Guia da Mantiqueira - Edição 98 - Maio 2021

Page 1

www.guiadamantiqueira.net.br ano 9 ed 98 maio 2021 cortesia


2



GUIA

ano 9 edição 98 maio 2021 cortesia

DA MANTIQUEIRA GuiadaMantiqueira

@guiadamantiqueira

@guiamantiqueira

wwww.guiadamantiqueira.net.br

14

20

A FACESM lançou, em live no YouTube, a sua Liga Empreendedora. Confira como foi o evento online!

Terapia online funciona? Veja as dicas antes de escolher um terapeuta e iniciar a jornada que vai transformar você.

EDUCAÇÃO

24

27

Fisioterapia para pacientes com câncer previne e reduz complicações, proporcionando mais qualidade de vida.

Mãe é sinônimo de amor. Confira as homenagens a todas as mamães nesse mês de maio tão especial. By Samira Kallas.

SAÚDE

4

VIVER BEM

TOP SOCIAL

Expediente Direção e Edição Kelly Monteiro MTB 06.447/MG 35 99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos 35 99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. 35 99221-7048 | 99225-8832 Imagem de Capa Arquivo Pessoal Acesse o Portal de Notícias Guia da Mantiqueira As imagens e informações das propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!


5


Conversa Franca

Transformando Sonhos Claudia de Souza Sales Dias fala sobre sua trajetória na Odontologia e suas realizações, como a maternidade e a conquista de um novo espaço profissional.

V

O Início

6

“A minha relação com Itajubá é de muito amor e carinho. Sempre amei a cidade e a defendi por onde passei. Morei durante alguns anos em São Paulo, acompanhando o meu marido, e por lá trabalhei e ganhei muita experiência convivendo em um mercado mais agressivo e concorrido,

Fotos: Arquivo Pessoal

ocê já ouviu falar em Harmonização Facial? Essa especialidade da Odontologia está ganhando cada vez mais força no mercado estético e vem ajudando muitas pessoas a valorizar e a resgatar a autoestima. É um procedimento que traz equilíbrio estético e funcional, propondo suavizar e harmonizar a imagem facial, deixando o rosto mais simétrico. Em Itajubá e Maria da Fé, há uma especialista neste procedimento e nome dela é Dra. Claudia de Souza Sales Dias. Filha de Edmundo Sales Dias e de Rosângela de Souza Sales Dias, Claudia é graduada em Odontologia há 14 anos e especializou-se em Ortodontia. Nos últimos anos, vem aprofundando seus estudos em Harmonização Orofacial. O irmão mais novo, Edmundo, também segue os passos da família e será um futuro dentista. Casada com Rafael (“Por quem sou apaixonada!”) há 9 anos, a dentista tem duas filhas: Maria, de 4 anos, e Tereza, que nasceu em 20 de abril de 2021. Além desse lindo presente - a maternidade -, Claudia também irá realizar o sonho de ter sua nova clínica em Itajubá, com previsão de inauguração para este mês de maio. “Estamos pensando em cada detalhe para oferecer conforto e qualidade para os nossos pacientes. Será uma clínica voltada para estética e beleza, com o intuito de oferecer os mais modernos tratamentos para todos os gêneros”. Confira a entrevista que a ela concedeu ao Guia da Mantiqueira!

porém, foi uma época de muito aprendizado, onde hoje posso trazer o que aprendi para os meus pacientes. Aqui em Itajubá eu estudei no Curso G9, colégio pelo qual tenho o maior carinho”.

