Gazeta Regional - Edição 475

Page 1

MOGI-BERTIOGA 41 ANOS

UPA de Suzano está prestes a atingir 20 mil atendimentos

SAÚDE DE QUALIDADE Para atender melhor a população da Zona Norte de Suzano, a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi concluiu as obras do prédio, localizado na região do Jardim Revista; pacientes elogiam os serviços P.11

CRÍTICAS HABITAÇÃO

Clientes reclamam da NotreDame de Arujá P.6

Itaquá poderá receber quase 350 imóveis P.7

Prefeitura cria o novo ‘Mogi Conecta’ P.13

No ‘Dia das Mães’, Verônica Lima luta para ver a filha

Abelzinho Larini lança a Escola do Legislativo P.16

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 15 | NO 475 | 13 A 19 DE MAIO DE 2023
SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
DIRETOR: LAERTON
BRUNO ARIB
MERCADO
ARUJÁ
BRUNO ARIB BRUNO ARIB
P.3
BATALHA
Principal ligação do Alto Tietê com o Litoral Paulista, a rodovia desempenha um papel de extrema importância para o comércio local; moradores antigos relembram a fase de construção da estrada de 50 km de extensão P.4 e 5

EDITORIAL

Abra as asas sobre nós

Há pouco mais de trinta anos, o Brasil fez ecoar novamente a voz da liberdade – outrora silenciada por medíocres tiranos fardados – e parte importante dessa luta se deu em nome do direito de livre exercício de se expressar, fundamental em qualquer democracia. No entanto, o brasileiro, em geral, tem uma certa dificuldade de

separar os conceitos de liberdade e anarquia, assim como os de controle social e censura.

O sistema democrático é sim baseado na mais plena liberdade de pensamento, fala e ação, o que não exclui a necessidade de consequências. O que o difere do autoritarismo é a maneira como as leis e normas são definidas.

TARCÍSIO GANHA DE LULA I

Numa democracia as leis são debatidas e votadas por parlamento eleito por voto popular, além de expostas e escrutinadas pela imprensa. Portanto, com a legitimidade do povo, pelo povo e para o povo, não há outra opção a não ser cumpri-las.

Não se pode confundir uma tentativa democrática de

O governador Tarcísio de Freitas está na frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando se trata de aprovação dos quatro primeiros meses de mandato. É o que mostra o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo entre os dias 30 de abril e 04 de maio, que ouviu 1208 eleitores. O levantamento do instituto Paraná Pesquisas tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de grau de confiança.

TARCÍSIO GANHA DE LULA II

De acordo com a pesquisa, Tarcísio tem 65,3% de aprovação de seu governo, enquanto a taxa de reprovação ficou em 26,7%. 8% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar sobre a administração do governador paulista. Já o presidente Lula obteve 55,6% de aprovação de seu governo, ante 38,7% de reprovação. A taxa daqueles que disseram não saber ou não quiseram opinar sobre a administração federal ficou em 5,8%.

E O MARCELO CÂNDIDO?

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições, o ex-prefeito de Suzano, Marcelo Cândido (PSOL), não deve ter vida fácil caso queira ser candidato ao terceiro mandato. Isso porquê ele permanece com a situação eleitoral inelegível, conforme o TSE. Recentemente a GAZETA apurou que o seu processo foi reaberto, isto é, ele não conseguiu arquivar a condenação que lhe custou nenhum voto quando tentou ser governador de São Paulo, em 2018.

DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP

regulamentar uma área, como é o caso do PL das Fake News, com todas suas qualidades e defeitos, com censura. Tampouco utilizar de seu poder para manipular o debate o inundando com desinformação, como têm feito as plataformas digitais.

Quando notícias falsas interferem num processo eleitoral, ou quando grupos

terroristas começam a se organizar para atacar escolas, nota-se a necessidade latente de controle sobre a liberdade anômica das redes.

O estado democrático de direito funciona num sistema de direitos e deveres, e a liberdade requer o peso da lei, para que assim ouçamos tua uníssona voz.

NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM

Se você tem dívidas, tem de pagar. Mas, se acalme, pois você não está sozinho: até o pentacampeão mundial Cafu está com o nome “sujo na praça”. O ex-jogador teve de entregar as chaves do seu imóvel, na Riviera de São Lourenço (litoral de São Paulo), ao Banco Industrial do Brasil porque não pagou um empréstimo de R$ 3,5 milhões que fez em março de 2017. Ele havia colocado o imóvel como garantia de pagamento. Xiii!

O PRÓXIMO PRESIDENTE

Mesmo faltando meses, a eleição para a Presidência da Câmara de Mogi já está em discussão. Levando em consideração o conceito da proporcionalidade, no qual o cargo é destinado para o partido com maior número de parlamentares, o próximo presidente da casa será do PL, que tem quatro vereadores. Dentre eles está Clodoaldo, o mais experiente e agregador dentre as opções. Que seja ele o eleito, pelo bem da cidade.

E POR FALAR NO PL...

De longe o partido mais poderoso da região, o PL já se movimenta para as eleições municipais que ocorrerão em 2024. E na charmosa Salesópolis não seria diferente. Fontes seguras do partido apontam que o candidato para suceder o atual prefeito, Vanderlon Gomes, é Marcelo do Quico, que já ficou em 2° lugar para a prefeitura, perdendo justamente para Vanderlon em 2016, e chegou recentemente ao partido. Essa chapa vai ser difícil de vencer.

REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes, Tatiana Silva e Will Siqueira

COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento

FOTOGRAFIA: Bruno Arib

EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | TELEFONES (11) 4255-3070 | (11) 99508-6950 (11) 99916-5804 E-MAIL
ANO 15 | NO 475 | 13 A 19 DE MAIO DE 2023
reportagem@leiaogazeta.com.br reportagemgazetaregional@gmail.com
A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO. ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
DIVULGALÇÃO

SAUDADE E INDIGNAÇÃO MESMO COM PROVAS, JUSTIÇA NÃO DEVOLVE MENINA DE 2 ANOS PARA A FAMÍLIA

não posso nem ver as fotos dela’, diz mãe de Mogi que não vê filha há 8 meses

Depois dos meses de espera para o nascimento de um filho, espera-se que esta seja a última vez que uma mãe precisará passar pela angustia de um longo período longe de sua cria, como está passando a dona de casa Verônica Pedro de Lima, que tem sua angustia potencializada por um processo judicial, no mínimo, nebuloso.

Moradora de Mogi das Cruzes, Verônica, assim como seu marido, o pedreiro Eudes da Silva, é natural do Rio Grande do Norte. Em 2021, quando Verônica aceitou vir morar com o novo marido, que já vivia em São Paulo, trouxe sua filha Ana Luiza, à época recém-nascida, que Eudes adotou como sua.

A família vivia tranquilamente até que, em setembro de 2022, Ana Luiza, então com um ano e oito meses, começou a demonstrar incômodos nas partes íntimas, com vermelhidão e coceiras, o que fez com que sua mãe procurasse ajuda médica na UPA do Jardim Rodeio. Na unidade, a equipe suspeitou da possibilidade de abuso sexual, acionando o Conselho Tutelar e a Polícia.

Veronica conta que, ao chegar na delegacia, a conselheira tutelar teria lhe dito para ficar tranquila que “ninguém tiraria sua filha”. Enquanto a mãe prestava depoimento, no entanto, a criança foi levada e até hoje não teve contato com a família. A última notícia que tiveram é de que Ana Luiza estaria na instituição Família Acolhedora, que não respondeu quando procurada pela reportagem.

De acordo com a advogada Andrea de Jesus do Nascimento, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a medida, mas, em razão do bem-estar da criança, ela é

DIFÍCIL Casal segue à espera da liberação do Conselho Tutelar de Mogi

colocada em último plano e, quando, feita, deve ser de forma gradual e assegurando o direito da mãe de visitar.

Eudes foi apontado como um dos suspeitos, assim como um vizinho e amigo da família, mas Veronica nega

veementemente que tenha ocorrido o abuso, seja por ele ou qualquer outra pessoa. Ela conta que, por ser dona

de casa e não ser paulista, não trabalha e não tem o costume de sair de casa, tampouco de deixar a criança a sós com terceiros.

Depois de realizados dois exames de corpo de delito, aos quais a GAZETA teve acesso, a tese da mãe encontrou provas documentais, já que ambos descartam a possibilidade de “conjunção carnal ou outro ato libidinoso”. A falta de provas fez com que não fosse nem instaurado o inquérito na Delegacia da Mulher de Mogi das Cruzes. Nesta sexta-feira (12), porém, completaram oito meses desde o último contato. Verônica não pôde abraçar sua filha em seu aniversário de dois anos ou no natal. Neste Dia das Mães, restam apenas a sede de justiça, lágrimas e dolorosas fotografias.

Em outubro de 2022, a GAZETA noticiou o falecimento de um menino de seis anos de idade no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, pelo qual a família apontava uma série de episódios de negligência como causa. Neste início de maio o caso se repetiu, desta vez com uma menina de apenas três meses de idade.

A história sofrimento de Luna Vitória Silva de Lima e de sua família começou já em seu nascimento, quando, sentindo contrações, a mãe, Laísa Thais Gomes, 28, deixou de ser atendida por uma médica que alegava já ter feito cinco partos no dia e não queria fazer outro. A parturiente retornou ao hospital no dia seguinte, 19 de janeiro, quando foi constatado o processo de sofrimento fetal por conta do tempo que passou.

O atraso para realizar o parto causou uma anóxia em Luna, ou seja, falta de oxigenação no cérebro, o que fez com que ela tivesse de passar seus primeiros (e, infelizmente, únicos) meses de vida entubada na UTI neonatal. Três meses depois, o quadro de Luna evoluiu rapidamente, mesmo que ainda exigindo cuidados, principalmente na hora da amamentação, por conta do risco de engasgar.

O que Laísa relata, no entanto, é um verdadeiro cenário de caos na unidade. Ela conta que já até ouviu uma técnica de enfermagem, chamada Renata, fazer piadas com as condições dos bebês. “Já falei para ela [outra criança] parar de brincar de morta. Qualquer dia não vai ter ninguém aqui, aí eu quero ver”, teria dito a funcionária.

E foi exatamente o que aconteceu com Luna, na madrugada de 2 de maio, dia em que provavelmente receberia alta, mas que não foi alimentada devidamente e acabou engasgando com o leite.

Tomada por indignação e sofrimento, Laísa diz que não quer nem lembrar do Dia das Mães: “por mais que eu tenha meus dois filhos [um menino de 9 e uma menina de 2], a Luna deixou um vazio muito grande. Foram três meses de luta e uma evolução fantástica, eu achava que ela estaria em casa no dia das mães, mas agora será uma data que eu nem quero lembrar.”

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde lamentou o ocorrido, negou acusações da mãe, mas informou que o hospital “abrirá uma sindicância interna para averiguação das denúncias” e que, caso sejam comprovadas, “os envolvidos serão responsabilizados com todas as medidas cabíveis.” (G.A.)

PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 |
‘Eu
Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br
Criança de 3 meses morre em Hospital Regional de Ferraz no dia que teria alta
BRUNO ARIB
FELIZ DIA DAS MÃES

ANIVERSÁRIO MORADORA DE BIRITIBA-USSÚ RELEMBRA O PERÍODO DE OBRAS E DESTACA IMPORTÂNCIA DA VIA

41 ANOS DE MOGI-BERTIOGA: saiba como nasceu a via que liga a região ao litoral

Neste sábado (13) a Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, completa 41 anos. A via, que possui 50 quilômetros de extensão, tem início no bairro Vila da Prata, em Mogi das Cruzes, e possibilitou aos mogianos e moradores da região uma rota rápida e sem pedágio para Bertioga.

A inauguração ocorreu em 1982, entregue pelo prefeito da época, Waldemar Costa Filho, que encabeçou o projeto da construção da ligação entre o Alto Tietê e o Litoral Paulista.

A obra era muito esperada pelos moradores, que em alguns momentos até desacreditaram do projeto de Waldemar, mas que acabaria se tornando uma das rodovias mais importantes da região. De acordo com o DER, o volume diário médio de veículos que circulam na Mogi-Bertioga é de cerca de 11,3 mil, se considerados os meses de janeiro e maio deste ano.

HISTÓRIA

A família

Cardoso foi uma das principais responsáveis pelo crescimento da MogiBertioga

Costa Neto, ex-deputado federal e filho do ex-prefeito] sempre vinha aqui e prometia que a rodovia seria construída e que iria mudar as nossas vidas, e realmente mudou. Para o meu pai foi um sonho realizado, na época ele vibrava com a construção.”

Durante a entrevista, Neusa contou como foi a construção da rodovia e as dificuldades que passaram até a inauguração. De acordo com ela, o começo foi complicado, pois a rodovia foi sendo liberada aos poucos para o tráfego de veículos: “Nós íamos até a metade do caminho com a kombi para abastecer os caminhões do outro lado para seguirem rumo ao litoral”, explicou.

Durante os anos, a rodovia passou por muitos problemas de interdição por deslizamentos de terra ou danos no asfalto. Esses acontecimentos geraram muitas dificuldades para os comerciantes que ali estavam buscando se consolidar no mercado. A família Cardoso teve alguns problemas com a perda de alimentos por não conseguir transportar dentro do prazo de validade.

“Quando interditava era problema porque ou você dava a volta por Santos ou ficava com a mercadoria parada. Nós perdemos muita coisa nesse começo, mas quando abria era uma festa, a gente ia para a beira da estrada e soltava rojões e comemorava que iríamos voltar a trabalhar”, relembrou Neusa.

km 84. No acidente, 18 pessoas morreram e 28 ficaram feridas. A rodovia precisou ficar interditada das 23h às 7h da manhã do outro dia. De acordo com as informações, o coletivo bateu em um rochedo na pista contrária, capotou e caiu em um barranco.

Na época, o acidente chocou a todos da região, inclusive Neusa, que comentou o ocorrido: “O acidente que mais marcou aqui na rodovia foi esse. Os ônibus sempre faziam parada aqui na lanchonete. Muitos dos que morreram estavam aqui uma semana antes. Foi muito triste e chocante para nós”.

SUCESSO Estrada é a ‘queridinha’ dos moradores do Alto Tietê

INÍCIO - A GAZETA esteve na rodovia e conversou com as herdeiras de um dos comércios mais antigos da via. A família Cardoso, que no início trabalhava vendendo e exportando hortaliças, verduras e legumes, está no local há 48 anos, bem antes que a própria Mogi- Bertioga. José Cardoso, que faleceu em fevereiro deste ano, foi o fundador da ‘Lanchonete e Restaurante Cardoso’, e contribuiu com os avanços não só

do distrito de Biritiba-Ussú, como também dos estudos das obras da rodovia.

Segundo sua filha mais velha, Neusa Cardoso, arquiteta de 69 anos, seu pai era um dos maiores entusiastas da Mogi-Bertioga e acompanhou de perto todo processo, desde os estudos até a construção.

“Meu pai era muito amigo do Waldemar, e sonhava junto com a construção da via, tanto que o ‘Boy’ [Valdemar

COMÉRCIO - A rodovia desempenhou um papel de extrema importância para o comércio local, pois ajudou a alavancar as vendas não só no estabelecimento de beira de estrada como No escoamento de produtos para o litoral. Ainda segundo Neusa, a família Cardoso foi uma das pioneiras a vender produtos alimentícios para a região de Bertioga.

Somente em 2023 foram registradas duas quedas de barreira e uma erosão, com necessidade de interdição total. Vale ressaltar que as obras já estão em andamento e começaram no dia 20/02/2023, com previsão de término em seis meses, estimativa que segue sem alteração: “No momento, o Departamento instala muretas de concreto, na altura dos quilômetros 82 e 87. Estão liberadas uma faixa para descida (no sentido Mogi das Cruzes-Bertioga) e outra para su-

bida (sentido Bertioga-Mogi das Cruzes”, conforme a nota do DER.

ACIDENTES FATAIS - Por se tratar de uma rodovia em meio às montanhas, com curvas sinuosas, o perigo de acidentes é constante. Segundo o Detran-SP, em 2022 foram registrados seis óbitos no trânsito da via. Em 2021, o número foi maior, contabilizando 15 óbitos.

Mas o pior ocorreu em junho de 2016, quando um ônibus que transportava 46 estudantes de Mogi das Cruzes para São Sebastião capotou no

SEM DUPLICAÇÃO - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve na Mogi-Bertioga em março, para vistoriar as obras no Km 82, trecho afetado pelos temporais e que sofreu a interdição mais recente. Na ocasião, ele afirmou que não há nenhuma possibilidade de duplicação da rodovia.

“Não está previsto [a duplicação]. A gente tem aqui dificuldade de inviabilidade financeira e ambiental; vamos olhar para o entorno, imagine fazer a duplicação de uma rodovia toda de encosta, na Serra do Mar? São áreas de Mata Atlântica. Então, temos imperativos ambientais que impedem a duplicação aqui”, explicou o governador.

CIDADES 4 5 GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023
FOTOS: BRUNO ARIB
WWW.UMC BR V E S T I B U L A R A G E N D A D O I N S C R I Ç Õ E S A B E R TA S 0800 019 2001
insegura FONTE: DER
Estrada tem histórico de mortes, mas não terá duplicação
COMPLICADO Estrada ainda é considerada

No Centro Clínico Arujá, serviços da NotreDame seguem criticados pela população

No início de abril deste ano, a GAZETA veiculou uma série de críticas feitas por moradores de Mogi das Cruzes, aos serviços prestados pela operadora de planos de saúde NotreDame Intermédica, mais precisamente no Hospital Santana, gerido por ela. Dando prosseguimento ao trabalho de reportagem, a equipe foi à cidade de Arujá, onde conversou com usuários do Centro Clínico Arujá.

Em Mogi, as maiores reclamações se deram em relação à internação, o que não se repetiu no caso arujaense. E nem poderia, já que um centro clínico não oferece este serviço e tem sua atuação mais voltada a consultas e exames.

No Centro Clínico Arujá, no entanto, a crítica se deu justamente em relação ao agendamento de consultas e exames, como é o caso da vendedora Bianca Pinho Siqueira, 28 anos, que conta uma grande dificul-

dade de marcar exames na unidade quando necessário. “Nunca faz exames aqui, sempre tem que remarcar para fazer em outro lugar”, disse.

Na data em que conversou com a GAZETA, quinta-feira (11), Bianca estava com suspeita de dengue e, mesmo tendo o pedido de exame de sangue expedido por uma médica da unidade, teria de esperar até o dia seguinte, para fazer o teste em outro lugar, e aí sim dar início ao tratamento.

Com relação às consultas, também dificuldades: “Aqui a gente marca consulta e sempre um dia antes eles desmarcam porque o médico não vem. Isso clínico, coisa básica. Ou então eles não cobrem e tem que ficar indo para outras cidades.”

A dona de casa Thais Ribeiro, 28, relata já ter passado pela mesma situação. De acordo

COMPLICADO

A dona de casa Thais Ribeiro disse que foi surpreendida com consultas desmarcadas

com ela, como usa bastante o serviço, geralmente consegue ser devidamente atendida, mas também já teve consultas desmarcadas em cima da hora.

O QUE DIZ A NOTREDAME

– Procurada para se posicionar acerca dos relatos, a operadora enviou a seguinte nota:

“O compromisso da companhia é sempre prestar o melhor atendimento aos seus clientes. Na rede própria, o tempo para agendar consultas e exames é constantemente monitorado e cumpre todos os prazos estabelecidos pela ANS. Além disso, a rede credenciada disponível, também, cumpre todos os requisitos necessários de atendimento e eficiência. Caso alguma desmarcação seja necessária, o cliente é prontamente avisado por meio de ligação, e-mail ou WhatsApp, e sua consulta ou exame é remarcado. A companhia reforça seu empenho constante no atendimento de excelência e acolhimento junto a seus clientes, além disso, está sempre disponível por meio dos seus canais oficiais.”

MAL AVALIADO USUÁRIOS DO CONVÊNIO RELATAM DIFICULDADES PARA MARCAÇÃO DE EXAMES E CONSULTAS
6 portalgazetaregional.com.br | 13 a 19 de maio de 2023 | GAZETA REGIONAL | | CIDADES
RUIM Unidades da NotreDame Intermédica são mal avaliadas pelos clientes FOTOS: BRUNO ARIB

PIONEIRA CIDADE É A 1ª DO ALTO TIETÊ A LANÇAR A INICIATIVA

Arujá lança o programa ‘Trilhas do Saber’ para mais de 4,8 mil alunos do município

Um programa “gamificado”, pioneiro na região, que guiará pelas trilhas do conhecimento os mais de 4,8 mil alunos e alunas de toda a rede municipal de ensino, do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental, onde será utilizado o modelo de ensino híbrido, que é composto por atividades, tanto em sala de aula, quanto on-line. Essa é a proposta do “Trilhas do Saber”, lançado na manhã de sexta-feira (12) no Clube União Arujaense, em Arujá.

O prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr Camargo, juntamente com a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, e seus adjuntos Bruno do Prado e Juan Torres, anunciou aos estudantes e educadores que, já a partir desta segunda-feira (15), eles receberão o material (mais de 4,8 mil tablets para os alunos e mais de 180 chromebooks para os professores), a fim de realizar as atividades e jogos interativos.

ALEGRIA Crianças participaram do evento junto ao prefeito Dr. Camargo

O conteúdo é disponibilizado na plataforma pela empresa Sisttech, representada na ocasião por Sergio Cunha. A vice-diretora da Escola Municipal (E.M.) “Dalila Franco Garcia da Silva”, Vanessa do Carmo Batista, e os alunos também compareceram ao lançamento do programa.

