Especial Arujá 64 anos

Page 1

64 Anos

De cara nova, Arujá resgata o orgulho de sua população

COM DR. CAMARGO, CIDADE GANHA MAIS QUALIDADE DE VIDA Confira os resultados da gestão municipal

Prefeito de Arujá desde janeiro de 2021, Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, vem transformando o município. Com o amplo apoio dos servidores públicos municipais e da Câmara de Vereadores, a gestão do prefeito realiza grandes obras e, paralelamente,

realiza um trabalho de zeladoria que valoriza o bem-estar da população. Nesta edição, a GAZETA traz um panorama da opinião dos moradores de diversos bairros da cidade a respeito do momento de Arujá. O caderno especial também traz entrevista com Dr. Camargo. Confira a seguir.

ESSE JORNAL É EDITADO PELA EMPRESA LEIA COMUNICAÇÃO INTEGRADA LTDA ME, INSCRITA SOB O CNPJ 24.062.195/0001-62 ANO 15 | EDIÇÃO ESPECIAL | JUNHO DE 2023
| DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO
DIRETOR: LAERTON SANTOS
FOTOS: DIVULGAÇÃO PMA

A VOZ DO POVO A GAZETA PASSOU PELOS QUATRO CANTOS DA CIDADE PARA CONFIRMAR O GRAU DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO DE ARUJÁ EM RELAÇÃO AO MOMENTO DO MUNICÍPIO; CONFIRA AS ENTREVISTAS ABAIXO

Com Dr. Camargo, Arujá está de cara nova e a população se sente mais satisfeita, apontam moradores

Arujá comemorou 64 anos de emancipação político-administrativa no dia 8 de junho. Reconhecido pelo título de “Cidade Natureza”, o município tem buscado resgatar o padrão de qualidade de vida que lhe transformou em uma das melhores opções de moradia em toda a Grande São Paulo. E esse resgate vem ocorrendo na gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo. É o que mostra levantamento realizado pela empresa INDSAT.

Atuante na cidade desde 2021, o INDSAT aponta que o grau de satisfação da população arujaense vem evoluindo constantemente. No último levantamento, realizado em abril desse ano, 88,5% disseram estar satisfeitos morando na cidade, taxa formada por indicadores de 8% de “muito satisfeito” e 80,5% de “satisfeito”. O resultado é mais elevado que o obtido em janeiro do mesmo ano, quando 86% avaliaram positivamente a mesma questão. A insatisfação atual, de 11,5%, também é menor que no início do ano, quando 14% indicaram não aprovar a vida na cidade.

Na análise da Qualidade de Vida da cidade, o atributo recebeu o 2º lugar no ranking doméstico da INDSAT, com 755 pontos e Alto Grau de Satisfação no levantamento. A nota é uma das maiores em todo o período entre maio de 2021 e abril deste ano, atrás apenas dos resultados obtidos em janeiro, de 727 pontos. No comparativo com abril de 2022, a posição atual das avaliações da Qualidade de Vida de Arujá está mais elevada, considerando os 672 pontos observados no ano anterior.

Confi ra nesta edição especial da GAZETA os motivos que levam a população de Arujá a reconhecer os esforços da gestão Dr. Camargo em cuidar dos moradores e da cidade.

““A qualidade de vida está melhorando. Eu fico muito feliz, por exemplo, por eles estarem construindo o terminal de ônibus do Barreto, porque quando chove fica um lamaçal horrível, e agora, com o terminal, vai ser maravilhoso, não vamos ter mais esse problema de ficar com os pés sujos e os ônibus vão ficar melhores também. Isso é muito bom. Tem muita gente que utiliza os ônibus, então, vai ser muito bom para todos.”

Silmara Nunes Lisboa Melo, 23 anos, estudante de pedagogia

“Faz três anos que moro aqui no Mirante e, desde então, percebo que as coisas vêm evoluindo bastante. Por exemplo, eu tenho dois filhos que são crianças, e antes não existia essa Praça da Juventude, agora tem, e ajudou bastante. Sem contar que, aos poucos, eles vão recapeando o asfalto.”