A Odontologia “Eu sou formada em Odontologia, há 14 anos, pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) e especialista em Ortodontia pelo IEPC. Nos últimos anos venho me dedicando a Harmonização Orofacial. Realizei diversos cursos de nível avançado em São Paulo na área de Harmonização Orofacial. No momento estou concluindo meu mestrado em Saude Pública e estou cursando a especialização em Harmonização Orofacial. A Odontologia é uma paixão que vem de família, desde meu avô José Sales Dias, passando pelo meu pai, vindo para mim e agora meu irmão. Minha vida profissional começou imediatamente após a minha formação acadêmica, trabalhando junto ao meu pai nas cidades de Itajuba, Maria da Fé, Brasópolis e Paraisópolis. Assim, consegui adquirir bastante experiência e imediatamente


após me formar já iniciei a minha especialização em Ortodondia, concluída em 2012.”

Mãe e profissional “Ser mãe sempre foi um sonho e eu procuro sempre estar presente no crescimento das minhas filhas. Claro que, às vezes, é difícil me dedicar as duas coisas ao mesmo tempo, mas procuro fazer o possível para estar presente na vida delas sem deixar o meu trabalho de lado, já que ele também me completa.”

Harmonização Facial “Hoje, o meu trabalho está mais voltado para a área de estética, trabalhando e melhorando a autoestima das pessoas. Foquei nessa área de Harmonização Facial, área em que me apaixonei e hoje não vivo mais sem. Tenho, em sociedade com o meu marido, duas clinicas próprias, uma em Maria da fé e outra que está prestes a ser inaugurada em Itajubá. Temos uma equipe multidisciplinar nas duas unidades, onde oferecemos todas as especialidades odontológicas e também temos profissionais que atuam na área de estética facial e corporal. Na área odontológica, temos especialistas de todas as áreas, são elas: Cirurgia de sisos e implantes, Odontopediatria, uma grande equipe de Ortodontia, Clínica Geral, Endodontia, Estética Dental, como facetas em porcelana e resina, e claro, Harmonização Facial. Além disso, temos a nossa equipe de estética, que realiza drenagens, massagens modeladoras, tratamentos pós-cirúrgicos, depilação à laser, limpeza de pele, tratamentos para gordura localizada, entre outros.”

Áreas da Odontologia “A Odontologia Estética é focada na beleza do sorriso, por exemplo, clareamento e

facetas em resina e porcelana. Já a Harmonização Facial foca no rosto por um todo, buscando como o próprio nome diz, a harmonia do rosto. Porém, como dizemos aos nossos pacientes, não existe um rosto bonito sem um sorriso bonito e viceversa, ou seja, uma área complementa a outra. A Harmonização Facial veio para revolucionar a Odontologia.”


Técnicas em Harmonização Facial “As técnicas variam de acordo com a necessidade de cada caso, e cada paciente é tratado individualmente, focando em suas necessidades e expectativas. Sendo assim, as técnicas variam, desde procedimentos cirúrgicos, bioestimuladores de colágeno, fios faciais, preenchedores entre outros.”

Indicações e cuidados “A Harmonização Facial é indicada para todas as pessoas que desejam melhorar a sua autoestima ou tratar algo que o incomode em sua face. A avaliação é feita de forma individualizada. Conversamos com o paciente e buscamos saber se ele possui algum problema de saúde que impeça o tratamento. Costumo dizer que temos apenas um limitante para o tratamento, que são as doenças autoimunes. O procedimento pode sim ser feito em qualquer pessoa, desde que ela esteja com a saúde em dia.”

Os destaques “Hoje os tratamentos preventivos são os mais procurados, já que os pacientes vêm buscando o envelhecimento com qualidade e beleza. Costumo dizer que envelhecer também pode ser belo. Tenho me surpreendido com os pacientes na pandemia. Tenho visto muitas situações em que as pessoas não haviam percebido a chegada do envelhecimento e, ao ficar em casa, passaram a se notarem mais e com isso a se cuidarem mais.”

