Jornal Noticias Matosinhos #83 Maio 2024

Page 1

TALHO AVENIDA: 74 ANOS DE CARNE DE QUALIDADE

INICIATIVA DE COMBOIO DE BICICLETAS CHEGAM ÀS ESCOLAS DE MATOSINHOS

INSTALAÇÃO DO VIADUTO NA A28 DEVERÁ TERMINAR NO FINAL DE MAIO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “PARABÉNS LIBERDADE” DE JOAQUIM QUEIRÓS

Sociedade

ISCAP vai abrir dois novos mestrados e abre período de candidaturas

Câmara de Matosinhos distinguiu 148 dirigentes associativos

Academia Taekwondo de Matosinhos conquista 10 medalhas no 4o Torneio de Poomsae

Diretor: Francisco Samuel
Gratuito - Maio 2024 - Edição 84 01
Brandão
Ensino - p.5 Sociedade - p.10 Ensino
- p.5
p.14
- p.9 MATOSINHOS SPORT -
Capa - p.3 www.nmmatosinhos.com
está a chegar!
Sociedade
- p.8
Romaria do Senhor de Matosinhos

O MÊS EM JORNAL

Mais um aniversário do vinte e cinco de abril decorreu, desta vez o quinquagésimo, com uma nova tutela governativa presidida por Luís Montenegro e supervisionada por Marcelo Rebelo de Sousa, enchendo, como é habitual, a Assembleia da República de ilustres personalidades que atestam a importância da

FICHA TÉCNICA

DIRETOR: Francisco Samuel Brandão

DIRETOR ADJUNTO: Mário Costa

EDITOR: Emídio Brandão

COORDENAÇÃO: Diogo Barbosa

DESIGN: Deborah Moraes

CORPO REDATORIAL: Bernardino Costa; Carlos Marinho; Emídio Brandão; Francisco Fernandes Brandão; José Henrique Correia; Paulo Gaspar; Prof. Dr. Júlio Pinto da Costa; Paulo Mengo de Abreu; João de Almeida; Joana Martins

PROPRIEDADE: Emibra - Publicidade e Consultadoria de Gestão, Lda

EMAIL: revista-nm@emibra.com

SEDE E REDAÇÃO/ EDIÇÃO: Av. D. Afonso Henriques, 1122, 1o Andar, Sala A, 4450-011 Matosinhos

DIREÇÃO POSTAL: Apartado 2153, 4450-901 Matosinhos

TLF. GERAL: 229 999 310

TLF. REDAÇÃO: 229 999 315

REGISTO: ERC 127008

DEPÓSITO LEGAL: 428306/17

NIPC: 502 505 117

PERIODICIDADE: Mensal

GRÁFICA: Fig - Indústrias Gráficas, SA.

Estrada das Eiras 315, 3020-430 Eiras

TIRAGEM: 1000 exemplares

NOTA:

O Estatuto Editorial encontra-se publicado na página de Internet: www.nmmatosinhos.com/estatutoeditorial

efeméride como resultado de uma revolução exemplar sem paralelo recente na Europa. Momento de orgulho para os portugueses por se terem libertado de um regime pouco simpático, arcaico e podre, virado ao contrário da realidade do mundo ocidental democrático, que lhes fez vida negra pela grande miséria em que viviam, carenciados de uma vida justa que respeitasse as mais elementares necessidades de vivência, pensando ser o pai protetor do povo, mas caindo no ridículo aos olhos de todo o mundo civilizado que não entendia bem a penúltima ditadura no sul da Europa. Na verdade, o país desenvolveu-se, tendo mais crescimento, que no princípio era uma espécie do “salve-se como puder”, pois a sociedade tornou-se aberta e todos tentavam a sua sorte dentro do princípio de que todos tinham os mesmos direitos de encontrar novos caminhos para o seu bem-estar, e fomos andando, passando por todas as peripécias próprias das instabilidades políticas que se foram registando, até chegarmos hoje, melhor do que antigamente, mas ainda longe do paraíso, como vão provando as sistemáticas manifestações

de muitos setores sociais. Foi um dia feliz e de descanso para os portugueses que marcharam por todas as avenidas do país sem olhar a cores partidárias manifestando e glorificando a data da liberdade que repôs um olhar diferente sobre o que éramos e o que agora somos. Mais felizes, mas com necessidade de muitos acertos, equilibrando as ainda enormes assimetrias existentes que criam desigualdades inaceitáveis.

Mesmo governados por políticos não profissionais, salvando raríssimas exceções pela sua história da militância partidária, que deu emprego a muitos deles, os portugueses continuam (não têm outra alternativa) a acreditar nas suas boas intenções que, na prática muitas vezes não são exequíveis por razões variadíssimas, mas, que continuam a ser a base de promessas inspiradoras raramente cumpridas.

Já estamos habituados, e é preciso ter paciência e esperar pelo desenrolar da gestão do novo governo, que já “pôs os pés pelas mãos” em matéria (impostos) delicada que é o

bolso dos portugueses, querendo os louros do trabalho do PS.

A festa está a começar. Penso que a sobrevivência deste governo liderado, talvez pelo mais estridente parlamentar que o PSD teve na última década, Luís Montenegro, vai depender muito da sua capacidade de alianças até mesmo com o diabo, o que parece pouco provável levando-nos novamente às urnas à procura de quem venda melhor novas promessas, mas sem rasteiras, pois os portugueses estão cheios de habilidades de quem encontra na política um bom modo de vida cheio de regalias pagas pelos contribuintes.

As comemorações a que aludi no princípio deste texto não vão ficar solteiras, uma vez que toda a gente reclama ajuntamentos daquele tipo, pelo que, para o ano teremos manifestações para o 25 de abril, a Revolução Portuguesa; 27 de abril, a Revolução no Porto, com a queda de Pinto da Costa; 11 de março a Reviravolta Comunista e o Contra Golpe de 25 de novembro chefiado por Ramalho Eanes. Assim ficam bem todos, uns com outros.

229 381 940 (fax) 229 384 766
Rua Alfredo Cunha, 546 Matosinhos
02 EDITORIAL - Maio 2024 “ Associação GPL - Empresa de Trabalho Portuário do Douro e Leixões R. Óscar da Silva 56, 4450-803 Matosinhos

Romaria do Senhor de Matosinhos está a chegar!

As Festas do Senhor de Matosinhos constituem um acontecimento carregado de simbolismo, que se tem vindo a repetir ao longo de vários séculos, e que constituem um momento alto entre as romarias do Norte do país, tendo adquirido novas dinâmicas com as notáveis acessibilidades com que Matosinhos foi dotado.

Assim como nos anos anteriores, a celebração tradicional e secular das Festas do Senhor de Matosinhos 2023 ocorrerá entre os dias 10 de maio e 02 de junho. É importante salientar que o espetáculo de Fogos de Artifício será realizado no dia 18 de maio, enquanto a procissão acontecerá no domingo, dia 19. Já o Feriado Municipal será comemorado no dia 21 de maio.

Milhares de lâmpadas iluminam o espaço da festa e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, cujos altares são artisticamente decorados com lindíssimas flores. Contudo, a iluminação espalha-se um pouco pela cidade, desde a Rua do Godinho, Parque Basílio Teles, Av. D. Afonso Henriques, Praça Guilhermina Suggia, Avenida Eng o Duarte Pacheco, Av. Comércio de Leixões, até Manhufe.

Bandas de música animam as ruas e os tradicionais coretos, expõe-se artesanato, rememoram-se lendas e tradições, ou em jeito de festival, divulgam-se os receituários gastronómicos de peixes e de mariscos.

Entre o fogo de bonecos, na terça feira à tarde e o esplendoroso fogo de artifício de sábado à noite, há matraquilhos, carrosséis e carrinhos de choque, farturas, sardinhas assadas e caldo verde ou, forma suprema de ir à festa, comprar louça tradicional nas barraquinhas da Feira da Louça.

Sem dúvida, um convite irrecusável! Seja bem-vindo ao Senhor de Matosinhos!

ALUNO DE 17 ANOS CAI DE 1O ANDAR EM ESCOLA DE MATOSINHOS

Um estudante de 17 anos caiu do 1o andar da Escola Secundária da Senhora da Hora, em Matosinhos, na manhã desta quarta-feira.

Os estudantes envolvidos terão tido desentendimentos durante um jogo e foram chamados ao gabinete de um professor. O referido aluno caiu da janela do gabinete e ficou ferido num braço e na zona lombar

PASSEIO DO CAMINHO DAS ESCADINHAS

O ponto de encontro para iniciar o Passeio do Caminho das Escadinhas, em Guifões, será na Rua Monte de Xisto, junto ao supermercado MultiPoupar.

É um passeio resultante da edição de 2024 do Prémio Europeu de Arquitetura EU Mies Award, sendo que o Caminho das Escadinhas no Monte Xisto é um dos 40 projetos na shortlist do prémio de arquitetura Mies van der Rohe.

A apresentação da obra decorreu, no dia 20 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reunindo familiares, amigos e colegas de profissão do jornalista. O livro “Parabéns Liberdade” apresenta as memórias e experiências pessoais de Joaquim Queirós no período de transição para a liberdade, abordando ainda as transformações e o impacto da democracia no território e na comunidade.

O livro conta ainda com os testemunhos de diferentes personalidades que presenciaram e viveram as conquistas de Abril e, outras, mais novas, que tendo já nascido em liberdade, puderam usufruir, em pleno, das conquistas da geração que fez a revolução.

“Parabéns Liberdade” (2024) sucede às obras “Velhos são os trapos” (2019), “Avenida Saudade, a memória é mais forte do que o esquecimento” (2018), Orfeão de Matosinhos – 10 anos (1917-2017), lançado em 2017, “O rapaz do 147” (2014), “Mar de gente” (2007) e “Memórias da minha rua” (1996).

CINCO DETIDOS POR ROUBO NUM POSTO DE COMBUSTÍVEL DA A4 EM MATOSINHOS

Cinco homens foram detidos em São Mamede de Infesta, por roubo a posto de abastecimento de combustível, junto ao túnel de Ermesinde, na A4.

A detenção ocorreu pelas 4h15 e, segundo o comunicado da PSP “no decurso das medidas de polícia desenvolvidas, procederam à interceção da viatura dos suspeitos, que circulava com matrículas falsas, junto da artéria referida, e consequente imobilização e detenção dos suspeitos”.

