Guia da Mantiqueira - Edição 105 - Dezembro 2021

Page 1

ano 9 ed 105 dezembro 2021 cortesia


2



GUIA

ano 9 edição 105 dezembro 2021 cortesia

DA MANTIQUEIRA GuiadaMantiqueira

@guiadamantiqueira

@guiamantiqueira

wwww.guiadamantiqueira.net.br

10

14

Projeto “Museu das Rexistências”, da UNIFAL, ganha visibilidade internacional ao integram a Conferências das Nações Unidas.

Com a chegada das festas de fim de ano, todo mundo quer um sapato novo para compor o look. Aposte nos metalizados!

ARTE & CULTURA

22

26

Melancolia Natalita: saiba o que a psicoterapia pode fazer por você nesse momento de festas de fim de ano e emoções à flor da pele.

Direito do consumidor: confira as dicas para as compras de final de ano. Previna-se e fique atento ao que é correto!

VIVER BEM

4

MODA & ESTILO

INFORMATIVO JURÍDICO

Expediente Direção e Edição Kelly Monteiro MTB 06.447/MG (35)99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos (35)99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. (35)99221-7048 | 99225-8832 Foto de Capa Edu Corrêa Errata Na edição de novembro/2021, as fotos publicadas na seção Conversa Franca são do fotógrafo Edu Corrêa / Itajubá em Foco As imagens e informações das propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. Os textos assinados são de total responsabilidade dos autores. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!


5


Conversa Franca

Dançando com Amor

Vitória Bueno, a Vih Bailarina, como é conhecida nas redes sociais, mostra ao mundo o seu talento e a sua história de superação e força de vontade.

6

Fotos: Arquivo Pessoal

H

á 17 anos nascia, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica sul mineiro, uma menininha muito especial! Parecendo sair dos contos de fada, pela alegria e pela superação diária para conquistar seus objetivos, Vitória Bueno Boche veio a este mundo para brilhar e, de certa forma, também para fazer com que as pessoas repensem sobre a maneira como encaram a vida. Filha de Vanda Costa Bueno Pereira e de Julio Cesar Boche, Vitória tem dois irmãos e uma irmã. Ainda muito criança, descobriu na dança a sua maior paixão. Esse contato aconteceu quando foi fazer uma aula experimental na Academia de Dança Ândrea Falsarella, em Santa Rita. Recebida pela professora Ândrea, Vitória recebeu todo o suporte necessário para se desenvolver como bailarina, independente de sua condição física, e se tornar o talento que vem se destacando na mídia nacional e internacional. “A dança entrou na minha vida através de uma fisioterapeuta de infância que sempre me via dançar nas sessões e

um dia chamou minha mãe pra conversar, falando que havia assistido um video de Jessica Cox, uma americana que também não tinha os dois braços e dançava na sua infância. Então, foi aí que ela falou da academia da tia Ândrea, e que poderia me levar para fazer uma aula experimental”, conta Vih, como é mais conhecida.

Exame da Royal Segundo ela, “a dança foi amor à primeira vista. A partir do momento que eu entrei na academia eu vi a tia Ândrea dando aula, as meninas dançando… Eu tive a total certeza de que era aquilo que eu queria seguir pro resto da minha vida”. O resultado: além do balé clássico, ela se incluiu o jazz e o sapateado em sua rotina. Além disso, Vitória, que participa de diversos espetáculos e campeonatos de dança, conquistou duas medalhas de Ouro no Exame da Royal Academy of Dance. Este exame proporciona ao estudante uma classificação no mais reconhecido sistema de profissionalização em dança do mundo. A experiência de realizar


