Guia da Mantiqueira - Edição 115 - Outubro 2022

Page 1

ano 10 ed 115 outubro 2022 cortesia

GUIA

MANTIQUEIRA

ano 10 edição 115 outubro 2022 cortesia

Expediente

Direção e Edição

Kelly Monteiro MTB 06.447/MG (35)99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br

Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos (35)99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br

G9 INFORMA

Alunos do Curso G9 conquistam quinto lugar no Brasileiro de Xadrez Escolar. Confira como foi a competição.

26

ARTE & CULTURA

UNIFEI reinaugura o Museu Theodomiro Santiago. Confira como foi o evento, realizado em setembro, em Itajubá

MODA & ESTILO

Descubra os benefícios de ter um guarda-roupas inteligente e as fórmulas para conquistar mais organização e funcionalidade.

28

TOP SOCIAL

Confira a homenagem especial aos professores coma colaborção da nossa colunista social, Samira Kallas!

Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. (35)99221-7048 | 99225-8832

Foto de Capa Divulgação Oncominas

Escaneie o QR Code e acesse o nosso Instagram!

As imagens e informações das propagandas são de responsabilidade dos anunciantes. Os textos assinados são de total responsabilidade dos autores. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!

22
GuiadaMantiqueira @guiadamantiqueira @guiamantiqueira
DA
12

Oncominas é referência no tratamento de pacientes com câncer

Ocâncer não é uma doença nova e a Oncologia está em contante evolução.

No Sul de Minas Gerais, o grupo Oncominas trabalha pela vida há 29 anos, atuando de forma integrada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer nas especialidades e serviços de: Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Hematologia, Oncogenética, Radioterapia e Ortopedia Oncológica.

Atualmente, o grupo possui seis unidades e dois consultórios, nas cidades de Extrema, Itajubá, Lavras, Pouso Alegre, Três Corações, Varginha, São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí. Realiza anualmente cerca de 20 mil consultas e 26 mil procedimentos, sendo destes 14 mil Quimioterapias e 12 mil Radioterapias, o que demonstra sua importância no cenário regional. Mais de 20 médicos altamente especializados trabalham de forma integrada às equipes assistenciais, administrativas, recepcionistas e higienização e limpeza, todos preparados para oferecer um atendimento humanizado e seguro aos pacientes.

O grupo Oncominas é associado à Organização Nacional de Centros de Oncologia e Hematologia (ONCOH), que reúne centros de excelência nas áreas de Oncologia, Hematologia e Terapias Infusionais espalhados pelo Brasil, cujo objetivo é proporcionar mais benefícios para pacientes, médicos e operadoras de saúde.

Localizada anexa ao Hospital de Clínicas, no bairro Morro Chic, a unidade de Itajubá oferece consultas médicas especializadas em Oncologia Clínica e Hematologia, tratamentos de Quimioterapia, Imunoterapia e Hormonioterapia. Atende os convênios: Bradesco Saúde, Ceam Brasil, Cemig Saúde, Polícia Militar e Unimed.

Em Itajubá, o corpo clínico da Oncominas é formado pela médica hematologista Dra. Karen Dariane Barbosa de Vasconcelos, pelo médico

Tratamentos inteligentes

“A oncologia é uma especialidade bem diferenciada. Os avanços acontecem muito rápido e os tratamentos evoluem da mesma forma. É uma área em que acontecem investimentos pesados para desenvolvimento de novas medicações e tecnologias. Podemos citar como tratamentos inteligentes as drogas alvo e as imunoterapias. De uma maneira bem resumida, as drogas alvo são aquelas que atuam em células específicas que possuem os alvos específicos para aquela medicação. Seria como uma chave para uma fechadura. Já as imunoterapias possuem um mecanismo de ação diferente. São medicações que estimulam o nosso sistema imunológico e aumentam sua eficácia na detecção e eliminação de células estranhas ao nosso organismo tal como as células do câncer. Como são específicos

6 Conversa Franca
Fotos: Valéria Silva Souza oncologista clínico, Dr. Rodrigo de Oliveira Lima, que nos concedeu estas entrevista, e pelo médico radioterapeuta Dr. Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior.

para determinados tipos de tumores e receptores, nem todos os pacientes recebem esses tratamentos”.