03
+ Apresentação do livro “Parabéns Liberdade” de Joaquim Queirós
Maio
2024 - CAPA
Saiba
Joaquim Queirós Narciso Miranda, Américo Santos, Valentim Campos e Paulo Ferreira

“O “CHOQUE FISCAL”

Ainda os elementos do novo executivo não tinham aquecido as respetivas cadeiras e o país assistia, atónito, a uma enorme polémica que ameaça marcar de forma

indelével a presente legislatura. Na verdade, estamos perante decisões que poderão, ou não, ser relevantes para a vida de cada um de nós e por tal para a nação no seu todo. Muita tinta já correu parecendo-me existir um descentrar da discussão naquele que é um problema real para qualquer regime democrático o da confiança dos cidadãos nos políticos. Se, comparado com as taxas de IRS de 2023, ninguém tem dúvidas de que existirá um desagravamento fiscal a questão coloca-se quando analisamos aquilo que seriam os escalões de imposto aprovados pela anterior maioria socialista e aqueles que o atual executivo propõe. Uma análise cuidada possibilita chegar a conclusões imparciais e que não dependem do conhecimento pessoal, ou seja, objetivas, que nos dizem que o corte que nos foi legado pelo anterior executivo ronda os 1300 milhões de euros a que há que somar cerca de 200 milhões do atual governo. Chegados aqui uma segunda

questão se coloca e esta, em minha opinião, de relevante gravidade que é a de se saber qual o peso eleitoral que esta promessa, com a denominação de “choque fiscal” e repetida à exaustão como bandeira da AD, teve na contabilidade final do dia 10 de março. Ora, o que se questiona é o facto dos defensores desta medida nunca terem referido que neste cálculo estava incluída a verba aprovada pelo executivo cessante e o facto das outras forças políticas nunca terem obrigado os proponentes a esclarecerem os portugueses. Dito isto importa referir que a mesma era acompanhada, diria mesmo fazia parte integrante, da promessa de crescimento anual a rondar os 3% o qual permitiria a criação de riqueza e com ela suportar a diminuição de receitas por parte do estado sem fragilizar aqueles que mais precisam do seu apoio. Se os meus leitores se recordam fui chamando a atenção para a dimensão destas previsões que, atendendo ao panorama internacional de

APDL SAÚDE PROMOVEU RASTREIO À APNEIA DO SONO PARA COLABORADORES E PÚBLICO

No dia 26 de abril, a APDL Saúde promoveu a realização de rastreios à apneia do sono, totalmente gratuito para todos os colaboradores e público em geral.

A APDL Saúde convidou todos os colaboradores e público em geral a realizar o rastreio gratuito à Apneia do sono.

Os rastreios realizaram-se no dia 26 de abril, das 9h30 às 12h00 no Pólo 2, no acesso à Marina/TPL, Leça da Palmeira.

A marcação para o rastreio esteve disponível até dia 26 nos serviços da APDL Saúde: saude@apdl.pt ou através do número de telefone 229990761.

grande incerteza, sempre me pareceram irreais, bastando para tal olhar para o PIB das grandes potências europeias em 2023. Acontece que, se olharmos com atenção para o Programa de Estabilidade 2024-28, entregue há poucos dias no parlamento, sem contar com o impacto do “choque fiscal”, se projeta um crescimento entre os 1,5 e 1,9 respetivamente neste ano e em 2025, sendo que no programa eleitoral, a AD previa um crescimento de 2,5% em 2025, de 2,7% em 2026, de 3% em 2027 e de 3,4% em 2028. Parecem-me evidentes as fragilidades destas últimas previsões, a rondar ou acima dos 3%, sendo que qualquer situação mais disruptiva no panorama externo levará inevitavelmente ao seu fracasso. Cá estaremos para analisar as consequências do famigerado “choque”.

DE 6 A 11 DE MAIO REALIZA-SE O EVENTO “SEMANA VIVER COM SAÚDE 2024”

A Junta da União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões em parceria com outras entidades, irá organizar mais uma edição da Semana Viver com Saúde, de 6 a 11 de maio.

Durante esta semana, diversas atividades que promovem a saúde e o bem-estar estarão disponíveis em vários espaços das três freguesias da União. Neste evento, poderá usufruir de vários programas desde rastreios, palestras e muita atividade física. Por fim, termina na manhã do dia 11 de maio com uma Caminhada no Corredor Verde do Leça. Para participar nesta atividade terá de se inscrever até ao dia 7 de maio nas secretarias da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, tem hora marcada para as 9h30 e tem como ponto de encontro a Ponte de Goimil, na Rua Estação do Araújo. Para mais informações, contacte: gas@jf-custoiaslecabalio-guifoes.pt

Novo projeto de literacia da ULSM “Mais conversa, melhor Saúde”

“Mais conversa, melhor Saúde” é o lema do novo projeto de informação em Saúde da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, num formato podcast e também de vídeo cast, que começou a ser gravado a 26 de março. A ideia original é de Cristina Lopes, médica e coordenadora da Unidade de Imunoalergologia, que será também a “entrevistadora de serviço”.

Trata-se de um projeto de literacia em Saúde que pretende informar sobre algumas das doenças mais prevalentes, incentivando à prevenção e à promoção da saúde. Fora do consultório, sem bata ou estetoscópio, a conversa acontece à volta de um microfone, que fará chegar a mensagem a todos, e em

qualquer ponto do país, acompanhada de um vídeo.

“A Tuberculose – desmistificar conceitos”, “Conversa sobre cuidados paliativos”, “Quero deixar de fumar. E agora?”, “Obesidade –de que falamos?”, “Mitos e Realidades do pós-parto” são alguns dos temas que se propõe abordar ao longo de oito episódios. Este projeto inovador de literacia em Saúde insere-se na comemoração dos 25 anos da ULS de Matosinhos, instituição pioneira na integração de cuidados primários e hospitalares, e conta com o apoio da empresa Shake It que tornou possível a sua concretização.

04 SAÚDE - Maio 2024

ISCAP vai abrir dois novos mestrados e abre período de candidaturas

Os dois novos mestrados destinam-se às áreas de Controlo de Gestão e Finanças e de Gestão e Direção Comercial

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) lançou dois mestrados, o mestrado executivo em Controlo de Gestão e Finanças e o mestrado em Gestão e Direção Comercial.

O instituto superior já abriu a primeira fase de candidaturas para os restantes mestrados disponíveis nas várias áreas formativas, tais como, o marketing, gestão, contabilidade e recursos humanos.

O novo curso de Controlo de Gestão e Finanças é um Mestrado Profissionalizante, com duração de um ano e é pós-laboral, permitindo a conciliação do plano de estudos com a vida profissional. A coordenação do mestrado está ao cargo de Armando Silva,

também coordenador da Porto Executive Academy, a escola de negócios do ISCAP. Já o novo Mestrado em Gestão e Direção Comercial, será coordenado por Ana Lima e destaca-se pela abordagem teórico-prática, ajudando os estudantes a aplicarem conceitos e ferramentas de gestão em situações reais de negócios, através de projetos práticos e estudos de caso.

Os estudantes que tenham o grau de licenciado ou equivalente, poderão já candidatar-se aos diversos mestrados do ISCAP para o ano letivo de 2024/25.

Para mais informações, poderá visitar o site do instituto: www.iscap.ipp.pt.

Iniciativa de comboio de bicicletas chegam às escolas de Matosinhos

Todas as quartas-feiras, os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em São Mamede de Infesta, passarão a chegar à escola no comboio de bicicletas.

O projeto do comboio de bicicletas que está a ser implementado em Matosinhos, tal como os comboios normais, tem hora de saída e chegada, atrasos e paragens.

Não é necessário bilhete para apanhar o comboio, basta ser criança, frequentar as escolas do concelho, ter bicicleta e capacete, e às quartas-feiras estar na paragem indicada para não perder o comboio e, assim, chegar a tempo à escola.

“Andar de bicicleta é muito fixe, gosto muito” confessou Leonardo Cavalcante à Lusa, que apanhou o comboio às 8h05 com o irmão. O percurso demora entre 25 a 30 minutos

e tem cerca de 10 paragens, as crianças têm seguro e os maquinistas são pais ou apaixonados pelas bicicletas.

A iniciativa, além de ser benéfica para as crianças no sentido da responsabilidade, autonomia, autoestima e diversão, promove o exercício físico e a preocupação pelo ambiente.

O comboio de bicicletas ainda está em fase de experimentação, tendo a autarquia como objetivo, estender o projeto a todas as escolas do concelho, referiu o vice-presidente e responsável pelo pelouro da mobilidade, Carlos Mouta.

Democracia em Cadeia... à Solta

A democracia comemorou-se no Estabelecimento Prisional de Custóias, no dia 23 de abril através de um Seminário de Educação “50 Anos de Democracia que Prendem a Liberdade!” organizado pelo Professor Carlos Marinho e pelo Agrupamento de Escolas de Matosinhos, sob coordenação da Professora Elisabete Lourenço e, com a presença da Doutora Ana Maria Costa, Diretora Adjunta do EP, o seminário realizou-se para uma plateia de mais de 100 pessoas, professores, guardas prisionais, reclusos e restante comunidade. Humanizar este espaço fechado foi um dos objetivos deste encontro. Almada Negreiros no texto “Invenção do Dia Claro” relembrava que “quando eu nasci, as frases que devem salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa – salvar a humanidade. Foram convidados para este evento Paulo Morais, professor universitário, candidato a Presidente da República em 2016 e ex-Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto e Rui Licínio, Árbitro de futebol FIFA, um dos melhores do mundo nesta área. Ao longo de 90 minutos, num espaço muito bonito, a igreja da cadeia, foi o local ideal para falar em liberdade, soltar as ideias, algemar conceitos ditatoriais, justificando o

ímpeto de fazer florescer os valores de abril, alertando para os perigos que não defendem a vida livre. A escola é a base de tudo, é ela que desbrava os caminhos, por mais complexos e exíguos que sejam, é ela que desenha e fortalece a sociedade. No final, diversos reclusos fizeram perguntas aos palestrantes sobre o tema.

Falar de liberdade, em liberdade, é cada vez mais necessário. Comemorar 50 anos do 25 de abril é algo que todos se devem orgulhar, sempre tendo em conta que existem limites, fronteiras, regras que devem ser cumpridas. Pablo Neruda referiu que “você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.

WORKSHOP DE COZINHA

VEGETARIANA NA ESAG

Inserido no tema Educação Saudável e Sustentável do programa Eco-Escolas, vai realizar-se no próximo dia 17 de maio, sexta-feira, pelas 16h00, na cozinha pedagógica da ESAG, mais um workshop de cozinha vegetariana com a formadora Sónia Nogueira.

A ementa será a seguinte:

• Cogumelo à Bolhão Pato

• Bola de legumes

• Salada de legumes frios

• Gratinado de tofu

• Petit gateaux com gelado

A inscrição, que deve ser efetuada na receção da ESAG (229399260) ou através do mail carlossilva.7913@esag-edu.net, está aberta a toda a comunidade escolar e local, tem um custo de 25,00€ (20€ para alunos) e um limite de 12 participantes.

É DANDO QUE SE RECEBE

O Padre António Vieira dizia “há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros”. Estes são os homens que ficam na história humana. Após comemorar os 50 anos do 25 de abril, seguiu-se o dia 1 de maio, Dia do Trabalhador. Devemos perseguir as grandes ideias, simples de implementar para a nossa macroeconomia. Todos devemos, temos a obrigação, de ajudar Portugal a ser um país mais sério, competitivo, justo, forte, dinâmico, que ensine valores estruturantes e basilares de uma sociedade para todos com todos. Deixo uma ideia para o futuro deste país. Há muito que escrevo sobre estas matérias, que fomente a competência, o bem fazer, a alegria de quem trabalha, que lute diariamente pela sua empresa. Defendo algo que passa por algo muito simples, que deveria ser legislado, colocado em lei. Todas as empresas, nomeadamente as grandes empresas, com lucros gordos e chorudos, a legislação devia prever, que uma pequena percentagem dos lucros da empresa, reverter-se para os seus trabalhadores, aduzindo no final do ano, 5%, por exemplo, fosse adicionado aos curtos ordenados dos trabalhadores. Este é o caminho certo. Imagine, uma empresa com mil milhões de lucro consolidado, fosse obrigada por lei a distribuir 5% pela classe trabalhadora, por exemplo, 30 mil trabalhadores. Daria a cada empregado quase 1700 euros sem impostos, sem truques. O que isto faria a essa empresa. O que faria à nossa economia. Cada pessoa daquela empresa defenderia a empresa como se fosse sua. Sêneca defendia que “o trabalho é o sustento das mentes nobres”.

