3 minute read

Opinião Patrimônio

Histórico

Quando se fala em preservação de patrimônios públicos, logo vem à mente prédios antigos, obras arquitetônicas ímpares (muitas construídas em séculos passados), enfim, construções memoráveis e de grande relevância cultural e artística.

Advertisement

Mas na prática, é possível se deparar com a letargia do poder público no quesito de conservação e, quiçá, restauração.

Nesta edição trazemos um típico caso de descaso com um prédio, que outrora serviu de referência no ensino e, hoje, amarga as marcas do abandono.

Confira na página 9 um pouco da história do centenário colégio “Conde de Moreira Lima”.

A DIFICULDADE EM TRANSITAR NA CALÇADA lho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - do estado de São Paulo, está literalmente quase tombando, o pouco que resta dela. Moradores do entorno, veem com tristeza parte da história da cidade se esvaindo aos poucos. “Já é a segunda vez que cercam ela (a estação)”, diz uma moradora se referindo ao alambrado colocado ao redor da construção. “Se vão restaurar? Quero estar viva para ver”, relata outra moradora. Vamos torcer que consigam. Taubaté conseguiu, por que em Cachoeira não?

Talvez seja por isso que em Lorena os munícipes andem mais nas ruas do que nas calçadas. Quando não estão com buracos, postes no meio, estão com mato alto e, nessa foto em especial, com um baita de um bloco de concreto que ninguém na vizinhança sabe como apareceu por ali. esse local é na área externa (calçada) do Campo do Rodovia, na Vila Passos, onde está sendo construído a UBS do bairro e que receberá o nome “Dr. Paulo César Neme”, projeto este de autoria dos vereadores Jair Pintor e Dr. Fábio Longuinho, presidente do legislativo.

Jornal Vale Vivo

CNPJ: 13.463.982/0001-08

Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500

MAIS UM LOCAL NOVO DE DESCARTE

Novo, mas há de se ressaltar, irregular. Fica em frente ao ponto turístico de Lorena, conhecido por “Águas do Barão”. Onde outrora era somente um terreno vazio, hoje já começa a mostrar sinais de um ponto de descarte irregular de lixo e entulho. Não custa relembrar da Lei Municipal de nº 3.506/2012, sobre construção de muros e calçadas. #ficaadica.

MAIS DO MESMO

Esse outro local é às margens da linha férrea, no bairro Vila Geny, bem próximo onde todo sábado acontece a tradicional feira livre no bairro. Infelizmente, uma prática frequente, ainda carente de autuação mais rigorosa pelo poder público.

ENQUANTO ISSO EM CANAS

Uma das demandas dos munícipes de Canas, pelo menos os que residem no bairro Bela Vista, também conhecido como CDHU, é referente ao estado deplorável da única praça do local. A academia ao ar livre conta com somente um aparelho. Os brinquedos então... precários, “perigoso para a criança brincar”, relatou um morador. Fica aqui registrado o pedido da população.

Reforma já!!!

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA

A suntuosa (no passado) estação ferroviária, uma das maiores do país, tombada pelo CONDEPHAAT - Conse -

Jornalista

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA 2

Nomes para o executivo já começam a surgir. Nos cafés em Cachoeira Paulista, o assunto que toma conta das rodas de conversa é as eleições no ano que vem. Os nomes vão surgindo e o do atual presidente do legislativo do município, Léo Fênix (PSB), tem ganhado força. “Arrojado”, falam nas mesas de café. Agora é esperar o termômetro, que pelo visto, as eleições na cidade prometem.

JÁ EM CACHOEIRA PAULISTA 3

Por falar em “perguntar não ofende”, agora que os vereadores Max (UNIÃO) e Nenê do São João (PSB), renunciaram à liderança do executivo na Câmara, como fica a base de apoio ao governo? Segundo o vereador Max, “enquanto não mudar alguns secretários por parte do executivo, mexer as cadeiras, a situação vai ficar cada dia mais complicado... tentei fazer o meu máximo para ajudar o executivo municipal, não é pelo prefeito municipal, mas sim devido alguns secretários que não estão andando de acordo na cidade, não estão fazendo por merecer o cargo... tem coisas que não vou aceitar, mas eu não posso dizer só amém. Agora é lamentável eu convocar um secretário para participar de uma reunião e o secretário falar que outras coisas são mais importantes... é lamentável, eu nunca vi isso”, disse o edil na Tribuna da Casa de Leis na sessão de terça-feira, 07.

Esclarecimento

Em relação à matéria veiculada na edição 304, intitulada: “Pavimentação inacabada em Cachoeira Paulista gera transtornos”, onde a prefeitura de Cachoeira não havia se manifestado, trazemos agora a resposta em relação à obra. “Sobre a obra de calçamento no Embaú, estamos esperando a liberação do recurso por parte do governo federal, sendo esse recurso uma indicação do deputado (Marco) Bertaiolli. A contrapartida do município já foi parcialmente paga, estando a administração comprometida que após o retorno da obra e a emissão da nota pagará o restante da contrapartida no valor de 60mil” , diz a nota.

Faro Fino

Distribuição quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida, Cachoeira Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba. www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br

Expediente As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade dos autores.

Câmara aprova proposta que institui pensão especial a filhos das vítimas de feminicídio - https://bit.ly/3ZzJqd3

This article is from: