Edição 308

Page 1

Professora, historiadora, pesquisadora, escritora “Quem tem amigo não morre pagão.” Este ditado popular aprendi com a Sônia Gabriel que o usa para me contar de como se sente privilegiada pelas relações de afeto que estabeleceu ao longo da vida. É ela quem me ensina a olhar as sutilezas e as forças que vêm do conhecimento popular. Quando a conheci há muitos anos, por meio de um projeto de escambo de livros que ela criou, imaginei, mas não podia mensurar o tamanho de sua importância para a história e cultura vale-paraibana. Desde então, ganhei um presente valioso e ela se tornou um dos meus amores. Falar de um amor nem sempre é fácil, mas se você já se encontrou com a Sônia Gabriel, sabe que ela é muito maior do que posso descrever em poucas linhas. Quando chega em algum lugar, os sorrisos se abrem para recebê-la. Elegantíssima na escrita e na presença física, seus olhos brilham e uma luz preenche o espaço por onde passa. Sônia lê muito, sabe muito, mas como todas as pessoas admiráveis que conheço, está sempre repetindo que sabe pouco. Incansável, envolve as pessoas em oportunidades de criação, aprendizagem e crescimento. Fico admirada com sua capacidade de saber o momento certo de dizer algo. Seu pensamento fluido passeia por ideias e pensamentos que abraçam quem a escuta. Suspeito que um de seus segredos é a paixão que nutre pela vida. Talvez seja esse, parte do mistério de quem transita de um salão nobre para um quintal com a mesma disponibilidade, a mesma alegria e a mesma eloquência. Esse grande amor que ela nutre e que demonstra pelas pessoas, pelo trabalho, pelo Vale e, especialmente, por sua família. Historiadora dedicada, recolheu por todos os municípios do Vale do Paraíba, contos que constituem parte da nossa identidade. Foi ouvindo e acolhendo as vozes de populares e guardadores de memórias. Foi além, como profissional comprometida e respeitosa, retornou em cada cidade, compartilhando o resultado deste trabalho, o livro Mistérios do Vale. Como escritora, além das pesquisas e dos vários livros publicados, nos deleita com crônicas escritas em diferentes jornais ou nas redes sociais. Como professora, realiza projetos de expedições e publicações com professores e estudantes, abrindo portas e oferecendo oportunidades aos que passam por ela. Foi amiga e aprendiz de Ruth Guimarães e narra com olhos brilhantes e orgulhosos de menina crescida, seus passeios filosóficos e cheios de aprendizagem pelo quintal de D. Ruth. Um dos nossos primeiros encontros há muitos anos, foi em um sarau para idosos realizado em São José dos Campos. De lá para cá eu, que amo cultura popular e histórias, e que de boba tenho pouco, a observo atentamente para aprender. Sônia Gabriel é ao mesmo tempo, vento forte e brisa doce, que veio criança, lá de São João do Manteninha, para trazer refresco para o Vale. Eu a amo, admiro e desejo ser um pouco como ela quando crescer!

Jornal Vale Vivo

GENTE QUE FAZ

SÔNIA GABRIEL

Página 07

“Só nos momentos em que exerço minha liberdade é que sou plenamente eu mesmo.” (Karl Jaspers)

GUARÁ

Mais informação, mais inclusão: movimento “Mais Sobre TEA” realiza terceira caminhada de conscientização sobre o autismo

Página 04

ESPORTES

Primeira etapa do Circuito de Corrida reúne mais de mil atletas em Pindamonhangaba

Vereadores criam Comissão Temporária Especial para pesquisa de dados sobre pessoas com deficiência em Guará

Página 04

Moradores de Lavrinhas finalizam Curso de Capacitação

Página 04

Lorena anuncia pavimentação em 12 ruas; saiba quais

Página 05

Roseira oferece cinema para todas as escolas

Piquete abre inscrições para campeonato de futebol amador

1º Torneio do CT Pinda de Tênis de Mesa

Associação de Judô Ju Gonin Gumi recebe Moção de Aplausos pelos 70 anos

Página 08

Página 05

Não jogue
impresso em vias públicas Compartilhe com seus amigos
este
FOTO Divulgação Divulgação PMG
Homenagem
08
ANO
VEM AÍ: 1° FESTIVAL
CULTURA INDÍGENA
Sônia Gabriel Edição 308
a 21 de abril de 2023
XII
GUAYPACARÉ DE

Opinião

Dia Nacional da Biblioteca

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Quem disse isso foi ninguém menos que Monteiro Lobato, escritor que influenciou uma geração por meio de seus livros.

No dia 09 de abril comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca, instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1.980.

Destarte, é indubitável a importância da leitura! Como já dizia Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”. Dentro desse contexto, fica a sugestão para refletirmos acerca da importância das bibliotecas, principalmente as públicas.

Aproveitemos o momento para observarmos como é administrada a biblioteca de nossa cidade. Existe investimento do poder público? Ela está em um lugar de destaque? Oferece atividades diversificadas capazes de incentivar à leitura?

Que tal aproveitar a data para conhecer a biblioteca da sua cidade e retomar a leitura que, porventura, há tempos não exercita?

Na página 7 desta edição tem uma sugestão de leitura, vamos lá, pratique essa ideia e boa leitura!!!

ANIMAIS PEÇONHENTOS EM CACHOEIRA

tos”. Fica a dica para o pessoal de Trânsito e Transporte do município.

Essa semana moradores da Rua Fosco Rossi, no bairro Jardim Europa I em Cachoeira Paulista estavam assustados com o aparecimento de animais peçonhentos nas residências. Segundo alguns moradores, os bichos estão aparecendo devido ao mato alto e sujeira de um loteamento ao lado do bairro. Os moradores pedem a intervenção da prefeitura, através da vigilância sanitária para tomar alguma providência em relação a isso. A preocupação é, principalmente, “com crianças e idosos, que são mais vulneráveis, podendo assim serem picadas por uma cobra, aranha, escorpião ou até mesmo lacraia”, diz mensagem de um morador. Vale lembrar que na referida rua está localizado a EMEIEF “Yvonne Cipolli Ribeiro”, onde dezenas de crianças estudam todos os dias. Mais um motivo para atenção do poder público.