Este é o caminho, sem truques, sem engenharias financeiras que normalmente prejudicam quem trabalha. As regras devem ser claras. O que um trabalhador feliz, pode fazer pela sua empresa, pelo seu país, pode fazer a diferença. Se quem manda, poder partilhar mais um pouco, se puder partilhar os lucros, defender melhor os dinheiros, Portugal pode crescer sob o manto do progresso. No fim, os acionistas ganhariam mais. Porquê? Porque a empresa em vez de fatura mil milhões de euros, no ano seguinte iria fatura muito mais. Simples. Steve Jobs defendia que “meu modelo de negócio são os Beatles. Eles equilibravam um ao outro, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu vejo os negócios. Grandes coisas em termos de negócios nunca são feitas por uma pessoa. São feitas por uma equipa de pessoas”.

2024 - ENSINO 05 ”
Maio

LIBERDADE

Em abril de 1974 os militares portugueses proporcionaram novas condições para se (re) inventar um novo Portugal. Um Portugal onde TODOS pudessem viver com dignidade e, sobretudo, com “a certeza” de serem felizes. Obviamente que, passado cinquenta anos, pudemos ter a perceção (factual) do caminho percorrido não ser totalmente o inicialmente “previsto”, existindo enviesamentos que colocaram alguns “princípios de felicidade” em

causa. No entanto, temos de exaltar a “grande referência” de abril que nos foi oferecida e que temos de continuar a preservar e a cultivar, como é a LIBERDADE. Com efeito, a grande conquista da sociedade portuguesa também teve o seu reflexo ao nível da educação. Nesse sentido, toda a (re)educação para se viver com Liberdade e em Liberdade é um processo moroso e que exige uma série de atributos para que, cada um de nós, se torne num cidadão em pleno. Um cidadão livre e com consciência coletiva, onde o principal intuito seja a (re) construção social. Num mundo de liberdade há, sobretudo, que evitar a manipulação, para assim, cada um ser efetivamente livre de pensamento e de ação. Como dizia Saramago, “O heroico num ser humano é não pertencer a um rebanho”. Assim sendo, a Escola tem de desempenhar um papel crucial em toda a formação dos nossos jovens, para que tenhamos a certeza que todos são importantes na sociedade e na transformação que, após cinquenta anos de vida em democracia, ainda se exige a todos. Todos os agentes educativos têm de ter consciência que a escola, enquanto sistema micro social tem de continuar o seu trabalho na formação individual e social de cada um. A formação de uma sociedade livre só se constrói com indivíduos livres, apostados

dstgroup abre 50 vagas para estágios de verão com bolsa de 820€

O dstgroup, grupo empresarial português com sede em Braga, anunciou a abertura de 50 vagas para os seus estágios de verão de 2024. Os estágios decorrerão de junho a setembro e oferecem uma bolsa de 820 euros mensais.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens estudantes, de qualquer tipo de ensino, profissional ou superior, a oportunidade de conhecer o universo da empresa e o contexto real de trabalho. O dstgroup pretende desta forma enriquecer os participantes a nível pessoal e profissional.

José Machado, diretor de Recursos Humanos do grupo, explica: “A edição de 2024 dos estágios de verão do dstgroup baseia-se no sucesso de edições anteriores e apresenta novidades enriquecedoras para os participantes. Queremos aproximar os estagiários da realidade e dos desafios do mundo do trabalho no século XXI, em particular nas áreas em que atuamos. Também queremos demonstrar a nossa proposta de valor diferenciada. O nosso ADN assente na arte, na cultura e na aposta na formação, em estratégias de bem-estar e de conciliação entre vida profissional e pessoal.

em discussão de ideias criticas que sejam mesmo transformadoras, num bem coletivo e num combate acérrimo a egos emergentes de puro egoísmo individual e social. O caminho da educação em Portugal tem de continuar no trilho da LIBERDADE, no trilho da cidadania. Parafraseando Paulo Freire, “a Escola Cidadã é aquela que se assume enquanto um centro de direitos e um centro de deveres, a formação que se dá dentro do espaço e do tempo que caracterizam a escola cidadã é uma formação para a cidadania que produz a autonomia e a liberdade dos sujeitos”. Urge assim, continuar a desenhar projetos que relevem princípios democráticos para educar os nossos jovens. As escolas portuguesas não podem andar ao “sabor dos ventos”, consoante as mudanças partidárias de quem nos governa, ora valorizando alguns pressupostos pedagógicos e metodológicos, ora contrariando esses mesmos pressupostos, sem qualquer racionalismo construtivo de uma sociedade que se exige reconstruida para o bem-estar de todos. Nesse sentido, há que traçar um caminho para o que se pretende efetivamente, um caminho que não esqueça a equidade, a justiça social, em suma, a felicidade de todos. Por tudo isso importa que, subjacente a todos os projetos escolares, tem de existir uma lógica

interrogativa de desconstrução de abordagens em que se privilegie a complexidade, pois de outro modo, se enveredarmos por um simplismo retórico de senso comum, apenas damos liberdade para uma formação de uma “sociedade perigosa” onde alguns valores individuais se sobreponham a valores coletivos e, dessa forma, não termos cidadãos livres. Qualquer sociedade que se pretenda livre e verdadeiramente democrática tem de apostar claramente num modelo educativo que seja partilhado por todos e assim termos a certeza que a função é exclusivamente de formar jovens livres para uma sociedade livre. Todos temos de nos apropriar de um conjunto de variáveis que sejam os pilares para a construção de um modelo educativo transformador da nossa sociedade. No entanto, isso só será possível se o rumo traçado for percecionado e defendido por todos, onde todos se revejam no caminhar da Liberdade no cruzamento para a utopia do bem-estar de TODOS. Sejamos gratos pela conquista dos militares de abril, tenhamos orgulho em pertencer a uma geração que contribuiu para a (re)construção de um outro PORTUGAL LIVRE e, continuemos nesse caminho de um modo convicto, sem qualquer hesitação.

Instalação do

viaduto

na A28 deverá terminar no final de Maio

O viaduto que vai ligar a Cruz de Pau à Barranha poderá terminar a sua instalação no final de maio. A estrutura da obra já está construída.

O viaduto, que vai fazer ligação entre a Cruz de Pau e a Barranha, em Matosinhos, está montado e vai ser colocado sobre a A28, no final de maio. Foi apontado também, o dia 25 como uma data provável para a colocação do viaduto sobre a A28, por possivelmente, ser o dia em que menos tráfego há. Esta operação vai levar ao corte de trânsito de cerca de seis horas, durante a madrugada de um sábado para domingo, no mês de maio. Contudo, a diretora da obra, Inês Cerqueira, afirma que o lançamento poderá sofrer algum atraso por algumas

condicionantes, como a meteorologia e o material.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, explica que a nova ligação do Estádio do Mar à Feira da Senhora da Hora vem com a intenção de resolver alguns dos problemas de mobilidade existentes em Matosinhos e contribuir para o alívio de trânsito da A28.

A obra, que é da total responsabilidade da Câmara de Matosinhos, tem um custo de cinco milhões de euros e pretende criar um arruamento com cerca de 500 metros e uma passagem superior sob a A28 com cerca de 42 metros.

Se conseguirmos transmitir estes valores aos estagiários e criarmos boa memória, seremos vistos como a melhor escolha quando ingressarem no mundo do trabalho.”

Os estágios estão direcionados para as seguintes áreas: Engenharias Civil, Eletrotécnica, Eletrónica Industrial e Computadores, Mecânica, Energias Renováveis, Telecomunicações e Informática; Gestão e Sistemas de Informação; mas também Mecânica Automóvel; Desenho Técnico e Maquinação; Preparação e Gestão de Obra; Soldadura Avançada e Técnico de Manutenção Industrial. Para além destas áreas em destaque, o grupo disponibiliza ainda vagas noutras áreas especializadas.

Em 2023, o dstgroup recebeu mais de 300 candidaturas e acolheu 32 estagiários. Dos candidatos que já tinham concluído o seu percurso escolar, dois alunos transitaram para estágio curricular, um para estágio profissional e outro para contrato de trabalho.

08 SOCIEDADE - Maio 2024

Comer mais sardinhas e menos carne vermelha pode salvar mais de 500 mil vidas até 2050

Estudo no Japão defende que comer mais sardinhas e menos carne vermelha pode salvar mais de 500 mil vidas até 2050.

Peixes forrageiros, como arenque, sardinha e anchova, “são uma alternativa promissora à carne vermelha” e o aumento do seu consumo pode resultar em benefícios importantes para a saúde, evitando entre 500 mil e 750 mil mortes em 2050.

O estudo divulgado esta terça-feira é uma análise de dados liderada pelo Instituto Nacional de Estudos Ambientais de Tsukuba (Japão), que acrescenta que a prevalência de incapacidades causadas por doenças relacionadas com a alimentação pode ser significativamente reduzida.

Duas turistas de Leça da Palmeira perdem a vida na Namíbia

Trágica colisão na Namíbia: Duas portuguesas morreram e vários outros passageiros ficaram feridos em acidente de autocarro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal confirmou o falecimento de duas cidadãs portuguesas, ambas na casa dos 70 anos e residentes em Leça da Palmeira, num acidente ocorrido na Namíbia. As vítimas faziam parte de um grupo de 22 turistas portugueses que viajavam num dos autocarros envolvidos no acidente. O incidente, que envolveu dois autocarros e um jipe, ocorreu na região de Walvis Bay, por volta das 15h00 locais (menos uma hora em Portugal continental), quando o grupo de

turistas séniores, de várias nacionalidades, se dirigia para as famosas dunas de areia de Sossus Vley, no deserto da Namíbia. De acordo com informações do Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, um dos autocarros transportava 22 turistas portugueses. Além das duas vítimas mortais, há registo de vários feridos, cujo estado de saúde ainda não foi divulgado. Uma terceira turista, de nacionalidade ainda desconhecida, também faleceu no acidente. A imprensa local avança que o autocarro que transportava os

portugueses terá colidido com um minibus, capotando posteriormente e chocando ainda com um jipe de caixa aberta. Os feridos foram transportados para o hospital local, enquanto as famílias das vítimas mortais estão a ser acompanhadas pela Embaixada de Portugal em Windhoek. O grupo de turistas portugueses, oriundo do Norte do país, viajava através da agência de viagens Oscartur, sediada em Leça da Palmeira. As autoridades namibianas já estão a investigar as causas do acidente, numa região sem rede de telemóvel.

FRANCISCO

PAUPÉRIO

É CABEÇA DE LISTA DO LIVRE AO PARLAMENTO EUROPEU

Francisco Paupério, investigador e dirigente do partido Livre, foi anunciado como o cabeça de lista nas eleições europeias de junho.

Em comunicado, o Livre anuncia que Francisco Paupério, que já tinha vencido a primeira volta, voltou a ficar em primeiro na segunda volta das primárias, na qual concorreram seis candidatos, com 5.667 pontos, seguido da dirigente e número dois do partido no Porto nas últimas legislativas, Filipa Pinto, que conquistou 3.777 pontos. Francisco Paupério tem 28 anos, é natural de Leça da Palmeira, e a sua profissão é investigador. É formado em biologia, com especialização em bioinformática, pelas Faculdades de Ciências das Universidades do Porto e Lisboa e está atualmente a concluir o doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Foi número três pelo partido no círculo do Porto nas legislativas de março.

