie seria o vencedor do Prémio da Paz dos Livreiros Alemães, um dos prémios literários mais prestigiados do mundo. Salman Rushdie participa na gala da PEN América, a filial americana da associação de escritores para a defesa da liberdade de expressão. Foi sua primeira aparição pública após o ataque sofrido em agosto de 2022. É “uma decisão política esclarecida”, opina o Die Tageszeitung, o diário alternativo de esquerda de Berlim. É “o triunfo da liberdade”, titula o diário bávaro de tendência libe-ral Süddeutsche Zeitung, que saúda a escolha “óbvia e retumbante”. Em 19 de junho, o júri do Prémio da Paz dos Livreiros Alemães, um prestigiado prémio literário internacio-nal, anunciou que este seria o ano da consagração de Salman Rushdie, de 76 anos. O escritor britânico-americano, nascido na Índia, foi vítima em agosto de 2022 de uma tentativa de assassinato, consequência da publicação dos “Versos Satânicos”. (…) “O indomável é finalmente titulado”, um, entre os comentários da imprensa de direita. Lamenta-se que o romancista, com tudo o que agora encarna, não tenha ganho o Prémio Nobel da Literatura o ano passado. Sem querer, tornou-se um símbolo de valores univer-sais, liberdade de expressão e liberdade. O Prémio da Paz dos livreiros alemães tornou-se significativamente mais político ultimamente, com o zimbabuano Tsitsi Danga-rembga a ser atribuído em 2021 e o ucraniano Serhiy Jadan em 2022. Poder-se-ia esperar que um grande prémio para a literatura só consagrasse o valor literário [de um livro], mas a situação atual não o permite. Entretanto, o júri do Prémio da Paz mostra uma acuidade literária [na escolha dos vencedores] e a intuição de que, neste período sombrio em que a guerra grassa na Europa e a democracia está ameaçada em todo o mundo, é necessário envolver e apoiar escritores mais ousados.

Com um valor de vinte e cinco mil euros, o galardão da Paz dos Livreiros Alemães premeia uma obra literária pela sua importância e influência internacional. É premiado anualmente na Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores eventos do setor.

Matosinhos em Jazz 2023 já com cartaz completo

Zé Eduardo & Orquestra Jazz de Matosinhos encerram a edição do Matosinhos em Jazz 2023 a 29 de julho. Alguns dias antes (22 de julho) é a vez de Luis Vicente Trio atuar no Coreto do Jardim Basílio Teles, em frente à Câmara Municipal de Matosinhos. É no mesmo espaço físico do jardim que durante todo o mês de julho decorre uma exposição com reinterpretações de capas icónicas de álbuns de Jazz. Os convidados para a edição de 2023 são Teresa Rego, Tamara Alves, Mariana Malhão, Dobra e Ana Garcia de Mascarenhas.

O Jardim Basílio Teles é o epicentro do festival. A exposição patente durante todo o mês de julho apresenta versões de capas de álbuns que figuram no imaginário do jazz mundial, de Shirley Horn, Sarah Vaughan e Dinah Washington, entre outros. As reinterpretações ficam a cargo de artistas portugueses, das mais variadas áreas artísticas, como fotógrafos, designers, ilustradores e até tatuadores.

A programação do festival conta ainda com Luis Vicente Trio (22 de julho). O trio liderado pelo trompetista e compositor Luís Vicente sobe ao coreto do Matosinhos em Jazz às 18h. A música protagonizada por este trio remete-nos para um plano espiritual, onde a simples escuta nos convida e transporta para um universo com caráter meditativo, libertador, e nesta edição, com o Jardim Basílio Teles como cenário ideal para desfrutar.

É neste mesmo local que Orquestra Jazz de Matosinhos abre as portas à música do contrabaixista Zé Eduardo (com o álbum “Alter-Ego”) e apresentam-se no último dia do Matosinhos em Jazz 2023. Preenchido sobretudo por temas originais onde coexistem vários cenários pelas paisagens dos anos 70 e 80 - embalados ao som de um swing, de uma bossa ou

de um bolero. O concerto acontece no Matosinhos em Jazz no próximo dia 29 de Julho, encerrando assim mais uma edição do festival.

O cartaz encontra-se assim completo com confirmações de artistas como, Maria João e Mário Laginha (8 Julho), Jonathan Ferr

(9 Julho), Yazmin Lacey (15 Julho), Kamaal Williams (16 Julho), Luís Vicente Trio (22 Julho), Amanda Whitinh (23 Julho) e Zé Eduardo & Orquestra Jazz de Matosinhos (29 Julho), todos os concertos de entrada livre, sempre às 18h no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos.

Orquestra Jazz de Matosinhos reencontrou Carlos Bica no palco Jazz

na Real Vinícola volta a surpreender

O reencontro da Orquestra Jazz de Matosinhos com uma das maiores referências do jazz português marcou o terceiro e último fim de semana do mês, o regresso do “Jazz na Real Vinícola” para a sua quarta edição.