CAMINHÃO ENTALADO EM CACHOEIRA PAULISTA

Uma situação inusitada, mas não incomum. Mais uma vez um caminhão “entalou” na ponte de Cachoeira Paulista que segue para o bairro Margem Esquerda. A publicação nas redes sociais gerou vários comentários, curtidas e compartilhamentos. A vereadora Thálitha Barbosa (PT) disse que já não aguenta mais reclamar sobre essa ponte e questiona: “A prefeitura cobra o estrago causado por estes péssimos motoristas?” Uma das sugestões do internauta seria a colocação de um limitador de altura, para os motoristas “mais desaten-

CONVOCAÇÃO DE SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CACHOEIRA PAULISTA

Requerimento nº 114/2023, de autoria do vereador Léo Fênix (PSB), foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (04). A propositura convoca a Sra. Rosiane Araujo Ferreira, Secretária Municipal de Saúde, para prestar esclarecimentos na Casa de Leis acerca das atividades de saúde junto aos ESF/UBS do município, aos gastos efetivados pela Prefeitura junto à Santa Casa São José, a qualidade do atendimento pela Santa Casa São José, dos procedimentos de fornecimento de medicamentos e alimentação especial pela Farmácia Municipal, do atendimento odontológico à população e das atividades do laboratório da Santa Casa, bem como demais assuntos correlatos, referentes à sua Pasta.

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Parabéns Prefeitura de Lorena que promoveu através do projeto Caravana Recreativa com o Instituto Universo Autismo e o Instituto Bernardo Nunes - Família dos Autistas, uma caminhada de conscientização sobre o autismo. O evento aconteceu na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no sábado (01) e no domingo (02), no período da manhã. A Caravana Recreativa é um projeto de recreação e lazer da prefeitura de Lorena, que visa promover a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras, nos bairros da cidade de Lorena. O objetivo é valorizar, manter e preservar espaços públicos para prática de lazer.

08 a 21 de abril de 2023 02 Jornal Vale Vivo
Editorial Editorial
Jornal Vale Vivo CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo
Expediente As
emitidos
artigos
de inteira responsabilidade
autores. Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias MTB:68.138 Diagramação: Rafael Gomes de Andrade (12) 99186-3127 / 98140-1119 Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1 Tiragem: 6.000 exemplares
quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida, Cachoeira Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba.
Mendes: (12)98895-1500
opiniões e conceitos
nos
assinados, não representam a opinião do Jornal e são
dos
Distribuição
www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br
Faro Fino

Governo federal não teve políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAP+ entre 2018 e 2021 - https://bit.ly/3lY78kH

Vereadores criam Comissão Temporária Especial para pesquisa de dados sobre pessoas com deficiência em Guará

ORequerimento nº 0120/2023 de autoria dos vereadores

Arilson Santos (PSC), Alexandra Andrade (PL), Fabrício da Aeronáutica (MDB) e Pedro Sannini (PSC), que solicita a criação da Comissão Temporária Especial, foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária ocorrida na quarta-feira, 29 de março.

De acordo com a propositura, a Comissão levantará dados sobre pessoas com deficiência no município, destinada a mapear, estudar e planejar políticas públicas efetivas, a fim de tonar a cidade realmente acessível e de acordo com as legislações específicas.

Fabrício da Aeronáutica cumprimentou todos os presentes na Casa de Leis e em especial às pessoas ligadas ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, presentes na sessão que destacou: “pessoas que batalham bastante há muito tempo e buscam os mais legítimos e primários direitos negados à pessoa com deficiência”.

O edil parabenizou a iniciativa da criação da Comissão por parte do atual presidente da Câmara e relembrou a luta há anos a favor do direito dessa parcela da população.

Fabrício lembrou a quantidade de leis para pouca prática. “São tantos direitos elencados em leis federais, decretos, leis municipais e tão pouco ação efetiva que

transforma isso em realidade, que tudo aquilo que a gente fizer ainda será pouco. Quando a gente fala em acessibilidade, Guaratinguetá não é uma cidade acessível, a gente reconhece que houve alguma melhoria perto do que era em 2008, mas tem muito a melhorar”, destacou o parlamentar. Arilson Santos reforçou a fala do vereador Fabrício, sugerindo uma comissão permanente e até um departamento na prefeitura. “Eu acho que tem que haver um departamento dentro da prefeitura ou quiçá uma secretaria da pessoa com deficiência, formada por funcionários que sejam PCD (pessoas com deficiência), pois somente eles sabem as necessidades e dificuldades que eles têm e eles serão os grandes fiscalizadores de todo esse sistema”, disse o edil.

O parlamentar ainda recordou com indignação de quando foi presidente da Câmara e fez uma devolução de um valor para o executivo, com a anuência de todos os vereadores, para a aquisição de um carro adaptado para a Secretaria de Assistência Social, mas na ocasião foi adquirido um veículo errado, bem como uma verba conseguido à época com o então Deputado Estadual Estevam Galvão, R$ 200 mil, para a equoterapia e que não foi usado pela entidade.

“Então percebam os senhores e senhoras, a importância de se ter uma secretaria, porque eu tenho certeza que se existisse um departamento ou uma secretaria respon-

sável por isso, não teria acontecido o que aconteceu”, ressaltou Santos.

Aprovado a criação da Comissão, o próximo passo será o Presidente da

Casa de Leis, vereador Pedro Sannini, elaborar o ato para a eleição dos

membros da Comissão, que terá 180 dias para concluir seus trabalhos.

