Gazeta Regional - Edição 479

Page 1

em festa p.14 Projeto BRUNO ARIB

DIVINO Guararema BRUNO ARIB

Aos 64 anos, Arujá celebra um ‘TEMPO DE CONQUISTAS’ com Camargo

P.7

MARCAS DE GESTÃO Em caderno especial sobre o aniversário da cidade, jornal destaca conquistas de Arujá p.10a13

MAIS SAÚDE

INTS celebra 1 ano de atividades em Itaquá p.6

S. ISABEL

Condenado por corrupção quer ser prefeito p.9

GESTÃO INHO

Biritiba Mirim conclui entrega de obras p.8

TECNOLOGIA

Religião X chip no cérebro: a polêmica p.15

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 15 | NO 479 | 10 A 16 DE JUNHO DE 2023
DIRETOR: LAERTON SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
muda a vida de crianças de Itaquá
Caio Cunha quer entregar 5 mil títulos de imóveis até 2024 p.3 ESCOLA PELA VIDA BRUNO ARIB

EDITORIAL

Surpresas já esperadas no País das Maravilhas

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 teve alguns elementos que a tornou uma das mais atípicas da história do Brasil e do próprio Lula. O caráter plebiscitário entre “antibolsonaristas” e “antipetistas”, que dizimou eleitoralmente qualquer esboço de “terceira via”, e a ideia de “frente ampla”

fez com que a maioria – não esmagadora – dos brasileiros vissem em Luiz Inácio a única opção para frear a destruição causada por Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos. Assim que promulgado o resultado do pleito, analistas políticos de todas as ordens (incluindo este mesmo espaço) alertaram para os perigos da en-

ganadora sensação de esperança presente no campo progressista.

À época já era possível notar que o perfi l conservador do parlamento recém eleito, assim como a amplitude da frente lulista, difi cultariam a articulação política do governo, que teria de tomar cuidado para não cometer os mesmos erros do passado.

E POR FALAR EM SECRETÁRIO ...

... Foi ridícula a cena de um secretário de uma cidade da região se escondendo para não ser sorteado e ter que doar agasalhos para a campanha de arrecadação de roupas de frio deste ano. Ao saber que corria o risco de tirar o escorpião do bolso, o meninão passou a se esconder de tal forma que ficou impossível de não reparar no gesto deprimente. É, dê poder a um homem e verás quem ele é!

AH, AS NOITES MOGIANAS...

O mundo da política é movimentado, mas sempre resta um espacinho para dar uma relaxada. Num evento feito em homenagem a um grande político da região, fontes relataram (isso é jornalismo, tá?!) que os presentes, assim que findada a cerimônia, logo moveram a festa a um lugar de entretenimento adulto (aí homenageando a si mesmos). Até que dois inimigos do fim resolveram deixar o local para ter um pouco de privacidade. A noite é uma criança...

MOIÔ, MARCOS!!!

Durou bem pouco o sonho de Marcos Damasio em se tornar prefeito de Mogi das Cruzes. Na última sexta-feira (2), Boy, o manda chuva do PL, disse que o atual deputado estadual nasceu para o Legislativo, além de ter “muita sorte”, segundo frisou o ex-deputado federal. Que Damasio não será candidato pelo PL, isso não é surpresa para ninguém. Mas quem será o nome do PL nas eleições de 2024?

DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP

Seis meses depois da posse, as previsões se mostraram corretas, basta notar a difi culdade governista para aprovar – e impedir derrotas – pautas econômicas, ambientais e até de organização ministerial. O resultado é sentido inclusive na baixa aprovação do presidente que já chegou a ter 87% de “bom” e “ótimo”.

BUMBUM DE OURO

Ainda faltam três anos e meio para o fim do mandato, mas mudanças de curso se fazem latentes agora, para que o prometido possa de fato ser cumprido. Luiz Inácio não falou e nem avisou, mas foi avisado: ou recalcula a rota, ou o governo fica inviável. Assim como o Brasil.

Nesta semana, um secretário municipal de uma cidade da região, enquanto recepcionava uma ilustre visita, ganhou um novo vulgo para chamar de seu, quando uma das presentes no evento destacou, a plenos pulmões, o tamanho avantajado de sua “outra face”, digamos assim (ui!). O secretário ficou sem graça com o apontamento, mas sem motivo, o bumbum brasileiro está em alta e garante o sucesso de muita gente. Só tem que saber usar.

FURA FILA

O jogador do Corinthians, Luan, que não joga nada há tempos – nem fica no banco de reservas nos jogos do alvinegro – resolveu dar uma de esperto fora de campo nessa semana: quis furar fila em um restaurante de luxo, em São Paulo, e acabou arrumando uma confusão. Acabou saindo do local sob vaias e zoação da galera. Ouviu o seguinte comentário: “Luan passa vergonha no campo e no restaurante, hein?” Xiii...

O CAGÃO

O aprendiz de apresentador Dudu Camargo foi “espirrado” do SBT (só Silvio Santos gostava dele na emissora) na quarta-feira (7), por ter feito cagada na empresa; sim, ele defecou no chão de um dos camarins do SBT e, se não bastasse, limpou a buzanfa com uma toalha de banho (que nojo!), a deixando atrás de um micro-ondas que fica no local. Só descobriram quando o fedor exalou. Cruz, credo!

REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes, Tatiana Silva e Will Siqueira

COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento

FOTOGRAFIA: Bruno Arib

EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | TELEFONES (11) 4255-3070 | (11) 99508-6950 (11) 99916-5804 E-MAIL
ANO 15 | NO 479 | 10 A 16 DE JUNHO DE 2023
reportagem@leiaogazeta.com.br reportagemgazetaregional@gmail.com
A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO. ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
REPRODUÇÃO / INTERNET

METADE JÁ FOI COM A ENTREGA DE 740 TÍTULOS NO TOYAMA, NO SÁBADO PASSADO, JÁ FORAM CONCLUÍDOS MAIS DE 2 MIL

Gestão Caio Cunha quer entregar, até 2024, 5 mil títulos de imóveis em Mogi

Por Lailson Nascimento

A gestão do prefeito Caio Cunha (PODE) pretende concluir o processo de regularização fundiária de 5 mil imóveis até 2024. A informação é do próprio prefeito de Mogi das Cruzes e foi anunciada no último sábado (3), quando a administração municipal realizou a entrega de 740 títulos de propriedade a moradores do Conjunto Toyama, ultrapassando a marca de 2 mil residências regularizadas desde o início do seu governo, em 2021.

O trabalho, que ocorreu em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, contou com o investimento de R$ 138,1 mil da Pasta estadual e garante segurança jurídica para mais de 2,9 mil pessoas residentes no Toyama. Acompanhado pelo secretário executivo da Pasta

UNIÃO Prefeito Caio Cunha conta com o esforço da Secretaria de Habitação e o apoio da Câmara Municipal

estadual, Eli Corrêa Filho, e pelo titular da Secretaria Municipal de Habitação

Social e Regularização Fundiária, Carlos Lothar, Caio Cunha fez questão de entregar alguns dos títulos diretamente nos apartamentos.

Uma das pessoas visitadas pelas autoridades foi a aposentada Neusa Vicente, 67 anos. Ao comemorar o

PARTICIPE E APRENDA COMO SE ESCREVE O FUTURO.

AULA NA CÂMARA

recebimento do documento de propriedade, ela disse que só viveu emoção semelhante quando soube que foi sorteada pela CDHU, no final dos anos 1990. Para isso, mostrou os jornais que publicaram a notícia à época.

