Edição 313

Page 1

VITOR VALENTINI

Vi, pela primeira vez, Vitor fotografando as aves da Fazenda Nova Gokula e fiquei impactada com aquele “espécime rara” de menino. Na minha juventude, os garotos de sua idade estariam com estilingues e espingardas, gaiolas e alçapões para matar ou aprisionar as criaturinhas aladas. Vitor Bernardes Valentini, ao contrário, realizava um sério trabalho: naquele dia, observava e registrava o maior número possível de pássaros daquele santuário ecológico de Pindamonhangaba. Na verdade, aquela era uma atividade da prova “Global Big Day” criada pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell, nos EUA. O respeito ao trabalho científico que ele realizava impediu-me de ir ao seu encontro e saber como ele havia sido despertado para amar os pássaros e o que ele tinha para nos ensinar. Esta conversa demorou quase três anos para acontecer pois este birdwatcher (observador de pássaros), assim como muitas aves, tinha rotas distintas nos invernos e nos verões: Vitor migrava do Brasil para a América Norte, no período de suas férias escolares, para colaborar com as pesquisas de renomados cientistas e ornitólogos americanos.

Em nosso encontro, confidencioume que um episódio de sua infância marcou o início de sua paixão pelas aves: durante um passeio à uma fazenda com o pai, ele avistou um pardal preso nas teias de aranha das réguas do curral e, atendendo ao seu pedido, o pai resgatou o passarinho e o colocou na mão de Vitor para que este tirasse a trama mortífera do corpo da avezinha e a soltasse de novo ao céu. Este pequeno ato, misteriosamente, prendeu o coração de Vitor! Desde então, aquele menino de cinco anos, tomou para si o desejo de proteger estes maravilhosos pequenos seres e a Natureza.

Aos 17 anos, o jovem colecionador de obras raras de ornitologia e de um minimuseu natural discorre sobre os autores estudados, as palestras e conferências que ministra nas escolas e congressos científicos e, ainda, as diversas tarefas que executa no Laboratório de Ornitologia de Cornell - USA com a desenvoltura de um ardoroso cientista.

Ao finalizarmos a entrevista, percebo o micro aparelho auditivo de Vitor. Descubro que ele tem apenas 50% de audição e desacredito! Observador atento, ouve e distingue o canto de todos os pássaros que emitiram sons enquanto nós passeávamos e conversávamos. Assim como os beija-flores, meu coração para de bater por alguns segundos. Sorvo o néctar do seu amor incondicional à Natureza e bendigo sua existência! Que as aves do mundo inteiro possam ser abençoadas por sua alma de cientista e por seu coração de “menino-passarinho”!

Juraci De Faria Condé Homenagem Jornal Vale Vivo

GENTE QUE FAZ VITOR VALENTINI

Expoterra Piquetão

2023

De 6 e 9 de julho

o pobre a ganhar a sua vida.” Textos Judaicos

Lorena inaugura

Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação

O espaço, inaugurado no último dia 07, recebe o nome da professora

Kátia Filomena Capucho, que dedicou 31 anos de sua vida à educação no município.

Página 05

Praça do Rosário é reformada com recursos conquistados pelo vereador Marcelinho

Alvarenga

(PSD) e contrapartida da prefeitura de Lorena

Página 03

Igreja matriz de Queluz se torna elemento de preservação Página 03

Cruzeiro inicia atendimento de hemodiálise no Hospital Santa Casa

Lavrinhas promove projeto com foco em turismo

Final de semana terá Teatro nos Parques em Pindamonhangaba

07

Longuinho pede ao comando da Polícia Civil manutenção de atendimento no centro

ESPORTES

Lorena é vice-campeão na 1° Copa Kyodai de Karatê GP Guaratinguetá foi um sucesso Judô Ju Gonin Gumi Lorena participa da 36ª Taça de Guaratinguetá de Judô Página 08

Não jogue este impresso em vias públicas Compartilhe com seus amigos
FOTO Divulgação
17 a 30 de junho de 2023 ANO XIII
Edição 313
“A maior caridade é habilitar
Página 04 Página
Página
Página
05
05
Ricardo
Mendes /Jornal Vale Vivo

Opinião

Festas Juninas

A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, isso é fato.

Ainda é considerada a segunda maior concentração de brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.

Qual a dica para essa época do ano, então? Se divertir, claro, mas com responsabilidade.

Sabemos que o trânsito de veículos nessa época tem um aumento significativo. Logo, fica aquele antigo clichê, “se beber, não dirija”.

