Edição 306

Page 1

O Jardim Pedramar fica a treze quilômetros do centro de Jacareí e é lá onde mora a D. Cida que há alguns anos abriu as portas da garagem da sua casa e a transformou em uma biblioteca comunitária, batizada de Ler para Crescer, conhecida carinhosamente por LPC. A escuta das histórias da avó e o pouco acesso aos livros, desenvolveram nela um amor pela leitura, que a acompanha desde criança. Creio que seja esse mesmo amor que movimenta suas energias e ações para que o prazer de ler e o acesso à leitura alcancem outros moradores do bairro, especialmente crianças e jovens. Não consigo precisar o tempo que nos conhecemos, mas já se vão alguns anos. Em 2018 participamos juntas de um projeto em Jacareí chamado Cidade Leitora, que reuniu representantes da educação municipal, estadual, ONGs e grupos interessados em pensar ações que espalhassem pela cidade o desejo de ler. A convivência só aumentou meu respeito e minha admiração. Dona Cida é incansável. Cheia de sonhos e generosa, vai pelo caminho convidando quem quiser para sonhar junto com ela. Depois de aposentada estudou pedagogia e começou a biblioteca com apenas uma prateleira, um armário e alguns livros. Conseguiu doações para melhorar o espaço físico e ampliar o acervo. Fez parcerias e tornou o lugar uma referência para a comunidade. Conforme o projeto se expandia, foi ganhando voluntários, um deles o Wesley, que recentemente lançou um livro chamado A Semente de um Sonho, contando a história da biblioteca. Da convivência na LPC muitos jovens iniciaram suas carreiras profissionais, demonstrando o que já sabemos, as periferias das cidades precisam de investimentos, olhares atentos e acessos para que a juventude possa crescer e desenvolver todas as suas potencialidades. Em outubro de 2023 a LPC completará oito anos. Hoje o acervo conta com cerca de cinco mil livros e o projeto promove diversas ações além do empréstimo: indicação de leituras, brincadeiras, contação de histórias, saraus, exibição de filmes, rodas de conversa, entre muitos outros. O espaço, no entanto, é pequeno e a equipe que cuida da biblioteca movimenta constantemente ações para levantar fundos e garantir melhorias, o que se constitui um grande desafio. Você pode conhecer o projeto por meio das redes sociais no facebook Bibliotecacomulpc e no instagram bclerparacrescer. Já tive o prazer de contar histórias na Ler para Crescer e sentir de perto a energia boa que a envolve, o interesse e participação das crianças, a procura das pessoas de todas as idades e o entusiasmo constante da D. Cida, que nos faz acreditar que mudar o mundo começa com a mudança do lugar onde estamos!

Homenagem

Jornal Vale Vivo

GENTE QUE FAZ Maria

Aparecida Alves

Lorena realiza programação especial para Dia Internacional da Mulher

Página 08

“Onde quer que uma mulher decida estar, ela faz toda a diferença.” Rafael Nolêto

O que será do prédio Grupo Escolar ‘Conde de Moreira Lima’

Em Cachoeira Paulista, surge o primeiro nome para campanha ao executivo em 2024

Câmara de Lorena convida representante da EDP após apagões de energia Página 03

ESPORTES

Vereador destaca trabalho de entidade do município de Roseira

Página 03

Tênis de mesa: Atleta lorenense na Seletiva Olímpica de Jovens

Judocas da Associação Ju Gonin Gumi se preparam para campeonatos nacionais

Página 02

Página 16

Patrimônio histórico abandonado recebe investimento de R$6,2mi do BNDES

Página 13

Página 09

Página 12

Prolongamento de rede de água beneficiará famílias no Mandú em Pinda Página 07

Não jogue este impresso em vias públicas Compartilhe com seus amigos
FOTO Divulgação
11 a 24 de março de 2023 ANO XII
D. Cida Edição 306
desativado há dois anos?
“Aniversário de Roseira conta com programação especial”

Opinião Patrimônio

Histórico

Quando se fala em preservação de patrimônios públicos, logo vem à mente prédios antigos, obras arquitetônicas ímpares (muitas construídas em séculos passados), enfim, construções memoráveis e de grande relevância cultural e artística.

Mas na prática, é possível se deparar com a letargia do poder público no quesito de conservação e, quiçá, restauração.

Nesta edição trazemos um típico caso de descaso com um prédio, que outrora serviu de referência no ensino e, hoje, amarga as marcas do abandono.

Confira na página 9 um pouco da história do centenário colégio “Conde de Moreira Lima”.

A DIFICULDADE EM TRANSITAR NA CALÇADA

Talvez seja por isso que em Lorena os munícipes andem mais nas ruas do que nas calçadas. Quando não estão com buracos, postes no meio, estão com mato alto e, nessa foto em especial, com um baita de um bloco de concreto que ninguém na vizinhança sabe como apareceu por ali. esse local é na área externa (calçada) do Campo do Rodovia, na Vila Passos, onde está sendo construído a UBS do bairro e que receberá o nome “Dr. Paulo César Neme”, projeto este de autoria dos vereadores Jair Pintor e Dr. Fábio Longuinho, presidente do legislativo.

lho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - do estado de São Paulo, está literalmente quase tombando, o pouco que resta dela. Moradores do entorno, veem com tristeza parte da história da cidade se esvaindo aos poucos. “Já é a segunda vez que cercam ela (a estação)”, diz uma moradora se referindo ao alambrado colocado ao redor da construção. “Se vão restaurar? Quero estar viva para ver”, relata outra moradora. Vamos torcer que consigam. Taubaté conseguiu, por que em Cachoeira não?

Jornal Vale Vivo

CNPJ: 13.463.982/0001-08

Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500

MAIS UM LOCAL NOVO DE DESCARTE

Novo, mas há de se ressaltar, irregular. Fica em frente ao ponto turístico de Lorena, conhecido por “Águas do Barão”. Onde outrora era somente um terreno vazio, hoje já começa a mostrar sinais de um ponto de descarte irregular de lixo e entulho. Não custa relembrar da Lei Municipal de nº 3.506/2012, sobre construção de muros e calçadas. #ficaadica.

MAIS DO MESMO

Esse outro local é às margens da linha férrea, no bairro Vila Geny, bem próximo onde todo sábado acontece a tradicional feira livre no bairro. Infelizmente, uma prática frequente, ainda carente de autuação mais rigorosa pelo poder público.

ENQUANTO ISSO EM CANAS

Uma das demandas dos munícipes de Canas, pelo menos os que residem no bairro Bela Vista, também conhecido como CDHU, é referente ao estado deplorável da única praça do local. A academia ao ar livre conta com somente um aparelho. Os brinquedos então... precários, “perigoso para a criança brincar”, relatou um morador. Fica aqui registrado o pedido da população.

Reforma já!!!

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA

A suntuosa (no passado) estação ferroviária, uma das maiores do país, tombada pelo CONDEPHAAT - Conse -

Jornalista

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA 2

Nomes para o executivo já começam a surgir. Nos cafés em Cachoeira Paulista, o assunto que toma conta das rodas de conversa é as eleições no ano que vem. Os nomes vão surgindo e o do atual presidente do legislativo do município, Léo Fênix (PSB), tem ganhado força. “Arrojado”, falam nas mesas de café. Agora é esperar o termômetro, que pelo visto, as eleições na cidade prometem.