“É uma grande satisfação fazermos esse anúncio, pois a Educação tem sido um dos pilares deste Governo desde o início e estamos investindo forte para que nossos queridos aluninhos e aluninhas possam ter o melhor. Assim foi quando entregamos mochila, material didático e uniformes logo no primeiro

Governo de SP estuda construção de 342 moradias populares em Itaquaquecetuba

dia de aula; quando implementamos o Programa ‘Mais Saúde nas Escolas’, que ofereceu exames de acuidade visual e auditiva, nutricionais e parasitológicos, além de fornecer óculos, cuja armação as crianças puderam escolher, e aparelhos auditivos quando necessário; quando zeramos em menos de um mês a fila de espera por creches em período integral, após anos de demanda reprimida, e quando implantamos aulas de contraturno para recuperar a defasagem na aprendizagem, pós-pandemia, além de muitas outras ações. Enfim, somos um governo que faz”, reafirmou o chefe do Executivo Municipal.

Nesta sexta-feira (12/05), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), iniciou a análise de viabilização para a construção de 342 unidades habitacionais em Itaquaquecetuba.

Caso o empreendimento atenda aos requisitos do Programa Carta de Crédito Associativo (CCA), responsável pelo aporte dos recursos financeiros, as moradias serão destinadas a famílias que vivem em áreas de risco no próprio município. O assunto foi pauta da reunião entre o secretário da SDHU, Marcelo Branco, presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), na sede da pasta, em São Paulo.

DIVULGAÇÃO / GOVERNO SP
DIVULGAÇÃO / PMA
7 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | CIDADES |

O MOG I CONECTA ESTÁ DE CAR A NOVA E CHEI O DE OPOR TU NI DADES

VAGAS N AS MELHO RES EMPRESAS DA CIDADE

ECONOMIA COM IMP RESSÃO E TR ANSP ORTE

ATUALIZE SEUS DADOS

CURRÍCULO DIGITAL

ACOMPANH E O STATUS DAS VAGAS

É GR ÁTIS! VOCÊ NÃO PAGA NADA PAR A USAR.

8 9 portalgazetaregional.com.br 13 a 19 de maio de 2023 | GAZETA REGIONAL | portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | |

O DESENVOLVIMENTO CHEGOU: o Jardim Revista é muito bom, dizem moradores

O Jardim Revista, localizado na zona norte de Suzano, vem crescendo constantemente nos últimos anos, em especial durante a gestão de Rodrigo Ashiuchi (PL). O bairro é um dos mais populosos e, agora, também um dos mais valorizados, por ter o mais novo equipamento de saúde pública da cidade: a UPA 24h André de Abreu (reportagem completa na página ao lado). É um bairro que possui 34 ruas ou vias e faz parte do distrito de Boa Vista. E são ruas com duas características peculiares: a maioria ladei -

ras, quase todas estreitas –hoje em dia, todas asfaltadas e bem iluminadas. A Avenida Marengo e a Estrada do Portão do Ronda são as principais vias do Jardim Revista.

Embora ainda não tenha

uma infraestrutura completa, o que seria ideal, o bairro tem o necessário para seus moradores, inclusive algumas empresas como a Cotralti, a Formica e a Denver. O comerciante mineiro

Gilmar Alves Luis mora no bairro há 25 anos, onde também mantém seu restaurante, e não tem do que se queixar. “De uns tempos para cá, tem mudado muita coisa. O prefeito atual está fazendo muita

coisa boa, a situação está melhorando. Sempre falta algo, no dia a dia, mas, o básico, está 100%”, afirma.

Para a aposentada Josefa Fernandes dos Santos, o bairro passou por uma mudança total. Ela é moradora do Jardim Revista há 40 anos.

“Melhorou bastante. Minha maior felicidade foi ter vindo asfalto; quando a gente saia de casa, para pegar ônibus, a gente botava o sapato novo, e tinha que cobrir com um saco de arroz, que era para não sujar”, relembra a aposentada sobre como era a situação dos moradores do bairro quando não havia ruas asfaltadas.

“Esperamos por essa UPA há bastante tempo, mas, agora, ficou bom para a gente; e fizeram um asfalto novo, vai valorizando o bairro, além de trazer benefício para a população”, diz Edson Nascimento, morador do Jardim Revista há 22 anos. “Em relação ao transporte e à segurança, aqui também é muito bom; não tenho o que reclamar, tenho mais a agradecer do que reclamar”, completa o comerciante.

SEU BAIRRO 10 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | GAZETA NO SEU BAIRRO O LOCAL TEM, SEGUNDO SEUS HABITANTES, INFRAESTRUTURA ESSENCIAL PARA VIVER
ELOGIO Gilmar Alves Luis diz que gestão de Rodrigo Ashiuchi vem investindo na região
“ “
“Melhorou bastante. Minha maior felicidade foi ter vindo asfalto”
Josefa Santos, aposentada
“ “ “Em relação ao transporte e à segurança, não tenho o que reclamar”
Edson Nascimento, morador
FOTOS: BRUNO ARIB

SAÚDE

Pacientes elogiam UPA 24h: após a abertura, 19,5 mil já foram atendidos

Em seu segundo mês de atividades, a UPA 24h André de Abreu, do Jardim Revista (zona norte de Suzano), está bem conceituada perante os pacientes já assistidos. Inaugurada em 18 de março – mas aberta ao público no dia 19 –, a unidade já registrou 19.562 acolhimentos, dos quais 11.782 na clínica médica, 6.402 no setor de pediatria e 1.378 relacionados à ortopedia e traumatologia, segundo a Secretaria de Saúde de Suzano.

“Vim de manhã, foi rapidinho; cheguei 7h30, quando foi 8h15, saí. O atendimento foi ótimo. Tenho pouca audição, a moça (atendente) veio, me abraçou, me levou lá dentro, falou com o médico e ele me atendeu. Gostei muito”, elogiou a dona de casa Leonildes Aparecida de Souza, moradora do bairro.

Huilnes Goes Sabiá, que mora no Bela Vista, levou sua mãe duas vezes até a UPA e disse que ela foi muito bem atendida em ambas. “Ficamos satisfeitas. Não tivemos problemas com demora, foi super tranquilo.”

Sobre os atendimentos, a Secretaria explicou que são definidos conforme a classificação de risco (que é um conceito universal), uma vez que a unidade é destinada principalmente para casos de urgência e emergência. Ou seja, pacientes que necessitam de atenção imediata (conforme a gravidade que apresentam) têm prioridade em relação aos que buscam serviço ambulatorial para situações mais cotidianas.

NÚMEROS – Com relação ao primeiro mês de atendimento, o público que mais requisitou cuidados foi o da faixa etária de até

DIVISOR DE ÁGUAS Unidade de saúde eleva Suzano a um novo patamar

14 anos. Crianças e adolescentes somaram 3.976 atendimentos. O registro do perfil dos pacientes ainda mostra que a faixa etá-

ria de 25 a 34 anos foi a segunda mais representativa dentro da demanda de atendimentos: 1.313 pessoas atendidas.

Segundo a Secretaria de Saúde, somente no primeiro mês, 9,3 mil pacientes da região norte da cidade foram

atendidos – correspondendo a expectativa da prefeitura.

Ainda de acordo com a secretaria, 430 pessoas de outras regiões de Suzano e 695 de fora do município foram recebidas na UPA do Jardim Revista.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) afirmou que os números expressam a importância do equipamento, que representou uma conquista para Suzano.

“Batalhamos desde o início da nossa gestão para entregarmos essa unidade, que já tinha virado uma lenda na cidade. Sabíamos que essa estrutura seria fundamental para a organização dos atendimentos em nosso município.”

Huilnes Goes Sabiá,

Leonildes Aparecida de Souza, moradora

Secretário de Saúde de Suzano acompanha novo serviço de perto e celebra resultados

Na UPA 24h, há duas ambulâncias, 23 leitos e uma equipe com 12 médicos: quatro pediatras (dois de dia e dois à noite), cinco emergencistas (três de dia e dois à noite), dois ortopedistas (um de dia e um à noite) e um médico horizontal.

Foram investidos R$ 2,1 milhões, num espaço de 1,5 mil m². A gestão é do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), OSS (Organização Social de Saúde) que coordena a UPA, envolvendo a área médica e de enfermagem, administrativo, limpeza, radiologia, farmácia, bioquímica, controle de

acesso e serviços gerais.

O secretário de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que a UPA atingiu indicadores expressivos em apenas dois meses.

“A UPA do Jardim Revista já é uma importante realidade para a região norte. Um serviço esperado há muito tempo. O dia a dia mostra como tem sido fundamental para garantirmos um atendimento de excelência às pessoas, com bastante conforto e a comodidade; não são mais necessários grandes deslocamentos para outros pontos da cidade”, destacou.

APROVADA
NO PRIMEIRO
LOGO
MÊS, A UNIDADE DO JARDIM REVISTA ATENDEU CERCA DE 4 MIL PESSOAS COM ATÉ 14 ANOS
11 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 |
FOTOS: BRUNO ARIB
“ “Ficamos satisfeitas. Não tivemos problema com demora, foi tranquilo”
moradora
“ “Eu vim de manhã, foi rapadinho. O atendimento foi ótimo”
DE OLHO Pedro Ishi faz questão de acompanhar a evolução nos atendimentos da UPA GLÁUCIA PAULINO / SECOP SUZANO

SUZANO

CIDADE GANHA UMA IMPORTANTE ALIADA NO COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL,A COMEÇAR PELO BAIRRO

AUETI completa 1 mês de atividades fazendo a diferença no Miguel Badra

Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br

Na próxima segunda-feira (15), o bairro do Miguel Badra Baixo, em Suzano, vai comemorar 1 mês de funcionamento oficial da AEUTI (Associação dos Estudantes Universitários e Técnicos de Itaquaquecetuba). Também localizada na Zona Norte da cidade (leia mais nas páginas 10 e 11), a associação faz parte do processo de olhar mais atento da sociedade suzanense para “o lado de lá” da linha de trem, como é reconhecida a região.

Apesar do tempo chuvoso, o dia 15 de abril (sábado de inauguração da sede da AEUTI) contou com a presença de diversos vereadores (Maizena e Denis Filho do Pedrinho do Mercado entre eles), além do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo. Ao parabenizar a iniciativa da as-

PRESTÍGIO

Autoridades políticas fizeram questão de participar do evento

sociação, ele colocou a Prefeitura de Suzano à disposição para parcerias em prol do bem-estar da população do Miguel Badra.

do evento. Quase uma centena de crianças e adolescentes prestigiou a inauguração da AEUTI, cuja sede foi cedida pela empresa JJ Transportes.

E não é por acaso, afinal, que o foco da associação está nas crianças. Mas as ações atendem a todos os públicos. Além dos projetos esportivos (futebol e artes marciais), a AEUTI está oferecendo atendimentos médicos, jurídicos, psicológicos, entre outros.

DELES

O foco da associação está nas crianças do Miguel Badra

Os convidados de honra, entretanto, foram as crianças do bairro, que se dividiram entre os brinquedos infláveis e os comes e bebes disponibilizados gratuitamente pela organização

A ASSOCIAÇÃO - Em funcionamento há 12 anos, a AUETI nasceu da união entre os irmãos Luciano Pereira, Glegson Pereira (mais conhecido como Chila) e Diogenes Pereira, que é presidente da entidade. Por terem sido criados apenas pela mãe, a marca da solidariedade encontrada por eles durante a infância levou o trio a criar a associação, como forma de gratidão. Eles se uniram à JJ Transportes para levar um braço da AEUTI ao Miguel Badra.

Sociedade Esportiva Salesopolense Fundada em 01/01/1949 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONSIDERANDO, art. 4º do Estatuto Social que dispõe sobre o conhecimento das ações da Diretoria Executiva, CONSIDERANDO o art. 20º do Estatuto Social que dispõe sobre a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, O senhor presidente da instituição RESOLVE:

Ficam CONVOCADOS , em conformidade com os artigos acima mencionados, todos os associados constantes do art. 5º, para comparecerem no dia 27/05/2023, às 16 horas, na sede social da Sociedade Esportiva Salesopolense, sita à Avenida Victor Wuo n.º 589 – Centro – Salesópolis/SP, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária, em primeira convocação com a maioria absoluta dos associados e em segunda convocação, meia hora após a primeira, com qualquer número, deliberando pela maioria simples dos votos dos presentes que tenham direito a votação nos termos do Art. 8º do Estatuto Social, sobre a seguinte ordem do dia:

a) Prestação de contas e apreciação dos atos da Diretoria Executiva do exercício financeiro compreendido entre 1º/01/2022 e 31/12/2022.

b) Eleição e Posse dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal;

c) Outros assuntos de interesse geral.

Salesópolis, 10 de maio de 2023.

ANTONIO DE PADUA CHAGAS:990073 98849 Assinado de forma digital por ANTONIO DE PADUA CHAGAS:99007398849 Dados: 2023.04.26 15:23:55 -03'00'
VARIEDADES 12 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 |
FOTOS: DIVULGAÇÃO

EXTRATO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICO – FINANCEIRO | EXERCÍCIO 2022

Contrato Gestão 197/2022 entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo e a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Objeto: Gerenciamento, Operacionalização e execução das ações e serviços de saúde destinados a Atenção Básica / Estratégia de Saúde da

EM 2023 JÁ OCORRERAM 11 MIL ATENDIMENTOS

‘Mogi Conecta

Emprego’ ganha nova plataforma para acelerar contratações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou na terça-feira (9) a nova plataforma do Programa Mogi Conecta Emprego. O novo sistema permitirá um acesso mais facilitado tanto para o cidadão quanto para as empresas que oferecem vagas de emprego, além de agilizar os processos de análise e encaminhamento de currículos. O objetivo é aumentar a eficiência dos encaminhamentos e contratações.

Caio Cunha, Mogi retomou a liderança na geração de empregos

A cerimônia contou com autoridades municipais e representantes do setor produtivo, industrial, comercial e de serviços de Mogi das Cruzes.

“Nosso principal objetivo é aumentar a taxa de sucesso de empregabilidade. Ainda há empresas que precisam buscar profissionais em outras cidades, porque não encontram aqueles com a formação adequada em Mogi das Cruzes. Por isso esta ferramenta será tão importante: poderemos identificar as necessidades exatas do mercado de trabalho e assim oferecer formações específicas aos mogianos, para que eles trabalhem aqui em Mogi das Cruzes. Com mais emprego e renda em Mogi, teremos mais qualidade de vida para nossa população, mais nossa economia aquece, mais o comércio e o setor de serviços precisam contratar e este círculo virtuoso só trará mais desenvolvimento para nossa cidade”, disse o prefeito Caio Cunha (PP).

