O Setubalense - o seu diário da região nº 953 de 04 de Novembro de 2022

Page 1

Criação das NUT para Setúbal está em marcha

Conselho de Ministros aprovou proposta de lei para Assembleia da República alterar mapa das NUT. Ministra foi questionada por deputados da região p2

Abstenção do PSD abre a porta a IMI nos 0,40% em Setúbal no próximo ano Liga 3

Vitória FC joga amanhã com a Académica p14

Debate sobre a taxa de imposto está ao rubro. Conferências de imprensa hoje p4

MONTIJO PSD e CDU travam proposta mal formulada para maior Carnaval de sempre p6

ALCOCHETE Município apoia quatro colectividades em quase 50 mil euros p12

MONTIJO Redução do IMI deixa taxa perto do mínimo p7

ALCOCHETE Miguel Gameiro este sábado no Fórum Cultural p13

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2022 PREÇO 0,80€ | N.º 953 | ANO V | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com 1392 PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RAFAEL LIMA

A SUBMETER À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Governo aprova proposta de lei para a criação de NUTS na Península de Setúbal

OPINIÃO

Estabilidade, confiança e compromisso

AEuropa e o mundo estão atravessam momentos de incerteza, espoletados pela invasão da Ucrânia por parte da Federação Russa e do regime imperialista de Vladimir Putin.

Esta é a principal fonte de instabilidade nas nossas vidas, mas também nos mercados, introduzindo uma nota pessimista nas perspetivas económicas mundiais.

A redução do fornecimento de gás à Europa causou uma crise energética que teve como consequência o aumento drástico do seu preço, o que introduz custos acrescidos em diversos setores de produção que, somados aos constrangimentos ainda existentes (e em parte motivados pela pandemia de COVID-19) nas cadeias de abastecimento, trouxeram o Mundo, a Europa e Portugal para um cenário de inflação ímpar nas últimas décadas.

O consequente aumento das taxas de juro, causando um impacto significativo nos custos de financiamento, e o possível cenário de abrandamento da atividade económica, aumentam de forma significativa o risco de degradação da situação social em todos os países europeus.

Tendo este cenário em consideração, e fazendo face aos desafios que também o nosso país enfrenta, o Governo do Partido Socialista apresenta uma proposta de Orçamento do Estado para 2023 que reforça a estabilidade, a confiança e o compromisso.

Reduzindo a divida pública e melhorando do saldo orçamental, retirando Portugal do terceiro lugar isolado das maiores dívidas públicas por percentagem do PIB da Zona Euro.

Promovendo o investimento privado, apoiando as empresas afetadas pela inflação e garantindo-lhes uma

fiscalidade mais justa, reforçando o investimento público, com especial enfoque em áreas fundamentais para o nosso futuro, com é o caso da transição climática.

Reforçando os rendimentos das famílias, procurando mitigar os efeitos da perda de poder de compra que resulta da alta inflação, garantindo a valorização dos rendimentos do trabalho, o reforço das pensões e prestações sociais, o apoio aos jovens e famílias com crianças e a contenção dos preços da energia.

Exemplo desse reforço é a atualização do salário mínimo para 760€ mensais, mantendo a sua trajetória de valorização, o acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade e o acordo para aumento de rendimentos na função pública, garantindo ambos uma valorização salarial média de 5,1%.

Aos mecanismos previstos neste orçamento somam-se os apoios já concedidos anteriormente, que perfazem um total de 4 mil milhões de euros, 1,8% do PIB português, que confirmam uma abordagem bem distinta da que que foi seguida pela Direita quando governou durante a anterior crise, marcada pelo empobrecimento das famílias.

O caminho que temos pela frente é marcado por incertezas, perigos e pela óbvia possibilidade de ainda não termos ultrapassado o pior desta crise.

Os portugueses sabem, contudo, que ao leme do País está um Governo empenhado em ajudá-los a superar as dificuldades e em recuperar o caminho de melhoria geral da sua condição de vida seguido desde 2015, ano em que o Partido Socialista formou Governo.

Proposta foi aprovada ontem em Conselho de Ministros. Ministra fala em medidas para compensar a região, até à alteração do mapa das NUT

Margarida Rodrigues

Francisco Alves Rito

O Governo aprovou ontem, em sede de Conselho de Ministros, a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que altera o regime jurídico das autarquias locais, aprofundando o regime das áreas metropolitanas e das comunidades intermunicipais (CIM), no âmbito do processo de revisão das NUT [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] em curso.

A proposta do Governo para a Península de Setúbal é para que seja criada primeiro uma NUT III e que, após os resultados estatísticos que

essa nova unidade vai permitir apurar, seja fundamentada a criação de uma NUT II.

A constituição da NUTS II permitirá autonomizar a Península de Setúbal – que tem estado integrada na NUT II Área Metropolitana de Lisboa – no acesso aos fundos europeus e, desse modo, deixar de estar fortemente penalizada na captação de financiamento comunitário.

Horas depois de o Conselho de Ministro ter aprovado esta proposta de lei, a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, foi questionada na Assembleia da República sobre o tema.

A deputada Eurídice Pereira (PS), eleita por Setúbal colocou três perguntas: Se “a decisão do Conselho de Ministros de criação da NUT III vai no sentido de instruir, concretizar, o processo da Península de Setúbal ter simultaneamente uma NUT II e NUT III?”, “o que disse o Eurostat?”, e “Quais são as etapas que se seguem para decisão definitiva da Comissão Europeia?”.

A ministra respondeu claramente à primeira pergunta, dizendo que a Península de Setúbal pode vir a ter também uma NUT II.

“Se a proposta de lei que vier à As-

sembleia da República for aprovada, as NUT podem entrar em vigor em 2023”, disse Ana Abrunhosa, ressalvando, no entanto, que, no caso da NUT II, os seus efeitos no acesso aos fundos comunitários só se iniciarão em 2027, no próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), denominado Portugal 2030.

A governante explicou ainda que cabe ao Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, a “decisão de aprovar as NUT II e III”.

“A proposta [de lei], se for aprovada pela Assembleia da República, será remetida ao Eurostat que terá a última palavra”, afirmou a ministra da Coesão Territorial.

Ana Abrunhosa destacou que o Governo já está entretanto a procurar compensar a região de Setúbal.

“No apoio às empresas, a taxa de apoio pode ser mais elevada e o que fizemos foi concentrarmos as taxas mais elevadas na Península de Setúbal. O que fizemos já neste quadro de apoio. E podemos ter avisos dedicados à Península de Setúbal, para projectos empresariais e projectos públicos”, disse.

À hora de fecho desta edição o debate no Parlamento ainda decorria.

Abertura 2 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
Deputado do PS
DR
Deputada Eurídice Pereira pediu à ministra para explicar decisão do Governo

IPS adere à Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é agora membro da Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono (PCBC), uma estrutura que pretende contribuir para a descarbonização do sector da mobilidade de uma forma

AUTOEUROPA

sustentável e acessível. Com a adesão do IPS, a PCBC passa a reunir 11 organizações que operam na cadeia de valor dos combustíveis e da mobilidade, desde a matériaprima à produção do combustível, passando pelo seu fornecimento e distribuição. Enquanto membro da

plataforma, o IPS comprometeuse a dar o seu contributo para uma transformação energética duradoura e inclusiva, ao oferecer a sua experiência no que diz respeito às tecnologias de baixo teor de carbono em apoio à ambição climática da União Europeia.

MOITA

Nova agência da Caixa Agrícola como motor do desenvolvimento sustentável

região, a qual perdura há mais de 100 anos, contribuindo para o “desenvolvimento sustentável dos 8 concelhos que constituem a área social da Caixa Agrícola”.

A Caixa Agrícola de Entre Tejo e Sado inaugurou a sua nova Agência da Moita, na praça da República, junto à Câmara Municipal da Moita. A sua imagem e o espaço foram renovados, tendo como objectivo proporcionar condições de atendimento “ajustadas à nova realidade do negócio bancário” e de “melhoria contínua da experiência do cliente do Crédito Agrícola”.

A cerimónia foi aberta por Júlio Pires, dando conta que o investimento de modernização da Agência representa um firme compromisso do Crédito Agrícola em continuar a servir a comunidade da Moita, ambicionando que a Caixa Agrícola seja reconhecida como um “motor do desenvolvimento sustentável da região de Entre Tejo e Sado”.

Na inauguração, que ocorreu no passado dia 28 de Outubro de 2022, estiveram presentes os presidentes dos Órgãos Sociais da Caixa Agrícola, nomeadamente, António Maduro, presidente da Mesa da Assembleia Geral, Maria Amélia Antunes, presidente do Conselho Fiscal, e Pedro Cortegaça Costa, presidente do Conselho Consultivo.

Descerrada a placa de inauguração da Agência, António Maduro destacou a presença do Crédito Agrícola na

Carlos Albino, Presidente da Câmara Municipal da Moita, deu conta dos investimentos em equipamentos públicos que estão em curso e projectados no concelho, garantindo que os mesmos contribuirão para melhorar a “qualidade de vida dos moitenses e aumentar a atractividade do concelho”.