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA 3

Por falar em “perguntar não ofende”, agora que os vereadores Max (UNIÃO) e Nenê do São João (PSB), renunciaram à liderança do executivo na Câmara, como fica a base de apoio ao governo? Segundo o vereador Max, “enquanto não mudar alguns secretários por parte do executivo, mexer as cadeiras, a situação vai ficar cada dia mais complicado... tentei fazer o meu máximo para ajudar o executivo municipal, não é pelo prefeito municipal, mas sim devido alguns secretários que não estão andando de acordo na cidade, não estão fazendo por merecer o cargo... tem coisas que não vou aceitar, mas eu não posso dizer só amém. Agora é lamentável eu convocar um secretário para participar de uma reunião e o secretário falar que outras coisas são mais importantes... é lamentável, eu nunca vi isso”, disse o edil na Tribuna da Casa de Leis na sessão de terça-feira, 07.

ESCLARECIMENTO

Em relação à matéria veiculada na edição 304, intitulada: “Pavimentação inacabada em Cachoeira Paulista gera transtornos”, onde a prefeitura de Cachoeira não havia se manifestado, trazemos agora a resposta em relação à obra. “Sobre a obra de calçamento no Embaú, estamos esperando a liberação do recurso por parte do governo federal, sendo esse recurso uma indicação do deputado (Marco) Bertaiolli. A contrapartida do município já foi parcialmente paga, estando a administração comprometida que após o retorno da obra e a emissão da nota pagará o restante da contrapartida no valor de 60mil” , diz a nota.

Distribuição quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida, Cachoeira Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba. www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br

Expediente As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade dos autores.

11 a 24 de março de 2023 02 Jornal Vale Vivo
Editorial Editorial
Responsável: Maria A.F.B. Matias MTB:68.138 Diagramação: Rafael Gomes
de
Andrade (12) 99186-3127 / 98140-1119
Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1 Tiragem: 6.000 exemplares

Câmara aprova

proposta que institui pensão especial a filhos das vítimas de feminicídio - https://bit.ly/3ZzJqd3

Política

Social da Câmara

Dep. de Comunicação

O

Assessoria de Comunicação da presidência s históricos de apagões elétricos estão deixando os moradores de vários bairros de Lorena indignados e com prejuízos. A comunidade, buscando resolver definitivamente o problema, procurou a Câmara nesta semana.

Sensivelmente preocupado com as quedas cons -

Gabinete Compartilhado entra com representação no Conselho de Ética e denúncia crime no Supremo contra Nikolas Ferreira

Deputado bolsonarista foi à tribuna do plenário na quarta-feira (8 de março), Dia Internacional da Mulher, para fazer discurso misógino e cometer crime de transfobia

O Gabinete Compartilhado do Congresso Nacional entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara e com uma denúncia crime no Supremo Tribunal Federal contra o deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, pelo crime de transfobia.

Nikolas foi à tribuna do plenário nesta quartafeira (8) para discursar sobre o Dia da Mulher.

Ao tomar a palavra, colocou uma peruca loira na cabeça e ironizou a existência de mulheres transexuais.

“O Brasil há 14 anos consecutivos é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Somos um país preconceituoso e atrasado. O que se viu hoje na Câmara dos Deputados, quando o deputado Nikolas Ferreira abordou

tantes, o presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho (PSD), apresentou um requerimento convidando oficialmente o representante da EDP Bandeirante, atualmente EDP São Paulo, para comparecer ao Legislativo. O documento foi aprovado e assinado por todos os vereadores na sessão Legislativa da última segunda-feira (06). “Está tornando-se um problemacrônico. Vários bairros estão sofrendo, quase diariamente, com essas falhas no fornecimento de energia elétrica. Essa situação precisa, com urgência, ser sanada pela prestadora. Todos pagam pelo serviço”, cobrou Longuinho. O requerimento do chefe do Legislativo aponta os bairros afetados pela instabilidade elétrica: Cabelinha, Nova Lorena, Novo Horizonte, Ponte Nova,

Vila Brito e boa parte da área central. “Sabemos também que outras regiões da nossa cidade ficam sem o fornecimento de energia elétrica, por um longo período do dia ou da noite, e essa deficiência será apresentada ao membro da empresa. Inúmeros moradores sofrem com essa instabilidade e estão perdendo suas mercadorias e aparelhos elétricos de uso familiar e indus -

trial”, detalhou. Em caso de negativa ou ausência da concessionária na Casa de Leis, a situação será encaminhada ao MP (Ministério Público Estadual). “O documento será enviado à empresa. Em breve, vamos agendar o dia e o horário que o representante da concessionária comparecerá ao Legislativo. Se não comparecer, certamente vamos procurar o MP”, frisou.

Câmara realiza evento em homenagem às mulheres

lizou nesse 08 de março uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

uma questão sensível de forma debochada, é o exemplo mais claro da tentativa de parte da sociedade em tentar apagar da convivência social pessoas trans. Este rapaz responderá na Justiça e aqui dentro da Câmara por sua fala criminosa. Enquanto o Brasil permitir e fechar os olhos para a intolerância seguiremos sendo um país assassino que maltrata sua população”, comentou a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).

A representação é assinada por PSB, PDT e PSOL. A denúncia ao STF pede a apuração de crimes de descriminação e homofobia.

O gabinete compartilhado é formado pelas deputadas Duda Salabert (PDT-MG), Tabata Amaral (PSB-SP), Camila Jara (PT-MS), pelos deputados Duarte (PSB-MA), Pedro Campos (PSB-PE), Amon Mandel (Cidadania-AM) e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Fonte: Caravelas Consultoria

Vereador destaca trabalho de entidade do município de Roseira

Ricardo Mendes contato@jornalvalevivo.com.br

O vereador da cidade de Roseira, Professor Adriano (PL), em conversa com nossa reportagem, destacou o trabalho do Grupo de Apoio e Amparo à Juventude - GAAJ, da cidade e o prêmio con -

quistado recentemente no valor de R$ 10 mil.

O Prêmio PROAC, segundo o edil, é ofertado para as instituições que se inscreveram para pleitearem o prêmio, como Ponto de Cultura, de 2009 à 2012.

Ainda segundo Professor Adriano, depois desse período, o GAAJ continuou

O evento contou com a participação de vários stands, profissionais da área da saúde e beleza, coffe break, sorteio de brindes entre outras atrações. Além disso, foi realizado também, uma Sessão Solene no Plenário da Câmara com a entrega de Honrarias Placa do Mérito “Mulher em Destaque - Ruth Guimarães”. “Agradecemos a presença de todos que compareceram e abrilhantaram esse evento! Parabéns, mulheres!”, destacou o presidente do legislativo de Cachoeira Paulista, vereador Léo Fênix (PSB).

Câmara de Lavrinhas em novo endereço

A Casa de Leis do município de Lavrinhas encontra-se em reforma e nesse período os trabalhos administrativos e as sessões legislativas irão acontecer no Clube Municipal Júlio Simões, localizado na Rua Virgílio D’Ávila, 147, no bairro Niterói.

O horário do expediente segue das 08h às 17h e as sessões ordinárias acontecem na primeira quarta-feira de cada quinzena, às 19h.

De acordo com informações do legislativo, no imóvel

oferecendo atividades culturais para os jovens da instituição e comunidade.

A premiação, por meio de repasse financeiro (R$ 10 mil), contemplou 45 (quarenta e cinco) entidades culturais sem fins lucrativos com constituição jurídica no Estado de São Paulo e o GAAJ foi uma delas.

