3 minute read

“Espero que seja a primeira vez de muitas chamadas à Selecção”

Chamada valoriza formação sadina

Aos 18 anos, Daniel Carvalho, médio do Vitória, cumpriu o sonho de ser chamado à Selecção Nacional de sub20, que continua a preparação para os jogos frente a Bélgica e Alemanha, a 19 e 22 de Novembro, respectivamente. O médio dos sadinos não escondeu a alegria na sua primeira convocatória para representar o País, desejando que seja a primeira de muitas ocasiões em que vai envergar a camisola da Quinas.

Advertisement

“Para um jogador, o objectivo é sempre chegar a este patamar e este é um objectivo concluído. Era uma das metas que eu tinha. Agora, espero que seja a primeira vez de muitas chamadas à Selecção e é trabalhar para chegar ao topo”, disse o jogador que em 2020/21, com 17 anos, se tinha estreado na equipa principal sadina, em declarações publicadas na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

O médio do Vitória relembrou com entusiamo a forma como recebeu a notícia da chamada à Selecção Nacional sub-20. “Estava a almoçar no clube e o director do clube deu-me os parabéns e mostrou-me o email a anunciar que tinha sido convocado. Foi uma sensação incrível para mim e para a minha família. É um enorme orgulho. Tudo o que um jogador deseja é chegar aqui”, disse.

Depois das primeiras horas de concentração na Cidade do Futebol, em Oeiras, com os colegas que vão representar os sub-20 portugueses nos duelos com os belgas e alemães, Daniel Carvalho garantiu que a preparação está a ser boa e mostra-se optimista para os duelos que vão ter pela frente. ““Está tudo correr bem, a equipa está a trabalhar bem, temos uma boa equipa com qualidade para ganhar os próximos jogos”.

Também em declarações à fpf.pt, o jovem lançou o encontro com a Bélgica, que decorre sábado, pelas 18 horas, no Estádio Sporting du Pays de Charleroi. “Sabemos que vai ser um jogo complicado, vamos jogar o nosso futebol e fazer o que mais gostamos. Se estamos aqui é porque temos qualidade e vamos transportar isso para o jogo”, disse o atleta que tem uma segunda oportunidade de vestir a camisola lusa na terça-feira, dia em que Portugal defronta, em Leipzig, a Alemanha.

Numa convocatória de 22 jogadores que é dominada por Sporting e Benfica, com 11 e seis jogadores, res- pectivamente, a chamada de Daniel Carvalho ganha relevo pelo facto de ser um jovem talento que tem dado cartas na Liga 3 ao serviço do Vitória.

Refira-se que além dos mencionados, Canelas 2010, Sp. Braga, V. Guimarães e Paris Saint Germain (França) são os outros clubes que dão atletas à actual convocatória dos sub-20.

Tal como aconteceu ontem, o grupo tem duas sessões agendadas para hoje (10h30 e 17 horas). A partida para Bruxelas está agendada para o início da tarde de amanhã. De acordo com o programa divulgado pela FPF, a concentração termina na próxima quarta-feira, um dia depois de terem defrontado a Alemanha na Zwickau | GGZ Arena, em Leipzig.

Ano após ano, a formação do Vitória dá à equipa principal de futebol jovens atletas que se vão impondo entre os mais velhos e vão ganhando, por mérito próprio, o seu lugar na equipa. Fruto da sua chamada à Selecção de sub-20, Daniel Carvalho é neste momento o caso mais flagrante, mas há outros que despontam no Bonfim e que são seguidos com atenção pelos observadores dos escalões de formação de Portugal.

Na temporada 2020/21, Daniel Carvalho, então com 17 anos de idade, fez o seu primeiro jogo na equipa principal e daí para cá tem vindo a ganhar o seu espaço. Desde a estreia a 27 de Fevereiro de 2021, dia em que alinhou no triunfo (5-2) sobre o Lusitano de Évora, o jovem médio já contabilizou 30 partidas oficiais pelos seniores (seis em 2020/21, 14 em 2021/22 e, até ao momento, 10 em 2022/23).

O médio enverga a camisola sadina desde 2018/19, temporada em que chegou ao Bonfim oriundo do Barreirense, clube em que jogou depois de passagens pelo Almada AC e Playhouse. Depois de se ter dividido em 2020/21 e 2021/22 entre os escalões de formação e os seniores, o jogador, que celebra a 18 de Dezembro o seu 19.º aniversário, fixou-se em definitivo na equipa principal, totalizando na presente época sete jogos no campeonato e três na Taça de Portugal.

Numa publicação feita pelo departamento de formação vitoriano no Facebook, aquando da divulgação da chamada de Daniel Carvalho aos sub-20 nacionais, os responsáveis sadinos não esconderam a sua satisfação pelo momento. “Continua a ser este o nosso caminho e um dos objectivos da nossa formação, que os nossos atletas cheguem aos mais elevados níveis competitivos, seja ao serviço do Vitória Futebol Clube ou da Selecção”.

One Wall, nova variante da Pelota, foi testada na Moita

O União Futebol Clube Moitense em parceria com a Associação Portuguesa de Pelota e o Wallball Worldwide, movimento que pretende difundir a modalidade do One Wall por todo o mundo, realizaram no dia 12 de Novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal, uma sessão de treino com o treinador Jay Sanchez. Esta sessão, destinada a todos os atletas da especialidade, contou com a participação de alguns atletas da selecção nacional e outros que se estão agora a iniciar nesta disciplina da Pelota, talvez a mais internacional de todas. Jay Sanchez, que vem das ruas de Nova York onde a modalidade está massificada, destacou o trabalho realizado com os jovens e ficou surpreendido pelo talento encontrado no concelho da Moita.