O Setubalense - o seu diário da região nº 1045 de 31 de Março de 2023

Page 1

Domingo

Vitória chama

“todos ao Estádio do Bonfim” p14

Conselho de Ministros de Setúbal fica na história como o do arrendamento forçado

Governo reuniu no Forte de Albarquel e aprovou pacote legislativo do programa 'Mais Habitação', além do Projecto Arco Ribeirinho Sul p4 DR

REGIÃO

Congresso regional da UGT amanhã debate trabalho digno e NUTS II p6

MONTIJO Manuel Pizarro inaugura Unidade Saúde Familiar p7

ALCOCHETE

Governante elogia

oferta turística da vila p12

SETÚBAL

Ministra conhece sala para crianças no tribunal p2

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1045 | ANO VI | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 PUBLICIDADE PUBLICIDADE 5937

Abertura

Acção de limpeza de lixo marinho da Praia de Albarquel agendada para 15 de Abril

A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) tem agendada para o próximo dia 15 de Abril, pelas 09h30, uma acção de limpeza e monitorização de lixo marinho na Praia de Albarquel. A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia da Terra, assinalado a 22 de

Abril, é de participação gratuita, sendo que o encontro dos participantes deve acontecer na pérgula localizada junto à entrada da Praia de Albarquel. A acção requer inscrição prévia, que deve ser efectuada em https://tinyurl. com/ycyjyjky.

Ministra da Justiça conhece nova sala de audição de crianças e reafirma revisão de carreiras

O SETUBALENSE

Catarina Sarmento e Castro foi recebida por dezenas de funcionários, a quem garantiu que tem sido feito um levantamento das situações a melhorar

Maria Carolina Coelho

A ministra da Justiça aproveitou a visita ao Palácio de Justiça de Setúbal, realizada esta quarta-feira no âmbito da iniciativa “Governo + Próximo”, durante a qual ficou a conhecer a nova sala de audição de crianças, para reafirmar que “vão ser revistas três carreiras da justiça: dos oficiais de justiça, dos técnicos da reinserção social e da medicina legal”.

Recebida por dezenas de funcionários de justiça, nomeadamente oficiais de justiça, e por procuradores e juízes, Catarina Sarmento e Castro reconheceu tratar-se de uma reivindicação antiga, dando como certeza que “a nova equipa governativa chegou há um ano e começou a fazer um levantamento das situações da justiça que precisam de ser melhoradas”.

“Desde logo as situações que dizem respeito aos recursos humanos. Como sabem a área da justiça não tem só os funcionários judiciais. São a maior parte e são uma parte absolutamente determinante para que possamos servir os cidadãos e as empresas”, disse.

FICHA TÉCNICA

Ministra garantiu aos dezenas de funcionários que a receberam que carreiras dos oficiais de justiça vão ser revistas este ano

Feito o levantamento, “chegou-se à conclusão de que são muitas as situações que precisam de uma melhoria”.

“Estamos a trabalhar nos estatutos.

Olhámos para as carreiras e chegámos à conclusão de que há poucos oficiais de justiça. Precisamos de rever a carreira, se não vai haver gente e não sabemos onde é que os pomos”, referiu. Em seguida, garantiu que “a administração pública e as finanças estão alinhadas” com a equipa governativa e que as carreiras dos oficiais de justiça vão ser revistas este ano”. “Para o ano vamos rever a dos técnicos de reinserção social”. Já “as carreiras que dizem respeito à medicina legal” vão ser revistas “no ano seguinte”.

Em forma de protesto, grande parte dos funcionários que recebeu a governante tinha ‘estampada’ no peito a frase “Justiça para quem nela trabalha!”. Os funcionários judiciais estiveram em greve desde 15 de Fevereiro e até ao passado dia 15 de Março, sendo que, além da revisão do respectivo estatuto profissional, reivindicam “o preenchimento integral dos lugares vagos da carreira de oficial de justiça e a integração, sem perda salarial, do subsídio de recuperação processual no vencimento".

A greve dos funcionários judiciais provocou o adiamento de quase mil diligências e julgamentos nos tribunais e serviços da Comarca de Setúbal.

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

“Meçam-me por aquilo que foi este ano e por o que fizemos"

Na sua intervenção, a ministra da Justiça pediu para que não a medissem pelas promessas. “Meçam-me por aquilo que foi este ano e por aquilo que fizemos”, disse, depois de relembrar que foi ainda revista a “situação da Polícia Judiciária”.

“Se não olhássemos para o seu caso acabava por deixar de existir porque a média de idades era de tal forma elevada. A Polícia Judiciária é um parceiro determinante desta área da justiça”, garantiu a governante.

“Fazer política é isto. É escolher as opções e gerir os meios que não conseguimos que cheguem ao mes-

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

mo tempo a todo o lado e termos de fazer escolhas”, acrescentou. Antes de terminar de falar com os funcionários de justiça e de dar início à visita à nova sala de audição de crianças, Catarina Sarmento e Castro referiu que “na parte do registo e notariado foram abertos concursos” e que se conseguiu “24 milhões de euros para fazer obras nos estabelecimentos prisionais à volta de Lisboa, que têm áreas devolutas”.

Na iniciativa, a ministra da Justiça esteve acompanhada do juiz presidente da Comarca de Setúbal, António José Fialho, que revelou a O SETUBALENSE que a visita centrou-se “na sala de audição de crianças, que é um espaço recente que foi remodelado”. “Penso que nessa parte foi cumprido o objectivo, de dar a conhecer o espaço”, afirmou.

O novo espaço “vai permitir ouvir as crianças com melhores condições”. “A sala foi desenhada e apetrechada de acordo com um documento orientador que foi feito de forma muito abrangente, procurando ouvir vários técnicos e uniformizar a forma como as salas vão ser desenvolvidas nos tribunais que têm juízes de família de menores”, explicou.

Sobre a informação que a governante transmitiu aos funcionários de justiça, António José Fialho apenas disse que apesar de “os problemas que preocupam os oficiais de justiça serem justos, é um governo com caras novas”, sendo que “os problemas e a maneira de trabalhar das pessoas também muda”.

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP

- Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

DELEGAÇÕES

- 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

DIREITOS PROTEGIDOS

2 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023
MEMBRO ASSINANTE WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO
BARREIRO
PALÁCIO DE JUSTIÇA DE SETÚBAL

MARATECA

Igreja do Convento de Jesus recebe concerto

A Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, recebe este sábado pelas 11h30 a estreia do projecto “Uma pátria à procura de Portugal”. A iniciativa conta com dois concertos encenados, um concerto comentado e um grande evento para 5000 pessoas, que acontecerá

na Praça do Bocage, onde participam 50 músicos da Banda Sociedade Capricho Setubalense, e 10 bailarinos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Os concertos contam com a colaboração de sete cantores líricos e 70 coralistas do Coro Setúbal Voz.

Setúbal

Comandante dos bombeiros sapadores de Setúbal acusado de recusar meios

Em causa está o despiste de um camião com matérias perigosas que ocorreu pelas 06h25 no IC1, na zona da Marateca

O comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros (CSB) de Setúbal foi acusado pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores (SNBS) de ter recusado mobilizar meios para uma ocorrência grave envolvendo matérias perigosas.

"A CSB foi mobilizada para um acidente com matérias perigosas em Águas de Moura, a cerca de 20 km do quartel sede da Companhia",

esclarece o SNBS, fazendo referência ao despiste de um camião que transportava quatro tipos de matérias perigosas na galera, uma delas bastante inflamável, ocorrido pelas 06h25 no IC1, na zona da Marateca.

"De imediato, e com os bombeiros prontos a sair, houve por parte do Comandante, Paulo Lamego, ordem para os mesmos não saírem para o local", explica o SNBS.