“Fico muito feliz e honrado por essa conquista que irá ajudar e muito o GAAJ

da Câmara Municipal de Lavrinhas, com sede na Rua Manoel Machado, nº 82, Centro, as obras que estão sendo realizadas, incluem serviços de reforma e ade-

quação do imóvel, visando à atender a Lei de Acessibilidade (PNE).

As obras estão sendo realizadas pela empresa SANTOS BRASIL COMERCIAL E

SERVIÇOS EIRELI, inscrita no CNPJ: 27.550.564/000154, com sede na Rua Marechal Floriano Peixoto, 23, Sala 02, Centro, Poá/SP, na conformidade com a Proposta Comercial, pelo valor de R$ 171.902,68 (cento e setenta e um mil, novecentos e dois reais e sessenta e oito centavos).

A previsão de término das obras é de 06 (seis) meses.

Roseira. Parabenizo toda a equipe, na pessoa da presidente Renata”, destacou o representante do povo.

GAAJ

O Grupo de Apoio e Amparo à Juventude desenvolve hoje ações socioeducativas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, na faixa etária de 6 a 17 anos e, paralelamente, trabalhos com

as famílias dos usuários e com a comunidade local, atividades voltadas para a qualificação para o trabalho e fortalecimento de vínculos sociais.

É uma entidade filantrópica e promocional, sem fins lucrativos, mantida por doações mensais de sócios mantenedores e parceiros da comunidade local, que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de

vulnerabilidade social, de 06 a 17 anos, no contra turno escolar.

Se você pretende fazer uma doação ligue para: (12) 3646-2312 ou também pode enviar dúvidas e sugestões para o email: contato@gaajsp.org.br

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Redes Sociais: https://www.facebook. com/gaaj.cultura

Câmara de Lorena convida representante da EDP após apagões de energia 11 a 24 de março de 2023 03 Jornal Vale Vivo
Proposta foi apresentada pelo presidente do Legislativo Dr. Fábio Longuinho (PSD)
Presidente do legislativo, vereador Dr. Fábio Longuinho
A Câmara Municipal de Cachoeira Paulista rea -

Cidades

Câmara aprova projeto que tipifica crime de abuso de poder em troca de benefício sexual - https://bit.ly/42d3aVF

Construção do shopping em Cruzeiro pode ter início neste semestre

Nesta semana, o prefeito Thales Gabriel, juntamente com o secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Gustavo, se reuniram em São Paulo com a empresa vencedora da

concorrência para exploração do antigo prédio da AGEF, Shibata, para tratar do projeto de construção. O intuito do encontro foi endossar e pedir mais agilidade para liberação do início das obras. Segundo a Prefeitura, o re -

sultado foi positivo, e a expectativa é que ainda nesse primeiro semestre, a empresa inicie a construção do tão sonhado shopping, que será localizado no prédio da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários).

Os vencedores do Ecoday 2022 em Guará

Na segunda-feira (06), foi encerrado oficialmente o circuito 2022 com a premiação das escolas vencedoras.

“Foram mais de 11 toneladas de material reciclável retiradas das ruas e que agora já têm a devida destinação. E isso só ocorreu por conta da dedicação das escolas na acolhida do projeto e também pela parceria com a Cooperativa Coopera Guará na logística de recolhimento”, informou a prefeitura municipal.

A premiação foi deci -

dida com base na quantidade arrecadada dividida pelo número de matrículas de cada unidade. Esta forma de mensuração foi sugerida e aprovada por todos os diretores antes do início das fases.

O circuito contou com a cooperação das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Esportes, que junto coma a SAEG foram fundamentais pelo sucesso do projeto.

Classificação final: CAMPEÃ - Antonio da Cruz Payão, com média de 12,6 Kg por aluno.

VICE-CAMPEÃ - Ramão Gomes Portão, com 10,3 Kg por aluno.

TERCEIRO LUGAR - Elvira Giannico, com 8,2 Kg por aluno.

QUARTO-LUGAR - André Freire, com 5,2 Kg por aluno.

QUINTO-LUGARFrancisca Caloi, com 4,7 Kg por aluno. As três primeiras colocadas serão premiadas com equipamentos eletrônicos, ainda em fase final de aquisição, para utilização na própria escola. Fonte: PMG

11 a 24 de março de 2023 04 Jornal Vale Vivo
Arquivo / Prefeitura de Cruzeiro
11 a 24 de março de 2023 05 Jornal Vale Vivo

Cidades

Veto do prefeito contra a redução da faixa etária para gratuidade a idosos no transporte coletivo é acatado em plenário da Câmara - https://bit.ly/3FcARwn

Coalizão Cachoeira Paulista recebe visita da Sra. Fan Yang, Oficial de Relações Exteriores do Departamento de Estado Americano e Assuntos Internacionais

a terça-feira, 07, o Centro Cultural Gertrudes Schubert dos Santos, em Cachoeira Paulista, recebeu representantes da Coalizão Nacional e a presença internacional da Sra. Fan Yang, Oficial de Relações Exteriores do Departamento de Estado Americano e Assuntos Internacionais de narcó -

ticos e aplicação da Lei, Políticas e Programas Globais na redução da demanda de drogas.

O evento promovido pela Coalizão Cachoeira Paulista, contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes de entidades da sociedade civil e população em geral, além da imprensa local.

Eliane Marcondes, representante da Coalizão Brasil, parabenizou pela

presença de todos e principalmente dos jovens, bem como a coordenação da Coalizão Cachoeira Paulista e apoio do governo municipal.

“Parabéns Coalizão Cachoeira Paulista, o apoio das secretarias do governo ao senhor prefeito e o time de coordenação de Cachoeira Paulista, na pessoa da Sra. Lucia Martins que vem se dedicando muito à causa”, destacou Marcondes.

A representante do Es -

tado Americano, Sra. Fan Yang, disse estar honrada em visitar o Brasil pela primeira vez e “estar nesta comunidade visitando vocês, parabéns a vocês”, disse Yang, que finalizou destacando a importância do trabalho das Coalizões no Brasil, “que fazem um belo trabalho no país e o quanto é importante trabalhar a estratégia da prevenção ao uso de drogas nas comunidades através das Coalizões”.

11 a 24 de março de 2023 06 Jornal Vale Vivo
Ricardo Mendes Jornal Vale Vivo
N
Presença internacional no evento da Coalizão Cachoeira Paulista

Rosa Filippo apresenta preocupações de moradores sobre a estrutura do antigo clube literário na Vila Paraíba - https://bit.ly/41Ykeyo

PINDAMONHANGABA

Prolongamento de rede de água beneficiará famílias no Mandú

Dezenas de moradores do Mandú serão beneficiados com o serviço. As obras na Estrada Paulo Livramento, localizada às margens da Rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo, já estão

Geral

em fase final, sendo uma extensão de 872 metros.

Além disso, na Rua Luís Carlos Rosa, as ações iniciaram no último dia 1º de março e serão realizadas para contemplar 26 imóveis, numa extensão de 493

metros, segundo a Prefeitura.

Com investimento de R$ 184 mil, os trabalhos contam com participação e parceria da SABESP, que foi contratada pelo município para execução dos serviços.