Augusto Ferreira da Silva, 36 anos, pedreiro

“Eu adoro morar em Arujá, porque é uma cidade muito boa. Nessa região, é a melhor cidade. O prefeito está investindo muito, e está ficando cada vez melhor. Até um hospital municipal, que a cidade não tinha, ele conseguiu. O prefeito e Arujá estão de parabéns”

Maria Raimunda, aposentada

“Quando eu cheguei nessa região do Jardim Emília, não tinha quase nenhuma dessas casas que têm hoje. E aqui é uma região muito boa, é muito tranquilo. A segurança, inclusive, melhorou bastante. Esse espaço de lazer (Complexo Esportivo Calango), que recebeu um up grade, deu mais vida ao bairro também. Esse campo estava abandonado, não tinha área de brinquedos, no parque era pura lama, e agora tem tudo, até refletores no campo”

Tiago Moreno de Souza, 35 anos, colorista

““Eu vim morar em Arujá em 1964, portanto, moro aqui há praticamente 60 anos. E quando paro para ver, para pensar sobre a cidade, vejo o quanto a cidade mudou para melhor. Na estrutura, de um modo geral, principalmente de 2021 para cá”

Ilda Dumont, aposentada

ZELO É nítido o cuidado das equipes da Prefeitura de Arujá com os espaços públicos, como é o caso da Avenida Afonso de Lima

““Moro em Arujá desde que eu nasci. É uma cidade boa, que tem bastantes oportunidades.

Soube, por exemplo, que a prefeitura está distribuindo tablets para as crianças, então, vejo mais empenho por parte da prefeitura. Enfim, gosto de morar aqui.”

Laís da Silva Fonseca, 20 anos, vendedora

3 portalgazetaregional.com.br GAZETA REGIONAL Edição Especial 2023 ARUJÁ 64 ANOS | 2 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS
“ “
“ “
“ “
RESGATE DO ORGULHO DE SER ARUJAENSE Os resultados da gestão do prefeito Dr. Camargo já aparecem de maneira positiva para a população arujaense FOTOS: BRUNO ARIB DIVULGAÇÃO PMA

DESTAQUE COM COMPETIÇÕES EM 8 MODALIDADES, 2ª OLIMPÍADA ESTUDANTIL REUNIU MAIS DE 800 ALUNOS DE ARUJÁ

Olímpiada movimenta a juventude

Em Arujá, a Secretaria de Esportes trabalha para oferecer atividades para todas as faixas etárias. Prova disso é a realização da 2ª Olimpíada Estudantil do Programa Viva Esporte. Cerca de 800 alunos de 16 escolas estaduais e particulares da cidade participaram de competições em oito modalidades. O megaevento esportivo também fez parte das festividades dos 64 anos de emancipação política e do 171º aniversário de Arujá.

A edição de estreia da Olimpíada Estudantil, no ano passado, tinha apenas 150 atletas, o que representa um índice de participação cinco vezes maior na atual. Eram só duas modalidades. Hoje, tem futsal, voleibol, basquete, atletismo (velocidade, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e revezamento), taekwondo (poomsae e kyorugui), judô,

TOCHA

Abertura do evento esportivo contou com uma tocha olímpica no cerimonial

xadrez e tênis de mesa. Todas são para meninos e meninas –com exceção do basquete (somente masculino) –, nas categorias Pré-Mirim (10 a 12 anos), Mirim (13 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos).

Os jogos refletem a filosofia de gestão lastreada pela multiplicação da oferta de esportes e lazer para proporcionar ocupação saudável às crianças e jovens, afastando os arujaenses do caminho da

800 alunos de 16 escolas do município

violência. Atualmente, quase 5 mil moradores já participam de uma ou mais das 18 modalidades esportivas do Viva Esporte, segundo o secretário de Esportes, Fabio André.

