1 minute read

Shows: um segmento vital se prepara para a volta

SHOWS: UM SEGMENTO VITAL SE PREPARA PARA A VOLTA

Entenda como funciona a rubrica que, antes da pandemia, sempre esteve entre as mais importantes para a gestão coletiva

Advertisement

do_ Rio

Apresentar ao público, sobre um palco, o resultado do bonito trabalho de criação é o desejo de grande parte dos artistas que atuam na música. Não à toa, o segmento Shows é, tradicionalmente, um dos mais importantes para o sistema de gestão coletiva de direitos autorais. Como todos sabemos, a pandemia trouxe a paralisia completa desse universo, o que se refletiu na queda expressiva do segmento dentro do bolo arrecadado pelo Ecad e suas sociedades somadas: dos 16% da arrecadação total de 2019 para só 5% no ano passado.

A expectativa de retomada, como vimos publicando há alguns meses nos nossos canais informativos, é iminente – tão logo a alta cobertura da vacinação ajude a criar um entorno seguro para o público e os artistas. Por isso, os Shows voltarão a ocupar seu merecido lugar entre as principais fontes de renda dos criadores com execução pública. E é esse segmento o tema da nova reportagem sobre as rubricas mais importantes de arrecadação e distribuição.

Dada a sua importância, o segmento Shows tem aferição direta, baseada nas listagens enviadas pelos produtores dos eventos ao Ecad. A execução pública contempla apenas os direitos de autor, pois não há utilização do fonograma. E a distribuição é mensal, obedecendo á ordem cronológica de entrada dos roteiros musicais na área de Distribuição.

Como a distribuição é feita com base nas informações contidas nos roteiros musicais encaminhados pelo produtor musical do show e/ou por meio de gravação realizada pelos técnicos de Distribuição e/ou técnicos de Arrecadação do Ecad, é importante ter cuidado com as listas.

No site da UBC, existe uma ferramenta chamada Informe Seu Show, na qual os produtores podem comunicar com exatidão o que será tocado, garantindo assim a distribuição correta dos valores. Também pode ser usada para informações sobre shows internacionais.

LEIA MAIS | No site da UBC, as mais recentes novidades sobre a retomada dos shows ubc.vc/373g90w

LEIA MAIS | A ferramenta Informe Seu Show ubc.vc/3icWuS7