EXTRATO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICO – FINANCEIRO | EXERCÍCIO 2022

Contrato Gestão 213 /2022 entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo e a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Objeto: Gerenciamento, Operacionalização e execução das ações e serviços de saúde destinados a Atenção Básica / Estratégia de Saúde da Família

CONVITE

Guararema: opção ideal para o Dia das Mães

Seja para quem busca variadas opções gastronômicas ou para quem procura um agradável passeio em família, neste domingo de Dia das Mães Guararema é a opção ideal para todos os tipos de visitantes.

Os turistas “de um dia”, ou seja, que fazem o tradicional “bate e volta”, vão encontrar muitas atividades para realizar no domingo (14).

Ferraz poderá receber novos projetos habitacionais

Representantes da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e da CDHU estiveram reunidos na sexta-feira (12) para discutir sobre projetos habitacionais no município.

A prefeita Priscila Gambale (PSDB) recebeu o gerente de avaliação de segurança habitacional da CDHU, Humberto Schmidt, para tratar sobre a construção de 250 unidades habitacionais.

Município/Estado:
Quadro de Metas de Equipes ESF UNIDADE Meta – Nº ESF Realizada % Meta – Nº ESB Realizada % UBS/ ESF Vila São Paulo 05 5 100% 2 2 100% UBS/ESF Santo Antônio 05 5 100% 2 2 100% UBS/ESF Antônio Nhan 03 3 100% 1 1 100% UBS/ESF Vila Margarida 03 3 100% 1 1 100% UBS/ESF Jardim Yone 03 3 100% 1 1 100% TOTAL DE EQUIPES 19 19 100% 7 7 100% Metas de Produção Mínima – Indicadores Quantitativos METAS – ESF EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA META/MÊS Jan à Dez/22 % Consultas Médicas 72276 82501 114% Visitas Domiciliares-Médico 7296 1722 24% Consulta Enfermeiro 15276 20155 132% METAS – ESB EQUIPE SAÚDE BUCAL META/MÊS Jan à Dez/22 % Primeira Consulta 1920 3373 185% Visita Domiciliar 1104 1889 171% Observação - ESB Jan à Dez/22 % Tratamento Concluído (altas) 4143 123% EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM REGIME DE COMPETÊNCIA CG 197/2021 Previsto Realizado Total 1-PESSOAL 20.626.014,93 18.015.937,25 2-INSUMOS E MATERIAIS 3.228.189,36 3.635.475,07 3-SERVIÇOS DE TERCEIROS 7.286.129,37 7.700.630,60 4-INVESTIMENTOS 144.155,04 116.948,02 Total 31.284.488,70 29.468.990,94
Família
Ferraz de Vasconcelos/SP
Indicadores: Nº INDICADOR DE SAÚDE UNIDADE META JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 1 Atendimentos telefônicos regulados Nº absoluto 1500 731 585 614 629 650 622 644 634 590 607 618 621 2 Saídas de viaturas Nº absoluto 800 486 413 434 442 465 451 455 483 429 460 446 449 3 Tempo mínimo de resposta Minuto 15’ Geral 35,3’ Cód. Verm 26,7’ Geral 29’ Cód. Verm 18,1’ Geral 31,8’ Cód. Verm 19,4’ Geral 29,36’ Cód. Verm 17,18’ Geral 28,1’ Cód. Verm 18,8’ Geral 25,8’ Cód. Verm 18,7’ Geral 29,2’ Cód. Verm 20,1’ Geral 29’ Cód. Verm 19,18’ Geral 30,19’ Cód. Verm17,39’ Geral 29,20’ Cód. Verm 19,40’ Geral 33,06’ Cód. Verm 16,30’ Geral 36,57’ Cód. Verm 19,54’ 4 Tempo máximo de resposta Minuto 40’ 35,3’ 29,0’ 31,8’ 29,36’ 28,1’ 25,8’ 29,2’ 29,0’ 30,19’ 29,2’ 33,06’ 36,57’ 5 Adequação da Regulação % 5 2,09% 1,62% 1,29% 1,53% 0,98% 1,49% 1,28% 0,94% 1,57% 3,02% 0,50% 2,54% Execução Orçamentária Total Previsto Realizado 1-REMUNERAÇÃO PESSOAL 1.368.690,13 1.322.671,24 2-BENEFÍCIOS 119.566,40 129.532,25 3-ENCARGOS E CONTRIBUIÇOES 85.495,21 83.874,64 4-OUTRAS DESPESAS DE PESSOAL 374.578,64 117.411,13 4-PCMSO/UNIFORMES/EPI/CRACHÁ/TREINAMENTOS 34.000,00 45.036,99 5-SERVIÇOS DE TERCEIROS 3.043.400,00 2.977.509,78 6-MATERIAIS 408.800,00 145.289,25 7-SERVIÇOS DE UTILIDADE PUBLICA -50.758,53 92.737,94 8-DESPESAS FINANCEIRAS 1.800,00 4.488,49 9-DESPESAS INSTITUCIONAIS 1.600,00 690,00 Total 5.387.171,85 4.919.241,71
Município/Estado: Ferraz de Vasconcelos/SP Metas e
13 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | VARIEDADES |
PELO POBRE Com

IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICORDIA SÃO BERNARDO DO CAMPO

CNPJ (MF) nº 47.708.771/0005-25

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS

FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2.021 E 2022

1. CONTEXTO OPERACIONAL:

VALORES EXPRESSOS EM REAIS – R$

A Missão da Irmandade é oferecer à população atendimento Filantrópico, nas mais variadas especialidades da área da saúde, além de programas de prevenção e conscientização, em consonância com a função social da Santa Casa, e promovendo aos pacientes e suas famílias um atendimento de qualidade de acordo com princípios éticos e humanísticos.

2. ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:

As demonstrações financeiras foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e NBC TG – 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, incluindo os pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPCs), e as disposições aplicáveis às sociedades sem finalidade de lucro (Resolução nº 926 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

a) Apuração do resultado do exercício

As receitas e despesas são registradas considerando o regime de competência de exercícios, e são apuradas através dos comprovantes de recebimento, entre eles, Avisos Bancários, Recibos e outros. As despesas da Entidade são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos, em conformidade com as exigências fisco legais.

b) Caixa e Equivalentes de caixa

Caixa e Equivalentes de caixa incluem dinheiro em caixa, depósitos bancários, outros investimentos de curto prazo de alta liquidez.