Inscrições para concurso público em Pinda vão até 16 de março

As inscrições para o concurso público 01/03 da Prefeitura de Pindamonhangaba vão até dia 16 de março. O candidato deverá observar, rigorosamente, as formas de divulgação estabelecidas no edital e as demais publicações pelo site www.vunesp. com.br

Existem vagas para 124 empregos para praticamente todas as áreas da administração municipal, para pessoas com ensino fundamental, médio e superior. Para esses empregos devem ser contratadas no mínimo 313 pessoas. A prova objetiva para todos os empregos está

marcada para o dia 30 de abril. Outros detalhes como datas de provas prático-profissionais e de títulos, resultados, requisitos necessários para cada emprego, taxa de inscrição, conteúdo programático, entre outros, estão contidos no edital.

O prefeito Dr. Isael Domingues informou que

“será o maior concurso de Pindamonhangaba e que a Prefeitura pode vir a contratar mais de 313 pessoas, a depender da necessidade das secretarias para realização dos serviços e atendimento à população”.

O concurso será realizado pela Fundação Vunesp. “Assim como

fizemos um processo seletivo no fim de 2022, novamente a empresa contratada para elaboração e aplicação do concurso será a Vunesp, que tem larga experiência e credibilidade neste ramo”.

De acordo com o edital, não serão fornecidas por parte da Prefeitura nem por telefone ou e-mail,

informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas e demais eventos. O candidato deverá observar, rigorosamente, as formas de divulgação estabelecidas no edital e as demais publicações no endereço eletrônico da Vunesp.

Fonte: PMP

07 Jornal Vale Vivo 11 a 24 de março
de 2023
Divulgação / Prefeitura de Pindamonhangaba

Cidades

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR. NEM UM CENTAVO A MAIS

Não está fácil para o contribuinte da coisa julgada, não precisa o fisco pedir a aplicação recente, devendo ser respeitado apenas a anterioridade, quer dizer, só não pode cobrar no mesmo exercício ou antes de 90 dias, dependendo do caso.

Recentemente duas decisões do STF foram desfavoráveis para o contribuinte.

Primeiro: nos Recursos Extraordinários nº 949.297 e 955.227, decidiu-se que a decisão transitada em julgado, que reconheceu o direito do contribuinte não pagar tributos recorrentes, perde a eficácia se o STF vier a mudar sua posição sobre o assunto.

Ou seja, ganhou, levou, mas não se sabe por quanto tempo, a segurança jurídica da decisão não existe mais.

Não é uma novidade, pois já existia a ação rescisória, onde o fisco ingressaria com uma ação, dentro de um determinado prazo, para desconstituir a coisa julgada contrária à decisão recente do STF.

Entretanto, agora é automática a desconstituição

E chama a atenção a postura do STF em relação à modulação: não há modulação, quer dizer, qualquer decisão transitada em julgado pode vir a ser desconstituída.

Em geral quando a decisão é favorável ao contribuinte, tem havido modulação, em nome do impacto da decisão nos cofres públicos, porém, se é favorável ao fisco, não modula, vale tudo.

A esperança está no Legislativo, que já tem um projeto de Lei visando a afastar os efeitos da decisão do Supremo.

Segundo: morrer está mais caro.

O STF decidiu (ADI 5869) também que no caso de

Prefeito Sylvio Ballerini reúne-se com o COMMAM para tratar sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente

Na tarde de terçafeira, 7 de março, o Prefeito Sylvio Ballerini esteve em reunião com representantes do Con -

selho Municipal de Meio Ambiente de LorenaCOMMAM, para tratar de possíveis ações conjuntas e da liberação do Fundo Municipal de Meio Am -

biente.

Também estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Radamés Corrêa, e o Secretário de Finanças, Paulo Cardoso.

cessão de espaço em cemitério passa a gerar arrecadação de ISS para as Prefeituras.

Segundo o STF, ocorre que esse serviço funerário inclui a custódia dos restos mortais, sendo uma atividade tributada pelo ISS, e que consta na relação de serviços da Lei Complementar 116/03.

Essa decisão é duvidosa, pode gerar mais ações judiciais, pois aparentemente o mesmo fato gerador autoriza a cobrança do ISS e das taxas municipais relativas a serviços funerários.

Prefeitura e Polícia Militar reúnem-se para tratar de convênios e ações conjuntas

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Segurança, participou na terça-feira, 7 de março, de uma reunião no Batalhão da Polícia Militar em São José dos Campos.

Foram abordados convênios e possíveis ações entre a Prefeitura e a PM, visando trazer melhorias para a segurança do município e fortalecer a parceria entre os órgãos.

Participaram da reunião representantes de diversas cidades do Vale do Paraíba,

Vale Histórico e Vale da Fé. Representando Lorena, estiveram presentes o Secretário de Segurança, Alfredo Pereira; o Diretor

de Segurança, Filipe Medeiros; e a Assessora de Inteligência em Segurança, Elaine Leal.

Fonte: PML

11 a 24 de março de 2023 08 Jornal Vale Vivo
Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos em São José do Barreiro - https://bit.ly/3ZSmPIq

Vestibular UNIVESP 2023 - Polo Areias

O que será do prédio Grupo Escolar ‘Conde de Moreira Lima’ desativado há dois anos?

As portas trancadas e o alto mato que cercam o prédio centenário e patrimônio histórico, que abrigou por quase 100 anos a escola Conde de Moreira Lima, na região central de Lorena, mostram a força do tempo com o espaço desativado que reúne centenas de memórias e lembranças de milhares de lorenenses.

Desde o fim do ano letivo de 2020, o prédio histórico encontra-se sem função, quando a antiga gestão decidiu transferir a unidade escolar para um novo endereço, que antes era ocupado pelo SESI, no bairro São Roque.

Em comunicado à época, a mudança foi justificada por “oferecer melhor estrutura aos alunos”. Com isso, o centenário e histórico prédio ficou “à disposição da nova gestão que poderá conferir ao local o uso que julgar mais conveniente”, finalizou.

Mas afinal, quais são os planos para o prédio centenário?

Um pouco sobre a história da escola centenária e referencial

O mato alto toma conta do prédio centenário

O Grupo Escolar Conde de Moreira Lima, que inicialmente recebeu o nome de 2º Grupo Escolar de Lorena, foi criado por decreto do dia 30 de janeiro de 1918, pelo então presidente do Estado de São Paulo (como eram chamados os governadores), Dr. Altino Arantes.

O início da construção se deu em 1912. Trata-se de uma das 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre os anos de 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico.

Segundo o que consta no portal da Prefeitura

de Lorena, o projeto do prédio foi previsto e assinado inicialmente pelo engenheiro e arquiteto, Manuel Sabater, em 1911. O mesmo foi implantado nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto, construção semelhante sem alteração de fachada.

Anos após o funcionamento, em novembro de 1926, a escola trocou de nome, passando a se chamar “Grupo Escolar Conde de Moreira Lima”, devido a uma justa e honrada homenagem a um dos mais ilustres e importantes personagens da história da cidade, falecido quatro meses antes.

Referência no ensino, em 1935 a unidade contava com 358 alunos matriculados. No entanto, somente em 2001, a escola foi municipalizada por meio da Lei de 2.325 de 01 de janeiro de 1997, passando, a partir de então, a ser administrada pela Secretaria Municipal da Educação. Com a fachada diferenciada das demais unidades da cidade, o prédio escolar foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em setembro de 2011.

Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado

pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica.

Memórias que não se apagam Os cadeados enferrujados que agora fecham as portas do casarão, não bloqueiam as memórias vividas por centenas de ex-alunos que se alfabetizaram e se formaram na unidade.

Mais que conteúdos disciplinares compostos e obrigatórios na grade curricular, a escola Conde também era palco de comoção e alegria. Quem não se lembra das cantatas natalinas feitas por alunos do ensino fundamental na escada do jardim?