Os resultados, ordenados em razão da regra da paridade, de acordo com o número 2 do art.o 42 do Regulamento das Primárias Abertas do LIVRE, são os seguintes:

1. Francisco Paupério: 5667,75 pontos

2. Filipa Pinto: 3777,2 pontos

3. Carlos M.G.L. Teixeira: 3125,91 pontos

4. Mafalda Dâmaso: 3032,88 pontos

5. Tomás Cardoso Pereira: 2343,99 pontos

6. Inês Pires: 2164,39 pontos

com a comparticipação de 75% da Portgás

Clientes com tarifa social de gás natural podem trocar de esquentador

Acaba de ser lançada a iniciativa “Troca de Esquentadores”, que permite aos consumidores economicamente vulneráveis, da área de concessão da Portgás, a candidatarem-se a uma comparticipação de 75% para uma instalação de um esquentador eficiente. Esta ação é financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) e foi aprovado e promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Este programa tem como objetivo apoiar e incentivar a implementar medidas para melhorar a eficiência do consumo de energia.

Para esta iniciativa, a Portgás deu prioridade aos consumidores de gás natural mais vulneráveis economicamente, onde

visam proporcionar aos clientes beneficiarem da tarifa social de gás natural, com contrato ativo, condições especiais para substituição de esquentadores pouco eficientes, instalados há mais de 8 anos, por equipamentos novos, mais seguros e de alta eficiência.

A rede de distribuição de gás Portgás engloba 29 concelhos dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, onde estão registados mais de 15 mil clientes com tarifa social. Os clientes qualificados para esta iniciativa poderão apresentar a sua candidatura através do site www.trocadeesquentadores.pt. Esta medida prevê uma substituição de 2100 esquentadores e conta com uma comparticipação de cerca de 685 mil euros, do PPEC.

O Livre tem duas formas de militância: os membros, que têm direito a eleger e ser eleitos para cargos internos, votar documentos estratégicos e pagam quotas; e os apoiantes, que não contribuem monetariamente, mas podem candidatarse ou ser eleitos nas primárias.

A participação nas primárias do Livre é aberta a qualquer cidadão, desde que este assine a carta de princípios deste partido, respeito o código de ética e assine um “acordo de compromisso”, sob pena de ser retirada a confiança política.

Todos os cidadãos têm permissão para votar nas primárias do partido, caso assumam um compromisso de honra, “de participar de boa-fé no processo das primárias abertas e de zelar pela sua integridade e credibilidade”, subscrever os princípios e o programa político do Livre e declarar que não fazem parte de outro partido político.

As eleições europeias irão decorrer a 9 de junho.

Maio 2024 - SOCIEDADE 09

Talho Avenida: 74 anos de carne de qualidade

“Tudo o que eu colocar dentro daquele estabelecimento tem de ser acima da média, senão não entra.”

Com mais anos que muitas vidas e cheio de histórias para contar, o Talho Avenida é um dos estabelecimentos mais antigos e emblemáticos na cidade de Matosinhos, onde o que prevalece é a qualidade e o profissionalismo.

Estabelecido numa zona bem-conceituada de Matosinhos, o Sr. Américo Monteiro, dono do Talho Avenida, entrou no negócio das carnes nos anos 80, pela insistência do pai e por acreditar que teria muito sucesso.

A ideia de abrir o talho começou com o pai do Sr. Américo, em 1950. Numa época, em que não existiam tantas possibilidades para comprar carne, como é atualmente. Todas as aprendizagens que o Sr. Américo teve na área das carnes foi graças ao seu pai, que desde cedo que entrou no negócio, o seu “grande mestre” sempre procurou incutir-lhe e explicarlhe o que seria uma carne de qualidade e de excelência, para vender aos seus clientes.

E para manter esta qualidade e serviço de excelência, são necessárias muitas horas de dedicação, muitos quilómetros de distância para avaliar os produtos e servir o cliente o melhor possível, afirma “Eu prefiro não ter a estar a enganar o cliente. As pessoas quando pagam têm de ser bem atendidas e justificar aquilo que pagam”. Com fornecedores espalhados pelo país inteiro, o Sr. Américo procura dar a melhor carne ao cliente e, por isso, vai em busca das regiões com carnes de qualidade elevada.

Os fornecedores com quem trabalha já sabem que não entra qualquer tipo de carne para o talho, o Sr. Américo aceita apenas

carnes certificadas, com bastante gordura e com um bem-estar e meio ambiente calmos e adequados para o animal. Estes critérios todos são importantes para manter as características de uma carne saborosa. Devido aos tantos anos de experiência, alguns fornecedores enviam fotografias do produto e o Sr. Américo consegue logo perceber se a carne que lhe estão a vender é de qualidade ou não, noutras ocasiões o talhante desloca-se às quintas dos fornecedores para ver o seu produto e a forma como este é tratado.

Com uma equipa extraordinária há bastante tempo ao lado dele, o dono do Talho Avenida destaca que é muito importante formá-los para esta área que se vai dissipando, mas, acima de tudo, apoiá-los e pagar bem os serviços prestados.

É uma pessoa extremamente devotada para as carnes, revela que sempre desejou dar formações e ensinar mais sobre o setor, a técnica do corte, que parte da peça se deve cortar e avaliar bem a carne.

Contudo, o Talho Avenida não anda só pelas bocas dos matosinhenses, o Sr. Américo destaca que tem clientes de vários lugares e que não se importam de fazer tantos quilómetros para ter um atendimento de excelência, “Habituam-se, sentem-se bem, são acarinhados e isso é muito importante. Isto não é só atender o cliente, é procurar bem aquilo que ele gosta e, por vezes, dar-lhes a conhecer outros artigos que até desconhecem e que acabam por gostar também. O cliente sentindo-se bem é o ideal.”

10 SOCIEDADE - Maio 2024
Talho Avenida Avenida República 1008 Matosinhos 4450-240 MATOSINHOS (+351) 229381035

Câmara de Matosinhos distinguiu 148 dirigentes associativos

A Câmara Municipal prestou homenagem ao Movimento Associativo de Matosinhos na tarde de ontem, 25 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos em Matosinhos.

A cerimónia teve início com a atuação da Banda de Matosinhos-Leça com o “hino do MFA - Movimento das Forças Armadas” e “Grândola Vila Morena”.

De seguida, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram distinguidos 148 dirigentes associativos nas áreas da cultura, desporto, ação social, economia e proteção civil, juventude, educação e causa animal que exerceram funções de presidente de associações e/ou coletividades de Matosinhos durante dez anos com a Medalha de Honra de Matosinhos (Dourada).

A comunidade teve a possibilidade de acompanhar a cerimónia de atribuição de medalhas com transmissão em direto em écran gigante colocado no exterior da autarquia.

Durante a cerimónia, foi lida a proposta de atribuição de Medalha de Honra de

No passado dia 25 de abril de 2024, São Mamede de Infesta encheu-se de entusiasmo e espírito desportivo com a realização do tradicional Torneio Escolar de Futebol do 25 de Abril.

Este evento, integrado nas celebrações da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, foi um verdadeiro sucesso, reunindo as equipas das turmas finalistas do 4.o ano das três escolas básicas do Agrupamento de Escolas Abel SalazarSão Mamede de Infesta.

Num dia marcado pela competição saudável e pela camaradagem, os jovens atletas demonstraram todo o seu talento

Matosinhos (Dourada) apresentada pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro e que destaca “que o Movimento Associativo de Matosinhos tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento social, cultural e económico do concelho”.

“No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, data que marcou o início da democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu reconhecer e agradecer publicamente a entrega e a dedicação de todos os Presidentes de Associações e Coletividades do Concelho de Matosinhos e que tenham exercido pelo período de 10 anos. Acima de tudo, queremos reconhecer e assinalar publicamente, nesta data tão especial para a História do nosso País, o papel fundamental que o Movimento Associativo teve e continua a ter, enquanto agente de transformação social, na construção de uma sociedade democrática e participativa”.

Texto e Fotos: Câmara Municipal de Matosinhos

Torneio Escolar do 25 de Abril

e empenho em campo, proporcionando momentos emocionantes e memoráveis para todos os presentes.

A entrega de prémios foi um dos pontos altos do evento, contando com a distinta presença do Secretário do Executivo, Dr. Vitor Fitas Preto, em representação do Presidente da União das Freguesias, Prof. Leonardo Fernandes, e da Vogal do Executivo, Eng. Luísa Miguel, do Diretor do Agrupamento, Prof. Ruben Pereira, entre outras individualidades. Foi um momento de reconhecimento do esforço e dedicação dos participantes, reforçando os valores de fair play e união que marcam esta iniciativa desportiva.

Parabéns à equipa dos “Leões Caninos” da PMC pelo merecido Prémio Fair Play, e para a Equipa “Bananas FC” também da Escola PMC pelo justíssimo 1.° lugar.

O Torneio Escolar de Futebol do 25 de Abril não só promoveu a prática desportiva entre os jovens estudantes, mas também fortaleceu os laços de amizade e solidariedade dentro da comunidade escolar. Que esta tradição perdure por muitos anos, enriquecendo as comemorações do 25 de abril e inspirando novas gerações a celebrar a liberdade com alegria e desportivismo.

Fotos: Associação de Pais Padre Manuel de Castro

OPO City sairá do papel em Matosinhos num terreno com 27 hectares

Licenciamento ambiental da operação de loteamento do projeto está em discussão pública. OPO City terá habitação, comércio e serviços.

São ao todo 27 hectares de terrenos em Perafita e Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, que prometem trazer mais casas ao Grande Porto. Em causa está o projeto imobiliário OPO City, que prevê a construção de edifícios de habitação, comércio e serviços. Segundo o Jornal de Notícias, o licenciamento ambiental da operação de loteamento do projeto OPO City está em discussão pública até 8 de maio, sendo a construtora Mota-Engil a responsável pelo projeto de urbanização dos terrenos. Estes estão ocupados, em grande parte, por edificado industrial e encontram-se junto à Decathlon e inseridos perto de uma zona comercial com grandes superfícies, onde se

PORTO DE LEIXÕES MARCA PRESENÇA NA SEATRADE CRUISE GLOBAL 2024

Sob a marca Cruise Portugal | APP - Portos de Portugal, o Porto de Leixões junta-se aos restantes portos portuguesesLisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira - para, desta forma, se representarem na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros.

A Seatrade Cruise Global decorre, de 8 a 11 de abril, no Miami Beach Convention Center (E.U.A.), sob o tema “A Evolução do Cruzeiro” e, para além dos portos portugueses com atividade de cruzeiros, estarão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos como Agentes de Viagens, Estaleiros Navais, Serviços Marítimos, Agentes de Navegação, entre outros parceiros.

A participação da Cruise Portugal, e em particular do Porto de Leixões na Seatrade Cruise Global, tem como principal objetivo reforçar o posicionamento de Portugal e dos seus destinos na rota mundial do turismo de cruzeiros e dar a conhecer ações e projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade. Será o local privilegiado para promover a atividade no Porto de Leixões e o Porto Cruise Terminal junto dos principais players mundiais do setor. São esperados mais de 10 mil profissionais de cruzeiros de mais de 120 países, com mais de 600 expositores de diversos setores, e mais de 80 linhas de cruzeiro.