Os resultados “Sempre fui muito vaidosa e sempre gostei muito de tratamentos estéticos e via dificuldade em achar profissionais que oferecessem tratamentos preventivos para o envelhecimento. Sempre achei profissionais mais preocupados em tratar ao invés de prevenir. Foi buscando procedimentos para mim que encontrei tratamentos de prevenção ao envelhecimento e me apaixonei pela área. Para quem pensa em entrar nessa área, digo que se prepare para estudar muito e estar sempre se atualizando, o mercado da beleza não pára e sempre temos 8

novidades. Me sinto feliz quando o paciente pega o espelho e vê a mudança que ele sempre sonhou se concretizando em sua face. Isso me motiva todos os dias.” ITACLINIC ODONTOLOGIA E BEM-ESTAR Unidade Itajubá: Rua Dona Maria Carneiro, 344, bairro Avenida (35)99948-8408 Unidade Maria da Fé: Rua Dom Bosco, 212, Centro (35)99878-6276 /grupoclaudiasalesdias /itaclinic1



#conectados

Do Insta pra você!

Confira aqui os perfis mais bacanas do Instagram e que destacam a cultura, o turismo, as ideias, o empreendedorismo do Sul de Minas!

O

Mirante do Balanço Infinito é um lugar precioso e de beleza inestimável, localizado na Serra da Mantiqueira, entre Piquete (SP) e Delfim Moreira (MG). O acesso é por estrada de terra e começa no Bairro Barreira em Delfim Moreira. São 11 quilômetros de estrada para carros 4x4 até o Mirante do Balanço Infinito, passando pelas Ruínas do Sanatório. O antigo Sanatório foi um complexo inaugurado em 1908 e atendeu pacientes militares acometidos de tuberculose até 1915. É um lugar de história e natureza fascinantes em meio a serra. Entre pinheiros descansa um balanço à beira da colina, que fará você voltar a ser criança. A vista do Vale do Paraíba é deslumbrante. Ao redor do Mirante há uma porção de trilhas para caminhada que levam ao Pico do Cabrito e sua subida desafiadora, a cachoeiras e cristas de montanhas lindíssimas. A dica é contatar os guias locais e conhecer trilhas exclusivas e histórias fascinantes. O receptivo El Peregrino faz expedições com grupos pequenos seguindo todos os protocolos de prevenção. Aproveite para seguir o Instagram @ mirantedobalancoinfinito e descobrir todas as belezas do local.

Pico do Cabrito

10

Ruínas do Sanatório

EL PEREGRINO Bairro Rural Barreira - Delfim Moreira (MG) (35)99840-2927 /chaleperegrino /mirantedobalancoinfinito https://elperegrino.com.br



G9 Informa

Despertando a Cidadania

O

O que faz de Itajubá uma “Cidade fácil de ser amada?”

s alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9, orientados pelas professoras Vanessa Dalla Rosa e Luciana Guedes, desenvolveram, no primeiro trimestre de 2021, um projeto sobre cidadania e civismo a partir do slogan “Itajubá: cidade fácil de ser amada’’. Nesta proposta, os alunos foram convidados a refletir sobre o comportamento humano e sobre as situações vividas que levaram nossa cidade a ganhar esse título. Ele buscaram responder se, ainda hoje, Itajubá pode ser considerada “fácil de ser amada”. Descobriram que agir em prol do bem comum é papel que cabe a cada um de nós para garantir

uma cidade fácil de se viver e amar. Os alunos acreditam numa sociedade melhor se todos os cidadãos estiverem dispostos a fazer o bem. Assim poderemos continuar dizendo que Itajubá é uma cidade fácil de ser amada. A fim de conscientizar a todos sobre quais comportamentos devemos ter para que Itajubá seja realmente amada, os alunos enviam, a todos nós, algumas mensagens. Lembrando que alguns cartazes foram disponibilizados para publicação na revista Guia da Mantiqueira e os demais podem ser visualizados no site do Curso G9, na revista GNovidade e também no site do GdM.