Nas redes sociais, lorenenses esperam por uma resposta sobre o que será transformado o “antigo Conde”. “Prédio histórico, mas sem conservação e carente de iniciativas públicas para o fortalecimento de sua história e importância para a cidade”,

lamentou uma internauta em uma recordação da unidade.

Não é o único! Vale ressaltar que outros prédios históricos se encontram nestas condições. O Solar, que também leva o nome do Conde Moreira Lima, encontra-se desativado desde 2021, devido às más condições.

No entanto, a boa notícia é que em setembro do ano passado, o Termo de Intenções para Restauração e Ampliação do prédio foi assinado pelo prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), pela Vice-reitora do Unifatea, Ir. Zenilde Fontes, e pela Secretária de Cultura e Turismo de Lorena, Juliana Barbosa. Estando agora na etapa de captação de recursos financeiros para a execução das obras.

Entretanto, o Solar Baptista D’Azevedo, também importante para a história e cultura da cidade, segue fechado e sem uma definição, desde a compra da Prefeitura, em outubro de 2020.

Vale ressaltar que valorizar um patrimônio histórico é fundamental para preservar a memória coletiva. É também uma forma de reconhecer a contribuição de gerações passadas, garantindo que essas experiências não sejam esquecidas e que possam continuar sendo compartilhadas por aqueles que estão por vir.

A Prefeitura de Lorena foi questionada sobre as atuais condições da estrutura do prédio Grupo Escolar ‘Conde de Moreira Lima’. Além disso, a reportagem indagou sobre os projetos futuros para o patrimônio histórico, mas até o fechamento desta edição, não tivemos as respostas.

11 a 24 de março de 2023 09 Jornal Vale Vivo Geral
https://bit.ly/3Fdx1TL
Foto Ricardo Mendes Jornal Vale Vivo
11 a 24 de março de 2023 10 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal
11 a 24 de fevereiro de 2022 11 Jornal Vale Vivo

Cidades

Inscrições abertas para estágio 2023 - CIEE, na cidade de Potim - https://bit.ly/3ZCrxdr

ROSEIRA completa 58 anos com programação especial

Tradicional desfile cívico volta depois de dois anos

No próximo dia 21 de março a cidade de Roseira completa 58 anos de emancipação político-administrativa. Roseira, que antes pertencia a Guaratinguetá, traz um legado cultural, religioso e econômico para a região do Vale do Paraíba. Zito, um dos maiores jogadores do Santos e da Seleção Brasileira, nasceu em terras roseirenses. Roseira também foi cenário da novela OS INOCENTES da extinta TV Manchete, além de ser amada por José Luis Pasin, um dos renomados escritores do Vale do Paraíba que tinha como paixão a preservação ambiental.

certeza vai trazer à tona os grandes nomes que marcaram a construção da nossa cidade. Cada escola, com muito carinho, está preparando suas homenagens a pessoas e fatos que marcaram o desenvolvimento de Roseira e queremos que a população roseirense venha assistir ao desfile”, destaca o prefeito Fernando Siqueira.

Edital de Convocação

O Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Químicas e Farmacêuticas de Pindamonhangaba e região, de CNPJ; 04.842.370/0001-27, por seu presidente abaixo assinado, convoca a todos os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício em 2015, com a empresa GOLDEN TECHNOLOGY LTDA a Comparecer munido da CTPS (Carteira de trabalho e Previdência Social) na Assembleia Geral Especifica que se realizara na sede da empresa Situada na Avenida Heubach, nº 1000 - Vista Alegre - Potim - SP. Cep: 12525-000, no dia 16/03/2023 ás 12h00, para aprovação de propositura do acordo referente ao Processo coletivo de trabalho nº 0010602-33.2015.5.15.0147. Para obter maiores informações ligar no telefone (12) 3648-5767 em horário administrativo. Pindamonhangaba, 11 de Março de 2023 Sem mais

Atenciosamente Sebastião de Melo Neto Presidente

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ROSEIRA

CONTRATADOS:

COOPERATIVA DE LATICÍNIOS DO MÉDIO VALE DO PARAÍBA

COMEVAP CNPJ Nº46.632.451/0001-42

VALOR TOTAL DE R$ 192.000,00 (CENTO E NOVENTA E DOIS REAIS);

D.R. MARTINEZ ME - CNPJ Nº10.943.315/0001-26

VALOR TOTAL DE R$ 64.000,00 (SESSENTA E QUATRO MIL REAIS).

DATA DA ASSINATURA: 27/02/2023

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 12 MESES

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N°. 8.666/93, APLICANDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO.

PROCESSO Nº290/2023 - PREGÃO Nº003/2023

ROSEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2023.

PREFEITO MUNICIPAL:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA

PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº005/2023

O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade registro de preços, que será realizado no dia 15/03/2023, às 09:00 h, tendo como objeto locação de veículos, conforme termo de referência. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro-Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov.br, link licitações/registro de preços, informações pelo e-mail:licitacoespmroseira@hotmail. com. Roseira, 01 de março de 2023.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

AVISO DE INDEFERIMENTO DO RECURSO - PREGÃO PRESENCIAL Nº029/2022

A Prefeitura Municipal de Roseira, torna público o INDEFERIMENTO ao recurso interposto pela empresa Comercial Titica Gás Ltda EPP, pregão presencial nº029/2022 - processo nº2314/2022, com fundamento na Lei nº8.666/93, com demais alterações, mantendo o resultado final. Roseira, 01 de março de 2023.Luís Henrique Caltabiano - PregoeiroFernando Augusto de Siqueira - Prefeito Municipal.

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

REGISTRO DE PREÇOS Nº003/2023 - PROCESSO N°290/2023

OBJETO: AQUISIÇÃO DE LEITE PASTEURIZADO, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

EMPRESAS VENCEDORAS:

COOPERATIVA DE LATICÍNIOS DO MÉDIO VALE DO PARAÍBA COMEVAP CNPJ Nº46.632.451/0001-42

ITEM 01, VALOR TOTAL DE R$ 192.000,00 (CENTO E NOVENTA E DOIS MIL REAIS);

D.R. MARTINEZ ME - CNPJ Nº10.943.315/0001-26

ITEM 02, VALOR TOTAL DE R$ 64.000,00 (SESSENTA E QUATRO MIL REAIS).

DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 27/02/2023

ROSEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2023.

FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA - PREFEITO

LUÍS HENRIQUE CALTABIANO - PREGOEIRO

A Prefeitura Municipal de Roseira preparou uma programação especial e familiar em comemoração ao aniversário da cidade. A volta do Desfile Cívico, depois de dois anos, por conta da pandemia, é o grande destaque.

“Estamos preparando um desfile que com

A programação inicia no dia 18 de março com a corrida de rua. No domingo, dia 19, acontece o 2º Cicloturismo de Roseira, ambos eventos na praça João Paulo II. O Desfile acontece no dia 20 de março, às 08h na Praça Sant´Ana e para terminar a programação o dia 21, dia do Aniversário de Roseira, às 15h, na Praça João Paulo II, haverá uma festa com futebol de sabão e tobogã de graça para todas as crianças.

A programação também pode ser conferida no site: www.roseira. sp.gov.br.

