Guia da Mantiqueira - Edição 73 - Abril 2019

Page 1

DA MANTIQUEIRA

Ginástica da Inteligência CRISTINA SEDIARÁ A I SEMANA DO CAFÉ ESPECIAL FACESM FAZ 54 ANOS DE FUNDAÇÃO ALUNOS DO G9: DESTAQUES NO FESTIVAL MINEIRO DE XADREZ

ano 6 ed 73 abril 2019 cortesia

GUIA




GUIA

ano 6 n 73 abril 2019 cortesia

Pixabay

Divulgação

DA MANTIQUEIRA

Expediente

4

Guia da Mantiqueira

08

VILA MARIA: PARCERIA VISA A FOMENTAR O TURISMO NO LOCAL

10

MERCADO DE POUSO ALEGRE FAZ PARTE DE PROJETO CULTURAL

26

ÓCULOS: ACERTE NA HORA DE ESCOLHER O MELHOR MODELO

34

COACHING DE IMAGEM: RETRATO À ALTURA DO SEU SUCESSO

@guiadamantiqueira

Direção e Edição Kelly Monteiro - MTB 06.447/MG 35 9 9221 7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br

Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos 35 9 9225 8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br

Projeto Gráfico e Diagramação Guia da Mantiqueira

As imagens e informações contidas nas propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. A reprodução do conteúdo é permitida desde que a fonte seja citada.

Capa Foto: Pixabay

@guiamantiqueira

Baixe o leitor QR Code, posicione a câmera do celular, leia o código e acesse a página do Guia da Mantiqueira no Facebook.


5


Conversa Franca

Cristina será sede da I Semana do Café Especial

O

6

município de Cristina, um dos mais charmosos e festivos do Sul de Minas, está preparando a I Semana do Café Especial, ação direcionada ao propósito de consolidar, cada vez mais, o município como referência na produção de cafés especiais. Cristina possui clima e relevo favoráveis para a produção de café. Além disso, a dedicação em todas as etapas da produção, a infraestrutura e os investimentos em pesquisas favorecem o desenvolvimento do cultivo do café na região. Os produtores de cafés do Sul de Minas colecionam certificados e prêmios nacionais e internacionais que comprovam a qualidade dos grãos produzidos por lá. São cafés com sabor e aroma diferenciados, nas variedes rubi, catuaí, bourbon, entre muitas outras. Sendo assim, nada mais adequado do que promover eventos que fortaleçam e estimulem a cultura cafeicultora e, assim, atraiam também turistas para o município. O Guia da Mantiqueira conversou com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Cristina, Rafael Rezek, sobre a tradição em cafés especiais de Cristina e sobre a Semana do Café Especial.

Melhores cafés do mundo “Cristina é conhecida por produzir os melhores cafés especiais do mundo. Esse título é atribuído devido ao grande número de produtores que conquistaram o ‘Cup of Excellence’, concurso de qualidade internacional que elege anualmente os melhores cafés do mundo. Destaque para o produtor Sebastião Afonso, único que conquistou o título duas vezes consecutivas, em 2015 e 2016, com a maior pontuação do concurso. A Prefeitura Municipal estimula o setor produzindo eventos como o Festival Café com Música, a I Semana do Café Especial, divulgando informações relacionadas às conquistas dos produtores e através de serviços básicos de infraestrutura para os mesmos.”

Região produtora “Nossa região precisa se solidificar como produtora dos melhores cafés especiais do mundo. Cristina e vários outros municípios da Mantiqueira de Minas são produtores de cafés raros e acreditamos que estes eventos fortalecem, a longo prazo, esta cultura. A ideia do evento nasceu em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Secretaria Municipal de Turismo de


Arquivo Pessoal

Cristina MG. A I Semana do Café Especial de Cristina tem o objetivo de capacitar produtores, mão de obra da cadeia produtiva (do pé à xícara) e gerar público consumidor de cafés especiais. O público alvo para o evento são produtores, funcionários, proprietários de cafeterias e coffee lovers.”

Programação “Cursos, palestras, oficinas e workshops compõem a programação do evento. Vários temas serão abordados como: Curso de Barista, Curso de Torra, Curso de Classificação de cafés, oficina gastronômica de pratos a base de cafés, degustação gratuita de cafés especiais, roteiro do café especial (com degustação), selo de procedência, exportação, fermentação entre outros. Alguns palestrantes como Emílio Rodrigues, fundador da “Casa do Barista” e Gabriel Guimarães, campeão brasileiro de barista 2019, são algumas das presenças já confirmadas.”