Também Maria Amélia Antunes, presidente do Conselho Fiscal, valorizou a natureza “cooperativa e mutualista” da Caixa Agrícola, afirmando que a mesma tem contribuído para o “progresso das famílias e empresas locais”.

Já Pedro Cortegaça Costa louvou a iniciativa de modernização da agência, congratulando-se pelo seu longo envolvimento na missão do Crédito Agrícola de contribuir para o “progresso das comunidades locais”.

A cerimónia contou ainda com a presença de Sara Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, respectivamente, bem como do presidente da Junta de Freguesia da Moita e de representantes das juntas de freguesia locais.

A Caixa Agrícola fez-se representar pelo seu Conselho de Administração, pelo representante do concelho da Moita no Conselho Consultivo, António Lopes Mouro, por vários Coordenadores de Área e pelos Colaboradores da Agência, Fernando Pires e Cristina Ribeiro, enquanto a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo fez-se representar por Nuno Abrunhosa de Brito.

Organizações

de trabalhadores consideram prémio inaceitável e pedem aumentos salariais

A Comissão Sindical do SITE-Sul reuniu com a Comissão de trabalhadores e outras organizações de trabalhadores da VW Autoeuropa para discutir o que fazer após a decisão unilateral da administração do pagamento de um prémio de 400 euros, que é considerado “inaceitável”, ao invés de realizar um aumento extraordinário dos salários.

Em nota de Imprensa o sindicato afirma que administração da VW Autoeuropa tem “todas as condições” para efectuar um aumento extraordinário dos salários ainda em 2022 e rever o aumen-

to salarial acordado de 2% para o ano de 2023, com o mínimo de 30 euros.

A Comissão Sindical do SITE-Sul aponta o dedo à empresa, afirmando que a empresa se prepara para “atingir resultados históricos com uma produção de cerca de 240.000 carros”, que resulta do “esforço e empenho dos trabalhadores”, sem esquecer o “forte contributo” que os mesmos deram para os lucros alcançados pelo Grupo VW nos primeiros nove meses do ano.

O sindicato informou que transmitiu à comissão de trabalhadores a sua dis-

ponibilidade para convergir na acção, nomeadamente na “discussão e convocação de formas de luta decididas pelos trabalhadores a encetar”, isto caso a administração mantenha a sua “intransigência e posição de desrespeito pelos trabalhadores”. Também transmitiram que os plenários agendados para os dias 8 e 9 de Novembro devem servir para ouvir os trabalhadores e com eles discutir e decidir medidas a tomar para que se atinjam os seus anseios, concretamente o “aumento extraordinário do salário de forma a recuperar o poder de compra perdido”.

EDITAL

ANA RITA DA COSTA PINHEIRO DE CARVALHO, VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL, DO CONCELHO DE SETÚBAL: ------FAZ PÚBLICO QUE, Através do requerimento n.º 8276/22 de 27 de setembro foi apresentado pedido de alteração às especificações do alvará de loteamento municipal “Praça de Portugal”, ao abrigo do disposto no art.º 27º do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação (adiante RJUE) aprovado pelo Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de Dezembro, na redação em vigor.-----------------------------------------------------------

---As alterações em causa incidem sobre os lotes n.º 38, 39 e 40 e consistem no abaixo designado:--

---a) Anexação dos lotes n.º 38, 39 e 40 num lote único com a mesma área de implantação e delimitação reconfigurada;----------------------------------------------------------------------

---b) Alteração da utilização prevista de edifício de habitação multifamiliar, com comércio/ serviços no piso térreo, para um edifício destinado a comércio/serviços na totalidade;-----

---c) Alteração do n.º de pisos mediante introdução de duas caves para estacionamento, mantendo inalterados a Superfície Total de Pavimento (STP), área do lote e n.º de pisos;--

---d) Alteração das áreas afetas a espaços verdes e capitação de estacionamento, adaptando os mesmos à proposta.-----------------------------------------------------------------

---A presente proposta irá originar alterações às obras de urbanização, em particular no que respeita à remodelação doa arruamentos viários e pedonais, acessos viários e estacionamento, bem como os espaços verdes e integração paisagística.----------------------Em tudo o omisso no alvará de loteamento aplica-se o disposto no Plano Diretor Municipal em vigor (PDM), face ao qual o prédio se insere em Espaço Urbano, área consolidada-malha habitacional de edifícios agrupados, ao qual é aplicável o disposto nos art.º 67º e seguintes do respetivo regulamento.---------------------------------------------------Analisada liminarmente a pretensão verifica-se que, a nível urbanístico, a proposta respeita as normas estabelecidas.-------------------------------------------------------------------Para efeitos do disposto no n.º 3 do art.º 27º do RJUE e art.º 27º do Regulamento da Edificação e da Urbanização do Município de Setúbal em vigor (REUMS), dispõem os titulares dos demais lotes constantes do alvará, de um prazo de 10 dias para manifestar oposição escrita, caso assim o entendam.-------------------------------------------------------------------

---Para constar é publicado o presente edital num jornal de âmbito local, no local da operação urbanística, na página eletrónica do Município e afixado edital de idêntico teor nos Paços do Município e na Junta de Freguesia de São Sebastião.-------------------------------

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 3
--------------------------------------------Rita Carvalho-------------------------------------------(No uso de competência delegada por despacho n.º 24/2022/GAP, de 15 de fevereiro) MUNICÍPIO DE SETÚBAL CÂMARA MUNICIPAL PUBLICIDADE
--------------A Vereadora do Urbanismo, Habitação, Mobilidade e Fiscalização,-----------
Novo espaço pretende proporcionar condições de atendimento “ajustadas à nova realidade do negócio bancário”
DR ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 212 384 894 ALCOCHETE 212 318 392 SESIMBRA 265 520 716 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO

Setúbal

COM EFEITO NO PRÓXIMO ANO

PSD viabiliza proposta da gestão CDU de manutenção do IMI nos 0,40%

AMBIENTE Projectos sustentáveis com candidaturas abertas até sexta-feira

Prémio CCEP Avançamos Setúbal vai distinguir associação com dez mil euros

O Partido Social Democrata (PSD) viabilizou a proposta da gestão CDU de manter a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,40%, em 2023, assim como a participação variável do IRS continuará nos 4%, ou seja, igual à que está em vigor, por considerar que a receita que resulta desta manutenção permite “acolher as medidas de apoio às famílias e empresas” de combate à crise.

Aprovada na reunião de quarta-feira, depois de perto de três horas de discussão, com os votos a favor da CDU, contra do Partido Socialista (PS) e abstenção do PSD, a proposta da maioria comunista anula a redução da taxa de IMI para 0,37% e o alívio da taxa variável do IRS para 3,70%, apresentados pelo PS e impostos pela oposição em Junho último.

“Isto que estamos a fazer é uma parceria positiva. Estamos a tentar ajudar os nossos co-cidadãos. Se formos a fazer contas, conseguimos reduzir o ano passado, entre a redução dos 0,44% para 0,40% e com o IMI Familiar, 2,5 milhões de euros. Com o percentual de IRS que devolvemos aos setubalenses, são mais 1,6 milhões de euros. Temos aqui cerca de 4 milhões de euros que devolvemos aos setubalenses”, justificou Paulo Calado (PSD).

Antes, a vereadora social-democrata Sónia Martins apresentou um conjunto de medidas de apoio às famílias e empresas, aprovado por unanimidade. “A estimativa é de cerca de 1,1 milhões de euros que vamos devolver. A proposta da CDU é à volta de um milhão de euros. Neste

PS diz não considerar "justo que também se penalize a classe média só porque é proprietária" de um imóvel

momento estamos a devolver cerca de 6,2 milhões aos setubalenses. É um percentual significativo do orçamento camarário”, acrescentou Paulo Calado.

Isto tendo em conta que também a maioria comunista levou a reunião de câmara uma proposta de “medidas extraordinárias de mitigação dos efeitos da crise económica e social para o ano 2023”, igualmente aprovada por unanimidade.

“Esta tomada de posição do PSD, em manter os impostos e em aprovar medidas de apoio às famílias e empresas, permite que uma maior franja da população seja abrangida, o que significa que haverá mais famílias beneficiadas”, garante a bancada social-democrata.

Na sessão camarária de 26 de Outubro, a CDU já havia assegurado que a referida manutenção é para “benefício” das populações “com orçamentos mais fragilizados”, uma vez que as reduções aprovadas em Junho último “correspondem a uma

devolução limitada de rendimento a famílias proprietárias de imóveis ou residentes no concelho”.

PS sugere obter financiamento “através dos parquímetros”

Por parte dos eleitos socialistas, o vereador Vitor Ferreira disse “não considerar justo que também se penalize a classe média só porque é proprietária [de um imóvel]", afirmando que o financiamento certo poderia ser obtido, por exemplo, “através das verbas dos parquímetros”.

“O PSD tem outdoors em rotundas que falam em redução do IMI para 0,37%. Espero que não assistamos daqui a alguns minutos ao PSD viabilizar um aumento do IMI porque, se isso acontecer, serei obrigado a pensar que, no futuro, corremos o risco do PSD chegar ao poder e ter outra vez aumento de impostos”, atirou, antes da aprovação da proposta.