Com ‘Jogo das Estrelas’, Prefeitura de Arujá entrega a iluminação do Estádio Municipal Armando Maiolino

Ainda em comemoração ao aniversário do município, a Prefeitura de Arujá inaugurou a iluminação do Estádio Municipal Armando Maiolino. Na ocasião, foi arrecadada mais de 1 tonelada de alimentos no jogo beneficente.

Na inauguração, ocorreu o Jogo das Estrelas da Seleção Brasileira de Masters (veteranos), com as presenças ilustres de Müller, Ademir da Guia, Ricardo Rocha, entre outros. A Seleção

Brasileira de Masters enfrentou a Seleção de Convidados de Arujá.

O estádio e as arquibancadas ganharam sistema de iluminação com lâmpadas LED. As maiores competições de futebol da cidade são disputadas no Armando Maiolino. A Copa Arujá de Futebol, que é organizada pela Secretaria de Esportes e reúne os 16 melhores clubes da Liga Arujaense, é uma delas.

Outros campos também ganharam nova iluminação, como é o caso do Complexo do Calango e o Complexo do Barreto, faltando apenas o Casterrão, que receberá iluminação em breve.

4 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS DIVULGAÇÃO PMA
O evento reúne
MAIS CONFORTO Secretaria de Esportes trabalha para permitir a realização de partidas noturnas DIVULGAÇÃO PMA

O MELHOR DA CULINÁRIA QUIOSQUES DEIXARAM O ESPAÇO MAIS ATRATIVO E CONFORTÁVEL PARA OS CLIENTES

Espaço Gourmet dá start em uma nova aposta de Arujá: turismo gastronômico

Cortada pela principal rodovia do país, a Via Dutra, a cidade de Arujá tem um potencial turístico indiscutível. Por conta disso, a gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, aposta em um segmento pouco explorado na região: o turismo gastronômico. A administração municipal, inclusive, já deu o primeiro passo com a inauguração do Espaço Gourmet Amazonas.

Localizado na Avenida Amazonas, o espaço possui 20 quiosques, sendo 19 de comes e bebes variados, como lanches, chopp, sucos, pastéis, doces, espetos, comida japonesa, acarajé, açaí e outras deliciosas opções, além de um quiosque destinado aos sanitários públicos, sendo um feminino, um masculino e um unissex

ESTRUTURA

Espaço

Gourmet Amazonas levou mais condições para os comerciantes e clientes

da, bem como colocada nova iluminação, substituída a areia do playground nas proximidades e feita a revitalização da quadra esportiva.

Um dos quiosques instalado no Espaço Gourmet, o Big Hog, já se beneficia do movimento de clientes da própria cidade e de municípios vizinhos.

EVOLUÇÃO

Proprietários de quiosques reconhecem a importância do espaço

para PCDs (Pessoas com Deficiência).

Totalmente revitalizado, o Espaço Gourmet Amazonas substituiu os antigos food trucks. Agora, o local conta com mesas e cadeiras para os consumidores, em meio às árvores antigas que foram preservadas e um trabalho de paisagismo. A drenagem também foi verifica -

“A ideia do Big Hog é a construção de um espaço experimental, pratos populares e alguns pratos estrangeiros, mas com a nossa pegada, mais particular, mais autoral. Nós equipamos a cozinha para ter esse conceito experimental, afinal, o espaço acaba sendo um atrativo para moradores de Arujá e de todo o entorno. A cidade tem opções, inclusive nos bairros comerciais, e aqui passou a ter essa opção. Você traz um outro convívio, uma possibilidade nova de comércio, principalmente na gastronomia”, concluiu o proprietário Cleber Antônio.

Se o Espaço Gourmet Amazonas já faz sucesso entre os moradores de Arujá e da região, o setor ganhou um reforço de peso: trata-se da Vila Gastronômica, na Vila Pedroso. Inaugurado no dia 6, o novo ponto turístico da cidade acolhe 20 estabelecimentos comerciais que oferecem opções culinárias diversificadas e tem estrutura pensada para atrair visitantes.

