3 minute read

Setubalenses em força na conquista lusa do Campeonato Mundial e da Europa de Andebol

Selecção orientada pelo sadino Danilo Ferreira conquistou título após bater os Países Baixos, por 18-10

Tiago Jesus

Advertisement

A equipa orientada por Danilo Ferreira, que, além de técnico nacional, é treinador de andebol do conjunto do Club Naval Setubalense, sagrou-se Campeã Mundial e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas. No último encontro da prova, que se realizou em Leiria neste fim-de-semana, a selecção nacional bateu os Países Baixos, por 10-18, mantendo o troféu em Portugal.

Setúbal fez-se representar em Leiria pelo técnico Danilo Ferreira, mas também por Euclides Soares, atleta do Club Naval Setubalense. Em exclusivo a O SETUBALENSE, Danilo Ferreira mostrou-se muito satisfeito com este triunfo, mas acima de tudo realizado. “Este foi um resultado de muito trabalho, que foi começado em 2010. Trabalho nosso, dos jogadores, da equipa técnica e da Federação Portuguesa de Andebol, que foi agora coroado com esta vitória”.

Quanto ao sentimento em representar a cidade de Setúbal, o técnico

DISTINÇÃO Pichardo recebe Prémio de Excelência Desportiva

Pedro Pablo Pichardo foi galardoado com o Prémio de Excelência Desportiva pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O atleta, que este ano se sagrou campeão mundial e europeu do triplo salto, recebeu esta distinção na passada quinta-feira.

Após conquistar este galardão, o campeão olímpico do triplo salto ainda não traçou os objectivos traçados para a próxima época.

"É um bom hábito. É sempre bom receber prémios, sobretudo prémios da dimensão do desta noite, ainda melhor. Estou muito grato por estar aqui hoje e por receber este prémio", afirmou Pedro Pichardo, após receber esta distinção.

apenas pretende mostrar gratidão por tudo aquilo que já recebeu. “A todo o lado que vou procuro representar Setúbal da melhor maneira. Só quero devolver à cidade aquilo que ela já me deu”, rematou.

A história do triunfo luso

A turma lusa começou com bola e foi Iderlindo Gomes a bisar no marcador, mas a formação neerlandesa conse- jogador, são os representantes de Setúbal na comitiva portuguesa guiu chegar ao empate, com quatro minutos volvidos. A equipa das Quinas mostrou algum desacerto no ataque e só conseguiu alcançar novo golo perto dos nove minutos, por João Jerónimo.

Aos 15 minutos de jogo Portugal já tinha uma vantagem de quatro golos (4-8), mas a equipa laranja reduziu, obrigando à resposta imediata dos lusos, chegando ao intervalo com vantagem de três golos (6-9).

Aos cinco minutos do segundo tempo a equipa portuguesa chegou aos seis golos à maior (7-13). A tendência ofensiva manteve-se, e Ricardo Queirós aumentou a vantagem para 7-15. Até ao final da partida, a selecção das quinas manteve-se forte e não deixou escapar a vitória, sagrando-se desta forma Campeã Mundial e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas.

Atleta sadina é a melhor portuguesa da categoria

Maria Mariani já venceu todas as adversárias lusas na sua classe, tornando-se na melhor da actualidade

Foi no passado sábado, 19 de Novembro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, que a kickboxer venceu a atleta Matilde Contreiras, numa ‘Super Fight’. Contreiras era a única adversária que faltava vencer para Mariani se tornar na melhor dentro da sua categoria.

Em Portugal Maria Mariani já havia defrontado todas as atletas da sua categoria, tendo alcançado apenas vitórias. À atleta de Setúbal restava apenas lutar contra esta atleta para ser definido pela federação quem era a melhor da actualidade, e neste caso a vitória sorriu à sadina, consagrando-se desta forma a melhor da actualidade na categoria.

A O SETUBALENSE, a atleta confessou que já desejava há muito por este combate, concretizando um dos objectivos que tinha definido. “Já ambicionava este combate há algum tempo, era um dos meus grandes objectivos a realizar este ano. Sinto que este é o meu lugar, sinto que sou a melhor na minha categoria”.

Quanto ao futuro, a setubalense garante que após se mostrar em Portugal, é tempo de mostrar as suas capacidades ao mundo. “Já mostrei a Portugal o meu valor, agora vou atrás dos campeonatos lá de fora, mostrar ao mundo inteiro do que eu sou capaz”, rematou.

"Ainda não tenho um plano para a minha época, mas acho que vamos apostar tudo no Verão. Ainda não sei se estarei presente no Inverno. Vou decidir com a minha equipa o que vou fazer", rematou Pichardo.

O triplista, que faz toda a sua preparação desportiva em Setúbal, conquistou este galardão no sector masculino de um prémio que distingue o “melhor atleta do ano”. Esta distinção é atribuída a medalhados olímpicos, campeões do Mundo ou da Europa absolutos ou “que tenham atingido um nível de excelência em competições desportivas reconhecidas pela respectiva Federação Internacional”, segundo a COP.

A representar o Sport Lisboa e Benfica, o atleta treina no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. O triplista atingiu o ponto mais alto da carreira a 5 de Agosto de 2021, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo que no Verão de 2022 confirmou o seu domínio no triplo salto internacional ao juntar-lhe os títulos nos Campeonatos do Mundo disputados em Eugene, Estados Unidos da América, e da Europa, em Munique, Alemanha.

Selecção nacional de futsal joga hoje e amanhã no Seixal

O Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio, no Seixal, vai receber hoje e amanhã, dias 22 e 23 de Novembro, a selecção nacional de sub-17 de futsal que defronta a sua congénere dos Estados Unidos da América, em dois jogos de preparação. O

TRIUNFO CONFIRMA SUPERIORIDADE DO ANDEBOL SADINO primeiro jogo da equipa das quinas realiza-se esta terça-feira pelas 18 horas e o segundo encontro entre as duas selecções será efectuado amanhã à tarde, pelas 16 horas. Os dois jogos, de carácter internacional, são organizados pela Federação Portuguesa de