Já Joel Marques (PS) voltou a afirmar tratar-se “de uma proposta de aumento face àquilo que [estava]

aprovado”, descrevendo que “nos últimos 20 anos a receita municipal anual de impostos e taxas subiu 18,1 milhões de euros”.

Carlos Rabaçal (CDU), por sua vez, garantiu que “nenhum munícipe do concelho vai pagar mais um cêntimo de IMI” e que “a argumentação que [o PS] utilizou é falaciosa”.

“Era muito importante que, mais do que criticar ou tecer considerações sobre propostas apresentadas, tivessem apresentado as suas propostas e as fundamentassem. Estão-se a esquecer que a crise não é só para os munícipes. Também atinge a Câmara. Há um crescimento brutal dos custos de ‘produção da empresa’ Câmara, exactamente como há nas empresas”, sublinhou.

As propostas aprovadas serão agora submetidas a votação na Assembleia Municipal de Setúbal, sendo que os temas voltam hoje a ser abordados em conferências de Imprensa, convocadas pelo PS (às 11 horas) e pelo PSD (15 horas), nas respectivas sedes.

Este ano ocorre a primeira edição do Prémio CCEP Avançamos Setúbal. Este concurso é uma iniciativa da Coca-Cola Europacific Partners Portugal, tendo como colaboradores o jornal O SETUBALENSE e a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS). As candidaturas para a primeira edição deste concurso estarão abertas até às 17h00 do próximo dia 11 de Novembro de 2022. O prémio da primeira edição deste concurso está nos dez mil euros. O objectivo deste prémio é apoiar projectos com impacto relevante no Distrito de Setúbal, tendo de estar alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que estão relacionados com água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, acção climática, proteger a vida marinha e proteger a vida terrestre.

Quem está apto para se candidatar para este concurso são as associações e organizações não governamentais que actuem na vertente ambiental, de melhoria da sustentabilidade e bem-estar da comunidade.

Anúncio do vencedor e entrega do prémio a 17 de Novembro O anúncio do vencedor, assim como a entrega do prémio de dez mil euros, irá ocorrer a 17 de Novembro de 2022, seis dias após o encerramento das candidaturas. A cerimónia de entrega está prevista acontecer na fábrica da CCEP, em Azeitão.

O regulamento da primeira edição do Prémio CCEP Avançamos Setúbal pode ser consultado em www.osetubalense.com/sociedade/2022/10/28/regulamento-da-1-a-edicao-do-premio-ccep-avancamos-setubal.

4 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
Maria Carolina Coelho
Vereadores social-democratas consideram que respectiva receita permite “acolher medidas de apoio às famílias e empresas”
RAFAEL LIMA

Exposição comemora cem anos da Casa Ermelinda Freitas

DEPOIS DE DOIS ANOS DE INTERREGNO

A exposição colectiva de pensadores e pintores “A Arte e o Néctar da Vida” vai ser inaugurada no dia 12 de Novembro, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, pelas 16 horas.

Os textos de oito pensadores acompanham os trabalhos de oito

pintores, numa mostra inserida na recuperação do património da Igreja de S. Sebastião e nas comemorações do centésimo aniversário da Casa Ermelinda Freitas.

A organização é da Câmara Municipal de Setúbal e a entrada na exposição é gratuita.

Profissionais do cinema juntam-se em encontro na cidade

Iniciativa decorre no domingo na Casa da Cultura. Inscrições estão abertas

até sexta-feira

Inês Antunes Malta

Depois de dois anos de interrupção motivados pela pandemia, a 50 Cuts Associação Cinematográfica volta a dinamizar o Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa municipal Set’Curtas.

Nesta que será a sua quarta edição, a decorrer no próximo domin-

go, pretende debater-se “o papel do guião e do guionista no actual contexto audiovisual português e a sua importância como parte integrante da produção cinematográfica, cruzar experiências e dificuldades, nomeadamente as que decorrem do não reconhecimento do seu trabalho por parte dos realizadores e produtores e da instabilidade da natureza do seu mercado de trabalho”, num olhar sobre a criação cinematográfica em Portugal.

De acordo com Diana Lima, da 50 Cuts Associação Cinematográfica, “temos até ao momento 20 participantes e vamos manter as inscrições prévias até 4 de Novembro, sexta-feira”.

A programação de dia 6 começa pelas 10h30 com a recepção aos par-

ticipantes no Café das Artes da Casa da Cultura, estando a sessão de abertura, que conta com a participação das entidades organizadoras, marcada para as 11h00, na Sala José Afonso do mesmo equipamento municipal. O primeiro painel, a ter início pelas 11h30, arranca com “O estado actual do guionismo no contexto audiovisual português”, com a cineasta portuguesa Rosa Coutinho Cabral. Às 11h55, a realizadora Matilde Calado partilha “O difícil trabalho do guionista: uma experiência pessoal”, e às 12h30 há momento de debate, com Teresa Neto, da Câmara Municipal de Setúbal, como moderadora.

Da parte da tarde, a inaugurar o painel dois, pelas 14h30, o jornalista e guionista Pedro Marta Santos traz

RECEITA SEMANAL DO LIDL Sopa de bacalhau ovos e espinafres

Ingredientes:

400g de bacalhau

demolhado congelado

1 cebola

3 dentes de alho

1 dl de azeite

1 folha de louro

200g de massa de cotovelo

ou outra a gosto

1 saco de espinafres

4 ovos

1 ramo de coentros picados sal

4 pax

Fácil/ Económico

Tempo: 50 minutos

Modo de preparação:

Deixe descongelar o bacalhau de preferência de um dia para o outro no frigorifico, depois passe o bacalhau por água fria e deite-o para um tacho. Junte água fria até o bacalhau ficar bem coberto leve ao lume ate levantar fervura.

Desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água. Depois escorra o bacalhau passe a água pelo coador limpe o bacalhau de peles e espinhas.

Descasque a cebola e os alhos, pique tudo deite para um tacho. Junte

o azeite, o louro e leve ao lume. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte 1,5 litros da água de cozer o bacalhau e deixe ferver, junte a massa, mexa e deixe ferver. Junte o bacalhau, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte os espi-

“O guião e o guionista enquanto parte integrante da produção cinematográfica” à Sala José Afonso.

Segue-se “Jovens guionistas. Que futuro?”, com o cineasta setubalense Pedro Augusto Almeida, às 14h55, e novamente um debate, com a mesma moderação, antes de, pelas 15h50, Diana Lima da 50 Cuts protagonizar a sessão de encerramento do encontro. Pelas 16h00, há transmissão de curtas-metragens “Best of Vila do Conde 2022”, a ter lugar no mesmo local.

Recorde-se que o programa municipal Set’Curtas tem como objectivo apoiar a criação e produção artística na área específica do cinema, bem como promover e divulgar a criação artística nacional.

nafres retifique o sal e deixe cozinhar mais 5 minutos.

Abra os ovos um a um e deite no tacho, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem cozidos a gosto. Polvilhe com coentros picados e sirva quente.

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 5
Chef Hernâni Ermida

VEREADORES DE PSD E CDU CRITICAM GESTÃO PS

'João Fantasia' e Joaquim Correia travam proposta mal formulada para maior Carnaval de sempre

Nuno Canta 'rebaptizou'

João Afonso. Apoio de 165 mil euros à Somos

Peixinho 'bate na trave'.

Corso nocturno é novidade

Pela primeira vez o Carnaval do Montijo prevê a realização de um corso nocturno, além dos dois habituais desfiles diurnos. Mas a realização do maior evento de sempre (em termos de cortejos) não está ainda garantida. A proposta de um apoio de 165 mil euros à Associação Somos Peixinho, para a organização das comemorações, acabou retirada, na reunião de câmara que decorreu na passada quarta-feira em Sarilhos Grandes, para ser reformulada e voltar a ser apreciada numa próxima sessão.

Em causa esteve o facto de na proposta não estar detalhada a orçamentação que sustentasse o valor do apoio financeiro, apesar de constar no documento que “todo o planeamento e supervisão da organização” do Carnaval era da responsabilidade da Câmara Municipal. A situação foi identificada pelo vereador social-democrata João Afonso – apelidado de “João Fantasia” por Nuno Canta, presidente da autarquia, durante a discussão do documento – e também pelo vereador Joaquim Correia, da CDU. Nuno Canta viria a admitir que a proposta podia “não estar bem escrita”, mas , vincou, estava “bem elaborada”. Ainda assim, optou por retirar o documento para ser reformulado e apresentado em reunião posterior. Para trás ficava uma discussão acalorada, com várias críticas de João Afonso à forma e ao conteúdo de como a gestão PS se posicionou em todo o processo. “Esta proposta tem situações impressionantes e escandalosas, que merecem um elevado grau de censura do PSD”, disse o social-democrata, que logo à partida condenou o aumento do apoio de 60 mil euros – valor atribuído na última

edição (em 2020) à mesma associação – para 165 mil euros.

