Edição 311

Page 1

Edição

O mineiro de Itaverava veio morar em Pindamonhangaba há mais de três décadas. De sua infância em Rio Espera - MG, ele trouxe uma coleção de histórias, cada uma mais linda do que a outra, vividas no seio de uma numerosa família, muito rica pelos valores que moldaram o homem íntegro que Paulo José Cardoso da Silva é.

De seu tempo de menino, ficaram as lembranças do trabalho na roça ao lado da mãe, Dona Francisca, das roças de milho e feijão, da horta, do jardim... Lida que alimentou sua vida, a de seus pais e irmãos. Luta que aprisionou seus sonhos de menino e lhe subtraiu os livros e os estudos.

Da escola, o menino guarda as mais belas lembranças. Seus olhos brilham quando dá corda no coração e os ponteiros da memória recordam sua primeira professora ensinandolhe a ler e a escrever, a contar e a copiar as lições no seu caderninho de sonhos.

Por conta do trabalho na roça, ele estudou até o 4º ano primário. Naqueles tempos, ir para o “ginásio” era um privilégio dos jovens que não tinham obrigação de tirar da terra o “pão de cada dia”.

O ofício de pedreiro não foi uma escolha, foi pura necessidade. Entre a areia e o cimento, os tijolos e os azulejos, os pincéis e as tintas, o jovem mineiro edificou sua profissão e garantiu o sustento dos filhos.

O sonho de estudar e de ser engenheiro ficou à espera - lá em Rio Espera - do tempo propício de sua germinação. Como toda semente, todo sonho encontra meios de romper planícies invioláveis e verdejar o mais ressequido chão. Foi assim que, ao completar 55 anos, o pedreiro voltou a estudar.

Nem preciso dizer que ele foi aluno exemplar de sua turma de EJA e, após três ano e meio de estudos, realizou o seu sonho: ingressou no curso de Projetos Mecânicos na Fatec - Pindamonhangaba.

Na faculdade, o aplicado aluno conciliou o trabalho com as aulas, teve ajuda dos jovens colegas e professores e, sobretudo, muito ensinou!

Aos 63 anos, o tão sonhado dia chegou: a sua formatura! Mais do que um canudo de ensino superior ou um passaporte para uma profissão de maior qualificação, o caminho percorrido por esse fervoroso torcedor do Cruzeiro é exemplo e inspiração para outros homens e mulheres que, assim como ele, cultivam o desejo de retornar à escola em busca de conhecimento, de novos amigos e, quiçá, de maiores sonhos...

Juraci de Faria Condé Homenagem Vale Vivo

GENTE QUE FAZ

DE MENINO DA ROÇA À ENGENHEIRO

Conheça a história do equatoriano Alvaro Cruz, que conversou com os alunos da Fatec Cruzeiro

Página

07 Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo

Momento do descerramento da placa de inauguração da creche municipal

O dia 13 de maio ficará marcado na memória dos lavrinhenses como o dia histórico em que foi inaugurada a 1ª creche do município pela administração Zezinho do Açougue (PP) e que recebeu o nome da Senhora Maria Alice Vieira (In memoriam).

Página 05

Vereador Chaparral cobra resultados da secretária de Saúde de São José do Barreiro

Página 03

Município cria Conselho

Municipal de Cultura

Divulgação - Prefeitura de Areias

ESPORTES

Lorena garante vaga na final de ‘Tênis de Mesa’ dos Jogos da Juventude

CRUZEIRO

Santa Casa recebe novo enxoval de cama

Página 04

LORENA

Página 04

PINdAmONhANGAbA

GCM recebe novos equipamentos para trabalhos noturnos

Página 04

Prefeitura finaliza recapeamento da Av. Marechal Argolo Página 04

Canas vai à final de Judô

Guaratinguetá derrota Lorena no Basquete

Equipe de Pinda é ranking em competição aquática em Ilhabela

Página 08

Não jogue este impresso em vias públicas Compartilhe com seus amigos
“O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.” - Max Weber FOTO Divulgação
PAULO JOSÉ CARDOSO DA SILVA 311 20 de maio a 02 de junho de 2023 ANO XIII
Prefeito Zezinho inaugura a 1ª Creche em Lavrinhas
AREIAS

Opinião

Atenção com as crianças

O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Você sabia que a cada hora três crianças são abusadas sexualmente no Brasil? E que cinquenta e um por cento das vítimas apresenta de 1 a 5 anos de idade? O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado na quinta-feira (18), nos faz lembrar que precisamos discutir sobre o tema e, principalmente, denunciar, sempre que tomarmos conhecimento. Portanto, toda a sociedade pode e deve fazer algo para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é o órgão que fiscaliza e aplica as medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Não hesite! Acione o Conselho Tutelar do seu município ou disque 100!

PRAGMÁTICO

*Paulo

daniel F. de menezes

Zapeando pelas redes sociais nesses últimos dias, deparei-me com dois links: o primeiro foi o de uma notícia de 2022, portal G1, no qual consta que o Brasil, dentre 180 países analisados, ocupava a 96ª posição no Índice de Percepção da Corrupção, divulgado pela ONG Transparência Internacional. A regra era a seguinte: numa escala de 0 a 100, quanto menor a pontuação, maior a percepção de corrupção. Sendo assim, não é de se causar estranhamento que a republiqueta do homem cordial tenha ficado com 38 pontos. Já com relação ao segundo, uma matéria publicada no Estadão em 2017 aponta que, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que Implique Inelegibilidade do Conselho de Justiça, de maio de 1995 a julho de 2016, houve 11.607 condenações em 6.806 processos. Desse total, 6,7% são pessoas jurídicas, e 93,3%, pessoas físicas, sendo que o tempo médio para condenação é de um pouco mais de cinco anos.

