1 minute read

2 Desdobramentos: a poeira levantada pelos ensaios de fruição

Tendo realizado uma descrição do percurso e algumas reflexões sobre o mesmo, bem como sobre as propostas utilizadas nessa pesquisa-ação, passamos para uma etapa de formulação sobre alguns dos desdobramentos e aprendizados que percebemos que o projeto desencadeou ou potencializou nos participantes.

A partir dos depoimentos e materiais produzidos pelos espectadores-criadores (nos encontros, no grupo de whatsapp e nas entrevistas em profundidade conduzidas individualmente), bem como das nossas experiências anteriores em projetos de mediação cultural e nossas referências teóricas sobre esse tema, identificamos e nomeamos um conjunto de 10 desdobramentos que puderam ser testemunhados durante esse processo.

Nossa opção foi por priorizar os resultados que se relacionam a processos de desenvolvimento mais amplos, ou seja ao exercício e aprimoramento de habilidades que não estão apenas relacionadas ao objetivo específico de “formação de públicos”, mas a uma ideia de desenvolvimento cultural que enxerga o universo das práticas culturais como direito e como parte da formação mais ampla dos cidadãos. Dessa forma, priorizamos aqui nomear os desdobramentos que estão ligados ao exercício e aprimoramento das capacidades de relacionar-se e vincular-se (com conteúdos; com pessoas), de colocar-se diante de situações; bem como das capacidades crítica, reflexiva e política. Enxergamos esses desdobramentos como aprendizados, processos vivenciados que ficam registrados na esfera do sensível.

/ Praticar a formulação/expressão (exercitar o “ser ouvido”)

/ Abrir-se para praticar a escuta

/ Sentir-se parte; construir pontes

/ Reconhecer-se no outro; exercitar capacidade de conexão

/ Ampliar repertórios

/ Desdobrar poesia de situações cotidianas; exercitar capacidade expressiva/poética

/ Permitir-se construir narrativas e realidades, exercitar a capacidade de ficção, exercitar a capacidade de acreditar (e portanto, de interferir na realidade)

/ Perceber que sua visão importa; permitir-se expressar

/ Abrir-se para experimentar outras perspectivas; permitir-se enxergar por outros olhares

/ Desejar mais; buscar continuidade desse processo; vislumbrar futuros e possibilidades