“Numa crise social brutal, o senhor [presidente] vem dizer-nos que temos de pôr mais 105 mil euros no Carnaval. É uma questão de prioridades, que o PS tem invertidas. Mas também é escandaloso por esta associação não ter capacidade para gerir este dinheiro. A associação não tem contas aprovadas de 2019, 2020 e 2021. É inaceitável que entreguemos [165 mil euros] a uma associação que tem um orçamento anual de 4 mil euros – aprovaram as contas de 2016, 2017 e 2018 de uma única vez e o que têm de receita é 12 mil euros. Vamos jorrar para esta associação 165 mil euros. Isto não é criminal, é criminoso”, disparou, antes de criticar que

“a supervisão e coordenação” de todo o Carnaval pudesse estar vertida na proposta sob a responsabilidade da autarquia.

Além disso, o vereador do PSD apontou à falta de informação no documento. “Estamos a discutir uma proposta estratosférica, quando não sabemos quantos carros alegóricos e figurantes vão desfilar, quanto custa cada carro, cada figurante e músicos. Não sabemos nada, temos um valor global e agora aprova-se por fé. O desfile nocturno não pode encarecer de 60 mil para 165 mil euros [o evento]”, juntou, mais à frente no debate.

Nuno Canta defende opção política

Pouco antes, Nuno Canta já havia defendido que João Afonso analisou o documento de forma enviesada. “O vereador olhou para esta proposta e leu tudo ao contrário. Não há supervisão nenhuma da Câmara. Isso é para cumprir as normas de controlo interno”, justificou. E mais adiante, já depois do vereador Joaquim Correia ter insistido com a leitura dessa mesma formulação, presente em duas partes do documento, o socialista reforçou: “A atribuição de apoios financeiros cumprem uma regra, que é a norma de controlo interno. O que temos aqui não é o planeamento do

Carnaval, mas sim todo o enquadramento da norma. Era o que devíamos ter aqui, mas podemos até refazer a frase. Admito, porventura, que a formulação não esteja correcta”.

De permeio, o presidente da autarquia lembrou que no caso de a associação não ter as contas aprovadas ou ter dívidas à Segurança Social ou às Finanças não receberá qualquer apoio.

“Mesmo votando hoje [quarta-feira passada], se não tiver essas regras cumpridas, não recebe o dinheiro”.

E quanto ao volume do apoio, Nuno Canta foi peremptório: “O acréscimo [em relação à edição de 2020] é essencialmente relativo a toda a concepção artística dos carros e à iluminação para o corso nocturno. É um apoio elevado? É! É uma opção

política, queremos fazer o Carnaval maior e melhor. O vereador não gosta porque nós ficaremos mais bem-vistos pelo povo do Montijo.”

Ao mesmo tempo, Nuno Canta garantiu que a Câmara não irá desproteger ninguém com o apoio ao Carnaval. “Isso é fantasia do vereador. Aliás, o vereador até se devia chamar 'João Fantasia', porque cria na ideia das pessoas que estamos a gastar uma coisa e tiramos de outra”, atirou na direcção de João Afonso.

Já Joaquim Correia apontou à incongruência da proposta. “Todo o planeamento, pela proposta, é feito pela Câmara. Se assim é, o planeamento financeiro está incluído e a Câmara tem de saber quanto vai custar. Não é uma associação vir pedir o que lhe apetece. Não sei se este dinheiro está bem ou mal, porque não tenho justificação [na proposta]. O que temos aqui é 'passar um cheque em branco'”, observou. E, a terminar, deixou clara a posição da CDU: “Nós queremos o Carnaval no Montijo, mas também queremos saber quanto vai custar na totalidade, porque isto é uma parte e vai custar muito mais”.

A proposta acabou por ser retirada da discussão para ser reformulada e deverá ser submetida a votação na próxima reunião do executivo.

Montijo 6 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
Mário Rui Sobral
DR
O debate entre Nuno Canta e os vereadores da oposição foi acalorado, na reunião descentralizada que decorreu na AMUT
João Afonso diz ser criminoso atribuir 160 mil € ao Carnaval
Nuno Canta trocou Afonso por Fantasia, por o vereador
"passar ideias erradas"

Final do concurso 'Young DJ' realiza-se amanhã na 1.º de Dezembro

A Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo acolhe já amanhã, a partir das 21 horas, a final do “Young DJ Contest”. Os seis finalistas – dobro do número previsto, face à qualidade que os candidatos apresentaram diante do júri – vão mostrar predicados

CÂMARA ABDICA DE 700 MIL EUROS

na arte de “soltar” música até às 2 horas da madrugada.

Funkerwell, DJ Aldeano, C4stro, Naya, Forbidden e Kawix foram os DJ seleccionados pelo júri, composto por Tiago Gameiro (GAMIIX), João Casaleiro (Kiss Kiss Bang Bang) e Luís

Redução do IMI para 2023 deixa taxa a quatro centésimas do valor mínimo

PS e PSD votaram a favor de descida de 0,36% para 0,34%. CDU absteve-se

Mário Rui Sobral

No próximo ano, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no Montijo vai ficar a apenas quatro centésimas do valor mínimo. O executivo camarário decidiu, na última quarta-feira, reduzir de 0,36% para 0,34% a taxa para 2023, que agora só precisa de ser ratificada pela Assembleia Municipal para poder ser aplicada.

A proposta apresentada pela gestão camarária socialista, presidida por Nuno Canta, foi aprovada com os votos favoráveis de PS (três) e PSD (dois); a CDU optou pela abstenção (duas).

Com esta nova redução do imposto, o líder do executivo lembrou que deixa de entrar nos cofres da autarquia uma verba bem acima do meio milhão de euros. “Há um abaixamento significativo do IMI, no valor aproximado de 700 mil euros. Valor [esse] que fica do lado das famílias”, revelou Nuno Canta.

Apesar de o IMI, enquanto imposto directo, constituir-se como maior

a descer já no próximo ano no Montijo

fonte de receita do município, o presidente da Câmara garante que a redução gradual da taxa a aplicar é para continuar, a exemplo do que tem sido feito nos anos anteriores.

“Vamos trilhando este caminho anual ou bienal sempre que pudermos, sem colocar em causa o equilíbrio financeiro da Câmara”, disse o socialista, ao mesmo tempo que classificou a me-

JOÃO AFONSO CORROSIVO

Cerca de 500 pessoas participaram na tomada de posse dos órgãos sociais da distrital de Setúbal do PSD, que decorreu no passado sábado no pavilhão da corporação dos bombeiros montijenses. Luís Montenegro, presidente do partido, apadrinhou a cerimónia, que ficou marcada pela manifestação de apoio da estrutura distrital e do líder nacional dos social-democratas à (re)candidatura de João Afonso à presidência da

Câmara, em 2025. Mas também por três ausências: as dos três "deputados laranjas" eleitos pelo círculo de Setúbal à Assembleia da República.

A falta de comparência de Nuno Carvalho, Fernando Negrão e Fernanda Velez foi notada, mas não tirou, porém, o sono a João Afonso – nem mesmo depois de ouvir o apelo de união feito por Montenegro, que prometeu “fazer tudo” para que o partido conquiste, pela primeira vez, uma câ-

dida como “um apoio muito importante para as famílias”, sobretudo num 2023 “que se prevê especialmente financeiramente difícil para todos”.

Além da diminuição da taxa, a autarquia decidiu ainda manter para o próximo ano o IMI Familiar, que permite um encaixe para agregados familiares com um (20€), dois (40€) ou três ou mais dependentes (70€).

Carvalho (Noise Tribe). O três primeiros classificados ganham, respectivamente, prémios no valor de 400, 200 e 100 euros. O vencedor tem ainda direito a actuar na Semana da Juventude de 2023. As entradas são gratuitas.

BREVES

COMÉDIA

mara no distrito, numa clara alusão ao esperado triunfo do montijense nas próximas autárquicas.

Frontal e directo, João Afonso não se escusou a comentar as três ausências e fê-lo sem filtros. “Não fazem cá falta nenhuma. Não é segredo para ninguém. Já disse várias vezes e torno a dizer: não quero cá [no Montijo] os deputados parlamentares do PSD eleitos por Setúbal, porque só me fazem perder

A proposta aprovada pelo executivo camarário vai ser submetida a votação na Assembleia Municipal, que é composta por sete membros do PS, sete eleitos pela coligação PSD/CDS/Aliança, quatro da CDU, um do Chega, um do BE e um da IL, aos quais se juntam cinco presidentes de junta por inerência (quatro do PS e um da CDU).

votos e eu estou cá é para ganhar a Câmara do Montijo”, disparou, em declarações a O SETUBALENSE, para reforçar de seguida: “Esses deputados só me deixam ficar mal.”

A cerimónia de tomada de posse contou com intervenções de Mata Justo, João Afonso, Paulo Ribeiro e Luís Montenegro, após jantar confeccionado por alunos da Escola Profissional do Montijo, e permitiu ainda distinguir alguns militantes do partido.

