2 minute read

Senhora da Hora assinalou o 14º aniversário da elevação a cidade

O 14º aniversário da elevação da Senhora da Hora ao estatuto de Cidade foi assinalado no passado dia 12 de junho de 2023 com um conjunto de atividades promovidas pela União das Freguesias de são Mamede de Infesta e Senhora da Hora

As comemorações iniciaram-se pela manhã, no exterior do edifício Junta de Freguesia com a cerimónia do hasteamento de bandeiras, na qual participaram, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Campos, o Presidente da União das Freguesias, Leonardo Fernandes, membros do seu executivo e membros da Assembleia de Freguesia.

Advertisement

As comemorações da elevação da Senhora da Hora a Cidade prosseguiram com o espetáculo musical protagonizado pelo Grupo Coral da Escola de Música, Teatro e Artes de Custoias e pelo Grupo Coral da Senhora da Hora, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora.

Bernardino Costa

Beyra Gouveio Branco 2021

Verão é igual a calor, dias longos e noites amenas, o que nos leva e quase de uma forma inconsciente a procurar vinhos tendencialmente brancos, leves, frescos e aromáticos. Ora caros leitores e enófilos do NM, então a nossa sugestão de baco é o, Beyra Gouveio (100%) 2021. Estamos na presença de um vinho que eu diria perfeito para esta altura do ano. Um vinho fresco, aromático, óptimo para ser degustado como aperitivo. Produzido por Rui Roboredo Madeira, um apaixonado pela vinha e pelo vinho, que segundo o mesmo: “Foi numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, e em família que nasceu a minha paixão pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter”. Este belo néctar pese embora se trate de um vinho mono varietal, não deixa de ter a complexidade e personalidade que todos os grandes vinhos tem. Produzido a partir da casta Gouveio e cujo as vinhas se encontram situadas na freguesia da Vermiosa a uma altitude média de 700 metros. Passaram por um processo de vinificação que consistiu na Agitação das borras finas “batonnage” no final da fermentação alcoólica durante dois meses seguido de breve estágio em garrafa até Março do ano seguinte à vindima.

BEYRA GOUVEIO

BRANCO 2021

Região: Beira Interior, DOC

CASTAS: Gouveio 100%

Estágio: cubas de aço inox

Teor Alcoólico: 13,5%

P.V.P: 13,00€ (Aprox.)

Produtor e Enólogo: Rui

Roboredo Madeira

Notas de prova:

De cor esverdeado a fazer lembrar casca sw maçã, no aroma as notas a frutos tropicais a fazerem-se notar logo de imediato, nomeadamente o maracujá e ananás, bem com algumas notas cítricas. gordo na boca, com acidez fresca e vibrante e a confirmar as notas aromáticas. Portanto um vinho “perigoso” onde e pese embora os seus 13.5 % alc, não se fazem notar e porque certamente não nos ficamos só por um copo ou dois! Ideal como aperitivo, mas e também para acompanhar pratos leves, à base de peixe, saladas ou umas tapas.

Até breve com outro vinho.

Bernardino Costa

bernascosta@hotmail.com – 966929982