Projeto aprovado pela Câmara de Pinda obriga “Brigadas de Bombeiros Civis”

Os vereadores de Pinda aprovaram em Sessão Ordinária no dia 28 de março, o Projeto de Lei nº 29/2023, do vereador Julinho Car (PODEMOS) que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional de bombeiros civis nos estabelecimentos que

menciona e dá outras providências”. O Projeto determina que “fica instituída, no âmbito do município de Pindamonhangaba, a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional de bombeiros civis nos seguintes estabelecimentos: Shopping Center, Casas de show e espetáculo, Hi-

permercado, Grandes lojas de departamento, Campus Universitário, Hospitais particulares e qualquer estabelecimento privado que receba grande concentração de pessoas, em número acima de 1.000 (mil) por dia”.

Vereadores de Cachoeira Paulista aprovam contas do ex-prefeito Edson Mota

Na sessão ordinária de terça-feira (O4) os verea-

dores votaram o parecer o Tribunal de Contas/SP (TC 003083.989.20-2), relativo às contas da prefeitura municipal de Cachoeira Paulista, exercício 2020, com parecer desfavorável da Corte.

Após a leitura do parecer da Comissão pelo 1º Secretário, vereador Felipe Piscina (UNIÃO), contrário ao parecer do Tribunal, o advogado de defesa do ex-prefeito, Dr. Marco Aurélio, fez uso da Tribuna Livre.

A vereadora Thálitha Barboza (PT) foi a primeira a utilizar a Tribuna mostrando os apontamentos do Tribunal, sendo seguida pelo vereador Agenor do Todico (PL), que disse: “Quando o Tribunal apontou, porque tem coisa errada, e muita errada”.

Na sequência falou Luiz Gonzaga Brejão (PSC), contrário ao Tribunal, questionando inclusive o Parecer: “A parte técnica do Tribunal, eu sei que tem várias pessoas

comprometidas, mas nem sempre são técnicas, são enfermeiras nomeadas, são esposa de ministros, esposa de prefeitos, vereadores aposentados ou prefeitos aposentados que vão pra lá (sic) sendo nomeados e como vai analisar um parecer deste. Então eu sou contra o parecer do Tribunal de Contas”, destacou Brejão.

Após a fala de outros vereadores, as contas foram votadas, sendo favoráveis ao Tribunal de Contas os vereadores Agenor do Todico (PL), Rodolpho Borges (REDE), Thálitha Barboza (PT) e Adriana Vieira (PTB).

Votaram contrários ao parecer do Tribunal de Contas os vereadores Angela Protetora (MDB), Dil Fonseca PSD), Felipe Piscina UNIÃO), Nenê do São João (PSB), Carlinhos da Saúde (PL), Léo Fênix (PSB), Luiz Gonzaga Brejão (PSC), Max Barros (UNIÃO) e Rogéria Lucas (PODE).

Por 09 votos favoráveis e 04 contrários, ex-prefeito Edson Mota tem as contas de 2020 aprovadas pela Câmara Municipal

Política 08 a 21 de abril de 2023 03 Jornal Vale Vivo
Casa de Leis lotada na sessão que aprovou criação Comissão
CMG
Foto: Arquivo Jornal Vale Vivo

Felipe FreelancerRodrigues

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Moradores da cidade de Lavrinhas finalizam Curso de Capacitação

TOs alunos da turma do Curso de Confeitaria finalizaram, no último dia 31, o aprendizado das técnicas de confeitaria, projeto oferecido pela Prefeitura, em parceria com o Governo de São Paulo e Sebrae.

O objetivo do curso é garantir a capacitação dos

participantes e, com isso, gerar renda e movimentar a economia local.

Guarda Municipal de Aparecida salva bebê engasgado Imagem Aparecida (Imagem: Divulgação / Prefeitura de Aparecida)

O caso ocorreu na quinta-feira (30) durante um patrulhamento da Guarda

Civil Municipal de Aparecida. Os agentes estavam na Praça Dr. Benedito Meirelles, quando foram abordados por uma mãe pedindo socorro ao seu filho.

Os GCMs deslocaram-se até o hotel, onde a família estava hospedada, e lá perceberam que a criança apresentava dificuldade para respirar.

Imediatamente o Sub Insp. GCM, Vettori, iniciou a manobra de Heimlich visando desobstruir as vias aéreas, que logo soltou uma secreção e voltou a respirar aos poucos. Em seguida, os agentes encaminharam ao Pronto Socorro, onde o bebê recebeu o devido atendimento médico e passa bem.

Mais informação, mais inclusão: movimento “Mais Sobre TEA” realiza terceira caminhada de conscientização sobre o autismo

Foi realizado no domingo (2) em Guaratinguetá, a terceira Caminhada da Conscientização, evento realizado pelo movimento “Mais sobre TEA” com o intuito de informar, diminuir a discriminação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo.

Segundo o órgão de saúde Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos

(CDC), uma em cada 36 crianças possui TEA. O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta no comportamento e a interação social. Pessoas dentro do espectro podem apresentar padrões de comportamentos repetitivos, persistentes e estereotipados. Com o objetivo de ajudar e fortalecer uns aos outros, o movimento “Mais Sobre

TEA” foi criado em 2016 por pais e profissionais engajados na causa das pessoas com TEA.

De acordo com a Comunicação da prefeitura, foi oferecido pipoca, sorvete, brinquedos e apresentações de personagens como Emília e Visconde que alegraram a criançada. “Com muito amor e respeito, com informação e inclusão, pais, filhos e apoiadores caminharam juntos nesse dia

tão importante”, diz publicação nas redes oficiais da prefeitura.

Durante todo o mês serão transmitidas lives no Insta-

gram do “Mais Sobre TEA”. Para mais informações a respeito dos sinais que podem levar ao diagnóstico precoce do autismo, confira

o e-book “Sinais de alerta de autismo em bebês” disponível nas redes sociais @mais_sobre_tea Com informações PMG

08 a 21 de abril de 2023 04 Jornal Vale Vivo Cidades
estadual de SP denuncia
em plenário; - https://bit.ly/3Kc3wU5
Às lágrimas, deputada
racismo
Divulgação / Prefeitura de Lavrinhas

Lei determina funcionamento de delegacias da mulher 24 horas todos os dias https://bit.ly/3nKZDOm

Lorena anuncia pavimentação em 12 ruas; saiba quais

Opacote de ações de pavimentação irá abranger 12 vias da cidade.