“Boeing Boeing” é a comédia teatral, da companhia Yellow Star, que sobe amanhã ao palco do Cinema Teatro Joaquim d' Almeida, a partir das 21h30. Com hora e meia de duração, o espectáculo apresenta como intérpretes António Camelier, Teresa Guilherme, Marta Gil, Liliana Santos, António Machado e Carolina Puntel. O preço dos bilhetes varia entre os 20€ (plateia) e os 18€ (balcão).

DOMINGO Grupo de Música de Lisboa dá concerto

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa actua neste domingo, 6, no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida. Fundado na Primavera de 1970 pelo maestro Jorge Peixinho, o grupo leva ao público, a partir das 16h30, o concerto “Caminhos D' Orfeu” – nome que intitula o duplo CD lançado há cerca de uma década. A duração é de 60 minutos e as entradas são gratuitas.

Duplo Boeing 'aterra' no Cinema Teatro MONTIAGRI

Nacional de Tiro com Arco está de volta

A segunda prova do Campeonato Nacional de Tiro Com Arco realiza-se, no próximo dia 13, no Parque de Exposições Acácio Dores, no Montijo. No passado domingo, 150 arqueiros de todo o País participaram na primeira prova, realizada no mesmo local. Carlos Resende, em representação do Ginásio Clube do Montijo, triunfou na classe compound seniores.

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 7
DR
A taxa de IMI vai voltar
“Não quero cá os deputados do PSD, só me fazem perder votos”

Era Montijo Baixa

Procura uma Casa Nova? Ou deseja Vender o seu Imóvel?

A equipa ERA MONTIJO BAIXA apresenta-lhe a Garantia ERA, o Produto do Ano 2022, e o Acelerador Digital ERA. Como Profissionais do Ramo Imobiliário, o nosso objectivo é Encontrar Soluções e Identificar Oportunidades de Negócio para Vender, Comprar e/ou Investir, obtendo o máximo de Rentabilidade.

Somos intermediários de Crédito Habitação, registados no Banco de Portugal, temos protocolo com todas as Entidades Bancárias e fazemos a análise dos seus Créditos, para que possa Reduzir as suas Despesas Mensais através de Transferência e/ou Consolidação de Crédito. Realizamos o Estudo de Mercado do seu

Imóvel sem Custo ou Compromisso, de forma a que o mesmo seja Vendido pelo Preço Certo em Tempo Útil, com Segurança e Sem Problemas. Decida embarcar neste novo desafio com a ERA MONTIJO BAIXA!

Fomos considerados, pelo 3º Ano Consecutivo, a Melhor Empresa do Ramo Imobiliário para se trabalhar em Portugal. Venha fazer parte da nossa equipa e construa uma carreira de futuro e sucesso.

Rua José Joaquim Marques 23, 2870-348 Montijo Tlf: 212 306 070 | montijobaixa@era.pt www.era.pt/imoveis/agencia/montijobaixa

Loja Fidelidade Montijo – Montiseg

Nome do Espaço: Loja Fidelidade Montijo –Montiseg, Lda Proprietários/Gerência: Isabel Silva Data de Abertura: 10/12/2007

Tipo de serviços Prestados: Apresentação das melhores soluções de proteção ao cliente particular e empresarial.

Oferecemos, diariamente, um acompanhamento de excelência na gestão dos seguros dos nossos clientes.

O que levou a abrir este negócio?

A minha maior motivação foi o gosto pelo contato direto com o cliente. Sendo uma atividade desafiante e promissora decidi, investir numa carreira que me permite ser autónoma e realizada profis-

sionalmente. A Companhia Fidelidade desafiou-me à abertura de uma loja franchisada e ter aceite foi a melhor decisão que podia ter tido.

Contactos: Av. Luis de Camões 28 A * 2870-163 Montijo Telm: 913 264 474 | Email: isabel.silva@montiseg.pt Facebook Montiseg, Lda.Isabel Silva - Loja Fidelidade Montijo

8 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 9

COOPERATIVA MISTA DE ENSINO DO LARANJEIRO, C.R.L "COOPMEL"

CONVOCATÓRIA

Nos termos do Art. 26 dos Estatutos da Cooperativa Mista de Ensino do Laranjeira, convoca-se a Assembleia Geral Ordinária da C.M.E.L., CRL, para reunir na sua sede, sita na Rua D. Duarte Blocos V,X,Z - caves, Laranjeiro, no dia 25 de novembro de 2022 pelas 18h00, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um: Apreciar, votar e aprovar a Conta de Exploração

Previsional, Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos e Linhas Gerais do Plano de Atividades para 2023, da Escola Soeiro Pereira Gomes, do Jardim de Infância "Os Dois Patinhos"( Valências Pré Escolar e Creche) e Centro Socio Cultural de Apoio à Terceira Idade, (Valências Lar e Centro de Dia).

Ponto Dois: Outros assuntos de caráter premente.

Prevendo-se a hipótese de à hora marcada não haver quórum a Assembleia fica desde já convocada para reunir trinta minutos depois, ( 18h30) seja qual for o número de sócios presentes, com a mesma ordem de trabalhos.

Laranjeira, 26 de Outubro de 2022

O Presidente da Assembleia Geral

(Francisco Baptista Godinho)

CONVOCATÓRIA

MUSICAL CLUBE ALFREDO KEIL CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Nos termos do Art. 21-1 da Secção II do Capítulo VI dos Estatutos e a pedido da Direcção, convoco todos os Sócios do Mt1sical Clube Alfredo Keil, no pleno gozo dos seus direitos, para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no dia 08 de Novembro de 2022, pelas l 9:30h, na sede do clube situada na Rua Afonso Pala, 17 em Montijo com a seguinte ordem de trabalhos.

Ponto 1 -Apreciação, discussão e votação das Contas de Gerência referentes ao Ano de 2021 e respectivo Parecer do Conselho Fiscal, Ponto 2 -Apreciação, discussão e votação de assuntos de interesse para o Clube.

Montijo, 21 de Outubro de 2022 O Presidente da Assembleia Geral (Pedro Miguel Pina)

Nota 1 : Nos termos do Art. 21 º da Secção II do Capítulo VI dos Estatutos, a Assembleia reunirá meia hora depois da 1.ª Convocatória, com qualquer número de sócios, se à hora marcada não se encontrarem presentes a maioria dos sócios.

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Ramo Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (extrato)

Torna-se público que, por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE de 3 de agosto de 2022, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data de publicitação do presente extrato, o procedimento concursal com vista à constituição de reserva de recrutamento de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Ramo Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, para celebração de contratos de trabalho, ao abrigo do código de trabalho.

Os requisitos, gerais e especiais e o perfil de competências exigido, a composição do júri, os métodos e critérios de seleção e outras informações de interesse para a apresentação das candidaturas e para o desenvolvimento do procedimento concursal em apreço, constam da publicitação integral do aviso de abertura, inserto na página eletrónica do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE, em https://www.chs.min-saude.pt/concursos/.

Setúbal, 19 de setembro de 2022 - O Presidente do Conselho de Administração, Dr. Pedro Baptista Lopes

Ao abrigo da alínea c) do n.º 2 do art.º 22.º dos Estatutos, convoca-se uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Canha, no dia 26 de novembro de 2022, pelas 14h00 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1.º Apresentação, votação e aprovação do Orçamento e Plano de Atividades para 2023;

2.º Informações gerais:

Atenção: Se à hora marcada não houver quórum, de acordo com o n.º 1 do art.º 24.º dos Estatutos, a Assembleia reunirá em 2ª Convocatória, 30 minutos depois, com qualquer número de Irmãos presentes.

Informa-se que os documentos aprovados pela Mesa Administrativa, elaborados sob supervisão do Técnico Oficial de Contas da Instituição e auditados pelo Revisor Oficial de Contas da Instituição, se encontram disponíveis para consulta nos Serviços Administrativos, entre as 10 e as 17 horas nos dias úteis, a partir do dia 14 de novembro.

Canha, 18 de Outubro de 2022

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL CONVOCATÓRIA

Nos termos do disposto no artigo 23.º do Compromisso da Irmandade, bem como do disposto no artigo 11.º do Regulamento Eleitoral da Santa Casa da Misericórdia de Canha, convoco os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Canha para reunirem em Assembleia Geral, sessão ordinária eleitoral, que terá lugar no dia 17 de dezembro 2022 e funcionará das 14 horas às 18 horas, no Salão da Misericórdia, sito na Rua João Tomás Piteira, junto da Escola e da Junta de Freguesia de Canha, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Único - Eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal para o mandato social do quadriénio de 2023 a 2026.

Canha, 18 de outubro de 2022

10 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
AVISO (Honorina Maria Pereira Silvestre)

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

MUNICÍPIO DA MOITA AVISO

Carlos Edgar Rodrigues Albino, Presidente da Câmara Municipal da Moita, no uso da competência conferida pela alínea t) do n.º 1 do artigo 35.º do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, em cumprimento e para os efeitos do disposto no artigo 56.º do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e no artigo 139.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro, torna público que por deliberação da Assembleia Municipal da Moita, tomada em sessão ordinária, 2.ª reunião, realizada em 3 de outubro, no uso das competências atribuídas nas alíneas b) e g) do n.º 1, do artigo 25.º do Anexo I à mencionada Lei, sob proposta apresentada pela Câmara Municipal da Moita, aprovada em reunião ordinária de 13 de julho, no uso das competências atribuídas na alínea k) do n.º 1 do artigo 33.º do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foi aprovado o Regulamento de Permanência e Trânsito de Animais do Município da Moita.