Celso Ferreira, que é proprietário do restaurante Marcenaria, reconheceu que a Vila Gastro-

nômica só saiu do papel a partir da iniciativa do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, que ordenou a realização das obras. Ele também destacou que, com a inauguração, o que se espera é que a região se torne referência em turismo gastronômico.

“Esse é o sonho, o que a gente mais quer é isso. A gente quer que esse público do entorno, como Santa Isabel, Itaquá, Guarulhos, Mogi, aqui do Vale, que eles venham para cá.

A pessoa pode pegar o

seu carro, vir de São Paulo, de qualquer outra região, e vir para cá passear que ela vai encontrar vários restaurantes e bares diversificados. Com essa Vila Gastronômica, do jeito que ela ficou, acredito que vai atrair bem mais pessoas”, observou.

“Estamos dando um salto qualitativo para honrar a população com um agradável espaço de lazer e para movimentar a economia arujaense, multiplicando empregos e renda proporcionados pelo incremento do turis-

mo”, sintetizou o prefeito Dr. Camargo.

EXTRA – Além da Vila Gastronômica em si, a Avenida Angelo Anunciato, que fica atrás da região

dos estabelecimentos comerciais, foi contemplada com uma ciclovia e mais de 180 vagas que têm acesso direto a uma ponte que liga a via ao espaço comum dos comércios.

5 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | Edição Especial 2023 | ARUJÁ 64 ANOS |
FOTOS: BRUNO ARIB
Com Dr. Camargo, Vila Gastronômica se torna uma minicidade de delícias
MAIS UM ESPAÇO GOURMET Local é mais uma aposta para o turismo gastronômico DIVULGAÇÃO PMA

PEV do Barreto, que será inaugurado no dia 14, é um presente para a cidade

Uma gestão que se preocupa com a qualidade de vida da população precisa realizar investimentos que mantenham a cidade limpa e sustentável. Em Arujá, esse processo já foi iniciado pela administração do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo. Inicialmente, a cidade contará com quatro PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para resíduos da construção civil. Nesse local será possível também entregar materiais recicláveis como: metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

O lixo recolhido e tratado de forma adequada evita que as ruas e terrenos baldios sejam usados como depósito irregular, aumentando o risco de doenças e inundações, uma vez que boa parte acaba sendo levada pela chuva e entupindo os bueiros.

É o que acontece na região da Avenida Cícera Maria Rodrigues, no bairro Parque Rodrigo Barreto, que possui um córrego nas suas margens e que ganhará o primeiro PEV de Arujá. Segundo a cuida-

QUASE PRONTO

O PEV do Barreto será o primeiro inaugurado entre os quatro PEVs da cidade

dora de idosos Rosemeire de Lima, 37 anos, a expectativa da população local para a inauguração do espaço é alta.

“A prefeitura vem e limpa, daqui a pouco vem um monte de gente, à noite, e joga fora um monte de tranqueiras. Depois, o pessoal reclama que o prefeito não manda limpar. Mas também, o pessoal precisa fazer a sua parte.

Não foi feito o PEV? É para essa fi nalidade”, apontou.

Para a também cuidadora

Edine, 49, a construção do

PEV já mudou as características da região, e a tendência é que a população crie mais consciência.

“Aqui era um terreno vazio, e o prefeito fez isso, ficou maravilhoso. Aqui enchia de lixo, era tudo cheio de lixo, e agora está assim. Sempre teve reclamação disso, o pessoal faz muita sujeira. Agora ,a prefeitura está de parabéns. Espero que a população utilize e dê valor para o que o prefeito fez. Deus ajude que o pessoal respeite”, concluiu.

“Sempre teve reclamação disso, o pessoal faz muita sujeira. Agora, a prefeitura está de parabéns. Espero que a população utilize e dê valor para o que o prefeito fez. Deus ajude que o pessoal respeite”

Edine Cuidadora de idosos

O PEV do Barreto será entregue à população no dia 14 de junho. Considerando que há no munícipio diversos pontos de descarte irregular de RCC (resíduos da construção civil), chamados de “pontos viciados”, o maior trunfo da

Saiba Mais

administração com a implantação dos PEVs é a questão ambiental, ou seja, dar destinação adequada aos RCCs descartados irregularmente pela população, apesar da opção da mesma em contratar caçambas especificas.