Os alunos autores dos cartazes são (em ordem alfabética): Alícia Raffoul Domingos Xavier, Antônio de Oliveira Barbieri, Arthur Pedroso da Silva, Augusto Moni Ramos, Daniel Duarte Braga, Davi Marques Marcondes, Julia Mouallem Magalhães, Letícia Barbosa de Almeida, Theo Daniel Torga, João Vítor Silva Barnabé, Letícia Gonçalves Dias, Melissa Gorrão Marchello e Vicente Pereira Ribeiro D’Almeida. 12


CURSO G9

Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 /cursog9itajuba /CursoG9


Educação

Empreender para o Futuro FACESM lançou a sua Liga Empreendedora durante live no YouTube.

14

Divulgação

A

FACESM - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas tem produzido ideias com foco em empreendedorismo e inovação, moldando essas práticas dentro do ambiente educacional e estendendo as mesmas para a comunidade. Sendo assim, para contribuir para a promoção do empreendedorismo e da inovação na faculdade e na comunidade; a FACESM criou a sua Liga Empreendedora: um espaço para propiciar o aprimoramento da formação técnico-científica e humanística dos alunos da Graduação, bem como para promover atividades interdisciplinares, congregando também os alunos dos cursos de Pós-graduação e os Docentes da faculdade. O lançamento oficial da Liga Empreendedora ocorreu no último dia 04 de maio, de maneira online: uma Live foi realizada no Canal da FACESM no YouTube. O diretor da FACESM, professor Cirineu Ferreira dos Santos, se pronunciou na abertura do evento, dizendo que há 57 anos a FACESM

vem formando profissionais na área de Gestão e mantém o compromisso de levar conhecimento à sociedade. “O intuito de criar a Liga Empreendedora vem para coroar o trabalho da FACESM em relação ao empreendedorismo. A Liga poderá gerar diversas oportunidades aos alunos, que participarão intensamente desse projeto”, observou. O presidente da Liga e aluno do curso de Administração da FACESM, Matheus de Souza Campos, destacou a participação da faculdade no programa VUEI - Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação - uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (Dice) -, o que proporcionou a idealização da Liga Empreendedora da FACESM. Matheus também destacou a parceria com a Liga de Empreendedorismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O graduando em Agronomia, fundador e presidente da Liga da UFV,



Pedro Henrique Macedo Soares, prestigiou a live e relatou sua experiência com essa atividade. “Essas experiências extracurriculares contribuem muito para a nossa inserção no mercado de trabalho e, com certeza, tudo que a Liga promoveu para mim, como estudante, vai me beneficiar muito lá na frente. Tudo que pude aprender, os desafios que enfrentamos, foram engrandecedores. De todas as experiências, ressalto o networking, pois foi possível me conectar com muitas pessoas, desde empresários até estudantes que estão fazendo acontecer no meio acadêmico”, disse. Outro convidado foi Thiago Ferreira, cofundador da Pandô Apps, mentor e apaixonado por empreendedorismo. “É muito bom ver uma iniciativa como essa nascendo em Itajubá e que tem como objetivo impactar as pessoas e prosperar, levando à frente a mensagem do empreendedorismo”, observou. Thiago palestrou sobre as oportunidades de empreendedorismo no Sul de Minas, em especial em Itajubá, e relatou suas experiências referentes à Pando Apps e outras iniciativas.

Formação da Liga

16

Os membros da Liga Empreendedora foram apresentados durante a live, que contou com um público composto por professores, coordenadores de cursos, representantes da INOVAI - Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e da INCIT - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, entre outras entidades e empresas, bem como por alunos da FACESM e da Universidade Federal de Viçosa, e convidados. A Liga tem como presidente: Matheus de Souza Campos, vice-presidente: Viviane Amanda Ribeiro e secretária: Josiane Aparecida Faria. A Equipe Gestora de Iniciação é formada por Matheus de Souza Campos (Assessoria Financeira), Viviane Amanda Ribeiro (Assessoria de Recursos Humanos), Natasha Cavalcante (Assessoria de Comunicação & Marketing), Josiane Aparecida Faria e Gabriela Aparecida Vilas Boas da Silva (Assessoria de Operações e Serviços) e José Leandro Bernardo Batista (Assessoria de Projetos & Desenvolvimento). São membros efetivos: Marcelo Gaudino,

Catiana Ap. de Paiva, Angelita de Cássia Luz, Suziane Carla Rodrigues de Carvalho, Saiara Caroline de Jesus Reis, Victória Albuquerque Batista e Michel Mafra.