Do pé à xícara “O Roteiro do Café Especial faz parte da programação da I Semana do Café Especial e levará os participantes para conhecer o processo produtivo de cafés especiais, do pé à xícara. Plantio, colheira, secagem, torra... O roteiro passa por duas fazendas produtoras e será finalizado com degustação. As vagas são limitadas e como todas as outras atividades da programação, será tudo gratuito! Todos os temas já estão definidos para as palestras, as oficinas, os workshops e os cursos. Todos serão gratuitos mediante inscrições antecipadas, exceto as palestras. Workshops, oficinas, cursos e roteiro do café terão vagas limitadas.”

Rafael Rezek: incentivo e valorização da cultura da região

Capacitação “Acreditamos que as ações de capacitações para os produtores e seus funcionários irão favorecer muito para que a qualidade dos cafés especiais de Cristina seja mantida. A I Semana do Café Especial irá proporcionar também um contato direto entre produtor e consumidor final de cafés especiais, além de compradores, fornecedores de equipamentos e outros da cadeia produtiva. Estes eventos são fundamentais para ligar o produtor às pessoas e empresas consumidoras de cafés especiais.” I SEMANA DO CAFÉ ESPECIAL DE CRISTINA De 6 a 11 de maio Praça Santo Antônio, Centro - Cristina (MG) Informações: 35 3281-1962 ou pelo e-mail: turismoecultura@cristina.mg.gov.br Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (SETUR) da Prefeitura de Cristina


Maria Paula Feichas

Arte & Cultura

Vila Maria: parceria visa a fomentar o turismo no local

A

8

convite do empresário Dormovil Ferreira, o prefeito municipal de Piranguçu, Ricardo Martins, visitou a Vinícola Ferreira para uma reunião sobre ações para fomentar o turismo na região da Vila Maria. Participaram também o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Raimundo Mendonça Rennó; o engenheiro agrônomo da Emater, João Marcos Cunha e o engenheiro agrônomo da empresa, João Lucas Ismael. A proposta do empresário é firmar parceria com a Prefeitura para realizar melhorias na estrada de acesso (BR 383), em conjunto com outros municípios e empresários. “A riqueza da região exige essa atenção. Os empreendimentos atraem um público grande e diferenciado, com certeza essa união do poder público com o setor privado só trará benefícios. Vamos agregar também os municípios São Bento do Sapucaí, Itajubá e Campos do Jordão”, resume o prefeito. Na oportunidade, ficou acertado também que a Secretaria Municipal de Agricultura irá ofertar cursos profissionalizantes de Tratoristas e Equipamentos Defensivos, para os produtores rurais da região. A capacitação será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),

disponibilizado pelo Sindicato Rural de Itajubá, com extensão em Piranguçu. O encontro aconteceu em 15 de março.

A Vinícola A Vinícola Ferreira está localizada ao lado da Represa São Bernardo, bairro da Vila Maria, no município de Piranguçú. Situada na Serra da Mantiqueira, a 1.767 metros de altitude e a 30 km do centro de Campos do Jordão (SP). O vinho feito com um mínimo de intervenção ‘La Lutte Raisonnée’ tem como principais características a cultura sustentável das vinhas, bem como a fermentação baseada no suco da uva, sem adição de produtos químicos, nesta etapa.

Alguns dos vinhos produzidos na Vinícola


Portanto, todos os vinhos seguem preceitos sustentáveis e minimizam a utilização de compostos químicos, seja na cultura das uvas ou no processo de vinificação. A proposta principal é manter ao máximo as características naturais da uva, realçando seus aromas e sabores no vinho. Com plantações de 16 variedades de uvas o empreendimento tem capacidade de produzir mais de 50 mil garrafas de vinho por ano. Dentro do projeto de expansão da empresa, há plantação de frutas, produção de doces, e a plantação de lúpulo para a cervejaria própria. “No futuro, até uma pequena pousada teremos aqui”, garantiu Dormovil .