As ruas São Sebastião e Olímpio Catão já estão sendo contempladas, com recursos próprios, no valor de R$ 521.832,00, que atende a um pedido do vereador Wandinho, segundo a Prefeitura.

Além dessas, também está sendo iniciada a pavimentação na Av. Bernardino de Campos, que faz parte de um conjunto de 10 ruas que serão pavimentadas com recursos do Governo do Estado,

por meio do Detran. As vias estão sendo devidamente interditadas e sinalizadas pela Secretaria de Trânsito e Transportes, conforme necessidade. Confira quais outras receberão a pavimentação: Rua Barão de Castro Lima | Ruas entorno da Praça Dr. Arnolfo Azevedo | Rua Dr. Rodrigues de Azevedo | Avenida Cel. José Vicente | Rua Getúlio Vargas | Rua Prof. Francisco Marquês | Rua Fernando de Paiva Nunes | Avenida Tomaz Alves Figueiredo | Rua João Pinto Antunes.

Centro de Convivência do Idoso é reinaugurado em Cachoeira Paulista

O CAASI é um local destinado ao público acima de 60 anos, que foi reinaugurado no sábado (01), e visa a participação do idoso na vida comunitária, desenvolvendo atividades socioculturais e educativas, prevenindo situações de risco pessoal, contribuindo para um envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

O espaço funciona das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Somente em março, o Centro recebeu

736 idosos. No local são desenvolvidas atividades físicas como vôlei adaptado, estimulação cognitiva, oficina de memória, oficina de smartphone, oficina de música, oficina de canto e tarde de jogos.

O CAASI fica na Rua Orris Benedito Barbosa, 656, Pitéu.

O evento contou com o prefeito, Antônio Carlos Mineiro, e a primeira dama Magali Simas e a secretária de Assistência Social, Alexandra Pereira.

Curso de preparação de pizza e assados

A Prefeitura Municipal de Roseira e a Promoção Social, em parceria com o Sebrae e Senac, promovem um curso de preparação de pizza e assados.

Datas: 19/04 a 28/04

Horário: 18h às 22h

Figueira Centenária é revitalizada em Areias

Considerada o “marco zero da cidade”, a obra de revitalização da Figueira Centenária foi inaugurada no sábado (25). Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

A obra de mais de R$ 200 mil consistiu na construção de uma praça no entorno da figueira, com instalação de novos equipamentos de iluminação pública, revitalização de canteiro e reforma das calçadas, segundo a Prefeitura. Sob suas sombras, diz-se, Dom Pedro I descansou em sua viagem de proclamação da independência do Brasil, em agosto de

1822. “Manter a Figueira visitável, em condições de receber bem o público,

é um grande benefício para a história e para o turismo do município”,

afirmou a secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite.

Local: Centro Comunitário (Promoção Social)

Curso gratuito e vagas limitadas (apenas para os moradores da cidade de Roseira). Levar RG e comprovante de endereço para inscrição.

Roseira oferece cinema para todas as escolas

A cidade foi inserida no projeto ‘Pontos MIS’. Trata-se de um programa de formação e difusão cultural.

A parceria, com o Estado de SP, inclui programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e for-

mação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

A primeira sessão de filme será no dia 14 de abril na Promoção Social, sendo o acesso gratuito e aberto para todos.

08 a 21 de abril de 2023 05 Jornal Vale Vivo
Cidades
Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo
Divulgação / Prefeitura de Areias

AVISO DE RESULTADO DE HABILITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº002/2023 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PROCESSO Nº512/2023

OBJETO: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA AV.KANAME YAE -

GASHI

FASE: HABILITAÇÃO

LICITANTES:

SR VALE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LTDA - CNPJ Nº31.058.899/0001-27

HOME LIFE SERVICE - SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO PREDIAL - CNPJ Nº20.629.288/0001-75

RT TERRAPLENAGEM PAV. E CONSTRUÇÕES EIRELI EPPCNPJ Nº10.991.050/0001-31

RESULTADO: HABILITADAS

DOCUMENTAÇÃO À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS JUNTO AO

DEPARTAMENTO DE COMPRAS, NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE.

ABRE-SE O PRAZO DE 05(CINCO) DIAS ÚTEIS PARA AS EMPRESAS DAR VISTAS AOS AUTOS.

ROSEIRA, 04 DE ABRIL DE 2023.

RODRIGO DE PAULA GOUVÊA - PRESIDENTE DA COMISSÃO AVISO DE RESULTADO DE HABILITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº003/2023 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PROCESSO Nº516/2023

OBJETO: RECAPEAMENTO NO BAIRRO VILA VELHA, INFRAESTRUTURA URBANA COMPREENDENDO PAVIMENTAÇÃO E OU RECAPEAMENTO, DRENAGEM E CALÇAMENTO DE GUIAS

FASE: HABILITAÇÃO

LICITANTES:

SR VALE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LTDA - CNPJ Nº31.058.899/0001-27

HOME LIFE SERVICE - SOLUÇÕES EM MANUTENÇÃO PREDIAL - CNPJ Nº20.629.288/0001-75

RT TERRAPLENAGEM PAV. E CONSTRUÇÕES EIRELI EPPCNPJ Nº10.991.050/0001-31

RESULTADO: HABILITADAS

DOCUMENTAÇÃO À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS JUNTO AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS, NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE.

ABRE-SE O PRAZO DE 05(CINCO) DIAS ÚTEIS PARA AS EMPRESAS DAR VISTAS AOS AUTOS.

ROSEIRA, 04 DE ABRIL DE 2023.