Torna-se ainda público que o regulamento acima referido, sem prejuízo das demais publicitações legalmente previstas, se encontra disponível ao público através de edital afixado nos lugares públicos do costume, no edifício sede do Município e onde se efetue atendimento ao público, na Internet, no sítio institucional do Município da Moita em www.cm-moita.pt e no Diário da República, 2.ª série

Sede do Município, 19 de outubro de 2022.

O Presidente da Câmara Municipal

Carlos Edgar Rodrigues Albino

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Bloco Clínico

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h

Sábado: 09.00/12.00h

Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408 1747

Classificados

M/F

Empresa de Trabalho Portuário em Setúbal pretende reforçar a sua bolsa de trabalhadores eventuais para fazer face a picos de trabalho, em regime de turnos, com a contratação de colaboradores para a realização de tarefas de estiva.

Possibilidade de trabalho a tempo parcial.

Dá-se prioridade a candidatos com experiência na área logística. Requisitos mínimos:

- Escolaridade mínima obrigatória;

- 18 Anos de idade;

- Licença de condução de veículos automóveis ligeiros. Os interessados devem enviar curriculum vitae em modelo europeu, com fotografia para trabalhoportuario2022@gmail.com

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 3 1392
ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 ALCOCHETE 212 318 392 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO

MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Executivo municipal decide apoio de quase 50 mil euros para quatro colectividades

isto acrescenta que tem um “elevado dinamismo, que representa o concelho de Alcochete por todo o País e além-fronteiras, sendo motivo de grande orgulho para todo o concelho, só possível graças ao empenho, determinação e perseverança das inúmeras pessoas que dedicam ou dedicaram grande parte das suas vidas à associação”.

CONVENÇÃO Fórum Cultural recebe debate sobre direito da criança a uma família além da biologia

O executivo municipal de Alcochete aprovou, na última reunião de câmara, 49,5 mil euros para apoiar quatro colectividades do concelho. Foi assim considerada a requalificação dos edifícios sede do Futebol Clube de São Francisco e do Vulcanense Futebol Clube, que vão receber uma verba global de 45 mil euros para obras. Foi ainda decidido um montante para aquisição de instrumentos à Samouquense, e apoio à Associação de Danças Sevilhanas Rocieras.

Assim, o Futebol Clube de São Francisco viu ser aprovado um apoio financeiro de 25 mil euros para as obras de reparação, beneficiação do telhado e pintura do edifício. Uma intervenção que visa garantir a “segurança dos dirigentes, atletas e associados que diariamente trabalham e frequentam a sede”, sustenta a autarquia em nota

COMEMORAÇÃO

Câmara realça colectividades no desenvolvimento local

de Imprensa. Trata-se de uma associação fundada a 19 de Março de 1977, que conta na sua história com “várias conquistas relevantes” na modalidade de futebol de salão.

Por sua vez, o Vulcanense Futebol Clube vai receber uma verba de 20 mil euros para responder à necessidade “urgente e imprescindível” de realizar obras de reparação e beneficiação do telhado da sede social. Fundado a 16 de Junho de 1962, este clube “tem-se assumido ao longo dos anos como uma das colectividades mais eclécticas do concelho”. Na sua história destacam-se várias conquistas no andebol, atletismo, cicloturismo e karaté, entre outras modalidades.

Na mesma reunião pública, de 26 de Outubro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a oferta de dois instrumentos musicais no valor de 3 mil euros à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (SFPLS). Trata-se de um Bombardino Besson 165 Profissional e de um Gongo Tam-Tam Profissional e respectivo suporte.

A Sociedade Filarmónica Samouquense é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1919, que desempenha um papel de “reconhecida utilidade pública, designadamente na promoção da cultura e na educação musical”, define a autarquia em nota de Imprensa. A

Na mesma reunião, foi também aprovado um apoio financeiro de 1 500 euros para apoio ao plano anual de actividades da Associação de Danças Sevilhanas Rocieras de Alcochete, fundada a 18 de Julho de 2009.

Segundo a proposta levada a reunião de câmara, “o movimento associativo tem um papel determinante no desenvolvimento local, com uma intervenção inequívoca neste território, pelo que há que garantir o apoio às associações e aos seus dirigentes”.

Além dos acordos financeiros, a câmara também decidiu conceder vários apoios logísticos e cedências, nomeadamente a isenção do pagamento da taxa da licença especial de ruído, de ocupação da via pública, de utilização das instalações desportivas e de utilização do auditório do Fórum Cultural, bem como de apoio em cedência de utilização pontual de espaços e equipamentos.

Fernando Pinto foi um dos autarcas presentes no aniversário do Centro Hospitalar Barreiro Montijo

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realizou a sessão comemorativa do 13.º aniversário na passada quarta-feira, 2 de Novembro, no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e contou coma presença do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, entre os autarcas dos concelhos de abrangência desta unidade de saúde. Na comemoração participaram a administração e trabalhadores do CHBM, e autarcas de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo e outros convi-

dados. Foi um momento de “alegria, e também de balanços e renovação de compromissos”, comentou Teresa Carneiro, presidente do Conselho de Administração do CHBM.

Nesta intervenção foi apontado que após a depressão causada com a pandemia covid-19, o ano de 2022 é de regresso à normalidade, permitindo à instituição implementar novos projectos, como a requalificação da Unidade de Cuidados Intensivos, e reforçar a qualidade dos cuidados de saúde.

Os tempos futuros são para “promover a melhoria da acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, continuar a valorização dos profissionais do CHBM, aumentar a eficiência e garantir a sustentabilidade”, acrescentou Teresa Carneiro, salientando a importância do trabalho em rede e proximidade com autarquias, cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde e outras instituições.

Durante a sessão comemorativa foram homenageados os trabalhadores que se aposentaram em 2022 e os

que cumpriram 20 anos de serviço no mesmo ano.

Em 13 anos, o CHBM prestou cuidados de saúde a mais de 164 mil utentes, realizou mais de 2 milhões e 600 consultas, 87 mil actos cirúrgicos, mais de 2 milhões de atendimentos na urgência e 25 milhões de exames complementares de diagnóstico, entre muitas outras centenas de milhares de respostas assistenciais na sua área territorial de influência; Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

Com o aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança a ser celebrado este mês de Novembro, o Fórum Cultural de Alcochete recebe dia 17, a partir das 9h00, a conferência “Criança: o direito a uma família, para além da biologia”. Um encontro com inscrições gratuitas em https:// forms.gle/stDozTPPBMsbrgSv5

A iniciativa vai contar com a participação de vários especialistas que no contexto do sistema de protecção de crianças e jovens implementado em Portugal, desenvolvem trabalho na área da intervenção infantil e familiar. Segundo o programa, serão abordadas questões da realidade da adopção em Portugal e do apadrinhamento civil.

Os temas em debate vão passar pelo “Desenvolvimento das crianças dos 0-6 anos em contextos adversos: a importância da vinculação”, “Interpretação jurídica da relação filial”, “Limites à intervenção com a família biológica”, “Famílias: Realidade da Adopção em Portugal” e “Apadrinhamento Civil”.

A conferência é organizada pelas comissões de protecção de crianças e jovens em risco dos concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete e da Junta de Freguesia de Alcochete.

A 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram, por unanimidade, a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais, tais como direitos civis e políticos e também os direitos económicos, sociais e culturais de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre, tendo Portugal ratificado a convenção a 21 de Setembro de 1990. H.L.

12 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022 Alcochete
Humberto Lameiras
Obras de requalificação de edifícios sede, aquisição de instrumentos musicais e apoio para actividades
DR

6 de Novembro

CONCERTO

Miguel Gameiro este sábado no palco do Fórum Cultural

O mentor e voz dos Pólo Norte neste espectáculo a solo vai revisitar alguns dos grandes hits da banda

É já este sábado que o Fórum Cultural de Alcochete recebe o músico, compositor e cantor Miguel Gameiro. É às 21h30, num espectáculo intimista e memorável de uma carreira que começou há 27 anos, o que faz dele um artista que chega a várias gerações.

Apontado como dono de uma história ímpar na música nacional, Miguel

10 DE DEZEMBRO

Gameiro sempre se destacou, não só pelo seu talento, como também pela sua voz e capacidade criativa na composição de temas que se tornaram autênticos hinos da música portuguesa.

Conhecido também por ser o mentor e voz da banda Pólo Norte, Miguel Gameiro não esquece as suas origens e, no seu espectáculo a solo, “revisita alguns dos grandes hits desta banda, que se tornaram inolvidáveis no mercado artístico português”, avança a Câmara de Alcochete.

Os bilhetes têm o custo de 10 euros e estão à venda nas bilheteiras do Fórum Cultural, do Posto de Turismo e no site da Ticketline.