“Eu não estou acreditando, são 25 anos aguardando por isso. Como Deus é bom! Eu tenho jornal de quando as

chaves foram sorteadas. Todo mundo falava “o seu está lá”, mas eu não sabia onde conferir. Aí, uma ex-patroa me deu uma dica de ir aos Correios. Eu chorava nos Correios quando a moça me deu o papel do CDHU, que era pra eu arrumar os documentos. Eu ainda duvidei que era meu, mas já tremendo de felicidade. Ela teve que ler o

documento umas 500 vezes, porque eu não enxergava. A felicidade foi muito grande, assim como está sendo hoje.”

É justamente por conta dessa felicidade das pessoas que o prefeito resolveu criar a Secretaria de Habitação em Mogi. Apesar de ser a maior cidade do Alto Tietê, Mogi só passou a contar com uma Pasta específica para o setor na gestão de Caio Cunha. E o trabalho vem surtindo efeito, como ele explica.

“Infelizmente, a questão de regularização fundiária é utilizada como uma bandeira eleitoral, e por ser uma questão eleitoral, é muito mais fác il lidar com a esperança do que com a entrega, de fato. Criamos a Secretaria de Habitação porque é uma questão de prioridade. Quando a gente vê que habitação é uma questão de dignidade para as pessoas, a gente cria uma estrutura para isso. Em dois anos e meio, nós fizemos já 80% do que foi feito nos últimos 14 anos. Isso é muito significativo”, concluiu.

Visitar a Câmara Municipal e assistir a uma aula sobre o trabalho dos vereadores é fundamental para transformar alunos em cidadãos atuantes na vida política da cidade e do país.

O trabalho do prefeito passa pela Câmara, onde ele é analisado para que sejam aprovadas as mais importantes decisões da prefeitura.

Também é na Câmara que os vereadores escolhidos pela população criam leis para melhorar a vida de todos.

Aproveite essa aula de cidadania.

Ligue (11) 4798-9500 e agende hoje mesmo a visita de sua escola.

PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 |
lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br
www.cmmc.com.br
BRUNO ARIB

HISTÓRIA MOGI DAS CRUZES É UM DOS MUNICÍPIOS MAIS ANTIGOS DO BRASIL E, PORTANTO, POSSUI PATRIMÔNIOS

Tombamento: importante ferramenta de proteção ao patrimônio histórico de Mogi

Você já andou pelo Centro de Mogi das Cruzes e se perguntou quantas histórias contém nos imóveis mais antigos do município? Muitos se tornaram Patrimônios Históricos de Mogi, e armazenam uma série de curiosidades de séculos atrás em suas construções.

Alguns já passaram pelo processo de tombamento, que segundo o chefe de divisão de tombamento e arquivo histórico da prefeitura, Ubirajara Nunes, é uma espécie de proteção, onde o bem, seja ele material ou imaterial, passa a ser protegido.

“Qualquer tipo de intervenção ou alteração no bem, até mesmo o traslado, quando o bem, por exemplo, uma obra de arte tombada, se ela for removida do local, for levada para outra cidade, através do instrumento de tombamento, necessariamente o proprietário precisa comunicar o conselho de patrimônio sobre esse trans-

ARTE O Theatro Vasques está entre os prédios tombados

porte. Nos patrimônios físicos, materiais, qualquer tipo de intervenção, a partir do momento que o imóvel é tombado, ele precisa passar por uma série de diretrizes e apontamentos feitos pelos órgãos de proteção. Então, intervenções de pequenos reparos, até mesmo pintura, dependendo do tipo de tecnologia construtiva do bem, precisa passar por uma orientação e também aprovação nas

esferas de proteção ao patrimônio”, explicou Nunes.

Para que o tombamento ocorra, o patrimônio em questão precisa atingir alguns critérios, como: questão histórica, importância, personalidade importante ter residido no imóvel, e tecnologia construtiva.

THEATRO VASQUES - Um patrimônio muito conhecido na cidade que é tombado pelo

Comphap (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico) é o Theatro Vasques, que possui mais de 100 anos, construído em 1902, curiosamente antes do Teatro Municipal de São Paulo.

O local fazia sucesso com muitas apresentações, mas com a chegada do cinema em todo o país, em 1920, os espetáculos começaram a diminuir. Em 1937, ele é fechado e começa a ser ocupado pela Câmara Municipal até 1970. No começo da década de 80, ele é restaurado e tem sua fachada modificada e volta a ser utilizado como teatro.

Para que ele fosse tombado, foi aberta pelo Comphap uma recomendação em 2009 e, através de reuniões ordinárias do Conselho, foi estabelecida a abertura do processo de tombamento, e no departamento de patrimônio e arquivo histórico, a divisão de tombamento iniciou o procedimento com o levantamento dos documentos do teatro, fontes históricas, e fotografias, um trabalho minucioso que foi concluído em 2011.

1. Casarão da Mariquinha- Rua Alfredo Cardoso, 2 – Centro

2. Theatro Vasques - Rua Dr. Corrêa, 515 – Centro

3. Casarão do Carmo - Rua José Bonifácio, 516 – Centro

4. Antiga Cadeia e FórumRua Cel. Souza Franco, 1.010 – Centro

5. E.E. Cel. Almeida - Rua Dr. Paulo Frontin, 240 – Centro

6. Antigo Leprosário Santo Ângelo, atual Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti CavalcantiRodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves km 3,5Jundiapeba

7. Casarão do Chá - Estrada do Chá Cx 5 – Cocuera

8. Serra do Mar (CONDEPHAAT/COMPHAP)

9. Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo - Rua São João s/n.º - Centro

10. Pinacoteca, antiga Casa da Câmara - Rua Cel. Souza Franco, 993 – Centro

11. Casarão dos Duques - Rua Dr. Deodato Wertheimer, 2.282 - Mogi Moderno

12. Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

13. Entrada dos Palmitos

14. Festa de São Benedito

15. Congada

16. Moçambique

17. Afogado

18. Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

CIDADES 4 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 |
BRUNO ARIB PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS TOMBADOS WWW.UMC.BR V E S T I B U L A R A G E N D A D O I N S C R I Ç Õ E S A B E R TA S 0800 019 2001

QUALIDADE GARANTIDA SERVIÇO É EXECUTADO PELO CONSÓRCIO FORMADO PELAS EMPRESAS POTENZA E VIGENT

‘Nova Mogi’ beneficia novos bairros

Quem passa pelo Centro e arredores de Mogi das Cruzes consegue perceber a diferença no asfalto. Isso porque o programa Nova Mogi tem beneficiado diversas vias do município. Ao todo, mais de 20 já receberam o recapeamento, e até o final do ano de 2024, 150 ruas serão contempladas pelo programa.

No momento, estão em andamento as obras no bairro Mogilar, na Avenida Francisco Rodrigues Filho. O trabalho está sendo feito em etapas, e o processo de fresagem, quando é feita a raspagem da antiga camada para a posterior aplicação da nova massa asfáltica, já foi realizada e parte da avenida já recebeu o novo asfalto.

Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a previsão é que os serviços se estendam pelas próximas semanas, conforme as condições climáticas permitirem. Vale lembrar que as obras estão

QUALIDADE Mogilar também passou a fazer parte do programa

‘Nova Mogi’

sendo feitas das 20h às 5h da manhã para minimizar o impacto no trânsito.

Para o proprietário de uma loja de baterias, Robson Rivelino, a melhoria no asfalto será muito boa para os comércios: “O recapeamento sempre é bem-vindo, porque a rua, com os obstáculos que tinh,a acaba sendo até evitada né, e quando se tem um asfalto novo, ela se

torna mais movimentada, e para o comércio isso é fundamental. Essa é uma das principais de Mogi, uma avenida que vira estrada que vai para Guararema.”