Fonte: PMR

EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

REGISTRO DE PREÇOS Nº029/2022 - PROCESSO N°2314/2022

OBJETO: AQUISIÇÃO DE CILINDRO DE GÁS, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA

EMPRESA VENCEDORA:

ROSELY NUNES ROSA GÁS ME - CNPJ Nº05.960.509/0001-08

ITENS: 01, 02, 03, 04, VALOR TOTAL DE R$ 117.800,00 (CENTO E DEZESSETE MIL E OITOCENTOS REAIS).

DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 06/03/2023

ROSEIRA, 06 DE MARÇO DE 2023.

FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA - PREFEITO LUÍS HENRIQUE CALTABIANO - PREGOEIRO

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ROSEIRA

CONTRATADO:

ROSELY NUNES ROSA GÁS ME - CNPJ Nº05.960.509/0001-08

VALOR TOTAL DE R$ 117.800,00 (CENTO E DEZESSETE MIL E OITOCENTOS REAIS).

DATA DA ASSINATURA: 06/03/2023

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 12 MESES

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N°. 8.666/93, APLICANDO OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS

CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO.

PROCESSO Nº2314/2022 - PREGÃO Nº029/2022

ROSEIRA, 06 DE MARÇO DE 2023.

PREFEITO MUNICIPAL:FERNANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA

PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

11 a 24 de fevereiro de 2022 12 Jornal Vale Vivo
Igreja matriz Sant’Ana

Prefeitura promoverá Consulta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo para a Comunidade Cultural de Aparecida - https://bit.ly/420Iik7

O MEIO AMBIENTE E O TITANIC

É uma história conhecida e recontada muitas vezes que, quando do naufrágio do Titanic, não havia botes salva-vidas para todos. Assim, eles foram garantidos prioritariamente para os passageiros da primeira classe. A maioria dos empregados do navio e passageiros, principalmente os da terceira classe, morreram afogados por falta de botes em número suficiente. A orquestra do Titanic então tomou a decisão de morrer dignamente. Comandados pelo seu maestro tocaram pela última vez enquanto o navio afundava nas águas geladas do Atlântico Norte.

Por que relembrar a tragédia do Titanic? Porque ela ilustra bem nossa res -

ponsabilidade para com a sustentabilidade do nosso ecossistema planetário. Não se incomodar com a questão do meio ambiente é um pouco como decidir afundar junto com o navio como fez a orquestra do Titanic. No caso do meio ambiente, é afundar sem dignidade nenhuma. O navio, no caso, é o mundo em que vivemos, mas, de maneira mais próxima, é a cidade em que moramos e que devemos preservar para as gerações que virão depois de nós. Para todos os que herdarão a cidade depois que não estivermos mais por aqui. O comandante do Titanic ignorou os avisos de que um iceberg se aproximava da rota do navio. Os que não se incomodam com o meio

SUGESTÃO DE LEITURA

7 principais medos da mulher moderna

Neste 8 de março, escritora Michelle Poler elenca os desafios mais marcantes no universo feminino

A emancipação feminina permitiu que as mulheres conquistassem direitos e espaços nunca antes alcançados. Com isso, a imagem de que elas são poderosas e destemidas foi elevada à potência máxima. Esse quadro ganha mais dimensão conforme se aproxima o dia 8 de março. Mas há uma série de receios que assombram a vida da maioria delas.

Com bom-humor e linguagem acessível, a escritora e “enfrentadora de medos” Michelle Poler elenca os sete desafios mais marcantes da mulher moderna, que também estão presentes no livro E aí, medo?, lançado no Brasil pela editora Hábito.

1) Dor: “Menina, você NUNCA vai poder ter filhos assim!”, qual mulher nunca escutou essa frase em uma situação de dor iminente? Seja no consultório médico, na manicure ou na depilação: isso não ajuda em nada. Crie desafios que vençam esse medo. Por exemplo: marque uma sessão de acupuntura ou experimente uma comida picante. E não dê ouvidos para quem quer diminuir a sua dor - ela é só sua!

2) Perigo: evite coisas que possam ser fatais - é claro - mas também aprenda a viver a vida em sua plenitude. Aqui a palavra é cautela. Michelle já flertou com coisas bem desafiadoras como segurar uma tarântula e uma cobra ao mesmo tempo e mergulhou com tubarões. Tudo isso com supervisão e em locais mega seguros!

3) Vergonha: esse medo está intimamente ligado à necessidade de se sentir incluída. Ele limita muito a capacidade de ser autêntica, mas também poda a individualidade. Quem mais sofre com esse temor são as perfeccionistas. Mas por que ser a MELHOR se você pode ser DIFERENTE?

4) Rejeição: ouvir um NÃO é uma das coisas mais difíceis que o ser humano pode enfrentar. É quase a mesma coisa que dizer VOCÊ não é boa o suficiente. Prejudica a autoestima e mina a autoconfiança - por isso é natural tentar evitá-la ao máximo. Para superá-la não tem outro jeito: aprenda a se expor e a lidar com as críticas.

5) Solidão: talvez seja o medo com maior consequência para as mulheres na contemporaneidade. Muitas preferem a companhia do boy lixo do que suportar o fato de ficar só. Claro que isso depende muito da personalidade de cada uma - passar um tempo na própria companhia pode ser maravilhoso.

6) Nojo: esse é o medo que mais faz sair da zona de conforto e a maioria das mulheres preferem evitar. Usar uma cabine sanitária ou comer algo exótico estão na lista de coisas nojentas temidas pelo público feminino. O sentimento de repulsa pode ser tanto físico como moral. Este último é mais difícil de lidar e pode de fato ser desconfortável, mas pense sempre no seu bem-estar físico e mental.

7) Controle ou a falta dele: levanta a mão quem também quer controlar tudo? Com certeza ninguém ergueu a mão! Porque os “loucos” por controle nunca levantariam a mão em público. Esse medo não nos permite viver no presente e, quanto mais se tenta controlar a vida, menos se é capaz de aproveitá-la. Se joga e aproveita o agora ao máximo!

Onde encontrar o livro: https:// amzn.to/3MKpkGG. Preço: R$ 84,90. Páginas: 352 Site da autora: www.michellepoler.com

Cultura & Turismo

*Walter Cezar Addeo

ambiente, também estão a ignorar os perigos para o planeta de uma alteração radical no clima, no regime de chuvas, no desaparecimento da cobertura vegetal, no derretimento das calotas polares e na qualidade das águas. As cidades tornam-se insalubres, quentes e desagradáveis de viver. Desabrigados das chuvas marcam um encontro todos os anos nas manchetes dos jornais. E assim afundamos todos. Na questão climática ninguém se salva sozinho. Então o que fazer? Primeiramente ensinar nas escolas a importância do ecossistema do planeta e que somos todos responsáveis por ele. Exigir dos administradores o mapeamento de todas as áreas de proteção

ambiental da cidade para que sejamos seus fiscais perenes. Precisamos conhecê-las e zelar por elas. Exigir um programa de reflorestamento sistemático de nossas ruas e praças. Que as licenças de construção na cidade respeitem o distanciamento legal das margens de rios e ribeirões de maneira efetiva. Que as águas dos esgotos recebam tratamento adequado antes de serem devolvidas aos rios. Que o suprimento de água à população tenha seus níveis de análise constantemente auferidos para que não comprometam a saúde da população. Que a qualidade do ar que respiramos seja adequado e não nos faça adoecer. Enfim que o saneamento básico se aprimore e atinja os níveis preconizados pelos tratados internacionais e nacionais. É hora de sanear a cidade. Mas, sanear a cidade também depende de nós. Nós somos os grandes fiscais do ecossistema de nossa cidade. Nós somos os passageiros deste navio. Se nosso meio ambiente adoecer, não ha -

verá botes salva-vidas para ninguém. Cuidar da cidade é cuidar de nós, das nossas famílias e da geração que virá. Cada um tem sua parcela de responsabilidade na saúde da cidade. A cidade é um corpo vivo que pode adoecer. Cabe a nós zelar pela sua integridade. Ar, água, vegetação, administração inteligente da ocupação do solo e dos detritos urbanos constituem o sistema circulatório do corpo da cidade. O meio ambiente é nosso segundo corpo coletivo. Cada cidade pode começar criando associações civis de defesa do meio ambiente. A partir delas, atua-se nas Câmaras Legislativas para o aprimoramento das leis ambientais da cidade e obriga-se o Executivo a cumprir as leis já existentes. Um meio ambiente saudável significa uma cidade em interação harmônica com a natureza que está sendo expulsa por um capitalismo predador que pensa a cidade apenas como um imenso parque de construções e de estacionamentos