Para o artigo de hoje, vamos falar a respeito dos atos de improbidade administrativa, isso porque, no dia 02

MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Quem visita Cachoeira Paulista, ou mais precisamente a secretaria de Cultura e Turismo, fica assustado com o estado de abandono do local, pelo menos no quesito limpeza do mato, que tanto na fachada quanto na parte dos fundos, assusta. “Assim fica difícil”, reclamam alguns. Os vidros quebrados até hoje, já nem se fala, é “chover no molhado”.

O LIXO CONTINUA SENDO DESCARTADO

Em Lorena a falta de uma política ambiental para eliminar de vez o descarte irregular é notório. É sempre nos mesmos lugares o acumulo de lixo, entulho e móveis velhos. Aqui fica uma ressalva. A secretaria de Serviços Municipais faz a parte dela, que é limpar a sujeira, são caminhões e caminhões de entulho diariamente, mas alguém tem que tomar as providências para

de junho, a lei faz 31 anos. Pergunta-se: afinal, o que é Improbidade Administrativa? Pois bem. A expressão improbidade decorre do latim improbitas, que numa tradução literal significa imoralidade. De acordo com o dicionário Michaelis, o verbete quer dizer falta de probidade, desonestidade, fraude, imoralidade. Logo, improbidade administrativa é a vontade livre e consciente do agente público (leia-se: todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função), em alcançar resultado ilícito que cause danos à administração pública.

Existem quatro atos que são puníveis na Lei 8.429/92:

1) que geram enriquecimento ilícito (a título de exemplo, receber dinheiro ou bens para facilitar ou praticar qualquer ato que seja de interesse de terceiro); 2) importem prejuízo ao erário (por exemplo, uso de recursos para fi ns particulares ou, então, a aplicação irregular de verba pública); 3) aplicação indevida de benefícios tributários e previdenciários; 4) que atentem contra os princípios da administração pública (tal como deixar de prestar contas, quando a lei determina, a fim de ocultar irregularidades). Todos os atos, em regra, são puníveis apenas quando o agente age dolosamente, salvo os atos que geram prejuízo ao erário

que esse descarte não ocorra. #ficaadica.

A ROTATÓRIA ESTÁ TERRÍVEL

Em Guaratinguetá, moradores e população de forma geral que faz uso desta rotatória na Vila Paraíba, aguardam ansiosos pela reparação no pavimento, depois de obras que foram realizadas. Segundo moradores e comerciantes no entorno, a poeira gerada diariamente com o trânsito de veículos é imensa, questão até de saúde pública. Fica registrado a demanda aqui.

FALTA LIMPEZA NO ENTORNO DA SAÚDE

Ainda em Guará, o vereador Orville Teixeira solicitou informações quanto à limpeza pública e a aplicação da lei Funcoc no entorno da sede da secretaria de Saúde de Guaratinguetá. O vereador lembrou ainda que no local fica a sede dos principais setores responsáveis pela fiscalização da saúde, como a vigilância sanitária e a vigilância epidemiológica (que faz campanha contra a dengue). Fica registrado o pedido. Faro Fino

que admitem, além da dolosa, a modalidade culposa. Em linhas gerais, leitor, a Constituição agasalha a esfera de sancionamento de conduta, ao passo que diferencia claramente da seara penal, de forma expressa no § 4º do artigo 37, no qual, inclusive, delineia todo sistema constitucional de improbidade, que não pode ser alterado de forma substancial a perder a sua característica pelo legislador infraconstitucional, sob pena de desproteção ou retrocesso (injustificado e inconstitucional). Além disso, convém sublinhar que o Direito Fundamental é o governo probo (honesto), de modo que o princípio da moralidade administrativa trazido pelo legislador constituinte como princípio autônomo, trata-se de um ganho extremamente relevante, o que representa, sem dúvida alguma, uma narrativa de uma sociedade que se pretende honesta. Na próxima coluna prosseguiremos com o exame.

*Paulo Daniel F. de Menezes é servidor público municipal, escritor, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG), Direito Constitucional Aplicado e Direito de Trânsito pela faculdade Legale, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br

Editorial Editorial 20 de maio a 02 de junho de 2023 02 Jornal Vale Vivo
Jornal Vale Vivo CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500 Expediente As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam
opinião
Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias MTB:68.138 Diagramação: Rafael Gomes de Andrade (12) 99186-3127
98140-1119 Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1 Tiragem: 6.000 exemplares
a
do Jornal e são de inteira responsabilidade dos autores.
/
Distribuição quinzenal nas cidades:
Lorena,
Aparecida, Cachoeira Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba.
O QUE É IMPROBIDADE ADMINSITRATIVA?

Câmara Municipal de Guaratinguetá retoma projeto “Câmara nas EscolasVereadores Mirins” - https://bit.ly/45gubJk

Longuinho recebe líber regional do Republicanos

AAssessoria de imprensa s políticas públicas para Lorena e região foram debatidas em uma reunião, no gabinete da

Preocupado em criar medidas necessárias para apoiar uma educação ambiental voltada para um desenvolvimento sustentável no município de

presidência da Câmara de Lorena, na terça-feira (09).

O presidente do Legislativo, Dr. Fábio Longuinho (PSD), recebeu Guilherme Bueno, coordenador do partido Republicanos no Vale do

luz, município localizado no Vale Histórico.

Longuinho avaliou positivamente o encontro com Guilherme, principalmente, debatendo implantações de projetos futuros para o

Encontro debateu políticas públicas para Lorena e região valeparaibana Paraíba e Litoral Norte. Bueno também faz parte da assessoria do deputado Federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. E, além disso, foi ex-vice-prefeito de Que-

município. “Bueno possui experiência na execução de políticas eficazes, além de coordenador regional do partido do governador Tarcísio de Freitas”, acrescentou.