RODRIGO DE PAULA GOUVÊA - PRESIDENTE DA COMISSÃO

AVISO DE RESULTADO DE HABILITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº004/2023 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PROCESSO Nº518/2023

OBJETO: CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS

FASE: HABILITAÇÃO

LICITANTES:

CONSTRUTORA P.R. PASIN LTDA - CNPJ Nº44.672.627/0001-64

MAXIMO MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO - CNPJ Nº17.691.249/0001-93

OSAKA CONSTRUTORA EIRELI - CNPJ Nº04.769.815/0001-90

RT TERRAPLENAGEM PAV. E CONSTRUÇÕES EIRELI EPPCNPJ Nº10.991.050/0001-31

RESULTADO: HABILITADAS

DOCUMENTAÇÃO À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS JUNTO AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS, NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE.

ABRE-SE O PRAZO DE 05(CINCO) DIAS ÚTEIS PARA AS EMPRESAS DAR VISTAS AOS AUTOS.

ROSEIRA, 04 DE ABRIL DE 2023.

RODRIGO DE PAULA GOUVÊA - PRESIDENTE DA COMISSÃO AVISO DE RESULTADO DE HABILITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº005/2023 - PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

PROCESSO Nº520/2023

OBJETO: CONSTRUÇÃO DE CASA DE SAÚDE E DE CASA DE CONVIVÊNCIA

FASE: HABILITAÇÃO

LICITANTES:

CONSTRUTORA P.R. PASIN LTDA - CNPJ Nº44.672.627/0001-64

AGILE CONSTRUTORA LTDA - CNPJ Nº28.364.747/0001-48

RM & MOLLON CONSTRUTORA LTDA - CNPJ Nº15.236.668/000100

CONSTRUTORA FERNANDES RODRIGUES LTDA EPP - CNPJ

Nº10.626.173/0001-73

WB PROJETOS E CONSTRUÇÕES LTDA - CNPJ Nº21.079.740/0001-35

RESULTADO: HABILITADAS

DOCUMENTAÇÃO À DISPOSIÇÃO DAS EMPRESAS JUNTO AO

DEPARTAMENTO DE COMPRAS, NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE.

ABRE-SE O PRAZO DE 05(CINCO) DIAS ÚTEIS PARA AS EMPRESAS DAR VISTAS AOS AUTOS.

ROSEIRA, 04 DE ABRIL DE 2023.

RODRIGO DE PAULA GOUVÊA - PRESIDENTE DA COMISSÃO

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº008/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade pregão presencial - registro de preços, que será realizado no dia 12/04/2023, às 09:00 h, tendo como objeto contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva dos veículos da frota municipal, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro - Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov.br, link licitações - registro de preços. Roseira, 27 de março de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº004/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade pregão presencial - registro de preços, que será realizado no dia 13/04/2023, às 09:00 h, tendo como objeto aquisição de material de construção, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro-Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov. br, link licitações/registro de preços, informações pelo e-mail:licitacoespmroseira@hotmail.com. Roseira, 28 de março de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

EXTRATO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATO

Temo Aditivo Nº 01/2023

Processo Nº 03/2023

Licitação Modalidade Carta Convite Nº 01/2018-Tipo Menor Preço

Global - CONTRATO Nº05/2018

OBJETO: Quinto Termo Aditivo prorrogado por mais 12 (doze) meses, à partir de 22 (vinte e dois) de fevereiro de 2023, a vigência do Contrato celebrado entre as partes em 20 de fevereiro de 2018 (Carta Convite nº01/2018), com base no Inciso II do “caput”e § 4º ambos do artigo 57 da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

CONTRATADA: FOLHA VALLE LTDA.

CNPJ: 10.610.878/0001-00

VALOR GLOBAL: R$ 19.668,00 (Dezenove mil seiscentos e sessenta e oito reais).

DATA ASSINATURA DO CONTRATO: 22/02/2023

VIGÊNCIA: 12 meses

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

Aviso de Dispensa de Licitação DISPENSA/LICITAÇÃO Nº 04/2023

PROCESSO Nº 05/2023

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA ESPECIALIZADOS EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE INFORMÁTICA.

CONTRATANTE: CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

CONTRATADA: JOSÉ RODNEY GOMES DE MORAES-ME

CNPJ: 08.360.056/0001-69

VALOR MENSAL: R$ 1.300,00 (Hum mil e trezentos reais)

FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 24 Inciso II da Lei 8.666/93, Decreto 9.412 de 18/06/2018.

AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº006/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade pregão presencial exclusivo para ME e/ou EPP, que será realizado no dia 12/04/2023, às 15:00 h, tendo como objeto aquisição de equipamento e material permanente - Projeto Estadual Cozinha Alimento, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro-Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov.br, link licitações/pregão presencial, informações pelo e-mail:licitacoespmroseira@hotmail.com. Roseira, 27 de março de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br PORTAL DO VALE HISTÓRICO

Aviso de Dispensa de Licitação DISPENSA/LICITAÇÃO Nº 01/2023 PROCESSO Nº 01/2023

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, MATERIAL DE HIGIENE, LIMPEZA E GÊNEROS ALIMENTÍCIOS NECESSÁRIOS PARA MANUTENÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL.

EMPRESA: DÉCIO BENEDITO DA SILVA

CNPJ: 43.911.910/0001-39

VALOR: R$ 11.631,51(Onze mil seiscentos e trinta e um reais e cinqüenta e um centavos)

FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 24 Inciso II da Lei 8.666/93, e suas alterações através do Decreto 9.412 de 18/06/2018.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br PORTAL DO VALE HISTÓRICO

Aviso de Dispensa de Licitação PROCESSO Nº 02/2023

DISPENSA/LICITAÇÃO Nº 03/2023

OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE ESCRITÓRIO/PAPELARIA

E INFORMÁTICA PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS.

CONTRATADA: VLADEMINTON ROSA DE ALMEIDA LUIZ - ME

CNPJ: 17.385.850/0001-58

VALOR: R$ 3.783,20 (Três mil setecentos e oitenta e três reais e vinte centavos.)

FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 24 Inciso II da Lei 8.666/93 E Decreto 9.412 de 18/06/2018.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

Aviso de Dispensa de Licitação DISPENSA/LICITAÇÃO Nº 03/2023

PROCESSO Nº 04/2023

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CAPTAÇÃO, LEITURA E ENVIO DE RECORTES ELETRÔNICOS DE DIÁRIOS OFICIAIS QUE DIGAM RESPEITO AO CONTRATANTE CONFORME ESPECIFICADOS NO ANEXO I MÓDULO 1º, MÓDULO 2º, MÓDULO 3º, MÓDULO 4º, MÓDULO 57º.

CONTRATADA: GRIFON BRASIL ASSESSORIA LTDA

CNPJ: 21.129.497/0001-12

VALOR MENSAL: R$ 58,00 (cinqüenta e oito reais)

FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 24 Inciso II da Lei 8.666/93.

NOTIFICAÇÃO DE DÉBITOCANCELAMENTO DE CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE – 090.0008.009283

A UNIMED DE LORENA–COOPERATIVADE TRABALHO MÉDICO, com sede na Praça Rozendo Pereira Leite, n° 74, Vila Zélia, na cidade de Lorena , São Paulo, inscrita no CNPJ sob n° 48.717.516/0001-88,registrada na ANS sob n° 38.562-0, vem NOTIFICAR o beneficiário inscrito no C.P.F/MF sob n° 127.958.138, código do beneficiário na Operadora n° 090.0008.009283, e por encontrar-se está em local incerto e não sabido, em conformidade com o contrato de prestação de serviços médico-hospitalares, que constam de nosso sistema, as seguintes mensalidades em aberto:

NOTIFICAÇÃO DE DÉBITOCANCELAMENTO DE CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE – 090.0002.0010989

A UNIMED DE LORENA–COOPERATIVADE TRABALHO MÉDICO com sede na Praça Rozendo Pereira Leite, n° 74, Vila Zélia, na cidade de Lorena , São Paulo, inscrita no CNPJ sob n° 48.717.516/0001-88,registrada na ANS sob n° 38.562-0, vem NOTIFICAR o beneficiário inscrito no C.P.F/MF sob n° 317.985.928, código do beneficiário na Operadora n° 090.0002.0010989, e por encontrar-se está em local incerto e não sabido, em conformidade com o contrato de prestação de serviços médico-hospitalares, que constam de nosso sistema, as seguintes mensalidades em aberto:

NOTIFICAÇÃO DE DÉBITOCANCELAMENTO DE CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE – 090.0007.008518

A UNIMED DE LORENA–COOPERATIVADE TRABALHO MÉDICO com sede na Praça Rozendo Pereira Leite, n° 74, Vila Zélia, na cidade de Lorena , São Paulo, inscrita no CNPJ sob n° 48.717.516/0001-88,registrada na ANS sob n° 38.562-0, vem NOTIFICAR o beneficiário inscrito no C.P.F/MF sob n° 333.936.288, código do beneficiário na Operadora n° 090.0007.008518, e por encontrar-se está em local incerto e não sabido, em conformidade com o contrato de prestação de serviços médico-hospitalares, que constam de nosso sistema, as seguintes mensalidades em aberto: DOCUMENTO

Solicitamos assim, a quitação imediata das parcelas em atraso, para que possa a notificante dar continuidade a seu plano de saúde, notificando-a que, caso a quitação não ocorra no prazo mínimo de dez dias, contados da presente data, seu contrato será automaticamente cancelado. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, pedimos a gentileza de desconsiderar a presente.

Solicitamos assim, a quitação imediata das parcelas em atraso, para que possa a notificante dar continuidade a seu plano de saúde, notificando-a que, caso a quitação não ocorra no prazo mínimo de dez dias, contados da presente data, seu contrato será automaticamente cancelado. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, pedimos a gentileza de desconsiderar a presente.

Solicitamos assim, a quitação imediata das parcelas em atraso, para que possa a notificante dar continuidade a seu plano de saúde, notificando-a que, caso a quitação não ocorra no prazo mínimo de dez dias, contados da presente data, seu contrato será automaticamente cancelado. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, pedimos a gentileza de desconsiderar a presente.

08 a 21 de abril de 2023 06 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal
DOCUMENTO VENCIMENTO VALOR (R$) 838346 15/02/2023 315,22 839776 15/03/2023 315,22
DOCUMENTO VENCIMENTO VALOR (R$) 835805 10/12/2022 389,78 840110 10/03/2023 424,78
VENCIMENTO VALOR (R$) 838178 15/02/2023 R$ 216,99 839609 15/03/2023 R$ 216,99
MUNICIPAL DE
ViVo Anuncie aqui!
CÂMARA
SILVEIRAS Vale
(12)99727-7092

Prefeitura de Lorena realiza audiência pública para discussão da Lei Paulo Gustavo https://bit.ly/3Ky9Nux

RÉQUIEM PARA UMA PROFESSORA

Há algo de muito errado com as nossas escolas. Há algo de muito errado com as famílias. Pior, há algo de muito errado com o mundo. E somos todos culpados.

Um aluno de 13 anos, armado com uma faca, entra na sala de aula e esfaqueia covardemente a professora

Elisabeth Tenreiro que estava de costas e a mata.

Em seguida fere vários colegas antes de ser contido e preso. Não é fato isolado, nas últimas décadas mais de 16 ataques foram perpetrados nas escolas, somando 28 mortes.

*Walter Cezar Addeo

Cultura

Bem, a moda de entrar em escolas e matar professores e alunos começou nos Estados Unidos e parece que chegou por aqui. Sempre importamos as piores ideias.

A mídia dá destaque aos crimes e eles viralizam com rapidez espantosa. Na maioria das vezes são menores de idade que os cometem.

Jovens influenciados por postagens de ódio na Internet onde ações violentas são incentivadas e seus autores tratados como heróis. A pergunta é que tipo de famílias engendra filhos assim? O que faltou no ambiente familiar desses

SUGESTÃO DE LEITURA

O sistema proporcional faliu?