Em outro trecho da avenida, alguns moradores e comerciantes sugeriram a realização dos trabalhos em vias afastadas do centro da cidade, como é o caso do motoboy Felipe Oliveira, de 32

anos, que comentou conhecer diversas ruas que precisam de manutenção na cidade.

“Tem outros lugares da cidade que necessitam de mais recapeamento do que aqui (Mogilar). Nós entendemos que uma cidade com um asfalto recapeado é importante, pois acontecem menos acidentes, colocam sinalização nova, mas a gente entende que é necessário em outros

lugares também, não só em lugar que passa o pessoal de um poder aquisitivo mais alto. Eu digo isso porque eu rodo Mogi inteiro e tem ruas que há mais de 20 anos não são recapeadas. Mas em relação ao trabalho, ele está sendo bem feito, o pessoal faz de madrugada e estão sinalizando direitinho”, explicou.

O Programa Nova Mogi possui um cronograma de vias que receberão o recapeamento, que abrangem não somente as ruas da região central. De acordo com a prefeitura, o bairro Conjunto Santo Ângelo, Parque São Martinho, Varinhas, Jundiapeba e Chácara Guanabara são alguns dos que serão beneficiados com o recapeamento do asfalto até o final do programa.

No Jardim Esperança, por exemplo, os serviços continuam nesta semana na Rua Matathias Nogueira Novaes, com a fresagem do asfalto antigo. Posteriormente, os trabalhos seguirão na Rua Camargo, no Jardim Santa Tereza, com previsão de conclusão até o fim da semana.

EFETIVO SE AS NOVAS VAGAS FOREM APROVADAS PELA CÂMARA, GCM DE MOGI PASSARÁ A TER 421 PROFISSIONAIS

Mogi poderá contar com mais 148 GCMs

O presidente da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Policial Maurino (PODE), recebeu na noite de terça-feira (6), das mãos do prefeito Caio Cunha (PODE), um Projeto de Lei que cria 148 novas vagas para a GCM.

O reforço no efetivo da corporação de segurança mogiana atende a frequentes reivindicações do vereador Maurino.

“Da Vila Oliveira ao Quatinga, o clamor por mais segurança é muito forte. Toda Mogi está necessitando. É uma quantidade que vai trazer alento, embora ainda não seja suficiente. O ideal seriam mais de 500 homens na Guarda”.

Caio Cunha disse que não dá para esperar o Governo do Estado, embora os investimentos em segurança pública sejam obrigações dessa esfera de governo.

“Cada vez mais a população cobra o município por mais investimentos em segurança pública. Segurança é dever do Governo do Estado, mas faltam braços para o governador. Nesse contexto, não dá para ficar esperando só o que virá do âmbito estadual. Neste mandato, os investimentos em segurança, sem contar o de pessoal, já somam mais de R$ 29 milhões: câmeras de monitoramento, viaturas, estratégias de inteligência, etc.”, comentou o prefeito.

Já o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardi -

PROJETO APRESENTADO

O prefeito Caio Cunha já submeteu o Projeto de Lei à Câmara

nha, explicou os detalhes da ampliação.

“Estão sendo criados 148

cargos para a Guarda. Porém, temos outras 17 vagas abertas. Então, no total, são 165 vagas

a serem preenchidas. As 148 são novas vagas e as 17 são de reposição do quadro: pessoal que se aposenta, pedidos de exoneração, morte, enfim”.

Segundo Toriel, a GCM passará a contar com 421 profissionais após esse aumento.

“Com essas novas vagas, vamos ter um efetivo de 421 profissionais. A intenção é nomear 147 aprovados do último concurso. Assim que as vagas forem preenchidas, abriremos outro concurso para ocupar as que sobrarem. Estamos planejando um novo concurso para essas 17 vagas, mas já criando outros cargos para futuras ampliações. Contando com o curso de formação, pretendemos que eles estejam na rua até o final deste ano”.

5 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | CIDADES | BRUNO ARIB
DIVULGAÇÃO CMMC

INTS completa um 1 ano em Itaquá com altos índices de aprovação na UPA e CS

Na última terça-feira (6), completou-se um ano desde que o contrato entre a Prefeitura de Itaquaquecetuba e o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) foi assinado, dando início assim ao trabalho da OSS (Organização Social de Saúde) à frente das duas unidades de urgência e emergência da cidade, a UPA e o CS Adulto. Neste período, o INTS realizou alterações no modus operandi das unidades e conseguiu elevar os índices de satisfação com os serviços a cerca de 90%. A decisão de contratar uma organização gestora partiu do prefeito Eduardo Boigues (PP), visando justamente melhorar a qualidade dos serviços.

De acordo com o próprio INTS, foram realizados aproximadamente 400 mil atendimentos nas duas unidades, sendo 193.279 no CS (média de 18.772 por mês) e 206.489 na UPA (média de 17.571 por mês), no período. Mesmo com este alto volume de pessoas, os serviços têm conseguido a proeza de manter elevadas as taxas de aprovação, com médias mensais de 89% no CS e 98% na UPA entre junho de 2022 e abril de 2023.

EFICIÊNCIA O INTS visa oferecer cada vez mais qualidade no atendimento aos moradores

Nestes primeiros 12 meses desde a chegada em Itaquá, o INTS também ganhou a licitação que lhe deu o direito de estar à frente do recém-inaugurado CSI (Centro de Saúde Infantil), fato este que tornou a OS responsável por todas as unidades municipais de pronto-atendimento.

Questionada pela GAZETA sobre o tamanho da responsabilidade que tem nas mãos, a Gestora Operacional do INTS em Itaquá, Silvia Herranz, falou sobre a deficiência histórica que os itaquaquecetubenses enfrentam no quesito “pronto-atendimento”.

“A gente percebe, de fato, a carência pregressa da popu -

lação, que faz com que a gente tenha crianças sem atenção básica, por exemplo, idosos com comorbidades sem tratamento, e isso, obvia e infelizmente, faz com que essas pessoas precisem de unidades de urgência e emergência como as nossas. Então, a gente tem aqui o reflexo de um passado onde as unidades precisavam de uma atenção, de infraestrutura, de equipe mesmo”, explicou.

Nível de satisfação dos usuários foi elevado desde a entrada do INTS em Itaquaquecetuba

De acordo com ela, para chegar aos bons resultados nas pesquisas de aprovação, foi preciso, além das mudanças estruturais, uma requalificação da mão-de-obra já instalada e contratação de outros profissionais, além da instalação do NEP (Núcleo de Educação Permanente), que realiza constantes treinamentos com os colaboradores. Silvia celebrou também o que chamou de “casamento” entre a OS e o poder público municipal como peça-chave para o trabalho: “esse casamento entre a gestão municipal e organização social faz com que a gente consiga fazer um trabalho árduo, sem dúvida, mas cada vez melhor.”

MEIO AMBIENTE COM A INAUGURAÇÃO, GESTÃO BOIGUES ULTRAPASSOU A METADE DA META DE 22 ECOPONTOS ATE 2024

Itaquá inaugura 12º Ecoponto e política ambiental chega ao Pequeno Coração

Na noite de quarta-feira (7), a Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a inauguração do Ecoponto Pequeno Coração, equipamento cujo objetivo é fazer com que os moradores do bairro realizem o descarte regular de resíduos sólidos. Este é o 12º Ecoponto inaugurado de uma sequência de 22 prometidos pela administração municipal.

Com o funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, o equipamento tem capacidade para receber móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos de construção civil e lâmpadas.

De acordo com a secretária municipal de meio Ambiente, Yasmim Zampieri, a ocasião da inauguração se tornou ainda mais “especial” quando se leva em consideração dois fatores: a celebração

da Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 9 de junho, e o local onde foi instalado, na Rua Diogo Dias, exatamente ao lado do córrego.

