1 minute read

Programa “Ativa’mente”

(CAMP) como resposta centralizada para a emissão de atestados de Carta de Condução (grupo 1 e 2) e também de caçador, licença para uso e porte de arma e de desportista náutico, a ser assegurado por Médicos Especialistas e Internos de 3º e 4º ano de MGF do ACES.

Tal serviço é voluntario, por escala semanal com blocos mínimos de três horas por semana e pago por acto (+/- 42 €/hora), e arrancará em junho.

Advertisement

Estão assim de parabéns os responsáveis da ULSM, que possibilitam aos Médicos de Família da instituição dedicarem-se à sua actividade clínica e à tarefa primordial de prevenção da doença e promoção da saúde.

Programa de Saúde Mental de Matosinhos em destaque na plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Matosinhos tem 34 projetos e 116 boas práticas referenciadas na plataforma municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas foi com o programa Ativa’mente que esta semana assumiu um papel de destaque.

Trata-se de um programa de promoção da saúde mental, iniciado em 2022, que se dirige a toda a comunidade e que visa uma comunicação integrada e apelativa em torno da saúde mental. O Ativa’mente tem uma especial contribuição para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde de qualidade”. Tendo simbolicamente ficado registo na plataforma como a boa prática nº 1000 inserida por um município português, este programa envolveu mais de 1600 pessoas, e contabilizou, no total, 700 000 interações redes sociais.

Matosinhos é, desde 2022, um dos cerca de cem municípios portugueses que já aderiram à OSDLocal, uma plataforma que assenta na mobilização de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos ODS propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. A Plataforma ODSlocal, visa criar um movimento nacional a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade para as temáticas visadas em cada um dos 17 objetivos.