Carlos Bica, com uma carreira de cerca de três décadas, trouxe um dos seus mais relevantes projetos musicais a Matosinhos.

O trio Azul, que lidera desde 1996, resulta de uma colaboração com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black.

O concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos percorreu o repertório que a formação construiu ao longo de décadas e que a afirmou na cena do jazz europeu.

Do repertório fizeram parte referências a géneros variados (do rock e da pop à música tradicional).

A Orquestra Jazz de Matosinhos estreou-se em palco com António Loureiro, compositor e multi-instrumentista de Belo Horizonte, uma das vozes

mais fascinantes da sua geração. Sem barreiras entre o popular e o erudito, António Loureiro traz na bagagem a sua

música movediça, que mescla inúmeras referências da composição instrumental e da canção.

8
— JULHO 2023
CULTURA
Foto: CMM

Arraial de São João da Junta de Freguesia leva um milhar de pessoas ao Largo do Castelo

Evento contou com a participação da restauração local

No pretérito dia 23 de Junho, sextafeira, a Junta de Freguesia fez regressar uma tradição antiga a Leça da Palmeira – a comemoração do São João. O evento arrancou pelas 18h00 e prolongou-se durante toda a noite com muita animação. Para o Presidente da Junta, Paulo Carvalho, a iniciativa “foi um verdadeiro sucesso”, não só pelo facto de se reavivar uma tradição, mas sobretudo, por se ter concebido um evento que possibilitou a centenas de famílias festejarem esta data em segurança e num ambiente muito acolhedor.

“O São João em Leça da Palmeira marca este 2023 como um dos grandes eventos promovidos por autarquia. Nesse âmbito, enquanto autarca, agradeço a todas as pessoas que escolheram festejar o São João connosco bem como, às entidades que participaram e colaboraram na organização deste arraial de São João. Destaco ainda a participação dos Restaurantes e Bares do Largo do Castelo, que aceitaram o desafio da Junta de Freguesia, decoraram os seus espaços e complementaram o nosso

programa festivo.”

O arraial de São João contou com um bailarico popular cargo dos artistas Miguel Morais e Marcelo Alves e posteriormente, DJ sets a cargo de “O Rato” e V.A.G.U.E.

Em destaque estiveram também os stands de sandes de porco no espeto e claro, as sardinhas assadas com pimentos. Por último, importa ainda mencionar que a autarquia ofereceu cerca de 200 balões

de São João para que todas as famílias pudessem disfrutar de um momento único e cumprir a tradição Sanjoanina, abrilhantando ainda mais este evento com muita cor e magia.

9 JULHO 2023 — CULTURA

OUSEM MUDAR

Se é verdade que a avaliação de qualquer profissional deve constituir um instrumento importante na vida de qualquer organização, também não é menos verdade, que dessa avaliação têm de se obter resultados práticos e exequíveis para o aumento da qualidade do desempenho profissional e organizacional. Se é verdade que a avaliação dos professores deve ser um mecanismo fundamental para se aferir, de um modo constante, a qualidade do nosso ensino, também não é menos verdade, que essa mesma avaliação tem de ser alicerçada em pressupostos que contribuam para a melhoria e correção de aspetos menos positivos. Se é verdade que a avaliação dos diretores dos agrupamentos de escola deve contribuir para o reajustamento das diretrizes planificadas previamente para o rumo de cada agrupamento, também não é menos verdade, que essa mesma avaliação devia ser efetuada pelos pares que têm o privilégio de caminhar ao lado de quem os dirige e, por isso, mais aptos a conhecer o trabalho realizado. A avaliação, em termos genéricos, nunca pode constituir por si só um instrumento de penalização, como por vezes parece ser só esse o intuito. Com efeito, em primeira análise, a criação de quotas, desvirtua, desde logo, todo e qualquer processo avaliativo que se pretende rigoroso e justo para aferir o desempenho de qualquer profissional. No mundo educacional, a carreira dos professores e dos diretores é configurada pelos anos de serviço associado à formação contínua e à avaliação. Neste contexto, a avaliação, formalmente, constitui a única variável que pode desempenhar um papel motivador e incentivador para a carreira de qualquer professor e diretor. Ora, a avaliação, em particular, de um diretor, só por si não constitui uma variável motivadora para a continuidade do desempenho do cargo. Muitas vezes, os dirigentes das nossas escolas sentem-se injustiçados face à avaliação que recebem, pois muitas vezes não reflete o trabalho que desenvolvem e a responsabilidade, cada vez mais solitária que lhes é exigido. Urge refletir sobre todo o processo avaliativo a que estão sujeitos os diretores dos agrupamentos de escola, no sentido, não só de valorizar todo um trabalho profissional, mas também, em simultâneo, incentivar ao caminho de excelência, na defesa da escola pública. Seria urgente que dessa reflexão se operacionalizassem modificações em todo o processo avaliativo dos “nossos diretores” para assim termos a esperança e, posterior, certeza, que as nossas escolas, para além de bem dirigidas serão sempre o baluarte da democracia portuguesa.

