Guia da Mantiqueira - Edição 94 - Janeiro 2021

Page 1

ano 8 ed 94 janeiro 2021 cortesia

www.guiadamantiqueira.net.br


2



GUIA

ano 8 edição 94 janeiro 2021 cortesia

DA MANTIQUEIRA GuiadaMantiqueira

@guiadamantiqueira

@guiamantiqueira

wwww.guiadamantiqueira.net.br

06

10

Jonas Guidi trocou a carreira na Engenharia pela área de Seguros, tornando-se especialista e um franquedo premiado.

Vista-se de si! Você sabe para que serve a Consultoria de Imagem e Estilo, um segmento em alta no mercado?

CONVERSA FRANCA

26

28

Burger ou pizza, o que você prefere? Vale a pena conferir a dica by Tasty Itajubá desse mês, uma delícia imperdível!

Verão chegou e o que te aguarda? Insetos de todos os tipos e formas! Entre eles, os cupins. É hora de combatê-los!

GASTRONOMIA

4

MODA

SERVIÇOS

Expediente Direção e Edição Kelly Monteiro MTB 06.447/MG 35 99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos 35 99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. 35 99221-7048 | 99225-8832 Imagem de Capa Arquivo Pessoal Pâmela Dauzuck Acesse o Portal de Notícias Guia da Mantiqueira As imagens e informações das propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!


5


Conversa Franca

Empreendedor de Sucesso Jonas Guidi trocou a carreira na Engenharia pela área de Seguros, tornando-se especialista em proteção e planejamento financeiro, patrimonial e familiar.

6

O que mais te atrai na área de seguros? “O que me atrai é a possibilidade de fazer negócios com todos os tipos de clientes, fazer networking, remuneração agressiva (de acordo com a produção da minha corretora), reconhecimentos, como viagens internacionais e prêmios, além de gerir minha própria carteira de clientes. Ser dono da própria franquia e contar com o apoio de uma multinacional americana líder no seu setor financeiro.”

Fotos: Arquivo Pessoal

A

veia empreendedora do engenheiro mecânico Jonas Guidi se manifestou de maneira latente quando o jovem itajubense trocou a carreira na Engenharia para ter a sua própria empresa na área de seguros. Após cursar a graduação na Universidade Federal de São João del Rei e terminar na Universidade em Munique, na Alemanha, Jonas trabalhou por dois anos na BMW, também em Munique. Ao retornar para o Brasil, trabalhou na Petrobras durante seis anos (embarcando) e, depois, em seu último emprego como engenheiro, voltou pra Munique e trabalhou durante um ano na ESA (agência europeia aeroespacial) com controle de qualidade de foguetes lançadores de satélites. “Larguei minha carreira de engenheiro e voltei para o Brasil, para Itajubá, para ter minha própria empresa cuja sede é em Belo Horizonte. Hoje, sou um corretor franqueado da Prudential do Brasil e posso escolher onde e com quem trabalhar”, conta Jonas. “Você pode pensar: esse cara é doido! Largou um vasto currículo de engenharia para vender seguros!? Sim! Porém, além da Prudential ser muito sólida (mais de 140 anos) e ser uma das maiores instituições financeiras do mundo, com a Franquia, pude me tornar especialista em proteção e planejamento financeiro, patrimonial e familiar.” Confira o nosso bate-papo!

Como é a sua relação com Itajubá?   “Minha família é de Itajubá, a maioria dos meus amigos são daqui, hoje, tenho mais de 200 clientes aqui, e foi a cidade em que mais me destaquei prospectando, pois o IDH da cidade é alto e consigo difundir muito bem meu produto, o seguro de vida personalizado, voltado para um público inteligente e selecionado.” Por que fazer um seguro e quais são as modalidades oferecidas pela Prudential? “Sou uma corretora franqueada habilitada a comercializar os produtos da Prudential, e com base em nossos treinamentos e experiência, nós fazemos um planejamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Assim, temos as possibilidades de fazer uma proposta voltada para cada indivíduo, desde o estudante, até o vovô que está preocupado com seu inventário. Para um solteiro, visamos principalmente sua proteção em vida e com acúmulo de reserva com



cultura. Nos EUA e Ásia, 70% e 90% da população, respectivamente, têm uma estrutura de proteção’; no Brasil apenas 15%. Estamos mudando esse conceito ensinando o brasileiro a se estruturar e pensar no futuro, cuidando de seu maior patrimônio: a saúde e a família. Nos últimos 10 anos, a Prudential cresceu em média 31% ao ano.”

