4 minute read

DE HOTELARIA E TURISMO Fórum Regional de Enoturismo promove debate na região

Ensino

Carla Guerreiro diz que município “vai fazer tudo” para acabar com regimes duplos nas escolas

Advertisement

Vice-presidente da Câmara Municipal considera necessário

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) nacionais, organizaram uma iniciativa, a decorrer até 2023, que leva os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas a debaterem os pontos fortes e de melhoria do enoturismo nacional, em diversos fóruns regionais que acontecem em vários pontos do País.

Esta semana a acção ocorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com um painel de seis profissionais do sector que deram conta dos principais problemas e necessidades da actividade no distrito.

A falta de transporte e de alojamento junto às entidades enoturísticas revelaram ser as principais preocupações dos oradores presentes.

Jorge Humberto, director do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), revelou ter ficado “contente” com o “aparecimento de uma empresa metropolitana de transportes com mais carreiras e mais horários”. “Considero que, se tivesse resultado, esta iniciativa faria muito mais pelo enoturismo do que muita da promoção turística e workshops já organizados”, afirmou.

No entanto, o membro da ERT-RL lamenta que a operação não tenha corrido “da melhor forma”, sublinhando que esta, a juntar à falta de alojamento junto às empresas enoturísticas, é uma questão que “afasta” os turistas da região.

Já Paulo Costa, director-adjunto da administração do grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal, referiu também a falta de recursos humanos como um

Fórum ocorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal ponto preocupante no sector. “Nesta área tem de existir uma formação maior, sendo igualmente importante cativar as pessoas, principalmente os mais jovens, para o projecto. O que queremos sempre transmitir é uma grande paixão pelo enoturismo”, explicou.

O evento contou ainda com a participação de Ângelo Machado, presidente da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Henrique Soares, presidente da CVR da Península de Setúbal, Maria Jacinta Sobral da Sil-

Azeitão

O Dia Mundial do Enoturismo, celebrado no passado domingo, reuniu cerca de 40 pessoas na freguesia de Azeitão, numa visita guiada à adega da Quinta de Catralvos. A iniciativa “Sentir os Vinhos da Península de Setúbal” contou também com um magusto com batata-doce e va, gestora d’ A Serenda Enoturismo e Sofia Soares Franco, responsável de enoturismo da José Maria da Fonseca.

O fórum, que decorreu durante a tarde da passada terça-feira, contou com a participação de alguns membros da direcção da APENO, na apresentação das vantagens e actividades da associação, bem como com a participação de Adelino Abrantes, consultor comercial e editorial da APENO, na introdução do “Guia de Enoturismo”.

Em visita aos estabelecimentos de ensino do território da União de Freguesias de Setúbal, a vice-presidente da Câmara Municipal garantiu esta segunda-feira que o município “vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance” para acabar com os regimes duplos que continuam a existir em algumas escolas do concelho.

"É necessário pensar-se na ampliação de instalações e numa solução para novas salas, porque, ao contrário de outros concelhos, o nosso não tem registado decréscimo de crianças. A autarquia vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acabar com estes regimes duplos que ainda subsistem", disse Carla Guerreiro, que detém o pelouro da Educação, citada em comunicado da edilidade.

Acompanhada do presidente da União das Freguesias, Rui Canas, a autarca visitou quatro estabelecimentos de ensino, em acção realizada “no âmbito de um périplo que a Câmara Municipal está a promover, desde o início do ano lectivo, por todas as escolas do concelho”.

Enquanto da parte da manhã foram “visitados os três estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, ou seja, a Escola Lima de Freitas e também as escolas básicas do Viso e do Casal das Figueiras, estas duas ainda a funcionar em regime duplo”, durante o período da tarde “o périplo passou pela Escola Básica do Montalvão – Laranjeiras”. castanha assada e um momento simbólico de abertura de um novo vinho.

Na Escola Lima de Freitas “foram identificadas questões relacionadas com as novas competências da autarquia quanto ao fornecimento de refeições e à gestão dos assistentes operacionais” e na Escola Básica do Montalvão – Laranjeiras reconheceu-se a necessidade de serem realizadas “pequenas intervenções relacionadas com o aumento das actividades”.

"Hoje as crianças passam todo o dia na escola a tempo inteiro e os equipamentos têm de acompanhar esta realidade. Por isso, são solicitadas algumas melhorias e soluções para as salas de forma a dar resposta ao aumento do número de crianças e de actividades”, adiantou Carla Guerreiro.

Já o presidente da União das Freguesias de Setúbal relembrou que, apesar de as autarquias terem preparado o arranque do ano lectivo com um conjunto de intervenções nas escolas do concelho durante a pausa lectiva de Verão, “todos os dias são feitas pequenas manutenções e reparações porque são edifícios com uma intensa utilização”. Em seguida, Rui Canas assegurou que a junta vai, com regularidade, com “uma equipa dedicada apenas a este serviço”, aos nove estabelecimentos de 1.º ciclo do ensino básico e quatro jardins de infância da freguesia "conhecer os seus problemas e fazer manutenção”.

"Procuramos adaptar as escolas às necessidades actuais da educação e procuramos soluções criativas dentro do espaço e das limitações que existem para que a comunidade educativa possa trabalhar nas melhores condições", disse, a concluir.

Na sequência do programa, a Casa da Baía recebeu ainda, na tarde de segunda-feira, a apresentação do filme "Da Adega à Garrafeira – O Moscatel de Setúbal".

Pavilhão das Manteigadas recebe uma centena de atletas em competição de Jiu-Jitsu

O Pavilhão das Manteigadas recebeu no último sábado o Campeonato Nacional da Federação de Jiu-Jitsu, no qual estiveram “frente-a-frente os melhores atletas a praticar a modalidade nas disciplinas “NoGi”, em que não se usa o tradicional quimono de combate, e “Gi”, com utilização do quimono”. No campeonato esteve cerca de uma centena de atletas, que, “por categorias, designadamente infantil, juvenil, adulto e master, e respectivas graduações e peso”, lutaram por um lugar no pódio.

S O Sebasti O

Meia centena de trabalhadores da Junta de Freguesia com novos contratos de emprego

Autarquia converteu “vínculos de emprego público a termo resolutivo por tempo indeterminado”, o que “confere maior estabilidade laboral” AZEITÃO tivo que visam beneficiar as condições de trabalho, nomeadamente a requalificação do pólo operacional em funcionamento nas antigas instalações do Mercado Humberto Delgado, a construção da nova sede da Junta e ainda a aquisição de outros equipamentos e veículos de serviço”.

Intervenção motivou esta quarta-feira interrupção do abastecimento de água numa zona da Aldeia da Piedade