Prémio Mobis regressa a Matosinhos

Criado em 1999, o Prémio Mobis tem como objetivo celebrar a qualidade e a excelência do mobiliário português. A I Gala do Prémio Mobis, uma iniciativa da revista Mobiliário em Notícia, realizou-se em março de 2001. Desde então, o número de participantes tem vindo sucessivamente a aumentar, tornando-se cada vez mais internacional.

O Prémio Mobis é sinónimo de inovação, empreendedorismo, desenvolvimento, progresso e, acima de tudo, sucesso do que é português.

No último trimestre do ano, a Gala Prémio Mobis, que celebra os seus 20 anos, regressa finalmente para distinguir uma vez mais os melhores e quem mais se destacou no Mobiliário, Design de Interiores, Arquitetura, Inovação e Empreendedorismo.

No dia 29 de setembro de 2023, o encontro está marcado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para celebrar a qualidade e a excelência do mobiliário português.

da Arte, jovens desafiam cidades para a sustentabilidade!”

Dia Aberto no Ceiia traz consigo a presença de mais de 200 cidadãos de Matosinhos

O Dia Aberto, realizado no passado dia 17 de junho, contou com a presença de mais de 200 participantes, entre alunos, famílias, professores e cidadãos de Matosinhos, onde os jovens partilharam as suas visões para uma cidade sustentável através das artes, com a apresentação dos Manifestos Artísticos para a Sustentabilidade. Foi uma das etapas de um movimento social liderado pelas novas gerações que se vai alargar à Rede de Cidades BE.Neutral, com vista a acelerar a transição para a neutralidade carbónica.

José Gaspar, carpinteiro de excelência

José Gaspar dedica-se à madeira e aposta constantemente na melhor qualidade, quer nas matérias-primas criteriosamente selecionadas, quer na qualidade do serviço, no primor dos acabamentos e na assistência antes e após a execução dos projetos, procurando em cada trabalho alcançar a excelência.

Ao NM Matosinhos, José confessa que sempre gostou do cheiro da Madeira e a carpintaria é uma arte. Por fim, com um sorriso, contou que os dias são especiais quando a sua filha, Matilde Gaspar, o acompanha nos serviços.

10 SOCIEDADE — JULHO 2023
“Através

Gala da União Desportiva Lavrense presta homenagem aos que mais se distinguiram em 2022/2023

A União Desportiva Lavrense homenageou todos aqueles que mais se distinguiram no decurso da época desportiva 2022/2023. Num evento que contou com diversos momentos de música e animação, fez questão de prestar homenagem a equipas, atletas, treinadores e diretores, bem como a várias entidades e individualidades que colaboram ou apoiam a instituição lavrense, como é o caso, entre outras, da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo e a Câmara Municipal de Matosinhos.

Formação de Tripulantes de Ambulância de Socorro

Decorreu no Quartel dos bombeiros de São Mamede de infesta , ao longo de 5 semanas, com a carga horária de 210h, uma parceria com o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica , na formação de Tripulantes de Ambulância de Socorro.

Esta turma foi composta por 24 formandos, de vários Corpos de Bombeiros do Norte do país:

Bombeiros Voluntários Portuenses

AH Bombeiros Voluntários de Valbom

Bombeiros Voluntários de Avintes

Bombeiros Voluntários Baião

Bombeiros Voluntários de Nespereira

Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta

Bombeiros Voluntários Vila Do Conde

Bombeiros Voluntários de Mirandela

Bombeiros Voluntários de Amarante

Bombeiros Voluntários da Feira

Bombeiros Voluntários de Coimbrões

Bombeiros Voluntários de Penedono

Bombeiros Voluntários de Arrifana

Unidade Especial PSP

Com uma vista soberba sobre a praia, o Pé no Mar une o melhor dos dois mundos para que possa usufruir de boa gastronomia com a maior descontração e bom ambiente. Aqui pode encontrar a boa disposição e os momentos em família e amigos que são potenciados pela união da gastronomia e cocktails, localização e boa música.

Sub-14 do Padroense FC sagram-se campeões

11 JULHO 2023 — SOCIEDADE
R. de Almeiriga Norte, 2955 Perafita
www.penomar.pt geral@penomar.pt PÉ NO MAR CONTACTOS VAI UM COPO

Matosinhos inaugura Campos de Basquetebol que são autênticas obras de arte

Foi no Dia Mundial da Criança, 1 de junho, e precisamente com muitos jovens presentes que a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) inaugurou dois novos campos “3×3 BasketArt” situados no recém requalificado Parque de Jogos Manuel Pinto de Azevedo da Senhora da Hora

As obras de melhoria, dos equipamentos que são de acesso livre e que estão ao dispor da população, arrancaram em meados de março resultando na modernização, com acabamentos artísticos, do histórico “Parque dos Físicos”, como é tratado e conhecido ao longo das gerações, numa parceria entre a Autarquia e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para atrair ainda mais praticantes e desenvolver o desporto local. A cerimónia de inauguração, aberta a toda a população, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, dos vereadores Manuela Álvares e Vasco Pinho, do presidente da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto,

do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, do presidente da Associação Cidade Social, Pedro Mortágua Soares, e do presidente da direção da Porto Business School, José Esteves.