Até o momento a região era conhecida por ser um “ponto viciado de descarte”,

o que causava assoreamento do corpo d’água e acúmulo de lixo.

O prefeito Eduardo Boigues (PP) destacou a negligência do poder público itaquaquecetubense em gestões anteriores com a pauta ambiental durante anos como

PARCERIA Gestão municipal conta com a experiência da empresa Peralta

causador essa “cultura” de descarte irregular neste e em outros pontos da cidade. Ele também ressaltou o fato de, após a inauguração do Ecoponto e o trabalho de desassoreamento e limpeza feito no córrego, não haver mais motivos para que continue.

“Quando assumimos, nós cobramos muito que as pessoas não fizessem esse descarte irregular nas calçadas, nos mananciais e nos córregos, mas a população também fala ‘mas onde vamos fazer?’, e é isso que estamos trabalhando, para dar à população as condições de ter onde descartar da forma correta”, disse.

Lindovaldo de Araújo, o Vavá, 48 anos, dono de um comércio localizado exatamente à frente do equipamento, fez uma fala consonante com a do prefeito: “Isso vai agregar muito para a gente poder ter onde colocar os resíduos, que não tinha onde colocar. Agora precisa também de um pouco de consciência da população de que é ruim você estar descartando móveis velhos, eletrodomésticos e tudo mais em margem de rio.” (G.A.)

SAÚDE EM 1 ANO À FRENTE DA UPA E DO CS-24H, INSTITUTO CONSEGUIU MUDAR O PERFIL DO ATENDIMENTO
6 portalgazetaregional.com.br | 10 a 16 de junho de 2023 | GAZETA REGIONAL | | CIDADES
FOTOS: BRUNO ARIB BRUNO ARIB BUSCA POR QUALIDADE A Gestora Operacional do INTS em Itaquá, Silvia Herranz Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br

ESPORTE E

EDUCAÇÃO

Na tarde de quarta-feira (7), a Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a segunda entrega de 277 quimonos para crianças que participam do projeto “Luta: Escola da Vida”, que oferece aulas de jiu-jitsu para alunos da rede municipal. A cerimônia, que ocorreu na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Profº Paulo Nunes, contou com a participação do astro internacional das artes marciais Rogério Nogueira, o Minotouro.

A presença do ex-lutador se deu porque o projeto acontece graças a uma parceria entre o Instituto Irmãos Nogueira, tocado por ele e seu irmão, Rodrigo Nogueira, o Minotauro, outra lenda do MMA, e a Secretaria Municipal de Educação desde fevereiro deste ano, quando começou o ano letivo.

À GAZETA, Minotouro celebrou os resultados do projeto até o momento e da parceria com o poder público municipal.

“Estou gostando bastante do projeto, já tem bastante crianças, mães, famílias e até

ALEGRIA Prefeito Eduardo Boigues recebe o carinho dos estudantes

professores nos abordando, mostrando interesse e elogiando o trabalho. O resultado é o melhor possível, trazer o esporte para as crianças dentro da educação. A gente está muito feliz, enquanto mestres e mentores do programa. Está sendo sensacional”, disse.

O prefeito Eduardo Boigues (PP) destacou a importância de projetos como este na formação de cidadãos, para além da questão espor-

FOTOS: BRUNO ARIB

tiva: “não é só uma prática esportiva, é a gente ajudando a formar esses jovens, essas crianças que daqui a pouco já estarão na fase adulta, e entregar para o ensino médio da melhor forma possível, com valores éticos e morais, aprendendo respeito, disciplina, perseverança, determinação. Tudo isso a gente agrega agora, desde a primeira infância, contribuindo com a educação dos pais dentro de casa.”

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Perpetuo, este é apenas um braço do projeto educacional que também contempla o oferecimento de aulas de teatro e música, para tornar as escolas mais atrativas para os estudantes. “A gente já está colhendo frutos desse projeto, as crianças já estão ficando mais focadas em sala de aula”, completou.

Contrato Gestão 001/2022 entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São

Bernardo do Campo e a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

Objeto: Operacionalização, Gerenciamento e a Execução das atividades da unidade CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Objeto: Operacionalização, Gerenciamento e a Execução das atividades da unidade CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Metas

de

Psicologia 374/mês Consulta Assistente Social 220/mês Consulta Enfermeiro 220/mês

CG

Quadro de Metas EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM REGIME DE COMPETÊNCIA CG 001/2022 Total Previsto Realizado 1-PESSOAL 20.626.014,93 18.015.937,25 2-INSUMOS E MATERIAIS 3.228.189,36 3.635.475,07 3-SERVIÇOS DE TERCEIROS 7.286 129,37 7.700.630,60 4-INVESTIMENTOS 144.155,04 116.948,02 Total 31.284 488,70 29.468.990,94 Consulta Médica 1320/mês Consulta Psicologia 374/mês Consulta Assistente Social 220/mês Consulta Enfermeiro 220/mês Página 1 de 1 EXTRATO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICO

Página

7 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | CIDADES |
FUTURO – À GAZETA , a secretária também revelou as metas da prefeitura de ampliar o ensino integral na cidade, que hoje conta com 936 alunos. De acordo com ela, a perspectiva da gestão é que, até 2024, mais de 3 mil estudantes estejam integrados ao modelo. LENDA DAS ARTES MARCIAIS, MINOTOURO CELEBRA A PARCERIA COM A
CIDADE
Com o projeto ‘Luta: Escola da Vida’, Itaquá leva esperança a alunos da rede municipal
1 de 1
PELAS CRIANÇAS O prefeito Eduardo Boigues e o lutador Minotouro, durante a celebração de entrega dos quimonos
EXTRATO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICO – FINANCEIRO EXERCÍCIO 2022
FINANCEIRO EXERCÍCIO 2022
Município/Estado: Mogi das Cruzes/SP
Contrato Gestão 068/2022 entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo e a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Município/Estado: Mogi das Cruzes/SP Quadro
068/2022 Total Previsto Realizado 1-PESSOAL 389.449,07 469.899,23 2-MATERIAIS DE CONSUMO 24.480,00 10.249,57 3-SERVIÇOS DE TERCEIROS 933.456,00 786.720,37 4-DESPESAS GERENCIAIS 70.929,31 83.956,33 Total 1.418.314,38 1.350.825,50
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM REGIME DE COMPETÊNCIA
Consulta Médica 1320/mês
Consulta
Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br

MOMENTO O MÊS DE ANIVERSÁRIO DE 59 ANOS CONTOU COM UMA SÉRIE DE ENTREGAS DE OBRAS PÚBLICAS

Rumo aos 60 anos, Biritiba Mirim celebra inaugurações ocorridas no mês de maio

O mês de maio, quando se comemora o aniversário de Biritiba Mirim, foi agitado no município. Com dezenas de inaugurações de obras públicas, o prefeito Carlos Alberto Taino Júnior (PL), o Inho, deu início à contagem regressiva para a celebração de aniversário de 60 anos da cidade, que será comemorado em 2024. Sob o lema “Com trabalho a gente muda tudo”, o prefeito considera que vive o seu melhor momento político.

“Estou no melhor momento político da minha história. Andando nas ruas, vejo pessoas agradecendo, e nunca tive isso, da forma que está hoje. Trabalhamos com pesquisa, vendo o que a população quer, e hoje a gente vê a satisfação e a aceitação do nosso trabalho. Eles viram o que era sem o Inho [antes do primeiro mandato como prefeito], o que foi com o Inho [entre 2009 e 2016] e,

PARCERIA O prefeito Inho sempre conta com a parceria do deputado André do Prado

10 obras para a população.

Na área de esportes, diversas praças e espaços de lazer nos bairros do Jardim Vista Alegre, Jardim dos Eucaliptos e Cruz das Almas.

