Gazeta Regional - Edição 464

Page 1

Confira os destaques da Câmara

Salesópolis celebra 185 anos de fundação e prefeito fala sobre o momento da cidade P.9

Mogi-Bertioga: desafio de mobilidade para o governador Tarcísio

Guararema lidera empregos P.3

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 14 | NO 464 | 25 DE FEVEREIRO A 03 DE MARÇO DE 2023DIRETOR: LAERTON SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
DE NOVO Após novos afundamentos de asfalto na Rodovia Mogi-Bertioga, população quer prazo para solução definitiva ao problema; histórico de deslizamentos é cada vez mais frequente P.5 BRUNO ARIB
Paulo das Ervas faz sucesso P.12
P.8
YOUTUBER ARUJÁ MERCADO
Itaquá vai processar o DAEE P.3
ENCHENTES
GOVERNO DE SP DIVULGAÇÃO BRUNO ARIB

EDITORIAL

O lobo do brasileiro

Não há dúvidas de que o Brasil é realmente extraordinário, no sentido literal da palavra mesmo, de não se tratar de algo comum. Vivemos em um país jovem, complexo, de dimensões continentais, população diversa, riquezas naturais e culturais, e, sobretudo, uma esmagadora desigualdade social.

Este traço, alicerce principal da identidade nacional brasileira, é um claro re exo de termos sido o último país do mundo a abolir a escravidão e, mesmo quando o fez, ter abandonado a grande massa de negros “libertos” à própria sorte, se acumulando sob os morros e sobre os rios, expostos a tragédias como as

que temos visto no Litoral Norte e no próprio Alto Tietê neste último mês.

A outra face desta odiosa moeda também não pode deixar de ser mencionada. O abismo classista em que a maioria esmagadora da população se encontra no fundo tem em seu topo uma das mais sórdidas, vis e abjetas

elites do mundo. Exemplo claro deste ódio ao povo está na descoberta do projeto de construção de moradias populares em São Sebastião, que seriam utilizadas para tirar pessoas de áreas de risco, barrado pelos ricos donos de casas de veraneio em Maresias.

O que atribui a humanidade ao bicho-homem é

AO MESTRE COM CARINHO

Refugiado nos Estados Unidos desde que deixou o mandato, Bolsonaro fez uma aparição pública nesta semana para reclamar da falta de Michelle (e dos cheques) e do salário de R$ 33 mil enquanto presidente (coitado). Aparentemente ele está fazendo de tudo para seguir os passos de seu falecido guru: renegado no Brasil, fugido para os EUA e aparecendo de vez em quando para falar besteira. Só falta completar mais um para todo mundo ficar feliz.

QUEIMOU!

Há um dado pouco conhecido sobre políticos, mas que esta sempre sagaz coluna invertebrada faz questão de expor: a brincadeira favorita de todos, sem exceção, na infância era a famosa batata-quente. Nota-se que grande parte continua gostando do joguinho, como podemos ver em Itaquá, com a prefeitura e o DAEE jogando um para o outro o problema das enchentes. Enquanto eles brincam, a batata do povo assa de baixo d’água.

TOMA VERGONHA, DAEE

Quem vai resolver a questão histórica das enchentes em Itaquá, prefeitura ou DAEE, não importa muito para a população, desde que seja resolvida. O problema é que cada um deles tem sua atribuição e, considerando que é o responsável por cuidar do rio Tietê (ótimo trabalho, inclusive, parabéns), o DAEE insiste em dizer que não tem nada a ver com isso, como se a água viesse do nada. O que mais precisa acontecer?

DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP

justamente o senso de comunidade, de enxergar o outro enquanto seu coigual. Sem isso, voltamos à lógica predatória, só que, ao contrário da vida selvagem, sem dignidade alguma.

No Brasil, a separação entre caça e caçador é muito clara e o “lobo do homem” é insaciável.

O BANG-BANG QUE QUEREMOS

Um dos cães de guarda mais raivosos de Jair Bolsonaro desde que ele começou a aparecer para a opinião pública, a deputada federal Carla Zambelli provou do próprio veneno nesta semana, quando foi acusada pelo próprio capita de traição por ter conversado com o Xandão. Em nome da paz (e do entretenimento), fazemos uma sugestão: já que gostam tanto de armas, um duelo. Vence quem atirar primeiro. Se os dois perderem, ganhamos nós!

SENTINELA SEM NOÇÃO I

Como se já tivesse problemas o suficiente, a população de Mogi das Cruzes não consegue nem ir à Câmara Municipal levar alguma demanda aos vereadores sem ser maltratada, e não por vereadores, que costumam recepcionar muito bem os visitantes, mas pelo funcionário da portaria. Sem nenhuma educação, o funcionário André parece ter esquecido que trabalha na Casa do Povo e que nós, os donos da casa, pagamos seu salário.

SENTINELA SEM NOÇÃO II

Uma coisa, no entanto, é inegável: ele é um democrata. Não importa se é branco, negro, homem, mulher, adulto, criança, ele trata a todos da mesma forma. Com grosseria e sem respeito algum. Andam dizendo até que ele foi acometido por uma doença, a Síndrome da Faltadedaruma. O lado bom é que é curável, e é melhor que o galego use logo seus olhos verdes para tratar, ou então a presidência da casa e os vereadores tratam por ele.

REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes, Tatiana Silva e Will Siqueira

COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento

FOTOGRAFIA: Bruno Arib

EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | TELEFONES (11)
| (11)
(11)
E-MAIL
ANO 15 | NO 464 | 25 DE FEVEREIRO A 03 DE MARÇO DE 2023
4255-3070
99508-6950
99916-5804
reportagem@leiaogazeta.com.br reportagemgazetaregional@gmail.com
A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO. ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
DIVULGAÇÃO

Guararema gerou 22 vagas de emprego para cada 1000 habitantes em 2022

Guararema foi a cidade do Alto Tietê que mais gerou empregos formais em 2022 em relação ao número de habitantes. Ao todo, foram geradas 22,25 vagas a cada mil moradores. Neste mesmo período, a cidade contratou 4.100 pessoas e teve um saldo positivo de 678, um aumento de 92% na geração de vagas se comparado com o mesmo período de 2021.

Segundo o IBGE, a população estimada do município é de 30.465 habitantes. Com uma área estimada em 270,816 km², a cidade turística é uma das mais visitadas da região durante todo o ano, em especial as épocas sazonais como o natal, que possui o diferencial de produzir a maior decoração natalina feita com materiais recicláveis da região.

Para o prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé, o crescimento da cidade e a qualidade de vida dos moradores são pilares essenciais.

“Guararema está em evolução constante, sempre pensando em desenvolvimento e de olho no futuro. Nesse sentido, investimos em uma série de ações para a geração de emprego e renda aos cidadãos guararemenses, pois sabemos que não se trata apenas de índices, mas sim da qualidade de vida de nossa população.”

ALTO TIETÊ - Ainda de acordo com os números, o Alto Tietê registrou 166.872 admissões em 2022. As novas oportunidades de emprego geradas são para as áreas da agropecuária, comércio, construção e indústria. Esse número é quase 12% maior do que o registrado em 2021.

Todas as cidades da região encerraram o ano com saldo positivo de empregos, totalizando 16.233. As cidades que possuem mais de 300 mil habitantes, como Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, por exemplo, somam mais de 20% no acréscimo das admissões em 2022, se comparado ao ano anterior.

NA JUSTIÇA

Prefeitura de Itaquá inicia briga judicial contra DAEE

Nas últimas semanas, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), deu início a uma “briga” com o DAEE na tentativa de resolver o problema das enchentes que assolam a cidade e toda a região neste começo de ano. Na noite desta quarta-feira (22), o imbróglio ganhou mais um capítulo, com o prefeito anunciando um processo judicial contra o órgão estadual.

Em suas redes sociais, Boigues ressaltou que o intuito da medida é pedir uma “intervenção imediata do DAEE nas barreiras naturais de todo o lote 4 da Barragem da Penha e de trechos assoreados que impedem a fluidez do rio”.

Procurado pela GAZETA, o DAEE, em nota, admitiu que o nível da água na Barragem está acima do que deveria, mas destacou que isso não tem influência no Alto Tietê. Sobre a questão judicial, o órgão disse seguir “à disposição para prestar os esclarecimentos ao município quando solicitado.” (Por Guilherme Alferes)

Investimento em tecnologias

Reforço na estrutura entre os anos de 2017 e 2023:

22 novas unidades escolares entregues (7 escolas municipais e 15 creches);

+ de 5 mil novas vagas na rede municipal de ensino.

Capacitação profissional

Parcerias e convênios com instituições de referência no país, como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Itaú Social, garantiram bolsas de estudo e “MBA em Gestão Escolar”.

Atendimento Educacional Especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Espaço voltado exclusivamente ao acolhimento para o “Método de Intervenção Precoce Denver”;

+ de 200 profissionais capacitados;

Disponibilidade de ferramentas tecnológicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças.

3,5 mil chromebooks para professores e alunos;

Adesão à plataforma de ensino matemático “Matific”;

Em um ano, a rede passou de 40% dos alunos com rendimento insuficiente na disciplina de matemática para 8%;

Aquisição do material pedagógico do Sesi (Serviço Social da Indústria); Apostilas para os alunos do ensino fundamental.

PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | NA DIANTEIRA MUNICÍPIO TERMINOU O ANO PASSADO COM A
MELHOR MÉDIA DA REGIÃO
DIGITAL MUNICIPAL AVALIAÇÃO
Avançonoíndicedealfabetização, saltandode20%para80% emmenosdeumano,no períododeretomadapós-pandemia.
CIDADE Arujá Biritiba Ferraz Guararema Itaquá Mogi Poá Salesópolis Santa Isabel Suzano 92.453 33.265 198.661 30.465 379.082 455.587 119.221 17.363 58.529 303.397 1.316 158 215 678 2.098 7.211 1.436 75 661 2.385 14,23 4,74 1,08 22,25 5,53 15,82 12,04 4,31 11,29 7,86
POPULAÇÃO SALDO 2022 N° VAGAS POR MIL HABITANTES

MANUTENÇÃO RECURSOS GARANTIRÃO MELHORIAS NAS DEPENDÊNCIAS E CELERIDADE NOS SERVIÇOS

Programa prevê transferência de R$ 4,5 milhões às escolas de Suzano em 2023

Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br

O Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM) de Suzano garantirá às unidades em 2023 um total de R$ 4,5 milhões, um acréscimo de 50% em relação ao valor destinado no ano passado, o que proporcionará mais melhorias nas dependências e menor tempo para execução dos trabalhos de manutenção. Esses recursos são provenientes do orçamento da prefeitura, que são transferidos, por meio da Secretaria de Educação, para a Associação de Pais e Mestres (APMs) de cada uma delas, em conta especí ca, conforme consta na lei municipal nº 5.319, instituída em 15 de dezembro de 2021.