Physalis, conhecido como juá-poca, é a nova aposta

Da esq. p/ dir: o engenheiro agrônomo João Lucas, prefeito Ricardo, o secretário Antônio e o empresário Dormovil

Doces também são produzidos pelo empreendimento


Imagem de Ingernet

Aqui Tem

Mercado de Pouso Alegre faz parte de projeto cultural

O

10

Mercado Municipal de Pouso Alegre será objeto de estudo artístico por participantes do projeto cultural Encontros com a Arte Contemporânea. Com realização dos artistas e arte-educadores Arianne Vitale e Thiago Bortolozzo, e patrocínio da Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto se propõe a ser um curso livre culminando na construção de uma instalação artística como trabalho final. Em sua segunda edição, os encontros aconteceram no fim de semana de 22 a 24 de março, e serão realizados também durante os meses de abril e maio. A participação é gratuita. O projeto cultural Encontros com a Arte Contemporânea começou em 2018, quando se estudou a Antiga Estação Ferroviária, atual Casa da Cultura Menotti Del Picchia. As aulas práticas e teóricas resultaram em uma exposição coletiva. Dessa vez, os participantes irão se debruçar sobre o Mercado Municipal, outra icônica construção do município e local de fruição de práticas históricas e culturais. As aulas teóricas são abertas ao grande público e serão ministradas no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes e na Casa da Cultura Menotti Del Picchia. Para as ações práticas, os artistas propõem uma escultura pública temporária, na forma

de um obelisco em madeira, criado coletivamente pelos participantes.

Patrimônio Imaterial O Mercado Municipal foi inaugurado em 1893, passando por diversas reformas. Foi reconstruído em 2004, em celebração aos 122 anos de Pouso Alegre, alterando e modernizando sua arquitetura e instalações. Na última década, foi registrado como Patrimônio Imaterial do Município de Pouso Alegre, conforme o Decreto Municipal n.º 4143/2013. É caracterizado por uma serie de valores, como etnográfico, social, afetivo e histórico, pautados, sobretudo pelas relações interpessoais estabelecidas ao longo dos anos que transformam o mercado em um lugar onde mais do CENTRO CULTURAL CLEONICE BONILLO FERNANDES (Antigo Fórum) Praça Senador José Bento, nº 2, centro CASA DA CULTURA MENOTTI DEL PICCHIA (Antiga Estação) Praça Josino de Araújo, s/nº, centro MERCADO MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE Av. Duque de Caxias 313 a 419, centro


11


Reprodução

Almanaque

Memória

A

antiga Fábrica Cica é um importante elemento da vida cotidiana do povo de Delfim Moreira (MG), marcando o período áureo industrial da cidade, da década de 1940 até 1980 aproximadamente. É referência arquitetônica e também como elemento a reavivar a memória da comunidade local. A edificação de característica industrial, construída em 1944, possui fachada com platibandas retas e escalonadas, em estilo art-déco. Está situada a rua Presidente Tancredo Neves, 56, bairro Itagyba, em uma das principais vias da cidade que dá acesso ao Centro e à praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade. Foi tombada pelo Conselho de Patrimônio em 2016. Fonte: Centro de História Unilever / Festa do Marmelo de Delfim Moreira

Reprodução

Você sabia?

12

Fábrica da Cica na década de 1960

O aumento do número de animais abandonados nas ruas da cidade é alarmante e a situação é ainda mais preocupante, e triste, quando sabemos que 9 em cada 10 cães nunca encontrarão um lar em suas vidas. A castração é um ato de amor e prevenção da proliferação indiscriminada de cães e gatos soltos pelas ruas, famintos, doentes, abandonados à própria sorte. Para cada pessoa que nasce no mundo, nascem 15 cães e 45 gatos. Para tentar amenizar esta situação, você pode ajudar, adquirindo camisetas com design exclusivo, criação da publicitária Manoela Carli, com renda revertida para a castração de cães e gatos em situação de abandono em Santa Rita do Sapucaí. Os tamanhos podem variar do P ao GG, com modelos normal e baby look e até regata em dry fit, nas cores preta e branca. Informações e reservas: Izabelle Carli - izacarli@gmail.com Whats App: (35) 99963.7875


Fonte:


Virou Notícia

FACESM comemora 54 anos de fundação

A

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM) completou 54 anos no dia 25 de março. Para a celebração foi realizada uma cerimônia seguida do lançamento do #partiucarreira, programa desenvolvido pelo Departamento de Integração Acadêmica e Empresarial para preparar os alunos da faculdade para os processos seletivos de estágio ou emprego. O lançamento contou com a participação do coordenado do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, em Itajubá, Luiz Antônio Raponi, e do Analista de Recursos Humanos na Helibras e ex-aluno da FACESM, Emanoel Ferreira, que expuseram aos alunos sobre o processo de entrevista de estágio e emprego, sobre as análises realizadas