um exame internacional muda a forma como o bailarino encara a dança, melhorando não só sua técnica, mas a sua arte. Essa e outras conquistas de Vitória recebem total apoio da família e das professoras Ândrea e Mayara Falsarella. “As minhas professoras desde sempre me deram o suporte necessário que eu iria precisar para seguir com as aulas de balé, adquirindo mais força no abdômen para ter equilíbrio para dançar. Não era mais dificil, mas sempre foi mais desafiador, então eu tinha que me esforçar um pouco mais nas aulas. A relação que eu tenho com a tia Ândrea e a tia Mayara é muito gostosa, elas são mais do que professoras para mim, criamos um laço familiar, sempre falo que elas são a minha família bailarinistica. Elas são minhas inspirações”, diz Vitória. Ela ressalta que “todas as apresentações exigem uma boa preparação psicológica e física”. Por isso, para os espetáculos, como “Olympics”, realizado pela Academia de Dança Ândrea Falsarella, em dezembro de 2021, Vitória se prepara ensaiando


muito e, no dia da apresentação, trabalha a concentração: “Encarar os palcos sempre foi um momento muito mágico para mim. A sensação, quando entro no palco, é de como se fosse minha última apresentação. Eu me desligo de tudo que está acontecendo ao redor e faço o melhor!”. Nos palcos desde que tinha 5 anos de idade, a bailarina lembra que um dos espetáculos que mais a marcou foi o longa metragem “Flicts”, realizado em 2020. O espetáculo, assim como “Olympics” foi apresentado no cinema, devido ao momento de pandemia e distanciamento social. “Eu fui a personagem principal. A história teve tudo a ver comigo!”, revela.

Super Talent

8

Em meio a tantas realizações, Vitória fecha 2021 com chave de outro, literalmente. Ela participou da primeira fase do programa alemão Super Talent e ganhou o Golden Buzzer (botão dourado), sendo classificada para a final, que irá acontecer no dia 11 de dezembro. “Foi algo muito especial para mim. Receber o botão dourado foi uma surpresa, eu fiquei muito emocionada e foi uma grande realização”, disse Vih, que neste momento em

que você lê essa bela história, está lá Alemanha se preparando para mais um espetáculo em sua vida! Boa sorte, Vitória!

ACADEMIA DE DANÇA ÂNDREA FALSARELLA

Santa Rita do Sapucaí | Itajubá (MG) Contato: (35)98402-3864 /vihb_bailarina /academiaandreafalsarella



Arte & Cultura

Comunidades sul-mineiras em destaque na Glasgow Science Centre

Projeto “Museus das Rexistências”, da UNIFAL (MG), ganha visibilidade internacional ao integrar programação do evento, na Conferência das Nações Unidas (COP 26)

O

10

projeto de extensão “Existances Museums – Museus das Rexistências”, da UNIFAL-MG, esteve presente no Glasgow Science Centre, como parte dos eventos relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), com a exibição de vídeos elaborados com três comunidades sul-mineiras. Participaram das produções a Tenda de Umbanda e Candomblé Mãe Baiana de Aguiné, de Alfenas; o Coletivo de Mulheres Raízes da Terra, de Campo do Meio; e uma família de produtores de marolo, no município de Paraguaçu. Fruto de parceria entre o GP Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Museu da Memória e Patrimônio, a proposta museológica inovadora compartilha o desejo de enfrentamento à atual emergência climática, a fim de possibilitar futuros verdes e troca de saberes ecológicos, bem como refletir sobre os pilares: “Quem pode construir um museu?”, “Que tipos de espaços ele pode ocupar?” e “Um museu deve durar pra sempre?”. “Os museus geralmente são considerados espaços distantes e elitistas, mas tentamos mostrar justamente que qualquer pessoa pode construir, em qualquer lugar, o seu próprio espaço museal. A nossa proposta foi construir, junto com essas comunidades, possibilidades de apresentar as suas diferentes histórias de resistência àquilo que se tem chamado de ‘racismo ambiental’”, explicou o Prof. Walter Francisco Figueiredo Lowande, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. De acordo com o docente, ao demonstrar que esses espaços também podem ser construídos com materiais recicláveis ou renováveis, com baixa pegada de carbono, foi possível abranger