Na última semana, a gestora estratégica da pasta, Renata Priscila Valencio Magalhães, foi conferir de perto as benfeitorias executadas na Escola Municipal Vereador Antônio

RÁPIDO

Profissionais têm mais liberdade de atuação na rede municipal de Educação

Teixeira, no Jardim Monte Cristo. Os recursos do PDDEM permitiram a revitalização da estrutura, com a montagem de uma brinquedoteca mais equipada e nova pintura.

A visita contou ainda com a recepção da diretora da unidade, Marli Oliveira, e com as presenças da supervisora de Ensino Fatima Conejero, da diretora de Departamen -

to, Maria de Lourdes Masiero Lamin, e da coordenadora pedagógica Tatyana Costa. A equipe apresentou para Renata a importância da melhoria no cotidiano da escola. Ela, por sua, vez, explicou que esse projeto foi possível justamente porque já havia sido pensado um direcionamento para esse recurso, no tempo destinado a ele, e que o mes -

NOVA MOGI CIDADE RECEBE PACOTE DE INVESTIMENTOS

mo se enquadra dentro dos princípios concebidos para a aplicação do dinheiro.

“A brinquedoteca cou linda e encantará as crianças, que terão mais um espaço para entretenimento e socialização dentro do ambiente escolar, agregando valor à educação. Nós avalizamos os projetos de melhorias que apresentam uma vinculação pedagógica,

com fundamentação sólida e que geram impacto e qualidade para os alunos”, pontuou a gestora.

Ela destaca que essa iniciativa sempre foi uma das prioridades da administração municipal, para promover autonomia às escolas e garantir que as necessidades de cada unidade possam ser atendidas. “O prefeito (Rodrigo Ashiuchi) tomou essa decisão para que o recurso seja investido naquilo que as escolas mais precisam. Assim, conseguimos incluir as comunidades nas nossas discussões e colaborar com aquilo que cada escola já vem desenvolvendo”, a rmou.

É importante destacar que a transferência é feita de forma diferenciada para as 75 escolas municipais de Suzano. Há uma série de critérios que destinam valores diferentes para cada uma, como, por exemplo, a quantidade de alunos com deciência que são atendidos, a condição de cada unidade e o número total de crianças.

Potenza

Engenharia já renovou o asfalto de 10 ruas de Mogi

A empresa Potenza Engenharia e Construção, junto da Vigent Construções, realizam trabalhos de recapeamento e recuperação de vias em Mogi das Cruzes. As obras fazem parte do consórcio Nova Mogi, que é realizado pela prefeitura e já levou melhorias a 10 ruas do município.

Na manhã desta sexta-feira (24), a Rua Valmet, no Distrito de Brás Cubas, foi a escolhida para receber os trabalhos.

A Rua Gutherman, próximo ao Largo da Feira, também está recebendo melhorias.

BOM TRABALHO - Desempenhando um trabalho elogiado pela população, a Potenza faz parte do maior programa de recapeamento e pavimentação já implantado na cidade, que planeja beneficiar 70% dos bairros do município. Segundo o mestre de obras da empresa, Gilberto Neto, a próxima via a ser contemplada pelo programa será a Avenida José Glicério de Melo.

Ao todo, serão R$ 205,9 milhões em investimentos e mais de 150 vias contempladas pela troca da capa asfáltica e/ou pavimentação. A previsão é finalizar o pacote de obras em setembro de 2024.

CIDADES 4 | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 |
WANDERLEY COSTA / SECOP SUZANO
BRUNO ARIB

PREVENÇÃO “DESTRUIÇÃO” CAUSADA NA RODOVIA POR TEMPORAL DO FINAL DE SEMANA PODIA TER SIDO EVITADA

Deslizamentos acontecem há cinco anos na Mogi-Bertioga e nada muda

Os 682 milímetros de chuva que caíram no Litoral Norte, durante 24 horas, entre sábado (18) e domingo (19) foram devastadores para suas cidades e, também, gerou consequências para as pessoas que necessitam de trafegar pelas principais vias de acesso àquela região. E uma das estradas mais afetadas foi a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098).

A Mogi-Bertioga cou intransitável após o temporal. Tanto que o Governo de São Paulo iniciou as obras de recuperação da rodovia já na terça-feira (21), nos trechos onde houve a interrupção total do tráfego. Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, estipula que a rodovia seja totalmente liberada para o trânsito normal em até 180 dias (seis meses) – o investimento será de R$ 9,4 milhões.