BAIRROS QUE TERÃO PEVS

• Parque Rodrigo Barreto

• Mirante

• Jardim Real (adjacentes)

• Jardim Emília (adjacentes)

MATERIAIS QUE SERÃO ACEITOS

• Tijolos

• Blocos cerâmicos

•Concreto

em geral

•Azulejos

• Latas

• Plásticos

• Metais

• Embalagens

tetrapak

• Papel e papelão

•Vidros

6 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS
FOTOS: BRUNO ARIB
“ “
DESCARTE CONSCIENTE MUNICÍPIO TRABALHA PARA INAUGURAR AO MENOS 4 PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

Parque dos Ipês será inaugurado no dia 17

Embora seja reconhecida como “Cidade Natureza”, Arujá sempre foi carente de áreas públicas para a prática de esportes e lazer. Com a gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, esse é um problema que também tem prazo para acabar. Isso porque a admi-

nistração municipal estánalizando as obras de uma série de melhorias no Parque dos Ipês, localizado no bairro Jardim Fazenda Rincão.

Apesar de ter sido inaugurado em dezembro de 2020, o local é destinado, até então, para as atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Quando assumiu a Prefeitura de Arujá, entretanto, Dr. Camargo tratou de ordenar a aceleração das obras

NOVOS EQUIPAMENTOS

que permitirão abrir as portas para as famílias arujaenses.

O Parque dos Ipês ocupa uma área verde de 58 mil metros quadrados. Além da sede da Secretaria de Meio Ambiente, o local possui viveiro de mudas, duas trilhas, pista de caminhada, banheiros com acessibilidade, dois auditórios e uma arena cultural. O local ganhará playground para crianças, academia ao ar livre e quadras de vôlei e de beach tênis.

VALORIZAÇÃO – Proprietário de um imóvel localizado próximo ao Parque dos Ipês, o analista Edimilson Soares de Oliveira, 42 anos, disse que jamais imaginava que poderia contar com um parque público praticamente na porta de sua casa.

“Essa área era abandonada, portanto, jamais pensei que seria construído um parque. É mais uma ferramenta para o bem estar dos moradores. Importante para a criançada não ficar na rua, ter um lugar a mais para a socialização. Sem contar que valoriza o bairro em si. Espero que as pessoas valorizem e cuidem desse novo espaço”, concluiu Edimilson.

“Essa área era abandonada, portanto, jamais pensei que seria construído um parque”
Edimilson Soares de Oliveira Analista
LAZER E ESPORTES ESPAÇO PÚBLICO SERÁ O PRIMEIRO PARQUE LIVRE PARA USO DAS FAMÍLIAS ARUJAENSES Por Lailson Nascimento lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br
ACESSÍVEL Local vai contar com banheiros adaptados para PCDs • PLAYGROUND PARA CRIANÇAS • ACADEMIA AO AR LIVRE • QUADRAS DE VÔLEI E DE BEACH TÊNIS 7 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | Edição Especial 2023 | ARUJÁ 64 ANOS |
BRUNO ARIB
FOTOS:
DIVULGAÇÃO / PMI Saiba Mais

SATISFAÇÃO MORADORES DE ARUJÁ AVALIAM A GCM COMO UM DOS MELHORES SERVIÇOS PÚBLICOS DA CIDADE

Cidade tem GCM bem avaliada e aparato tecnológico à disposição da segurança

Qualidade de vida também necessita de bons índices de segurança, e isso Arujá tem de sobra. Com uma das GCMs (Guardas Civis Municipais) mais bem avaliadas da região, a cidade segue investindo em sua polícia municipal. Além de já ter contratado mais 25 novos guardas municipais, a gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, também adquiriu armamento, viaturas, câmeras de monitoramento e, no dia 26 de junho, inaugurará a nova Central de Monitoramento.