Divulgação

14

pelo departamento de Recursos Humanos e sobre a importância da preparação para ingressar no mercado de trabalho. Esses e outros temas serão trabalhados ao longo das aulas do #partiucarreira, que consiste em um curso extracurricular, com aulas presenciais e na modalidade EaD. De acordo com o professor Ronaldo Abranches, coordenador do projeto, ter profissionais mais preparados para a inserção no mercado de trabalho também é uma necessidade das empresas.Para o encerramento da cerimônia o professor Abranches entregou uma homenagem aos colaboradores Carlos Alberto Vieira Pinto, Célia Maria de Oliveira e Cirineu Ferreira dos Santos, pelos mais de 25 anos de serviços prestados à faculdade.



Divulgação

Espaço Empreender

Educação Infantil: o início do processo educativo

É

16

comum as pessoas ligarem a Educação Infantil apenas ao cuidar e ao brincar, mas os anos iniciais em uma escola são a base para o processo educativo dos alunos e para o desenvolvimento global das crianças, ou seja, o desenvolvimento social, cognitivo e motor, e impacta os resultados e o desempenho escolar dos alunos nos anos seguintes. Durante a Educação Infantil é que as crianças recebem a base para a alfabetização, desenvolvem a capacidade de socialização, a noção de regras, a percepção de espaço, a oralidade, a coordenação motora, construindo assim os alicerces do processo de aprendizagem. Para isso, os profissionais procuram formas pedagógicas para que as crianças aprendam de maneira interessante, trabalhando o lúdico, o ético, os laços afetivos e as habilidades. Por exemplo, ao brincar com massinha a criança trabalha a coordenação motora fina, os jogos de encaixe trabalham a noção de percepção e a atenção, os jogos coletivos desenvolvem as interações sociais entre os alunos. Sendo assim, para que a Educação Infantil cumpra seu papel e promova o desenvolvimento global é importante que haja um ambiente propício para descobertas e profissionais capacitados para oferecerem conhecimento e apoio nesse processo. De acordo com a coordenadora da Educação

Infantil do Colégio Empreender, Vivian Freire, o desenvolvimento de múltiplas habilidades é fundamental para que a criança tenha um aprendizado significativo. “Na Educação Infantil se potencializa o ‘papel do brincar’, que não é apenas um passatempo; o lúdico é importante para o desenvolvimento da criança, já que ela se desenvolve pela experiência que tem desde pequena. É através das brincadeiras que a criança desenvolve a cognição, como: a memória, o raciocínio, a criatividade, pois aprende brincando e naturalmente a alfabetização será realizada”, explica. No Colégio Empreender, os profissionais estão preparados para acompanhar as crianças nessa fase de descobertas e desenvolvimento, garantindo o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Para complementar essa formação, a Educação Infantil do Colégio Empreender possui aulas de musicalização, psicomotricidade e inglês. COLÉGIO EMPREENDER Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 45, bairro Avenida. Itajubá - Tel.: 35 3629-5736



G9 Informa

Alunos do G9 se destacam no Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Clássico

A

18

tletas do Clube de Xadrez do Curso G9 (CXG9) foram destaques no Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Clássico 2019, realizado nos dias 16 e 17 de março, no Teatro Municipal Christiane Riêra. A competição reuniu 70 enxadristas de várias cidades, como Itajubá, São Lourenço, São Paulo, Juiz de Fora, Caxambu, Piranguçu e Wenceslau Braz. Os alunos do Curso G9 foram campeões em três categorias – Sub 08 Absoluto, Sub 12 Absoluto e Sub 16 Feminino – e conquistaram cinco vice-campeonatos e cinco terceiros lugares na competição, válida para a obtenção de Rating da Federação Mineira de Xadrez e dos títulos de Candidato a Mestre Estadual. Assim, os campeões do CXG9, Renan de Souza Stockler Morais, André Bernardo Britto e Vívian dos Santos Carvalho, conquistaram a Titulação de Candidato a Mestre Estadual. “O torneio foi excelente, tanto individual como coletivamente. Obtivemos ótimos resultados, fruto do trabalho que é desenvolvido pelo colégio”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. O próximo desafio dos atletas são os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Xadrez Clássico O Festival Mineiro da Juventude de Xadrez Clássico 2019 foi uma realização da Federação Mineira de Xadrez e da Prefeitura Municipal de Itajubá, organizado pela GENIUS - Academia de Xadrez e que contou com apoio de vários parceiros, inclusive, o Curso G9. “O torneio foi um sucesso em termos técnicos, contou com vários atletas campeões brasileiros, como a atleta de Juiz de Fora, Isabella Conti, campeã brasileira em 2018 na categoria SUB 16 Feminino e que representou o nosso país no campeonato mundial, realizado na Grécia”, ressaltou Toninho Martins. “Não por acaso, ela detinha o rating mais alto da nossa competição. Aliás, ao todo, havia seis títulos brasileiros conquistados por cinco atletas diferentes participando do Festival Mineiro”, completou. Ao final da competição, que fez parte da programação esportiva em comemoração aos 200 anos de Itajubá, foi feita uma homenagem à atleta do Curso G9, Fiorella Panza Braga, que conquistou a terceira colocação na categoria Sub 08 Feminino. Fiorella, com 6 anos de idade, foi a enxadrista mais jovem da competição.