a temática de sustentabilidade. “Foi justamente isso que chamou a atenção dos organizadores do evento que hoje compõe a Green Zone, da COP 26. Foi por esse motivo que nossa equipe foi convidada a participar do painel de encerramento da última Conferência da Associação Britânica de Museus”, salientou. A iniciativa da UNIFAL-MG foi selecionada entre 264 propostas de 48 países. Para a produção dos vídeos, o projeto buscou comunidades sul-mineiras cujas práticas se dessem de acordo com a perspectiva da justiça climática. “As comunidades que contribuíram com o nosso projeto mantêm vivas, de diferentes maneiras, essas ‘cosmopercepções comunitárias’, que são, a nosso ver, o principal patrimônio cultural, ou melhor, cosmológico, de que dispomos para uma adaptação possível às transformações globais, em suas diferentes manifestações regionais, pelas quais estamos passando no presente”, completou o Prof. Walter Lowande.

PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS:

https://www.unifal-mg.edu.br/ museusdasrexistencias/historias-derexistencias-2/

PARA PARTICIPAR:

https://www.unifal-mg.edu.br/ museusdasrexistencias/conte-suas-historias/



G9 Informa

Iniciação à Robótica Alunos do Curso G9 trabalham na construção de robôs utilizando material Lego

A

lunos do Ensino Fundamental II pa rticiparam de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego, que faz parte do projeto pedagógico do Curso G9 desde 2011. O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.

Robô Entregador Os alunos do 6º ano (Turmas F61 e F62) construíram um “robô entregador”, que tinha a missão de entregar encomendas partindo de um ponto específico.“Nessa aula, os alunos conheceram todo o material EV3 – kits e robô – e depois conheceram os blocos de programação”, explicou o professor Vicente Carlos Martins. “Durante a atividade, foram surgindo novos desafios, como deslocar-se ao endereço, parar, entregar uma caixa e voltar ao ponto de origem, sempre reduzindo o tempo em cada entrega”, completou.

12

Nas turmas do 7º ano (F71 e F72), a professora

Divulgação

Robô Girassol


de Ciências Camila Aparecida dos Santos Pereira, trabalhou a montagem do “robô girassol”, com foco no estudo do uso do sensor de luminosidade. “O objetivo foi observar o movimento que as plantas realizam em direção à maior incidência de luz no ambiente, devido à presença de hormônios vegetais. Assim, o sensor de luz, com a devida programação, realiza um movimento giratório por estímulo de uma fonte de luz”. explicou.

Robô Equilibrista Já as turmas do 8º (F81 e F82) e 9º anos (F91 e F92) trabalharam o papel do sensor giroscópio

por meio da montagem do “robô equilibrista”, em atividades com os professores Mateus Francisco e Tamara Amorim. “Ao final, houve uma competição, entre as equipes, de subida de rampa. O objetivo era manter o robô equilibrado o maior tempo possível. Foi muito divertido”, disse o professor

CURSO G9

Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva - Itajubá (MG) Tel.: 35 3623-1877 /CursoG9 /cursog9itajuba www.curso-g9.com.br


Moda & Estilo

Festas de Fim de Ano Com a chegada do Natal e Rèveillon, todo mundo quer um sapato novo para compor o look! Na dúvida, vá de metalizado...

14

Imagens de Internet

U

ma escolha errada de sapato pode desmontar qualquer look. Para não errar ou parecer óbvia, aposte nas versões metalizadas que fazem a diferença em qualquer ocasião. Para arrematar o visual de ficar em casa nos eventos de final de ano e sair bem na foto, uma opção para fugir do óbvio são os sapatos metalizados. Sim, eles são tendência, mas sempre estiveram aí para substituir os pretos e nudes não

só com vestidos longos de festas como com todo tipo de roupa e ocasiões do dia a dia, além de casamentos, natal e Réveillon. A diferença é que agora você encontra muito mais opções, que vão além das sandálias de salto. Rasteiras, sapatilhas, botas e todos os tipos de acessórios são a aposta para quem não quer pensar muito e ainda fazer bonito. O bom deles é que são democráticos e atemporais: dourado, bronze, chumbo ou prata


são ótimas alternativas para conseguir uma neutralidade no look monocromático, colorido ou estampado. Ao contrário do que se pensa, o preto não é neutro e pesa muito no visual. Nudes são neutros, desde que acompanhem a sua cor de pele, mas se você quer algo a mais para dar um charme ou mesmo neutralizar um visual colorido, os metalizados ganham neste quesito! Com eles não tem erro. Pode apostar que você vai brilhar!