Em declarações ao Correio da Manhã, Cláudio Almeida, dirigente desta estrutura, acrescentou que "apesar de o acidente ser fora da área de acção dos Sapadores de Setúbal, estes têm competências de actuação na zona Sul do país, nomeadamente com a viatura de controlo ambiental.

E foi esta viatura que não saiu, por

S. R.

ordem do comandante Paulo Lamego", assegurou o dirigente.

O SETUBALENSE apurou que a recusa do comandante prende-se com o facto de a ocorrência ter sido fora da área de intervenção dos Sapadores de Setúbal - o município de Setúbal -, por o pessoal do corpo se encontrar em greve, o que obrigaria a ter de pedir autorização ao sindicato e por a limpeza da matéria ser da responsabilidade da empresa transportadora o que impossibilitaria a imputação de custos à seguradora.

Devido ao despiste, o trânsito esteve cortado no IC1 no local do sinistro desde as 06h25. A matéria perigosa contida na galera do camião não verteu para a faixa de rodagem.

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL AUTORIDADE MARÍTIMA NACIONAL CAPITANIA DO PORTO DE SETÚBAL

EDITAL N.º 02/2023

ASSUNTO: ABATE DE REGISTO POR DEMOLIÇÃO DA EMBARCAÇÃO 4176SB4 DENOMINADA

“RUMO AO GOLFINHO I”

Marco Alexandre Serrano Augusto, Capitão-de-fragata e Capitão do Porto de Setúbal, faz saber que: ---------------

Sorraia Tours – Sociedade Marítimo Turística, Lda, proprietário da embarcação denominada “RUMO AO GOLFINHO I” registada nesta Delegação Marítima com o número 4176SB4, requer o abate de registo e a demolição da referida embarcação, equipada com o motor interior marca MWM, nº serie 15077-21 de 550HP à qual, de acordo com o art.º 92º nº 2 de Decreto-Lei n.º 265/72 de 31 de julho foi atribuído o valor residual 15000€ (quinze mil euros), -------------

Nos termos do disposto no art.º nº 93º nº 2 do referido diploma legal, são citados os credores incertos e os demais interessados, para, caso assim o entendam, deduzirem oposição ao pedido, no prazo de trinta dias, que se começará a contar da data da publicação do presente Edital. ------------------------------------------------------------------------------------

Delegação Marítima de Sesimbra, 28 de março de 2023

O CAPITÃO DO PORTO, Marco Alexandre Serrano Augusto Capitão-de-fraga 5974

CONVOCATÓRIA

Assembleia Geral Ordinária

Nos termos estatutários, convoco a Assembleia Geral Ordinária da YMCA Setúbal – Associação Cristã da Mocidade de Setúbal, a reunir pelas 17.30h, do dia 18 de abril de 2023, no Centro Urbano de Animação da Bela Vista, sito na Av. da Bela Vista, 38, 2910-421 Setúbal, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Informações

2. Apresentação e apreciação do Relatório de Atividades e Relatório de Contas de 2022

3. Apresentação do Parecer do Conselho Fiscal

4. Votação do Relatório de Atividades e Relatório de Contas de 2022

A Assembleia Geral reunirá à hora marcada, se estiver presente mais de metade dos Associados com direito a voto, ou trinta minutos depois, com qualquer número de presentes, mantendo-se a Ordem de Trabalhos.

Setúbal, 31 de março de 2023

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral (António Antunes Dias)

31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 3
PUBLICIDADE 5971
5675
DR
A estrada nacional esteve cortada durante várias horas

Comunidade educativa acusou o Governo e as direcções escolares de “restringir a liberdade” do protesto que se tem vindo a sentir desde o final do ano passado

pacificamente, “podiam mostrar descontentamento” para com os governantes de Portugal.

NO FORTE DE ALBARQUEL

Conselho de Ministros de Setúbal fica marcado como o da habitação forçada

Pacote 'Mais habitação' foi aprovado ontem. Estado vai poder obrigar proprietários a arrendarem casas devolutas há mais de dois anos

aprovou o pacote de medidas legislativas do programa 'Mais Habitação', entre as quais o regime de arrendamento forçado que poderá ser aplicado quando as casas estiverem devolutas há mais de dois anos.

Entre as medidas aprovadas em Setúbal estão também uma "nova geração de cooperativas de habitação acessível", com a cedência de imóveis públicos e uma linha de financiamento bonificado para as cooperativas, apoios para protecção de senhorios e inquilinos, benefícios fiscais e um tecto máximo para as rendas novas. Os senhorios com rendas antigas dei-

xam de pagar IRS e IMI. No domínio do Alojamento Local, as licenças vão voltar a ser emitidas pelas câmaras municipais e a suspensão de novas licenças vai abranger apenas apartamentos, ficando as moradias livres deste impedimento. Os limites ao Alojamento Local não se aplicam a zonas de baixa densidade o que significa que, no distrito de Setúbal, o Litoral Alentejano fica livre enquanto a Península de Setúbal sofrerá dessas limitações.

Além do pacote para a habitação, que ainda vai passar pelo "crivo" do Presidente da república, no caso do decreto-lei, e do Parlamento, no caso das propostas de lei, o Governo aprovou o IVA zero para o cabaz de alimentos e a resolução, já anunciada, de projectos para o Arco Ribeirinho Sul.

Para esta reunião na Albarquel, primeiro-ministro chegou a Setúbal um pouco antes das 10 horas da manhã, de comboio da Fertagus, e seguiu depois, de carro, para o forte, onde foi recebido pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

Enquanto o Conselho de Ministros decorria na manhã desta quinta-feira no Forte da Albarquel, em Setúbal, o exterior foi tomado por cerca de 70 oficiais de justiça do Tribunal Judicial de Setúbal e 30 membros da comunidade educativa, num acto conjunto de protesto e descontentamento com a situação vivida na educação e na justiça.

Entre assobios, apitos, buzinas e gritos, a comunidade educativa anunciava as reivindicações que são públicas desde Dezembro de 2022.

No entanto, após a Guarda Nacional Republicana (GNR) ter pedido aos manifestantes para se deslocarem para uma posição mais distante da entrada do forte, com base no decreto-lei n.º 406/74 de 29 de Agosto, os ânimos aqueceram e os professores começaram a acusar o Governo de estar a “restringir a liberdade” do protesto.

Gustavo Bastos, professor da Escola Secundária Sebastião da Gama, disse a O SETUBALENSE que ficou “incrédulo”, já que “julgava que estava num país livre” e onde as pessoas,

“Nós estamos em 2023, não em 1973 – período de ditadura – não nos podemos manifestar num local bem distante do Forte de Albarquel e designaram um buraco para nós estarmos o que é indigno”, acrescentou. Já Cristina Almeida, professora da Escola Secundária D. Manuel Martins, revelou a O SETUBALENSE que mais professores estão a ser chamados para prestar declarações ao Ministério Público, já que são pelo menos dois os docentes do distrito que estão constituídos arguidos pela promoção de marchas e protestos.

Junto dos professores estavam oficiais de justiça da Comarca de Setúbal a reivindicarem a contratação efectiva e não deslocalizada de pessoal. Carlos Espada, um dos manifestantes deste sector, mencionou a O SETUBALENSE que durante as duas últimas legislaturas têm sido feitas promessas “que não são cumpridas”. “Nós trabalhamos fora de horas e não temos qualquer tipo de compensação monetária ou período de descanso. Neste momento o Tribunal Judicial de Setúbal, segundo números oficiais, está a funcionar com menos 30% dos recursos humanos necessários, sem contar com as baixas perlongadas que agravam este cenário”, esclareceu o oficial de justiça.