A iniciativa, que contou ainda com a realização de vários jogos lúdicos entre os atletas do Grupo Desportivo de Basquete de Leça (GDBL) e do Guifões Sport Clube (GSC), registou também as presenças do selecionador nacional de 3×3, Hugo Salgado, do internacional luso de 3×3 que iniciou a prática da modalidade no GDBL, Hugo Sotta, da internacional portuguesa pelas seleções jovens, Filipa Barros, que se iniciou ao serviço do GSC, e do antigo atleta também do GSC, natural de Matosinhos e Campeão Mundial 3x3 em 1997 em Milão, Pedro Lourenço.

Com saltos à corda centenas de alunos do Ensino Básico encheram o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Cerca de 400 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico participaram naquela que foi a 4ª edição do Torneio de Rope Skipping, vulgo “salto à corda”, que se realizou durante este mês na nave principal do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

A iniciativa, que assinala desde 2018 a introdução daquela modalidade no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular a nível concelhio, contou, para além dos encarregados de educação a assistir e a apoiar nas bancadas, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Educação, Correia Pinto. O Rope Skipping é uma das modalidades desportivas que, a baixo custo e com uma aprendizagem simples das várias técnicas de saltos que se vão complexificando à

medida que se adquire maior destreza física e coordenação motora, combate um dos problemas mais graves da infância atual, a obesidade infantil, promovendo hábitos de vida saudável desde tenra idade.

Surf School Cup: 2ª Edição em Tour pelas praias de Matosinhos

Organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Sport e da APDL - Administração dos Portos do Douro, entre outras, o Surf School Cup, projeto inédito a nível nacional, arrancou a edição 2023 no dia 11 de junho com a prova inaugural na Praia do Cabo do Mundo. A primeira etapa deste circuito único ficou marcada pelo bom tempo e pelas condições excecionais para a prática de surf, que acabariam por levar muita gente até à praia, e contou com a participação de 7 escolas locais, a Fish Surf School, Linha de Onda, Malibu Escola de Surf, Onda Pura, Penas Surf School, Salty Wave Surf School

A organização ficou a cargo das Atividades de Enriquecimento Curricular de Educação Física e Modalidades Desportivas Locais (AEC), em parceria com a Associação Portuguesa de Rope Skipping e com o apoio da empresa municipal de desporto, Matosinhos Sport. e Surfitbox.

Quanto aos resultados, destaque para o primeiro lugar da Fish Surf School, tendo ficado em segundo a Linha de Onda, em terceiro, a Penas Surf School e em quarto a Salty Wave Surf Shcool.

A vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes, e o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, marcaram presença no evento, procedendo à entrega das medalhas aos vencedores.

Durante o dia da prova, decorreram ainda as algumas ações paralelas, nomeadamente, o Deeply Soft Top Fun Contest, um momento descontraído de “competição”

com pranchas softboard Deeply, onde foi atribuído um prémio Deeply à onda mais criativa/divertida. A atividade decorreu após as meias finais da prova e o vencedor foi o Filipe Aires, da Linha de Onda. Antes da grande final da etapa, juntaram-se todas as equipas, amigos, familiares e banhistas presentes e procedeu-se a uma limpeza de praia, promovida e dinamizada pela organização.

12 MATOSINHOS SPORT – JULHO 2023
Foto: CMM / FPB Foto: CMM Foto: CMM

Cartão Social do Bombeiro: Benefícios de âmbito desportivo e social já chegam a 355 operacionais

63 novos elementos das quatro corporações de Bombeiros de Matosinhos receberam no início deste mês de junho

o Cartão Social do Bombeiro

A distribuição dos cartões foi feita de forma simbólica pelos comandantes e representantes das corporações de Bombeiros do concelho assim como pelas mãos da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa cerimónia que contou ainda com a presença da vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, do vereador do Desporto, Vasco Pinho, e do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport criaram, em 2019, um programa inovador a nível nacional, destinado aos bombeiros das quatro corporações do município, Leixões, S. Mamede de Infesta, Matosinhos-Leça e Leça do Balio, com o objetivo de contribuir para a sua preparação física e de lhes serem concedidos vários benefícios sociais.

António Amaral, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, falou em nome de todas as corporações e aproveitou o momento para agradecer a continuidade do investimento do município no apoio ao reforço da atividade física dos bombeiros, bem como nos benefícios sociais inerentes ao cartão e muito importantes para os operacionais. A presidente da Câmara salientou “a

vontade da autarquia de estar em diálogo permanente com os operacionais de forma a perceber de que forma pode ir mais além no apoio que dá”. Luísa Salgueiro reforçou a necessidade de” agradecer a forma exemplar como os bombeiros estão ao serviço. Da nossa parte queremos contribuir para vos dar as condições para um bom desempenho, adequado às exigências dos nossos dias. Muito obrigada pelo vosso trabalho”, rematou.

