1 minute read

"A música é o maior canal de comunicação"

Sula Kossatz fala sobre seu projeto “Deu Bicho na Casa”, álbum que aposta em letras inteligentes, sem concessões a imagens de apelo fácil, e que venceu o Prêmio da Música Brasileira

Música infantil à antiga, com letras inteligentes e educativas e sem a quase obrigatória vinculação a uma versão audiovisual. A aposta da musicista Sula Kossatz, com seu projeto “Deu Bicho na Casa”, era arriscada. Mas deu certo. Vencedora da categoria melhor álbum infantil na última edição do Prêmio da Música Brasileira, a pianista e cravista com mais de duas décadas como educadora conta o que a inspirou a criar o trabalho, que reuniu grandes músicos, entre clássicos e pop, e foi produzido por Fernando Brandão e Chico Batera.

Advertisement

Por que compor para crianças?

Foi depois de ter netos. Me atraiu perceber, nas crianças em geral, uma certa falta de valores e conhecimentos importantes. Em “Bruxinhas”, por exemplo, cito (a peça para piano) “Quadros de uma Exposição”, de Mussorgsky. Em outras, entram Vivaldi e até outras artes, como as estações do (pintor Giuseppe) Arcimboldo. Quanto maisvocê expande o leque, mais rico ele é.

Houve um tempo em que todos escutávamos discos com historinhas, fábulas, enfim, nos educávamos ouvindo. Hoje, as crianças são bombardeadas por imagens. Que papel a música ainda tem?

A música é o maior canal de comunicação. Eu trabalho numa escola em que atendo a 250 crianças de comunidades carentes e famílias de risco. Vejo o milagre que a música faz na vida delas. Crianças antes agressivas, insubordinadas, são hoje meu braço-direito na sala. A gente vive um período de intolerância. Acredito no poder da arte mais universal para reverter isso.

Haverá continuações? Já há novos temas e ideias em gestação?

O próximo disco é só de cantigas de ninar e já está pronto. Também há material para outro “Deu Bicho na Casa”, para crianças de 2 a 4 anos. E estou trabalhando num musical. Para cada música escrevi um conto. Deve ser dirigido por Ernesto Piccolo.

Ouça mais! As 12 canções do álbum premiado.

Ouça mais! As 12 canções do álbum premiado.

ubc.vc/DeuBicho