Também naquele espaço estiveram presentes representantes do alojamento local, que de uma forma mais leve demonstraram desagrado pelas medidas anunciadas pelo Estado em relação à habitação.

4 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023 Setúbal
Francisco Alves Rito Tiago Alexandre O Conselho de Ministros de ontem, no Forte de Albarquel, em Setúbal
DR
O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, recebeu o primeiro-ministro, antes da reunião
SETÚBAL Professores e oficiais de justiça manifestam-se junto ao Conselho de Ministros
O SETUBALENSE
DR
O Governo esteve reunido toda a manhã no interior do forte
31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 5 5669

Montijo

MAIS DE CEM DELEGADOS INSCRITOS

Aeroporto leva UGT Setúbal a realizar congresso no Montijo

Sessão tem lugar, amanhã, no Cinema Teatro. Trabalho digno e NUTS II também em agenda. Secretariado será empossado

Mário Rui Sobral

A criação de 10 mil postos de trabalho que a instalação do novo aeroporto pode representar para a região levou a UGT Setúbal a optar por realizar no Montijo o 4.º congresso distrital da central sindical, que irá reunir 114 delegados – além de convidados – e do qual sairá empossado um secretariado mais alargado (ver caixa) em termos de representatividade.

Os trabalhos arrancam pela manhã no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida e prosseguem à tarde com um seminário, para debater o futuro da concertação social e que vai contar com o antigo ministro da Saúde, Correia de Campos, a presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, e o líder nacional da Tendência Social Democrata (da estrutura sindical), Pedro Roque.

Manuel Fernandes, actual presidente da UGT Setúbal que se recandidata ao cargo, na única lista concorrente, antecipa a O SETUBALENSE os três temas que a central sindical pretende discutir e colocar na agenda mediática. E um desses vectores de debate explica a realização do evento na cidade montijense.

“Vamos falar no maior investimento de sempre para a península e que está posto em causa por algumas forças políticas – o novo aeroporto. O congresso é feito no Montijo, porque queremos que o aeroporto não saia da região, para que os 10 mil postos de trabalho, grande parte qualificados, sejam aqui criados. Surgiram outras localizações, não pretendemos discutir a localização. Queremos é que se mantenha na nossa região. Responsabilizaremos todos aqueles que colocarem em causa a criação

BREVES

da República, é uma proposta de lei que irá fazer sair centenas de diplomas nos próximos meses, a partir de 1 de Maio. E é matéria que merece ser fiscalizada. Uma das primeiras reuniões que iremos solicitar é à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] para sabermos se têm ou não recursos que permitam avaliar e fiscalizar, a todo o momento, os diplomas que vão saindo. E se têm ou não capacidade para fiscalizar todas as alterações legislativas”, realça Manuel Fernandes, que justifica a importância de “um olhar atento, a par e passo”, sobre esta matéria.

Fernandes realça o impacto que o aeroporto pode ter na região

destes postos de trabalho”, avança o líder da estrutura sindical.

Agenda do trabalho digno debaixo de holofotes

O congresso é subordinado ao tema

“UGT Setúbal, uma voz pelo trabalho digno”, o que diz tudo em relação ao principal dos três temas que vão estar em cima da mesa.

“A agenda do trabalho digno está aí, foi aprovada pela Assembleia

Secretariado Representatividade alargada a mais dois sindicatos

O congresso distrital vai permitir “alinhavar os novos órgãos da UGT Setúbal que tomam posse de imediato, neste sábado”, lembra Manuel Fernandes, que revela as novidades que estão na forja a este propósito. “Grande parte será uma continuidade, mas vão haver algumas alterações no secretariado, nomeadamente com mais sectores a estarem representados o que constitui novidade”, destaca o responsável. E esse mais ou alargamento, desvenda, é traduzido pela entrada para o secretariado “do Sindicato dos Oficiais de Justiça e do Sindicato

de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante”.

“São mais duas áreas de intervenção a juntar às que já lá estão e que têm maior peso na UGT, como o sindicato dos bancários, o da administração pública, a federação dos professores, o das telecomunicações... teremos 10 sindicatos com representação no secretariado da UGT Setúbal”, indica. Ainda assim, “a lista não está fechada, poderá ser debatida no congresso para ser depois aprovada, por voto secreto”, finaliza o líder da estrutura sindical.

“Todos os diplomas são em benefício do trabalhador, o que diria que acontece pela primeira vez na democracia portuguesa, e importa que sejam cumpridos. Já existe algum problema das entidades empregadoras em aplicar alguns diplomas, que abrangem as áreas fiscal, de parentalidade, o combate à precariedade, o limite do termo dos contratos a termo certo, o aumento de indemnizações compensatórias por despedimento... são uma série deles que merecem ser fiscalizados e faremos um acompanhamento muito próximo da saída destes diplomas, da agenda do trabalho digno.”

O outro dossier em análise “tem a ver com a NUTS II, causa que a UGT Setúbal abraçou desde a primeira hora”, aponta o responsável.

“Nos últimos 10 anos, segundo a AISET [Associaçao da Indústria da Península de Setúbal], perderam-se cerca de 6 mil milhões de euros de investimento na nossa região. Estes já não são recuperáveis. Mas não queremos voltar a perder no próximo Quadro Comunitário, a partir de 2027, a possibilidade desse financiamento. Queremos que se consolide o projecto da CIM [Comunidade Intermunicipal] de Setúbal, com o objectivo de os avisos e as candidaturas [para fundos comunitários] serem independentes e autónomos para as empresas da região”, conclui o líder da UGT Setúbal.

A Associação Pontes de Afeto leva a efeito neste fim-de-semana, amanhã e domingo, mais uma campanha de recolha de bens alimentares essenciais para distribuição junto das famílias mais vulneráveis. A iniciativa vai decorrer na superfície comercial E.Leclerc, no Montijo, entre as 9 e as 18h00. A associação apela ao contributo de todos.

AMANHÃ Galeria acolhe forum tauromáquico

A Galeria Municipal do Montijo recebe amanhã, a partir das 15 horas, um forum de tauromaquia, subordinado ao tema “O Toiro de Lide”. Participam Vasco Lucas, Brito Paes, Rui Salvador e Elísio Summavielle. O estado actual da cabana brava, a criação do toiro e o toiro e o toureiro serão temas em debate. A moderação é de José Cáceres.

SOLIDARIEDADE Pontes de Afeto recolhem alimentos HIP HOP Grupos do Montijo lutam por título

São três os grupos sediados em Montijo que vão lutar pelo título de campeão nacional de Hip Hop Dance, neste fim-de-semana: We Can Dance 0.5, We Can Dance Varsity e We Can Dance Crew. A competição arranca amanhã e prolonga-se até domingo no Complexo de Ténis da Maia. São esperados dois mil participantes de 150 grupos, em vários escalões etários.

6 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023
Manuel ARQUIVO / ALEX GASPAR

Jorge Lopes reeleito presidente dos Bombeiros do Montijo

HOSPITAL DO MONTIJO

Jorge Lopes foi reeleito presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, nas eleições de sexta-feira passada. A lista A saiu vencedora do sufrágio com 109 votos, ao passo que a lista B,

encabeçada por Amável Pires, contabilizou 78, havendo a registar ainda um voto nulo. Para a presidência da Assembleia Geral foi eleito Vítor Reis Santos e para a presidência do Conselho Fiscal António Bronze. Na Direcção, Jorge Lopes terá a

Manuel Pizarro inaugura USF Aldegalega e coloca Cirurgia de Ambulatório no topo

Serviço de operações

“é motivo de orgulho”.