Oncologia

“O avanço é constante e cada vez mais rápido. Em 5 anos muitos tratamentos são substituídos por protocolos de medicações mais eficazes. Essa mudança radical envolve uma melhoria substancial na eficácia dos tratamentos e com isso um aumento no tempo de vida dos pacientes. Hoje em dia conseguimos a cura em um número cada vez maior de pacientes. Mesmo quando a cura não é possível sempre buscamos uma melhor qualidade de vida para cada pessoa”.

Tratamentos

“Cada caso é único. Às vezes, um mesmo tipo de câncer pode ter tratamentos completamente diferentes envolvendo uma ou mais modalidades das “armas” que temos disponíveis. Quimioterapia são medicamentos que atuam no corpo todo e são aplicados pela veia. A radioterapia é um aparelho que usa a radiação para matar os tumores de forma localizada. Não atua no corpo todo. Hormonioterapia na maioria das vezes são comprimidos utilizados para determinados casos, geralmente câncer de mama. Imunoterapia é um tratamento mais recente que também envolve medicações endovenosas que atuam no nosso sistema imunológico para que o próprio organismo consiga combater as células tumorais. Mas lembrando: nem tudo se aplica a todos. O número de medicações disponíveis é cada vez maior e com maior eficácia também. Como expliquei acima cada caso é individualizado. O mesmo câncer de mama pode ter tratamentos completamente diferente a depender do tamanho do tumor, se ele já acometeu os linfonodos axilares, se ele já se espalhou para outros órgãos, se ele é operável ou não. Pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia em fases e ordens diferentes. Associados ou não”.

O médico radioterapeuta Dr. Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior e a médica hematologista Dra. Karen Dariane Barbosa de Vasconcelos fazem parte do corpo clínico em Itajubá

Cirurgias menos invasivas

“O uso de cirugias videolaparoscópicas é cada vez mais frequente. São as cirurgias em que o acesso aos órgãos é feito por pequenos furos no abdome ou tórax. Isso melhora o tempo de recuperação após a cirurgia. São cada vez mais utilizadas nos tratamentos do câncer também. Já existem as cirurgias robóticas onde o cirurgião controla vários ‘braços robóticos’ aumentando a precisão dos seus movimentos e a eficácia da cirurgia”.

Campanhas de prevenção

“O foco principal de toda política pública de saúde deve ser na prevenção. Essas duas doenças - câncer mama e câncer de próstata - foram escolhidas devido ao grande número de casos que ocorrem todos os anos. E pela existência de uma forma de prevenção muito eficaz e com um custo relativamente baixo - a mamografia e o exame de PSA. Mesmo que já exista um diagnostico de câncer de mama ou próstata, quanto mais inicial o caso for detectado maiores são as chances de cura também”.

8

Oncominas e as campanhas

“A Oncominas possui vários projetos com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer em geral através de conteúdos apresentados em sua página nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, site) como vídeos, orientações, lives. Existem ainda projetos presenciais, para a população, que foram paralisados por conta da pandemia do Coronavírus e que pretendemos voltar no ano de 2023”.

Expansão

“Existe uma análise de expansão, pois a Oncominas está em constante evolução e busca fortalecer o reconhecimento no Sul de Minas como o Grupo de referência para qualidade, eficiência operacional e assistência no tratamento oncológico. Hoje o Grupo Oncominas já está presente em 8 cidades da região do Sul de Minas, sendo elas: Varginha, Lavras, Três Corações, Pouso Alegre, Itajubá, Extrema, São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí”.

Atendimento

Qualquer pessoa pode agendar uma consulta com um de nossos profissionais médicos Oncologistas Clínicos e Pediátricos,

Hematologistas e Radioterapeutas mesmo sem nenhum encaminhamento. A orientação é que, em caso de suspeitas de câncer, para adiantar a vinda ao médico, o cliente tenha em mãos alguns exames de diagnóstico que são passados a ele no momento do agendamento.

Futuro da Oncologia

“A oncologia é uma especialidade baseada na esperança. Sempre queremos o melhor para o paciente mesmo que a cura não seja possível. Avanços acontecem de maneira rápida e cada vez mais estamos conseguindo melhores resultados. Nossa expectativa é que os tratamentos sejam mais eficazes e com menos efeitos colaterais possíveis. Como disse São Peregrino, padroeiro dos pacientes com câncer: ‘Possam esses sofrimentos levar-me a uma vida melhor e me permitam expiar meus pecados e os pecados do mundo’. O futuro da oncologia é a esperança de uma vida melhor”.