Volte para casa com segurança, sempre haverá alguém lhe esperando.

PPES (PESSOAS POLITICAMENTE EXPOSTAS)

Quem discriminar pessoas politicamente expostas agora vai responder criminalmente, podendo ser punidos na forma da Lei, com pena de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. A lei aprovada na Câmara agora depende de aprovação no Senado Federal.

PPES (PESSOAS POLITICAMENTE EXPOSTAS) 2

Agora, por sua vez, a pessoa politicamente exposta que não se der ao respeito, aí vai ficar difícil de não ser discriminada. Imaginemos, hipoteticamente, um detentor de cargo público que de repente queira usar o espaço público para atos libidinosos, convidando alguém para ir até a sua

sala, que estarão seguros. Como agir em relação a isso? É um exemplo, mas há de se pensar sobre, pois, às vezes, podemos nos deparar com situação semelhante, onde o detentor de cargo público pode se achar no direito de usar um ambiente público para saciar sua volúpia.

AGRADECIMENTO

“Amigos de Cachoeira Paulista, estou aqui para agradecer o carinho de cada um, de cada cidadão que se manifestou dessa cassação, que deu o seu apoio de carinho, ligando, mandando mensagem. Quero agradecer, estamos de volta, o juiz deu a liminar agora na hora do almoço e continuamos nosso trabalho, na legalidade, na responsabilidade de fazer o que é certo, nosso município sempre crescer. Muito obrigado, Deus abençoe a cada um de vocês”. Prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Mineiro, após justiça conceder liminar depois da cassação sofrida na madrugada de 08 de junho.

Parabéns ao Conselho Municipal de MeioAmbiente de Lorena pelos 30 anos!

Tive a honra de presidir o COMMAM em sua “reinstalação”, de 2006 a 2010, e continuei por alguns anos subsequentes como representante da EEL-USP. Foi um momento ímpar, em que as ações foram focadas nas questões do lixo e da

água no município. Houve forte interlocução no início com a Secretaria de Meio Ambiente, com certificação de Lorena como município Verde-Azul. Depois, entre altos e baixos e mudanças na administração, houve momentos de avanço e outros mais tensionados. Mas a participação dos membros do COMMAM nas atividades e reuniões foi sempre contínua e combativa, com ápice na discussão sobre a instalação da termelétrica em Canas, o que não aconteceu em grande parte devido a essas ações. Pudemos participar de audiências e apresentações na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Cetesb.

A vida nos faz seguir por outros rumos. Vejo que

PRAGMÁTICO

FENOMENOLOGIA DO ATRASO: ATO POLÍTICO É UMA OVA!

“Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”, alerta-nos o adágio. Esses dias, sentado à mesa conversando, tomando café, com alguns amigos comentei a respeito de uma notícia estarrecedora que havia lido: o Ministério Público Federal pediu ao governo Lula para não nomear uma dentista e advogada, que não possui a menor experiência na área ambiental, para superintendência do Ibama, no Paraná (Metrópoles, 06.jun.2023). Um dos colegas, logo em seguida, bradou: “no Pará, a justiça teve que anular a nomeação da esposa do governador, Helder Barbalho, para conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) “ (UOL, 23.mai. 2023).

Quando cheguei em casa naquele dia, depois de um bom banho, fiz uma breve pesquisa sobre o assunto e, como era de se esperar, o cenário é preocupante. Visto

que, em janeiro de 2018, a ex-deputada federal Cristiane Brasil, condenada em ações trabalhistas, fora indicada pelo ex-presidente Michel Temer para o Ministério do Trabalho (G1, 08.jan.2023). Em 2020, segundo a revista Veja, o governo Bolsonaro pretendia convidar Michel Temer para ser Ministro das Relações Exteriores (O tempo, 12.dez.2023), o que era tenebroso, tendo em vista o ex-presidente era réu em processo penal por suposto crime de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou seu advogado e amigo pessoal para Ministro da Suprema Corte (CNN, 01.jun.2023), verdadeiro aceno ao patrimonialismo. Mas, afinal, o que se tem feito para combater o problema? De um lado, alguns denominam como ativismo judicial (faceta, inegável, do neoconstitucionalismo) o fato do Poder Judiciário, às vezes, se posicionar contrário à nomeação de agentes políticos, seja em razão de ofensa à moralidade administrativa, a impessoalidade e ao desvio de finalidade, seja porquanto o princípio da separação dos Poderes é relativo, não absoluto. Há, outrossim, uma corrente doutrinária (infelizmente minoritária) da qual me

Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias

MTB:68.138

Diagramação: Rafael Gomes de Andrade (12) 99186-3127 / 98140-1119

Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1 Tiragem: 6.000 exemplares

muitos continuaram em suas atividades cidadãs, mantendo o COMMAM ativo; outros, porém, passaram a apoiar políticas anti-ambientalistas nos últimos anos.