Inscrições para a São Silvestre de Alcochete já estão abertas

A segunda edição da Corrida de São Silvestre vai percorrer o centro da vila de Alcochete a 10 de Dezembro, a partir das 17h30. As inscrições estão abertas até 7 de Dezembro, através do site www.acorrer.pt

Esta tradição desportiva, que acontece em quase todo o País, no concelho de Alcochete pretende juntar as famílias e, para isso, foram desenhados diferentes percursos, “uns mais desafiantes que outros; uns para miúdos e outros para graúdos”, refere a

Câmara de Alcochete.

Assim, a São Silvestre Kids tem um percurso de 400 metros para as crianças dos 6 aos 8 anos e de 700 metros para as crianças dos 9 aos 10 anos. Haverá ainda uma caminhada de cinco quilómetros e, para aqueles com mais ‘fôlego’, a corrida terá uma extensão de 10 quilómetros.

A São Silvestre Kids é de participação gratuita, a caminhada tem uma inscrição de 6 euros, e a corrida de 9 euros. A concentração é no Largo de São João.

nesta iniciativa decorrem até 6 de Novembro e devem ser efectuadas através do preenchimento de impresso próprio que deve ser entregue no Posto de Turismo, que funciona no edifício da Escola Conde Ferreira, no Jardim do Largo Barão de Samora Correia,

ou ser remetido para o endereço posto.turismo@cm-alcochete. pt. Podem participar pessoas a título individual ou colectivo, que residam ou desenvolvam actividade no concelho de Alcochete ou provenientes de outros concelhos.

SAÚDE Autarquia avança com campanha de controlo da lagarta do pinheiro no espaço público

Este insecto pode provocar graves reacções alérgicas em seres humanos e animais, podendo mesmo chegar a causar morte

Os serviços da Câmara de Alcochete estão a desenvolver uma campanha de tratamento contra a processionária do pinheiro em todas esta árvores que se encontram em espaço público. Segundo a autarquia, o procedimento de controlo desta espécie de insecto lepidóptero, considerado praga, está a ser feito “através de micro-injecção”.

O Mercado Municipal de Alcochete vai decorrer de 1 a 8 de Dezembro, no Largo Almirante Gago Coutinho, conhecido como Jardim do Coreto, aos sábados, das 10h00 às 20h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 19h00. As inscrições para participação UMA INICIATIVA:

A processionária, vulgarmente conhecida como lagarta do pinheiro, é uma espécie desfolhadora que pode parasitar pinheiros e cedros, através da libertação de milhares de pêlos urticantes que se espalham através do ar. O aumento dos ataques da processionária tem vindo a acontecer, em parte devido às condições climáticas, sendo que se torna “essencial a adopção de medidas de contenção deste problema em meio urbano”. Explica ainda a autarquia que “além da vigilância constante, também o combate atempado é um método utilizado em Alcochete para minorar os potenciais problemas de saúde pública que a lagarta do pinheiro pode provocar, entre os quais graves reacções alérgicas em seres

humanos e animais, podendo, em casos extremos, causar a morte”.

A intervenção neste momento no terreno, através do processo de micro-injecção, é efectuada ao nível do tronco dos pinheiros, “não tendo qualquer repercussão para a população ou mesmo para o ambiente”. Assim, os produtos são aplicados na zona cambial da árvore, entre a casca e a madeira, sem danos para a árvore, e a substância é depois conduzida até à copa. “Entre as principais vantagens deste método, é possível destacar o facto de não haver contaminação dos solos ou do ambiente, sendo um tratamento eficaz e sem risco toxicológico”, acrescenta a autarquia.

1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO CCEP Avançamos Setúbal

A Coca-Cola Europacific Partners

A Coca-Cola Europacific Partners

Portugal (CCEP), em colaboração com o jornal O Setubalense, promove o Prémio CCEP 'Avançamos Setúbal', no valor de 10 mil euros

Portugal (CCEP), em colaboração com o jornal O Setubalense, promove o Prémio CCEP 'Avançamos Setúbal', no valor de 10 mil euros

Consulte o regulamento em https://osetubalense.com/sociedade/2022/10/28/ regulamento-da-1-a-edicao-do-premio-ccep-avancamos-setubal/ Inscreva a sua organização presencialmente na sede do jornal O SETUBALENSE, em Setúbal, ou pelo e-mail avancamossetubal@osetubalense.com Entrega do prémio no dia 17 de Novembro de 2022

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 13
Inscrições para participar no Mercado Municipal de Alcochete estão a decorrer até
COM APOIO:
PUBLICIDADE
DR
ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 212 384 894 ALCOCHETE 212 318 392 SESIMBRA 265 520 716 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO

ACADÉMICA E VITÓRIA NÃO SE DEFRONTAM DESDE 2015/16

Goleada 4-0 aplicada na última visita a Coimbra inspira sadinos

Embate da 8.ª jornada Liga 3 está agendado para as 15 horas de amanhã

Mais de sete anos depois da última vez que jogaram em Coimbra, o Vitória defronta amanhã, pelas 15 horas, a Académica com o objectivo de regressar a Setúbal com os três pontos, tal como tinha feito em 2015/16, época em que golearam o adversário por 4-0, em partida da 2.ª jornada da I Liga. Agora, a contar para a 8.ª ronda da série B da Liga 3, os sadinos vão procurar inspirar-se no encontro de 24 de Agosto de 2015 para levar a melhor sobre os estudantes.

Apesar de terem sido suplentes nessa partida, o defesa François e o avançado Zequinha, jogadores que seguramente serão titulares neste regresso sadino a Coimbra, lembram-se bem dessa noite memorável e podem transmitir aos actuais colegas de que forma a equipa então treinada por Quim Machado levou a melhor. O sul-coreano Suk inaugurou o marcador que permitiu ao Vitória chegar ao intervalo a vencer por 1-0.

No segundo tempo, o avançado asiático bisou num remate portentoso do meio da rua que foi o ponto alto

FICHA TÉCNICA

Sul-coreano Suk bisou na goleada 4-0 aplicada pelo Vitória na última vez que jogou em Coimbra

de uma noite fantástica para os setubalenses. André Claro e Costinha, aos 57 e 81 minutos, respectivamente, também ‘facturaram’ numa partida em que nem o facto de o Vitória ter terminado em inferioridade numérica (médio Fábio Pacheco foi expulso) pôs em causa a supremacia dos verdes e brancos.

Na última temporada em que estudantes e setubalenses se tinham defrontado, os sadinos guardam memórias mais felizes, uma vez que na segunda volta do campeonato, a

REDACÇÃO - 265 092 633 redaccao@osetubalense.com

22 de Janeiro de 2016, no Estádio do Bonfim, o triunfo também sorriu aos da casa. Hassan, avançado que está agora ao serviço do Alverca e foi no passado fim-de-semana oponente do Vitória, abriu as contas do êxito sadino, por 2-1, nessa partida em que Arnold fez o tento da vitória. Depois de 108 jogos no escalão principal, 11 na Taça de Portugal, oito na 2.ª Liga, um na Taça da Liga e sete no extinto Campeonato de Portugal, os históricos Académica e Vitória vão medir forças pela 136.ª ocasião, sen-

do a primeira vez que a partida será a contar para a Liga 3. No confronto directo, os sadinos levam clara vantagem sobre os estudantes: 64 triunfos, 25 empates e 46 derrotas, registo que a equipa quer reforçar ainda mais a seu favor amanhã.

De todos os duelos travados entre Vitória e Académica nenhum foi tão marcante e está tão presente na memória do imaginário dos setubalenses como a final da Taça de Portugal de 1966/67 que culminou com o triunfo sadino, por 3-2. Recorde-se que o duelo entre sadinos e estudantes é a final da prova rainha mais longa da história, uma vez que o vencedor só foi encontrado no segundo prolongamento [n.d.r.: 1-1 nos 90 minutos e 2-2 nos 120] quando o cronómetro assinalava 144 minutos, altura em que Jacinto João fez o 3-2 final.

Volvidos 55 anos, os tempos, tal como as realidades de ambos os clubes, são bem diferentes daquelas em que Académica e Vitória estavam entre a elite do futebol nacional. Não obstante competirem agora na Liga 3, o reencontro entre os dois vai permitir aos adeptos assistirem a um embate entre dois dos emblemas nacionais que mais presenças contabilizam no principal escalão.

Depois do empate (1-1) consentido na jornada anterior diante do Alverca, os comandados de Micael Sequeira, que seguem na 4.ª posição

PUBLICIDADE - 265 520 716 publicidade.setubal@osetubalense.com

da tabela (11 pontos), vão agora tentar reencontrar-se com os êxitos frente a uma Académica que promete tudo fazer para amealhar os pontos que lhe permitam deixar o último lugar da classificação (12.º com três pontos em sete partidas).

Equipa B defronta Estrela de Santo André

No domingo, a partir das 15 horas, será a vez do líder Vitória B entrar em campo, em partida 8.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal. No campo Municipal Vítor Batista, em Setúbal, os comandados de Paulo Martins vão defrontar o Estrela de Santo André, actual 3.º classificado da prova com 11 pontos, menos oito que os sadinos que têm mais um jogo realizado.