nosso produto resgatável, tendo a possibilidade de resgatar um valor em caso de cancelamento do seguro. Para um pai de família, temos que incluir os custos de educação e manutenção do dia a dia de sua família na composição da apólice para garantir seus dependes. Para o vovô preocupado com os custos de inventário (10 a 15% do patrimônio), fazemos um seguro vitalício de curto prazo de pagamento, assim, ele estará assegurado pela vida inteira sem pagar mais. Sim, ele pára de pagar e o seguro continua vigente, ou ele pode, depois de um tempo, resgatar o valor aportado. O planejamento depende da realidade e necessidade de cada um, desde o estudante até o milionário. Mas, o milionário precisa de seguro? Sim! Quanto maior o patrimônio maior o custo de sucessão! E temos a ferramenta mais inteligente e prática para isso.” O que as pessoas buscam ao pensar em seguro? “Proteção para si e sua família! Mas não somente em sua falta. Protegemos o cliente em vida, como em um diagnóstico de doenças, acidentes, internação, invalidez, por exemplo. A vantagem de fazer um seguro é estar protegendo seu maior patrimônio: sua família e saúde! Existe algo mais valioso que a segurança e estabilidade financeira de nossa família?”

8

O mercado de seguros é um dos que mais cresce atualmente no Brasil? “Sim! O brasileiro está se adaptando a essa

Os contratos de seguro de vida normalmente não cobrem mortes por pandemias e epidemias, mas desde de março de 2020 algumas seguradoras começaram a desconsiderar essa cláusula. Até maio de 2020, os contratos de seguros não cobriam mortes por pandemia e epidemias. A pandemia de COVID-19 impulsionou o mercado? Por quê? “Caímos na realidade de uma pandemia, medo do futuro e de morrer, e a Prudential foi uma das primeiras a cobrir o Covid-19 e não somente com o seguro de vida (morte) mas também com a cobertura de internação hospitalar, proporcionando ao cliente tranquilidade financeira em uma eventualidade. Mesmo sem trabalhar, ele recebe uma diária para a manutenção do seu cotidiano. Para minha franquia, o volume de vendas até cresceu, principalmente por meus clientes saberem que podem contar conosco numa eventualidade causada também pelo Covid-19.” A Prudential possui escritório em Itajubá? “A empresa é uma das maiores instituições financeiras do mundo com cerca de 1,5 trilhões de dólares sob gestão, com sede em Newark, nos Estados Unidos. No Brasil, existem 37 pontos de apoio (escritórios), principalmente nas capitais. Eu sou um franqueado que reside em Itajubá e atende o Sul de Minas, porém não temos limites, posso atuar em qualquer local do Brasil. Basta me contatarem para analisarmos cada caso e apuramos a melhor solução, dentro de realidade e orçamento pessoal.”

CONTATO Whats App: (35) 9 9931-2657 /Jonas Guidi



Vista-se de Si

Moda

Consultoria de Imagem e Estilo: você sabe para que serve? Pixabay

V

10

ocê acha que roupa é apenas um adorno para proteger o corpo? Começou assim nos primórdios, mas aos poucos o vestuário foi ganhando novos significados e importância no contexto histórico como elemento de diferenciação de grupos sociais: tribos, status, profissão, religião… O modo de se vestir é o reflexo do nosso tempo e, com isso, diz muito sobre quem somos ou como queremos ser percebidos. É um meio de comunicação não-verbal. Quando você chega em um lugar com pessoas desconhecidas, antes mesmo de se apresentar, o modo como você está vestido já transmitiu uma mensagem de forma inconsciente entre as pessoas. Esta percepção não está ligada apenas a um julgamento estético, se é bonito ou feio, mas a um sistema natural que todos nós temos de decodificar signos, ou seja, ela se dá por meio da semiótica. O que a consultoria de imagem e estilo faz é tornar esta simbologia consciente primeiramente para o cliente, combinando uma série de fatores, inclusive conceitos de psicologia, que tornarão o discurso da roupa coeso com o discurso da fala. Suponha que você esteja concorrendo a um cargo de gestão: seu currículo é excelente, tem todos os atributos exigidos, mas não