Na saúde, a reforma do Centro de Especialidades e do ESF do Jardim dos Eucaliptos, além da inauguração do ESF Jardim Castellano, cujas obras foram iniciadas por Inho em sua última administração, que finalizou em 2016, mas cujo prédio só foi concluído por ele nesta nova gestão.

No setor educacional, destaque para a creche municipal do Jardim dos Eucaliptos e a reforma da EMEF Sandra Regina.

EDUCAÇÃO Obras também beneficiaram o setor da Educação

TRADIÇÃO CIDADE FICOU AGITADA NESTE FERIADO

Mais de 100 tapetes colorem a Avenida da República, em S. Isabel, no Corpus Christi

depois, quando o Inho saiu. Então, eles sentiram essa falta e, hoje, estou de volta. Por isso, acho que o melhor momento político da minha história é esse momento agora. A pesquisa mesmo aponta mais de 70% de aprovação do mandato.”

O resultado positivo na pesquisa de satisfação da população não é à toa. Somente em maio, foram entregues mais de

Já no social, foram inaugurados o novo CRAS, o CadÚnico e a Sala Rosa da Delegacia de Polícia.

“Ainda temos muito mais a realizar por Biritiba Mirim. O Poupatempo, por exemplo, só depende de uma agenda do Estado para entregarmos à população. Seguimos em frente, sempre buscando o melhor para a cidade”, concluiu Inho.

Vereador Tião acompanha entregas de obras públicas em Biritiba Mirim

Em meio às entregas de obras públicas em Biritiba Mirim (reportagem completa acima), o vereador Sebastião de Souza (PTB), o Tião, fez questão de acompanhar todas as entregas. No entendimento dele, a cidade vive um bom momento e tem tudo para continuar avançando sob a gestão do prefeito Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho.

“Eu sempre faço questão de reforçar que admiro o trabalho do nosso prefeito. Mesmo tendo assumido uma prefeitura cheia de dificuldades administrativas, ele vem entregan-

do tudo aquilo que tinha sido abandonado em gestões anteriores e dado início a novas obras. De nossa parte, segue o trabalho sempre ativo do gabinete, que está de portas abertas para a população e atento às necessidades de Biritiba Mirim”, concluiu Tião.

Este ano, a Avenida da República, em Santa Isabel, recebeu um número recorde de tapetes de Corpus Christi. Foram 120 trabalhos expostos na principal via da cidade.

O tradicional evento religioso aconteceu na quinta-feira (8) e teve o apoio da Prefeitura de Santa Isabel, que colaborou com as Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel e Santa Teresa D’Ávila.

Os tapetes temáticos foram confeccionados com serragem, cal, além de adereços naturais, como flores de diferentes tipos.

Quem passou pela Avenida da República aprovou as artes e não perdeu a oportunidade de registrar o momento. Após uma missa celebrada de forma conjunta entre às três paróquias, os fiéis sairam em procisão pela cidade, passando sobre os tapetes em direção a Igreja do Rosário.

Presente no evento, o prefeito Dr. Carlos Chinchilla (PODE) também participou da montagem das obras e comentou sobre a tradição isabelense: “Temos em Santa Isabel um povo de muita fé, que exalta nossas tradições. É uma alegria ver novas gerações participando desse momento de comunhão”, afirmou.

8 portalgazetaregional.com.br | 10 a 16 de junho de 2023 | GAZETA REGIONAL | | CIDADES FOTOS:DIVULGAÇÃO / PMBM
DIVULGAÇÃO PMSI

Em noite de homenagem a Waldemar Costa Filho, Boy se torna a ‘estrela’

Da Redação

reportagem@leiaogazeta.com.br

Em sessão solene realizada na sexta-feira (2), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou certificado de “Honra ao Mérito” ao presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, o Boy, pelo centenário de nascimento do ex-prefeito de Mogi Waldemar Costa Filho. Se estivesse vivo, o político completaria 100 anos no último sábado (3), conforme a GAZETA publicou anteriormente.

A cerimônia obedece ao Decreto Legislativo n° 163/2023, de autoria do vereador José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz. A homenagem tem o objetivo de relembrar os benefícios que Costa Filho promoveu para a cidade nos 18 anos em que comandou o Executivo mogiano: 1969/1977/1988/1997.

O vereador Zé Luiz foi o primeiro a discursar: “Cada canto desta cidade tem um pouquinho do seu Waldemar: na prefeitura, no INSS, na Mogi-Dutra, na Mogi-Bertioga e, em outras tantas obras, encontramos a marca des -

CÂMARA EM FESTA

O vereador Zé Luiz, Valdemar da Costa Neto e o vereador Marcos Furlan

se importante administrador. Mas não é só isso. Ele deixou o mais importante legado: o sentimento em nós de querermos construir uma Mogi cada vez mais gloriosa”.

Valdemar Costa Neto agradeceu a honraria concedida: “É muito bom estar nesta Casa de Leis, que meu pai construiu. Tenho tantos amigos aqui que, se eu falar o nome de todos, não paro mais. Meu pai era tão diferente quanto Bolsonaro: ele não era deste mundo. Queria realmente fazer as coisas. Ele não

Condenado pelo ‘crime de corrupção do século’, Alencar quer ser prefeito de Santa Isabel pelo Republicanos

O ex-vereador de Santa Isabel Alencar Galbiatti (Republicanos) parece estar disposto a disputar a Prefeitura de Santa Isabel nas eleições de 2024. O seu histórico político, entretanto, pode levar problemas para a própria candidatura.

tinha ambição. Teve oportunidade de se candidatar à Prefeitura de São Paulo, mas não quis. Ele fez muitas coisas, mas a mais importante foi dar aumento para os professores, acima do dado a outros funcionários. Agradeço especialmente ao vereador Zé Luiz. Estou lá em Brasília à disposição de Mogi”. Vale ressaltar que, por ocasião do evento com Boy, centenas de lideranças políticas do Alto Tietê e de todo o estado fizeram questão de participar.

Condenado à perda dos direitos políticos por conta do “crime de corrupção do século” – compra de votos para se tornar presidente da Câmara de Santa Isabel, ocorrido no primeiro dia do ano de 2021-, o político teve o mandato cassado em 2018. Um ano antes, isto é, em 2017, exerceu a presidência do Legislativo isabelense, tendo as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo. Embora tenha recorrido, o seu recurso não prosperou.

De volta ao cenário político, ele tentará a confiança do eleitor isabelense mais uma vez.

POLÍTICA 9 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 |
‘O REI DO BRASIL’ POR SER O PRESIDENTE NACIONAL DO PL, BOY SE DESTACA DIVULGAÇÃO CMMC DIVULGAÇÃO

PROGRESSO COM MAIS DE 92 MIL HABITANTES, A CIDADE TEM SE DESTACADO PELA QUALIDADE DE VIDA

Arujaenses sentem prazer em morar na cidade, que vive tempo de conquistas

Arujá está em festa. Isso porque o município está comemorando nessa semana 171 anos de existência e 64 anos de emancipação político-administrativa. Muitos eventos e atividades foram programados a m de que a população arujaense possa comemorar o 8 de junho (data de aniversário da cidade). Mas o que os arujaenses estão celebrando, de fato, é a evolução pela qual o município está passando nos últimos anos.

A cidade, que fica cerca de 40 quilômetros distante de São Paulo, é, hoje, uma das que mais se desenvolve no Alto Tietê, e o que é melhor: os habitantes de Arujá têm destacado sua melhora referente à qualidade de vida.

“Gosto de morar em Arujá. Está melhorando muito a qualidade de vida nos

últimos anos, a diferença é notória. Aumentou a qualidade dos parquinhos, para as crianças, o lazer; também aumentou a segurança e as ruas estão mais asfaltadas”, afirma Amanda de Lima Leite, 25 anos, moradora de Arujá desde que nasceu.