Fotos: Agência Contexto

Classificação Geral SUB 08 - FEMININO Fiorella Panza Braga (2º ano/EF I): 3º Lugar SUB 08 ABSOLUTO André Bernardo Britto (2º ano/EF I): 1º Lugar Lucas Rodrigues Leite (2º ano/EF I): 2º Lugar João Victor de A. Santos (2º ano/EF I): 3º Lugar Luiz Henrique S. Vieira (1º ano/EF I): 4º Lugar SUB 10 FEMININO Sofia Fortes Souza (5º ano/EF I): 2º Lugar Pietra Nobre Moreira Coli (3º ano/EF I): 3º Lugar

Fiorella, de 6 anos: 3º Lugar na categoria Sub 08 Feminino

Atividade Extra O xadrez é uma atividade complementar oferecida, há dez anos, pelo Curso G9. O projeto procura aliar o desenvolvimento de competências exigidas na Matemática aos jogos de xadrez. O jogo desenvolve estratégia, disciplina e aguça o raciocínio, além de aprimorar, de maneira saudável, o comportamento competitivo do aluno. As aulas de xadrez são realizadas no contraturno. Os participantes são inscritos em campeonatos de xadrez internos e externos. A partir do projeto, foi criado o Clube de Xadrez do Curso G9 que é filiado às federações estadual e nacional de xadrez.

SUB 10 ABSOLUTO Enzo de Almeida Ramos (4º ano/EF I): 4º Lugar Daniel D. Rezeck de Biaso (4º ano/EF I): 7º Lugar João Guilherme S. Vieira (4º ano/EF I): 8º Lugar SUB 12 FEMININO Ariane Stecca Martins (5º ano/EF I): 3º Lugar SUB 12 ABSOLUTO Renan de S. S. Morais (7º ano/EF II): 1º Lugar Filipe Daves M. André (6º ano/EF II): 2º Lugar SUB 14 ABSOLUTO Afonso Vitor L. Miranda (7º ano/EF II): 2º Lugar SUB 16 FEMININO Vívian dos Santos Carvalho (1ª série/EM): 1º Lugar SUB 16 MASCULINO Pedro Esteban Arango (1ª série/EM): 2º Lugar Caio Martins P. Flauzino (2ª série/EM): 3º Lugar

Vívian Carvalho: 1º Lugar no SUB 16 Feminino

Renan Morais: 1º Lugar no SUB 12 Absoluto

20

André Bernardo: 1º Lugar no SUB 8 Absoluto

CURSO G9 Avenida Dr. Jerson Dias, 175, bairro Estiva Itajubá - Telefone: 35 3623-1877 www.curso-g9.com.br cursog9itajuba / Curso G9


21


22



24



Moda

Óculos: a escolha perfeita

Rosto Redondo Largura e comprimento do rosto quase idênticos; queixo pequeno e arredondado sem ângulos. Para alongar visualmente seu rosto e equilibrar suas proporções faciais, escolha um óculos com ângulos em que a largura seja maior que a altura, ou seja, prefira os modelos mais geométricos, quadrados ou retangulares.

Rosto Oval O comprimento do rosto é pouco maior que a largura; queixo arredondado; largura da testa pouco maior que a largura do maxilar. Esse é o formato de rosto mais democrático, pois se ajusta a diversos tipos de armação.Combina tanto com óculos retangulares quanto com ovais e, também, com lentes oversize - aquelas grandes.