Recorde-se que 2023 foi um ano excecional para a atividade de cruzeiros nos portos portugueses, tendo o Porto de Leixões atingido valores nunca antes vistos, com a receção a 116 escalas de navios de cruzeiro e quase 149.000 passageiros, o que representou um crescimento de 37% face ao ano anterior.

Para 2024, a tendência de crescimento irá manter-se em cerca de 40%, prevendo-se um excelente ano para o Porto de Leixões na sua afirmação internacional como um porto de cruzeiros.

destacam, por exemplo, o Mar Shopping e a Ikea.

A publicação escreve que os promotores imobiliários responsáveis pelo projeto – o nome não é divulgado – têm a ambição de fazer nascer no local uma comunidade urbana sustentável, sendo que numa fase inicial o objetivo é avançar com a construção de infraestruturas básicas (água, saneamento e energia) e acessibilidades.

De referir que o empreendimento foi divulgado no MIPIM, a maior feira do setor imobiliário do mundo, que se realizou recentemente em Cannes (França). O arranque das obras ainda não tem data definida, mas os trabalhos deverão ter a duração de ano e meio.

Maio 2024 - SOCIEDADE 09

“A JUSTIÇA PARALELA À MEDIDA DO “VICE-REI” ANTÓNIO COSTA.

Por José Henrique Correia

Professor Investigador de História Contemporânea

É um facto. Os meus caros leitores, terão com certeza, a noção exata do preâmbulo em título; parece-me, que estão a um nível intelectual razoável, capaz de tornar entendível a situação da(s) justiça(s) dos Sr.(s) juízes (desembargadores) relativamente a António Costa e, a justiça empregue em geral aos outros. É indiscutível (hoje, 24 de abril com conhecimento da decisão do tribunal), a imensa pressão existente por vários setores da sociedade, no sentido de coagir a justiça a apressar-se a ouvir e decidir a propósito das suspeitas sobre António Costa. Colocam-se, portanto, dois pontos essenciais: 1. Há uma justiça única que no seu desempenho é igual para todos os cidadãos ou, qualifica-se uma estrutura judicial dicotómica, uma para o Sr. o Costa e outra para os outros?!

2. A avaliação decisória do Sr. Juiz é literalmente oposta à do Ministério Publico. Interpretativamente, altamente discutível,

Cor(p)o Metropolitano em

Matosinhos

Estão abertas as inscrições para novos coralistas do “Cor(p)o Metropolitano 2024”, uma iniciativa inserida no programa Mater17 que envolve os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto em torno do seu património imaterial, e que é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Norte2020.

O Cor(p)o Metropolitano é um coro polifónico e intermunicipal, composto por grupos amadores, e pensado para dar voz a cada município, realçando a unicidade do seu património imaterial – as suas tradições e costumes –, unificando a uma só voz toda a comunidade da Área Metropolitana do Porto.

ainda que, apenas tenha havido pronuncia das medidas de coação (...). É bom lembrar, mesmo os mais apaniguados defensores da alma angelical(!) do pretérito primeiro-ministro, que apesar das pressões e interpretações, Costa continua suspeito. Mas queiram ou não, a verdade é que o privilégio bateu à porta desse senhor. Vejamos: António Costa vê no imediato, as suas já há muito conhecidas ambições europeístas com caminho mais disponível. Porquê? Simplesmente, porque foi imediatamente atendido o seu apelo à audição em tribunal! Estamos a falar de dias (!), pois bem, saibam os caros leitores que há por ex. autarcas que esperam à dez e mais anos para serem ouvidos em tribunal imagine-se, que até o angélico maroto Sócrates, foi ultrapassado pela justiça feita à medida do “vice-rei” Costa .... perdoem-me a adjetivação, mas enquanto historiador imagino a fórmula nativa do Sr. António Costa e a “inflluencer” na justiça de além-mar

(...). É urgente um debate parlamentar ou mesmo uma comissão parlamentar, para que claramente se observem todos os trâmites da envolvência de António Costa no processo do lítio (influencer). Não pode nem deve restar qualquer dúvida. Os indícios são um facto, a suspeita é legitima; como e porquê a avantajada quantidade de dinheiro (em caixas de vinho e outras) no gabinete contíguo ao do então primeiro-ministro António Costa? Quais as responsabilidades deste, em influências na desenvoltura do negócio? Porquê o incómodo tão grande aquando da referência do seu nome nesse acontecimento? Inclusive a demissão! Bem, aqui parece-me ter havido argumentação para ter espaço â candidatura à presidência do parlamento europeu, digo eu...dois em um. Neste capítulo ainda, será bom sublinhar que foi o próprio a demitir-se e não, como absurdamente se questionou, a Senhora Procuradora-Geral da república.

FITEI está de volta com teatro de expressão ibérica e um dos palcos é Matosinhos

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa a 15 de maio para apresentar em 14 palcos do Porto, Matosinhos, Gaia e Viana do Castelo, um total de 20 espetáculos. Há uma estreia em simultâneo em três salas (Matosinhos, Porto e Viana) – “Trajetória” por Teatro do Frio e coprodução FITEI.

Em conferência de imprensa para apresentação do programa, o diretor do FITEI, Gonçalo Amorim, explicou que nesta edição, subordinada ao tema “Trauma, Bravura e Fantasmagorias”, serão também assinalados os 50 anos do 25 de Abril, citando como um dos exemplos, o espetáculo de abertura do festival, “Luta Armada”, da companhia Hotel Europa, que sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre, no Porto, nos dias 15 e 16 de maio.

Esta peça, uma coprodução com o FITEI, “continua a investigação da companhia sobre o passado recente, analisando os projetos políticos que recorreram a ações de violência como assaltos a bancos, colocação de bombas e sabotagens, entre outros, como forma de luta em Portugal, na segunda metade do século XX”.

No Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos, a artista chilena Ana Luz Ormazábal estreia “Maria Isabel”, a personagem central desta obra, que conta e

recorda uma investigação que “nunca viu a luz do dia”.

“Esta médica chilena, prisioneira em Tres Álamos, enquanto membro do Movimento de Izquierda Revolucionaria (MIR), escreveu um manifesto feminista, juntamente com outras militantes, que abordava uma história discriminatória das mulheres num partido revolucionário”, contou o diretor do FITEI.

O Teatro do Frio apresenta “Trajetória”, uma performance audiovisual que emerge da recolha de sons e imagens, tecendo uma linha imaginária através dos trilhos percorridos em bicicleta por Rodrigo Malvar (sonoplasta e performance) e Gonçalo Mota (cineasta e antropólogo) durante as expedições do projeto de pesquisa Gyrovagus. Esta é uma estreia e coprodução FITEI que passa por três salas distintas –Central Elétrica (16 maio), Teatro Municipal da Matosinhos (17 maio) e pelo Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo (19 maio).

O calendário para esta edição será dividido em 8 sessões de ensaios entre abril e julho de 2024, nos dias: 12 e 18 de abril | 09 e 16 de maio | 06 e 20 de junho | 4 e 18 de julho no Município de Matosinhos, Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho. Os ensaios gerais e apresentação final serão nos dias 1, 7 e 8 de setembro, no Coliseu do Porto.

Até ao dia 18 de abril decorrem as inscrições para novos elementos integrantes do Cor(p)o Metropolitano de Matosinhos. A inscrição no projeto é gratuita e obrigatória e poderá ser feita através de envio de sms para o número (+351) 911 013 414.

06 CULTURA - Maio 2024
Inscrições abertas a novos coralistas até 18 de abril

Fabiola Gomes encerra carreira com homenagem em Matosinhos

A atleta madeirense Fabiola Gomes colocou um ponto final na sua carreira como atleta de voleibol, no passado dia 21 de abril. O seu último jogo com a camisola do Leixões SC vestida foi contra o Castêlo da Maia GC, para a Taça da Federação.

A atleta madeirense jogou em vários clubes como o CS Madeira, Ribeirense, Famalicão, Colégio Efanor, Castêlo da Maia e Leixões. Fabiola termina a sua carreira aos 34 anos de idade e com vários trofeus nacionais triunfados.

A madeirense conta com cerca de 90

internacionalizações ao longo de 17 anos na Seleção Nacional, onde venceu a medalha de ouro pela conquista dos Jogos da Lusofonia duas vezes, em 2006 e 2009. Esteve presente no apuramento inédito da seleção portuguesa feminina para a Fase Final do Campeonato da Europa de 2019.

Maio 2024 - DESPORTO 11

“ Leça F.C. e Junta de Freguesia apostam na promoção do xadrez

A CURVA DA MUDANÇA

916 835 059

Depois de termos conversado sobre o conceito que engloba o feedback positivo e o feedback negativo, faço o convite para fazermos a ponte para o nosso dia-a-dia.

Imagine que, por exemplo, o seu normal, é ter uma determinada rotina. Certo dia, depara-se com um “de repente” e parte daquilo que fazia começa a ser diferente. Esta é uma boa altura para lhe dar a conhecer o conceito da curva da mudança. Esta curva, é algo pelo qual todos passamos, cada vez que nos temos de adaptar a algo que acabou de acontecer e que nos obriga a mudar para que nos possamos suceder. Todos somos diferentes, por isso, cada qual, vai ter o seu timing para se conseguir adaptar, o que, com o tempo, vai-se alterando, fazendo com que nunca seja exatamente igual.

No decorrer da curva, existem várias fases. Tudo começa com a surpresa, ou com o choque inicial. Esta parte é inevitável e humanamente normal. Depois deste ponto de partida, das duas uma, ou paralisamos, ou percebemos como é que nos podemos adaptar para começarmos a querer mudar. Como a velocidade da mudança, nestes casos, é sempre menor do que a vontade de mudar, é bom que exista a consciência de que há coisas que levam tempo e outras que o tempo vai levar, para que consigamos aguentar e possamos avançar.

Se paralisamos, é porque queremos, de certo modo, negar que aquilo está a acontecer, ou seja, se não aceitarmos que é necessário mudar, o mais provável, é que comecemos a ruminar, o que leva a que a profundidade da curva comece a aumentar. Neste caso, o mais usual, é que entremos no looping da supressão, o que, eventualmente, nos conduz à repressão e potencia a depressão.

Se começamos a querer mudar, seja antes da profundidade da curva começar a aumentar, ou depois de a termos continuado a “aprofundar” (pela forma como estamos a pensar), não é que não existam momentos de desalento, porque vão existir vários momentos, contudo, o principal diferencial, vai ser o como usamos o nosso tempo.

Ao contrário do que é colocado no Mundo, não existe um trajeto linear quando se trata de começarmos a mudar, o que nos vai levar a que, no nosso próximo encontro, abordemos o conceito DISC, a ideia do pensamento lateral e o como nos podemos alavancar para começarmos a integrar o que vai acontecendo para nos conseguirmos adaptar.

Nova modalidade do clube arranca a partir do mês de abril

O Leça Futebol Clube e Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira anunciam a abertura da secção de Xadrez, modalidade com forte história de praticantes nas últimas gerações de leceiros.

João Laranjeira, Presidente Adjunto do Leça F.C., afirma que “É com grande satisfação que conseguimos criar uma nova modalidade no Leça Futebol Clube. Esta, em particular, torna-se especial devido à vertente social, cujo objetivo passa por dar oportunidade aos jovens de Leça da Palmeira de praticarem uma modalidade cujo propósito é desenvolver as suas capacidades sociais, comportamentais e cognitivas.