O Cartão Social do Bombeiro permite aceder a inúmeras vantagens. No caso do desporto, e ao longo do ano, os bombeiros têm direito à prática desportiva nas setes piscinas municipais e nos quatro ginásios geridos pela empresa municipal de desporto onde a Matosinhos Sport desenhou, também, um programa de treino específico denominado “Endurance Training”, entre muitas outras vantagens de âmbito social.

Em 2023, são mais 63 os bombeiros que podem usufruir das vantagens do Cartão Social do Bombeiro e que se juntam aos 192 bombeiros, 76 elementos da Polícia Municipal e 24 da Proteção Civil e Salvamento Balnear que já usufruíam dos benefícios do cartão, num total de 355 operacionais.

Piscina das Marés e Quinta da Conceição:

O verão começou mais cedo em Matosinhos!

A Piscina das Marés, candidata a Património Mundial da UNESCO, e a Piscina da Quinta da Conceição reabriram, mais cedo do que o habitual este ano, como que a oficializar a abertura da época balnear em Matosinhos

Com o arranque de uma nova época estival são esperados uma vez mais, e como apanágio destes espaços singulares, milhares de visitantes e veraneantes de toda a parte do Mundo. São inúmeros os estrangeiros que procuram, mal acabados de aterrar e/ou atracar em Matosinhos, conhecer as “piscinas de verão”, seja pela sua arquitetura ímpar, de recordar que se tratam de umas das mais emblemáticas obras de Álvaro Siza Vieira, ou para mergulhar nas suas águas límpidas e refrescantes.

A preparação e manutenção destes espaços, após invernos e intempéries rigorosas, requer cuidados atempados

e muito próprios que proporcionaram, como já tivemos oportunidade de referir, a dita reabertura em tempo recorde e que se prevê igualmente e temporalmente mais extensa.

Sendo já possível adquirir, desde o ano passado, ingressos através dos suportes digitais não faltam motivos para comodamente visitar tanto a Piscina das Marés como a Piscina da Quinta da Conceição.

As informações e a bilheteira online encontram-se disponíveis no site da empresa municipal de desporto, Matosinhos Sport, que é quem de resto gere o bom funcionamento das instalações.

13 JULHO 2023 – MATOSINHOS
SPORT
Foto: CMM Foto: Matosinhos Sport

Apresentação do Projeto de Reabilitação do Conjunto Habitacional de Recarei

O município de Matosinhos iniciou as obras de reabilitação do Conjunto Habitacional de Recarei Trata-se de um investimento de cerca de 3 milhões de euros e um prazo de execução de 24 meses. Ao todo serão beneficiadas 156 habitações públicas, onde residem 322 pessoas.

O objetivo da intervenção passa por melhorar o conforto térmico e acústico das habitações, incrementar a eficiência energética e valorizar a dinâmica social e ambiental. Serão intervencionadas as coberturas, as fachadas, os sitemas de produção de AQS e caixilharias.

MatosinhosHabit

participa no Evento Internacional de Habitação Social em Espanha com projeto inovador

Empresa

municipal marcou presença no Social Housing Festival Barcelona e integrou o painel de discussão sobre os fundos da Next Generation EU

A MatosinhosHabit marcou presença no Evento Internacional de Habitação Social (Social Housing Festival Barcelona), Espanha, realizado entre os dias 7 e 9 de junho, tendo integrado o painel de discussão sobre os fundos da Next Generation EU e a sua aplicação.

Nesta sessão de debate, José Nunes, Diretor de Obras e Projetos da MatosinhosHabit, apresentou como exemplo de uma prática municipal na habitação social, de forma a atingir, em 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Complexo Habitacional Flor do Infesta.

Com 105 fogos de tipologias T1, T2 e T3, este projeto foi o primeiro em Matosinhos, desenvolvido em linha com o Building Information Modeling (BIM), que assinala a transformação digital na arquitetura, engenharia e construção.

Antecipando as obrigações legais de 2025, a aplicação normativa do BIM neste complexo habitacional está refletida na atualização e valorização técnica construtiva relativamente ao projeto inicial, nomeadamente no isolamento térmico, na qualidade de acabamentos, na introdução de painéis solares, no sistema de comunicação interna, no acesso a pessoas de mobilidade reduzida, entre outros fatores que referenciam este projeto como inovador. O investi-

mento previsto é de mais de 20 milhões, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

No âmbito dos ODS e do desenvolvimento da cidade com foco na Nova Bauhaus Europeia, José Nunes apresentou ainda a estratégia da MatosinhosHabit para a promoção da economia circular e sustentabilidade, com utilização da energia renovável e criação de comunidades de energia.

Foram ainda abordados, entre outros assuntos, os Fundos Europeus e o PRR, a Next Generation EU e a sua aplicabilidade em Portugal, a necessidade de aumentar o parque habitacional e a construção modular para uma resposta mais célere às necessidades do concelho e a prazos curtos.