*Mestre em Filosofia pela USP. Membro da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Autor de “Um Passeante pelas Mostras de Arte: Ensaios Críticos”, Editora Penalux. Escritor e ensaísta. waddeo@uol.com.br

para carros. Ela é muito mais do que isso. Ela é o lugar dos afetos e onde aprendemos a ser cidadãos responsáveis. Nossa maioridade como seres humanos se deu nas cidades. Ela vale nossos esforços.

Patrimônio histórico abandonado recebe investimento de R$6,2mi do BNDES

Antiga estação ferroviária de Taubaté será restaurada e previsã o é que as obras sejam concluídas em 12 meses para oferecer um ambiente de inovação aberta com foco na economia criativa e cidades inteligentes

Com a missão de desenvolver projetos que fortaleçam os âmbitos socioculturais e econômicos nos municípios, ações e iniciativas voltadas para a sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento humano, o Instituto I.S recebeu um investimento de R$6,2 milhões para a restauração do prédio principal complexo ferroviário de Taubaté e sua plataforma de embarque.

A iniciativa está sendo viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) junto aos apoiadores financeiros BNDES, EDP, MRS e Gestamp. A meta é fazer da estação um ambiente de inovação aberta com foco nas indústrias criativas, tecnologia, turismo e cidades inteligentes.

Denominado Estação do Conhecimento, o espaço irá impulsionar iniciativas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico.

“Esse tipo de atuação é fundamental para a socie-

dade e a economia. Estimulamos a captação de recursos humanos e materiais para atender importantes demandas que, por vezes, o Estado não consegue absorver. Nesse caso, podemos dizer que o terceiro setor é também responsável por gerar empregos, resgatar a essência histórica e cultural dos locais, criar oportunidades de aprendizados com foco nas novas profissões junto aos jovens e participar democraticamente no exercício da responsabilidade social e cidadania”, afirma Rodrigo França, fundador e presidente do Instituto I.S.

Contexto Histórico Inaugurada em meados do século XIX, a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Estação Taubaté, por muitos anos, foi o principal meio de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. A estação funcionava

como carga e descarga de mercadorias, além de servir como transporte para passageiros, entre eles, o presidente Getúlio Vargas. Datado de 1923, o complexo documenta a história da industrialização paulista e seu valor simbólico para a construção da identidade cultural da população local, especialmente no período do Ciclo do Café.

Em 2o21, o Conjunto da Estação Ferroviária de Taubaté foi declarado Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo. Agora, em 2023, o objetivo é oferecer um ambiente de inovação aberto com foco na economia criativa e cidades inteligentes.

Sobre o Instituo I.S:

O Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana, é uma Organização Social Civil, privada e sem fins lucrativos. Fundado em 2011, o Instituto atua no modelo think tank para promover iniciativas de desenvolvimento socioeconômico, estratégico e cultural para a revitalização de patrimônios históricos. A instituição também trabalha no desenvolvimento de políticas públicas, implementação de ações de ESG e estabelece relações com a economia criativa, inovação e cultura por meio da preservação do patrimônio e smart cities.

Fonte: Agência PinePR

13 Jornal Vale Vivo 11 a 24 de março de 2023
da Estação Ferroviária de Taubaté
Fachada
FOTO Lucca Santos

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel

ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

PORTAL DO VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.235 DE 06 DE MARÇO DE 2023

“AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER SUBVENÇÃO PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS - APAE.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder subvenção social à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 48.276.786/0001-09, com sede na cidade de Cachoeira Paulista/SP, entidade beneficente que presta serviços às pessoas portadoras de necessidades especiais de nosso Município, cujo repasse será formalizado em convênio próprio, no valor mensal de R$ 9.000,00 (nove mil reais) e valor anual de R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais).

ARTIGO 2º.- As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, conforme a seguinte rubrica orçamentária:

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

AUTÓGRAFO Nº 1.236 DE 06 DE MARÇO DE 2023

“AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER SUBVENÇÃO PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS - APAE DE CRUZEIRO/SP.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder subvenção social à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 45.198.504/0001-04, com sede na cidade de Cruzeiro/SP, entidade beneficente que presta serviços às pessoas portadoras de necessidades especiais de nosso Município, cujo repasse será formalizado em convênio próprio, no valor mensal de R$ 3.000,00 (três mil reais) e valor anual de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais).

ARTIGO 2º.- As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, conforme a seguinte rubrica orçamentária:

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro de 2023, ficando revogadas as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 06 de março de 2023.

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos seis dias do mês de março de 2023.

Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000

Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31

Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

AUTÓGRAFO Nº 1.237 DE 06 DE MARÇO DE 2023

“AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER SUBVENÇÃO SOCIAL A FAVOR DO BERÇO REDENÇÃO - ENTIDADE BENEFICENTE QUE PRESTA SERVIÇOS DE ABRIGAMENTO ÀS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS QUE FORAM AFASTADAS DE SEU MEIO FAMILIAR.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder subvenção social ao Berço Redenção, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 50.015.833/0001-02, com sede na Rua São Benedito, nº 75, Margem Esquerda, Cachoeira Paulista/SP, CEP 12630-000, entidade beneficente que presta excelentes serviços de abrigamento às crianças do nosso Município, proporcionando o bem-estar e o desenvolvimento integral de tais crianças, garantindo a elas segurança afetiva e física, durante o afastamento de seu meio familiar, cujo repasse será formalizado em convênio próprio, no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), e no valor anual total de RS 78.000,00 (setenta e oito mil reais).

ARTIGO 2º.- As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, conforme a seguinte rubrica orçamentária:

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro de 2023, ficando revogadas as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 06 de março de 2023. MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos seis dias do mês de março de 2023.

Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br

AUTÓGRAFO Nº 1.238 DE 06 DE MARÇO DE 2023 “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER SUBVENÇÃO PARA O LAR SÃO VICENTE DE PAULO.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º.- Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder subvenção social ao Lar São Vicente de Paulo, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 01.067.715/0001-24, com sede na Rua João Antunes de Macedo, nº 648, Centro, nesta Cidade, entidade beneficente que presta excelentes serviços às pessoas idosas e carentes de nosso Município, cujo repasse será formalizado em convênio próprio, no valor mensal de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) e no valor anual de R$ 54.000,00 (cinquenta e quatro mil reais).

ARTIGO 2º.- As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, conforme a seguinte rubrica orçamentária:

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro de 2023, ficando revogadas as disposições em contrário.

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro de 2023, ficando revogadas as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 06 de março de 2023.