As aplicações financeiras são registradas pelos valores de custos acrescidos os rendimentos auferidos até as datas dos balanços.

c) Recursos Contrato de Gestão

São os repasses referente ao contrato de Gestão 197/2021 Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos - ESF de acordo com o Edital de Chamamento Público nº001/2019 e o Contrato de Gestão 213/2021 Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos- SAMU de acordo com o Edital de Chamamento Público nº001/2021

d) imobilizado

Itens do Imobilizado são mensurados pelo custo histórico de aquisição, formação ou construção, deduzido de depreciação acumulada e perdas de redução ao valor recuperável quando aplicável. O custo inclui gastos que são diretamente atribuíveis à aquisição de um ativo. Ganhos e perdas na alienação de um item do imobilizado são apurados pela comparação entre os recursos advindos da alienação com o valor contábil do imobilizado, e são reconhecidos líquidos dentro de outras receitas no resultado.

e) Passivos circulantes e não circulantes

São demonstradas pelos valores conhecidos ou calculáveis acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos, variações monetárias e/ou cambiais incorridas até a data do balanço patrimonial. Quando aplicável, os passivos circulantes e não circulantes, são registrados em valor presente, com base em taxas de juros que refletem o prazo, a moeda e o risco de cada transação.

f) Provisões

As provisões são reconhecidas, quando a Entidade possui uma obrigação legal ou constituída como resultado de um evento passado e, é provável, que um recurso econômico seja requerido para saldar a obrigação. As provisões são registradas tendo como base as melhores estimativas do risco envolvido.

g) Estimativas Contábeis

O preparo das demonstrações financeiras requer adoção de premissas e estimativas por parte da Administração sobre certos ativos e passivos e divulgação de possíveis contingências sobre o patrimônio da entidade. Considerando que isso induz julgamentos por parte da Administração, vez que envolve estimativas referentes à probabilidade de ocorrências de eventos futuros, os resultados reais podem diferir dessas estimativas.

3. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA:

O grupo de Caixa e Equivalentes de Caixa está representado substancialmente, pelos saldos de numerários disponíveis em caixa, em contas de depósitos bancários e por recursos alocados em linhas de aplicações financeiras de curto prazo.

As aplicações financeiras estão demonstradas a valores de realização, inclusos os rendimentos e variações monetárias “pro-rata” dia, incorridos até a data de encerramento dos balanços, não excedentes aos valores prováveis de realização no mercado, e estão apresentados nas demonstrações financeiras por:

7. Recursos a realizar:

Os recursos da entidade foram aplicados em suas finalidades institucionais, em conformidade com seu Estatuto Social, demonstrados pelas suas despesas.

4. RECURSOS A RECEBER:

Durante o exercício a entidade recebeu recursos conforme firmado em Contrato de Gestão 197/2021 Prefeitura

Municipal de Ferraz de Vasconcelos - ESF de acordo com o Edital de Chamamento Público nº001/2019 e o Contrato de Gestão 213/2021 Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos- SAMU de acordo com o Edital de Chamamento Público nº001/2021, os valores das contas a receber contabilizados considerando o regime de competência de suas operações.

8. ESTIMATIVAS E JULGAMENTOS CONTÁBEIS:

5. IMOBILIZADO:

Compões o imobilizado da entidade utilizados para prestação de serviços hospitalares conforme relacionado abaixo:

O preparo das demonstrações financeiras requer adoção de premissas e estimativas por parte da Administração sobre certos ativos e passivos e divulgação de possíveis contingências sobre o patrimônio da entidade. Considerando que isso induz julgamentos por parte da Administração, vez que envolve estimativas referentes à probabilidade de ocorrências de eventos futuros, os resultados reais podem diferir dessas estimativas.

9. IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA (IRPJ) E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO (CSLL)

São demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis acrescidos, quando aplicável, dos correspondentes encargos, variações monetárias e/ou cambiais incorridas até a data do balanço patrimonial. Quando aplicável, os passivos circulantes e não circulantes, são registrados pelo valor presente, com base em taxas de juros que refletem o prazo, a moeda e o risco de cada transação.

A entidade está amparada por imunidade do IRPJ e isenção da CSLL, conforme disposição expressa na legislação e conforme apresentado na nota 15 “Renúncia Fiscal” abaix

10 . INSTRUMENTOS DERIVATIVOS:

Os instrumentos financeiros estão apresentados no balanço patrimonial pelos valores de custo, acrescidos das receitas auferidas e despesas incorridas, os quais se aproximam dos valores de mercado. A Administração dessas operações é efetuada mediante definição de estratégias de operação e estabelecimento de sistemas de controles.

A Entidade não mantém instrumentos financeiros registrados contabilmente e, tampouco, possui em 31 de dezembro de 2022 operações envolvendo instrumentos financeiros derivativos.

Antônio de Pádua Chagas Cezar Susumu Kavassaki Presidente Contador

DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 Aplicações Financeiras – ESF 4.412.043,05 1.830.763,98 Aplicações Financeiras - SAMU 1.017.761,45 513.870,07 TOTAL 5.429.804,50 2.344.634,05
DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 Contrato de Gestão 197/2021 – ESF 10.844.296,15 41.830.112,14 Contrato de Gestão 213/2021 – SAMU 2.797.009,52 8.184.189,17 TOTAL 13.641.305,67 50.014.301,31
Bens Imóveis Valor Moveis e Utensílios 58.762,86 17.075,78 TOTAL 58.762,86 17.075,78
e não circulantes:
6. Passivos circulantes
a) Fornecedores DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 CSK Contábil Consultoria e Assessoria Eireli 18.394,60 0,00 Pro Rad Consultores 241,75 0,00 E.S.M Servtec Eireli 2.000,00 0,00 A.M.A Serviços e Soluções Comerciais 320,00 0,00 JFS Reformas e Serviços Ltda 35.000,00 0,00 Estrela 10 Com Eletr -52,89 0,00 J.C de S. Magalhaes 8.000,00 0,00 Tielle Menezes Sociedade Individual 40.300,00 0,00 Quatai Transportes de Passageiros Ltda 193,20 193,20 Mogipasses Com de Bilhetes Eletrônicos 360,00 360,00 TOTAL 132.541,35 553,20 b) Impostos e Contribuições DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 IRRF s/ Serviços autônomo 119,44 0,00 IRRF retido na fonte a recolher 19.930,72 9.021,55 CSRF retido na fonte a recolher 51.291,11 28.175,55 ISS retido a recolher 5.094,09 0,00 INSS retido a recolher 2.060,17 0,00 TOTAL 78.495,53 37.197,10 c) Obrigações Trabalhistas e Previdenciária: DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 IRRF s/ Serviços autônomo 119,44 0,00 IRRF retido na fonte a recolher 19.930,72 9.021,55 CSRF retido na fonte a recolher 51.291,11 28.175,55 ISS retido a recolher 5.094,09 0,00 INSS retido a recolher 2.060,17 0,00 TOTAL 78.495,53 37.197,10 d) Obrigações com Pessoal: DESCRIÇÃO - ESF SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 Salários a pagar 469.698,14 333.781,00 Pro- labore 70.508,76 64.742,00 Rescisões a pagar 10.338,73 4.841,27 Pensão a pagar 757,29 0,00 IRRF s/ salários a pagar 70.468,82 23.976,17 TOTAL 621.771,74 427.340,44 DESCRIÇÃO - SAMU SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 Salários a pagar 90.419,00 40.373,00 Pro- labore 18.125,01 20.669,58 IRRF s/ salários a pagar 17.494,73 4.379,43 TOTAL 126.038,74 65.422,01 e) Obrigações Pessoal – Previdenciária: DESCRIÇÃO - SAMU SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 FGTS a recolher 8.252,63 4.398,13 INSS a recolher 16.129,14 5.567,90 IRRF s/ salários a pagar 1.429,95 0,00 TOTAL 25.811,72 9.966,03 DESCRIÇÃO – ESF SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 FGTS a recolher 56.767,36 41.596,33 INSS a recolher 103.374,74 45.118,46 IRRF s/ salários a pagar 31.842,56 0,00 TOTAL 191.984,66 86.714,79
DESCRIÇÃO SALDOS EM 31/12/2022 SALDOS EM 31/12/2021 Contrato de Gestão 197/2021 - ESF 11.706.432,08 43.252.944,59 Contrato de Gestão 213/2021 - SAMU 3.449.942,80 8.631.163,38 TOTAL 15.156.374,88 51.884.107,97
CPF 990.073.988-49 CRC – 186.035/O-9 14 portalgazetaregional.com.br | 13 a 19 de maio de 2023 | GAZETA REGIONAL | | VARIEDADES