Para Manuela Álvares, Presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit, “a participação neste evento representa o nosso compromisso com a promoção de habitação acessível de boa qualidade e inclusiva, abordando a neutralidade carbónica, a economia circular e valorizando os edifícios pré-existentes, quando renovados, dando a conhecer a outros países o que de bom se está a fazer em Portugal nesta matéria, contribuindo assim para a partilha de ideias sobre casos de sucesso na Europa.

14
HABIT – JULHO 2023
MATOSINHOS

Cuca Roseta rendida ao público da Senhora da Hora

Cuca Roseta, atuou na noite de 17 de junho de 2023, na Praça das Sete Bicas, na Senhora da Hora, apresentando-se em palco para um concerto cheio de luz, cor e animação

O alinhamento da performance incidiu em temas que Cuca Roseta tem cantado ao longo dos anos. Cuca Roseta é uma das mais aclamadas e reconhecidas vozes da atualidade do Fado.

Com sete discos editados, grande parte deles com assinatura de premiados produtores mundiais, tem tido uma carreira de múltiplos sucessos e de grande reconhecimento do público. Na discografia de Cuca Roseta, incluem-se álbuns como “Luz”, “Riû”, “Raiz” e o disco homónimo de estreia, editado em 2011. O espetáculo é um dos eventos que a Câmara Municipal de Matosinhos preparou para o verão e incluiu no

programa “Animar Matosinhos”, a título gratuito, destinado não só a quem vive no Concelho, mas também aos turistas de visita à região.

Estiveram presentes assistir ao concerto, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luisa Salgueiro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, o Presidente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes e o Presidente da União das Freguesias de Matosinhos Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.

Moalde Medieval 4ª Edição

Três dias de grande animação em São Mamede de Infesta – 8, 9 e 10 de junho no Parque Público

Decorreu no passado mês de junho a 4ª Edição da Feira Moalde Medieval. Foram três dias de grande animação no Parque Urbano (junto à piscina municipal) em São Mamede de Infesta, em que os visitantes apreciaram, ao vivo a recriação histórica de um mercado medieval através da decoração do recinto, dos trajes de época, música, dos cortejos, das oficinas com trabalhos ao vivo, da falcoaria, da animação de rua e espetáculos.

A abertura da Feira Medieval fez-se com a Missa Solene, seguindo-se do cortejo que percorreu várias artérias de São Mamede de Infesta terminando no Parque Urbano de São Mamede de Infesta com a leitura da carta de abertura, e contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta,

do Presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Campos e do Presidente da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes acompanhado de membros do seu executivo (Vitor Fitas Preto, Luísa Miguel, Álvaro Guimarães, Francisco Guimarães)

Ao longo destes três dias, São Mamede de Infesta viajou no tempo, evocando as Guerras travadas na época do Conde D. Henrique.

O Parque Público de São Mamede de Infesta encheu-se de mercadores, e também foi palco de cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espetáculos de fogo, encenações e muita animação itinerante.

As tabernas saciaram a fome e a sede dos visitantes que há muito ansiavam por este regresso a São Mamede de Infesta.

Encerramento da época desportiva 2022/23

F.C. Infesta

O dia 17 de junho de 2023, serviu para o FC Infesta, encerrar a época desportiva 2022/23

Pelo segundo ano consecutivo, a Direção do Clube, decidiu fechar a temporada com uma festa, onde teve insufláveis, atividades de lazer, comes e bebes, porco no espeto, ou seja, não faltaram adjectivos para a presença de cerca de um milhar de pessoas, desde atletas, pais e anónimos. A festa abriu com o desfile de bombos dos Águias de São Mamede, contando com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr.ª Luísa Salgueiro e o Presidente da União das

Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes. Depois, o cantor Ricardo Rafael, atuou em palco com uma hora de música ao vivo, seguindo-se de uma aula de zumba.

A festa encerrou com a habitual entrega de prémios aos atletas, destacando-se no final a homenagem ao Vice-Presidente para o Andebol, José Fonseca, que vai deixar a direção do Clube, depois de 36 anos ao seu serviço.

Parabéns a todos!

16
UFSMISH – JULHO 2023

Senhora da Hora assinalou o 14º aniversário da elevação a cidade

O 14º aniversário da elevação da Senhora da Hora ao estatuto de Cidade foi assinalado no passado dia 12 de junho de 2023 com um conjunto de atividades promovidas pela União das Freguesias de são Mamede de Infesta e Senhora da Hora

As comemorações iniciaram-se pela manhã, no exterior do edifício Junta de Freguesia com a cerimónia do hasteamento de bandeiras, na qual participaram, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Campos, o Presidente da União das Freguesias, Leonardo Fernandes, membros do seu executivo e membros da Assembleia de Freguesia.

As comemorações da elevação da Senhora da Hora a Cidade prosseguiram com o espetáculo musical protagonizado pelo Grupo Coral da Escola de Música, Teatro e Artes de Custoias e pelo Grupo Coral da Senhora da Hora, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora.