Peço desculpas por não estar presente nesta comemoração, mas que ela vá além da festividade para ser um momento de reflexão para enfrentar os desafios que vêm por aí. A questão do lixo está longe de ser resolvida e grupos que preconizam sua incineração ganham novamente força. A restrição hídrica é constante, lembrando o livro do saudoso Celso Giampá “Água: a próxima guerra”. Um forte abraço! Adilson Roberto Gonçalves

afilio que defende: 1) havendo conflito entre os princípios constitucionais da Presunção de inocência e da Moralidade, deve-se fazer uma ponderação. Sendo assim, uma sociedade que se pretende honesta, o combate à corrupção, à tutela da moralidade e da eficiência deve prevalecer; 2) as indicações políticas devem, inequivocamente, observar princípios que regem o Direito Administrativo, tais como a moralidade e a eficiência. Por outro, há quem defenda que se trata de ato político.

No nosso entender, meu amigo leitor e minha amiga leitora, deve-se entrever com maior acuidade o que assevera o conjunto de regras e princípios do sistema jurídico brasileiro; ao revés, chegaremos ao fundo poço.

*Paulo Daniel F. de Menezes é servidor público, escritor, bacharel em Direito, pós-graduado (especialista) em Direito Administrativo pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG), Direito Constitucional Aplicado e Trânsito pela faculdade Legale.

Distribuição quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida, Cachoeira Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá,

www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br

As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade dos autores.

Editorial Editorial 17 a 30 de junho de 2023 02 Jornal Vale Vivo
Lorena
Departamento
Jornal Vale Vivo CNPJ: 13.463.982/0001-08
- SP
Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500 Expediente
Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba. *Paulo Daniel F. de Menezes

Jornal Vale Vivo

Como votou cada deputado no projeto que criminaliza a discriminação de políticos - http://bit.ly/3NGzcnL

Longuinho pede ao comando da Polícia Civil manutenção de atendimento no centro

Unidades policiais podem ser transferidas para o prédio da Civil, na Vila Geny, que recebe reforma

ATexto: Assessoria de imprensa da presidência lguns setores de responsabilidade da Polícia Civil podem deixar o centro de Lorena nos próximos meses. Atualmente, o local abriga o 2º Distrito Policial, Plantão Policial e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), mantidos pela Secretaria de Segurança Pública.

Mas os atendimentos devem ser centralizados pelo Estado no 1º Distrito Policial, no prédio conhecido como delegacia, no bairro Vila Geny, área residencial do município. A estrutura recebe reformas, financiadas pelo Governo Estadual, e deverá ser entregue ainda este ano. Buscando reverter essa possibilidade, o presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho (PSD), participou

de uma reunião com os representantes da Polícia Civil da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), na quarta-feira (07), em São José dos Campos.

O encontro na sede do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciário do Interior) teve a participação do delegado geral de polícia, Dr. Waldir Antônio Covino Júnior, e do Dr.

Benedito Henrique Righi Queiroz, delegado seccional de Guaratinguetá, responsável também por Lorena.

Longuinho avaliou positivamente o diálogo com os membros da cúpula da Civil. De acordo com o chefe do legislativo, será avaliado pelos delegados o seu pedido de manutenção dos serviços da corporação no centro, principal área de comércio e também de fácil acesso dos moradores.

“É importante para o município a permanência do atendimento da Polícia Civil no centro. A partir da minha solicitação, vão realizar uma análise técnica.

Explicaram ainda que vão fazer todos os esforços para manter algum tipo de atendimento da Civil

no atual prédio, localizado na Rua Aldo Hermínio Zanin, região central”, completou.

Praça do Rosário é reformada com recursos conquistados pelo vereador Marcelinho Alvarenga (PSD) e contrapartida da prefeitura de Lorena

No dia 07 de junho foi reinaugurada a Praça Capitão Mor Manoel Pereira de Castro, conhecida como Praça do Rosário. A praça passou por uma reforma geral com um investimento total de R$222.337,13, sendo R$122.337,13 de recursos municipais e R$100.000,00 de convênio com o governo do Estado de São Paulo, a pedido do vereador Marcelinho Alvarenga junto a Deputada Esta -

dual Maria Lúcia Amary (PSDB).

A reinauguração contou com a presença do prefeito Sylvio Ballerini, vice Humberto Ballerini, Bispo Diocesano Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Padre Rodrigo Alves (Pároco da Catedral), do vereador Marcelinho Alvarenga, além de diversos secretários e vereadores.

“A praça do Rosário é um importante local da cidade de Lorena, com

grande apelo Cultural devido aos prédios históricos da região e relevante aspecto turístico religioso, pois na Capela do Rosário Tia Laura fundou o grupo de oração Deus Conosco, religiosa de grande expressão, percorreu todo o território nacional pregando e auxiliando na criação da Renovação Carismática Católica do Brasil”, ressaltou o vereador Marcelinho Alvarenga.

Política 17 a 30 de junho
03
de 2023
Assessoria da presidência

Câmara aprova projeto para incentivar artistas de Guaratinguetá - http://bit.ly/3XgTsiL

Igreja matriz da cidade de Queluz se torna elemento de preservação

AIgreja Matriz de São João Batista de Queluz tornou-se elemento de preservação junto de todo o seu acervo. A lei ordinária n.º 1.199 foi sancionada no último dia 13 de junho.

Sendo assim, a igreja ficou declarada na categoria EP-1, bens estes que, segundo a lei complementar n.º 19, de 23 de maio de 2019, não poderão, em hipótese alguma, serem destruídos, descaracterizados ou

inutilizados.

O edifício tem grande valor paisagístico, artístico, arquitetônico e cultural para o município, e esta lei garante que isso seja mantido, sem colocar o prédio em risco de destruição ou inutilidade.

17 a 30 de junho de 2023 04 Jornal Vale Vivo Cidades
Divulgação

Prefeitura de Guará e CDHU entregaram 36

unidades habitacionais no Santa Luzia na terça-feira (13) - https://acesse.one/8Pp2i

Lorena inaugura Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação

O espaço, inaugurado no último dia 07, recebe o nome da professora Kátia Filomena Capucho, que dedicou 31 anos de sua vida à educação no município.

O Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAAPEL) tem como função planejar, promover, coordenar e avaliar atividades de atualização, aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais da área.

As novas instalações estão situadas na Rua Expedicionário Genésio Valentim Corrêa, 748 - Bairro da Cruz. Trata-se de um espaço pedagógico vinculado à Secretaria Municipal de Educação, com foco em atender, integradamente, a três vertentes: Educação e Currículo, Avaliação do Ensino e Valorização do Magistério. O local contará com atividades de segunda a sexta-feira e, eventualmente, aos sábados.

Felipe Rodrigues Freelancer

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Cidades

Cruzeiro inicia atendimento de hemodiálise no Hospital Santa Casa

Os pacientes da cidade e região, que necessitam de hemodiálise, já estão sendo assistidos no Hospital Santa Casa de Cruzeiro. Antes, eram atendidos por uma empresa privada, contratada pelo Poder Público.

O atendimento começou a ser realizado na segunda-feira (12). O Centro de Hemodiálise foi construído em tempo

Cidade de Lavrinhas promove projeto com foco em turismo

A cidade deu início ao projeto “Colorindo Lavrinhas”. O primeiro local escolhido foi o bairro de Pinheiros. Trata-se de ação que envolve a criação de um atrativo turístico, que consiste na pintura das fachadas das

casas da rota de passagem do turismo utilizando cores vivas e bem alegres.

Esta é uma iniciativa da Companhia Municipal de Turismo (COMTUR), com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.

Divulgação

recorde na entidade e disponibilizará o mesmo serviço aos cerca de 50 pacientes. A nova unidade conta com uma estrutura composta por 23 cadeiras. Inicialmente, serão atendidos os pacientes que já estão em tratamento, mas com o novo espaço, a intenção é ampliar o serviço, abrindo mais vagas para os moradores da região, segundo a Prefeitura.

17 a 30 de junho de 2023 05 Jornal Vale Vivo
/ Prefeitura de Cruzeiro Divulgação / Prefeitura de Lorena Divulgação/Prefeitura de Lavrinhas

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel

ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.252 DE 05 DE JUNHO DE 2023 “DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE PRÉDIO PÚBLICO.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Passa a denominar-se “VEREADOR ANTÔNIO LUIZ DA COSTA BRAGA”, o Centro Municipal de Eventos localizado ao lado da Rua Maestro João Batista Julião, no antigo pátio da Prefeitura, como justa homenagem póstuma a quem tanto se dedicou ao bem de nossa comunidade.