E a falta de médicos de família “não se resolve de um dia para o outro”

Mário Rui Sobral

Seis meses e 20 dias depois de ter entrado em funcionamento, a Unidade de Saúde Familiar Aldegalega, no hospital do Montijo, foi oficialmente inaugurada pelo ministro Manuel Pizarro. O responsável pela pasta da Saúde descerrou esta quarta-feira a placa, juntamente com o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, o presidente da ARSLVT, Luís Pisco, e profissionais de saúde, após ter visitado o serviço da Cirurgia de Ambulatório, que classificou de excelente.

“É uma coisa 'top'! Uma coisa linda de se ver, a satisfação dos utentes, dos profissionais, é um serviço que responde à necessidade das pessoas com tudo o que a medicina mais moderna pode oferecer em cada nível de cuidados, aqui é cirurgia de ambulatório”, disse o governante, que carregou nos elogios aos profissionais que ali operam.

“O que os meus colegas aqui fazem – os ortopedistas, os cirurgiões gerais, os cirurgiões vasculares, os anestesistas, os enfermeiros, os assistentes operacionais – é extraordinário. É um motivo de orgulho para um ministro da Saúde ver o serviço a funcionar assim”, reconheceu.

Diferente foi o discurso em relação aos cuidados de saúde primários. O Montijo debate-se com mais de 30 mil utentes sem médico de família, mas Manuel Pizarro, quando questionado se tinha assumido algum compromisso com o autarca montijense para dar resposta ao problema, preferiu jogar à defesa.

“O Ministério da Saúde e as câmaras municipais estão a trabalhar muito com os ACES para resolvermos os problemas das pessoas. Isto não é um combate do ministério contra a câmara, da câmara contra os pro-

aos jornalistas à saída da Cirurgia de Ambulatório

fissionais, dos profissionais contra o ministério. Estamos todos juntos para fazer o que é necessário. Não vamos resolver todos os problemas de um dia para o outro, isso não existe. Mas estamos a trabalhar para que os problemas se tornem cada vez menores,

para que as respostas aumentem e para que as pessoas sintam aquilo que sempre sentiram – que o SNS é o porto de abrigo de cada português”, disse, sem se comprometer. A escassos metros está instalada a USF Aldegalega que foi simbolica-

mente inaugurada pouco depois. E os elogios, desta vez, couberam a Nuno Canta. “Hoje esta unidade é uma referência e mostra-nos como se deve integrar os cuidados de saúde primários nos cuidados hospitalares”, salientou o autarca.

Um pouco mais comedida do que Nuno Canta mostrou-se a coordenadora da USF Aldegalega, Maria Rosário Santos. “Primamos pela excelência e queremos no futuro ser uma referência no concelho do Montijo.

Fazer a diferença é essa a vontade de todo os profissionais”, afirmou sobre a valência que coordena e que conta já com “9 654 inscritos”, apesar de apresentar “capacidade prevista para 11 500”.

Integrada no programa da iniciativa “Governo Mais Próximo”, a visita de Manuel Pizarro ao recinto hospitalar contou ainda com as presenças de Teresa Carneiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Miguel Lemos, director-executivo do ACES Arco Ribeirinho, Fátima Soares, vice-presidente da Câmara de Alcochete, dos vereadores socialistas na Câmara do Montijo e dos presidentes de junta do concelho montijense.

BA 6 Autarcas acompanharam ministra da Defesa

Pela manhã, no âmbito da mesma iniciativa do Governo, Nuno Canta e Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, acompanharam a visita da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, à Base Aérea n.º 6, no Montijo.

No encontro participaram ainda o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Ferreira, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e a Comandante da Base Aérea n.º 6, Coronel Diná Azevedo. Integraram ainda a comitiva, vários autarcas e funcionários dos concelhos de Montijo e Alcochete.

companhia de Américo Moreira, vice-presidente, Marcelo Aleixo, secretário, Jesuíno Mesquita, secretário-adjunto, João Paulo Anjos, tesoureiro, e os vogais Lourenço Lopes e Alfredo Nunes. O mandato é para o triénio 20232025.

BREVES

O arrendamento por 20 anos do restaurante (da Montiagri) localizado no Parque de Exposições Acácio Dores foi ontem arrematado, em hasta pública, pela firma Assador da Guia (sediada no Barreiro). A adjudicação só produzirá efeitos depois de ser aprovada pelo executivo da Câmara do Montijo, lembra o município.

DIA 4 Corte de água na Rua João Pedro Iça

O abastecimento de água na Rua João Pedro Iça, no Montijo, vai estar cortado no próximo dia 4 de Abril, entre as 9 e as 17 horas. De acordo com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a interrupção é motivada pela necessidade de execução de obras de “remodelação e substituição de conduta de água”.

HASTA PÚBLICA Restaurante da Montiagri arrematado IMAGEM Casa da Música já tem logótipo

A Casa da Música Jorge Peixinho já tem logótipo. A imagem gráfica é da autoria da designer Ana Viana que, sob o pseudónimo de Faísca, venceu o concurso que visou a criação do símbolo para representar o equipamento. A designer desenvolveu uma imagem com 96 símbolos distintos “inspirados na performance musical” de Jorge Peixinho.

31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 7
DR
Manuel Pizarro falou

EXTRACTO

-------Certifico, para efeitos de publicação que, nesta data, foi lavrada, no Cartório Notarial no Barreiro da Dr. Carlos José Albardeiro Barradas, a folhas noventa e oito, do Livro cento e oito - C, de escrituras diversas, uma escritura de justificação, tendo por justificante:------------------------------------------------------------------------

Floriana Magalhães Simões Dionísio, NIF 140546588, natural da freguesia de Montargil, concelho de Ponte de Sor, casada com José Bernardo Dionísio, sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua· 1 º de Maio, Vivenda Dionísio, Covas de Coina, Barreiro, portadora do cartão de cidadão número 06183241, válido até 20/05/2029, emitido pela República Portuguesa. ---------------------------

-------A justificante, devidamente autorizada por seu referido marido, declarou:--------------------------------

-------Que é dona e legítima possuidora, com exclusão de outrém, do prédio urbano, composto de parcela de terreno, para fins não destinados à construção, com área de duzentos e oitenta e oito virgula setenta e três metros quadrados, sito na Rua João de Deus, Covas de Coina, hoje união das freguesias de Palhais e Coina, antes freguesia de Palhais, concelho do Barreiro, a confrontar do norte e do sul com André de Matos, do nascente com Rua João de Deus e do poente com Vitalina Nunes, inscrito na respetiva matriz predial urbana sob o artigo 1707 da união das freguesias de Palhais e Coina, com o valor patrimonial tributário de € 1.020,00. ------------------------------------

-------Que o referido imóvel faz parte do prédio misto, sito em Covas de Coina, freguesia de Palhais, concelho do Barreiro, descrito na Conservatória do Registo Predial do Barreiro sob o número dois mil quinhentos e setenta e sete, da citada freguesia de Palhais, (do qual é a desanexar da parte rústica), com registo de aquisição a favor de André de Matos, pela apresentação três, de trinta e um de agosto de mil novecentos e sessenta e quatro, inscrito na matriz rústica sob o artigo 53 da secção - AA da união das freguesia de Palhais e Coina (anterior artigo rústico 53 da secção AA da freguesia de Palhais, e antes parte do artigo rústico 3 98 da freguesia de Palhais) e artigo urbano 923 da união das freguesia de Palhais e Coina (anterior artigo 81 da freguesia de Coina e antes artigo urbano 477 da freguesia de Palhais).----------------------------------------------------------------------------------

