3 minute read

Município prossegue com prolongamento da rede de água na Estrada do Porto Velho

Empreitada na Aldeia da Piedade representa investimento de 50 mil euros e pretende melhorar o serviço prestado à população

Maria Carolina Coelho

Advertisement

A Câmara Municipal de Setúbal prossegue com a empreitada de prolongamento da rede de água na Estrada do Porto Velho, na Aldeia da Piedade, freguesia de Azeitão, cuja obra representa um investimento de perto de 50 mil euros.

A empreitada, executada com “o objectivo de melhorar o serviço prestado à população e aumentar a segurança no abastecimento”, responde a “uma reivindicação dos habitantes locais, que de ano para ano têm visto as suas captações próprias ficarem secas”, explica a autarquia sadina em comunicado.

“Realizada através de um prolon- gamento da rede existente na Rua Mariana Serpa Pimentel, do Subsistema de São Pedro, o qual possui as cotas piezométricas mais adequadas ao abastecimento no local”, a ampliação da rede de distribuição de água vai permitir que a Estrada do Porto Velho passe a estar “dotada de meios de combate a incêndios, com a instalação de hidrantes para o efeito”.

A obra contempla “a renovação de dois troços da rede de água” e consiste, “entre outros aspectos, na implantação de condutas numa extensão aproximada de 60 e 575 metros, respectivamente, a ligação à rede existente, a execução e o restabelecimento de sete ramais domiciliários nas construções existentes na área intervencionada e a instalação de três marcos de incêndio e de uma descarga”.

Durante a manhã de quarta-feira, a intervenção motivou a interrupção do abastecimento de água numa zona da Aldeia da Piedade, sendo que a falta de água ou a redução de pressão “ocorreu nas ruas 25 de Abril e João Oliveira, a Azinhaga das Donas e a Estrada de S. Pedro”.

Rua da Silveira encerrada 45 dias para execução de passeios Também na freguesia de Azeitão, a realização de trabalhos de execução de passeios obriga ao encerramento à circulação rodoviária de um troço da Rua da Silveira a partir de amanhã e por um período previsível de 45 dias. Durante a intervenção na via pública, que “motiva o corte de trânsito no troço compreendido entre a Travessa da Silveira e a Rua das Rosas, mantendo-se salvaguardado o acesso aos moradores”, os automobilistas devem circular pelas ruas do Roseiral, das Rosas, dos Vitoriosos e da Felicidade.

Já na cidade sadina, um troço da Rua Central da Azeda vai estar encerrado na manhã desta sexta-feira para a realização de trabalhos de construção de um ramal de saneamento.

Por este motivo, entre as 08 e as 13 horas, período em que o trânsito vai estar interrompido entre os números 75 e 77 da Rua Central da Azeda e a intersecção com a Rua das Camélias, os condutores devem optar, em alternativa, pelas ruas de Nova Sintra, das Flores e das Camélias.

São mais de 50 os trabalhadores da Junta de Freguesia de São Sebastião que contam agora com novos contratos de emprego público “que conferem maior estabilidade laboral”.

Em comunicado, a autarquia explica que, no passado dia 2, “procedeu à conversão dos vínculos de emprego público a termo resolutivo em vínculos de emprego público por tempo indeterminado, processo que culminou com a assinatura dos devidos contratos, numa sessão que decorreu no Auditório Bocage”.

A alteração dos contratos de mais meia centena de trabalhadores “resulta de uma norma do Orçamento do Estado de 2022 que previa, a título excepcional, a actualização dos vínculos dos trabalhadores, considerando a conclusão do processo de descentralização de competências, adequando os contratos à nova realidade das autarquias locais”.

A sessão, na qual o órgão executivo da Junta de Freguesia reuniu-se com os funcionários para formalizar a assinatura dos novos contratos, “foi precedida por reuniões com os trabalhadores”.

Os referidos encontros, de acordo com a autarquia, “serviram para informar sobre questões relativas a outros compromissos assumidos pelo execu-

Além disso, durante as reuniões foram igualmente recolhidas “sugestões e propostas dos trabalhadores sobre o orçamento da Junta de Freguesia de São Sebastião para 2023, documento que se encontra em fase de elaboração, assim como auscultá-los sobre outros assuntos considerados pertinentes”. No mesmo dia, a Junta de Freguesia de São Sebastião ‘eternizou’ a dedicação dos trabalhadores no exterior do Pólo Operacional de Monte Belo, espaço no qual afixou uma placa a agradecer o sacrifício que os funcionários fizeram para garantir “diariamente os serviços essenciais no território durante o período pandémico”.

Na “singela cerimónia”, o presidente da Junta de Freguesia agradeceu “a atitude, a coragem e o trabalho [dos funcionários] durante esse período de confinamento”.

“Todos foram para casa, mas houve um conjunto de corajosos que não deixou de exercer as suas funções diariamente, mesmo perante o receio de um vírus desconhecido”, expressou Nuno Costa, citado em nota de Imprensa da autarquia.

A descerrar a placa, na qual se lê que “o executivo agradece a valiosa dedicação dos seus trabalhadores, sobretudo no estado de emergência nacional”, estiveram duas funcionárias, “respectivamente em representação do sector operacional e administrativo da autarquia”.