Paternidade - Agosto/2017

Page 1

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

Adolescência e Religiosidade

Paternidade


Índice

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

02

02 Biografia 03 Pai Maior 04 Paternidade e Responsabilidade 04 Entretenimento 05 MEEF Responde 06 Você Sabia?

Esta é uma revista confeccionada e produzida pela Mocidade Espírita Eurydes Ferreira (MEEF) do Centro Espírita e Ins tuição Caminho da Luz (CEICAL), de circulação interna, sem fins lucra vos e de distribuição gratuita.

1

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

Editor: Revisor Geral: Revisor Grama cal: Colaboradores:

Matheus Vieira Peres Alfredo Henrique C. de Paula Inácio José de Paula Amanda Le cia Amaral Souto Iasmin da Silva Brito Vinícius Passeri Moraes de Souza Impressão: Murillo Toledo Montagem: Matheus Vieira Peres


Biografia

H

Hermínio Miranda

ermínio Corrêa de Miranda foi um profundo estudioso da Doutrina Espírita, pesquisador sério e renomado no país. Nasceu no dia 05 de janeiro de 1920, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. Formou-se em ciências contábeis, tendo trabalhado na Companhia Siderúrgica Nacional até se aposentar em 1980. Nesse período, passou cinco anos no escritório da empresa em Nova York. No seu leque de habilidades, Hermínio acrescenta a de tradutor de obras de autores famosos, como Charles Dickens.

Hermínio C. Miranda colaborou durante muitos anos com a revista Reformador, escrevendo a seção “Lendo e Comentando” e com ar gos avulsos. Pela Editora da FEB, tem publicado os livros: As Marcas do Cristo (2 Volumes), Sobrevivência e Comunicabilidade dos Espíritos, Nas Fronteiras do Além, Reencarnação e Imortalidade, Candeias da Noite Escura, e outros esgotados. Hermínio Corrêa de Miranda desencarnou aos 93 anos de idade, no dia 8 de julho na cidade do Rio de Janeiro, após uma vida de trabalho e dedicação ao ideal espírita.

Originário de família católica, Hermínio aproximou-se do Espiri smo por curiosidade, mas sobretudo por insa sfação com as religiões. Tendo por guias a razão e a curiosidade e auxiliado por uma sólida cultura humanís ca, tornou-se uma das maiores autoridades no campo da “paranormalidade” e da regressão de memória no país.

Livros escritos por Hermínio, ‘‘Diálogo com as sombras’’ e ‘‘Nossos filhos são espíritos’’ respectivamente

*Texto elaborado conforme informações encontradas nas seguintes fontes:

Hermínio Miranda

Autor de mais de 40 livros, dentre eles diversos clássicos da literatura espírita, como Diálogo com as sombras, Diversidade dos carismas e Nossos filhos são espíritos. Realizou pesquisas sobre reencarnação de personalidades notórias na ciência e na história, como Giordano Bruno e Fénelon, entre outros. Inves gou profundamente a mediunidade, a “paranormalidade”, deixando como legado um vasto material de estudo que revela, sobretudo, o seu exemplo inspirador para os estudiosos do presente e do futuro.

h p://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselhofedera vo-nacional-movimento-espirita/desencarnacao-de-herminio-cmiranda/ h p://www.mensagemespirita.com.br/escritor/42646/herminio-cmiranda h ps://pt.wikipedia.org/wiki/Herm%C3%ADnio_C._Miranda h p://www.filosofiaespirita.org/site/filosofiaespirita/herminio-correade-miranda

O seu primeiro livro espírita, Os procuradores de Deus, foi publicado em 1967. Grande parte de seus direitos autorais foi cedida a ins tuições filantrópicas. por Iasmin da Silva Brito EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

2


Ar go

D

Pai Maior

urante a encarnação muitos de nós perdemos nossos pais biológicos. Não apenas a perda sica pela desencarnação, mas também a perda emocional: o afastamento de nossos pais por questões relacionadas a trabalho, por desentendimentos conjugais, por mágoas geradas pela dificuldade de manter vínculos familiares, por traumas provocados pela figura paterna, por doenças severas que impedem que tenhamos um contato “normal” com nossos pais, entre outros mo vos. Por mais que o pai que nos gerou às vezes não consiga suprir nossas carências, nossos medos, ou muitas vezes nos faça sofrer e, até mesmo, nos guie de forma equivocada, não podemos esquecer que todos somos fi l h o s d e u m Pa i , c u j a s decisões sábias procuram sempre nos educar e não nos conceder favores e privilégios.