17 (+351) 229 999 310 (chamada fixa nacional) (+351) 919 474 281 (chamada rede móvel nacional) press@jump-press.com ATUALIZAMOS O SEU NEGÓCIO! Gestão de redes sociais Design e preparação de conteúdos Criação de newsletter Gestão de sites O que podemos fazer por si: JULHO 2023 – UFSMISH

BEYRA GOUVEIO BRANCO 2021

Verão é igual a calor, dias longos e noites amenas, o que nos leva e quase de uma forma inconsciente a procurar vinhos tendencialmente brancos, leves, frescos e aromáticos. Ora caros leitores e enófilos do NM, então a nossa sugestão de baco é o, Beyra Gouveio (100%) 2021. Estamos na presença de um vinho que eu diria perfeito para esta altura do ano. Um vinho fresco, aromático, óptimo para ser degustado como aperitivo. Produzido por Rui Roboredo Madeira, um apaixonado pela vinha e pelo vinho, que segundo o mesmo: “Foi numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, e em família que nasceu a minha paixão pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter”. Este belo néctar pese embora se trate de um vinho mono varietal, não deixa de ter a complexidade e personalidade que todos os grandes vinhos tem. Produzido a partir da casta Gouveio e cujo as vinhas se encontram situadas na freguesia da Vermiosa a uma altitude média de 700 metros. Passaram por um processo de vinificação que consistiu na Agitação das borras finas “batonnage” no final da fermentação alcoólica durante dois meses seguido de breve estágio em garrafa até Março do ano seguinte à vindima.

BEYRA GOUVEIO

BRANCO 2021

Região: Beira Interior, DOC

CASTAS: Gouveio 100%

Estágio: cubas de aço inox

Teor Alcoólico: 13,5%

P.V.P: 13,00€ (Aprox.)

Produtor e Enólogo: Rui

Roboredo Madeira

Notas de prova:

De cor esverdeado a fazer lembrar casca sw maçã, no aroma as notas a frutos tropicais a fazerem-se notar logo de imediato, nomeadamente o maracujá e ananás, bem com algumas notas cítricas. gordo na boca, com acidez fresca e vibrante e a confirmar as notas aromáticas. Portanto um vinho “perigoso” onde e pese embora os seus 13.5 % alc, não se fazem notar e porque certamente não nos ficamos só por um copo ou dois! Ideal como aperitivo, mas e também para acompanhar pratos leves, à base de peixe, saladas ou umas tapas.

Até breve com outro vinho.

bernascosta@hotmail.com – 966929982

SOLUÇÕES

Dois meses de IVA zero: óleo, tomate, pescada e carapau desceram mais de 20%

De acordo com as contas da DECO PROTESTE, a maioria dos produtos monitorizados viu o seu preço descer nos últimos dois meses. Contudo, há muitos produtos em que a descida ficou aquém dos 6% de IVA a que eram taxados anteriormente. Sete produtos estão inclusive mais caros do que antes de terem passado a ter IVA a zero por cento. É o caso da maçã gala, que custava esta semana mais 20,37% do que a 17 de abril, véspera da implementação da isenção de IVA; dos brócolos, que estavam 16,27% mais caros; da massa em espirais, que aumentou 7,57%; do atum posta em óleo vegetal, que custava mais 6,47%; do pão de forma sem côdea, que aumentou 6,04%; da maçã golden, que custava mais 4,26% esta semana do que antes da isenção de IVA; e da batata-vermelha, que aumentou 0,82 por cento. Atum, massa em espirais, alface, maçã gala, brócolos e bife de peru sobem mais de 10 cêntimos numa semana

Na semana de 14 e 21 de junho, o preço do cabaz com IVA zero monitorizado pela DECO PROTESTE registou uma ligeira descida de 55 cêntimos (menos 0,43%), mas 18 produtos ficaram mais caros.

Em seis bens alimentares, a subida foi superior a 10 cêntimos, por exemplo: no atum posta em óleo vegetal, que sofreu uma subida de 14 cêntimos, passando a

HORÓSCOPO

CARNEIRO

Força interior, energia espontânea, autoconfiança

Em julho, os nascidos do signo de Carneiro vão se destacar como líderes carismáticos. Autoconfiança e energia positiva brilharão e todos ao seu redor o terão como exemplo e se sentirão confortáveis na sua presença.

Caráter emotivo, temperamental e reservado

Julho trará uma grande dose de força física e mental para Caranguejo, que poderá ser utilizada em várias áreas de atividade nas suas vidas. Caranguejo vai se destacar nos desportos e será presença constante nos eventos esportivos

Justiça, simpatia, harmonia e intelecto

Em julho, Balança terá um bom descanso. Terá sucesso no trabalho sem muito esforço para que tenha mais energia e tempo para as atividades de lazer. Finalmente irá conhecer amigos que não vê há muito tempo e aprofundará a sua relação.