Rosto Quadrado

26

O rosto quadrado tem a linha do maxilar bem marcada e a região do queixo e das maçãs do rosto angulares e largas. Aposte nas armações em formatos redondos ou ovalados, e no modelo gatinho para dar mais harmonia às linhas da face.

Pixabay

E

xiste algo mais divertido do que entrar em uma ótica e experimentar os mais variados modelos de óculos? Mas nem sempre escolher o óculos ideal é tarefa fácil. Você tira e põe e nem vê a hora passar, gosta de vários modelos e daqui há pouco já não sabe se gosta mesmo, fica confusa... Xiii... Mas aqui vão algumas dicas que facilitarão sua próxima aquisição. Em primeiro lugar, identifique seu tipo de rosto. Mas como?!? Navegando na internet, me deparei com uma maneira interessante: “Com um batom, fique de pé em frente a um espelho. Tente não se mexer e trace o contorno do seu rosto na superfície do espelho, começando pelo seu queixo e terminando na linha do cabelo. Dê um passo para trás e confira o formato do seu rosto.”

Rosto Longo O rosto longo é aquele estreito nas maçãs e com distância maior entre a testa e o queixo. Os modelos ideais são arredondados ou ovais, pois dão mais destaque à largura do rosto e suavizam o comprimento.

Rosto Diamante Assemelhando-se a um triângulo invertido, o rosto diminui gradualmente da testa para o queixo. Procure modelos que tenham a parte inferior ovalada, como os aviadores. Se você tem a testa mais larga, experimente modelos mais estreitos. Óculos do tipo gatinho e com decorações nas hastes também são boas pedidas. Na Ótica Ma&Li e na Fábrica de Óculos você encontra os mais variados modelos, com preços sensacionais. Agora sim!! Vamos às compras??

ÓTICA MA&LI Rua Major Belo Lisboa, 30, Centro Itajubá - Telefone: 35 3622-0532 FÁBRICA DE ÓCULOS Rua Major Belo Lisboa, 400, Centro Itajubá - Telefone: 35 9 9830-9346 Por THAÍS REIS LAGEANO Personal Stylist pela Escola São Paulo



Pixabay

Viver Bem

4 de Abril Dia Mundial da Atividade Física

O

28

Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril, reforça a informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância da prática, pois a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente. Segundo o Ministério da Saúde, a atividade física feita de forma regular previne, ou melhora, uma série de doenças e problemas de saúde. Diabetes, hipertensão, obesidade, alterações em taxas sanguíneas, como colesterol ou triglicerídeos, problemas osteo-articulares, e até mesmo complicações das funções cognitivas, como o Alzheimer, que conta única e exclusivamente com o exercício aeróbico regular como meio de prevenção. Por outro lado, o sedentarismo é o mal do século, é o grande motivo pela mudança de perfil da população mundial em número de obesos e pessoas com sobrepeso, além das doenças adquiridas principalmente por maus hábitos de vida. Um corpo sedentário funciona mal, sobrecarrega todos os órgãos até levá-los a falência parcial ou total, como acontece com o pâncreas, no caso do

diabetes. Por fim, pode-se dizer que atualmente o sedentarismo é uma das maiores causas de mortes prematuras no mundo. É uma questão séria e de proporções internacionais. Com apenas 20 minutos de caminhada por dia já se pode melhorar a qualidade de vida e ter resultados positivos com relação à saúde. Essa caminhada pode ser feita durante um dia de trabalho, com a pessoa caminhando todas as distâncias que fossem possíveis, trocando os meios de transportes pelo movimento, trocando escadas rolantes e elevadores por escadas convencionais. São simples atitudes do dia a dia que fazem efeito!

O sedentarismo é o mal do século. Um corpo sedentário funciona mal, sobrecarrega todos os órgãos até levá-los a falência parcial ou total.