Vereador Fábio Matos (CIDADANIA) propõe criação da “Semana Municipal da Economia Circular”

Lorena, o edil Fábio Matos apresentou o Projeto de Lei nº 62/2023, que trata da criação da Semana Municipal da Economia Circular no município de

Lorena. Em seu perfil político nas redes sociais, o parlamentar destacou a satisfação e a importância deste projeto. “Estamos muito

felizes em anunciar o início dos trâmites legais para a criação da Semana da Economia Circular em nossa cidade. Este projeto de Lei, elaborado em parceria com Maria Inêz Vieira, economista lorenense com vasta experiência na esfera

pública e privada, busca criar eventos para debater e celebrar práticas e soluções que visem reduzir o desperdício e a poluição, promovendo a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, com formas inteligentes e inovadoras

de lidar com os recursos naturais.”

O referido projeto teve parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamentos e da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis e o próximo passo é a votação em plenário.

Vereador Chaparral cobra resultados da secretária de Saúde de São José do Barreiro

Ricardo Mendes contato@jornalvalevivo.com.br

O vereador da cidade de São José do Barreiro, José Nilson dos Santos Dolher (PSD), conhecido como Chaparral, teve o Requerimento nº 019/2023, aprovado por unanimidade na sessão do dia 04 de maio, que solicita informações sobre exames de sangue e

raio X realizados no ESF (Estratégia Saúde da Família) do município. De acordo com o edil, está ocorrendo muita demora no resultado de exames. “Eu fiz esse requerimento porque é um absurdo levar 30 dias para coletar o sangue e o resultado quase não chega, está demorando demais”, disse Chaparral. O vereador ainda cobrou

a secretária de Saúde do município. “Até que me prove o contrário, ela ganha para isso (secretária de Saúde), não estou perseguindo a Silma, eu só cobro dela o que tem que ser cobrado. Ela como funcionária e eu como vereador. Mandei um áudio esses tempos para o prefeito falando para o prefeito, essa secretária de Saúde está fazendo mal à

população mais humilde, ela humilha, se ela gosta tem, se ela não gosta não tem. Não faça isso, porque hoje é a pessoa mais humilde, amanhã pode ser a própria pessoa”, disse Chaparral que finalizou, “Eu não sentei na cadeira para fazer prefeito dar risada, eu sentei para fiscalizar”.

O vereador Hélinho Gouveia (PL), aproveitou o

“gancho” da fala do Chaparral e também reclamou da demora no resultado de exames de sangue.

“Essa questão de exame de sangue foi uma cobrança minha de um, dois anos atrás. A população vem reclamar para gente na demora no resultado e pelo que me parece não foi nada resolvido até hoje, não foi tomado nenhuma

providência. Então a secretária de Saúde, como bem disse o vereador, ela está lá para resolver. O que está acontecendo? Está faltando dinheiro? O exame de sangue é muito delicado que tem que ser feito lá em Nova Iorque, porque demora tanto assim? O povo merece um atendimento de qualidade”, destacou Gouveia.

20 de maio a 02 de junho de 2023 03
Política
Jornal Vale Vivo
Dr. Fábio Longuinho e Guilherme Bueno Departamento de comunicação da Câmara

Cidades

CRUZEIRO

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Santa Casa recebe novo enxoval de cama

OHospital Santa Casa de Cruzeiro recebeu, nas últimas semanas, um novo enxoval de cama, contendo cobertores, fronhas, lençóis e capas para colchões. A quantidade adquirida contempla todos os

leitos da entidade. A ação ocorreu por meio de emenda impositiva encaminhada pela vereadora Sandra Cunha (MDB), com o apoio da Prefeitura. “Fico feliz e emocionada, pois saúde é tudo. Fui eleita para isso, para somar!”, disse a

PINdAmONhANGAbA

parlamentar.

Ao todo, foram R$ 45 mil investidos na compra do enxoval, que somado aos já existentes, proporcionará as cinco trocas de roupas de cama necessárias para manter o fluxo diário da Santa Casa.

GCM recebe novos equipamentos para trabalhos noturnos

Os agentes da Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba ganharam novos equipamentos para auxiliar no combate à cri-

AREIAS

minalidade. Ao todo, são quatro dispositivos de visão noturna com infravermelho e um de calor, que serão utilizados

para verificar ocorrências à noite ou em locais de baixa luminosidade e de difícil acesso, segundo a Prefeitura.

Município cria Conselho Municipal de Cultura

A reunião de criação ocorreu na segunda-feira (15) na Secretaria de Educação. Foram eleitos para Presidente o Sr. Claudio Marcio de Carvalho Costa, para vice-Presidente o Sr. Vinicius Guimarães de Carvalho e

para o cargo de secretária a Sra. Jucilene Soares.

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador cujo objetivo é planejar, incentivar, coordenar e controlar as ações de desenvol-

Prefeitura de Lorena entrega três veículos para a APAE

https://bit.ly/3oh1Cuk

Prefeitura finaliza recapeamento da Avenida Marechal Argolo

As obras de recapeamento da Av. Marechal Argolo, na Vila Passos, foram finalizadas na quarta-feira (17). O investimento é de cerca de R$ 1 milhão e faz parte de um recurso estadual de R$ 15 milhões, destinado ao serviço voltado para 17 ruas em 8 bairros da cidade.

com um investimento de cerca de R$ 778 mil.

A fresagem (retirada do asfalto antigo) já foi reali-

zada e a colocação de um novo será entregue nos próximos dias, segundo a Prefeitura.

Divulgação

vimento da cultura ao nível municipal.

Em Areias, o intuito também é o acompanhamento da Lei Paulo Gustavo e as obrigações das criações do Plano de Cultura e ações culturais.