ARTIGO 2º.- As despesas com a execução desta Lei, ocorrerão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 05 de junho de 2023. MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos cinco dias do mês de junho de 2023. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº016/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade registro de preços, exclusivo para ME e/ou EPP, que será realizado no dia 28/06/2023, às 09:00 h, tendo como objeto aquisição de ração para cães, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro - Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov.br, link licitações - registro de preços. Roseira, 14 de junho de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº023/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade pregão presencial - registro de preços, que será realizado no dia 21/06/2023, às 09:00 h, tendo como objeto: aquisição de equipamento para o departamento de saúde, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro-Roseira ou pelo site www.roseira. sp.gov.br, link licitações/registro de preços, informações pelo e-mail:licitacoespmroseira@hotmail.com. Roseira, 06 de junho de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.249 DE 05 DE JUNHO DE 2023

“DISPÕE DOBRE A AUTORIZAÇÃO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR A TRANSFERÊNCIA / TRANSPOSIÇÃO DE DOTAÇÕES NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS VIGENTE NO EXERCÍCIO DE 2023, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica autorizado o Executivo Municipal a efetuar a transferência/transposição até o valor de R$ 344.000,00 (trezentos e quarenta e quatro mil reais) observado o disposto no inciso VI do artigo 167 da Constituição Federal, as seguintes classificações e fontes de recursos:

ARTIGO 2º.- Os créditos por transferência/transposição serão cobertos por recursos provenientes da anulação total/parcial das seguintes dotações orçamentárias:

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigência na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 05 de junho de 2023. MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA

PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA

VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos cinco dias do mês de junho de 2023. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.250 DE 05 DE JUNHO DE 2023

\”DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO E AUTORIZAÇÃO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL PARA ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL ATÉ O VALOR DE R$ 56.000,00 DE DOTAÇÕES NO PLANO PLURIANUAL VIGENTE 2022-2025, NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS VIGENTE NO EXERCÍCIO 2023 E NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS VIGENTE NO EXERCÍCIO DE 2023, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica autorizado o Executivo Municipal a realizar a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 56.000,00 (cinquenta e seis mil reais) observado o disposto no inciso II do art. 41 e art. 42 da Lei Federal n° 4.320/64, alterando assim Plano Plurianual vigente 2022-2025, na Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente no exercício 2023 e na Lei Orçamentária Anual do Município de Silveiras vigente no exercício de 2023, sob as seguintes classificações e fontes de recursos:

ARTIGO 2º.- Os créditos adicionais serão cobertos por recursos provenientes de anulação total ou parcial das dotações abaixo, nos termos do inciso III, § 1º do art. 43 da Lei Federal 4.320/64:

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigência na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 05 de junho de 2023. MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA

PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos cinco dias do mês de junho de 2023. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

17 a 30 de junho de 2023 06 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal

Pinda é finalista no Top Destinos Turísticos

https://acesse.one/OsmMg

GAMES - A REALIDADE AUMENTADA

A longa exposição às telas de cinema por mais de um século nos preparou bem para fugirmos para mundos alternativos por algumas horas. Reagimos intelectualmente, mas, principalmente, emocionalmente às narrativas e cenários muito distantes de nossa vida cotidiana. Faltava, entretanto, um componente psicológico importante. A participação ativa nessas narrativas. Nossa capacidade de interagir com as ações e, dependendo de nossa capacidade intelectual, vencer obstáculos e adversários. Os

games eletrônicos resolveram esse problema. Milhões de jovens no mundo inteiro mergulham por horas em aventuras virtuais as mais diversas, nos mais estranhos cenários e ainda podem assumir personalidades e aspectos físicos (avatares) diferentes para se introduzirem nas histórias. Bem vindos ao mundo dos games RPG (Role-Playng Game), o novo negócio de bilhões de dólares. Ou, se quiserem, a nova Hollywood. Para chegarmos até aqui muita água rolou neste setor de games desde o lançamento do

*Walter Cezar Addeo

lendário “Super Mário Bros” da Nintendo, em 1985. Principalmente a entrada da SONY no mundo dos videogames com o lançamento do PlayStation e um novo formato em CD-ROM. A corrida então passou a ser uma mera questão de aumentar a capacidade de memória computacional e velocidade nos jogos. Logo o filme “Star War - Guerra nas Estrelas” ganha uma versão para PC e PlayStation, inaugurando a franquia cinematográfica no mundo dos games. Mas, faltava uma gigante do setor e ela chegou. A Microsoft entra no

Cultura

mundo dos games e surgem as primeiras notícias sobre o XBOX. Em 2002 a Sony e a Microsoft anunciam os primeiros jogos online. O PlayStation será o primeiro videogame a navegar na Internet, nos EUA. Logo a Microsoft colocará o seu XBOX também na rede.