Fonte: Ministério da Saúde



Especial

Painel: Anísio Spíndola Teixeira

A

30

série sobre os personagens retratados no muro da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) continua. O painel, desenvolvido pelos artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, e produzido em grafite e técnica de estêncil, apresenta 33 personalidades que marcaram a Ciência e a Educação no Brasil, além de outras ligadas à história da Unifei. Anísio Spínola Teixeira nasceu na cidade de Caetité (BA) em 1900. Filho de fazendeiro, estudou em colégios de jesuítas e cursou Direito no Rio de Janeiro. Aos 17 anos, foi convidado por Teodoro Sampaio para proferir uma palestra no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. Formou-se em 1922 na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro (atual Faculdade de Direito da UFRJ). De volta à Bahia, em 1924, assumiu o cargo de Inspetor Geral de Ensino, iniciando sua carreira de pedagogo e administrador público. Em 1931, mudou-se para o Rio de Janeiro, ocupando a Diretoria da Instrução Pública do Distrito Federal e instituiu a integração da “Rede Municipal de Educação”, do fundamental à universidade. Em 1932, participou do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório. Em 1935, criou a Universidade do Distrito Federal, no Rio

de Janeiro. Perseguido pelo governo de Getúlio Vargas, Anísio Teixeira mudou-se para sua cidade natal, na Bahia, onde residiu até 1945. Em 1946, assumiu o cargo de conselheiro geral da Unesco. Foi Secretário da Educação da Bahia e criou a Escola Parque, em Salvador, que se tornou um centro pioneiro de educação integral. Em 1951, assumiu a função de Secretário Geral da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tornando-se, diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos). Em fins dos anos 50, Anísio Teixeira participou dos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sempre como defensor da educação pública. Ao lado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual tornou-se reitor em 1963. Com o golpe militar, afastou-se do cargo e foi lecionar nas Universidades de Colúmbia e da Califórnia. De volta ao Brasil em 1966, tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas. Anísio Teixeira morreu em 1971. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) Avenida BPS, 1303, bairro Pinheirinho Itajubá - Telefone: 35 3629-1101 unifei_oficial



Variedades

Auto de Páscoa será realizado no Teatro Municipal em Itajubá

A

Páscoa será celebrada no dia 21 de abril e a Igreja Batista Shalom irá realizar um Auto de Páscoa, ou seja, um espetaculo contando o ministério de Jesus (nascimento, vida, morte e ressurreição), inspiração obtida com o espetáculo realizado pela Igreja da Cidade de São José dos Campos. O tema do espetáculo é Tetelestai - “Está consumado” e pelo o terceiro ano consecutivo o evento será realizado no Teatro Municipal Christiane Riera. Mais de 50 pessoas fazem parte do elenco, desde crianças, jovens e adultos sendo todas voluntarias, Os ensaios foram iniciados em janeiro de 2019 e a duração do espetaculo é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Diferentemente das encenações que retratam a Paixão de Cristo, com narrativa e encenando as etapas da vida de Jesus, o diferencial desse evento é ser um musical no qual as canções narram todos os acontecimentos e há cenas em que as

32

crianças e jovens protagonizam com danças deixando o espetáculo ainda mais atrativo e com uma beleza magistral.

Presente para Itajubá Por se tratar do ano em que se comemora 200 anos de Itajubá, este evento será totalmente gratuito. “É o nosso presente para a cidade”, diz Macelo Paz e Lira, organizador do Auto de Páscoa. Ele ressalta que “o objetivo principal é que esse evento esteja no calendário oficial da cidade para que em todos os demais anos seja possivel apresentar um espetáculo que enriqueça o período da Semana Santa”. Atualmente, o Auto de Páscoa acontece no sábado, conhecido como Sábado de Aleluia. “Olhando para o futuro, já temos o propósito de ampliar o evento em mais dias de apresentação a fim de alcançar um número maior de pessoas”, conclui Marcelo.