Agora os trabalhos serão concentrados na avenida Nossa Senhora de Fátima, no Bairro da Cruz, que também será recapeada,

SILVEIRAS

Município garante que não haverá aumento no IPTU 2023

Na última semana, a Prefeitura de Silveiras comunicou que a distribuição dos carnês de IPTU 2023 começou a ser realizada, mas que não haverá nenhum

GUARATINGUETá

reajuste. A medida faz parte do conjunto de ações que visam recuperar a economia da cidade. “A qual foi severamente afetada pela

crise global causada pela pandemia da COVID-19 nos últimos dois anos, e que ainda tem reflexos na economia das famílias em 2023”, justificou.

Município promove mutirão de Cadastramento Ambiental Rural

O mutirão será realizado na próxima quintafeira (25), na secretaria municipal de Agricultura, localizada na Rodovia Prefeito Aristeu Vieira Vilela, 1700 - Estrada velha Guará/Lorena, Vila São José.

Trata-se de uma ação que visa orientar os produtores rurais na atua -

lização das informações de suas propriedades no Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Além da entrega do Endereçamento Rural Digital, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade rural, gerando um código chamado de Plus Code do Google, que facilitará a entrega de mercadorias, serviços de segurança e de saúde.

No dia 11 de maio, a

PIQUETE

secretaria municipal de Agricultura, juntamente com os técnicos da CATI Regional de Guaratinguetá já haviam realizado o Mutirão do CAR e o Programa de Rotas Rurais.

Para a organização dos atendimentos, a equipe entrará em contato com os produtores rurais do município para melhor atendê-los, segundo a Prefeitura.

Cidade inaugura novo Velório Municipal

O Velório Municipal foi inaugurado no início do mês. “Trata-se de um projeto que trará aconchego e afeto em um momento tão delicado, como o da

despedida de um ente querido”, ressalta a Prefeitura.

As obras foram feitas pela secretaria de Infraestrutura.

20 de maio a 02 de junho de 2023 04
Jornal Vale Vivo
Divulgação / Prefeitura de Cruzeiro
LORENA / Prefeitura de Lorena
Felipe Rodrigues Freelancer

Lorena lança projeto Educando para Tempos de Paz

https://bit.ly/3InQxPg

Prefeito Zezinho inaugura a 1ª Creche em Lavrinhas

AO dia 13 de maio ficará marcado na memória dos lavrinhenses como o dia histórico em que foi inaugurada a 1ª creche do município pela administração Zezinho do Açougue (PP) e que recebeu o nome da Senhora Maria Alice Vieira (In memoriam)

Uma demanda de décadas reivindicada pela população e que se tornou realidade em um evento que atraiu centenas de munícipes, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, os vereadores de Lavrinhas, ex-políticos, autoridades locais, funcionários públicos, familiares da Sra. Maria Alice Vieira (homenageada com o nome da creche) e vários veículos de comunicação. De acordo com a secretária de Educação, Aline Giuponi, a creche está preparada para atender 65 crianças de 0 a 03 anos, distribuídas no Berçário I, Berçário II,

Maternal I e Maternal II e até o fechamento desta edição, contava com 52 crianças matriculadas. A creche conta com amplo espaço e estrutura moderna para recreação e aprendizado, refeitório adaptado para as crianças, salas interativas e coloridas, onde as crianças receberão educação de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, além de alimentação,

uniforme, transporte e o diferencial, banho. Em sua fala de agradecimento a todos que contribuíram para esse dia especial e muito emocionada, Giuponi lembrou do anseio da população e da obrigatoriedade da creche. “É com muita alegria que estamos aqui para concretizar um sonho dos munícipes de Lavrinhas. Desde 1996 a Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional prevê que o município ofereça educação infantil às crianças de 0 a 03 anos e até a presente data o nosso município ainda não ofereceu. E hoje, com 2 anos, 4 meses e 13 dias de gestão, a administração, representada por um homem que é motivo de orgulho para todos nós, cumprirá a legislação vigente”, destacou a secretária sendo aplaudida

por todos os presentes.

O prefeito Zezinho, após os devidos cumprimentos, destacou o trabalho conjunto com os vereadores e secretários da cidade que “juntos vestem a camisa para nós podermos fazer o melhor para a nossa cidade”.

Zezinho agradeceu também a dedicação dos funcionários públicos.

“Quanto é gratificante estar à frente da prefeitura, que eu não me sinto prefeito, eu me sinto um funcionário da prefeitura trabalhando junto a esses funcionários que me dão suporte, sem eles eu não seria ninguém”, destacou o chefe do executivo.

O prefeito municipal agradeceu o deputado Federal, Marco Bertaiolli (PSD), pelo apoio constante ao município. “Quero agradecer ao amigo José Celso (ex-prefeito de Queluz) que veio representar o nosso querido deputado que não pode estar presente, mas ele está presente em nossa vida todos os dias, pois quando vamos à Brasília

falar com o deputado Bertaiolli, é como se estivéssemos em nossa casa, nos recebe de braços abertos. Então Zé Celso, transfere nosso abraço a ele, nossa gratidão a ele”, disse Zezinho.

Nesse mesmo evento, Zezinho entregou as chaves da ambulância (promessa de campanha) para a secretária de saúde e que passa a ficar à disposição da população da Capela do Jacu, Retiro dos Barbosa e Pinheiros.

“A partir de segundafeira a ambulância ficará durante o dia, mas vamos batalhar para ficar 24 horas e espero que ela apodreça aqui, que não saia do lugar, que ninguém precise dela”, ressaltou o prefeito.

A tarde festiva contou ainda com inauguração simbólica das coberturas das quadras nos bairros Jardim Mavisou e Recanto Tranquilo e outras homenagens à algumas mães.

A creche está localizada na Estrada São Sebastião, 271 - Capela do Jacu.