------Que a aqui justificante adquiriu a identificada parcela de terreno com a área de duzentos e oitenta e oito virgula setenta e três metros quadrados, atrás descrita, - devidamente individualizada e delimitada -, no ano de mil novecentos e setenta e um, ainda de menor idade, através de doação verbal que lhe foi feita por Custódio Inácio, viúvo, residente que foi em Covas de Coina, hoje falecido, - não sendo a aqui justificante sua presuntiva herdeira legitimária - este que, por sua vez, tinha adquirido o referido imóvel por compra verbal a André de Matos, em ano que não sabe precisar, imóvel esse já devidamente delimitado e separado desde o ano de mil novecentos e setenta e um, sem que no entanto ficasse a dispor de título formal que lhe permitisse proceder ao registo na conservatória do registo predial.----------------------------------------------------------------------------------------------

-------Que a justificante está na posse do identificado imóvel, com a área de duzentos e oitenta e oito virgula setenta e três metros quadrados, ~ devidamente delimitado e demarcado - há mais de vinte anos, sem a menor oposição de quem quer que seja, desde o seu inicio, posse que sempre exerceu sem interrupção e ostensivamente, com conhecimento de toda a gente, com ânimo de quem exerce direito próprio, sendo por isso uma posse pública, pacifica, contínua, pelo que adquiriu o referido imóvel por usucapião, não tendo assim, documentos que lhe permita fazer prova da aquisição pelos meios extrajudiciais normais. ------------------------------------------------------------------

-------Está conforme.----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Barreiro, trinta de março de dois mil e vinte e três.

O Notário,

8 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023 5936 5934 5932
5822
Conta registada sob o nº 1/2335/2023
31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 9 5927 5929 5930 5928

Opinião

Chegou a hora de Setúbal. Chegou?

Na passada quarta-feira, num artigo de opinião aqui n'O Setubalense, o primeiro-ministro, António Costa, brindou-nos com mais um grande momento de propaganda política. E eu, ainda que tenha preparado um artigo diferente, sobre outro tema também importante, sinto-me na obrigação de, neste mesmo espaço, fazer o exercício do contraditório.

Sim, senhor primeiro-ministro, Setúbal é um distrito único, mas não apenas pelos seus quilómetros de praia, parque natural, pela sua dinâmica produção vinícola ou pelo seu porto de águas profundas. O que pergunto é porque é que, apesar de todos estes fatores, e, mais ainda, apesar da presença das maiores empresas exportadoras do país, da sua rede de 89 mil empresas e pelas suas importantes ligações ferroviárias, o distrito de Setúbal não deu o grande salto económico e social que todo este potencial permitiria antever?

Os dados publicados pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Mar para o distrito de Setúbal demonstram, em 2020, um índice de dependência total da população de 58,6%, que compara com os 55,9% do país; uma taxa bruta de escolarização de 118,9%, que compara com os 122,9% do país; uma taxa quinquenal de mortalidade infantil de 3,5‰, que compara com os 3,0‰ do país; um rácio de 3,4 médicos por 1.000 habitantes, que compara com o rácio de 5,6 do país; que 4,6% da

OPINIÃO

Joana Cordeiro

população beneficia do subsídio de desemprego, que compara com os 4,2% do país; que 2,9% da população beneficia do rendimento social de inserção, que compara com os 2,5% do país.

No caso concreto da península de Setúbal, em 2000, o PIB per capita da região correspondia a 68% da média europeia; em 2015, tinha caído para os 55%; e estima-se que, em 2027, poderá representar apenas 47%.

É este o retrato do distrito de Setúbal, que faz da península de Setúbal a quarta região mais pobre do país, não correspondendo, por isso, à propaganda do senhor primeiro-ministro. Um retrato que resulta, e muito, da governação socialista do país nas últimas décadas,

mas também da governação municipal, maioritariamente comunista e socialista. Temos, de facto, um distrito com um potencial enorme, mas que sofreu com a concentração do investimento na margem norte do Tejo, para onde foram canalizados recursos financeiros, materiais e humanos, que levaram consigo, também, o investimento privado.

Num estilo de pré-campanha, os anunciados projetos de expansão do Metro Sul do Tejo ou do Arco Ribeirinho Sul para os habitantes da margem sul do Tejo resultam em pouco mais do que um sorriso cínico, porque todos nos lembramos das inúmeras promessas não cumpridas ou projetos anteriores, como o Hospital do Seixal ou a Cidade da Água em Almada. E a realidade mostra-nos as situações desesperantes dos vários hospitais ou o caricato caso da compra dos barcos elétricos sem baterias.

Lamento, senhor primeiro-ministro, mas a sua propaganda não apaga o resultado das políticas socialistas dos seus governos e daqueles de que fez parte nos últimos 30 anos. Apenas a libertação da iniciativa privada da burocracia e da dependência do Estado permitirá o rápido e sustentado desenvolvimento do distrito de Setúbal. Não este tipo de propaganda. E, para a defesa deste modelo mais liberal para o meu distrito, para o nosso distrito, a Iniciativa Liberal diz presente.

Deputada do IL

Bloco Clínico Classificados

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04 (Chamada Rede Móvel Nacional). Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023
5538 w
5537
2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30
14/18.00h
09.00/12.00h
Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629 5935
Constelações
e Familiares • Hipnoterapia 911 174 149 (chamada rede móvel nacional)
-
Sábado:
Rua
Sistémicas

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

A V I S O N.º 2/DURB/2023

DELIMITAÇÃO DE ZONAS DE PRESSÃO URBANÍSTICA NO CONCELHO

ANA RITA DA COSTA PINHEIRO DE CARVALHO, VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL, DO CONCELHO DE SETÚBAL:----------

FAZ PÚBLICO QUE, nos termos do n.º 3, do artigo 2.º-A do Decreto-Lei n.º 159/2006, de 8 de agosto, republicado pelo Decreto-Lei n.º 67/2019, de 21 de maio, sob proposta da Câmara Municipal de 16 de fevereiro de 2023, a Assembleia Municipal de Setúbal, na 2.ª reunião da sessão ordinária de 28 de fevereiro de 2023, deliberou aprovar a delimitação das Três Zonas de Pressão Urbanística do concelho de Setúbal, simultaneamente áreas de reabilitação urbana ARU Setúbal, ARU Setúbal Central e ARU Azeitão.---------------------

---E para constar, se publica o presente aviso na II Série do Diário da República, nos termos do n.º 3 do artigo 2.º-A do Decreto-Lei n.º 159/2006, de 8 de agosto, na sua redação em vigor.-----------------------------------------------------------------------------------

---Mais se torna público que o referido ato de aprovação da delimitação das três zonas de Pressão Urbanística do concelho de Setúbal vai ser divulgado e pode ser consultado na página da internet do Município de Setúbal em www.mun-setubal.pt, bem como afixado edital de idêntico teor nos Paços do Município e na sede da União de Freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça) Freguesia de São Sebastião e União de Freguesia de Azeitão (São Lourenço e São Simão).---------

---Paços do Município de Setúbal, 6 de março de 2023.---------------------------------------

--------------------------------------------A Vereadora,---------------------------------------------

--------------------------------------------Rita Carvalho--------------------------------------------

(No uso de competência delegada por despacho n.º 58/2023/GAP, de 27 de fevereiro)

A V I S O N.º 1/DURB/2023

DELIMITAÇÃO DE ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA NA CIDADE DE SETÚBAL ARU SETÚBAL CENTRAL

ANA RITA DA COSTA PINHEIRO DE CARVALHO, VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL, DO CONCELHO DE SETÚBAL:----------

FAZ PÚBLICO QUE, nos termos do n.º 1, do artigo 13.º do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua redação em vigor, sob proposta da Câmara Municipal de 16 de fevereiro de 2023, a Assembleia Municipal de Setúbal, na 2.ª reunião da sessão ordinária de 28 de fevereiro de 2023, deliberou aprovar a delimitação da Área de Reabilitação Urbana na cidade de Setúbal – ARU de SETÚBAL CENTRAL.-------------------------------------------------------