33


Giro Por Aí

Coaching de Imagem: retrato à altura de seu sucesso

S

Arquivo Pessoal

34

egundo estudos na área de comportamento humano, a primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% na propriedade intelectual, ou seja, no que é falado. Isso demostra que os seres humanos são extremamente visuais, julgam uns aos outros constantemente pela aparência. O mais surpreendente é que este julgamento é feito nos primeiros dez segundos de convivência, ou seja, quando conhecemos alguém, antes mesmo de abrirmos a boca para nos apresentar, já estamos sendo avaliados quanto à classe social, situação financeira, personalidade, histórico e nível de sucesso. Esta avaliação pode ser positiva ou negativa e pode ou não refletir o que somos e a mensagem que queremos passar. Pensando nisso, o fotógrafo Misael Lorena acredita que, como coach, tem a missão de oferecer um treinamento sobre a comunicação não verbal para seu cliente, mostrar pra ele que é preciso dar atenção para o posicionamento nas suas redes de contatos. “Muitos profissionais liberais trabalham seu marketing em todas as mídias sociais e principalmente usando Whats App para se relacionar com seus clientes. Portanto, a missão é gerar imagens que causam primeiras boas impressões diante de novos e atuais contatos”, afirma, destacando que tudo é baseado em linguagem corporal, micro expressões faciais e uma dose de psicologia. “O grande diferencial vem dos olhos das pessoas, elas mostram nos olhos o que estão pensando, então eu sempre estimulo boas sensações e o resultado é sempre surpreendente”, finaliza. A partir desta edição, o fotógrafo contará, no Guia da Mantiqueira, histórias de pessoas – anônimas ou não -, por meio das lentes de sua câmera. Acompanhe também no Facebook/GuiadaMantiqueira e no Instagram/GuiadaMantiqueira.

Quando conhecemos alguém, antes mesmo de abrirmos a boca para nos apresentar, já estamos sendo avaliados quanto à classe social, situação financeira, personalidade, histórico e nível de sucesso.

Para conhecer o trabalho do fotógrafo MISAEL LORENA acesse as redes sociais: misaellorenaa misaellorena



Giro Por Aí

M

36

aria da Fé, encravada na Serra da Mantiqueira de Minas e em um ponto geográfico estratégico, próximo à estância paulista de Campos do Jordão e ao Circuito das Águas do Sul de Minas, sediará a primeira Festa do Azeite Novo, de 18 a 21 de abril. O município é reconhecido pela posição de vanguarda na produção de azeite extra virgem no Estado e no Brasil principalmente devido aos trabalhos realizados pelo Campo Experimental da Epamig desde a década de 40. Maria da Fé tem tudo para ser a Embaixadora do Azeite da Mantiqueira e a Festa do Azeite Novo é um passo nessa direção, indo ao encontro aos interesses dos pequenos e médios produtores da região. Sendo assim, a Prefeitura de Maria da Fé, em parceria com a Assoolive e a EPAMIG, fomentam o fortalecimento da olivicultura e do turismo de forma sustentável através de eventos consolidados no município, como o Festival de Inverno, Dia da Oliveira, e do Dia de Campo de Olivicultura, promovido pela Epamig e que está na 14ª edição. A Festa do Azeite Novo contará com diversas atrações, entte elas Dia de Campo, palestras, Workshop “Noite do Azeite”, Cozinhas Show, atrações musicais e culturais. A primeira semana é vol-

Divulgação

Vem aí a Festa do Azeite Novo

tada ao desenvolvimento de técnicas de produção e a segunda para a parte cultural e gastronômica. Um pavilhão de 1.000 m² e um palco serão erguidos na principal via da cidade, em um de seus pontos mais charmosos, próximo aos quiosques de artesanato. O espaço gastronômico, no pavilhão, será uma ilha de alimentação com restaurantes e cafés que compartilharão o espaço com empresas, marcas de azeite e, também, com uma programação cultural, oferecendo ao público o contato com a cultura do azeite e seus sub-produtos. Os chefs conduzirão em conjunto com os organizadores, o concurso “Azeite no Prato” que premiará o melhor prato elaborado com este ingrediente. Haverá ainda o espaço “Azeite-se”, para que o público tenha contato com a cultura e deguste o azeite extra virgem. Parceiros importantes apoiam esta iniciativa Prefeitura Municipal, como EPAMIG, SEBRAE, Projeto Saberes da Mantiqueira, Sauá Azul Ecoturismo e com o apoio da Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, de São Paulo. Prestigie!

Informações: www.festadoazeitenovo.com.br



38



EXPO Itajubá

C

Fotos: Bruno Pinto

onfira alguns momentos da EXPO Itajubá 2019, realizada em março. Os sertajeno tomou conta do Parque de Exposições, em Itajubá, com Gustavo Mioto e a dupla Bruno e Marrone. Sábado foi o dia mais aguardado, pois o show do cantor Gusttavo Lima e lotou o Parque de Exposições. Domingo, a apresentação foi de Cristiano Barreto. Ou seja, não faltou sertanejo nestes quatro dias de festa.

A dupla Bruno e Marrone cantou seus principais sucessos na Expo Itajubá e atraiu grande público para o Parque de Exposições

Gustavo Mioto

Cristiano Barreto

Acesse os links: nanightoficial nanightoficial


41





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.