ONCOMINAS - UNIDADE ITAJUBÁ

Rua Miguel Viana, 420, Morro Chic, Anexo ao Hospital de Clínicas - Itajubá (MG) Tel.: 35 3622-8654 www.oncominas.med.br /oncominasmed

10

Curso G9 conquista 5º lugar no Brasileiro de Xadrez Escolar

OCurso G9 conquistou o quinto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2022, realizado em Poços de Caldas, entre os dias 16 e 18 de setembro, no Espaço Poliesportivo Dr. Arthur de M Chaves. O primeiro lugar ficou com o Colégio Augusto Laranja, de São Paulo. Destaque para atleta Giovanna Almeida Magalhães, vice-campeã na categoria Sub 07 Feminino.

Essa é a segunda vez que o Curso G9 fica entre as cinco melhores do país – na edição 2012, em Juiz de Fora, o colégio conquistou o 4º lugar. O campeonato foi organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e reuniu 420 atletas de escolas públicas e particulares do país.

“Conquistamos esse importante troféu graças ao bom desempenho de nossa delegação, composta por cinco alunos. Cada partida e cada ponto conquistado foram fundamentais para colocar o G9 no topo”, explicou o professor da Xadrez do Curso G9, Antônio Martins.

O resultado vem coroar um ano de conquistas do Curso G9 no Xadrez. Os atletas tiveram ótimo

desempenho nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), no Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado em Natal/RN, Torneio Rápido FIDE/CBX, Torneio Escolar Circuito das Estações Genius –Etapa Inverno e no Circuito de Xadrez do Vale do Paraíba (SP).

Confira os resultados Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar:

FEMININO

* Giovanna Magalhães: Vice-campeã Sub 07

* Ana Beatriz Gonçalves: 6° Lugar Sub 18

MASCULINO

* Enzo de Almeida – 7° Lugar Sub 12

Daniel David – 19° Lugar Sub 12

Renan Morais – 11° Lugar Sub 15

12 G9 Informa
Contexto CURSO G9 Av. Dr. Jerson Dias, 175, bairro Estiva - Itajubá (MG) Tel.: 35 3623-1877 /CursoG9 /cursog9itajuba www.curso-g9.com.br
*
*

Quais são suas metas e objetivos?

Prepare-se para se sair

de emprego e conquiste o emprego dos seus sonhos. Confira

dicas da ToBee.

Você está preparado para aprender mais sobre a melhor forma de responder as perguntas mais comuns em uma entrevista? A To Bee Idiomas, em parceria com a revista Guia da Mantiqueira, está desvendando o mundo das entrevistas de emprego. A cada edição apresentamos as 15 perguntas mais comuns em processos seletivos, a razão pela qual os recrutadores utilizam tais perguntas, e a melhor forma de respondê-las.

Nas últimas edições abordamos “Me fale sobre você”, “Quais são seus pontos fortes” e “Quais são pontos fracos”. Nesta edição, falaremos da quarta pergunta mais comumente utilizada nos processos seletivos, que é:

Como você se vê daqui há 5 ou 10 anos?

O primeiro a se saber é o motivo desta pergunta. O recrutador quer saber se o candidato tem uma visão de futuro, se ele está realmente interessado na área ou se está apenas de passagem, e se o investimento que vai fazer nele, em treinamento, por exemplo, vai valer a pena. Sua capacidade de planejamento e execução serão avaliadas neste ponto. Os sonhos são feitos para serem realizados, mas eles somente são alcançados com esforço, e na direção correta.

Normalmente os candidatos se perdem nesta resposta, provavelmente por não terem ideia alguma de onde desejam estar ou o que desejam conquistar. Sem um objetivo, não há metas. Sem metas não há conquistas.