A realizar uma excelente temporada, o Vitória B chega a este encontro invicto com um total de seis triunfos (2-0 ao Juventude Sarilhense, 1-5 ao Pinhalnovense, 2-1 com Os Pelezinhos, 1-2 com Melidense, 1-0 ao Lagamenças e 1-2 ao Afonsoeirense) e um empate (1-1 com o 2.º classificado U. Santiago) em sete jogos. Na jornada anterior, os verdes e brancos confirmaram o bom momento que atravessam ao somarem o seu sexto triunfo consecutivo. Diogo Ferreira e Guilherme Santos foram os autores dos golos que valeram os três pontos à equipa na casa do Afonsoeirense.

SECRETARIA - 265 094 354 geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt

DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

DELEGAÇÕES

BARREIRO - 212 047 599 | publicidade.barreiro@osetubalense.com

MOITA - 212 047 599 | publicidade.moita@osetubalense.com

ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 - publicidade.montijo@osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

DIREITOS PROTEGIDOS

Desporto 14 O SETUBALENSE 4 de Novembro de 2022
Ricardo Lopes Pereira DR
MEMBRO ASSINANTE WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO

FUTEBOL DISTRITAL

Relvado do Campo Vale de Abelha, em Paio Pires, inaugurado oficialmente

O novo tapete verde do Campo Vale da Abelha, em Paio Pires, vai ser inaugurado oficialmente amanhã, sábado, 5 de Novembro. Pelas 9h30 será disputado um jogo de futebol de infantis entre o Paio Pires e a CAAF Atlântico, ao qual se seguirá o momento protocolar às

11 horas e depois jogos de futebol nos escalões de petizes e traquinas. Posteriormente, haverá um almoçoconvívio com música ambiente e um insuflável lúdico para os mais novos. “Esta requalificação do relvado do Paio Pires Futebol Clube surge no âmbito do trabalho de

Estádio António Almeida Correia “Foni” recebe clássico da região

Alcochetense e Olímpico do Montijo defrontam-se em jogo a contar para a 8.ª jornada da primeira divisão distrital

José Pina

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão prossegue no próximo domingo com a realização da oitava jornada que encerra com o confronto entre o Barreirense e o Vasco da Gama de Sines, que se disputa às 19 horas.

Este é sem dúvida um dos jogos mais importantes da jornada porque coloca frente a frente o líder do campeonato e uma das equipas mais traquejadas da competição que se encontra apenas a três pontos de distância e até ao momento sofreu só uma derrota. Tudo indica que será um jogo complicado para a equipa do Barreiro que não pode perder pontos para manter a sua posição na frente da tabela classificativa.

O Olímpico do Montijo, que segue em segundo lugar com menos um ponto que o Barreirense e também com menos um jogo, desloca-se ao Estádio António Almeida Correia “Foni”, para defrontar o Alcochetense em mais um dérbi da região que desperta sempre o interesse de muita

gente devido à rivalidade existente entre os dois emblemas de concelhos vizinhos. Este é um daqueles jogos em que apenas a vitória interessa a qualquer um dos intervenientes.

O Comércio Indústria, que reparte a terceira posição com o Palmelense, desloca-se a Cabanas para defrontar o Botafogo que esta época já causou sensação em algumas ocasiões, a última das quais precisamente em casa na vitória sobre o Vasco da Gama de Sines.

O Palmelense, que está a realizar um excelente campeonato, joga em Grândola com a equipa local que no jogo da Taça foi ao Afonsoeiro vencer por 4-0. A equipa alentejana que segue na última posição juntamente

com o Monte de Caparica e ainda não obteve qualquer vitória na prova. Será desta, é a questão que se coloca. Nos outros encontros da jornada destacamos o Sesimbra – Pescadores e o Banheirense – Quinta do Conde. Jogos da 8.ª jornada: Sesimbra – Pescadores; Trafaria – Águas de Moura; Grandolense – Palmelense; Charneca de Caparica – Moitense; Botafogo – Comércio Indústria; Banheirense – Quinta do Conde; Monte de Caparica – Amora “B”; Alcochetense - Olímpico do Montijo; Barreirense –Vasco da Gama (19 horas).

Segunda Divisão

Na segunda divisão distrital o maior destaque vai para a Série B que tem

dois dérbis concelhios, o Seixal – Ginásio de Corroios e o Alfarim – Zambujalense, para além da recepção do líder [Fabril “B”] ao Almada.

Na Série A prevê-se uma jornada tranquila para os dois primeiros classificados porque jogam ambos em casa, o Vitória B contra o Estrela de Santo André e o U. Santiago contra o Afonsoeirense.

Eis os jogos da próxima jornada.

Série A: Juventude Sarilhense – Lagameças; U. Santiago – Afonsoeirense; Vitória “B” – Santo André; Pinhalnovense - Juventude Melidense.

Série B: Fabril B – Almada; Sporting Vinhense – Samouquense; Seixal – Ginásio de Corroios; Alfarim – Zambujalense; Paio Pires – Brejos de Azeitão.

CAMPEONATO DE PORTUGAL Algarvios e açorianos no caminho do Fabril e Oriental Dragon

Desportivo Fabril e Oriental Dragon jogam em casa no próximo domingo contra o Ferreiras e o Angrense, respectivamente, em jogos relativos à sexta jornada do Campeonato de Portugal.

A equipa do Barreiro, comandada por João Nuno, que vem de uma derrota sofrida nos Açores com o Rabo

de Peixe num jogo que terminou com nove jogadores por expulsão de Vasco Ramalho e André Amaral, recebe o Ferreiras que segue em penúltimo lugar com apenas dois pontos. Quer isto dizer que este é um jogo em que a equipa fabrilista tem fortes hipóteses de conquistar os três pontos. O Oriental Dragon, que tem vindo a

trabalhar sob o comando de Wivaldo Martins devido à saída do treinador Paulo Bento no final do jogo disputado com o Atlético, na Tapadinha, recebe nesta jornada os açorianos do Angrense que segue em 12.º lugar na tabela classificativa com apenas quatro pontos.

Esta será uma boa oportunidade

proximidade desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal junto das colectividades do concelho na qualificação de equipamentos, que sublinha uma política de Desporto para Todos”, salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

LIGA 3 Amora quer ser o primeiro a derrotar o Fontinhas

O Amora - que não jogou na jornada anterior porque a partida com o Sporting “B” a realizar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foi adiada para 10 de Dezembro, às 11 horas, tem vindo a preparar normalmente a recepção ao Fontinhas.

O jogo relativo à 8.ª jornada que se realiza no próximo domingo às 11 horas está marcado para o Complexo Municipal Carla Sacramento mas ultimamente tem-se falado na possibilidade do mesmo ser disputado no Estádio da Medideira, que já foi vistoriado pela Federação Portuguesa de Futebol. Até ao fecho da edição de O SETUBALENSE, ainda não havia confirmação oficial do local onde o encontro se realizará.

Uma coisa é certa, este é um jogo que os amorenses querem vencer para continuarem a sua progressão em termos de tabela classificativa, visando a sua entrada no lote das equipas a apurar para a fase das subidas.

Nesta altura, ambas as equipas têm seis jogos realizados e o mesmo número de pontos (10), a equipa da margem sul do Tejo com três vitórias, um empate e duas derrotas e os açorianos com duas vitórias e quatro empates; ou seja, o Fontinhas é uma das duas equipas que, nesta série, ainda não perdeu qualquer encontro.

A equipa orientada por João Pereira, que está a atravessar uma boa fase, vai ter pela frente um adversário consistente que possui a segunda defesa menos batida do grupo, com apenas cinco golos sofridos.

O Amora quer ser o primeiro a derrotar o Fontinhas e é isso que vai tentar fazer mas para que tal seja viável terá que trabalhar bastante sobretudo na vertente ofensiva para marcar mais golos que o adversário e alcançar o objectivo. J.P.

para o Oriental Dragon se impor, para mostrar o seu real valor e somar mais uma vitória nesta difícil competição.

O Oriental Dragon defronta o Angrense pelas 11 horas no Campo Santos Jorge e o Fabril joga com o Ferreiras no Estádio Alfredo da Silva, às 15 horas

4 de Novembro de 2022 O SETUBALENSE 15
DR
J.P.

MARÉS TEMPO

HOJE 20º 20º 11º 10º AMANHÃ 05:35 - 1.1 m - Baixa-mar 11:50 - 3.2 m - Preia-mar 18:10 - 0.8 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 05:35 - 1.1 m - Baixa-mar 11:50 - 3.2 m - Preia-mar 18:10 - 0.8 m - Baixa-mar SESIMBRA 05:20 - 1.1 m - Baixa-mar 11:28 - 3.1 m - Preia-mar 17:53 - 0.9 m - Baixa-mar ALMADA 05:41 - 1.3 m - Baixa-mar 12:09 - 3.6 m - Preia-mar 18:16 - 1.0 m - Baixa-mar
Céu Pouco Nublado Céu limpo
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.