A GAZETA fez alguns questionamentos ao DER sobre os perigos para a rodovia

Problemas devido às chuvas na Mogi-Bertioga nos últimos cinco anos:

11 a 23 de abril 2018

13 dias de pista interditada devido a um deslizamento de pedras no trecho de serra

10 a 11 de março de 2019 quedas de árvores e postes entre os Km 61 e 68, sentido Mogi das Cruzes

1 a 4 de novembro de 2022 deslizamento de encostas

– e seu usuários – em época de chuvas fortes, como o verão, pois, constantemente, há problemas devido a deslizamentos de encostas (terra, pedras ou rochas e árvores) e à erosões no asfalto.

Sobre o que deve ser feito para não haver mais deslizamentos de encostas na Mogi-Bertioga, o DER respondeu que “o Departamento também opera obras e serviços de implantação de tela atenuadora e

solo verde grampeado no talude do km 81+ 880m e melhorias no sistema de drenagem à altura do km 69 + 500m. Além disso, também há serviços de conservação de rotina, manutenção na sinalização horizontal e vertical e serviços de auxílio e apoio ao usuário.”

O DER informou que sua equipe está realizando serviços emergenciais nesses locais: Km 82 + 100m, muro de contenção; Km 87 + 200m, recuperação da drenagem e reconstrução do pavimento; Km 89 + 200m, recuperação do pavimento; Km 90 + 800m, remoção de barreiras com implantação de mureta de concreto.

A fatalidade do último nal de semana podia ter sido evitada se houvesse infraestrutura de segurança na rodovia, haja vista que há histórico de acontecimentos desse tipo na Mogi-Bertioga. O DER respondeu assim: “Em 2020 e 2021 não foram registradas ocorrências dessa natureza na rodovia. Em 2022, foram registrados dois casos em razão das fortes chuvas, sendo que, a média diária de veículos no ano foi de 11.141.”

5 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | CIDADES |
SEM FIM Confira o histórico recente de acidentes naturais ocorridos na Rodovia Mogi-Bertioga
DER se esforça, mas problemas persistem na principal ligação de Mogi com o Litoral
GOVERNO DE SP

Guararema terá Censo Municipal

A Prefeitura de Guararema quer conhecer melhor as necessidades da cidade e ouvir os cidadãos, para então priorizar investimentos e promover agilidade no atendimento dos serviços prestados, garantindo mais e ciência na aplicação dos recursos. E para tornar isso possível, a partir de 1º de março o Censo Municipal 2023 percorrerá as ruas do município, ouvindo a população e identi cando as principais demandas.

O objetivo da ação é planejar o desenvolvimento do município, e o secretário municipal de Governo, Tecnologia e Sustentabilidade, Cleber Vinicius Kerchner, dá um exemplo de como será na prática.

“Se em determinado bairro for identi cado um grande número de idosos, será possível direcionar serviços públicos para essa área que atendam melhor às necessidades, o que acarretará em mais qualidade de vida para todos. Isso vale para a Saúde, Educação, Social e todas as áreas”.

Para coletar estes dados, que serão armazenados em um servidor de forma totalmente sigilosa, agentes devidamente uniformizados, com camiseta,

FUNCIONA Objetivo da prefeitura é realizar as melhorias nos locais certos

boné, colete e crachá com a logomarca do Censo Municipal e da prefeitura, vão às ruas no esquema “porta a porta”, a partir de 1 de março.

Todos os munícipes serão noti cados previamente sobre a passagem do programa, por meio de um aviso deixado em cada residência, e os locais de cobertura da ação serão divulgados também pelos canais o ciais da prefeitura. Para responder o questionário, basta um responsável informar os dados de todos que moram na residência, sem a necessidade de apresentar

documentos ou que todos estejam presentes.

Aliás, para con rmar a identidade do entrevistador, e se ele está cadastrado na equipe do Censo Municipal, os munícipes poderão escanear o QR Code que constará no crachá o cial. A lista completa com os nomes dos pro ssionais envolvidos – e também outras informações – estão disponíveis no site o cial do programa https://censomunicipal.guararema.sp.gov.br/.

“Estamos transformando Guararema em uma cidade cada vez mais moderna e inteligente, e chegou a hora da voz

do cidadão transformar a cidade. E é simples e fácil fazer isso. A partir de um questionário especí co, os recenseadores vão reunir informações fundamentais para continuarmos sempre melhorando os serviços municipais e atendendo as principais necessidades da cidade, além de também planejar o futuro do município”, resume o prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé.

Os moradores também terão a possibilidade de agendar a visita do entrevistador pelo site, clicando em “agendar atendimento”, e-mail censo. guararema@gmail.com e pelo WhatsApp (11) 99871-8196, enviando uma mensagem com seu endereço, nome e CPF.

CAMAT –COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA DO ALTO TIETÊ EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Antonio Camargo Neto, Diretor Presidente da CAMAT - Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê Ltda - pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ 66.976.796/0001- 20 e Inscrição Estadual 598.006.220-116, com sede à Rua Braz Torraga, 888, em Salesópolis, estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os cooperados em número de 220 (duzentos e vinte) para participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA a ser realizada no dia 25/03/2023 na sede da CAMAT, no endereço acima às 7:00h em primeira convocação com a presença de 2/3 dos associados; em segunda convocação às 8:00h com a presença da metade mais um dos associados; ou ainda em terceira e última convocação às 9:00h com a presença de no mínimo 10 (dez) associados para deliberarem sobre a seguinte pauta:

1) Prestação de contas contendo Balanço do Exercício 2022, das Contas de Sobras ou Perdas, Parecer do Conselho Fiscal e do Relatório de Gestão.