Encerramento O diretor do INPPEx/FACESM e coordenador da Liga Empreendedora, professor Ronaldo Sales Abranches, fez o encerramento da live, lembrando que o papel da instituição de ensino não é somente passar conhecimento e desenvolver habilidades. “É, sobretudo, inspirar e motivar para que o aluno possa realmente desenvolver um modelo mental de reflexões e visualizar um futuro que será construído, para que no presente ele seja mais produtivo e aproveite mais as oportunidades. É importante a instituição criar oportunidades”. O professor Ronaldo agradeceu a Universidade Federal de Viçosa em nome da FACESM e a todos os participantes, bem como o programa VUEI, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da qual as instituições de ensino superior do estado podem se conectar e trocar experiências. “Isso é muito bom para analisarmos o que temos feito e para sabermos se estamos no caminho certo. Dentro da área de empreendedorismo sabemos que o ambiente é fundamental. Destaco também o nosso sistema de inovação e empreendedorismo, que agora se chama Itajubá HardTeck. Precisamos criar um ambiente favorável no nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo, um modelo de desenvolvimento interessante para a nossa comunidade. Itajubá precisa pensar como ecossistema. E é muito importante para a FACESM fazer parte desse ecossistema”, concluiu.

FACESM - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 45, bairro Sao Judas Tadeu - Itajubá (MG) Tel.: (35)3629-5725 /faculdadefacesm /FaculdadeFacesm www.facesm.br


17



19


Viver Bem

Terapia online funciona? Confira as dicas sobre como escolher um terapeuta antes de iniciar a jornada.

Q

20

ual é a sala? Onde paro o carro? Com que roupa eu vou? Dá pra ir de ônibus? Será que tem muita gente na sala de espera?. Até há pouco tempo essas seriam perguntas comuns de um novo paciente de psicoterapia. Agora não mais, com a possibilidade de se fazer terapia online. O meio é aquele que estiver à mão: celular, tablet, PC ou notebook - desde que haja uma boa conexão de internet. O cliente escolhe o lugar: tem gente que faz com o quarto trancado, em cima da cama. Outros, do escritório mesmo, no intervalo do almoço. E tem quem se refugie no carro. O traje pode variar de pijama a “black-tie”. O importante é o acesso, como nunca se viu antes, à ajuda que a psicologia pode dar. O Conselho Federal de Psicologia autorizou a psicoterapia online no Brasil como exercício regular da profissão em 2018, e em 2020 flexibilizou essa prática, para facilitar a continuidade dos atendimentos na pandemia. O psicólogo precisa estar registrado na plataforma e-Psi, seguir o código de ética da profissão e assegurar o sigilo da sessão. Alguns estudos comprovaram a eficácia do atendimento online como igual a dos atendimentos presenciais, e outros apontaram para uma eficácia ainda maior, devido à facilidade para os clientes darem continuidade às sessões. Razoável pensar assim, não? Aquela noite fria e a vontade de matar a terapia para tomar um chocolate quente… hum! Agora dá para ficar debaixo da coberta com o chocolate e ainda fazer a terapia. Sem desculpas. E mais necessário do que nunca: com o impacto da pandemia e sua duração indefinida, têm ficado mais aparente o sofrimento das pessoas e o desgaste das relações. A sessão de psicologia é a oportunidade para a pessoa elaborar as perdas e dores impostas por esse momento, conhecer melhor a si mesma e pensar