Dia das Mães: amor que supera desafios

Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br DATA Mãe e filha durante passeio no Mogi Shopping, que recebe exposição especial

Ninguém nasce mãe, e quando se torna, não vem com manual de instrução, fórmula mágica ou receita de sucesso. É fato. Mas se tem algo em comum a todas, independentemente da idade, tipo de maternidade ou das experiências, é o amor que elas carregam no coração, combustível para, seja lá qual for a adversidade, lutarem, acima de tudo, por seus filhos. Afinal, mãe é tudo. E amor de mãe é assim... É infinito.

Renata Camargo Di Iório Borges, 38 anos, farmacêutica, moradora de Mogi das Cruzes, é mãe de Heloísa, de 2 anos, e Isabela, de 1 ano. Ela e o marido, Felipe, desejavam ter filhos há seis anos. Enfrentaram as dores das primeiras tentativas em vão, até que a pequena Helô chegou. A síndrome de Down foi diagnosticada após o parto. Desde então, Renata vive a maternidade atípica, assim como mães brasileiras de filhos com deficiência, com muitos desafios a serem superados dia após dia. Mas

não sem muita determinação e alegria, na contramão do senso comum. “A sociedade costuma fazer as mães de filhos deficientes acreditarem que isso é ruim, e não é. Eu digo sempre que é desafiador. A Helô é nossa primeira filha, precisa de mais atenção. Mas é nosso presente de Deus.

Com sua condição, nos ensina todos os dias que a vida vale a pena, que o amor está acima de tudo”, diz.

O caminho trilhado por Marília Machado de Macedo Campos, 33, mãe de Alice, 6, e Elisa, 3, também é de desafios. Hoje mãe solo, ela conta com lições inestimáveis de sua mãe, Leia de

Feira da Mulher Empreendedora

Macedo Campos, 55. Entre elas, a principal: a de que o amor de mãe é tudo.

“Com o mundo tão difícil em que vivemos, caótico, criar filhos não é fácil. Mas com amor, com a família, a gente vai vencendo os obstáculos”, diz Marília, que concilia a maternidade com o trabalho de vendedora e as aulas do curso de Pedagogia.

“Mãe, eu te amo”. É a frase que faz Rachel Marília Torquato Camargo, 45 anos, se derreter pelos filhos, Arthur, de 9, e Théo, 4. Ex-gerente de vendas de uma grande empresa, ela deixou a profissão para se dedicar integralmente à maternidade. Residente em Suzano, Rachel e o marido, Roberto, têm nas crianças a consolidação de um sonho desde os tempos de namoro.

Mogi Shopping promove exposição de fotos para comemorar o Dia das Mães em grande estilo

Renata, Marília, Leia e Rachel são algumas das mães que participam da exposição de fotos da campanha “Amor de Mãe é Assim”, do Mogi Shopping, em cartaz em frente à Vivara. São dezenas de imagens de mulheres reais, de Mogi e região, e seus filhos, em diversas situações e contextos.

15 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | VARIEDADES |
DO BOM PRATO
o intuito de dar autonomia às artesãs, cerca de 45 já participaram da feira
REFORMA
Com
CELEBRAÇÃO MULHERES ENFRENTAM MEDOS E OBSTÁCULOS PARA COLOCAR A FELICIDADE DOS FILHOS EM 1º LUGAR
770 mil atendimentos de café da manhã, almoço e jantar

Câmara de Arujá lança a Escola do Legislativo; inauguração será dia 1

“O meu desejo é que as pessoas falem que, agora, entendem bem o que é o Poder Legislativo. Que elas saibam a função do vereador e o que a Câmara pode proporcionar”, afirmou à imprensa Abel Larini (PL), o Abelzinho, presidente da Câmara de Arujá, na manhã de quinta-feira (11) durante uma coletiva convocada por ele para dar todas as informações sobre a inauguração da Escola do Legislativo. A iniciativa é inédita na cidade.

A ideia de criar a Escola do Legislativo partiu de Abelzinho e do vereador Luiz Fernando (PSDB). A Escola do Legislativo será inaugurada no dia 1 de junho com o objetivo de fazer com que a população participe do dia a dia da Câmara Municipal, e saiba como é o trabalho dos vereadores, por meio de cursos que serão fornecidos, gratuitamente, ao público em

geral – tanto de Arujá quanto de outras cidades.

As aulas dos cursos estarão disponibilizadas no site da Câmara de Arujá, com entrega de certificado, em parceria com

PARTICIPE E APRENDA COMO SE ESCREVE O FUTURO.

AULA NA CÂMARA

instituições públicas. Toda a programação será divulgada no site da Câmara, logo após a inauguração da escola.

“As aulas já iniciam logo em seguida à inauguração,

são cursos feitos à distância. Cada curso tem a sua carga horária, que é de 20 horas. A ideia é fazer a população participar e nós vamos colocar ferramentas à disposição no

site, e vamos ter o controle disso”, explicou Abelzinho.

A princípio, serão disponibilizados 20 cursos. A Escola do Legislativo da Câmara de Arujá também deve ser um espaço de aprendizado e aperfeiçoamento dos servidores públicos, para que eles aprimorem sua atuação e a prestação de serviço à população.

De acordo com o presidente da Câmara, esse projeto deverá ser expandido em breve para as escolas.

“Nossa ideia é desenvolver esse projeto para as escolas estaduais, principalmente, para que possamos levar esse conhecimento, essa oportunidade, para fazermos com que os jovens entendam, participem de alguma forma. Como o jovem não vem muito à Câmara, vamos tentar levar até as escolas. Essa é uma das principais metas dessa gestão da Escola do Legislativo”, assegurou Abelzinho. “Não há limite de cursos por aluno, ele pode fazer quantos quiser”, finalizou.

Visitar a Câmara Municipal e assistir a uma aula sobre o trabalho dos vereadores é fundamental para transformar alunos em cidadãos atuantes na vida política da cidade e do país.

O trabalho do prefeito passa pela Câmara, onde ele é analisado para que sejam aprovadas as mais importantes decisões da prefeitura.

Também é na Câmara que os vereadores escolhidos pela população criam leis para melhorar a vida de todos.

Aproveite essa aula de cidadania.

Ligue (11) 4798-9500 e agende hoje mesmo a visita de sua escola.

POLÍTICA 16 | GAZETA REGIONAL | 13 a 19 de maio de 2023 | EXPANSÃO VEREADORES PRETENDEM LEVAR À POPULAÇÃO MAIS CONHECIMENTO SOBRE O QUE UM PARLAMENTAR FAZ
BRUNO ARIB
www.cmmc.com.br
PARCERIA Abelzinho contou com o vereador Luiz Fernando para desenvolver o projeto
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.