20 de maio a 02 de junho de 2023 05 Jornal Vale Vivo Geral
Munícipes e convidados lotaram as dependências da creche Interior de uma das salas, Berçário I Momento de oração em agradecimento Fotos: Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

VEREADOR PROFº. ANTÔNIO DE SANTA TEREZINHA MACIEL ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone (12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.248 DE 08 DE MAIO DE 2023

“DISPÕE SOBRE O REAJUSTE DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO (CARTÃO ALIMENTAÇÃO) DOS EMPREGADOS

PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRAS, NA FORMA QUE MENCIONA.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º. - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a reajustar o Auxílio-Alimentação (cartão alimentação) dos empregados públicos municipais, para a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais, a partir de maio de 2023.

ARTIGO 2º. - Permanecem em vigor as demais disposições contidas na Lei nº 1.065, de 10 de maio de 2019.

ARTIGO 3º.- As despesas com a execução desta Lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

ARTIGO 4º.- Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 08 de maio de 2023.

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos oito dias do mês de maio de 2023. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PREGÃO Nº013/2023 - PROCESSO N°1068/2023

OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL CAMA, MESA E BANHO, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

EMPRESA VENCEDORA:COMERCIAL GUARÁ LTDA ME - CNPJ Nº07.731.777/0001-75

ITENS:1,2,3,4, VALOR TOTAL DE R$ 39.020,00 (TRINTA E NOVE MIL, VINTE REAIS).

DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 09/05/2023

ROSEIRA, 09 DE MAIO DE 2023.

PREFEITO: FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA

PREGOEIRO: LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

PREGÃO Nº014/2023 - PROCESSO Nº1088/2023

OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE COMBUSTÍVEL PARA FROTA DE VEÍCULOS, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA.

EMPRESA VENCEDORA:

AUTO POSTO SANTANA DO VALE LTDA - CNPJ Nº03.072.120/000192

R$ 391.500,00 (TREZENTOS E NOVENTA E UM MIL, QUINHENTOS REAIS);

POSTO ARCO ÍRIS DE ROSEIRA LTDA - CNPJ Nº43.667.922/0001-60

R$ 1.068.750,00 (UM MILHÃO, SESSENTA E OITO MIL, SETECENTOS E CINQUENTA REAIS).

DATA DA ASSINATURA: 10/05/2023

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 12(DOZE) MESES

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N°. 8.666/93, APLICANDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO.

ROSEIRA, 10 DE MAIO DE 2023.

PREFEITO MUNICIPAL:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA

PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

CÂMARA MUNICIPAL DE QUELUZ

Estado de São Paulo

TERMO ADITIVO Nº01 ao Contrato nº01/22

Data do Ajuste:10/04/2023.

Objeto: Contratação de empresa para a prestação de serviços de publicação da Câmara.

Vigência: 11/04/2023 a 10/04/2024.

Valor Total: R$ 350,00 (trezentos e Cinquenta reais), por meia página quando houver.

TERMO ADITIVO Nº01 ao Contrato nº01/23

Data do Ajuste:10/03/2023.

Objeto: Contratação de empresa para o envio de informações do E-Social (eventos SST) da Câmara Municipal.

Vigência: 14/03/2023 a 13/03/2024.

Valor Total: R$ 90,00 (noventa reais) mensais. Totalizando R$1.080,00 (Hum mil e oitenta reais),

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº04/23

Data do Ajuste:23/03/2023

Objeto: Prestação de serviços de recortes eletrônicos acompanhamento de processos e publicações referente à Câmara Municipal de Queluz.

Vigência: 01/05/2023 a 30/04/2024.

Valor Total: R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais).

Empresa: ALERTE RECORTES LTDA.

Contrato nº 04/2023

Data do Ajuste:28/04/2023

Objeto: Prestação de serviços de recortes eletrônicos acompanhamento de processos e publicações referente à Câmara Municipal de Queluz.

Vigência: 01/05/2023 a 30/04/2024.

Valor Total: R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais).

Empresa: ALERTE RECORTES LTDA.

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 15/2023 (CANCELADA)

Objeto: Aquisição de tintas para suprimentos das impressoras da Câmara Municipal de Queluz.

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PREGÃO Nº014/2023 - PROCESSO Nº1088/2023

OBJETO: AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL PARA FROTA DE VEÍCULOS, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

EMPRESA VENCEDORA:

AUTO POSTO SANTANA DO VALE LTDA - CNPJ Nº03.072.120/0001-

92

ITEM: 03, VALOR TOTAL DE R$ 391.500,00 (TREZENTOS E NOVENTA E UM MIL, QUINHENTOS REAIS);

POSTO ARCO ÍRIS DE ROSEIRA LTDA - CNPJ Nº43.667.922/0001-

60

ITENS: 05,07, VALOR TOTAL DE R$ 1.068.750,00 (UM MILHÃO, SESSENTA E OITO MIL, SETECENTOS E CINQUENTA REAIS).

DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 10/05/2023

ROSEIRA, 10 DE MAIO DE 2023.

PREFEITO:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA

PREGOEIRO: LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

LAR SÃO VICENTE DE PAULO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO DE SILVEIRAS/SP, a ser realizada no dia 25 de maio de 2023, às 15h, no salão social do Asilo São Vicente de Paulo, com sede na Rua João Antunes de Macedo, 648, Centro, Silveiras/SP. A primeira chamada será realizada às 15h, não havendo quórum, realizaremos a segunda chamada às 16h. contamos com a presença de todos os associados.

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

REGISTRO DE PREÇOS Nº012/2023 - PROCESSO N°1067/2023

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM GESTÃO DE SOFTWARE, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

VENCEDOR: ANDERSEN DOS SANTOS SOUZA ME - CNPJ Nº01.573.607/0001-23

VALOR TOTAL DE R$ 39.000,00 (TRINTA E NOVE MIL REAIS). DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 10/05/2023

ROSEIRA, 10 DE MAIO DE 2023.

FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA - PREFEITO LUÍS HENRIQUE CALTABIANO - PREGOEIRO

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ROSEIRA

OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CAMA, MESA E BANHO, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

CONTRATADO: COMERCIAL GUARÁ LTDA ME - CNPJ Nº07.731.777/0001-75

VALOR TOTAL DE R$ 39.020,00 (TRINTA E NOVE MIL, VINTE REAIS).