As vendas de games nunca pararam de crescer até hoje e os números impressionam. Jogadores gastam mais de 18 horas semanais imersos em suas aventuras. Roteiristas e programadores trabalham exclusivamente para os jogos. Avatares dos jogadores em estonteantes mundos virtuais interagem e disputam em redes globais pela Internet. Os jogadores habitam cidades e

Final de semana terá Teatro nos Parques em Pinda

Pindamonhangaba recebe, neste final de semana, o projeto Teatro nos Parques.

Serão espetáculos gratuitos a céu aberto no sábado (17), no Bosque da Princesa, às 16 horas, com o espetáculo “Água Doce”, da Cia da Tribo.

A peça discute a questão da água e da poluição dos nossos rios através do conto da Iara, que traída por sua irmã, é sentenciada a morte e acaba por se tornar a mãe do Rio.

No domingo, dia 18, o Parque da Cidade recebe

GUARATINGUETÁ

às 11 horas o espetáculo “Tá Sentido o Quê?”, do Núcleo Fora da Ordem. Alegria, tristeza, medo, saudades, ansiedade, raiva... são tantos sentimentos. Reconhecer os sentimentos é muito importante para aprender a lidar com eles.

Ainda no domingo, no Parque da Cidade, às 16 horas, será o espetáculo “Contos do Brasil”, da Cia. da Tribo. O espetáculo Contos do Brasil apresenta três contos compilados por Câmara Cascudo e adaptados pela Cia da

Tribo. Através da manipulação de dez bonecos com técnicas de vara e luva e música executada ao vivo e mecânica através de um “mini-trio-elétrico”, os personagens Bonequeiro e Apresentador fazem uma viagem divertida e poética pela cultura popular brasileira.

Moreira César - No Distrito de Moreira César, o Teatro nos Parques chega na Estação Cidadania no dia 23 de junho, com dois espetáculos: às 10 e 14 horas.

Às 10 horas, será apre-

sentado o teatro “A Farsa do Bumba-meu-Boi”, com o Grupo Teatral 4 no Ato. A ópera popular conta a história do boi de raça morto para saciar o desejo da grávida Catirina, que deseja comer sua língua.

Às 14 horas, será apresentado “Os Cirandeiros”, com a Cia Núcleo. Cantigas populares, brinquedos antigos, desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas são o foco do espetáculo “Os Cirandeiros”.

Fonte: PMP

planetas virtuais que superam os nossos em possibilidades, surpresas e desafios. Mundos menos rotineiros que o nosso. A importância social dos games é chancelada definitivamente quando o Museu de Arte Moderna de Nova York (o famoso MoMA) abre sua primeira exposição de Games, em 2013, começando a coletar jogos para seu acervo, percebendo a força cultural que adquiriram.

Foram os Games que introduziram o conceito de METAVERSO - a realidade aumentada. Então, da próxima vez que observar seus filhos, alunos e amigos imersos em games, é bom olhar com muita atenção. Há alguma coisa acontecendo na mente deles.

Abertas as inscrições para o Salão Municipal Acadêmico e Contemporâneo de Artes Plásticas

As inscrições estão abertas para os artistas, sendo realizadas através do link: https://forms.

gle/5TuU3DYgueVv-

2TWp6. As inscrições irão até as 16h30 do dia 30 de junho e as obras que forem

Professor Ernesto Quissak & Quissak Junior 2023

enviadas após o prazo não serão aceitas.

A prefeitura informa que os artistas de outras cidades que desejarem participar do Salão Municipal deveram realizar sua inscrição pelo link: https://

forms.gle/5TuU3DYgueVv2TWp6.

O lembrete a quem for participar é que as obras terão que estar identificadas pela etiqueta e enviadas por transportadora ou por outros meios de

QUEM SÃO OS INDÍGENAS ESCRITORES EM SÃO PAULO?

Hoje trago alguns nomes que estão se destacando na literatura indígena brasileira. Iniciarei falando dos autores que circulam pelo eixo RioSão Paulo e que, mesmo tendo vindo de outros estados, encontraram por aqui espaço para manifestarem seus talentos literários.