Conservadores, práticos, cautelosos, persistentes e sérios

Em julho, os problemas do passado virão à tona e precisão ser resolvidos de vez. Os problemas serão sobre um conflito na sua família que você considera que está resolvido. O desafio é endireitar os seus relacionamentos familiares.

custar 1,54 euros; na massa em espirais, que registou uma subida de 12 cêntimos, passando a custar 1,47 euros;

na alface frisada, que aumentou 14 cêntimos por quilo, passando a custar 1,89 euros por quilo;

na maçã gala, que aumentou 12 cêntimos por quilo, passando a custar 2,38 euros por quilo; nos brócolos, que aumentaram 12 cêntimos por quilo, passando a custar 2,80 euros por quilo;

e no bife de peru, que aumentou 19 cêntimos por quilo, passando a custar 7,73 euros por quilo.

A lista de produtos que têm agora IVA zero foi definida com base nas recomendações da Direção-Geral da Saúde. Inclui os alimentos mais consumidos pelas famílias em Portugal,

de acordo com a informação disponibilizada pela associação que representa as empresas de distribuição alimentar.

Ao longo do último ano, a DECO PROTESTE tem acompanhado de perto a evolução dos preços dos bens essenciais e procurado ajudar os consumidores a fazerem escolhas que permitam poupar.

Para garantir que a isenção de IVA se traduz numa real redução de preços para os consumidores, a organização de defesa dos consumidores lançou a campanha Cabaz Controlado. Ao registar-se, pode selecionar os alimentos que habitualmente compra, personalizando a sua própria lista de compras. Depois, passa a receber semanalmente, por SMS, toda a informação sobre as oscilações de preço registadas nos produtos selecionados.

Forte e teimoso, porém prático e decidido

Julho será um mês harmonioso para o taurino durante o qual se sentirá confortável e aproveitará cada momento. A empatia será revelada em si, e você se tornará um apoio para os seus entes queridos.

-

Coragem, autoconfiança, determinação e aberto é Leão

Julho acalmará Leão que deixará a vida fluir. Você vai se dar conta de que não tem controlo sobre todas as coisas e que é bom deixar-se ir e curtir o momento presente. Durante esse período, você estará muito empático.

Combativo, atento e empático com as outras pessoas

Você vai se sentir como uma pessoa completamente nova que precisa atualizar o seu estilo de vida atual. Isso estará ligado a uma melhor condição física, porque poderá começar a fazer exercício e também a comer melhor.

Emotivo e romântico com um senso de experimentação

Julho irá colocar muitos desafios aos Aquários, e eles serão capazes de usar a sua energia indomável. O desporto dar-lhe-á o seu impulso este mês, o que irá afetar positivamente o seu estado de espírito e a sua condição física.

Comunicativo e educado com senso de humor e criatividade

Gêmeos estará ansioso por mudanças na vida pessoal e na carreira profissional. Este mês irá lhes proporcionar muita segurança que os fará brilhar e emanar uma energia positiva deixando-os muito atraentes aos olhos de muitos pretendentes

Cuidadoso, atento, mas inteligente e meticuloso

Este mês você vai estar tão confiante que se convencerá de que faz o melhor em tudo. Por outro lado, se você aprender a controlar-se de modo a não magoar ninguém, poderá tirar melhor proveito disto.

Determinado, enérgico, cheio de desejo e esforçado

Vai ter novas ideias, que vão surpreender o seu chefe e colegas e graças ao seu trabalho árduo e perseverança poderá até chegar a uma promoção. Portanto, siga os seus objetivos e não deixe que ninguém o desencoraje; agora é o seu momento.

Signo modesto e sensível com uma forte percepção interior

Os Peixes não se irão reconhecer devido às suas reações impulsivas. Deve ter cuidado e tentar não dizer nada que se possa arrepender mais tarde. Prefira passar muito tempo sozinho e dedique o seu tempo a algumas atividades criativas.

18 CARANGUEJO LEÃO VIRGEM BALANÇA CAPRICÓRNIO TOURO ESCORPIÃO AQUÁRIO
SAGITÁRIO PEIXES
GÉMEOS
LAZER — JULHO 2023
21/03 - 20/04 23/09 - 22/10 21/06 - 22/07 22/12 - 20/01 21/04
20/05 23/10 - 21/11 23/07
22/08 21/01
18/02 21/05 - 20/06 22/11 - 21/12 28/08
22/09 19/02
20/03
-
-
-
-

AGENDA

MOONTOSINHOS FEIRA FESTIVAL EXPOSIÇÃO

DATA: 01 de agosto de 2023

LOCAL: Torre dos Clérigos

JOGOS

DATA: 23 de julho de 2023

LOCAL: Jardim Basílio Teles

DATA: 01 a 31 de julho de 2023

LOCAL: Jardim Basílio Teles

DATA: 11 fevereiro 2023 até 27 agosto 2023

LOCAL: Casa do Design

19 JULHO 2023 — LAZER
20 Implementação e assistência técnica de projectos Diagnóstico de necessidades Estudo de viabilidade económico-financeira Elaboração e submissão de candidaturas Apoio na concepção de projectos Consultadoria RETORNO DO SEU INVESTIMENTO? CONNOSCO É POSSÍVEL! CALCULUS PROJECTS +351 229 999 310 - geral@calculus-projects.com
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.