DATA DA ASSINATURA: 09/05/2023

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 12 MESES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N° 8.666/93, APLICANDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO.

PROCESSO Nº1068/2023 - PREGÃO Nº013/2023

ROSEIRA, 09 DE MAIO DE 2023

PREFEITO MUNICIPAL:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ROSEIRA

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM GESTÃO DE SOFTWARE, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

VENCEDOR: ANDERSEN DOS SANTOS SOUZA ME - CNPJ Nº01.573.607/0001-23

VALOR TOTAL DE R$ 39.000,00 (TRINTA E NOVE MIL REAIS).

DATA DA ASSINATURA: 10/05/2023

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 06(SEIS) MESES

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N°. 8.666/93, APLICANDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO. PROCESSO Nº1067/2023 - PREGÃO Nº012/2023

ROSEIRA, 10 DE MAIO DE 2023.

PREFEITO MUNICIPAL:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

20 de maio a 02 de junho de 2023 06 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal
Anuncie aqui! Vale Vivo (12) 99727-7092

São Paulo promove encontro paulista da lei Paulo Gustavo

https://bit.ly/41RQG4d

A LEI PAULO GUSTAVO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

*Walter Cezar Addeo

A Lei Complementar nº 195 de 8 de julho de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi aprovada trazendo mais de três bilhões de reais a serem distribuídos para a classe artística de todo o Brasil.

Cada cidade receberá sua quota-parte desse dinheiro.

Só para citarmos as duas cidades próximas, Guaratinguetá receberá R$ 1.025.560,37 e Lorena, R$ 762.503,68. Até aqui estamos numa situação próxima ao subsídio que foi denominado de Lei Aldir Blanc. Mas, com a experiência obtida na lei anterior, a Lei

Paulo Gustavo atual foi editada com melhoramentos e com uma diferença fundamental. Pela primeira vez, uma lei de fomento aos artistas, veio acompanhada de um amplo diálogo com a classe que pretende beneficiar. A Lei Paulo Gustavo instituiu como ação prévia uma CONSULTA PÚBLICA com a comunidade artística de cada cidade. Uma consulta pública que, depois de ser tabulada, é devolvida à população com seus resultados. Algumas cidades chegaram a fazer mais de uma consulta para aprimorar os resultados obtidos. Outras aproveitaram os informes não

só para orientar os futuros editais a serem publicados, mas também para já avançarem em uma minuta prévia do seu PLANO DE AÇÃO que deverá ser registrado oficialmente como exige a Lei. Desta vez, democraticamente, os futuros editais não serão mais confeccionados de cima para baixo pelas Secretarias de Cultura, mas serão estruturados guardando o espírito das reivindicações obtidas nas consultas públicas. Isso foi um aprimoramento importante da lei anterior, dando voz aos que realmente produzem arte e cultura em suas cidades e

para os quais o subsídio foi destinado. Essas oitivas da sociedade civil são obrigatórias e devem ser registradas para que haja comprovação de sua realização, conforme Art. 4º, § 2º da LPG. As cidades que não o fizerem ou façam de última hora apenas para cumprir as formalidades do texto legal, sem que isso se configure em amplo e amadurecido diálogo com a sociedade, perderam a oportunidade de fornecer aos seus munícipes um exercício real, concreto, de como participar na política cultural em suas cidades. Abriram mão de um importante exercício de cidadania. Não souberam se beneficiar da grande novidade da Lei Paulo Gustavo. Ouvir primeiro a população, base de toda a democracia. Os editais que, então, surgirem,

Cultura

mais uma vez, virão de cima para baixo, desperdiçando a oportunidade de incorporarem as sugestões da classe a que veio beneficiar.

Parabéns às Secretarias de Cultura que fizeram suas oitivas, suas consultas públicas com o tempo necessário para amadurecê-las, permitindo que seus editais reflitam o desejo dos artistas e agentes culturais de suas localidades. Isso chama-se também “transparência” na ação pública e respeito aos cidadãos que pagam seus impostos e precisam ser ouvidos na aplicação de leis importantes como é a Lei Paulo Gustavo. Lei que vem dignificar o trabalho dos produtores de cultura deste país. Para isso foram estabelecidas as Consultas Públicas obrigatórias. Elas inauguram um novo tempo na política quanto ao uso do

*Mestre em Filosofia pela USP. Membro da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Autor de “Um Passeante pelas Mostras de Arte: Ensaios Críticos”, Editora Penalux. Escritor e ensaísta. waddeo@uol.com.br dinheiro público e reforçam a ideia de uma participação direta da população na administração da gestão cultural de suas cidades.

DO EQUADOR À USHUAIA NA ARGENTINA, PASSANDO PELO BRASIL

Conheça a história do equatoriano Alvaro Cruz, que conversou com os alunos da Fatec Cruzeiro.

*Por Ana Gabriela Alves de Paula

Alvaro Esteban Cruz, de 49 anos, é nascido em Guayaquill, uma cidade do Equador conhecida por ter o porto mais importante do país.

Quando jovem, Alvaro trabalhou por três anos como comerciante marinho na empresa portuária de seu tio. Nesse período ele conheceu países como: Itália, Espanha, Portugal, Rússia, Dinamarca, Suécia, Japão, China e Corea do Sul, mas foi na França que Alvaro morou por seis anos e conseguiu em emprego como guia turístico. Após esse tempo, ele revolveu retornar ao seu país, onde trabalhou no comércio local.