Dentre os progressos que estão acontecendo em Arujá estão: inauguração da Vila Gastronômica; revitalização da Praça da Juventude; entrega de uma nova frota de ônibus; e inauguração da Central de Monitoramento da GCM.

Moradores exaltam a qualidade de vida do município

Essas e outras ações corroboram o que as pessoas ouvidas pela reportagem dizem. Para Noemi Soares de Oliveira, 45,

a cidade “tem se desenvolvido bastante”. “Com a entrada desse novo prefeito, a cidade tem crescido muito, ele tem desenvolvido bastantes projetos, bastantes obras. O prefeito anterior não fez nada”, comenta.

O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, costuma dizer que seu principal objetivo como gestor da cidade é cuidar das pessoas. “Temos muito o que comemorar, pois a cidade está escrevendo um novo capítulo na sua história. Seguimos cuidando da cidade”, destaca.

ORIGEM – De acordo com a Prefeitura de Arujá, a “vila de Arujá teve origem com a capela do Senhor bom Jesus, seu Padroeiro, construção iniciada em 1781 por José de Carvalho Pinto e concluída por seu irmão, o capitão João de Carvalho Pinto. Em 1852, Arujá passou a distrito do município de Mogi das Cruzes e transferido para o município de Santa Isabel em 1944 (até 1959)”.

ARUJÁ 64 ANOS 10 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | ESPECIAL
DIVULGAÇÃO PMA
NOVO TEMPO Clau Camargo e Dr. Camargo colhem resultados positivos para a cidade

Arujá planeja um viaduto para a entrada da cidade, interligado à Rodovia Dutra

DIVULGAÇÃO

Na última semana, o prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, foi a Brasília e participou de uma importante reunião na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) com o intuito de tratar da construção de um viaduto de transposição da Rodovia Presidente Dutra, na entrada da cidade, com alça de acesso para Arujá.

De acordo com o Dr. Camargo, a construção do viaduto ligando a Dutra à entrada de Arujá deverá ser executada onde atualmente existe o trevo de Arujá interligado com a Mogi-Dutra.

“Será uma obra importantíssima para desafogar o trânsito no acesso de nossa cidade”, garante o prefeito.

Segundo o prefeito, a obra deverá ser feita pelo Consórcio Rio-SP, nova gestora da Dutra, após validação prévia da ANTT. “Essa reunião foi o marco

PROJEÇÃO Gestão do prefeito Dr. Camargo já tem projeto desenvolvido para a futura intervenção

inicial para conseguirmos tão importante obra para Arujá, ficando aqui nosso agradecimento para o deputado federal Alencar Santana, pela viabili-

pensam acerca da construção desse viaduto.

O motorista carreteiro Marcos de Oliveira concorda com a empreitada.

“Seria uma boa ideia. Iria melhorar muito o fluxo aqui dentro da cidade. Mas acho que não deveria proibir a passagem de caminhões e carretas, deveria liberar”, diz, fazendo, também, uma reivindicação para a sua categoria.

“ “

“Seria uma boa para a população de Arujá. Evita o congestinamento e facilita o tráfego”

Tiago Vasques, frentista

zação dessa importante pauta”, ressalta Dr. Camargo.

O prefeito afirma que “nós vamos desafogar o acesso da cidade no viaduto

Prefeitura acerta nas obras de melhorias no trânsito

Ainda sobre ajustar a mobilidade dentro da cidade, principalmente na sua entrada e saída, a Prefeitura de Arujá tem agido para melhorar as condições de tráfego dos motoristas. Haja vista as modificações que foram feitas na rotatória localizada depois da Secretaria de Turismo da cidade, tanto para quem adentra o município como para quem vai embora (no

sentido Mogi-Dutra). Houve um tempo em que acidentes próximo a essa rotatória eram frequentes, com os motoristas não respeitando a sinalização. Agora, com as reformulações efetuadas pela prefeitura, houve uma elevada diminuição de incidentes, o que é confirmado pela pessoas que trabalham ou trafegam por essa área da cidade.

atual. Vamos ver se a gente implanta isso o quanto antes.” Ainda segundo Dr. Camargo, “a próxima etapa a ser vencida será a aprovação de um aditivo no contrato de concessão da rodovia, entre a ANTT e a concessionária Rio-SP.” “Seguiremos firmes nessa batalha.”

OPINIÃO – A reportagem perguntou para algumas pessoas que moram em Arujá ou a frequentam constantemente sobre o que elas

O atendente Eduardo Neres, que trabalha no local onde os acidentes aconteciam, elogia as modificações na via.

“Melhorou mais a parte relacionada a acidentes; os carros entravam na contramão, entravam direto no posto, e, agora, reduziu muito o número de acidentes. Com os obstáculos, [os carros] são obrigados a dar a volta. Melhorou.” (W.S.)

“Seria uma boa para a população de Arujá. Evita o congestionamento e facilita o tráfego”, opina Tiago Vasques, frentista que viaja de Santa Isabel para Arujá todos os dias para trabalhar.

Para o motorista Aparecido Carlos Marques, “tudo que for viável para melhorar a situação de trânsito, principalmente em horário de pico, é importante; ajuda muito os munícipes e o pessoal que vem para a cidade.” “Fica mais amplo, mais suave para poder acessar a cidade ou deixar a cidade. Acho que tem que ter, sim”, conclui.

11 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | ARUJÁ 64 ANOS | ABRINDO PASSAGEM PARA FACILITAR ACESSO AO MUNICÍPIO, DR. CAMARGO LUTA POR IMPORTANTE OBRA
LAILSON NASCIMENTO LAILSON NASCIMENTO TRÂNSITO MENOS COMPLICAO Cidade investe para diminuir os congestionamentos

GCM Uelton Almeida é considerado um dos vereadores mais atuantes de Arujá

Com o lema “Nosso gabinete é a rua”, o vereador arujaense Uelton Almeida (PSDB) tem se mostrado cada vez mais atuante, uma vez que sua atuação parlamentar vem gerando resultados positivos para a cidade. Nesta edição de aniversário de 171 anos de fundação e 64 anos de emancipação político-administrativa, a GAZETA traz um balanço das principais conquistas do gabinete de Uelton desde 2021, quando ele tomou posse de seu primeiro mandato como vereador.

Por conta de sua atuação na cidade como GCM (tendo sido, inclusive, subcomandante da Guarda), Uelton procura manter o gabinete sempre à disposição da força municipal de segurança. Nasceu do gabinete dele, por exemplo, a ideia de criar o GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que foi instalado já nesta gestão do prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, e garantiu a integração da GCM com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além dos departa-

BALANÇO Vereador GCM Uelton Almeida presta contas do seu mandato parlamentar

mentos de Trânsito, da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Em parceria com o vereador Luiz Fernando (PSDB), Uelton criou o anteprojeto da Lei.

Ainda no setor de segurança pública, o vereador conquistou uma base móvel para a GCM de Arujá [emenda do deputado estadual André do Prado, do PL], viaturas do tipo motocicleta [emenda da deputada estadual Letícia Aguiar, do PP], armas longas para a Guarda, além de

fazer o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha, que garante atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com benefício de medidas protetivas, diminuindo o índice de reincidência. Por fim, o vereador fomentou o aumento do efetivo da GCM, que foi ampliado pela administração municipal em 50%. No setor social, um dos diferenciais é a ação “PitStop Solidário Arujá”, que está na

SAIBA MAIS

EMENDAS IMPOSITIVAS

R$ 100 MIL

para a continuidade do programa de equoterapia

R$ 185 MIL

para a implantação de suporte oncológico

R$ 49 MIL para aplicação no transporte de estudantes técnicos e universitários do município

R$ 30 MIL

para a aquisição de armas longas para a GCM de Arujá

R$ 33,3 MIL para o apoio no transporte ambulatorial do município para outras cidades

sua 13ª edição e já arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos durante os dois anos de eventos. Os alimentos são destinados a famílias em vulnerabilidade social. Ainda no setor social, Uelton também apoia instituições da cidade, como o Instituto Cícero, que já atendeu diretamente mais de 5 mil munícipes. Cumprindo a sua promessa de campanha, o vereador indicou R$ 200 mil de recursos

para a ampliação da política de apoio a crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) por meio da implementação de aulas de natação – confira a destinação das demais emendas no quadro.