correspondem apenas ao momento que estamos vivendo, pois nosso Pai se preocupa com a realidade espiritual, a única que realmente proporciona felicidade e paz. Ainda estamos no processo de aprender a lidar com as dificuldades que são colocadas para nos fortalecer e nos preparar para sermos Espíritos serenos, amorosos e pacíficos. Ouvimos e vemos em diversos lugares que “Deus é Amor”, sendo a opinião da Doutrina Espírita alinhada a esse pensamento. Podemos ter a certeza de que todos somos amplamente amados, sem nenhuma dúvida de que Deus está sempre zelando por nós, de forma que tudo na nossa vida é resultado de um inves mento que o Pai realiza em nós. Portanto, ainda que o seu pai na Terra não esteja tão perto de você, agradeça por ter vindo a este planeta de aprendizado, pois todos nós temos um Pai Maior que sempre está perto para auxiliar e aliviar o sofrimento através do amor.

Deus nos proporciona o melhor caminho para nosso a p r e n d i z a d o e aprimoramento, a fim que todos nós, seus filhos, possamos um dia encontrar a felicidade. Ele é um Pai paciente, que e nte n d e q u e ca d a fi l h o necessita de um remédio para conseguir a cura dos seus defeitos morais, que cada qual tem sua peculiaridade na forma de aprender, que cada um possui um nível de virtudes que consegue pra car e, por isso, cobra mais do que já adquiriu determinados conhecimentos do que daquele que permanece na ignorância. Jesus já nos ensinava sobre isso ao dizer que seremos responsabilizados de acordo com o conhecimento alcançado e receberemos na proporção das obras realizadas.

‘‘Filho Pródigo’’ de Rembrandt

Imperfeitos, normalmente não conseguimos entender sequer a forma como nossos pais biológicos tentam no auxiliar, muitas vezes nos rebelando pelo simples fato de não nos ser agradável o que está sendo proposto. Naturalmente muito mais ques onados são os desígnios de Deus para nossa vida, já que são propostas que não

3

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

por Amanda Le cia Amaral Souto


Ar go

A

Paternidade e Responsabilidade

todo momento nos chegam histórias de pessoas desinteressadas na missão de ser pai e nos perguntamos: o que acontecerá com esse espírito que não emprega suas forças espirituais para zelar pela evolução moral e intelectual de um Espírito que inicia sua reencarnação? Na questão 582 de O Livro dos Espíritos está escrito que a paternidade é sim considerada uma missão e que “Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões”.

do bem por parte do filho mesmo sobre os cuidados dos pais, sobre eles não recairá a parcela total da responsabilidade, como foi dito na questão 583 de O Livro dos Espíritos. Para aqueles que entendem a importância de ser pai, mas mesmo assim se queixam de seus filhos, tomem como exemplo a vida José, que u lizou todos os recursos que possuía para garan r que o Cristo pudesse crescer e assumir o papel que lhe cabia. Por isso olhem para os filhos como inves mentos, em que o bem e o amor que plantam hoje voltará ainda mais intenso como recompensa de missão cumprida.

Ainda sobre a importância dessa missão, foi dito por André Luiz no livro Nos Domínios da Mediunidade, que a paternidade cons tui o mais alto sacerdócio, pois através dela a regeneração e o progresso se efetuam com segurança e clareza. S e o fi l h o v i e r a fa l i r n a reencarnação por culpa dos p ais, estes su p o rtarão o s desgostos e os sofrimentos do filho na vida futura. Mas, se houver um desvio do caminho

por Vinícius Passeri Moraes de Souza

Entretenimento

Vertical: 1. Paternidade; 3. Afinidade; 6. Casa 5. Patriarcas; 7. Deus Respostas: Horizontal: 2. Amor; 4. Pródigo;

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

4


MEEF Responde 1. Por que muitas vezes os pais parecem preferir um filho a outro?

que lhe independem da vontade. Entre os úl mos, cumpre se incluam os flagelos naturais.

Normalmente isso deve ao fato de que ambos os Espíritos (pai e filho) possuíam fortes relações de amizade em vidas pretéritas, o que causa grande felicidades aos dois quando juntos.