Vale lembrar que o mercado livreiro é mais intenso nos estados do sul e sudeste, mas é sobretudo no eixo que liga São Paulo ao Rio que houve uma abertura muito maior

para o surgimento de autores com uma escrita especialmente voltada para crianças e jovens. Importante perceber que a opção de muitos indígenas por escreverem para crianças e jovens se dá como uma tentativa de “furar a bolha” de uma compreensão que costuma avaliar que a boa literatura é escrita para adultos. Lembrando que os tais adultos não são tão bons leitores assim uma vez que continuaram reproduzindo imagens estereotipadas e criando uma cisão ainda maior entre

*Daniel

os indígenas e a sociedade brasileira. Escrever para crianças foi como abrir um flanco de diálogo capaz de “desconstruir” estereótipos e aproximar os indígenas à contemporaneidade. É por esta razão que há uma produção literária voltada para crianças e jovens e que já marca presença efetiva na formação escolar delas. Bem, vamos aos nomes. Olívio Jekupé é Guarani. Nascido no Paraná e já tendo iniciado sua escrita ainda jovem, mudou-se para são

transporte! O endereço para entrega deverá ser:

Secretaria Municipal de Cultura - Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48Centro - CEP 12.500-020

- Guaratinguetá - SP.

Confira os segmentos

Paulo onde frequentou a USP e passou a escrever livros para crianças. É autor de cerca de 10 livros é, hoje, uma referência entre os Guarani.

Kaká Werá Jekupé é mineiro de origem, mas reside em são Paulo desde sua infância. Sua literatura é voltada para o público adulto, mas já fez incursões pelo mundo infantil e juvenil. Seus textos são referencias no Brasil e no exterior por ser considerado um grande comunicador, palestrante e líder espiritual.

Cristino Wapichana é natural de Roraima. Já morou no Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo que conquistou um lugar definitivo na literatura para crianças e jovens. É músico de formação, contador de histórias

disponibilizados:

Óleo sobre tela; Acrílico sobre tela; Aquarela e giz pastel; Arte Contemporânea bidimensionais e tridimensionais (pintura, desenho, gravura, escultura e foto-

e formador de educadores. Ganhador do premio Jabuti, teve livros traduzidos em diferentes idiomas pelo mundo. Já publicou quase uma dúzia de livros.

Auritha Tabajara é natural do Ceará. Atualmente reside em Guarulhos. Sua literatura tem como base o cordel sendo a primeira indígena a publicar livros com esse estilo literário. Também é atriz e contadora de histórias muito apreciada pelo público infantil.

Thiago Nhandeva é Guarani e reside em Bauru, cidade que abriga várias aldeias indígenas. É professor de formação e iniciou sua escrita contando histórias originárias de seu povo e sua gente. Por hoje fico por aqui. Na próxima edição apresentarei

grafia).

Mais informações sobre o regulamento e a inscrição podem ser encontradas pelo Site Oficial da Prefeitura e no facebook da Secretaria da Cultura do município!

*Professor, escritor. Autor de 60 livros para crianças e jovens. Recebeu por duas vezes o prêmio jabuti e boa parte de seus livros receberam o selo de altamente recomendável pela FNLIJ mais alguns nomes para o conhecimento dos raros leitores desta coluna. Até lá.

07 Jornal Vale Vivo 17 a 30 de junho de 2023
*Mestre em Filosofia pela USP. Membro da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Autor de “Um Passeante pelas Mostras de Arte: Ensaios Críticos”, Editora Penalux. Escritor e ensaísta. waddeo@uol.com.br

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Lorena é vicecampeão na 1° Copa Kyodai de Karatê

Teve conquista e muita comemoração em Lorena! Os atletas da academia Força Zen participaram da 1° Copa Kyodai de Karatê, que ocorreu em Tremembé no último dia 11.

Ao todo, os lorenenses conquistaram 10 medalhas de ouro em diferen -

tes categorias, ficando em 2º lugar na competição. “Foi um sucesso e mais uma vez os karatecas se destacaram”, comemorou a Prefeitura. A taça de campeão e o título ficaram para a cidade anfitriã, Tremembé, que conquistou 23 medalhas de ouro, 23 de prata e 30 de bronze.

Pindamonhangaba se prepara para receber os Jogos Regionais 2023

Falta pouco para um dos maiores eventos esportivos da região acontecer! Pinda será sede, de 3 a 15 de julho, da 65º edição dos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer já iniciou as ações para a organização do maior evento esportivo da região. Todos os espaços esportivos públicos da cidade, como os Centros

Esportivos João do Pulo e Zito e os ginásios Juca Moreira, Quadra Coberta, Cidade Nova, Araretama, Alto Tabaú e Luiz Caloi serão utilizados, de acordo com a Prefeitura. Cerca de 40 municípios paulistas irão participar, competindo em 23 modalidades esportivas e com previsão de participação de 4 mil atletas. O evento de abertura ocorrerá no dia 03 de julho às 19h na Ferroviária.

Inscrições abertas para a 1° Corrida da Revolução - Alfredo Gomes

Estão prontos para aproveitar o feriado dando aquela corridinha? A Prefeitura de Areias abriu as inscrições para a 1° Corrida da Revolução homenageando “Alfredo Gomes”, primeiro ganhador da São Silvestre.

A competição ocorrerá no dia 9 de julho às 8h, com o percurso de 7 km, que sairá da Feirinha da Roça e percorrerá os atrativos de nosso município.

As inscrições deverão ser feitas por meio do site www.portaldascorridas.com.br. Os atletas receberão um chip e número de peito antes da Corrida, que deverão usar no dia da prova para efeito de classificação.

As categorias variam conforme a idade, sendo os 1º, 2º e 3º lugares receberão troféus e os demais ganharão medalhas de participação.

ALFREDO GOMES - O atleta Alfredo Gomes foi o campeão da primeira edição da São Silvestre em 1925, a mais tradicional corrida de rua do país. Neto de escravizados, nasceu em Areias no dia 16 de janeiro de 1899. Tornou-se um dos principais nomes do atletismo do Brasil nos anos 20 e 30. Foi também o primeiro negro do país representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924, sendo o porta-bandeira da delegação brasileira.

“Gostaria de agradecer todos os atletas, equipes e sanseis que participaram deste evento, meus parabéns a todos que se entregaram ao máximo e deixaram a competição ainda mais disputada e bonita”, gratificou o Secretário Adjunto de Esporte e Lazer de Tremembé, Durval Rosa.

Atletas de Lorena são pódios em torneio de JiuJitsu no Rio

Os atletas de Lorena, Éder Campos e Fernando Egídio, foram pódios no Grand Slam Abu Dhabi Prime 2023. Eles ficaram em 2º lugar, nas categorias Faixa Preta peso ultra pesado e Faixa Preta peso super pesado, respectivamente.

O evento ocorreu, entre

GP Guaratinguetá foi um sucesso

A “terra das garças brancas” foi sede de uma etapa válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo, com o tradicional GP Guaratinguetá - Desafio Gomeral. O evento ocorreu no domingo (11).

Contando com um percurso de 110 km e a presença das principais equipes profissionais do Estado de São Paulo, a competição

percorreu, por duas vezes, a Estrada das Pedrinhas, até o retorno no bairro do Gomeral. A linha de partida e chegada foram ao Complexo Mário Covas, segundo a Prefeitura.

Os atletas de Guaratinguetá mais bem colocados foram Thales Areias, com a 5ª Colocação Geral da prova, e Raphael Lima, com a 5ª colocação na S23.

os dias 9 e 11 de junho, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, com mais de 3 mil atletas. Tratase de um dos maiores eventos esportivos da modalidade.

Éder é também professor do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) de Lorena.

Além da prova realizada nas estradas de Guaratinguetá, o circuito também teve a competição das categorias Mirim, Infantil,

Master e Iniciantes, todas de ambos os sexos, buscando prestigiar todos os presentes e, em especial, os jovens ciclistas da cidade.

Judô Ju Gonin Gumi Lorena participa da 36ª Taça de Guaratinguetá de Judô

Os judocas de Lorena participarão do evento, que será realizado pela Secretaria de Esportes de Guaratinguetá, com

o apoio organizacional da Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba, no domingo (18) no Ginásio do Complexo Esportivo

Parque do Sol. Esse torneio faz parte do Calendário Anual da 2° Delegacia Regional de Judô. No circuito competitivo,

são realizadas várias competições amistosas a fim de preparar os atletas para os campeonatos oficiais da Federação Paulista.

17 a 30 de junho de 2023 08 Jornal Vale Vivo Esportes Semelp bate Ferroviária e Gerezim vence Craquenet pelo sub 11 - https://l1nk.dev/NgGYs Felipe FreelancerRodrigues
Divulgação / Prefeitura de Lorena Divulgação Prefeitura de Lorena Divulgação / Prefeitura de Guaratinguetá
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.