se preocupou com a forma de se apresentar para a entrevista. Se sua imagem não estiver compatível à sua qualificação, provavelmente, não passará credibilidade desejada e perderá uma oportunidade profissional. Ao conseguirmos comunicar quem somos sem precisar explicar verbalmente, estamos dizendo ao mundo como queremos ser tratados. Para chegar a este resultado, a consultoria faz uma grande imersão no universo do cliente, analisa suas motivações, para então desenvolver uma estratégia de construção de imagem que envolve tanto aparência como comunicação e comportamento. A consultoria é uma ponte para sair da zona de conforto ou de estresse, alinhando a sua essência aos seus objetivos pessoais ou profissionais por meio de novas narrativas visuais. Um serviço minucioso e individualizado para você estar seguro e vestir-se de si. Por KÁTIA GOMES Jornalista, pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. Gerencia as páginas @refinariadeestilo e @refinariadeideias no Instagram.



G9 Informa

Um Ano de Vitórias

Curso G9: 2020 foi um ano letivo de conquistas nas competições escolares Imagens de Arquivo

U

12

m fim de ano letivo recheado de conquistas dos alunos do Curso G9 em competições de robótica, de xadrez e nas olimpíadas escolares. Todas as atividades aconteceram de forma remota em função do necessário isolamento social para conter a Covid-19. “Apesar das dificuldades decorrentes da pandemia, conquistar o bicampeonato para o Curso G9 revela que estamos no caminho certo”, disse o professor de Matemática e um dos mentores das equipes, Mateus Francisco, ao falar da conquista do colégio no Torneio Brasil de Robótica (TBR). A GDroid conquistou o primeiro lugar geral da Etapa Nacional 2020 do TBR, na Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. O anúncio foi feito, em 12 de dezembro, por meio de transmissão da organização do evento pelo YouTube. Em 2019, a grande vencedora foi a Equipe GTEeN, que disputou a competição na Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. Agora em 2020, venceu na Categoria Tecnologia & Engenharia. Para Vicente Carlos Martins, o mentor mais antigo das equipes de robótica do Curso G9, a trajetória vitoriosa da GDroid, que tem apenas três anos de existência, vem coroar o trabalho que é desenvolvido pelo colégio. “Há mais de dez anos, o Curso G9 investe em robótica e na criação de equipes competitivas”, destacou.

“A GTEeN é a mais longeva participante do TBR e a que obteve o maior número de premiações nesses dez anos. A equipe esteve muito bem neste ano e garantiu o 1º lugar no difícil quesito ‘Tecnologia e Engenharia’, que é o projeto, a montagem e a programação do robô”, disse Vicente Martins. A GTEeN e GDroid chegaram à etapa nacional depois de vencerem a Etapa Regional Mineira, realizada em outubro de 2020.

Xadrez Escolar O Curso G9 foi o grande destaque na cerimônia de premiação do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020, realizado de forma online, em 5 de dezembro. Isso porque o colégio conquistou três títulos dos cinco possíveis: Melhor Escola, Atleta Campeão Categoria A e Atleta Campeão na Categoria D. A competição foi uma realização da Federação Mineira de Xadrez (FMX), com apoio da Genius – Academia de Xadrez. O Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020 reuniu em torno de 500 alunos, de 70 escolas do Estado. A última e decisiva etapa aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro. A presidente da FMX, Luciane S. Viana, parabenizou a escola pelos títulos e classificou o Curso G9 “como uma referência em Minas Gerais quando se fala em Xadrez, pois tem se destacado em vários torneios estudantis ao longo dos anos”.



Imagens de Arquivo

“Temos orgulho de estar presente no circuito de xadrez do nosso estado e país. Essa conquista vem coroar nosso projeto pedagógico, iniciado há mais de dez anos, porque acreditamos muito no esporte como uma ferramenta para a formação integral de nossos alunos”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano, que participou da cerimônia. Além do título de Melhor Escola da competição, o Curso G9 conquistou outras duas categorias: André Bernardo Britto, do 3º ano do Ensino Fundamental I, foi campeão da Categoria A; e Pedro Arango Esteban, da 2ª série do Ensino Médio, campeão da Categoria D. André Brito é mestre nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez. O Curso G9 também se destacou com a participação dos irmãos e Mestres Nacionais Giovanna Almeida Magalhães e Enzo de Almeida Ramos, que também disputaram a final de suas respectivas categorias. Vale destacar que André Britto e os irmãos Enzo de Almeida Ramos e Giovanna Almeida Magalhães conquistaram o título de Mestre Nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil, pelo ótimo desempenho no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020, realizado em julho de 2020.

