Tl 06 pagina13

Page 1

6 de Outubro 2016

21 de Abril 2016 13

Terras de Lanhoso

vida concelhia

Igualdade de Género

P. Lanhoso partilhou Boas Práticas de Igualdade com grupo japonês 2Redação O Município da Póvoa de Lanhoso recebeu a visita de uma delegação de Kyoto (Japão), que veio conhecer as Boas Práticas implementadas em termos da Igualdade de Género, uma vez que tem sido uma referência neste âmbito. A vice-presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca, recebeu e acompanhou este grupo nipónico, de 20 pessoas, que ainda visitou o Centro Interpretativo Maria da Fonte, onde se realizou uma palestra, que deu a conhecer as diferentes realidades, e o Castelo de Lanhoso. “Foi com muito orgulho que a autarquia recebeu esta delegação de Kyoto pois, para além de termos a oportunidade de partilharmos as nossas boas práticas de cidadania e igualdade de género, representa o reconhecimento, pela CIG, do bom trabalho realizado com a população e das medidas implementadas no seio da autarquia”, refere Gabriela Fonseca.

DR

Foto de grupo no Castelo

O Delegado Regional Norte da CIG – Comissão para a Igualdade de Género, Manuel Albano, também esteve presente assim como alguns elementos da Comissão “+ Igualdade, + Cidadania” da Autarquia Povoense. Este grupo deslocou-se à Póvoa de Lanhoso por indicação da CIG – Comissão para a Igualdade de Género, que entende como um bom exemplo o trabalho que a Autarquia vem desenvolvendo ao nível das políticas sociais de Igualdade, quer em termos internos quer em termos da própria comunidade, e orientadas para a diversidade e combate à discriminação múltipla. “De lembrar ainda que o município da Póvoa de Lanhoso também foi, recentemente, um dos cinco municípios escolhidos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para realizar os seus estudos sobre as boas práticas em Igualdade de Género, implementadas pelos municípios, e que nos permitiu conhecer a realidade Norueguesa”, finaliza a vereadora.

terrasdelanhoso@sapo.pt

Câmara Municipal ofereceu manuais escolares Iniciou com normalidade mais um ano letivo no concelho da Póvoa de Lanhoso e a Câmara Municipal assinalou, de forma simbólica, esse começo, no dia 15 de setembro, com a deslocação da vereadora da Educação ao Centro Escolar António Lopes. Como vem sucedendo, também este ano a Câmara fornece gratuitamente manuais escolares e fichas de trabalho a crianças do primeiro ciclo, sendo mais de metade os alunos abrangidos. A Câmara atribui os manuais escolares de acordo com os escalões de abono de família da Segurança Social, havendo situações que têm ser analisadas mediante as circunstâncias. Apesar de, no presente ano letivo, o Ministério da Educação oferecer os manuais escolares aos alunos que frequentam o primeiro ano de escolaridade, não estando incluídas as fichas de trabalho/atividades, a autarquia assegurou a distribuição das mesmas a todos os alunos mais desfavorecidos. Para além dos manuais, a Câmara apoia ainda as crianças com necessidades educativas especiais através de material específico. Estes apoios representam um investimento de algumas dezenas de milhares de euros e vêm juntar-se a outras medidas de ação social escolar. A Câmara também presta apoio, por exemplo, ao nível do transporte e da alimentação, sendo que quem beneficia de escalão A fica isento do pagamento da refeição e que quem beneficia do escalão B paga apenas 50 por cento do valor, ao longo do ano letivo. Segundo Gabriela Fonseca, “o Desporto, a Ação Social e a Educação têm sido as áreas prioritárias para este executivo. Na interrupção letiva do verão, foram investidos cerca de 40 mil euros na Escola Básica da Póvoa de Lanhoso divididos entre melhorias efetuadas no edifício e no apetrechamento de todas as salas de aula com quadros interativos e respetivos computadores e retroprojetores. Foi ainda reformulada a sala de TIC, assegurando assim, as melhores condições de aprendizagem das nossas crianças”. As bolsas de estudo para os alunos que frequentam o ensino secundário e o ensino superior são outra medida implementada pela autarquia de apoio às famílias povoenses.

Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas AA e SAR no município de Póvoa de Lanhoso A Autarquia da Póvoa de Lanhoso viu aprovada a candidatura que submeteu ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos [POSEUR] para a elaboração do cadastro das infraestruturas de abastecimento de água[AA] e de saneamento de águas residuais [SAR] existentes no Concelho, para o integrar no Sistema de Informação Geográfica [SIG] Municipal. Com a concretização desta operação, a Autarquia pretende atualizar e detalhar o conhecimento que já detém acerca dos 365 km da sua rede de infraestruturas, integrando-o num SIG para assim otimizar e gerir eficientemente os recursos e infraestruturas existentes e futuras dos sistemas de AA e SAR, nomeadamente através da georreferenciação dos consumidores, instalação de caudalímetros para a monitorização de perdas de água, etc. O custo total de investimento desta operação é de 176.369,70€, sendo a Contribuição Comunitária, materializada via Fundo de Coesão, de 130.550,24€. A operação terá início no próximo mês de outubro, prevendo-se a sua conclusão em setembro de 2018.

Publicidade

Caro assinante, a regularização da sua assinatura é, para nós, muito importante. Obrigado. Palavras Neutras - Jornal Terras de Lanhoso, Apartado 37, E.C. - Póvoa de Lanhoso, 4830 - 998 Póvoa de Lanhoso Departamento Comercial: 962 882 734 - terrasdelanhoso@sapo.pt

IBAN: PT50 0033 0000 45404932925 05 Publicidade


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.