“Aproveito para parabenizar a cidade de Arujá pelos 64 anos e colocar o nosso gabinete sempre à disposição da população. Arujá pode contar com esse vereador”, concluiu Uelton Almeida.

12 portalgazetaregional.com.br | 10 a 16 de junho de 2023 | GAZETA REGIONAL | | ARUJÁ 64 ANOS EM PROL DA CIDADE EM APOIO À GESTÃO DO PREFEITO DR. CAMARGO, PARLAMENTAR FAZ A DIFERENÇA EM ARUJÁ
DIVULGAÇÃO CMA

Amis, que faz a gestão do PA Central de Arujá, amplia qualidade do atendimento

EXCELÊNCIA Pacientes do Hospital Municipal

Prestes a completar um ano à frente da gestão do Hospital Municipal Dalila Ferreira Barbosa, a Associação Missão Integral Semear de Gestão em Saúde (Amis) tem motivos para comemorar um salto significativo de qualidade no atendimento aos pacientes de Arujá no PA Central e na Maternidade. Prova disso são os indicadores registrados mês a mês relativos ao cumprimento de metas e os índices de satisfação relatados pelos pacientes atendidos nas pesquisas diárias feitas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAC) na unidade.

“Atendimento rápido, médicos excelentes e profissionais preparados para nos atender a qualquer momento. Todas as vezes em que precisei ir ao PA Central, nos últimos meses, fui muito bem atendido. Só tenho a agradecer aos profissionais da Saúde de Arujá”, ressaltou o paciente Igor Mizael dos Santos.

Este cenário favorável só se tornou possível graças a um projeto extenso, que envolve os gestores de todas as áreas do hospital em ações focadas na agilidade e na humanização do atendimento que diariamente é colocado em prática com apoio incondicional da Secretaria de Saúde de Arujá.

O resultado está nos índices de satisfação dos pacientes: no mês de maio, no PA Central, 79,18% dos usuários ficaram satisfeitos com a atendimento, 19,60% não responderam à pesquisa e apenas 1,22% se declararam insatisfeitos. Já na Maternidade, 70,99% das pacientes aprovaram o atendimento; 26,37%

Dalila Ferreira

Barbosa estão satisfeitos com atendimento

não responderam à pesquisa e 2,64% ficaram insatisfeitos.

“Estes números indicam que estamos no caminho certo, empenhados em oferecer atendimento de saúde de qualidade. E refletem, ainda, no cumprimento das metas de atendimento que constam no contrato de gestão da Amis com o município:

A Amis vai completar 1 ano em Arujá no mês de julho; neste período, entidade melhorou serviços

todos os serviços, como consultas, internação, exames, partos, entre outros, são oferecidos em sua totalidade e até mesmo com números ampliados, atendendo, assim, toda a demanda de pacientes”, explicou Priscila Franco Araújo, superintendente do Hospital Dalila.

RESPONSABILIDADE

REFORMAS E MELHORIASDesde que assumiu a gestão do Hospital Dalila, a Amis investe em obras de reforma e melhorias da estrutura física interna e externa. Os quartos de internação dos pacientes receberam pintura e iluminação novas, além da troca de mobiliários, assim como os corredores, consultórios e recepção.

“Deixamos os ambientes mais acolhedores, afinal, humanização e qualidade têm de andar juntos. Toda a estrutura assistencial e de gestão precisa estar alinhada para que o paciente se sinta bem e recuperado e melhor do que quando entrou na unidade”, contou Priscila.

Outra boa novidade é a UTI Neonatal, que está sendo construída na Maternidade Dalila e entrará em funcionamento nos próximos meses, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura de Arujá).

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS

PACIENTES DO PA CENTRAL*

CUIDANDO COM ZELO Quartos foram reformados e ganharam novo mobiliário

79,18% 70,99%

1,22% 2,64%

19,6%

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES DA MATERNIDADE*

26,37%

13 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | ARUJÁ 64 ANOS | SAÚDE HUMANIZADA ORGANIZAÇÃO MANTÉM FOCO NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES DE ARUJÁ
Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br Priscila Araújo é superintendente do Hospital Dalila SAIBA MAIS
PACIENTES SATISFEITOS PACIENTES SATISFEITOS INSATISFEITOS INSATISFEITOS NÃO RESPONDERAM NÃO RESPONDERAM
BRUNO ARIB
ARQUIVO PESSOAL
FONTE:
*Dados de maio de 2023
DIVULGAÇÃO AMIS
SAU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO)

Quermesse da Festa do Divino começa neste fim de semana, em Guararema

Com programação religiosa com alvoradas às 6 horas e missas às 19h30, a Festa do Divino Espírito Santo de Guararema está recebendo fiéis diariamente. E a tradicional quermesse terá início neste fim de semana, com atividades na área de Lazer Professora Luana Bernardo José dos Santos, o espaço da feira do Nogueira.

Com apoio da Prefeitura de Guararema, a abertura do evento será às 18 horas do sábado (10), com ação entre amigos na sequência, Santa Missa com o padre Ubirajara Gonçalves às 19h30 e encerramento à meia noite.

Já no domingo a programação começa na Praça 9 de Julho, em frente a Igreja Matriz, com a Queima dos Pedidos, e depois segue para a festa no Nogueira, com as

ACONCHEGO

Guararema é uma das cidades mais receptivas ao turista na região

Martins às 19h30 no dia 17 (sábado).

O encerramento da programação no dia 18 (domingo) será especial, com desfile de cavaleiros e carros de bois partindo da Praça 9 de Julho às 11h30 e o tradicional afogado em memória do Sr. José Maria no Estádio Municipal José Luiz Gonçalves da Silva, na rua José Ramires, 270, no Ipiranga, às 12h30.

No domingo ainda será realizada a última noite de quermesse, com ação entre amigos às 18h30 e Santa Missa das 19h30 com o padre Valdenilson Pedro, que é o pároco da Igreja de São Benedito.

TRADIÇÃO Fiéis de Guararema movimentam a festividade

mesmas atividades e horários do dia anterior, mas com Santa Missa sendo presidida pelo padre José Orlando. E quem não puder participar não precisa se preocupar, já que haverá ainda mais um fim de semana de atrações, com direito a ação entre amigos às 18h30 e Santa Missa com padre Reginaldo

Mais informações estão disponíveis pelo telefone da paróquia responsável, (11) 4693-1830, que tem Cláudio Sérgio Mori e Isabel Cristina Teodolino Mori como festeiros e José Alberto Santos Silva e Luana Kely Alves de Souza Silva como capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo 2023.