Olimpíadas Escolares 14

Alunos do Curso G9 conquistam 15 medalhas na 23ª edição da OBA (Olimpíada Brasileira

de Astronomia e Astronáutica). Do total, cinco são medalhas de ouro, nove de prata e uma de bronze. O aluno Vinicius Moreira Campos também conquistou uma medalha de ouro na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG. Outra boa notícia para os medalhistas do Curso G9: Elisa de Lorenzi, Enzo Conti, João Pedro Bernardo, João Pedro Tilmann, Mariana Amorim, Renan Barbosa, Thiago Taets, Vinicius Ferreira, Vinicius Moreira e Vinícius Souza irão participar da pré-Seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. A OBA e a MOBFOG são organizadas, em âmbito nacional, pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. Em agosto de 2020, três alunos conquistam bronze na olimpíada Canguru de Matemática, que está em sua 11ª edição. O Curso G9 também foi, pela décima vez consecutiva, finalista da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp. O Curso G9 será representado por 35 alunos, do Ensino Médio e 9º anos do Ensino Fundamental II, na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A prova será realizada em 22 de janeiro de 2021. CURSO G9 Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 /cursog9itajuba /CursoG9


15


Talento Nato

Capa

A cantora Pâmela Dauzuck prepara novos projetos musicais autorais para 2021

16

Arquivo Pessoal

A

vocação para as artes se manifestou cedo, logo na infância de Pâmela Dauzuck. Mineira de Lavras, ela tinha apenas 3 anos de idade quando a família foi morar no município de Cristina (MG), e foi lá na terra dos cafés especiais e dos festivais culturais, que ela iniciou a carreira musical, aos 8 anos, idade em que passou a frequentar a Escola de Música Municipal. “Lá aprendi a tocar alguns instrumentos, mas foquei principalmente no clarinete. Segui como 1ª clarinetista da Corporação Musical Antônio de Freitas Carvalho por 7 anos e fiz também aulas de clarinete no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre. Eu era a mais nova da sala. Naquela época eu ainda não cantava, só em casa ou na escola. Cristina foi uma cidade que me proporcionou muitas oportunidades musicais, mas não como cantora”, diz Pâmela. A adolescência chegou e, aos 13 anos, ela e a família se mudaram para Itajubá (MG). “Por um ano ainda consegui conciliar minha participação na banda de Cristina, mas depois ficou difícil participar dos ensaios e das apresentações e

acabei entregando o clarinete. Depois disso, nunca mais tive contato com esse instrumento. Quase como uma forma de suprir minha necessidade de estar envolvida com a música, comecei a me dedicar mais ao canto e ao violão. Desde criança já arranhava algumas coisas que aprendia nas revistinhas de cifras, mas nunca havia frequentado aulas de canto ou violão”. O tempo passou e Pâmela, já com 17 anos, começou a traçar a sua história profissional tocando em barzinhos. Ela já possuía um grande repertório acumulado pelo tempo que ficou sem se apresentar, mas os bares não a aceitavam para trabalhar por ser menor de idade. “Foi aí que meu pai, que é percussionista, baterista e pai coruja, aceitou tocar comigo. Com um responsável eu poderia me apresentar. Foi uma parceria muito linda de vários anos e que sinto falta até hoje”, revela. Em 2020, Pâmela completou 10 anos de estrada tocando em bares e eventos: “No começo eu tinha muita dificuldade para conseguir datas. Também por ser mulher sempre foi um ponto difícil, os contratantes não botavam muita fé


que eu fazia um som de qualidade e foi muito demorado o processo de conquista de espaço. Mas foi através desse caminho difícil que consegui me desenvolver como cantora, conquistei meu espaço e me mantive fiel ao meu estilo.