Uma possível resposta terá foco em objetivos que incluem o desenvolvimento naquela empresa. Tente traçar um plano realista para o seu futuro e mostrar que está interessado numa carreira e não num emprego. Uma resposta geral que poderá elaborar será que se vê crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para

o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional, mas, também, contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Outra tendência muito comum são as respostas mirabolantes, como coisas irrealizáveis ou muito difíceis, tais como “Eu gostaria de ser o CEO desta empresa em 5 anos” ou “Gostaria de viajar o mundo”. Bem, ambas são possíveis, mas o que importa realmente é o que você tem feito para realizar estes objetivos, já que isso evidenciará o quão comprometido você será com a empresa de forma eficaz no alcance de suas metas. Também, é a hora de analisar o quanto a empresa fará parte de seu futuro.

Uma possibilidade de resposta poderia ser “Eu trabalho atualmente para alcançar uma posição de liderança em 5 anos. Por isso tenho buscado adquirir mais experiências práticas em liderança em meus dois últimos empregos, fui certificado em Coaching recentemente e estou fazendo um MBA para aprimorar meus conhecimentos em gestão. Em 10 anos, terei uma base sólida para talvez ser um Diretor.”

Continue acompanhando a nossa série sobre Entrevistas de Emprego! Na próxima edição saberemos como responder a pergunta: “Por quê você quer vir trabalhar conosco?” Aguardo você!

Por Danilo Santana

Graduado em Administração, Especialista em Carreira, em Gestão de Projetos e Black Belt, Mestre em Sistemas de Informação, professor e empreendedor no setor de educação. /tobeeidiomas

14
bem em uma entrevista
as
Negócios

Respirar é Viver

Descubra a importância da respiração dentro e fora do Yoga.

Há milênios o Yoga vem auxiliando seus praticantes a focar na importância da respiração para o seu bem-estar. Em momentos difíceis sempre tem alguém nos dizendo: Respira! E com o aumento dos casos de ansiedade, as técnicas respiratórias nunca estiveram tão em alta. Nascemos numa inspiração e morremos exalando ar. O que acontece entre a primeira inspiração e a última exalação é o que chamamos de vida. E na Terra ela não seria possível sem o processo respiratório.

De acordo com a filosofia indiana, a cada indivíduo é dado um determinado número de respirações para cada encarnação. Aquele que respira rapidamente morre mais depressa, porque não pode respirar mais do que o número de vezes que lhe foi concedido (Haich,1968). É claro que isso é uma visão simbólica da importância de se respirar lentamente, mas mostra que os antigos mestres de Yoga já associavam a respiração com a longevidade.

A nossa respiração tem natureza dupla. É tanto autônoma quanto voluntária. Enquanto houver o estímulo neurológico na área responsável pela respiração , ela irá acontecer. Mas voluntariamente podemos controlar seu ritmo, sua velocidade e sua profundidade. E é isso que o Yoga faz: usa a respiração como ferramenta consciente de geração de energia. Pra nós Yogis, a respiração é o principal acesso ao Prana, a energia vital que nos mantém vivos.

Dentro da prática, a respiração conduz o ritmo dos movimentos. Aos poucos vamos estabelecendo uma intimidade com o ar que entra e sai do nosso corpo. E essa relação da mente com o ato de respirar traz benefícios importantes como aumento da oxigenação dos tecidos, aumento da capacidade respiratória, melhora da concentração, da disposição física e mental, diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial (Benson, 2000).

Na vida cotidiana é importante que se

perceba a relação da respiração com nossos estados mentais.

Quando estamos ansiosos, ela se torna mais rápida e curta. Quando estamos com medo respiramos menos, prendemos o ar. Quando estamos satisfeitos, expiramos mais. Apaixonados, suspiramos...

A respiração mais que companheira pode ser o nosso alento, fonte de calma, tranquilidade e cura. Por isso, quando sentir sua mente agitada ou dispersa, experimente uma pausa de 5 minutinhos para respirar lenta e profundamente. Com uma respiração consciente você pode mais do que transformar seu dia, você pode restabelecer a conexão com seu próprio SER.

Por Adriana Batista

Fisioterapeuta, especialista em Reeducação Postural, Instrutora de Hatha Yoga, Yoga Restaurativa, Yogaterapia, Professora de Anatomia aplicada ao Yoga Espaço Ponto de Equilíbrio Rua Xavier Lisboa, 337, Varginha. Itajubá (MG) /adribatistapinto

16 Comportamento
Andreza Mendonça Ana Suya

CSCJ alia tradição e modernidade

O colégio cresce e se moderniza sem perder os seus valores e tradições, baseados na partilha fraterna, no espírito de família e na educação integral e humana.

