1 minute read

Olímpiada movimenta a juventude

Por Lailson Nascimento lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br

Em Arujá, a Secretaria de Esportes trabalha para oferecer atividades para todas as faixas etárias. Prova disso é a realização da 2ª Olimpíada Estudantil do Programa Viva Esporte. Cerca de 800 alunos de 16 escolas estaduais e particulares da cidade participaram de competições em oito modalidades. O megaevento esportivo também fez parte das festividades dos 64 anos de emancipação política e do 171º aniversário de Arujá.

Advertisement

A edição de estreia da Olimpíada Estudantil, no ano passado, tinha apenas 150 atletas, o que representa um índice de participação cinco vezes maior na atual. Eram só duas modalidades. Hoje, tem futsal, voleibol, basquete, atletismo (velocidade, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e revezamento), taekwondo (poomsae e kyorugui), judô,

Tocha

Abertura do evento esportivo contou com uma tocha olímpica no cerimonial xadrez e tênis de mesa. Todas são para meninos e meninas –com exceção do basquete (somente masculino) –, nas categorias Pré-Mirim (10 a 12 anos), Mirim (13 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos).

Os jogos refletem a filosofia de gestão lastreada pela multiplicação da oferta de esportes e lazer para proporcionar ocupação saudável às crianças e jovens, afastando os arujaenses do caminho da

800 alunos de 16 escolas do município violência. Atualmente, quase 5 mil moradores já participam de uma ou mais das 18 modalidades esportivas do Viva Esporte, segundo o secretário de Esportes, Fabio André.