2) Destinação das sobras apuradas no exercício ou rateio das perdas.

3) Aprovação do Plano de Trabalho 2023

4) Eleição do Conselho Fiscal período 2023/2024.

Salesópolis, 22 de fevereiro de 2023

6 portalgazetaregional.com.br | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | GAZETA REGIONAL | | CIDADES PARTICIPAÇÃO OBJETIVO É OUVIR OS CIDADÃOS E CONHECER MELHOR AS NECESSIDADES
Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br
BRUNO ARIB
Servidores estarão identificados para que não haja desconfiança da população

Mãe segue luta contra doença do filho e obstáculos impostos por plano de saúde

Em agosto de 2022, a GAZETA realizou uma reportagem contando a história de Camila Martins Dias, 36, uma técnica de enfermagem que vem travando uma luta que parece interminável pela vida de seu filho de apenas 4 anos, portador de uma doença rara. Sete meses depois da publicação, a mãe procurou novamente o jornal afim de reforçar as acusações feitas contra a operadora de planos de saúde UniHosp de dificultar ao máximo o tratamento da criança.

Ela relata que foi necessária uma liminar judicial, expedida pelo juiz Dr. Antenor da Silva Cápua em 2020, para que a empresa disponibilizasse os insumos básicos para o tratamento domiciliar, como medicamentos, fraldas e equipamentos para os prossionais que atendem o menino. Ainda assim, de acordo com relatos de Camila e imagens que não serão mostradas em respeito à identidade da criança, o material fornecido tem uma qualidade pí a, que causa até ferimentos.

DENÚNCIA

Mãe quer garantir o direito ao seu filho

Dentre as adversidades enfrentadas pela criança, está a di culdade para respirar pelo nariz, o que atrapalha não só a respiração, mas também seu processo de aprender a falar, o que torna o acompanhamento de fonoaudiologia indispensável.

O tratamento em questão estava sendo feito em domicílio, como solicitado, até que, em outubro de 2022, foi interrompido, com a operadora dizendo que a partir de então ele deveria ser continuado em

uma de suas clínicas credenciadas. Nos quatro meses que seguiram, o menino não teve acesso ao tratamento.

Este, apesar de simbólico, não se trata nem do mais grave episódio envolvendo a fonoaudiologia ofertada pela operadora de saúde. Em 2022, quando o tratamento ainda estava sendo feito, uma das médicas enviadas pelo convênio fez o uso incorreto de um eletrodo, causando uma queimadura no pescoço da criança.

O caso gerou outro processo envolvendo a família e a UniHosp. Dessa vez com a adição da médica em questão e da empresa terceirizada para a qual ela trabalha.

Todo esse imbróglio tem tido efeitos não só no estado de saúde do menino, mas também no de Camila, que teve de abandonar até o emprego e hoje vive em função dis-

so. Além da pressão natural de lidar com um lho adoentado, ela relata também uma série de constrangimentos psicológicos, tendo, segundo ela, ouvido até funcionários da operadora a chamando de “louca” e insinuando que ela estaria inventando as doenças do lho.

Ela revela que, no ano passado, descobriu uma lesão em seu cérebro, que ocorreu por conta dos anos de nervosismo, de acordo com seu médico. Os anos de esgotamento zeram com que Camila chegasse a uma macabra conclusão sobre o motivo pelo qual a UniHosp estaria fazendo isso: “Eu já cheguei a assimilar que eles fazem de tudo para que o caso dele piore e ele vá a óbito, eu já entendi nesse patamar e eu falo isso sem medo”, dispara.

No entanto, quando questionada sobre o que a tem segurado em pé para enfrentar a luta, a resposta vem sem titubeios: “Ele, eu luto por ele. Olhar ele se esforçando para lutar, porque eu já vi meulho lutar várias vezes, me dá muita força.”

Confira o posicionamento completo da UniHosp sobre o caso acessando o QRCode:

7 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | CIDADES | LUTA PELA VIDA ITAQUAQUECETUBENSE FAZ SÉRIE DE ACUSAÇÕES CONTRA A OPERADORA UNIHOSP
FOTOS: BRUNO ARIB

Confira o ‘Raio-X’ da atuação dos vereadores de Arujá na primeira metade do mandato

Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br

Na última semana, a GAZETA iniciou uma série de reportagens sobre as atuações dos vereadores eleitos em 2020 em todas as cidades do Alto Tietê na primeira metade do mandato para o qual foram eleitos, começando por Itaquaquecetuba. De acordo com a ordem pré-denida, o parlamento analisado nesta semana é o de Arujá.

Para que não haja qualquer dubiedade sobre preferências políticas ou partidárias em relação aos 15 vereadores arujaenses, o ranqueamento foi feito de forma quantitativa, levando em consideração os números referentes às três principais prerrogativas de um mandato parlamentar, ou seja, os Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos apresentados.

O primeiro, como o próprio nome diz, se trata das propostas feitas pelos vereadores para que seja implementada uma nova lei municipal; o segundo diz respeito a um recurso utilizado no poder legislativo para demandas mais simples, que não precisam de uma lei especí ca ou licitação; por último, o terceiro é a ferramenta utilizada para exigir respostas do poder Executivo, que tem até 15 dias para responder, sob risco de ser penalizado.