---E para constar, se publica o presente aviso na II Série do Diário da República, nos termos do n.º 4 do artigo 13.º do RJRU.------------------------------------------------------------

---Mais se torna público que o referido ato de aprovação da delimitação da área de reabilitação urbana vai ser divulgado e pode ser consultado na página página da internet do Município de Setúbal em www.mun-setubal.pt, bem como afixado edital de idêntico teor nos Paços do Município e na sede da União de Freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça) e Freguesia de São Sebastião.---------Paços do Município de Setúbal, 6 de março de 2023.-----------------------------------------

--------------------------------------------A Vereadora,---------------------------------------------

--------------------------------------------Rita Carvalho-------------------------------------------(No uso de competência delegada por despacho n.º 58/2023/GAP, de 27 de fevereiro)

31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 5173
DE SETÚBAL CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE SETÚBAL CÂMARA MUNICIPAL 5973WW 5972
MUNICÍPIO

Ana Abrunhosa apadrinha Hotel Upon Vila e elogia oferta turística na vila ribeirinha

Ministra da Coesão

Territorial enaltece que aumento das opções de dormidas tem componente de interligação com comunidade

Tiago Jesus

Equipa a rigor e com vista para o Tejo, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, visitou Alcochete para conhecer as obras do antigo Hotel Alfoz. No seguimento da iniciativa “Governo Mais Próximo” a governante apadrinhou, na tarde desta quarta-feira, a obra que foi alvo de uma requalificação integral e reclassificação, que se encontra na fase final de construção.

A governante aproveitou a visita para elogiar a oferta turística disponível na região e reforçar a vontade do Governo em que a mesma se diversifique. Ana Abrunhosa considera que com o aumento das opções de dormidas, o comércio local e a restauração ficam a ganhar, uma vez que estes novos projectos têm uma “grande componente de interligação com a comunidade em que se inserem”.

O antigo Hotel Alfoz vai abrir portas brevemente de ‘cara lavada’, alterando o seu nome para Upon Vila, sendo que irá quase triplicar a capacidade de alojamento face ao edificado anterior.

Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, garante que este novo empreendimento turístico traz um “aumento extraordinário de receita para Alcochete”, permitindo uma “série de investimentos por parte da autarquia”.

A O SETUBALENSE, o autarca fez um balanço “francamente positivo”, explicando que esta unidade se enquadra naquilo que são os desígnios deste executivo. Fernando Pinto assegura que esta nova unidade hoteleira é mais uma resposta naquilo que é a “missão de promover a marca Alcochete”.

BREVES

SAMOUCO

Tarde taurina com pegas e vacadas

A Associação das Festas Populares do Samouco está a organizar para 16 de Abril uma grande tarde taurina, com demonstrações de pegas e vacada. É a partir das 16h00, no Campo da Bola do Jardim dos Alfaiates, ao fundo da Rua das Largadas. A festa conta com os Forcados Amadores da Moita, Grupo de Forcados Amadores Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores Barrete Verde.

BIBLIOTECA Lançamento de "Tudo o que trago dentro”

Ministra da Defesa quer ouvir os problemas dos autarcas Recebida com pompa e circunstância na Base Aérea n.º 6, no Samouco, a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, assegurou que esta visita é “uma oportunidade para conversar com os autarcas”.

Durante o encontro, que decorreu na manhã desta quarta-feira no seguimento da iniciativa “Governo Mais Próximo” Helena Carreiras explicou que o encontro é uma “forma de auscultação sobre os problemas” sentidos pelas autarquias, sobre as “questões

que querem colocar” e também uma “troca de informação” sobre aquilo que o Governo pode partilhar com os autarcas, que considera fazerem o trabalho “importante de trazer as populações para a participação cívica”. Relativamente a esta visita, Fernando Pinto afirmou que “tudo o que tem a ver com o aproximar é importante”. O autarca considera que o povo português é muito “fechado em si”, considerando que a prova disso é o facto de o próprio Governo ter “sentido necessidade de descentralizar o Conselho de Ministros”, reconhe-

NUTS Governo sem medidas de compensação na região

À margem da visita ao antigo Hotel Alfoz, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, explicou a O SETUBALENSE que não existe nenhuma medida de compensação até 2027 para a Península de Setúbal, enquanto a Nomenclaturas Comuns das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS), não produz efeitos.

A governante enaltece que é importante “não esquecer que o próprio Orçamento de Estado vai investir na frente ribeirinha ligando os vários municípios”. Ana Abrunhosa assegura que “não há medidas de compensação”, mas garante que vai ser feito investimento no território através do Orçamento de Estado.

cendo que esse esforço é “muito importante para todos, para autarcas e para a população”.

Fernando Pinto vê medidas de Costa com optimismo

O autarca de Alcochete marcou presença no Barreiro, no Parque Empresarial da Baía do Tejo – Cais 2, onde escutou as medidas relativas ao Arco Ribeirinho Sul, que já tinham sido avançadas no artigo de opinião do primeiro-ministro publicado por O SETUBALENSE.

O líder do executivo fez questão de relembrar que se trata de um “projecto com praticamente duas décadas”, mas que agora parece “ganhar um fôlego renovado”, mantendo ainda assim a expectativa baixa, enaltecendo que é um plano “faseado e desenvolvido por etapas”.

Fernando Pinto fez questão de dar nota da sua satisfação de neste projecto também estar incluído o cumprimento “escrupuloso daquilo que é o regulamento das habitações” com rendas acessíveis, que considera permitir ao município de Alcochete “prender” os seus descendentes naturais, de modo que não se perca no futuro a “identidade do povo de Alcochete”.

A Biblioteca de Alcochete recebe, este sábado, 1 de Abril, às 15h00, o lançamento do livro "Tudo o que trago dentro”. Uma sessão que conta com a presença das autoras, Ana Cristina Ervedoso, responsável pelo texto, e Cristina Arvana, a quem coube a ilustração, para a apresentação da obra.

ESTE SÁBADO

Histórias de Hans Christian Andersen

No mês do livro infantil, que se assinala a 02 de Abril, em celebração do nascimento do escritor Hans Christian Andersen, vai ter na Biblioteca, já este sábado, às 11h00, uma sessão de conto sobre histórias deste autor dinamarquês. É saber sobre uma princesa muito sensível cheia de nódoas negras por causa de uma ervilha, um príncipe sapo que só quer um beijinho bem dado, um patinho muito feio e um rei vaidoso, adepto de usar trajes finos, mas que de tonto que é vai fazer má figura.

12 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023
Alcochete
“GOVERNO MAIS PRÓXIMO”
Fernando Pinto assegura que nova unidade hoteleira é uma resposta para a “missão” de promover a marca Alcochete O SETUBALENSE

Chef Fábio Bernardino amanhã no Mercado Municipal vai ensinar a fazer fogaças de Alcochete

O Mercado Municipal de Alcochete recebe amanhã, sábado, mais uma iniciativa dedicada à Fogaça de Alcochete. A partir das 11h00, o Chef Fábio Bernardino vai ensinar as crianças, entre os cinco e os 12 anos, a fazerem as conhecidas fogaças da terra, seguindo-se um showcooking

EDUCAÇÃO INFANTIL PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA

Autarquia motiva crianças a usarem bicicleta

Programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo” enquadra-se nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

Humberto Lameiras

Para promover a mobilidade sustentável, a Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, implementou este ano lectivo o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, o qual foi desenvolvido com o “ob -

jectivo de fomentar a expressão do ciclismo como importante prática de mobilidade ecológica”, explica a autarquia. Ao mesmo tempo, pretende-se fomentar a “expansão e notoriedade desta actividade no concelho de Alcochete.

