3 minute read

Miguel Gameiro este sábado no palco do Fórum Cultural

O mentor e voz dos Pólo Norte neste espectáculo a solo vai revisitar alguns dos grandes hits da banda

É já este sábado que o Fórum Cultural de Alcochete recebe o músico, compositor e cantor Miguel Gameiro. É às 21h30, num espectáculo intimista e memorável de uma carreira que começou há 27 anos, o que faz dele um artista que chega a várias gerações.

Advertisement

Apontado como dono de uma história ímpar na música nacional, Miguel

10 De Dezembro

Gameiro sempre se destacou, não só pelo seu talento, como também pela sua voz e capacidade criativa na composição de temas que se tornaram autênticos hinos da música portuguesa.

Conhecido também por ser o mentor e voz da banda Pólo Norte, Miguel Gameiro não esquece as suas origens e, no seu espectáculo a solo, “revisita alguns dos grandes hits desta banda, que se tornaram inolvidáveis no mercado artístico português”, avança a Câmara de Alcochete.

Os bilhetes têm o custo de 10 euros e estão à venda nas bilheteiras do Fórum Cultural, do Posto de Turismo e no site da Ticketline.

Inscrições para a São Silvestre de Alcochete já estão abertas

A segunda edição da Corrida de São Silvestre vai percorrer o centro da vila de Alcochete a 10 de Dezembro, a partir das 17h30. As inscrições estão abertas até 7 de Dezembro, através do site www.acorrer.pt

Esta tradição desportiva, que acontece em quase todo o País, no concelho de Alcochete pretende juntar as famílias e, para isso, foram desenhados diferentes percursos, “uns mais desafiantes que outros; uns para miúdos e outros para graúdos”, refere a nesta iniciativa decorrem até 6 de Novembro e devem ser efectuadas através do preenchimento de impresso próprio que deve ser entregue no Posto de Turismo, que funciona no edifício da Escola Conde Ferreira, no Jardim do Largo Barão de Samora Correia, ou ser remetido para o endereço posto.turismo@cm-alcochete. pt. Podem participar pessoas a título individual ou colectivo, que residam ou desenvolvam actividade no concelho de Alcochete ou provenientes de outros concelhos.

Câmara de Alcochete.

Assim, a São Silvestre Kids tem um percurso de 400 metros para as crianças dos 6 aos 8 anos e de 700 metros para as crianças dos 9 aos 10 anos. Haverá ainda uma caminhada de cinco quilómetros e, para aqueles com mais ‘fôlego’, a corrida terá uma extensão de 10 quilómetros.

A São Silvestre Kids é de participação gratuita, a caminhada tem uma inscrição de 6 euros, e a corrida de 9 euros. A concentração é no Largo de São João.

SAÚDE Autarquia avança com campanha de controlo da lagarta do pinheiro no espaço público

Este insecto pode provocar graves reacções alérgicas em seres humanos e animais, podendo mesmo chegar a causar morte

Os serviços da Câmara de Alcochete estão a desenvolver uma campanha de tratamento contra a processionária do pinheiro em todas esta árvores que se encontram em espaço público. Segundo a autarquia, o procedimento de controlo desta espécie de insecto lepidóptero, considerado praga, está a ser feito “através de micro-injecção”.

O Mercado Municipal de Alcochete vai decorrer de 1 a 8 de Dezembro, no Largo Almirante Gago Coutinho, conhecido como Jardim do Coreto, aos sábados, das 10h00 às 20h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 19h00. As inscrições para participação UMA INICIATIVA:

A processionária, vulgarmente conhecida como lagarta do pinheiro, é uma espécie desfolhadora que pode parasitar pinheiros e cedros, através da libertação de milhares de pêlos urticantes que se espalham através do ar. O aumento dos ataques da processionária tem vindo a acontecer, em parte devido às condições climáticas, sendo que se torna “essencial a adopção de medidas de contenção deste problema em meio urbano”. Explica ainda a autarquia que “além da vigilância constante, também o combate atempado é um método utilizado em Alcochete para minorar os potenciais problemas de saúde pública que a lagarta do pinheiro pode provocar, entre os quais graves reacções alérgicas em seres humanos e animais, podendo, em casos extremos, causar a morte”.

A intervenção neste momento no terreno, através do processo de micro-injecção, é efectuada ao nível do tronco dos pinheiros, “não tendo qualquer repercussão para a população ou mesmo para o ambiente”. Assim, os produtos são aplicados na zona cambial da árvore, entre a casca e a madeira, sem danos para a árvore, e a substância é depois conduzida até à copa. “Entre as principais vantagens deste método, é possível destacar o facto de não haver contaminação dos solos ou do ambiente, sendo um tratamento eficaz e sem risco toxicológico”, acrescenta a autarquia.