Este projeto será realizado com uma relação próxima com o Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, de forma a agilizar a intervenção social associada ao projeto.

Além de uma nova modalidade, este será mais um passo para a aproximação do Leça

Futebol Clube à sua terra e às suas gentes.”

Nas palavras de Paulo Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira que colaborará no desenvolvimento da modalidade, “Esta é uma iniciativa há muito aguardada pela nossa comunidade, que vê agora ser cumprida através da colaboração entre o Leça FC e a Junta de Freguesia.

A promoção e o desenvolvimento do Xadrez com o Leça FC é uma aposta pensada para dar relevância a um desporto fundamental, que apresenta benefícios em todas as idades, favorecendo atitudes mentais como a concentração, a memória, a abstração e o raciocínio.”

Aos interessados, os treinos realizar-seão todas as segundas, quartas e quintasfeiras, entre as 17h30 e as 19h30. Para mais informações, poderão contactar os responsáveis através do 966 163 616 ou do xadrez@lecafc.pt.

“Matosinhos Cidade Europeia do Desporto 2025” vai receber o Youth EuroBasket

O centro de Desportos e Congressos de Matosinhos foi o local escolhido para a realização do campeonato.

A FIBA – Federação Internacional de Basquetebol – informou que o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos vai acolher o evento “Youth EuroBasket”, onde estão inseridos todos os campeonatos europeus jovens do sub20 femininos da Divisão A, em 2025.

É de realçar que é a 12a vez que Matosinhos está inserido na organização de

VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2024 DE VOLTA A MATOSINHOS

Matosinhos volta a ser o local escolhido para mais uma edição do Rally de Portugal.

O Vodafone Rally de Portugal está de volta para mais uma edição de competição automobilística.

O evento irá decorrer entre dia 9 e 12 de maio e, como habitualmente, conta com uma entrega final de prémios a decorrer na marginal da Praia de Matosinhos.

um Europeu de Basquetebol, sendo que de 3 a 11 de agosto de 2024 vai acontecer também o Youth EuroBasket sub18 femininos da Divisão A, onde irão participar 16 seleções. Portugal está colocado no grupo C e vai competir com as seleções de Itália, Alemanha e Sérvia.

Fotografia: Federação Portuguesa de Basquetebol.

12 DESPORTO - Maio 2024

x”

Chegados a maio, está quase tudo decidido a três jornadas do fim do campeonato.

O primeiro lugar deve ser do Sporting que precisa de uma vitória e de um empate para se sagrar Campeão Nacional. O Sporting até agora foi a equipa mais equilibrada, mais regular, que mostrou o melhor futebol e o jogo mais bonito.

O segundo lugar fica para o Benfica que foi a equipa que mais investiu que tem os melhores jogadores, mas não conseguiu assentar o seu jogo fruto de várias indecisões e de posições tomadas nem sempre muito bem entendidas.

O terceiro lugar ainda é uma dúvida com o Braga em quarto e o Guimarães em quinto a um e a três pontos do F.C. Porto que é o terceiro.

Nota que ainda faltam jogar o Guimarães com o Braga e o Braga com o Porto, para alem dos jogos entre si, faltam ainda os jogos até ao fim do campeonato. A perda de pontos destes três clubes será decisiva para a classificação final do terceiro, quarto e quinto classificado.

Entretanto no FCP houve eleições e ao fim de 42 anos o Presidente muda de personagem. Nunca tinha aparecido nenhum candidato capaz de fazer oposição ao Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa com um curriculum de Presidente mais antigo e mais titulado do mundo.

Foram quarenta e dois anos de uma caminhada difícil, mas cheia de sucessos e vitórias que fizeram com que a presidência se perpetuasse durante tanto tempo.

Conseguiu que o clube se impusesse no panorama do desporto nacional e se elevasse a algumas vitórias de nível europeu e mundial.

Neste caminho nem tudo foram vitórias e alegrias, alguns erros foram cometidos e nos últimos anos as más escolhas e decisões tomadas, assim, como algumas escolhas dos elencos da direção, onde provavelmente não estariam os melhores conselheiros, para as tomadas de decisão da gestão do clube levaram ao descontentamento dos associados, que junto com algum insucesso nas vitórias do futebol levaram a que nas urnas 80% dos sócios escolhessem uma nova via, um novo Presidente.

André Vilas Boas era uma candidatura forte. Conhecido e do agrado dos sócios, um treinador vencedor no clube, jovem, portista, conseguiu uma vitória folgada e fácil contra uma direção cansada e frágil onde muitos nunca assumiram as suas responsabilidades. Sabendo que o futuro será difícil desejo que os novos responsáveis do FCP sejam capazes de continuar o legado de sucessos e vitórias deste clube do norte.

Tempos árduos e dificilmente imagináveis eis a realidade de todos aqueles que têm a honra de apoiar a grande instituição que é o SLB. De facto, teimosia, conservadorismo, inflexibilidade e incapacidade de adaptação aos desafios são, em minha opinião, atributos do atual técnico do Benfica que não poderiam ter outro desfecho que não o fracasso, total, dos objetivos traçados para a presente época desportiva. Na realidade tenho vindo a chamar a atenção, de meses a esta parte, para o terreno escorregadio em que o clube se posicionou, com graves prejuízos desportivos, mas também financeiros e, mais grave, com potenciais consequências para os tempos vindouros se não existir um arrepiar do caminho ora traçado. E, sim, não considero, sequer, a possibilidade de manutenção da atual equipa técnica o que a acontecer colocaria o próprio presidente como parte do problema e não da solução como todos espectamos. Mau, muito mau, tem sido aquilo a que temos assistido na desorientação, não na orientação, de uma equipa onde se investiram milhões e em que o responsável técnico se mostra perdido e aturdido mais parecendo um normal condutor domingueiro a quem foi entregue um fórmula um e que em cada curva repete o inevitável despiste. E esta situação ganha mais relevo se nos lembrarmos da homenagem a Eriksson, levada a cabo última 5a feira, na qual tivemos o prazer de lembrar tempos passados em que este senhor do futebol mundial esteve ao serviço da nossa causa. Que contraste gritante, que visão distinta, que capacidade de percecionar a realidade da instituição que servia, enfim, que classe dentro e fora do campo. Claro está que existiram erros na construção do plantel, não podendo Rui Costa colocar-se à margem, desde logo a dispensa de Gilberto sem outra opção para o lugar, a contratação milionária de Jurassek, que redundou num gritante fracasso, a incapacidade de substituir Gonçalo Ramos, apesar dos milhões investidos em dois jogadores e Grimaldo e a necessidade, resultante do antes descrito, de retirar Ausners da sua posição natural para fazer dele pau para toda a obra. E, já agora, que é feito dos jogadores adquiridos no “mercado de inverno”, resultado dos milhões investidos e que nunca “calçaram” na nossa equipa? Quem deu consentimento para tais contratações? Questiono, ainda, o porquê de não se olhar para o mercado nacional mais parecendo que só é capaz de representar o Benfica quem vem do exterior. Não sendo adepto de mudanças constantes na condução das equipas não posso deixar de concordar com a afirmação de António Figueiredo, conhecido benfiquista, que apelidou de investimento os cerca de 20 milhões necessários para rescindir com o técnico.

DICAS PARA REDUZIR O SAL NA SUA ALIMENTAÇÃO

Por Andreia Pimentel Lima

Nutricionista

Reduzir o consumo de sal na sua alimentação pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir o sal na sua alimentação:

1.Leia os rótulos dos alimentos: Muitos alimentos processados e industrializados contêm quantidades elevadas de sódio. Leia os rótulos nutricionais e escolha opções com baixo teor de sódio.

2.Cozinhe em casa: Prepare refeições em casa utilizando ingredientes frescos e naturais. Isso permite que tenha controlo total sobre a quantidade de sal adicionada aos pratos.

3.Use ervas e especiarias: Substitua o sal por ervas frescas, especiarias e outros temperos para adicionar sabor aos alimentos. Experimente alho, cebola, pimenta, manjericão, alecrim, salsa, cebolinha, entre outros.

4.Limite o uso de molhos e condimentos salgados: Molhos prontos, condimentos, molhos de soja e outros produtos condimentados geralmente contêm altas quantidades de sódio. Opte por versões com baixo teor de sal ou faça seus próprios molhos em casa.

5.Evite alimentos processados e enlatados: Alimentos como refeições congeladas, charcutaria e grande parte de queijos, geralmente contêm muito sal. Opte por versões sem adição de sal ou prepare esses alimentos em casa sempre que possível.

6. Passe por água os alimentos enlatados: Se não puder evitar alimentos enlatados, como por exemplo as leguminosas, passe por água corrente antes de consumi-los para remover parte do sal.

7.Esteja atento ao sal escondido: Além do sal de cozinha, muitos alimentos contêm sódio na sua forma natural. Esteja atento ao sal escondido em alimentos como queijos, pães, cereais de pequeno-almoço e molhos de salada.

8.Evite adicionar sal à mesa: Evite adicionar sal extra aos alimentos na mesa. Experimente os alimentos primeiro e, se necessário, adicione apenas uma pequena quantidade de sal.

9.Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio: Alimentos ricos em potássio, como bananas, laranjas, batatas, abacates, espinafre e tomates, podem ajudar a contrabalançar os efeitos do sódio na pressão arterial.

Estas dicas podem reduzir significativamente o consumo de sal na sua alimentação, promovendo uma alimentação mais saudável e equilibrada. Lembre-se de que mudanças pequenas e graduais podem levar a resultados duradouros.

Maio 2024 - DESPORTO 13
Paulo Abreu
1904 PÁRA
Paulo Ferreira
A BOLA

Academia Taekwondo de Matosinhos conquista 10 medalhas no 4o Torneio de Poomsae

No recente 4 o Torneio de Poomsae na Nazaré, a ATM deixou sua marca, conquistando o título de Vice-Campeões no escalão Dan masculinos. Destaque para Rodrigo Meneses e Tomás Poças, que garantiram ouro e prata, respectivamente, na categoria Sub17. Na categoria K1, João Felgueiras levou o ouro na Sub40, enquanto

Nuno Antunes e Isabel Lagareiro receberam medalhas de bronze na categoria K1 Benjamim. Matilde Rodrigues e Rodrigo

Pereira conquistaram ouro na categoria K2 Sub17, e Ana Sofia Coelho garantiu bronze na categoria K2 Sub30. O evento também destacou exemplos de determinação, como de Sofia Lemos, Bárbara Silva e Matilde Barbosa. Reconhecimentos especiais foram para Sara Costa pelo apoio mesmo com lesão, e para Salomé Ferreira e Vera Magalhães por seus contributos como árbitra e professora, respetivamente.

RESULTADOS DA ACADEMIA TAEKWONDO

MATOSINHOS NO 4° TORNEIO DE POOMSAE:

DAN: Sub 17

Rodriogo Meneses- Medalha de ouro

Tomás Poças- Medalha de prata Sub 50

Hugo Andrade- Medalha de bronze

DAN PAR: Sub 17

Rodrigo Meneses e Júlia GontijoMedalha de ouro

SUBCATEGORIA K1: Benjamim Masculino

Nuno Antunes- Medalha de bronze Benjamim Feminino

Isabel Lagareiro- Medalha de bronze Sub40 masculinos

João Felgueiras- Medalha de ouro

SUBCATEGORIA K2: Sub 17 Feminino

Matilde Rodrigues – Medalha de ouro

Sub 17 masculino

Rodrigo Pereira- Medalha de ouro Sub 30 feminino

Isabel Lagareiro- Medalha de bronze

14 MATOSINHOS SPORT - Maio 2024

MatosinhosHabit

e Lipor juntam-se para distribuição de bens e equipamentos

No âmbito do projeto Banco de Bens com o Protocolo de Colaboração com a Lipor, o Projeto CREW – Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e a MatosinhosHabit, doou bens e equipamentos, favorecendo 14 pessoas em situação de dificuldades socioeconómicas, sinalizadas pelos serviços da MatosinhosHabit, Câmara de Matosinhos e Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos.