Em “Democracia no Brasil”, cientista social e advogado Milton Soares de Souza aponta caminhos para maior participação cidadã

Com eleições não unificadas no país, a cada dois anos os brasileiros voltam às urnas para escolher seus representantes aos cargos públicos. Em 2024, será a vez de eleger prefeitos e vereadores. No caso do legislativo, nem sempre o mais votado é quem de fato, ocupará uma das cadeiras, característica do atual sistema proporcional.

Neste sentido, o cientista social, advogado e mestre em Ciências da Comunicação, Milton Soares de Souza, analisa o sistema eleitoral proporcional brasileiro no livro Democracia no Brasil - Falência da representação proporcional e o voto distrital. O pesquisador levanta o debate sobre o voto distrital como opção para simplificar, aos olhos do eleitor, o resultado do pleito e o posterior acompanhamento dos mandatos.

“A população tem dificuldade de entender o sistema como um todo, porque o cálculo é complicado. As pessoas em sua maioria não se lembram em quem votaram e muito menos fiscalizam seus parlamentares nas diferentes esferas do poder legislativo”, comenta o autor, sem pretensão de apontar um caminho taxativo, e sim de levantar o debate perante as ameaças de ruptura institucional. Com experiência profissional de 35 anos na área social na cidade de São Paulo, Milton apresenta os conceitos do sistema eleitoral e suas classificações; os fundamentos jurídicos do sistema eleitoral; e, a partir daí, discute os rumos para o amadurecimento da democracia brasileira. Caminhos que, segundo ele, passam necessariamente por uma formação cidadã.

FICHA TÉCNICA

Formato: 21x15 cm

Páginas: 176 - Preço: R$ 35,00

Onde comprar: www.amazon. com.br/ | https://www.martinsfontespaulista.com.br/

jovens assassinos para que chegassem a tais extremos? Uma boa pergunta ainda sem boas respostas. Notese, são filhos da chamada classe média, por definição privilegiados socialmente.

Na maioria das vezes, vem uma explicação recorrente envolvendo o ambiente nocivo nas escolas. Esses jovens teriam sido vítimas de bullying continuado (intimidações sistemáticas) dentro desses estabelecimentos. Bem, aqui estamos às voltas com a falta de uma orientação administrativa escolar mais rígida que impeça provocações, humilhações

e desrespeito sistemático entre os alunos e dos alunos com os professores. As diretorias são lenientes quanto a isso e quando esse quadro de humilhações diárias nas escolas se transforma em crime, simplesmente emitem notas oficiais lamentando o ocorrido. Mas, não explicam porque deixaram que se criasse um ambiente nocivo e deletério de perseguições dentro da escola. Hoje não se expulsam mais alunos como antigamente, mas também não há nenhum programa de reabilitação psicológica desses ofensores no ambiente escolar.

Lembremos, então, da importância crucial da existência de psicólogos educacionais e comportamentais e de assistentes sociais no corpo

de funcionários das escolas em nosso país. Uma de suas funções é justamente detectar esses alunos desajustados, procurando ajudá-los e recuperá-los enquanto ainda é tempo. Na gestão bolsonarista, criminosamente, negou-se verba para o quadro de psicólogos e assistentes sociais escolares, alegando-se argumentos técnicos formais. Um grande erro. Um erro que custa vidas.

Quando se vai à escola e não sabemos mais se voltaremos vivos, é evidente que a deterioração do tecido social atingiu todos os espaços possíveis. Hora de repensar a família, a escola e o mundo em que vivemos. Não basta apenas um minuto de silêncio pela professora Elisabeth Tenreiro. Somos, de alguma

*Mestre em Filosofia pela USP. Membro da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Autor de “Um Passeante pelas Mostras de Arte: Ensaios Críticos”, Editora Penalux. Escritor e ensaísta. waddeo@uol.com.br

maneira, cúmplices por essa morte.

VEM AÍ: 1° FESTIVAL GUAYPACARÉ DE CULTURA INDÍGENA

OInstituto Uka junto e misturado com o Coletividade Vale realizarão o primeiro festival de cultura indígena de Lorena, no Vale do Paraíba. Guaypacaré é o nome tradicional da cidade, e diversos artistas indígenas que representam a cultura originária em São Paulo se farão presente nesse território ancestral no mês dos Povos Indígenas.

O intuito é promover o encontro, democratizando o acesso à cultura celebrando a ancestralidade.

*Confira a programação:

Apresentação: Nani Braun

9h - Rito de abertura

10h - Toré Wassu (Guarulhos)

11h - Coral Guarani (Ubatuba)

12h - Almoço

13h - Xondaro e Xondaria

14h - Pintura Corporal

15h - Toré Wassu

16h - Coral Guarani (Bertioga)

17h - Owerá MC (São Paulo)

18h - Encerramento

Feira de Literatura Indígena e artesanato tradicional o dia todo.

*Atividades gratuitas

Data: 15 de abril

Local: Praça Arnolfo de Azevedo - Centro - Lorena/SP

Idealizador: Daniel Munduruku

Realização: Instituto Uka e Coletividade Vale

Parceria: Espaço Eco’s

Apoio: Secretaria de Cultura de Lorena SP

07 Jornal Vale Vivo 08 a 21 de abril de 2023

Felipe FreelancerRodrigues

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Museu do Ipiranga tem entrada gratuita prorrogada! Aproveite - https://bit.ly/3MlxwQ2

Associação de Judô Ju Gonin Gumi recebe Moção de Aplausos pelos 70 anos

Divulgação / Prefeitura de Lorena

GR de Lorena com inscrições abertas!

As aulas de Ginástica Rítmica e Ginástica Geral já estão sendo realizadas no Centro Social Urbano (CSU) com a professora Márcia Cilene e a professora assistente, Pâmela. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, sendo das 9h às 11h e 15h às 17h para iniciantes e equipe de treinamento das 18h às 20h. Podem se inscrever meninas a partir dos sete anos,

basta comparecer com um responsável nos horários de treinamentos.

As modalidades proporcionam grandes ênfases aos movimentos e desenvolvimento do corpo integralmente, a ginástica rítmica permite, ao longo de sua prática, aperfeiçoar o equilíbrio e melhorar noções de ritmo, já que envolve ginástica e dança, trabalhando também a mente de quem a pratica.