Para se ter uma ideia, Arujá contava com apenas 21 câmeras de monitoramento até 2020. Na atual administração, o número está sendo ampliado para 150. Sem contar a muralha virtual e as câmeras dos prédios

PAVIMENTAÇÃO

CONJUNTO

Central de Monitoramento

vai ampliar as ações conjuntas da GCM e das polícias Civil e Militar

Saiba Mais

NOVOS EQUIPAMENTOS

• 1 veículo GM/Spin para patrulha Maria da Penha

• Mais 6 veículos (3 Kombis, 1 Fiat Doblô, 1 Renault Kangoo, 1 Citroen/c4)

• 2 Bases móveis

• 1 viatura GM/Tracker patrulhamento

• 3 motocicletas

NOVA

FROTA

GCM ganhou carros e motos novas para compor a frota de viaturas

públicos. Todo esse aparato já está à disposição da GCM, que controla as informações pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada). Os dados também são acessados pelas Polícias Militar e Civil, por meio do programa “Arujá + Seguro”. Com a nova Central de Monitoramento, as ações serão ampliadas.

• 1 ônibus

• 25 novos GCMs em curso de formação

• Nova central de monitoramento

• 145 câmeras nas vias

• Ampliação do armamento

E RECAPEAMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS SEGUE ATUANDO EM TODA A CIDADE

Cidade tem mais de 150 mil m² de asfalto novo

Os dados mais recentes do IBGE (relativos a 2021) indicam que Arujá possui uma frota de quase 60 mil veículos transitando diariamente pela cidade. Ciente de que o grande uxo gera desgaste nas vias, a gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, tratou de criar um modelo contínuo de pavimentação e recapeamento, tendo a qualidade do asfalto como diferencial.

Segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Serviços, diversas ruas de Arujá receberam asfalto novo ou recapeamento entre o início de 2022 até o momento. Os serviços da administração já alcançaram praticamente todos os bairros da cidade e vêm agradando

os moradores.

“Circulo pela cidade o dia todo e reconheço que o asfalto está bem melhor. É visível a qualidade, tanto nas ruas que não tinham asfalto quanto naquelas que receberam o recapeamento, tapa-buracos que eles falam, né? Está muito bom”, elogiou o motoboy Francisco Salgado, 44 anos.

ACESSIBILIDADE – Atenta à mobilidade urbana, de um modo geral, a gestão de Dr. Camargo também realiza obras de acessibilidade em Arujá. Entre outros locais, destaca-se a implantação de rampas para PCDs (Pessoas com Deficiência) em diversos pontos da cidade.

8 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS FOTOS: DIVULGAÇÃO / PMA
MOBILIDADE Gestão de Dr. Camargo leva manutenção viária para os bairros DIVULGAÇÃO / PMA

MERCADO DE TRABALHO MILHARES DE ARUJAENSES TÊM ACESSO AOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO

Arujá investe na formação profissional e amplia geração de empregos e renda

Desde a sua campanha para prefeito, em 2020, Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, sempre defendeu que é preciso garantir empregos, renda e oportunidades de formação pro ssional para que a qualidade de vida da população arujaense seja ampliada. Nesse sentido, a gestão implementa novidades, como é o caso da Escola Técnica Municipal 4.0 e o Arujá Capacita, e conta com parcerias, como Senai e Sebrae, para fomentar o mercado de trabalho no município (conra, na página, os resultados dos últimos 12 meses).

Para se ter uma dimensão, o Senai comemorou 10 anos de instalação em Arujá no dia 17 de maio. Na ocasião, o prefeito destacou que 1/3 do total de alunos ingressaram justamente a partir de 2021.

“Dos 14.700 alunos que passaram pelo Senai de Arujá, desde o início das atividades, 30% deles passaram no último um ano e meio, o que é algo muito

AMPLIAÇÃO

Devido ao sucesso do Senai, a Prefeitura de Arujá vai reformar o prédio da escola, que passará a ter 1.350 m² e capacidade para 1.300 matrículas por ano. Local também ganhará banheiros e salas de aulas novas

significativo. E o prédio do Senai será ampliado, passando dos atuais 450 metros quadrados para 1.350 metros quadrados. Das 800 matrículas por ano, passaremos para 1.300 matrículas anuais”, anunciou o prefeito.