O Projeto CREW, contou com a participação da comunidade, através da doação de 42 equipamentos estragados, que mais tarde, serão recondicionados pelo CREW.

A MatosinhosHabit reforça o apelo para que a iniciativa cresça cada vez mais, ajudando com a doação de equipamentos não usados ou já estragados.

O ciclo de conversas da exposição MANIFESTHABITAÇÃO já arrancou

A exposição MANIFESTHABITAÇÃO, que decorre até 13 de junho, tem um programa que inclui um ciclo de cinco conversas dedicadas aos vários temas correlacionados com os problemas da habitação. A primeira realizou-se no dia 4 de abril, em que conversaram sobre o tema “Políticas e Modelos Sociais e Espaciais de Habitação”.

Uma conversa moderada por Artur Costa, em que contou com a participação da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do ex-presidente da autarquia, Narciso Miranda, da socióloga Maria João Freitas e da arquiteta Conceição Melo.

Já se realizou a sessão de dia 18 de abril, que abordou o tema “As Casas Precisam de Pessoas”, e a sessão de 2 de maio com o tema “Habitar (n)o Futuro”. Terá ainda, mais duas sessões nos dias 16 de maio, onde apresentarão “Processos Colaborativos e Participativos”, e 13 de junho, com “De Volta ao Bairro”.

Até ao próximo dia 30 de junho, poderá visitar, na Antiga Fábrica Vasco da Gama, em Matosinhos, a exposição ManifestHabitação, produzida pela Câmara Municipal de Matosinhos e MatosinhosHabit, com a parceria da Casa da Arquitetura.

A exposição pretende marcar os 30 anos depois da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER) e os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Maio 2024 - MATOSINHOS HABIT 15

MYPOLIS - ALUNOS DA ESJGZ APRESENTAM PROJETOS A PAULO CARVALHO

O Presidente da Junta, Paulo Ramos de Carvalho participou, ontem, na “Assembleia de Transformadores Sociais” do Programa Mypolis, uma plataforma de participação cívica onde os/as alunos/as a são desafiados a identificar problemas e soluções que possam beneficiar/valorizar a sua área de residência.

Ao longo da tarde, os/as aluno/as do Escola Secundária João Gonçalves Zarco apresentaram vários projetos ao Presidente da Junta, projetos esses, que visaram a beneficiação nos espaços públicos, melhoramentos na área da mobilidade urbana e e sensibilização ambiental.

Estes projetos foram analisados pelo autarca que manifestou a total disponibilidade para colaborar na prossecução dos mesmos.

A MyPolis é uma plataforma mobile e web para trazer a participação cívica para o século XXI. Inspirados pela Polis grega, a MyPolis pretende construir uma nova Polis de millennials, convidando-os a participar politicamente através dos seus telemóveis, de forma simples e intuitiva. As principais funcionalidades são a votação de propostas políticas e a criação de um perfil de cidadania que recorre à gamificação para aumentar o engagement.

O programa MyPolis tem como intuito tornar a participação dos/as jovens mais fácil, intuitiva e divertida, contrastando com o modelo de participação tradicional, mais formal e menos aberto.

Um dos trunfos da MyPolis para incentivar os/as jovens a aumentar a sua participação cívica através da plataforma é a gamificação, isto é, o uso de técnicas e mecânicas utilizadas em jogos noutros contextos. No caso da MyPolis, a participação cívica dos utilizadores é recompensada com pontos que aumentam o nível (podem-se tornar cidadãos de bronze, prata ou ouro, por exemplo) e que podem ser trocados por prémios, os quais mudam consoante a sua freguesia ou município.

“Matosinhos. Quem És Tu?” O Movimento Cooperativo

No âmbito seu programa comemorativo do 50 o aniversário do 25 de abril, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, promoveu, ontem, mais uma sessão do “Matosinhos, Quem És Tu?”.

A conversa teve como tema o Movimento Cooperativo na Democracia e contou com as participações de Fernando Folha da Cooperativa de Habitação Económica Água Viva, Fernando Hora da Cooperativa Agrícola Ágrima e Agostinho da Mata da Propeixe.

Em representação da Junta de Freguesia,

Paulo Ramos de Carvalho fez a abertura da sessão e manifestou a importância do movimento cooperativo em Matosinhos, que se tornou uma referência e exemplo a seguir em todo o país.

A sessão foi moderada por Narciso Miranda, ex-autarca e figura incontornável no desenvolvimento dos cooperativismo no concelho. Nesta conversa foram dados a conhecer os fatores fundamentais que possibilitaram o nascimento das cooperativas, bem como, os desafios e

na Democracia

alguns momentos marcantes associados a este movimento.

Entre os presentes, destaque para Nuno Matos, Vereador da CMM, Ana Pinhal Melo, Paulo Ferreira e Fernando Monteiro, membros do executivo da Junta de Freguesia, e Joaquim Ventura e Diana Amaral, da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos (ACCM).

A sessão contou ainda com um momento destinado à participação do publico, onde foram trocadas ideias e perspetivas de futuro.

Associação Amigos da Terceira Idade recebeu “Fado

na União”

Teve lugar no dia 11 de abril, na Associação Amigos da Terceira Idade, em Leça da Palmeira, a 2a edição do #FadonaUnião, um programa da Junta de Freguesia que promove sessões de fado em diferentes associações desta freguesia.

Durante a tarde de ontem os utentes do ATI puderam assistir a um concerto especial, que contou com as participações de Erineu Fernandes e Laura Martins(vozes), Francisco Seabra (guitarra portuguesa), Francisco Fernandes (viola) e a coordenação artística de

José Flávio Martins.

Ao longo da sessão foram recordadas muitas canções do fado tradicional, bem como, algumas histórias associadas ao género musical.

Em representação da Junta de Freguesia marcou presença neste evento Fernando Monteiro, membro do executivo.

O Fado na União tem lugar uma vez por mês, com sessões que alternam entre Matosinhos e Leça da Palmeira

A próxima edição será anunciada em breve.

Promoção da Saúde Mental na Gravidez e Pós-Parto

A gravidez é um dos acontecimentos mais sensíveis e vulneráveis na vida da mulher e do homem, que gera profundas mudanças físicas e psíquicas preparando-as para a parentalidade. É por isso crucial dar suporte ao casal grávido e prestar atenção aos estados emocionais da mulher grávida.

A promoção da saúde mental implica que sejam desenvolvidos cuidados abrangentes, físicos, psíquicos e sociais, nos períodos pré e pós-natal.

A gravidez e os primeiros anos de vida

da criança constituem um período crítico para a saúde mental da Mãe e do seu bebé, marcando significativamente todo o desenvolvimento futuro.

Temas abordar nas sessões de grupo de grávidas:

- Alterações emocionais na gravidez

- Vínculo Mãe-Bebé “ o coração vê o bebé primeiro que o olhar”

- Relacionamento conjugal

- Família e rede de apoio

- Depressão Pós-parto e baby blues

- Regresso ao trabalho

Temas abordar nas sessões de Depressão Pós-Parto:

- Relacionamento com Bebé

- Autocuidado

- Rede de apoio

- Mudanças no relacionamento conjugal

- Gestão do stress

Todas as quartas-feiras na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira

Inscrições: vivencias.seniores@jf-matosinhoslecapalmeira.pt

16 UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MATOSINHOS E LEÇA DE PALMEIRA - Maio 2024

Meio Século de

Liberdade:

São Mamede de Infesta e Senhora da Hora Celebra os 50 Anos do 25 de Abril

é Ser Feliz

O Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora brilhou com inspiração e conhecimento durante a palestra “Sucesso é Ser Feliz”, conduzida pelo renomado orador Fernando Albuquerque.

Fernando Albuquerque, um verdadeiro mestre em expansão da consciência, mentor, consultor de desenvolvimento pessoal e empresarial, orador motivacional e networker certificado, encantou a plateia com suas palavras poderosas. Ele, lembrou-nos de uma verdade fundamental: somos todos únicos, e descobrir o nosso propósito é o nosso maior poder.

Com uma plateia lotada, o evento contou

As Comemorações do 50o Aniversário do 25 de Abril celebram um marco histórico que mudou para sempre o rumo de Portugal. A Revolução dos Cravos, ocorrida em 1974, foi um levante pacífico que pôs fim a décadas de ditadura e instaurou a democracia no país, marcando o início de uma nova era de liberdade e progresso.

Este ano, as comemorações estão centradas nos 50 anos desde esse evento emblemático, e a Câmara Municipal de Matosinhos está na vanguarda das celebrações.

As festividades já tiveram início na União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, onde o hastear das bandeiras nas duas Juntas foi o prelúdio para uma série de eventos significativos.

No hastear das bandeiras, marcaram presença figuras proeminentes da União das Freguesias de São Mamede de Infesta, incluindo o Presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Campos, e o Presidente da União das Freguesias, Leonardo Fernandes,

juntamente com todo o seu Executivo. O evento contou também com a presença de líderes de bancada e outros membros da Assembleia de Freguesia, demonstrando o apoio e a união nesta importante ocasião de celebração e reflexão sobre os valores democráticos conquistados há 50 anos.

Com a colaboração dos elementos da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta e o lançamento de pombos pela Sociedade Columbofilia de Infesta, a comunidade uniu-se para honrar esta data histórica.

Agora, as comemorações seguem em pleno vigor na Câmara Municipal de Matosinhos, com uma extensa programação que inclui exposições, palestras, espetáculos culturais e muito mais. É uma oportunidade para relembrar e celebrar os ideais de liberdade, democracia e igualdade que foram conquistados há meio século e que continuam a inspirar gerações.

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA

Na passada segunda-feira, dia 22 de abril de 2024, o Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora foi palco da Sessão Ordinária da Assembleia da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora. Entre os diversos assuntos em discussão, destacam-se as aprovações dos seguintes pontos:

Apreciação e Votação do Relatório de Atividades de 2023

Abstenções: 6 (4 do PSD, 1 do CDS, 1 da IL)

Votos a favor: 15 (10 PS, 2 da CDU, 2 Bloco de Esquerda, 1 SIM)

Decisão: Aprovado por maioria

Apreciação e Votação do Relatório de Gestão e Contas 2023

Abstenções: 6 (4 do PSD, 1 do CDS, 1 da IL)

Votos a favor: 15 (10 PS, 2 da CDU, 2 Bloco de Esquerda, 1 SIM)

Decisão: Aprovado por maioria

com a honrosa presença do Presidente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Prof. Leonardo Fernandes, do Secretário Vitor Fitas Preto e dos Vogais Luísa Miguel, Luísa Barbosa e Francisco Guimarães. A presença destes, enriqueceu ainda mais a discussão sobre sucesso, felicidade e eficácia no pensamento. A palestra foi um verdadeiro marco na comunidade, incentivando todos a alcançarem o sucesso e a felicidade através da disciplina do pensamento. Obrigado a todos que compareceram e contribuíram para este evento incrível!