OColégio Sagrado Coração de Jesus vem construindo

uma história sólida, formando gerações de alunos itajubenses, a partir de uma base focada em valores como amor, respeito e solidariedade, aliados a uma pedagogia inovadora, aplicada a um currículo em espiral crescente, no qual os conteúdos são apresentados, retomados e ampliados gradativamente, favorecendo o acompanhamento e a fixação do conhecimento. Esse método do Sistema Etapa tem eficiência comprovada por neurocientistas.

O colégio tem diferenciais significativos: cresce e se moderniza sem perder os seus valores e tradições, baseados na partilha fraterna, no espírito de família e na educação integral e humana, pressupostos essenciais na formação de crianças e jovens solidários, positivos, comprometidos com os princípios éticos e cristãos de respeito, solidariedade e tolerância.

Criado em 1907, por meio de um sonho das Irmãs da Providência de Gap, na França, o colégio vem formando estudantes que chegam para escrever suas primeiras letras e saem como cidadãos prontos para ingressar no ensino superior, levando valores e princípios de vida. O fundador das Irmãs da Providência de Gap, padre João Martinho Moÿe, já dizia: “Nada é mais importante que a educação da infância e da juventude”.

A importância do colégio ultrapassa os seus limites estruturais, alcançando a comunidade e sendo referência para a sociedade itajubense. A estrutura física vem sendo constantemente atualizada, dando lugar a um ambiente mais moderno e alinhado com as necessidades arquitetônicas atuais. Hoje, biblioteca, parquinho,

ginásio poliesportivo, capela, auditório e lanchonete são alguns dos amplos espaços que compõem a área construída nas instalações dessa escola, que sempre priorizou o acompanhamento das inovações. Salas temáticas, experiências, Feira de Conhecimento, Feira de Profissões e laboratório de Química e Física sempre fizeram parte das atividades do cotidiano escolar, aproximando os conhecimentos teóricos dos práticos. Outra conquista da escola foi criar ambientes adaptados a cada segmento, respeitando a faixa etária dos educandos. Isso foi possível devido ao espaço interno privilegiado que o colégio possui.

O ponto alto do ensino no CSCJ está pautado em uma proposta pedagógica que une a construção do conhecimento às habilidades comportamentais, ou seja, para a maneira como o ser humano interage com o outro e como se comporta diante de situações psicológicas, muitas vezes, relacionadas à sua personalidade e emoções.

CSCJ

Rua José Joaquim, 36 bairro Varginha - Itajubá (MG)

35 3621-1133

20 Informe Publicitário
Tel.:
/cscjitajuba /cscjonline http://cscjonline.com.br

Guarda-roupas inteligente

Um guarda-roupa inteligente consiste em funcionalidade e versatilidade. Não tem segredo. É uma matemática simples. Calcule as proporções, ou seja, o quanto uma determinada peça pode ser multiplicada em looks. Compras planejadas permitem que as novas peças sejam melhor aproveitadas e coordenadas com o que você já tem; seja com outras roupas, sapatos ou acessórios.

De acordo com a sua rotina, comece listando onde passa a maior parte do tempo e os compromissos eventuais: trabalho, casa, balada, viagens... Dê preferência às peças que você usa cotidianamente e que serve de base para criar diferentes composições. Pense nas seguintes proporções:

5:1

Cada peça da parte de baixo deve coordenar com, pelo menos, outras 5 peças da parte de cima, compondo diferentes looks.

3:1

Na hora de ir às compras, avalie se a peça

nova combina com, no mínimo, outras 3 peças que já estão no seu closet, multiplicando suas possibilidades de uso.

1:1

Comprou uma roupa nova? Tire outra para doação. Assim, o closet não fica entupido de peças que você vai acabar esquecendo de usar. Faça circular.

Um guarda-roupa inteligente é calculado e alinhado à suas necessidades e ao seu estilo, o que torna a visualização e escolhas no dia a dia muito mais rápidas e prazerosas, além de mais econômicas. Você dá um chega à famosa frase: “não tenho nada para vestir”, mesmo com o guarda-roupa lotado!