Passeio
Cavalo Estrada do Aterrado - km 01 Salesópolis - SP, CEP 08970-000 /rastrobonito (11) 91590-7591 @rastrobonito Venha viver essa experiência! (11) 96847-5996 VARIEDADES 14 | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | NÃO PERCA COM APOIO DA PREFEITURA, EVENTO ACONTECE NO ESPAÇO DA FEIRA DO NOGUEIRA
a
PMG
FOTOS: DIVULGAÇÃO

PONTO DE VISTA LIDERANÇAS RELIGIOSAS FORAM CONSULTADAS PELA GAZETA SOBRE O TEMA POLÊMICO

Líderes religiosos não veem problema na implantação de chip no cérebro

DIVULGAÇÃO

Uma das maiores novidades no mundo da inteligência artificial, que promete revolucionar a humanidade, está prestes a ser implantada em um ser humano. Isso porque, em dezembro de 2022, em entrevista à agência Reuters, o bilionário Elon Musk revelou que iniciaria os testes clínicos em seres humanos nos próximos seis meses, mas a autorização foi negada na época e aprovada pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) recenteme nte.

De acordo com as informações, o pedido havia sido negado em 2022 por preocupações com a segurança do dispositivo, que estariam relacionadas à bateria que poderia apresentar um eventual superaquecimento e não esclarecimento sobre como a remoção seria feita sem danificar o tecido cerebral.

A ideia da implantação do chip no cérebro vem do homem mais rico do mundo, dono de grandes empresas de sucesso como a SpaceX, Tesla, Hyperloop, Startlink, The Boring Company, SolarCity e, agora a Neuralink, co-fundada por Musk em 2021.

A ideia é desde recuperar a visão até devolver a mobilidade a pessoas com paralisia

O início dos testes será por meio da implantação de chips cerebrais sem fio produzidos pela empresa de neurotecnologia. Segundo ele, a ideia é criar uma interface cérebro-computador que terá como objetivo iniciar a restauração da visão. Uma das promessas também é possibilitar o controle de músculos com o objetivo de devolver a função motora a pessoas com paralisia, e permitir o tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Porém, algumas ideias do magnata em relação ao avanço da IA (Inteligência Artificial) e utilização em conjunto ao cérebro humano tem preocupado alguns analistas, que chegam a falar no “fim da humanidade”. Tudo isso porque Musk tem a intenção de fundir o cérebro humano com a IA e muitas outras ideias que ultrapassam o uso da tecnologia a favor da saúde e do bem-estar.

INÍCIO DOS TESTES - Passados quase cinco meses, a Neuralink já deu início ao cadastro de voluntários para os testes com chip cerebral. No site oficial da empresa é possível en-

contrar uma aba de inscrição. O voluntário deve ter no mínimo 18 anos, residir nos Estados Unidos e ter qualquer tipo de condição associada ao cérebro, como as citadas acima.

De acordo com as informações, os chips já foram testados em porcos e, em macacos, o que acabou gerando controvérsias entre neurocientistas e pesquisadores.

Para sabermos o posicionamento das religiões a respeito do assunto, a GAZETA procurou líderes religiosos do Alto Tietê para comentar sobre o tema, entre eles estão: a Mesquita Islâmica, o Candomblé, o Centro Espírita Allan Kardec e a 1ª Igreja Batista em Itaquaquecetuba. Muitas outras denominações foram procuradas, mas decidiram não se pronunciar. Confira:

1ª IGREJA BATISTA EM ITAQUAQUECETUBA

Para o pastor, professor e teólogo Fábio Dabar, da 1ª Igreja batista em Itaquaquecetuba, a Bíblia não é contra a tecnologia: “É importante dizer que a bíblia não é contrária ao progresso científico. Em relação ao texto de apocalipse citado, não tem nada neste versículo dizendo que o sinal da besta é um chip, essa é uma interpretação que não faz o menor sentido e não tem coerência com o contexto. Esse texto é alvo de muitas interpretações arbitrárias, por exemplo, essa invenção da Neuralink criada pelo Elon Musk que alguns associaram o chip como sinal da besta e não tem relação alguma”, explicou.

CANDOMBLÉ

A Ialorixá Mãe Alessandra nasceu no axé e possui a casa Ilê Ty Awon N’la Oya Topé, em Arujá, há 12 anos. Segundo ela, o Candomblé é evolução e não acredita que o chip seja maligno: “Eu acredito que essa seja uma evolução para o ser humano. No começo vai ser assustador, muitos vão enxergar como a marca da besta, mas nós não. O Candomblé é evolução, então tudo que for benfeitoria nos agrega, e pelo trabalho que está sendo feito e a proporção que está tomando, o chip não vai ser acessível para qualquer pessoa, e possivelmente será bem caro no início”, comentou.

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

O representante do Centro Espírita Allan Kardec localizado em Mogi das Cruzes, Adão, contou a visão de sua religião e o que acreditam: “Para nós, o caminhar da humanidade é progressivo, as palavras que estão na bíblia que trazem esses nomes assustadores, como o da besta, ou do diabo, para o espiritismo, isso foi muito modificado. Para nós, não existe diabo, satanás, inferno, o que existe são espíritos atrasados, sofridos. Os cristãos possuem um entendimento do inferno, de que a pessoa vai ficar eternamente habitando no sofrimento, mas Deus mandou perdoar o inimigo, ele não vai perdoar aqueles que erraram? Isso seria uma maldade e Deus é só bondade”, esclareceu

MESQUITA ISLÂMICA

Já o Sheik Faysan, líder religioso da Mesquita Islâmica de Mogi das Cruzes, também falou sobre o assunto e o que o islamismo diz sobre o chip: “Se por acaso o chip vier para ser benéfico para as pessoas, como curar a visão, será bom, em contrapartida, as pessoas poderão implantar esse chip por luxo, só para ter. São dois fatores que devemos salientar, o nosso ponto de vista é baseado no Alcorão, que diz que Deus criou o ser humano da forma mais perfeita. Se for para ajudar as pessoas, nossa religião não repudia, tendo em conta que nós acreditamos que, para ser curado, Deus precisa permitir a cura”, explicou o Sheik.

Durante a entrevista à Reuters, Musk se defendeu quando questionado sobre os riscos do implante: “Queremos ser extremamente cuidadosos e certos de que funcionará bem, antes de colocar um dispositivo em um ser humano. Já enviamos a maioria dos documentos necessários para a FDA (Food and Drug Administration, equivalente à Anvisa). Achamos que, provavelmente, em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro neurolink em um ser humano”, declarou Musk em dezembro.

RELIGIÃO - O avanço da tecnologia pode assustar muitas pessoas, isso porque toda novidade que impacta diretamente o corpo ou o dia a dia do ser humano não traz uma boa primeira impressão. Como foi o caso do código de barras, criado em 1952 por dois estudantes a fim de facilitar a identificação dos produtos nos mercados. Mas qual a conexão com a religião ou o fim da humanidade? Simples, na época muitos teóricos da conspiração diziam que os códigos de barras podiam servir para tudo, menos para a identificação de produtos. Isso porque, de acordo com as informações, eles acreditavam que essa era uma forma de controle social criada por Satã, um passo rumo ao Apocalipse.

Lideranças religiosas não criticam o avanço da tecnologia

Se há mais de 70 anos atrás essas teorias da conspiração já eram uma febre, atualmente, na era da internet, isso não seria diferente. No caso do chip no cérebro, muito é especulado sobre a possibilidade da relação do implante com a marca da besta registrada na Bíblia Sagrada, no livro de Apocalipse 13:16-18, que diz: “16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa. 17 Para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome. 18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

Para acompanhar na íntegra o posicionamento de cada religião, assista ao vídeo disponível em nosso canal do YouTube.

15 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 10 a 16 de junho de 2023 | VARIEDADES |
‘CRIADOR’ Elon Musk é o responsável pelo projeto
Sheik Faysan, Adão Mãe Alessandra
BRUNO ARIB GUILHERME ALFERES
Fábio Dabar BRUNO ARIB
BRUNO ARIB
16 portalgazetaregional.com.br | 10 a 16 de junho de 2023 | GAZETA REGIONAL | |
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.