(In)formação sobre técnicas

de

imobilização

de crianças,jovens e adultos com deficiência em situação de crise

No âmbito do Plano de Ação da Comissão SocialdeFreguesiadeSãoMamededeInfesta,no passado mês de abril, decorreu na ASSUS, uma Ação de Formação constituída por 3 sessões de (in)formação sobre estratégias/técnicas de imobilização de crianças, jovens e adultos com deficiência em situação de crise, dirigidas a profissionais da Criança Diferente, Rumo à Vida eAPPACDMdeSãoMamededeInfesta.

Esta Ação de Formação contou com o apadrinhamento do Sensei de Karate, Vítor Magalhães, do Clube Karate Shotokan de Matosinhos que, ao longo de três manhãs, dinamizou esta ação junto de profissionais, gratuitamente, com o intuito de os dotar de técnicas que garantam a sua segurança e bemestar,nodesempenhodassuasfunções.

Apreciação da Proposta da 1a revisão ao Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos de 2024

Abstenções: 6 (4 do PSD, 1 do CDS, 1 da IL)

Votos a favor: 15 (10 PS, 2 da CDU, 2 Bloco de Esquerda, 1 SIM)

Decisão: Aprovado por maioria

Apreciação e Votação do Mapa de Pessoal para 2024

Decisão: Aprovado por unanimidade

Apreciação e Votação da Proposta de Alteração ao Regulamento das Férias

Desportivas da UFSMISH

Decisão: Aprovado por unanimidade

Estas decisões refletem o compromisso e a colaboração entre os membros da Assembleia, visando oprogresso e bem-estar da nossa comunidade.

Agradecemos a participação e contribuição de todos os envolvidos. Juntos, continuaremos a construir um futuro melhor para São Mamede de Infesta e Senhora da Hora!

Maio 2024 - UFSMISH 17
Sucesso

“BEYRA RESERVA QUARTZ 2022

Dias longos, solarengos e quentes, procurar vinhos mais frescos e leves, é tão natural que o fazemos quase de uma forma inconsciente, é um reflexo. Então caros leitores do NM, estamos a sugerir-lhes um vinho que nos transmite isso tudo: frescura, leveza, elegância e acima de tudo prazer. O BEYRA Reserva Quatz 2022 proporciona-nos isso tudo. Produzido por Rui Roboredo Madeira, um apaixonado pela vinha e pelo vinho, que segundo o mesmo: “Foi numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, e em família que nasceu a minha paixão pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter.(...)“ Com o projecto Beyra fomos pioneiros no conceito de Vinhos de Altitude. Na Vermiosa, por entre as vinhas mais altas de Portugal, regressei às origens, na mesma adega onde fiz a minha primeira vindima.”. Estamos na presença de um belíssimo vinho, muito fresco e vivo. Fruto de um blend de castas relativamente pouco conhecidas, a Fonte Cal, Síria e também Verdelho e Gouveio. Plantadas em solos exclusivamente graníticos com muitos filões de Quartz, (daí o a menção a Quartz no rótulo) e ainda tal como o nome sugere, é oriundo da Beira Interior. Estas castas por se darem bem neste tipo de solo, tem também a particularidade de se tratar de vinhas/cepas com cerca de 40 anos (nas castas brancas é considerado vinhas velhas a partir dos 30 anos) e que se adaptaram a climas rústicos e de altitude. Não é por acaso que estamos na presença de um vinho extremamente fresco. Para quem gostar de vinhos pouco aromáticos e com notas mais ácidas e minerais (o grande foco de discussão e alguma discórdia entre os enólogas atualmente), tem aqui um belo exemplar.

Notas de Prova: De cor esverdeada, a fazer lembrar casca de maçã e límpido. No aroma notam-se algumas notas cítricas e também a maçã verde. No palato, revela-se fresco e até crocante e com ligeira tosta. Final de boca muito agradável, a sugerir que a garrafa nunca acabe. Pois a sensação de frescura e é convidativa. Ideal para acompanhar pratos leves, à base de peixe, saladas ou umas tapas. Mas também como aperitivo, experimentem e verão.

BEYRA RESERVA QUARTZ 2022

Região: Beira Interior DOC

Castas: Fonte Cal, Síria, Verdelho e Gouveio

Estágio: 5 meses em cubas de aço inox

Teor Alcoólico: 13%

P.V.P: 9,50€ (aprox)

Enólogo: Rui Roboredo Madeira (www.ruimadeira.pt)

4. a Edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”

A 4. .a edição do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa» volta a desafiar os milhares de alunos da rede do Camões, I.P. que frequentam cursos de português por todo o mundo (rede de Ensino Português no Estrangeiro, leitorados, universidades e Centros de Língua Portuguesa) a escrever um conto inédito em língua portuguesa.

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril e os 500 anos de Camões, esta edição do concurso será subordinada ao tema “Liberdade e Cidadania” e conta como madrinha a autora Sara de Almeida Leite.

Os contos vencedores serão anunciados nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio de 2024, e publicados, juntamente com as menções honrosas, na página oficial de Ensino Português no Estrangeiro e no portal institucional do Camões I.P., onde neste momento é possível encontrar as distinções da 3 .aedição.

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 5 DE MAIO

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio, celebra o português como a quarta língua mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de falantes. É oficial em nove países e uma das línguas oficiais de Macau. Na União Europeia, é a terceira língua mais falada, com cerca de 3% da população a falar português.

AGENDA DE MAIO

18 LAZER - Maio 2024
ANUNCIE AQUI (+351) 229 999 310* *chamada fixa nacional

Horóscopo para Maio

O ciclo de Marte é excelente para praticar esportes. Portanto, é um ótimo momento para descarregar o excesso de energia em atividades físicas. Além disso, também é uma maneira eficaz de evitar arroubos de agressividade.

Atividade profissional intensa e social estimulante. Desafios de valores podem impulsionar mudanças. Marte traz coragem; exponha-se, valerá a pena.

Aterre sua energia criativa enfrentando desafios externos com atenção aos detalhes e organização. Explore sua jornada interna para acessar a calma. Novas oportunidades em parcerias e investimentos surgem com consistência e perseverança.

Seu signo recebe Júpiter e um Eclipse Lunar, trazendo energia e renovação. Abertura de novos caminhos, segurança financeira e potencialização. Confie no seu poder para alcançar abundância. Virginianos encontram equidade e crescimento. Apoio e otimismo facilitam aprendizado. Limpeza de questões passadas em relacionamentos e recursos.

Celebre as conquistas após desafios. Ilumine sonhos com criatividade e prazer. Busque alegria e novas conexões, sem esquecer do amor e da leveza. Prospere em todos os sentidos.

Concentre-se no mundo oculto e espiritual. Sua imaginação manifesta esses reinos secretos. Ilumine limitações e padrões antigos, dando espaço à criação. Receba a energia do Sol em seu signo, iniciando um ciclo afortunado.

Gémeos Balança

Concentre-se em organizar finanças e buscar alegria. Explore a transformação interior para liberar o passado. Escolha bem-estar e realização, permitindo o novo emergir.

Aquário

Reflexione sobre o que te sustenta e te realiza. Use seu talento para repensar objetivos e priorizar o que é realmente importante. Equilibre vida pessoal e profissional, aproveitando para se aproximar das pessoas e apreciar momentos alegres todos os dias.

Sopa de Letras - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Por Paulo Freixinho

Angola

Brasil

Cabo Verde

Celebração

Comunicação

CPLP

Cultura

Educação

Estratégia

Falantes

Guiné-Bissau

Guiné-Equatorial

Identidade

Idioma

Lusofonia

Macau

Moçambique

Portugal

Português

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

UNESCO

Renove seus objetivos com vigor e ambição. Cultive sua autoestima e explore novos horizontes com paixão. Compartilhe essa jornada com pessoas afins para um senso de pertencimento ao coletivo.

Caranguejo Escorpião

O Eclipse Lunar em seu signo traz energias para mudanças positivas em relacionamentos e compromissos. Explore habilidades criativas e desenvolva-se. Liberte-se para uma alegria e expressão pessoal sem limites.

Peixes

Para os piscianos, este mês traz incerteza e ambiguidade, combinando amor, intuição e raciocínio. A mente está ativa, explorando diferentes campos de conhecimento. A criatividade facilita a adaptação a situações diversas, apesar das dúvidas e contradições.

Sopa de Letras - Dia Mundial Guiné-Equatorial Identidade Lusofonia Moçambique Português omé e imor-Leste UNESCO G I S Ê U G U T R O P E E E U E G A N O F O S U L T P D I O M A E Z V V R S P I N U V X Z S U C P X E G C C É C A L E J Q A O L E U E N E A E C D B R A S L Í Q Ç B L A L B O T R T N E R U Ã I D M M V U U R É B P A O R B A E G T A B R E T X Z R T G Ç R A L T A É O C S E N U O D L U É S Ç M R V E Z E X M E O C G S Ã O R L R D G X G G H A O T A G R B V S S N R A U H O L C O M U N C A Ç Ã O B Ã H Z S S X B F A L A N T E S Maio 2024 - LAZER 19 21/03-20/04 23/07-22/08 22/11-21/12 21/04-20/05 28/08-22/09 22/12-20/01 21/05-20/06 23/09-22/10 21/01-18/02 21/06-22/07 23/10-21/11 19/02-20/03 9 1 6 1 9 7 2 6 7 #67298 Difficulty: moderate 1 5 8 9 4 7 7 5 6 #51008 Difficulty: moderate 5 2 7 1 8 9 6 5 9 3 5 6 7 8 7 3 3 2 4 9 3 6 1 #169203 Difficulty: moderate 3 2 4 3 9 8 4 2 7 4 6 1 1 4 9 4 8 2 5 3 6 7 5 #48021 Difficulty: moderate 1 3 3 7 8 2 5 6 7 4 6 8 2 3 4 5 5 1 7 8 4 6 8 4 9 1 #71589 Difficulty: moderate 5 2 4 2 1 9 6 2 7 9 1 1 8 3 6 3 8 7 1 9 2 4 8 3 #87828 Difficulty: moderate Get new sudokus at https://sudoku.cba.si/
G I S Ê U G U T R O P E E E U E G A I N O F O S U L T P I D I O M A E Z V V R S P I N U V X Z S U C P X E G C C É C A L E J Q A O L E U E N E A E C D I I B R A S I L Í Q Ç B L A L B O T R T N E R U Ã I I D M M V U U R É B P A O R B I I A E G T A B R E T X Z R T G Ç R A L T I A É O C S E N U O D L U É S Ç M R V E Z E X M E O C G S Ã O I R L R D G X G G H I A O T A G R B I V S S N R A U H O L C O M U N I C A Ç Ã O B Ã H Z S S X B F A L A N T E S
Jogos
Carneiro Leão Sagitário Touro Virgem Capricórnio
7 6 3 4 1 #169203 Difficulty: moderate 4 #48021 1 3 3 7 8 2 5 6 7 4 6 8 2 3 4 5 5 1 7 8 4 6 8 4 9 1 #71589 Difficulty: moderate 5 2 #87828 Get new sudokus at https://sudoku.cba.si/ 5 5 5 5 5 5 7 7 7 7 7 7 1 1 1 1 1 1 4 4 4 4 4 9 9 9 6 9 9 9 3 6 6 6 6 6 9 2 2 2 2 2 2 2 8 8 8 8 8 3 3 3 3 3 9
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.