1 - Pastor Samoel Maia (Republicanos)

Projetos de Lei: 11 / Indicações: 1.162 / Requerimentos: 153 / Total: 1.326

2 - Paulinho Maiolino (PSD)

Projetos de Lei: 23 / Indicações: 803 / Requerimentos: 169 / Total: 995

3 - Vinicius Pateta (REDE)

Projetos de Lei: 22 / Indicações: 542 / Requerimentos: 224 / Total: 788

4 - Professora Cris do Barreto (PSD)

Projetos de Lei: 38 / Indicações: 553 / Requerimentos: 190 / Total: 781

5 - Jean da Padaria (PDT)

Projetos de Lei: 6 / Indicações: 452 / Requerimentos: 134 / Total: 617

6 - Rafael Laranjeira (REDE)

Projetos de Lei: 4 / Indicações: 463 / Requerimentos: 137 / Total: 604

7 - GCM Uelton (PSDB)

Projetos de Lei: 16 / Indicações: 463 / Requerimentos: 102 / Total: 581

7 - Genilson Moto (PT)

Projetos de Lei: 3 / Indicações: 401 / Requerimentos: 177 / Total: 581

9 - Divinei da Silva (PL)

Projetos de Lei: 11 / Indicações: 415 / Requerimentos: 153 / Total: 579

10 - Reynaldinho (PTB)

Projetos de Lei: 33 / Indicações: 88 / Requerimentos: 151 / Total: 272

11 - Luiz Fernando (PSDB)

Projetos de Lei: 8 / Indicações: 108 / Requerimentos: 72 / Total: 188

12 - João Luiz (PSD)

Projetos de Lei: 9 / Indicações: 157 / Requerimentos: 20 / Total: 186

13 - Renan de Arujá (Podemos)

Projetos de Lei: 4 / Indicações: 126 / Requerimentos: 51 / Total: 181

14 - Gabriel (PSD)

Projetos de Lei: 3 / Indicações: 80 / Requerimentos: 48 / Total: 131

15 - Abelzinho (PL)*

Projetos de Lei: 9 / Indicações: 83 / Requerimentos: 14 / Total: 106

16 - Fábio Cabeção (REDE)**

Projetos de Lei: 0 / Indicações: 40 / Requerimentos: 5 / Total: 45

NOTAS DA REDAÇÃO

Somando os dados correspondentes a 2021 e 2022, os 16 vereadores que passaram pela Câmara de Arujá apresentaram 200 projetos de lei, uma média de 8,3 por mês; o número total de indicações é de 5.896, média de 245,6 por mês, enquanto requerimentos foram 1.795, média mensal de 74,8.

Tião confere avanço do novo ‘Parque da Cidade’ de Biritiba

FONTE: PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARUJÁ

** Os números do vereador Fábio Cabeção (REDE) não foram considerados pela reportagem porque ele ocupou a cadeira no parlamento arujaense por um período de apenas 30 dias, enquanto o titular, Rafael Laranjeira (REDE), esteve afastado.

* O vereador Abelzinho (PL) foi desconsiderado pela reportagem por ter passado os dois anos do mandato na presidência da casa. Por esse motivo o vereador Gabriel (PSD) ocupa a última colocação.

O vereador Sebastião de Souza (PTB), o Tião, segue acompanhando de perto as obras realizadas pela Prefeitura de Biritiba Mirim. Recentemente, o parlamentar fez questão de fiscalizar o canteiro de obras do novo Parque da Cidade, cujo projeto do prefeito Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho, é transformar a antiga “Quadra Coberta”, como o espaço era conhecido, em um verdadeiro parque para toda a população.

Acompanhado do próprio prefeito, o vereador Tião conferiu os detalhes da obra, incluindo a qualidade

dos materiais utilizados pela empresa responsável pelo serviço. Para ele, é importante que o seu mandato garanta o bom uso dos recursos públicos.

“Não é de hoje que faço questão de visitar as obras realizadas em Biritiba, afinal, um dos principais papéis de um vereador é, justamente, fiscalizar os serviços. Mas, assim como tem sido uma tradição no mandato do prefeito Inho, pude perceber que o parque realmente será acessível a toda população, com diversas opções de esportes e lazer. Parabenizo a gestão do prefeito Inho”, concluiu.

PARLAMENTO 8 | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 |
DIVULGAÇÃO

COMEMORAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, PREFEITURA DIVULGA EVENTOS PARA O ANO INTEIRO

Aos 185 anos, Salesópolis se consolida como Estância Turística alegre e festiva

maior no quesito eventos, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Fundada em 28 de fevereiro de 1838, Salesópolis comemora 185 anos na próxima terça-feira (28). Embora faça parte da Região Metropolitana de São Paulo, o município é responsável pela preservação da nascente do Rio Tietê, o mais importante do estado. Por conta da responsabilidade ambiental, o título de Estância Turística tem sido o principal vetor de crescimento da cidade e de desenvolvimento da população. Pequena no porte (pouco mais de 17 mil habitantes), a famosa “Salé” tem cado cada vez

A consolidação de um calendário anual de festividades é o foco da gestão Vanderlon Gomes (PL). Único prefeito reeleito na história da cidade (2017-2024), ele se sobressai justamente pelo trabalho sempre em conjunto com a população. Prova disso foi a realização do “SaléFolia 2023”, cuja comissão organizadora festeja não só o sucesso de público no evento, mas os resultados positivos alcançados graças ao envolvimento de cada um dos organizadores, como explica Vanderlon.