Música e Teatro Pâmela conta que durante esses dez anos ela teve a oportunidade de participar de vários eventos, festivais, saraus, projetos dos mais diferentes tipos. Além disso, ela se desenvolveu como compositora, atriz na Companhia Teatral D’efeito, DJ - “Venho estudando até hoje”- , e artista de rua. “Em Itajubá tive a oportunidade de montar uma banda chamada Forró Pé-de-Minas e tocávamos clássicos de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga e toda essa turma de peso do Nordeste. Nossa primeira apresentação foi no Festival Café com Música de 2018”, lembra. Um dos momentos memoráveis da carreira da artista foi a participação no programa de calouros Shadow Brasil, apresentado por Raul Gil no SBT. “Estava tocando nas ruas de São Paulo, uma das juradas me viu e pegou meu contato. Na semana seguinte a produção entrou em contato comigo e fui convidada a participar da competição. Meses depois a produção do Ratinho me convidou para participar também do quadro Dez ou Mil”, diz. Pâmela não para de crescer e se aprimorar, seja na música, no teatro ou em outras áreas. Além de cantora, ela cursa graduação em Psicologia e um dos trabalhos que realizou em São Paulo, onde mora atualmente, foi em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos: “Eu levava música para eles de forma terapêutica, como auxílio na manutenção da ansiedade e como forma de entretenimento durante a internação”. Atualmente, ela tem se dedicado ao trabalho autoral, pois há muitas músicas que ainda precisam ser gravadas e a produção não para!

/pameladauzuck

PÂMELA DAUZUCK /pameladauzuckoficial



19


Viver Bem

Pandemia x Divórcio

Eles querem se separar! O que a família e os amigos podem fazer nessa hora?

E

20

les combinam tanto”; “que bom que vão se casar”; “parabéns aos noivos”; “dois pombinhos”... As fotos ficam lindas, assim como o filme do casamento. Nessa hora ninguém imagina que aquele casal, tão feliz, um dia venha a dizer, um para o outro, que se odeiam e querem o divórcio. Porém isso tem se tornado cada vez mais comum. E houve uma explosão na pandemia. Os números mais recentes do Colégio Notorial do Brasil (CNB/CF), apontam para um aumento dos divórcios em 2020 em 54%. Mas o que as pessoas mais próximas podem fazer pelo casal em crise? Já foi o tempo em que a máxima “em briga de marido e mulher...” servia para alguma coisa. Assim como as pessoas, as famílias também adoecem e precisam de ajuda. O avanço dos estudos sobre as famílias como sistemas têm posto luz sobre várias questões, antes inexplicáveis. Segredos, tradições, alianças, atribuição de papéis, mitos, crenças e tantos outros comportamentos e atitudes são herdados, em uma família, de geração em geração. Normalmente, isso acontece sem que ninguém tome consciência. São os chamados fenômenos transgeracionais. Por algum tempo eles podem até funcionar bem, mas uma mudança na família pode tirar todo o equilíbrio do sistema e gerar muita dor. Por exemplo: perda de emprego, saída de um filho, morte de um ente querido, chegada de um idoso, nascimento de mais um filho. Ou uma pandemia. A tendência dos cônjuges diante de mudanças assim é culpar um ao outro pela dor que sentem, mas não conseguem explicar. Porém, os estudos da Terapia Familiar Sistêmica, já há muitos anos, têm demonstrado, com farta comprovação, que a solução nunca é individual. Não é culpando ou eliminando alguém da casa - igual no BBB - que a situação se resolve. Antes, demanda a conscientização de todo o sistema. A dor é inevitável, mas sofrer é opcional. As famílias que relatam passar pela experiência da

Terapia Familiar demonstram maior resiliência e capacidade de se adaptar às mudanças, que são inerentes à vida. Essa situação me lembra a historinha do leão com o espinho na pata. Ele batia em todos na floresta porque estava com dor, mas não sabia o porquê. Vários animais tentaram acalmar o leão, em vão. Na mesma história havia um valente ratinho que decidiu se aproximar para ver o que estava acontecendo. Ao entender o motivo do destempero do rei da selva, bastou tirar-lhe o espinho para que a floresta voltasse ao normal. É com essa prudência e valentia que as pessoas que amam aquele casal são chamadas a ajudá-los. A lembrá-los de que a dor pode ser tratada. E que o divórcio não é o único caminho. Por MARCELO CUNHA, psicólogo (CRP04/48283), terapeuta familiar, especialista em Psicologia Analítica e membro do Núcleo de Estudos do Sonho da SBPA/SP. Tel.: (35) 99822-7500 | 99100-7060 psicologomarcelocunha@gmail.com