Em 2019 fez um financiamento no banco para abrir sua cafeteria, porém logo começou a pandemia. A fase era muito difícil pois ele perdeu muitos amigos e estava com uma dívida no banco. Em 2021, por intermédio de seu amigo Alex Morocho, Alvaro conheceu a história de um espanhol chamado Charly Sinewam, que na época, estava há dez anos viajando pelo mundo de moto. Encantado pela história do motociclista, Alvaro acompanhou seus vídeos pelo youtube e um em especial chamou sua atenção. No vídeo Charly disse: larguei tudo para viajar. Em quatro meses Alvaro vendeu sua casa, carro, quitou seu débito no banco, comprou uma moto e equipamentos. Ele saiu com seu cachorro, Negro, de Guayaquill com destino incerto. Após alguns meses, Negro contraiu uma doença e morreu.

Como as fronteiras es -

tavam fechadas por causa da pandemia, Alvaro percorreu o Equador. Assim que as fronteiras foram abertas, ele passou por países como a Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, conheceu Machu Picchu no Peru, Porta do Sol e o Salar de Uyuni, na Bolívia. Foi nessa região que ele enfrentou temperaturas de -20°. Apesar de ser desafiador enfrentar as baixas temperaturas, ele conta que o momento mais difícil de sua viagem foi, quando na Bolívia, percebeu que seu visto de três meses havia vencido. Ao procurar a alfândega descobriu que, por passar um dia ele teria que pagar uma multa de US$ 850,00, equivalente hoje à R$ 4200,00, que deveria ser paga em 20 dias ou a moto lhe seria tomada. Imediatamente,

ele entrou em contato com amigos de várias regiões e conseguiu arrecadar metade do valor. Faltando 3 dias para acabar o prazo ele conheceu um boliviano chamado Roy Morone. Em uma conversa, Roy contou que era jornalista e que iria ajudá-lo. Em uma live no Instagram, Roy conseguiu arrecadar o que faltava para Alvaro que, quitou a multa regularizou seu visto.

Depois da Bolívia, Alvaro passou pela Argentina, chegou no Paraguai e ficou dois meses em um Moto Clube chamado Apakanis. Um dos seus sonhos, e que ele conseguiu realizar, foi de conhecer a tríplice fronteira e as Cataratas do Iguaçu.

Em fevereiro de 2023 Alvaro chegou ao Brasil e começou a se sentir

mal. Em Guarulhos, foi apresentado a Brandão que prontamente o levou ao médico. Alvaro foi diagnosticado com pedra na vesícula e precisava fazer uma cirurgia. Como estava com dores leves, ele resolveu seguir viajem. Passou o carnaval em São Paulo, conheceu a cidade de Aparecida e se emocionou ao ver o capacete de seu ídolo, Ayrton Senna. Em Lorena conheceu a motociclista Elizabeth Cardoso. Em seguida viajou até o Rio de Janeiro e lá conheceu o Cristo, as praias famosas e os arcos da Lapa. Para seguir viajem, pediu a Elizabete que o recebesse em Lorena novamente. Seu objetivo era seguir para Curitiba. A caminho de Lorena, Elizabeth convidou Alvaro para uma festa na cidade de Cruzeiro. A festa era o

aniversário de Valdir Eliziário, presidente do Moto Clube Veios da Estrada.

Ao chegar na cidade, Alvaro foi recebido por todos no MC Veios da Estrada. O moto clube, fundado em 13 de julho de 2016 pelos casais Valdir e Rita e Fabinho e Mitiko, realiza várias ações sociais e beneficentes na cidade.

Após alguns dias, Alvaro voltou a sentir dores e, com o intermédio e generosidade de Valdir, que além de acolhê-lo na sede do moto clube, também o ajudou com o atendimento médico. Alvaro precisou passar por uma cirurgia. Ele está na cidade há 40 dias e se recupera bem. Nesse tempo, além de muitas amizades, ele também deu uma palestra em espanhol, na Fatec Cruzeiro- Professor

Waldomiro May contando sua trajetória. Desde o início da sua aventura, em julho de 2021, Alvaro já soma 6074 km rodados. Durante seus anos na estrada, ele diz que muitas coisas o impressionaram, mas as paisagens e culturas são o que mais lhe encantou. No Brasil, São Paulo lhe surpreendeu por sua, como ele disse, agitação. Nessa trajetória, para conseguir custear a viagem, Alvaro trabalhou como garçom, pintor, cozinheiro, lavador de carro, cantor, entre outros. Também enfrentou momentos difíceis em que teve que dormir na rua ou em postos de gasolina. Quando questionado se em algum momento pensou em desistir, Alvaro diz que não. Seu objetivo é claro e, mesmo na adversidade, nunca perdeu o foco. Quando bem recuperado, sua intenção é seguir viajem até Aparecida, Paraty, Curitiba e Uruguai. O objetivo é de chegar em Ushuaia, e ao retornar ao seu país, publicar seu livro. Alvaro tem toda o seu itinerário documentado em seu Instagram @alvaroestebanc Sua próxima aventura é chegar ao Alasca.

*Aluna do 2° Período do CST em Eventos da Fatec Cruzeiro

Fatec Cruzeiro , faculdade pública de qualidade!!!

 VESTIBULAR FATEC 2º SEMESTRE 2023 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular das FATEC. Todos os cursos com duração de apenas 3 anos:

 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 EVENTOS

 GESTÃO EMPRESARIAL (Presencial ou EAD)

 GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

 As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 02 de junho.

 O valor da taxa é de R$ 91.

 A prova será aplicada no dia 25 de junho de 2023, às 13h.

 Informações e inscrições pelo site www.vestibularfatec.com.br

07 Jornal Vale Vivo 20 de maio a 02 de junho de 2023
Alunos do CST em Gestão Empresarial da Fatec Cruzeiro Alunos do CST em Eventos da Fatec Cruzeiro Divulgação

Esportes

Felipe Rodrigues Freelancer

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Ministério do Esporte institui o retorno do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) - https://bit.ly/45gisKL

Lorena garante vaga na final de ‘Tênis de Mesa’ dos Jogos da Juventude

Aequipe lorenense participou da modalidade ‘Tênis de Mesa’ dos Jogos da Juventude, em Pindamonhangaba. A competição foi realizada no Centro Esportivo João do Pulo, no

Canas vai à final de Judô

A delegação de Canas participou da fase final em São José dos Campos e garantiu vaga nas disputas para a final estadual em Assis (SP). A equipe é treinada pela técnica Brenda Cestari.