“Realizamos um carnaval familiar e exemplar, graças ao

FOCO Prefeito Vanderlon Gomes quer garantir movimento na cidade

trabalho em conjunto com toda a sociedade. Formamos uma comissão, através da sociedade civil organizada, com representantes do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Associação Comercial, da Camat, e outros órgãos que a gente tem buscado parceria. Nosso carnaval não está passando nenhum vexame, nenhuma vergonha perante os carnavais das cidades vizinhas.”

Ciente de que os eventos públicos atraem turistas para o município, Vanderlon promete continuar ampliando o calendário de atividades. Com os próximos eventos na ponta da língua, ele tem certeza de que a Estância Turística vol-

tou a ser, de fato, uma cidade festiva e alegre.

“O ano passado nós já realizamos vários eventos na cidade, até sendo as primeiras edições. E nós vamos, neste ano, realizar mais alguns eventos que vão trazer muita visibilidade para o município.

Posso destacar três: A Festa da Cachaça, do Leitão e Mel (abril), a Festa da Nascente do Tietê (setembro) e a Festa Agroshow Salesópolis (agos-

to). Sem contar a Festa do Padroeiro da cidade (março); o Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci (maio); a Festa Junina; as Festas do Divino dos Remédios e do Centro (junho e julho, respectivamente); as Festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro); uma provável Festa do Peão e do Boiadeir (outubro)o; o Festival de Rock (novembro); e o Natal de Luzes (dezembro)”, concluiu.

SALESÓPOLIS 185 ANOS 9 | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | ESPECIAL
BRUNO ARIB Por Lailson Nascimento lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br

SALESÓPOLIS 185 ANOS

AVANÇO DE CRECHE A ÁGUA DE QUALIDADE E ESTRADA DO SERROTE PAVIMENTADA,

Com Vanderlon e vereador Edil, Distrito dos Remédios ganha serviços inéditos

Com mais de 3 mil habitantes, o Distrito Nossa Senhora dos Remédios, que pertence à aniversariante Salesópolis, é diferenciado pela sua força política. Entra eleição, acaba eleição, o território é fundamental e decisivo para os rumos da Estância Turística. Exatamente por essa característica é que a região sempre elegeu os seus representantes para a Câmara Municipal. Nesta Legislatura, o nome forte é Edilson Aparecido dos Santos (PL), o Edil. No curso de seu segundo mandato, ele é um dos braços direitos do prefeito Vanderlon Gomes (PL) quando se trata de Distrito dos Remédios.

Eleito vereador pela primeira vez em 2016, Edil começou sua trajetória política de maneira plausível: graças ao seu empenho, a Vila Adhemar, localizada no bairro do Bragança, foi contemplada com obras de drenagem e pa -

vimentação. No total, cinco vias receberam as melhorias, totalizando, um investimento na ordem de R$ 670 mil, por intermédio dos deputados estadual André do Prado e federal Marcio Alvino (ambos do PL). Além de acabar com o sofrimento de cerca de 40 famílias, o vereador Edil entendeu, naquela entrega de obra, que era possível fazer muito mais pela região do Distrito dos Remédios.

“A gente vem trabalhando junto ao prefeito Vanderlon e aos nossos deputados do PL, o estadual André do Prado e o federal Márcio Alvino, e eles estão encaminhando diversos recursos a nosso pedido para as áreas da saúde, da infraestrutura, da educação e dos esportes. Esse sempre foi e continua sendo o foco do meu mandato, incluindo essa segunda metade [2023 a 2024]”.

Na área de esportes, especi camente, Edil informa que continuará trabalhando para a cidade promover eventos de motocross, velocross, entre outros eventos de o -rod.

“No futebol, quero trabalhar junto com o Executivo para conseguir recursos visando melhorias nos polos esportivos, como o Cerebef, a Quadra Poliesportiva do Distrito, que necessitam de reparos nos telhados. Também tem o pessoal do ciclismo, que necessita de eventos.”

Por m, o vereador lembrou de sua atuação junto ao prefeito Vanderlon.

“Eu conheci o prefeito Vanderlon em 2017, na primeira Legislatura. Comecei a ter conhecimento do trabalho dele, e vi as boas intenções que ele tem para com o município. Pegou, naquela época, um município defasado, com uma dívida muito alta, e foi trabalhando para regularizar a situação. O prefeito Vanderlon é muito trabalhador, batalhador, e tem uma visão carinhosa por Salesópolis. É uma gestão séria, de responsabilidade, e o Vanderlon e sua equipe, conosco da Câmara, estamos sempre em busca de um futuro melhor para Salesópolis”, concluiu.