em estratégias de convivência com menos atritos. A psicologia faz isso através de processos científicos que têm como objetivo promover a saúde mental e dar condições ao paciente de enfrentar seus conflitos e transtornos. Para poder ajudar dessa forma, o profissional de psicologia deve ser regularmente formado e registrado, com um número de CRP válido. Além disso, espera-se que ele tenha treino específico na abordagem psicoterápica que exerça. Outra coisa que se deve esperar de um bom profissional é que ele mesmo tenha sido cliente de psicoterapia por algum tempo. Assim, além de teoria, ele terá também o equilíbrio interno para poder ajudar os outros. Pegue indicações, pergunte, pesquise… e se prepare para a viagem mais importante da sua vida!

Por MARCELO CUNHA, psicólogo (CRP04/ 48283), terapeuta familiar, especialista em Psicologia Analítica e membro do Núcleo de Estudos do Sonho da SBPA/SP. Atende online e presencialmente. (35) 99822-7500 | 99100-7060 psicologomarcelocunha@gmail.com



Moda e Estilo

Comprar não é pecado

Não sinta-se intimidada! Mas fique atenta ao que realmente é necessário!

V

ocê é daquelas que esconde a sacola de compras? Sente remorso depois de fazer uma nova aquisição? Seja comprando online ou presencialmente, já que muitas lojas voltaram a abrir as portas, é inevitável se perguntar se é ético comprar roupas, sapatos, acessórios e outros itens não essenciais durante a pandemia. Há o lado de colaborar para fazer a economia girar, mas há também o risco de se expor ao vírus e expor os profissionais que fazem o manejo das peças, o atendimento e as entregas.

Só um agrado

22

Seja prática e pondere: o quanto você realmente precisa comprar? Um “auto” agrado, tão necessário neste isolamento (ainda que flexibilizado), pode estar em ressignificar momentos e coisas como levar roupas paradas no armário para uma costureira reformar, por exemplo. Ou, quem sabe, começar a garimpar em brechós. Você estará dando a sua contribuição à economia local e ao meio ambiente. Mas, se mesmo assim, preferir uma novidade, conheça os pequenos comerciantes, estilistas e artesãos. Escolha lojas que têm posturas transparentes e com responsabilidade social,

começando pelo cuidado que a marca tem com a saúde dos seus funcionários e, por consequência, com suas clientes. Conheça de onde você está comprando e a reputação da marca. Mais do que descontos, ela deve oferecer informações sobre sua própria história: como se relaciona com a equipe, as matérias-primas utilizadas, as técnicas de produção, como funciona a logística, quais são os procedimentos de higienização, entre outros critérios que façam valer a pena o investimento.

Malinha De forma mais prática, ligue antes e peça uma malinha das peças para provar em casa ou agende um horário alternativo para visitar a loja sem risco de aglomeração. O momento pede novos cuidados, mas sem maiores sofrimentos.

Por KÁTIA

GOMES

Jornalista, pósgraduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. /refinariadeestilo /refinariadeideias



Saúde

Por mais qualidade de vida Fisioterapia para pacientes com câncer previne e reduz complicações.

O

câncer é a segunda maior causa de mortes atualmente e a prevenção e detecção precoce aumentam a possibilidade de cura em alguns casos. Já na etapa do tratamento, com o objetivo de recuperar a saúde, melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, prolongá-la, o paciente terá como principais alternativas de recuperação a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “As consequências dessas técnicas chegam a ser agressivas, diante da intensidade que as dores alcançam. Daí a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no tratamento, para observar as alternâncias respiratórias, falta de controle motor e muitas alterações musculares”, explica a especialista em Fisioterapia Oncológica, Dra. Luciana Krauss Rezende. De acordo com ela, poucas são as neoplasias malignas (câncer) tratadas com apenas uma modalidade terapêutica. “Devem estar envolvidas neste tratamento as diferentes áreas técnicoassistenciais como enfermagem, farmácia, serviço social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia clínica, psiquiatria 24

e estomaterapia (cuidados acrescenta Luciana.