“Parabéns aos atletas

Jorge Silva e Maria Victória classificados para a fase final do estadual. Parabéns também aos atletas medalhistas da competição. Vocês são os tesouros do esporte de Canas!”, festejou a cidade.

Guaratinguetá derrota Lorena no Basquete

A equipe Masculina Sub-16 do Basquete FADENP Guaratinguetá representou a cidade em dois jogos, valendo pela Federação Paulista de Basquete, no Complexo Esportivo do Parque do Sol.

O primeiro jogo foi contra a equipe de Lorena, com uma vitória de 25 × 20 pelo time da casa. Já no segundo jogo, Guará teve uma derrota contra a equipe de Extrema, por

40 × 34.

O mesmo ocorreu com a equipe feminina do Basquete FADENP Guaratinguetá Sub-13. Em dois jogos contra as equipes de Extrema e Lorena, no Complexo Esportivo do Parque do Sol.

A cidade perdeu no primeiro jogo contra a Extrema, pelo placar de 26 × 19. E no segundo jogo Guaratinguetá se destacou pelo placar de 26 × 7 contra Lorena.

Equipe de Pinda é ranking em competição aquática em Ilhabela

A Equipe Ferroviária Semelp Acqua10, de Pindamonhangaba, participou com 33 atletas da 2° Etapa Águas Abertas Circuito Mares, em Ilhabela, no domingo (07).

Trata-se de um evento esportivo com o intuito de promover a prática de atividade física e fomentar

as modalidades de Natação, Aquathlon, Corrida e Stand-up. O Circuito Mares Temporada 2023 é disputado em 5 etapas válidas para ranking.

Nesta última, foram mais de 2.500 atletas inscritos, sendo uma das maiores competições de Águas Abertas no Brasil.

Divulgação

sábado (13).

Lorena alcançou bons resultados, ficando em 2° lugar na classificação no Feminino. No masculino a equipe foi classificada para final do Estado que será na Tatuí (SP), em junho.

O objetivo do evento esportivo é incentivar e promover a prática esportiva entre jovens, sendo realizado desde 2001 e conta com a participação de cerca de 500 mil jovens de todas as regiões do país.

Guaratinguetá goleia Mauaense no Paulista Feminino Sub17

No domingo (14) o time de futebol feminino, Atlético Guaratinguetá, enfrentou o GE Mauaense no Estádio Pedro Benedetti, em Mauá, pelo Campeonato Paulista Feminino Sub17. As meninas do Vale golearam as anfitriãs e terminaram a partida em 16 × 01. O próximo jogo ocorre em Cotia contra o AD Centro Olímpico no dia 21 de maio, às 15h.

No início do mês, a jogadora Milene Domingues e o jornalista Bruno Laurence receberam uma camiseta do time. Com o presente, a dupla reforçou a importância de valorizar e incentivar as atletas.

“Não é fácil mulher jogar futebol, não é fácil

ter uma infraestrutura e participar de campeonato. O meu incentivo é que vocês, independente do que sofram, se tem um sonho, siga! Corra atrás. Não é fácil, mas tenho certeza que no

final vale muito a pena”, disse Domingues.

Já o time masculino, que participa do Paulista Sub-20, enfrentou o São José, no sábado (13), no estádio Prof. Dario Rodrigues Lei -

te. A partida terminou empatada por 0 × 0. O Atlético Guaratinguetá encontra-se na quarta colocação do Grupo 11. O próximo jogo ocorre no dia 21 de maio contra o Manthiqueira.

Associação Ju Gonin Gumi de Lorena participa da fase regional dos Jogos da Juventude

No último sábado (13), a Seleção de Judô de Lorena, Classe Sub-20, participou da disputa da Fase Regional dos Jogos da Juventude 2023, em São José dos Campos.

Sob as orientações do técnico responsável, Sensei Weverton Claudino e seu auxiliar técnico, Sensei Filippo Cícero, os judocas enfrentaram difíceis disputas contra atletas mais experientes e, alguns deles, pertencentes às seleções nacionais de base do

Judô Brasileiro. Os atletas da Associação Ju Gonin Gumi

15 de Judô Lorena conquistaram bons resultados. Confira:

Divulgação

Equipe Masculino Luiz Otávio Vieira de Moura - 2° Colocado

Kaio Messias Cruz Barbosa - 4° Colocado;

Equipe Feminina Valentina dos Santos Pinto - 5° Colocada; Daniella Soares Dantas - 6° Colocada; Participaram também do evento esportivo, os judocas, Gustavo André Santos Courbassier, Luiz Gustavo Vieira de Moura e Eloá Dobrovolski Almada Soares.

Pinda amplia vantagem no Paulista de futebol sub 17

O time de futebol Sub-17 masculino venceu o Atlético Mogi por 2 × 0 e ampliou a vantagem na liderança da chave 9 e na

classificação geral do Campeonato Paulista. “Vivemos um grande momento. Parabenizamos os atletas, comissão técnica e toda a

direção do Pinda pelo trabalho excelente que estão fazendo”, avaliou o secretário de Esportes, Everton Chinaqui. Já a equipe Sub-15,

embora tenha perdido por 2 × 0 para o Atlético Mogi, também manteve a liderança na chave e está entre os primeiros na classificação geral.

20 de maio a 02 de junho de 2023 08 Jornal Vale Vivo
Divulgação / Prefeitura de Lorena Divulgação / Atlético Guaratinguetá
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.