10 portalgazetaregional.com.br | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | GAZETA REGIONAL | |
SÓ HÁ AVANÇOS
BRUNO ARIB
Por Lailson Nascimento lailsonnascimento@leiaogazeta.com.br PARCERIA O vereador Edil (esq.), que sempre atuou junto ao prefeito, com Vanderlon Gomes

Eucalipto: com a Camat, madeira chega à 3ª geração de produtores em Salesópolis

Eucalipto: um negócio que movimenta a economia de Salesópolis há quase 100 anos e que, por intermédio da Camat (Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê), chegou à terceira geração de cooperados. Essa é a visão do atual presidente da cooperativa, Antônio Camargo Neto, mais conhecido como Ticão, ou engenheiro Camargo. Aos 71 anos, é lho de um dos primeiros produtores da cidade e ex-prestador de serviços da Suzano (antiga Cia Suzano), o que lhe garante conhecimento de sobra para lidar com os desaos da madeira.

Há praticamente dois anos à frente da Camat, Ticão vem fazendo a diferença em nome dos cerca de 220 cooperados. Um dos exemplos práticos é a correção do valor do produto bruto, o que não ocorria há 12 anos. Mas a transformação da atividade em uma terceira geração de fato, isto é, de acordo com o mercado atual, vai muito além dos ganhos nan-

ceiros. A começar pela relação entre os produtores. Por meio de feiras periódicas realizadas no próprio pátio da Camat, a cooperativa tem possibilitado a troca de produtos entre os cooperados e a convivência das famílias que se dedicam ao cultivo do eucalipto.

Na sede da cooperativa, Ticão foi enfático: “A minha família toda é de produtores, e eu, apesar de ser engenheiro, também sou produtor. Trabalhei na engenharia, mas o eu-

calipto nunca saiu do sangue. A família sempre trabalhou nessa área.” Por conta disso, ele decidiu aceitar o desa o de presidir a Camat para representar as centenas de pessoas que permanecem no mercado.

“A Camat está diversi cando o produto, não camos só na parte da celulose, mas abertos para quaisquer tipos novos de negócios para incentivar os nossos produtores a voltarem para a cooperativa. Nossa maior batalha é fazer com que

os cooperados voltem a utilizar a cooperativa como sendo deles. Toda semana recebemos novos grupos de investidores. Estamos abertos para todo tipo de negócio.”

Ticão ressalta a importância do eucalipto para a cidade.

“Eucalipto não deixa de ser o carro chefe de Salesópolis, porque a atividade agrícola de Salesópolis ainda é o eucalipto. É um município carente de indústrias, não se pode manter exploração de

indústrias na cidade, uma diculdade tremenda para empregos, tanto é que quando me formei engenheiro eu fui trabalhar fora. O eucalipto, hoje, ainda é forte. Existe a di culdade da celulose, mas o pessoal descobriu um novo campo, como pontaletes para construção civil, torinhas, palletes, en m, muitas atividades de serraria. E a Camat está aqui para escoar o produto, de maneira legalizada”, concluiu.

11 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | SALESÓPOLIS 185 ANOS | QUASE CENTENÁRIO MERCADO DA MADEIRA MOVIMENTA CIDADE HÁ PELO MENOS 80 ANOS, DIZEM MORADORES
BRUNO ARIB
LUTA O presidente da Camat, Antônio Camargo Neto, o Ticão

185 ANOS

SUCESSO ABSOLUTO COM SUAS PLANTAS MEDICINAIS, INFLUENCIADOR DIGITAL JÁ

Conheça Paulo das Ervas, o youtuber da medicina alternativa de Salesópolis

Um morador ilustre de Salesópolis, esse é Paulo Pereira, o popular Paulo das Ervas. Tão popular que se tornou um in uenciador digital por meio do seu canal no YouTube: Paulo das Ervas – TV Lua Crescente. Em seu canal, o salesopolense de 60 anos, completados neste sábado (25), ensina o valor das ervas medicinais e os benefícios que elas proporcionam à saúde.

“Estou com 421 mil seguidores e quase 35 milhões de visualizações no YouTube.

Para o nosso trabalho com ervas medicinais, a gente é quem faz toda a cadeia produtiva e somos reconhecidos no mundo”, ressalta Paulo das Ervas, um dos poucos produtores de conteúdo digital do Alto Tietê a ganhar uma placa do YouTube (ao atingir 100 mil seguidores).

“Trabalho na área da saúde há 43 anos, 33 com ervas medicinais. Desde então, venho fazendo um estudo, um processo educativo que foi crescendo e, hoje,

a gente ajuda a promover o nome da nossa querida cidade, que está fazendo 185 anos”, comenta. Fundada e preservada por Paulo das Ervas e Lia dos Santos, a Lua Crescente Ervas Medicinais executa uma agricultura familiar sustentável, isto é, visando à proteção do meio ambiente. Há, em seu espaço, mais de 800 espécies diferentes de ervas e plantas que são utilizadas para os mais diversos tratamentos.

12 portalgazetaregional.com.br | 25 de fevereiro a 03 de março de 2023 | GAZETA REGIONAL | |
SALESÓPOLIS
TEM 35 MILHÕES DE VIZUALIZAÇÕES
BRUNO ARIB
RECONHECIMENTO Paulo das Ervas possui diversos títulos em seu espaço
“ “
“No aniversário da nossa amada Salesópolis, desejo prosperidade, saúde e paz” Paulo Pereira, influenciador
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.