A Escola Técnica Municipal 4.0 também tem feito a diferença. Inaugurada pelo prefeito em setembro de 2022, a escola oferece cursos de tecnologia, por meio de parcerias firmadas

com instituições de ensino, que englobam a Indústria 4.0 e empreendedorismo digital.

Além disso, a Prefeitura de Arujá desenvolveu um Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal. Elaborado pela renomada FGV (Fundação Getúlio Vargas), o documento identificou o perfil da mão-de-obra no município e os setores com maior potencial de geração de emprego e renda da cidade.

Saiba Mais

CONFIRA OS NÚMEROS DOS ÚLTIMOS 12 MESES

Mais de 200 ALUNOS formados pelo Arujá Capacita

Mais de 870 ALUNOS certificados em parceria com o Senai

Mais de 480 ALUNOS certificados em parceria com o Sebrae

Mais de 1.100 VAGAS de emprego pelo Arujá Emprega

Mais de 350 ALUNOS formados pela Escola Técnica

Municipal 4.0

Mais de 1.200 arujaenses capacitados no último ano

A cidade atinge o recorde de mais de 200 INDÚSTRIAS em pleno funcionamento

FUNDAMENTAL Em 10 anos, Senai já formou quase 15 mil pessoas FOMENTO Prefeitura também investe em formação
9 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | Edição Especial 2023 | ARUJÁ 64 ANOS |
BRUNO ARIB
DIVULGAÇÃO / PMA

CAMARGO amplia o acesso da população às ações do Fundo Social de Solidariedade

À frente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, a primeira-dama, Clau Camargo, já tem uma marca reconhecida pela popula-

ção: a ampliação do acesso às ações da entidade. Mesmo tendo assumido o trabalho voluntário em plena pandemia, Clau Camargo já tem inúmeros resultados positivos alcançados, os quais são listados na página: .

NÚMERO DE CESTAS BÁSICAS

DOADAS (ENTRE 2021 E 2023):

40 mil cestas básicas

CURSOS OFERTADOS

Sobremesas e bolo de pote; produção de pães e doces e semi doces; produção de pizzas e salgados assados; produção de produtos de confeitaria; produção e venda de cupcakes e bolos caseiros; produção e venda de pães e salgados fitness; produção de panetones e doces natalinos (duas turmas); cabelereiro, manicure e pedicure ; depilação com linha e design de sobrancelha; produção de ovos de páscoa, com mais de 230 alunos formados

NÚMERO DE PEÇAS DE ROUPAS DOADAS

+ 80 mil peças distribuídas

CASAMENTO COMUNITÁRIO

CAMPANHAS DO AGASALHO

+ de 40 toneladas de materiais recicláveis arrecadados pela Loja Vale Reciclar até janeiro de 2023

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS

PAPAI NOEL NOS

BAIRROS (+ de 5 mil brinquedos distribuídos no último Natal)

ABADÁ

SOLIDÁRIO

BAILE DA PRIMAVERA EVENTO DO DIA DAS MULHERES CURSOS

PARCERIA COM A

ELEKTRO (para troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED)

10 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS BRUNO ARIB
CHEGAR A QUEM MAIS PRECISA EM ARUJÁ
BALANÇO POSITIVO PRIMEIRA-DAMA FAZ A BOA AÇÃO
CLAU
EM AÇÃO Na sede do Fundo Social, Clau Camargo dá andamento aos projetos
Por Lailson Nascimento lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br FOTOS: DIVULGAÇÃO
11 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | Edição Especial 2023 | ARUJÁ 64 ANOS |

64 ANOS

BALANÇO DR. CAMARGO COMEMORA OS RESULTADOS DOS POUCO MAIS DE 2 ANOS DE MANDATO COMO PREFEITO

Arujá está de ‘cara nova’, afirma Dr. Camargo sobre a evolução da cidade

Desde quando assumiu a Prefeitura de Arujá, o prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, sempre teve o objetivo de transformar a cidade em um lugar mais prazeroso para se viver. Além das prioridades óbvias de um governante, evidentemente. Em seu terceiro ano de mandato, ele afirma que ainda há muito por fazer. Porém, com o trabalho realizado nos últimos três anos, já se percebe uma grande evolução no município.