Para sensibilizar e capacitar as crianças para a utilização deste meio de mobilidade, a autarquia adquiriu 98 bicicletas, e outros tantos capacetes, além de múltiplas toucas descartáveis, isto num investimento de 15 833,53 euros. Ou seja, para facilitar o acesso à prática de todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete, a câmara comprou um kit de 17 bicicletas, e 17 capacetes, por escolas.

Inserido no âmbito dos Planos

Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, é também uma das medidas integrada no Programa Operacional Lisboa 2020, na prioridade de Investimento 10.1: Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.

A 28 de Março, o Centro Escolar de São Francisco e a Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco receberam um conjunto de demonstrações deste programa, às quais assistiram,

onde a tradicional fogaça vai ser desconstruída e originar novas iguarias para degustação de todos. A entrada é livre. A proposta da autarquia é “fazer compras no Mercado Municipal e participar no showcooking "Fogaça de Alcochete - Sabor Original".

além do professor coordenador do Desporto Escolar, Agostinho Silva, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, a vereadora Fátima Soares, responsável pelo pelouro da Educação, e a adjunta do director do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Marília Alegria. Este programa “tem permitido às crianças das escolas do 1.º Ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Alcochete aprenderem a utilizar a bicicleta como meio de mobilidade, assim como a aprender a circular em segurança, sensibilizando-as e educando-as para uma cidadania mais responsável e proativa na prática de uma actividade sustentável”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 13
PUBLICIDADE
DR

DOMINGO HÁ EMBATE DA LIGA 3 COM SPORTING B

Vitória chama “todos ao Bonfim” para apoiar equipa na estreia da fase de manutenção

Clube oferece bilhetes na cidade para ter 12.º jogador na bancada.

Sócios e estudantes têm entrada gratuita

Três semanas depois de ter concluído a 1.ª fase da série B da Liga 3, o Vitória, que terminou na 9.ª posição, dá domingo, 15 horas, o pontapé de saída na fase de manutenção. A primeira das seis finais que vão decidir onde vão jogar os sadinos em 2023/24 será diante do Sporting B, no Estádio do Bonfim, cujas bancadas os jogadores e responsáveis do clube querem ver preenchidas de adeptos.

De forma a assegurar a presença do 12.º jogador, o Vitória tem em curso várias acções com o objectivo de atraírem os adeptos ao estádio. Numa dessas iniciativas, realizada em colaboração com a Liga 3, os capitães Zequinha e João Freitas e os seus colegas André Santos e Diogo Sequeira estiveram na quarta-feira na Praça de Bocage a distribuir bilhetes aos setubalenses.

De forma a sublinhar o lema “Todos ao Bonfim”, que foi escolhido para as acções que estão em curso na cidade, o quarteto de jogadores distribuiu mais do que os ingressos para o encontro com os ‘bês’ sportinguistas aos transeuntes. Acompanhados pela mascote Sadino, os vitorianos distribuíram sorrisos, pousaram para a posteridade com

os adeptos e ainda tiveram tempo para dar alguns autógrafos.

Para a partida da ronda inaugural da actual fase, os dirigentes do clube e da SAD decidiram também colocar em prática outras medidas com o objectivo de contribuir para uma boa casa no Bonfim. Assim, todos os sócios do clube têm entrada gratuita e acesso a mais dois ingressos. Os detentores do ‘Bonfim Pass’ têm entrada gratuita mais três bilhetes de oferta e 10% de desconto em toda a Loja do Vitória. Os bilhetes podem ser levantados na Gestão de Sócios ou na Loja do Vitória.

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL – FASE FINAL

Os associados não são os únicos a beneficiarem de entrada gratuita, uma vez que os estudantes, à semelhança do que tem acontecido várias vezes ao longo da temporada, também o podem fazer. Para tal, apenas é necessária apresentação do respectivo cartão de estudante, exclusivamente nas portas 6 e 7 do Estádio. O clube informa ainda que os não sócios pagam 5 euros por ingresso.

Bonificação de pontos baralha contas

Por terem terminado a 1.ª fase na 9.ª e 5.ª posição, respectivamente, Vitória e Sporting B não começam em

igualdade de circunstâncias na fase de manutenção em que têm na série 3 a companhia de Oliveira do Hospital e Real. Os sadinos arrancam com 4 pontos, os leões com 8, os beirões com 6 (concluíram fase regular em 7.º lugar) e o conjunto de Queluz com 2, em resultado do 11.º lugar.

Curiosamente, os setubalenses dão o pontapé de saída na fase de manutenção com o mesmo adversário que se tinham estreado no Bonfim na presente edição da Liga 3. A 28 de Agosto de 2022, Vitória e Sporting B tinham medido forças em Setúbal, em partida da 2.ª jornada da compe-

‘Bês’ do Vitória e Fabril jogam no Lavradio

A contar para a 7.ª jornada da fase final da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, o Vitória B enfrenta domingo, pelas 16 horas, o Fabril B, num jogo que terá lugar no Campo

João Pedro, no Lavradio. Líderes isolados da competição, com 14 pontos em seis jogos, os sadinos estão determinados a conquistar os três pontos diante do emblema do concelho do

Barreiro, que ainda não venceu na fase actual e ocupa a última posição da prova, com apenas 3 pontos. Os comandados de Paulo Martins, que na jornada do passado fim-de-se-

mana golearam por 4-0 o Juventude Sarilhense – golos de Ascenso (bisou) Robson e Diogo Ferreira –, têm como objectivo aumentar a distância para os perseguidores Lagameças e Seixal 1925,

tição. Na altura, os sadinos levaram a melhor (3-2) num jogo em que Zequinha, com dois golos, e Rodrigo Pereira fizeram os golos que deram os três pontos aos anfitriões.

Três dos atletas que o então treinador Micael Ferreira utilizou nesse jogo já não fazem parte do plantel sadino. Falamos dos defesas Tiago Melo e Luís Pedro, atletas que em Janeiro transferiram-se para a Académica e Anadia, respectivamente, bem como do capitão José Semedo, que decidiu colocar um ponto final da sua carreira de jogador. Refira-se que o avançado Rodrigo Pereira, que foi suplente utilizado e marcou o golo da vitória, também deixou o Bonfim para ingressar no Académico de Viseu.

Ao contrário do que sucedeu na primeira volta do campeonato, em que os sadinos bateral os leões, o Vitória não guarda boas memórias da última vez em que enfrentou os 'bês' sportinguistas. Já em 2023, a 7 de Janeiro, em partida da 13.ª ronda da prova, um golo apontado por Samuel Justo (17 minutos) foi suficiente para ditar o desaire dos sadinos em Alcochete. No jogo que marcou a estreia de Luís Loureiro como treinador dos vitorianos, não faltaram hipóteses para os sadinos evitarem a derrota. A melhor de todas aconteceu aos 31 minutos, altura em que o guarda-redes Diego Callai travou da marca dos 11 metros a grande penalidade cobrada por Zequinha. Mesmo a jogar com mais um elemento desde os 43 minutos (Gilberto Batista foi expulso), o Vitória não conseguiu desfeitear o guardião leonino que segurou a vantagem de 1-0 até ao apito final.

que têm 11 e 10 pontos, respectivamente. Com quatro triunfos e dois empates em seis jogos, o Vitória B é detentor do melhor ataque (18 golos marcados) e defesa da prova (5 golos sofridos).

