2 minute read

Semana do Cinema Escolar

Galas Minicurtas e Cinescolas e Festival 7/1 envolveram alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário das escolas de Matosinhos

O Salão Nobre da Câmara de Matosinhos recebeu na noite de dia 14 de junho, mais uma Gala Minicurtas, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de promover a literacia fílmica e a cultura cinematográfica junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Advertisement

O vereador da Educação da Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, marcou presença neste evento de apresentação dos trabalhos, o culminar de um ano letivo em que os alunos frequentaram as atividades de enriquecimento curricular nas Oficinas de Teatro e Cinema, mais especificamente na oficina de Curtas-Metragens.

Este projeto envolveu ativamente alunos e professores das escolas e dos agrupamentos de escola, desde a conceção das minicurtas às várias fases de seleção para participarem nesta Gala.

Os vencedores das categorias nomeadas nesta segunda edição foram:

- Melhor Filme - Mini-Curta “Entre o Céu e o Inferno”, da Turma 4.º A da EB Augusto Gomes, do AE Matosinhos – Prof.ª Mariana Woritóvicz;

- Melhor Argumento - Mini-Curta “Como Tudo Muda”, da Turma 4.º B da EB Agudela, do AE Dr. José Domingues dos Santos –Prof.ª Cristiana Sousa;

- Melhor Storyboard – Mini-Curta “O Planeta Amigo” da Turma A da EB Ribeiras, do AE Perafita – Prof.ª Ana Teresa Pereira. Refira-se que os projetos de cinema nas escolas de Matosinhos ao longo do ano letivo 2022/2023 se estenderam aos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, bem como ao ensino secundário.

Neste âmbito, decorreu, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a Gala Cinescolas, um projeto cinematográfico com uma década de existência que envolveu nove agrupamentos de escolas do 2.º e 3.º ciclo do concelho de Matosinhos. Foram mais de 100 alunos envolvidos no projeto neste ano letivo que culmina com a Gala onde serão visualizadas pela primeira vez as suas curtas-metragens.

Por fim, e também no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, realizou-se, 16 de junho, também pelas 21h, o Festival 7/1, o corolário de um ano letivo de trabalho na área do cinema nas escolas secundárias de Matosinhos.

Cerca de 100 alunos participaram enquanto criadores de uma curta-metragem e de um documentário. Temas como a sexualidade, a saúde mental ou como utilizar o tempo de lazer, relações e oportunidades de mudança de vida, foram o mote para a criação de um argumento e respetiva curta-metragem, ficcionadas.

Colégio Efanor de Matosinhos em 2º lugar no ranking nacional

As escolas públicas desceram no ranking das melhores médias nos exames

A primeira escola pública – a Secundária de Vouzela – aparece no ranking em 39º lugar, numa lista de 496 estabelecimentos. Tem uma uma média de 13,37 valores.

Este ano aparece em 1.º lugar da tabela geral o Grande Colégio Universal, na cidade do Porto, com uma média nacional de 16,16 valores.

Este estabelecimento destronou o Colégio

Efanor de Matosinhos (16,2), que neste ranking de 2022 aparece em 2º lugar. De referir que o Colégio Novo da Maia (15,05) está em 10º lugar nas escolas com melhores médias.