Veja, agora, a entrevista com o prefeito de Arujá, a qual está comemorando 64 anos de emancipação e 171 de existência.

GAZETA: Quais as principais características da cidade de Arujá?

Dr. Camargo: É uma “cidade natureza”. O município tem, aproximadamente, ¼ da Mata Atlântica preservada em seu território, e o Licenciamento Ambiental Municipalizado vem disciplinar com que possamos trazer indústrias e empresas de baixo impacto ambiental, aliada à revisão do Plano Diretor que estamos fazendo, justamente para permitir que a cidade cresça de forma ordenada e sustentável. Tivemos, aliás, no domingo (4), um desfile ecológico maravilhoso, com muitas atrações, inclusive um desfile e um concurso de fantasias feitos com materiais recicláveis.

Arujá, graças às políticas públicas que estamos implementando, está deixando de ser conhecida como cidade-dormitório para se tornar uma cidade em franco desenvolvimento, agradável para morar e que seja, inclusive, não só o local de moradia, mas também o local de trabalho dos nossos arujaenses.

Fora isso, é uma cidade agradabilíssima de se viver, com um clima ameno, um grande centro industrial e com

posicionamento estratégico entre as rodovias Dutra, Mogi-Dutra e Ayrton Senna; e que possui muitos recursos naturais e potenciais turísticos, o que teremos a oportunidade agora de divulgar, por meio do turismo gastronômico e ecológico, que estão sendo viabilizados pelo nosso governo e pela Secretaria Municipal de Turismo, criada na nossa gestão. Inclusive estamos contando com a possibilidade de nos tornarmos MIT (Município de Interesse Turístico).

PELA CIDADE

O prefeito Dr. Camargo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, atuam em prol da população

GR: Além das ações que a prefeitura está realizando referente à saúde, emprego, educação, segurança e esportes, o que mais tem sido feito para o cuidado da cidade?

Dr. Camargo: Construção da Escola do Jordanópolis, prédio do INSS, Pró-Criança, o próprio Hos -

pital Geral de Arujá e muitas outras obras que estamos inaugurando neste mês de aniversário de Arujá, como a Vila Gastronômica (Espaço Amazonas também foi inaugurado recentemente), a Escola do Turismo, a Casa dos Conselhos, a Central de Monitoramento da GCM e a sede do Departamento de Trânsito. Mas tivemos, na

nossa gestão, o Poupatempo, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), o Espaço PET, e ainda teremos o Parque dos Ipês e muito mais.

GR: O que mais os arujaenses podem esperar do senhor até o fim do seu mandato?

Dr. Camargo: Um dos grandes projetos é a construção do Hospital Geral, que está na fase de fundação. Arujá está de “cara nova”, justamente por essa evolução da cidade.

GR: Arujá está de cara nova, de fato?

Dr. Camargo: A maior preocupação da nossa administração é, justamente, trabalhar para que o arujaense se sinta feliz em morar na nossa cidade. Procuramos fazer com que a cidade seja cada vez mais amiga da população, e isso vem ocorrendo, afinal, a nossa maior marca é a participação dos arujaenses na nossa gestão. Aproveito para deixar o meu abraço para cada arujaense. Podem ter certeza de que vamos trabalhar cada vez mais em parceria com a população, para que a cidade fique a cada dia melhor.

12 portalgazetaregional.com.br | Edição Especial 2023 | GAZETA REGIONAL | |
ARUJÁ
/ PMA QUALIDADE DE VIDA
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Com
mais zeladoria e espaços de lazer na cidade, a população reconhece que ganhou qualidade de vida
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.