1 minute read

Profissionais do cinema juntam-se em encontro na cidade

Iniciativa decorre no domingo na Casa da Cultura. Inscrições estão abertas

até sexta-feira

Advertisement

Inês Antunes Malta

Depois de dois anos de interrupção motivados pela pandemia, a 50 Cuts Associação Cinematográfica volta a dinamizar o Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa municipal Set’Curtas.

Nesta que será a sua quarta edição, a decorrer no próximo domin- go, pretende debater-se “o papel do guião e do guionista no actual contexto audiovisual português e a sua importância como parte integrante da produção cinematográfica, cruzar experiências e dificuldades, nomeadamente as que decorrem do não reconhecimento do seu trabalho por parte dos realizadores e produtores e da instabilidade da natureza do seu mercado de trabalho”, num olhar sobre a criação cinematográfica em Portugal.

De acordo com Diana Lima, da 50 Cuts Associação Cinematográfica, “temos até ao momento 20 participantes e vamos manter as inscrições prévias até 4 de Novembro, sexta-feira”.

A programação de dia 6 começa pelas 10h30 com a recepção aos par- ticipantes no Café das Artes da Casa da Cultura, estando a sessão de abertura, que conta com a participação das entidades organizadoras, marcada para as 11h00, na Sala José Afonso do mesmo equipamento municipal. O primeiro painel, a ter início pelas 11h30, arranca com “O estado actual do guionismo no contexto audiovisual português”, com a cineasta portuguesa Rosa Coutinho Cabral. Às 11h55, a realizadora Matilde Calado partilha “O difícil trabalho do guionista: uma experiência pessoal”, e às 12h30 há momento de debate, com Teresa Neto, da Câmara Municipal de Setúbal, como moderadora.

Da parte da tarde, a inaugurar o painel dois, pelas 14h30, o jornalista e guionista Pedro Marta Santos traz