de

cirurgiados),

Fisioterapia Oncológica Para minimizar estes impactos, podendo inclusive prevenir o aumento das dores e complicações do câncer, uma área da medicina que vem se destacando no tratamento é a Fisioterapia Oncológica. Nas palavras da fisioterapeuta, “a prevenção de problemas e a promoção da saúde estão hoje entre as principais atribuições do fisioterapeuta e devem estar presentes em todas as fases do câncer, do diagnóstico ao tratamento e aos cuidados paliativos. E esse caminho da prevenção tem ampliado a atuação do fisioterapeuta e consolidado seu espaço legítimo no campo médico”, avalia ela. Detalhando a ação do câncer no organismo de uma pessoa, Luciana explica que as células anormais se dividem incontrolavelmente e podem destruir o tecido normal do corpo. “ E o câncer pode se espalhar por todo o corpo e às vezes causa dor moderada a grave”, completa. Neste contexto, além de reduzir os riscos



de complicações, a fisioterapia oncológica pode restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas – que é o desempenho de cada órgão. “As intervenções fisioterapêuticas deverão levar em consideração o que o profissional detectou em sua avaliação e na evolução constante do paciente. Por isso, o quanto antes se iniciar esse acompanhamento e, também, permanecer enquanto estiver já em casa, mais rápido será o reestabelecimento e independência médica do paciente”, orienta Luciana. Na prática, a fisioterapia oncológica utiliza recursos e realiza intervenções como analgesia (eletroterapia e massoterapia); alongamentos; exercícios de fortalecimento muscular (com ou sem carga); exercícios cardiorrespiratórios; exercícios pulmonares e atividades para promover o bem-estar físico, mental, social e espiritual.

mais por apresentar eficácia nos tratamentos, em diferentes estágios da doença. Diante da pandemia em que estamos passando, por conta do novo coronavírus, causador da covid-19, os pacientes cancerosos estão evitando serem atendidos em clínicas e hospitais, buscando minimizar o risco de contágio: “No entanto, esse paciente não pode deixar de se cuidar. Por isso, ofereço o serviço em domicilio levando-se em consideração todos os protocolos de prevenção”.

Pioneirismo

Principais etapas

Em Itajubá, Luciana é a pioneira na especialidade, após mais de 20 anos de experiência na área de fisioterapia. Com histórico de câncer na família, detectou a ausência desse serviço na cidade para acompanhar sua mãe, acometida com câncer de mama e em tratamento: “Daí meu interesse e motivação para me especializar na Fisioterapia Oncológica, cujo curso está em andamento no Hospital Sírio Libânes”. Como existem diferentes tipos de câncer, a fisioterapeuta explica que, na oncologia atual, é de extrema importância a abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente. “Na minha especialidade devo conhecer cada tipo de câncer, seus estágios, suas complicações e seus tratamentos (cirúrgicos ou não), para assim poder traçar o melhor plano de tratamento sem que esse apresente riscos ao paciente”, justifica.

Luciana resumiu as principais preocupações do profissional fisioterapeuta ao atender o paciente oncológico. Primeiramente, realizar a avaliação a partir do diagnóstico, identificando pré-disposições e fatores de risco para atuar na diminuição das complicações do tratamento. Posteriormente ao diagnóstico, antes e/ ou depois da cirurgia, avaliar quais exercícios cinesioterapêuticos podem e devem ser aplicados para cada paciente, a fim de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.. Outro momento que ela ressalta é nos cuidados paliativos. “O suporte ao paciente sem perspectiva de cura deve ser focado na mobilidade e na qualidade de vida. Mantê-lo acolhido e ativo, dentro das suas limitações, tornará o momento menos traumático e mais digno”, finaliza.