Top Social

C

Eterna Lembrança

omeço o ano de 2021 com essa edição ESPECIAL, repleta de carinho, e otimismo, em homenagem a um ser humano de LUZ: senhor Sebastião Imar Martins Riera, falecido em 19 de dezembro de 2020. Personalidade política com grande destaque na história de Itajubá e região, foi vereador por quatro mandatos, prestando relevantes serviços e trabalhando para o desenvolvimento do município. Foi suplente do Senador José Alencar e Presidente do MDB e PMDB em Itajubá. “Tião Riera”, como era carinhosamente conhecido, era

proprietário da Rádio Futura FM. Casado a exatamente 49 anos com a querida dona Neusa Maria Riera, Sebastião Riera era apaixonado pela família. Tiveram três filhos: o nosso ex-prefeito Rodrigo Riera, Simara e Karina. “Seu Tião” encantava com seu jeito divertido e otimista, era amigo dos amigos dos filhos e mantinha uma forte ligação com os amigos de uma vida toda. Sábio, parecia sempre ter a solução para tudo sem perder o carisma e a alegria de viver. Hoje, nos restam saudades e a certeza de que o céu ganhou mais uma estrela radiante.

Sebastião Riera Fotos: Arquivo Pessoal

Todos os dias ao se levantar pense nas coisas que mais gosta e ama, e não deixe o que é velho entrar em você. Assim, será sempre jovem e feliz.”

Quando descobrimos que absolutamente nada é definitivo, inclusive a vida, compreendemos a inutilidade do orgulho, a tolice das disputas, a estupidez da ganância e a incoerência das tolas mágoas.”

Por SAMIRA KALLAS,

colunista social, pessoa super de bem com a vida e proprietária da loja Mimos Presentes Inesquecíveis, em Itajubá (MG) /mimospresentesinesqueciveis 22



Informe Publicitário

Carreira e Maternidade Descubra o método que pode te auxiliar a aproveitar as características que a maternidade proporciona para se desenvolver profissionalmente.

24

Arquivo Pessoal

M

eu nome é Barbara Lara sou especialista em desenvolvimento de pessoas e empresas, mãe de duas crianças lindas o Lucas de 6 anos e a Maria Fernanda de 5 anos. Hoje sou empresária, mãe, estudo, faço atividades físicas, me dedico ao lazer, férias, amigos e espiritualidade com mais eficiência que antes da maternidade. Isso tudo foi possível depois que criei o Método Carreira e Maternidade. Hoje posso dizer que sou muito feliz e realizada na carreira e na maternidade, mas isso não foi sempre assim. A ideia de criar um método para ajudar as mulheres na carreira e na maternidade veio com a minha própria vivencia materna. Nem todas as mães têm a oportunidade de ficar em casa durante os primeiros anos de vida dos filhos como eu tive e quando eu resolvi voltar para o mercado de trabalho percebi exatamente a dor, culpa, medo, dúvidas, angústia e saudade que muitas mães sentem, e não é só isso, o mercado não é mais o mesmo quando resolvemos retornar. As mudanças na vida de uma mulher são certas com a vinda de um bebê, pois há novas prioridades, escolhas, planos e por aí vai... Hoje, eu sei como ajudar uma mulher a se

realizar na sua vida pessoal e profissional. Com o método, é possível ajudá-la a se redescobrir, a fazer um plano de carreira, a empreender ou a se planejar em casa com o filho para retornar ao trabalho quando for necessário para ela e para a criança. Independente da escolha que fizer, a realização é certa! Cuidar de um ser humano desenvolve habilidades como, comunicação, liderança, força, resiliência. As mães se tornam seres mais empáticos e produtivos e, tudo isso que a maternidade desenvolve, posso ajudar a mulher a trazer para a carreira, fazendo com que a ela seja uma profissional ainda melhor. Quer mais dicas ou conversar a respeito deste Método maravilhoso? Entre em contato com Barbara Lara Consultoria, vou te ajudar a encontrar a estratégia de negócio perfeita para você avançar na sua vida pessoal e profissional com equilíbrio e felicidade. BARBARA LARA Itajubá (MG) Whats App: (35) 9 99714928 /barbaralaraconsultoria