14 O SETUBALENSE 31 de Março de 2023 Desporto
DR
Zequinha, João Freitas, André Santos e Diogo Sequeira estiveram na Praça de Bocage a distribuir bilhetes

Amora recebe Prémio Comunicação da Liga BPI

FUTEBOL DISTRITAL

O Amora Futebol Clube foi distinguido com o Prémio Comunicação da Liga BPI, graças ao conjunto de conteúdos produzidos durante o mês de Fevereiro de 2023. Hugo Cruz, director de comunicação, e Mário Carbone, vice-presidente, receberam o galardão atribuído pela

Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que promove a criatividade comunicacional em torno dos valores da competição: Qualidade, Superação, Autenticidade e Fair Play. A decisão do prémio, tal como a selecção dos conteúdos nomeáveis mensalmente, é efectuada por uma

Os dois primeiros classificados defrontam-se no Campo da Bela Vista

Recinto desportivo dos alvinegros espera registar a maior enchente da época

Comércio Indústria e Barreirense, os dois primeiros classificados do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, defrontam-se no próximo domingo, no Campo da Bela Vista, em Setúbal, naquele que será o jogo mais importante da 27.ª jornada.

O Barreirense, que perdeu em Sines e empatou em casa com o Olímpico do Montijo nas duas últimas jornadas, apresenta-se com três pontos de vantagem mas a equipa sadina, moralizada pelos bons resultados obtidos, irá certamente entrar em campo com o objectivo de anular a desvantagem.

Devido à importância que tem para as duas equipas, espera-se um jogo escaldante, de grandes emoções e de prognóstico reservado porque frente a frente vão estar as duas melhores equipas do campeonato, que lutam pelo mesmo objectivo.

Os setubalenses, agora comandados por João Raimundo, que sofrem poucos golos em casa onde ainda se encontram invencíveis, vão ter como adversário a equipa mais concretizadora em terreno alheio. E, além deste pormenor, há a salientar o facto de se defrontarem os dois melhores marcadores do campeonato, Bruninho (Barreirense) e Moussa Diarra (Com. Indústria),

Campo da Bela Vista recebe o jogo grande da jornada

ambos com 15 golos.

A propósito, recorda-se que no jogo da primeira volta realizado no Campo da Verderena, quem venceu foi o Comércio Indústria, por 1-0, com um golo marcado pelo capitão de equipa, Hélder Cabral, aos 74 minutos.

O Olímpico do Montijo que está em terceiro lugar, a oito pontos do primeiro e a cinco do segundo, defronta o Trafaria no jogo que encerra

CAMPEONATO DE PORTUGAL

a jornada, às 19 horas. A equipa montijense que deu muito boa conta de si no jogo com o Barreirense, tem todas as condições para conquistar os três pontos mas terá que ter muito cuidado porque o Trafaria na condição de visitante já obteve cinco vitórias.

Em relação aos outros encontros é de destacar a recepção do Palmelense ao Alcochetense que assinala a estreia em casa de Luís Conceição como treinador da equipa de Palme-

la; a deslocação do Banheirense (que está a atravessar uma fase muito positiva de resultados) à Amora e a visita do Botafogo à Quinta do Conde pela importância que tem para a equipa de Cabanas.

Eis o quadro completo de jogos: Palmelense – Alcochetense; Pescadores – Grandolense; Comércio Indústria – Barreirense; Amora ”B” –Banheirense; Moitense – Monte de Caparica; Vasco da Gama – Águas de Moura; Charneca de Caparica – Sesimbra; Quinta do Conde – Botafogo; Olímpico do Montijo – Trafaria (19 horas).

2.ª Divisão

Na 2.ª divisão distrital, onde se joga a 7.ª jornada da fase final, o Vitória “B” vai defender a liderança no Estádio João Pedro no duelo com o Fabril “B” que, curiosamente, ainda não venceu qualquer jogo nesta fase. O Lagameças tem uma deslocação difícil ao Seixal que pretende regressar às vitórias e o mesmo se poderá dizer do Alfarim que viaja até Almada para defrontar uma equipa que tem vindo a subir de rendimento.

Jogos agendados: Seixal – Lagameças; Juventude Sarilhense – U. Santiago; Fabril “B” – Vitória “B”; Almada – Alfarim.

Taça Distrital

Na Taça Distrital de Seniores disputa-se a 6.ª jornada que engloba as seguintes partidas: Santo André - Brejos de Azeitão; Pinhalnovense – Samouquense; Sporting Vinhense - Ginásio de Corroios; Zambujalense – Melidense; Afonsoeirense – Pelezinhos.

Oriental Dragon tem mais um jogo de grande importância

O Campeonato de Portugal está de regresso este fim-de-semana com a realização da antepenúltima jornada mas ainda há muita coisa por decidir, tanto no que respeita à promoção como em relação à manutenção.

Esta será mais uma jornada de grande importância para o Oriental Dragon que já se encontra fora da zona de despromoção mas ainda não está totalmente livre de perigo porque há uma diferença pontual muito

curta entre várias equipas. Por isso, a vitória na Vidigueira é o único resultado que interessa à equipa comandada por Toni Pereira.

Fora de casa joga também o Fabril que está praticamente sem hipótese de

equipa constituída por elementos das áreas de serviços da FPF de Comunicação, Marketing e Operacional da Liga BPI. De realçar que este prémio foi atribuído a “um grupo de trabalho” que se encontrava em funções há pouco mais de dois meses (desde Dezembro de 2022).

LIGA 3 Sanjoanense é o primeiro adversário do Amora na fase da subida

Tem início este fim-de-semana a segunda fase da Liga 3 com a realização da primeira jornada, tanto no que diz respeito à fase de manutenção como em relação à fase da subida de divisão, onde participa o Amora que terminou a fase regular em primeiro lugar na sua série.

O Amora é uma das oito equipas da Liga 3 que vão disputar a subida de divisão. As equipas apuradas foram divididas em duas séries de quatro que vão disputar uma competição por pontos, a duas voltas. O primeiro classificado de cada série (que irá discutir o título de campeão) sobe automaticamente de divisão e os segundos classificados irão disputar um play-off, em duas mãos e o vencedor irá disputar outro play-off com o antepenúltimo da II Liga.

A equipa amorense foi integrada na Série 2 juntamente com o Lank Vilaverdense, Sanjoanense e Belenenses e, de acordo com o sorteio realizado, na primeira jornada desloca-se a São João da Madeira para defrontar às 15 horas a Sanjoanense que concluiu a primeira fase em 3.º lugar, na Série A. O Amora, consciente da realidade, sabe que vai ter uma tarefa bastante complicada porque o adversário na fase regular sofreu apenas uma derrota em casa, com o Felgueiras. Contudo, será bom salientar que no grupo de trabalho reina a confiança e a esperança de que pode regressar à margem sul do Tejo com um resultado positivo. A equipa está devidamente preparada e completamente focada em dar continuidade ao bom trabalho realizado para obter o seu objectivo.

chegar ao segundo lugar como era seu desejo. A deslocação a Albufeira, onde defronta o Imortal, será um jogo em que vai tentar chegar à vitória mas os algarvios também precisam de ganhar para fugirem de vez à despromoção.

31 de Março de 2023 O SETUBALENSE 15
DR

MARÉS TEMPO

HOJE 23º 25º 12º 11º AMANHÃ 06:14 - 1.4 m - Baixa-mar 12:33 - 2.4 m - Preia-mar 18:27 - 1.5 m - Baixa-mar 00:51 -2.7 m - Preia-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 06:08 - 1.5 m - Baixa-mar 12:21 - 2.4 m - Preia-mar 18:17 - 1.5 m - Baixa-mar 00:35 - 2.7 m - Preia-mar SESIMBRA 06:06 - 1.5 m - Baixa-mar 12:20 - 2.4 m - Preia-mar 18:14 - 1.6 m - Baixa-mar 00:33 - 2.7 m - Preia-mar ALMADA 06:24 - 1.6 m - Baixa-mar 12:55 - 2.8 m - Preia-mar 18:38 - 1.7 m - Baixa-mar
Céu pouco nublado Chuva 5933 5931
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.