Atendimento durante a pandemia

26

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconhece, na Resolução nº 364/2009, a Fisioterapia em Oncologia como especialidade para preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos e sistemas do paciente. Como está em constante crescimento, a especialidade vem sendo requisitada cada vez

Como está em constante crescimento, a especialidade vem sendo requisitada cada vez mais por apresentar eficácia nos tratamentos, em diferentes estágios da doença.

Colaboração nesta edição:

MARIA PAULA FEICHAS, Jornalista

/maria.paula.feichas


27


Top Social

Mãe, sinônimo de Amor

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si mesma, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar à luz, mas sim participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Rafa e Carolina são filhas da médica Tati Medina, um doce de mãe, mulher linda, meiga e que se encanta com as brincadeiras das filhas. Nossa homenagem nesse dia tão especial, para essa jovem mãe. Ser mãe é carregar no coração um amor que não conhece limites pela vida toda. Fotos: Arquivo Pessoal

Há 1 mês a vida de Tati Dias está um turbilhão de sentimentos com a chegada da sua filha, com quem está aprendendo muito. “Ser mãe me renovou, reinventou-me e me transformou em uma mulher muito mais ponderada e decidida. Meu sonho? Ver você feliz minha filha!”

“Mãe! São tantos parabéns, nossas palavras vêm ficando limitadas, mas o amor que sentimos pela senhora nunca se limita. Te amamos demais. Você é especial, não vivemos sem você. Te amamos para sempre nos milhões de universos que existem”. De Gabriel e Ana Laura para Katia Duarte

Marília é filha da bela advogada Munira Cerqueira, mulher guerreira e determinada. “Minha mãe, meu mundo. Desejo um Feliz Dia das Mães a todas as mães em especial a minha.”

Por SAMIRA KALLAS,

colunista social, pessoa super de bem com a vida e proprietária da loja Mimos Presentes Inesquecíveis, em Itajubá (MG) /mimospresentesinesqueciveis



Giro Por Aí

Cursinho online gratuito Alunos da UNIFEI e da USP desenvolvem cursinho online gratuito Nubo.

Reprodução Nubo/Estadão

O

cursinho online gratuito Nubo - que, em Esperanto, significa nuvem foi desenvolvido com o intuito de democratizar o acesso à educação a partir de uma parceria realizada entre alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); da Faculdade de Economia e Administração (FEA); da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), as quais pertencem à Universidade de São Paulo (USP). Além destas instituições de ensino, o Brasil Cursinhos e o Curso Assistencial Theodomiro Santiago (CATS) estiveram envolvidos no desenvolvimento do projeto. A iniciativa foi idealizada por conta do cenário atual da pandemia do novo coronavírus, considerando que os alunos envolvidos já participaram de projetos de cursinhos gratuitos em suas respectivas universidades e enfrentaram dificuldades durante esse momento de distanciamento social.

O projeto, que teve início em 2020 com a contribuição de 15 voluntários e, atualmente, conta com mais de 40 colaboradores no total, realiza oportunamente processos para selecionar novos interessados em lecionar. Em 2020, o cursinho contou com 950 inscrições de alunos do Ensino Médio de todo o Brasil. Ao fim da etapa de seleção, realizada a partir de critérios socioeconômicos, 545 estudantes, de 19 estados brasileiros, foram escolhidos para dar início ao projeto. Em 2021, o Nubo pretende atender mil alunos de todas as unidades da Federação Mesmo que a iniciativa tenha surgido por conta dos problemas enfrentados durante a pandemia da COVID-19, o Nubo continuará atuando mesmo após o fim desse período de distanciamento. O projeto foca em conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ideia é continuar ajudando alunos de todo o Brasil na preparação para as provas de forma virtual.

O cursinho online

30

Apesar de ter a participação de alunos da UNIFEI e da USP, o Nubo não é um cursinho vinculado a nenhuma instituição específica.

Para saber mais acesse Facebook/cursinhonubo



32






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.