Por Kátia Gomes

Jornalista, pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo.

22 Moda & Estilo
/refinariadeestilo /refinariadeideias
Imagem de Internet

Fofocar é destrutivo

Da próxima vez que ouvir algo,

bem antes de passar adiante.

uma lenda que nos conta que Sócrates, famoso filósofo na Grécia antiga, caminhava pelas ruas de Atenas quando foi abordado por um conhecido seu chamado Alexios. Disse Alexios a Sócrates: “Saudações, sábio filósofo. O senhor não imagina o que me contaram a respeito do meu vizinho, o Alexandros.”

Sócrates respondeu: “O que vai me contar sobre Alexandros já passou pelo crivo das três peneiras?”  _“Peneiras? Que peneiras?”, perguntou Alexios.

“Sim”, disse Sócrates. “A primeira peneira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?”

“Não”, disse Alexios: O que sei foi o que me contaram!”

“Então, suas palavras já vazaram pelos furos da primeira peneira”, disse Sócrates.

“Vamos, então, para a segunda peneira: a da bondade. O que você vai me contar, você gostaria que outras pessoas comentassem a seu respeito?”

“Não, Sócrates! De jeito nenhum!”

“Então, suas palavras vazaram também pelos furos da segunda peneira.”

“Vamos agora para a terceira peneira: a da necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?”

“Não, Sócrates. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta daquilo que eu queria lhe contar.”

E Sócrates, sorrindo, concluiu:

“Se passar pelo teste das três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e todos que ouvirem a história nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça o assunto. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre as pessoas. Devemos ser sempre a estação final de qualquer comentário discriminador! Da

próxima vez que ouvir algo, antes de ceder à tentação de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras.

Quando respeitamos a verdade e desprezamos as notícias falseadas contribuímos para o nosso nível de felicidade e para a paz e a harmonia em nossas relações sociais.

Kialka

24
Viver Bem Misael Lorena Por Benno Franz
Psicanalista na Ben Franz Psicanálise - Rua Sebastião Pereira Leite, 72, Morro Chic - Itajubá (MG) Atendimentos: de terça a sexta Agendamentos: (35)99734-5432 www.benfranzpsicanalise.com.br www.benfranz.psc.br Banco de Imagens
pense

Memória Preservada

UNIFEI reinaugura o Museu Theodomiro Santiago

Como parte da Semana Cultural realizada no mês de setembro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) reinaugurou o Museu Theodomiro Santiago (MTS), localizado no Complexo Histórico e Cultural (CHC). A cerimônia reuniu professores e servidores técnicos, alunos e ex-alunos, além de familiares do fundador da Instituição e representantes da Prefeitura Municipal, empresas e instituições de ensino superior da cidade.

A primeira parte da cerimônia foi realizada no Auditório Antônio Rodrigues d’Oliveira (AARO) e contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; do pró-reitor de Extensão, professor Guilherme Sousa Bastos; do prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, Alexandre José Castilho Ramos Monteiro.

Os alunos Rian Demétrio Cunha, Viviane da Silva Santos e Júlia Goulart Vilas Bôas, do curso de Engenharia Civil da UNIFEI e integrantes da empresa Júnior In Loco, fizeram uma apresentação em 3D de todo o espaço do MTS que estava sendo reinaugurado.

Histórico do Museu

O Museu Theodomiro Santiago (MTS) começou a ser estruturado em 1965. Na época, era composto de móveis e algumas peças de valor histórico que faziam parte do acervo patrimonial e que tinham sido usadas em aulas. Em 1976, o professor Zulcy de Souza, na época diretor geral da EFEI, iniciou os estudos sobre a implantação do Museu, os quais foram completados em 1978, com o auxílio exponencial do engenheiro Carlos Barros Pinto, autor do primeiro anteprojeto. O MTS foi reinaugurado em 1981, ano do centenário de nascimento do fundador do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, concretizando-se, assim, os objetivos almejados pelos seus idealizadores.

Com a reinauguração em seu local definitivo, todo o acervo do Museu será preservado, salientando-se para os visitantes e para os itajubenses sua importância histórica.

Leia a matéria completa aqui:

Arte & Cultura
Secom/Unifei
https://unifei.edu.br/
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.