25


Gastronomia Confira aqui, com exclusividade, as melhores dicas gastronômicas do Veja mais no

/tastyitajuba

Let’s go de burger ou pizza? Foto: Tasty Itajubá

D

e pizza ou burger é só chamar a turma do Tasty Itajubá, que a gente tá dentro! A galera do Go Pizza manda bem demais! Sabiam que eles mesmo fabricam o próprio molho? 100% caseiro! Eles usam uma receita desenvolvida com temperos naturais para dar aquele toque especial. Além de ingredientes originais, como o catupiry que usam. Todos os sabores são deliciosos. Sem contar a massa, que lembra a pizza americana. Massa fininha e bem recheada. Indicamos as tradicionais de marguerita, frango com catupiry e a de calabresa. São nossas preferidas! Nós adoramos também a pizza doce de chocolate com ninho: é uma das melhores da cidade! Além da pizza, nós também provamos os novos burgers e demos nota 10! Ponto perfeito e o hambúrguer temperadinho, com aquele gostinho de churrasco e quero mais. Ingredientes de primeira e os molhinhos dos deuses. Pedimos 26

a geleia de pimenta artesanal e o aioli, que foi nosso preferido. Agora, com um espaço físico novo, a Go Pizza pode nos receber e está funcionando o dia inteiro. À tarde como Café & Bistrô, e à noite como pizzaria e hamburgueria. Pizza, hambúrguer e um lindo espaço novinho em folha! Fica aqui nossa dica para começar o ano deliciosamente bem! Esse sim é o famoso significado de tanto faz! Inclusive, conta pra gente lá no nosso perfil @tastyitajuba, se você prefere hambúrguer ou pizza? Difícil escolha, não é mesmo?! Com sabor, Tasty Itajubá. GO PIZZA Whats App: (35) 9 9917-1140 Peça pelo iFood, Aiboo, Aiqfome, WhatsApp ou pelo telefone. /gopizzaitajuba



Serviços

Verão: Cupins em Festa

Pixabay

C

28

om a chegada do Verão, começa a festa dos insetos: baratas, formigas, carrapatos, percevejos, pulgas e os cupins, aqueles bichinhos que adoram uma luz! Você está em casa à noite e eles começam a aparecer voando em torno das lâmpadas. Os cupins, mais conhecidos como aleluias (ou siriri ou sarara em algumas regiões do Brasil) são insetos da ordem Isóptera, ou seja, insetos sociais como as abelhas e formigas. Eles vivem em cupinzeiros (ou termiteiros) e os reprodutores, que são os indivíduos com asas (esses que entram na nossa casa a noite), machos e fêmeas, são encarregados de propagar a espécie fora do cupinzeiro em que nasceram. Geralmente, na Primavera e no Verão (épocas úmidas) milhares de reprodutores se preparam para a revoada. A saída do cupinzeiro é fechada por centenas de operários, o que provoca uma compressão. Há um momento em que todos os reprodutores presos são acometidos por um frenesi. Produzem intensa vibração com as asas, provocando calor, e os operários, então, abrem a saída e milhares de casais saem em revoada numa gigantesca e efêmera nuvem de insetos, Isso acontece geralmente no crepúsculo. Para se livrar da revoada dentro de casa, com a chegada dos primeiros indivíduos, feche as portas e janelas e apague as luzes!

As aleluias caem e soltam as asas, e vão procurar um parceiro para acasalar. Geralmente iniciam a nova colônia em madeiras de móveis e portas. Uma pista de que os cupins podem estar iniciando uma colônia é a presença constante das asas desses insetos em um determinado ponto da casa. O tratamento preventivo é importante para eliminiar os pontos passíveis da entrada dos cupins e o corretivo para tratar os pontos já infestados pelos cupins.

Covid-19 A DDLIMP tem um tratamento adequado para todos os tipos de cupins, executando serviços de dedetização de ambientes que eliminam cupins, entre outros insetos, e também de sanitização para prevenção contra o vírus da Covid-19 em ambientes públicos, residências, veículos de uso coletivo e particulares, roupas e acessórios, máquinas e equipamentos, corrimãos, entre outros.

DDLIMP Rua Jorge Braga, 185, Avenida | Itajubá (MG) Tel.: 35 3622-4300 | 98898-4258 /ddlimp.dedetizadora | www.ddlimp.com.br



30








Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.