O homem, cujas faculdades são restritas, não pode penetrar, n e m a b a rca r o co n j u nto d o s desígnios do criador; aprecia as coisas do ponto de vista da sua personalidade, dos interesses fac cios e convencionais que criou para si mesmo e que não se compreendem na ordem da natureza. Por isso é que, muitas vezes, se lhe afigura mau e injusto aquilo que consideraria justo e admirável, se lhe conhecesse a causa, o obje vo, o resultado defini vo. Pesquisando a razão de ser e a u lidade de cada coisa, verificará que tudo traz o sinete da sabedoria infinita e se dobrará a essa sabedoria, mesmo com relação ao que lhe não seja compreensível. [...]

Emmanuel, no livro Leis de Amor, no capítulo 2, questão 14, esclarece: “cada elo de simpa a ou cada sombra de desafeto, que surpreendemos na família ou na a vidade profissional, são forças do passado a nos pedirem mais amplas afirmações de trabalho na vitória do bem”.

2. É necessário sofrer para crescer? Não, mas como ainda não agimos sempre de acordo com as leis de Deus, não podemos evitar os meios amargos que nos auxiliam a progredir. No livro A Gênese, vamos encontrar no capítulo 3, in tulado “O bem e o mal”, o seguinte comentário de Allan Kardec: “Os males de toda espécie, sicos ou morais, que afligem a humanidade, formam duas categorias que importa dis nguir: a dos males que o homem pode evitar e a dos que lhe

Tendo o homem que progredir, os males a que se acha exposto são um es mulante para o exercício da sua inteligência, de todas as suas f a c u l d a d e s s i c a s e m o ra i s , incitando-o a procurar os meios de evitá-los. Se ele nada houvesse de temer, nenhuma necessidade o induziria a procurar o melhor; o espírito se lhe entorpeceria na ina vidade; nada inventaria, nem descobriria. A dor é o aguilhão que o impele para a frente, na senda do progresso.” por Vinícius Passeri Moraes de Souza

Entretenimento

Tirinha removida do blog espiri nhas.blogspot.com.br 5

EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017


Você sabia T

odos os anos, o Departamento de Infância e Juventude elabora um cronograma de a vidades a serem desenvolvidas nos próximos 12 meses. Em 2017, estava prevista a realização de uma viagem com os jovens que par cipam da evangelização da Casa. No dia 20 de agosto, a Mocidade Espírita Eurydes Ferreira (MEEF) foi até a cidade de Silvânia, localizada no interior de Goiás, a cerca de 70 quilômetros de Anápolis, para poder conhecer a Fraternidade Espírita Allan Kardec e par cipar de um encontro com a Mocidade Espírita Americano do Brasil (MEAB).

A equipe da MEAB recebeu calorosamente a MEEF, em um domingo repleto de felicidade e de aquisição de novos conhecimentos. Lá, foi discu do o tema da Ansiedade e o que a envolve, dentro da perspec va do Espiri smo. Houve espaço para os jovens exporem seus sen mentos e refle r sobre o impacto da ansiedade nas nossas vidas. Com dinâmicas relacionadas ao assunto e discussões em três salas diferentes, a visita foi um sucesso para todos os que dela par ciparam. No fim da noite, a MEEF realizou o convite para que também a MEAB possa visitar o Centro Caminho da Luz, para que toda a recep vidade possa ser retribuída, em mais uma noite de interação sadia e instru va. Acompanhe e curta a página da Fraternidade Espírita Allan Kardec no Facebook: facebook.com/fraternidadeespiritaallankardec.silvania/

MEEF e MEAB

MEEF à caminho de Silvânia

Que noite maravilhosa! Em Silvânia, a Fraternidade Espírita Allan Kardec, fundada pelo professor Orlandino Barbosa, desenvolve a vidades doutrinárias, assistenciais e de evangelização há mais de três décadas. Além da unidade principal, a ins tuição conta com cinco anexos espalhados pelo município, visando a levar a mensagem espírita-cristã às diversas famílias da região.

por Matheus Vieira Peres EDIÇÃO 9 - ANO 2 - Nº 9 - AGO/2017

6


h p://www.centrocaminhodaluz.com.br/

h ps://www.youtube.com/user/caminhodaluzanapolis

h ps://www.ickr.com/photos/126700777@N03/albums/

h ps://www.facebook.com/ceicaminhodaluz

h ps://www.instagram.com/centrocaminhodaluz/

h ps://issuu.com/mundoceical


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.