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA

PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA

VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos seis dias do mês de março de 2023. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 06 de março de 2023.

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA PRESIDENTE

Ver. PEDRO CIRILO DA SILVA VICE PRESIDENTE

Verª. NEUSA LIANE GRILLO MENEGON 1ª SECRETÁRIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de Silveiras - Estado de São Paulo, aos seis dias do mês de março de 2023.

Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

11 a 24 de março de 2023 14 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal

O Dr. Mário Celso Ribeiro Senne, Delegado de Polícia Titular no Município de Cachoeira Paulista - SP, de conformidade com o artigo 27, inc. III, do Decreto Nº 44.448, de 24 de Novembro de 1.999, cc a Res. SSP 46 de 21 de Dezembro de 1.970, do Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo - SP.

Faz saber a quantos o presente edital vierem ou dele tomarem conhecimento que pelo Dr. Benedito Henrique Righi Queiroz, DD. Delegado Seccional de Polícia de Guaratinguetá - SP, foi designado o dia 25 de Abril de 2.023 às 13 horas para a Correição Ordinária Periódica pertinente ao Primeiro Semestre do corrente ano para o qual ficam convocados desde já a Autoridade Policial e os funcionários a ela subordinados; bem como, sendo facultado ao povo em geral por ocasião dos trabalhos apresentarem queixas ou sugestões a respeito das atividades policiais.

Registre-se. Dê-se ciência aos interessados. Afixe em local de costume. Publique-se pela imprensa local.

Cachoeira Paulista, 2 de Março de 2.023.

15 Jornal Vale Vivo 11 a 24 de março de 2023 Data (01/03/23) Página 1 de 1 Rua São Sebastião, 516 - Centro - Cachoeira Paulista - SP - CEP: 12.630-000 Email: dpm.cachoeirapta@policiacivil.sp.gov.br - Telefone: 12-3151-1543/12-31011933
EDITAL

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Judocas da Associação Ju Gonin Gumi se preparam para campeonatos nacionais

Os atletas Sub-13 de Lorena participaram da seletiva estadual de Judô para o Campeonato Sul Brasileiro, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de março. O evento foi realizado em Mogi das Cruzes (SP). A Associação Ju Gonin Gumi obteve bons resultados.

A seletiva estadual para o Campeonato Sul Brasi -

leiro reuniu mais de 1.500 atletas em busca de uma vaga para representar o estado de São Paulo. Foram mais de 40 entidades esportivas. A próxima etapa regional será realizada em abril, no Rio Grande do Sul, e valerá vaga para a grande final nacional. Segundo a associação, os judocas de Lorena seguem, desde o início

Tênis de mesa: Atleta lorenense na Seletiva Olímpica de Jovens

A mesatenista de Lorena, Gabriella Zago, foi convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, para a Seletiva Olímpica de Jovens. O evento ocorre em São Paulo, nos dias 26 a 28 de março.

Segundo o portal O Lorenense, a atleta, que faz parte da Matostt/ SESI SP - Tênis de Mesa, representa o país na ca -

tegoria Sub-19 Feminino. A competição vale classificação no ranking nacional.

A seletiva é um programa de talentos desenvolvido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) cujo objetivo é encontrar os melhores atletas de tênis de mesa do Brasil e prepará-los para competir ao nível internacional.

Matrículas abertas para 11 modalidades esportivas em Roseira

Aos interessados em praticar alguma atividade física em Roseira, basta se matricular em uma das 11 modalidades, que inclui futsal, natação, ginástica rítmica, luta e outros.

Crianças a partir dos 06 anos já podem participar das aulas na Secretaria de Esportes. Mais informações na Quadra Coberta ou pelo telefone: (12) 3646-3394.

Cerca de 340 pessoas participam das modalidades esportivas de Canas no primeiro mês de atividades

A Diretoria de Esportes de Canas está oferecendo 11 modalidades esportivas das mais variadas para a população, incluindo um trabalho especializado para pessoas com deficiência: treinamento funcional para crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e autismo (TEA).

Além disso, cerca de 340 munícipes praticando e usufruindo das aulas no primeiro mês de atividades. “É um trabalho pautado no

deste ano, com treinos técnicos, físicos e táticos. Competindo em meio a atletas mais experientes e de grandes clubes do Judô Paulista, os atletas demonstraram estar no caminho certo, disputando os combates de forma acirrada e mostrando evolução, tanto na qualidade técnica, como na postura frente a eventos desse porte.

Equipe Paralímpica de Lorena representa a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Os atletas paralímpicos de Lorena irão representar o Brasil no Aberto Paralímpico. Trata-se de uma competição que acontece desde 2009, sendo organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e visa promover a prática esportiva e incentivar o surgimento de novos talentos.

O evento ocorre entre os dias 24 a 26 de março, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os atletas fazem parte do maior centro de treinamento de Tênis de Mesa do Vale Paraíba, Matostt/SESI SP - Tênis de Mesa.

Confira a lista dos convocados: Demétrius Barros, Paulo Fonseca, Cláudio Massad, Paulo Salmin, Thiago Gomes, Danielle Rauen, Joyce Oliveira e Catia Oliveira.

profissionalismo e na responsabilidade, comprometido com a missão de democratizar o acesso às práticas corporais de lazer e à cultura do esporte, ambas pensando na promoção da qualidade de vida e da saúde do cidadão canense”, diz a prefeitura. Nos próximos dias, a cidade pretende ampliar a parceria com o SESI - Programa Atleta do Futuro (PAF), com as modalidades de Judô e Ginástica Rítmica.

A abertura do Ranking

Nacional e Paulista de Ciclismo ocorreu no domingo (05), em Guarulhos (SP).

Com mais de três horas de prova, num circuito muito técnico e desafiador, dos pouco mais de 150 atletas que largaram na categoria Elite, o atleta de Guaratinguetá, Marcio Vicente, cruzou a linha de chegada na sexta colocação.

Guaratinguetá segue na disputa pelo topo do ranking nacional de ciclismo foi uma prova surpreendente, que contou com os melhores atletas do ranking brasileiro, que serviu como um excelente termômetro para a temporada. Competitivos e esperançosos em brigar pelo pódio do Campeonato Brasileiro deste ano, a equipe de Ciclismo do FADENP Guaratinguetá vai atrás do próximo desafio no dia 19 de março, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a Prefeitura,

Participe do 3º Circuito da Associação Esperança em Lorena

Ao todo, são três modalidades esportivas, sendo handbike, corrida e ciclismo. O evento, em prol do

“anjos associados”, ocorre em Lorena no dia 19 março, às 8h, na Lagoa do Mondezir até o Parque Taboão,

sendo 8 km de percurso. No local de chegada, os atletas contarão com um café da manhã e premia -

ções aos primeiros colocados. Trata-se de uma parceria que reúne solidariedade e prática esportiva!

A taxa de inscrição do circuito é de R$ 20,00 e deve ser feita pelo PIX 292638008-98, sendo ne-

cessário enviar o comprovante aos organizadores: Facebook - Anjos da Esperança. Participe!

11 a 24 de março de 2023 16 Jornal Vale Vivo Esporte Guaratinguetá recebeu o 1° encontro regional de secretários de esporte e 1° congresso CORESE - https://bit.ly/3L864Vh
Divulgação / Prefeitura de Guaratinguetá
Felipe FreelancerRodrigues
Divulgação / Associação Ju Gonin Gumi - Polo Fadenp
Reprodução / Portal O Lorenense
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.