Pinda Futebol Clube se prepara para o Campeonato Paulista sub-15 e sub-17

O lançamento da equipe do Pinda Futebol Clube no Campeonato Paulista de base ocorreu na terça-feira (04) no Shopping Pátio. O intuito é formar atletas de alta performance.

A equipe pindense irá disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista Sub 15 e Sub 17 do cam -

peonato estadual. Os atletas vêm treinando e se preparando desde janeiro e agora estão próximos de sua estreia, que acontecerá no dia 8 de abril, a partir das 9h no estádio Dr. Antônio Pinheiro Junior da A. A. Ferroviária recebendo o Atlético Mogi.

Primeira etapa do Circuito de Corrida reúne mais de mil atletas em Pinda

A primeira etapa do Circuito Corrida de Rua de 2023 de Pindamonhangaba reuniu, no domingo (02), mais de mil pessoas no Parque da Cidade. Os competidores correram em um circuito de 5km, passando por trilhas, morros e lago, até retornarem apenas nos últimos 600m para a pista.

Neste ano, serão qua -

tro etapas e a próxima vai ocorrer dia 28 de maio. Tentaremos manter mil pessoas para as próximas três corridas ou até elevar essa quantidade. Todos os participantes receberam medalhas e kits com suco e barra de cereal. Ao fim de todas as etapas, os primeiros colocados também ganharam troféus.

Guaratinguetá se preparada para os Jogos da Melhor Idade

A cidade será sede do JOMI 2023, que ocorrerá entre os dias 17 e 23 de abril. O evento, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, é a principal competição esportiva voltada para a terceira idade. Neste ano, contará com a participação de cerca de 3 mil pessoas entre atletas, dirigentes e comitês, de 36 municípios. A competição

é realizada no formato de uma olimpíada adaptada para idosos com 60 anos de idade ou mais, com 14 modalidades nas categorias masculino e feminino. O JOMI é um grande evento que movimenta a economia, atrai turistas, divulga a cidade e contagia pela empolgação das equipes da melhor idade, segundo a Prefeitura.

No último dia (01) os professores e atletas da Associação de Judô Ju Gonin Gumi - Polo Fadenp - Lorena participaram do Módulo de Arbitragem e Workshop de Oficinas Técnicos de Mesa da 2° Delegacia Regional de Judô na Cidade de São José dos Campos - SP.

O programa visa desenvolver habilidades de arbitragem e técnicas de treinamento para árbitros e técnicos de judô.

Na última semana, a associação foi homenageada com uma moção de aplausos pela Câmara Municipal de Lorena, em virtude da comemoração dos 70 anos de sua fundação.

“Em reconhecimento a este lindo e árduo trabalho, que contribui positivamente com a sociedade lorenense, parabenizamos, na pessoa do Sensei Weverton Claudino, toda a diretoria, equipes de trabalho e atletas da Ju Gonin Gumi”, parabenizou o vereador Fabio Matos em suas redes sociais.

Cruzeiro reinaugura quadra poliesportiva

Os moradores do bairro Itagaçaba foram contemplados, na última segunda-feira (03), com a reforma da quadra poliesportiva ‘Benedito Airosa’.

O novo espaço, localizado na Praça Célia Faleiros da Silva, foi totalmente reformado, e conta agora com uma cobertura, nova pintura, piso e estruturas reforçadas.

Os recursos para a obra vieram de emenda parlamentar, solicitada pelo vereador Leprechal (PSD), junto ao deputado Marcos Damásio (PL), segundo a Prefeitura. O investimento trouxe muito mais estrutura para o espaço, que agora poderá receber diversos eventos esportivos.

1º Torneio do CT Pinda de Tênis de Mesa

Divulgação

No último dia 25 de março, houve o 1º Torneio do CT Pinda, da modalidade de Tênis de Mesa no João do Pulo na cidade de Pindamonhangaba-SP. O torneio foi dividido em três categorias (Nível A, nível B e iniciante) contando com a participação de cerca de 50 atletas de diversas cidades do Vale do Paraíba, além de ter sido totalmente gratuito.

Segue o resultado nas respectivas categorias:

Nível A - 1º lugar: Everton Siqueira (Taubaté);

2º lugar: Vitor Pinto (Taubaté); 3º lugar: Mailton Milani (Pindamonhangaba); 4º lugar: Júlio Amaral (Taubaté).

Nível B - 1º lugar: Matheus Barros (Taubaté);

2º lugar: Ivan Oliveira

(Caçapava); 3º lugar: Iago Alencar (São José dos Campos); 4º lugar: Cecília Ancilotto (Pinda -

monhangaba).

Iniciantes - 1º lugar: Ramiro (Taubaté); 2º

lugar: Antônio Marcos (Taubaté); 3º lugar: Júlia Ribeiro (Pindamonhangaba); 4º lugar: Lucas Briet (Pindamonhangaba).

A cidade de Pindamonhangaba conta atualmente com três polos de treinamento na cidade (João do Pulo, Vale das Acácias e Bairro das Campinas), além de ter atendimento todos os dias no João do Pulo para as idades a partir de 05 anos.

O projeto de Tênis de Mesa no município é desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEMELP) e para todas as faixas etárias as aulas são totalmente gratuitas. Para saber mais é só entrar em contato através do WhatsApp (12) 983218147.

Piquete abre inscrições para campeonato de futebol amador

As inscrições para o Campeonato Cidade Paisagem estão abertas até o dia 15 de abril.

No entanto, serão aceitos apenas 12 times, segundo a Prefeitura. Os jogos, com realização

da Prefeitura de Piquete, acontecerão no campo do Estrela.

As inscrições devem ser

feitas na secretaria de esportes ou pelo e-mail: esporte@piquete. sp.gov.br.

08 a 21 de abril de 2023 08 Jornal Vale Vivo Esportes
Divulgação / Prefeitura de Cruzeiro
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.