Por KÁTIA GOMES

Jornalista, pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. /refinariadeestilo /refinariadeideias


Negócios

Quinto Mandamento

B

16

para um currículo vencedor

em vindo novamente, caro leitor! A To Bee, em parceria com a revista Guia da Mantiqueira, vem apresentando, nas últimas edições, os 10 mandamentos para elaborar um currículo ideal para ser aprovado em um processo seletivo. Esta é a quinta edição de um total de onze matérias. Os mandamentos que já abordamos em detalhes até esta edições foram: Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos; Seu objetivo profissional deve estar alinhado com suas experiências e com a vaga em questão; Perseguir a formação ao longo dos anos, de acordo com seus objetivos; Coloque sua experiência profissional de forma clara, objetiva e eficaz. Nesta edição vamos discorrer sobre o quinto mandamento: Pesquise os requisitos da vaga que deseja e use as palavras-chave em seu currículo Uma das técnicas usadas pelos recrutadores frente ao recebimento de dezenas, centenas e até milhares de currículos se chama filtro. Seja ele executado por um assistente, estagiário ou programa de computador, a ideia principal é a mesma: a busca por palavras-chave! É humanamente impossível analisar profundamente todos os currículos recebidos e ainda ter tempo para executar todas as outras atividades de um profissional desta área. Então, com raras

exceções, as palavras-chave são um método rápido de filtrar os candidatos que realmente serão de interesse para a empresa para uma etapa de entrevista. Para ilustrar melhor, vou exemplificar como esses filtros são feitos com base nos requisitos da vaga. Por exemplo, para uma vaga em uma multinacional americana, certamente o “Inglês avançado ou fluente” será um requisito para a maioria das posições em aberto. Para uma vaga na área comercial, com grande probabilidade o gestor da posição precisará de competências como negociação, gestão de carteira, ou atendimento ao cliente. Estes serão requisitos para filtrar os candidatos. Outro tipo de filtro está relacionado com questões gerais, como indicações internas, indicações de headhunters, ou selecionar somente currículos atualizados nos últimos 6 meses ou 1 ano, por exemplo. Por isso é importante atualizar constantemente seu perfil, principalmente nos sites Vagas.com e LinkedIn, seja para adicionar um novo curso, a conclusão de uma pós graduação ou um novo emprego. Assim, pesquise antes a vaga na empresa que você tem interesse e inclua palavras-chave no seu currículo com base na descrição e habilidades que você possui. Na próxima edição da revista Guia da Mantiqueira, vou abordar em detalhes sobre o sexto dos 10 mandamentos para um currículo vencedor, para contribuir ainda mais para seu sucesso ao concorrer às melhores vagas das empresas. Até lá!

Danilo Santana é especialista em carreira,

com Mestrado em Sistemas de informação, Graduação em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Black Belt, professor e empreendedor no setor de educação. Atuou mais de 15 anos em grandes e pequenas empresas, nos setores público e privado.




19


Variedades

Pilates X Covid 19

A

20

Confira os benefícios para a recuperação do paciente

Covid-19 vem sendo um grande desafio para o sistema de saúde, o vírus chegou no Brasil deixando a todos preocupados. Ficamos dois anos reclusos em casa, o mundo mudou, tudo foi alterado com a chegada do vírus. Trabalhamos em home office, o cansaço, a incerteza, o medo, tudo isso favorecendo as patologias, as crises de pânico, de ansiedade e outras doenças. Pessoas que se contaminaram com o vírus e venceram carregam sequelas, sejam elas passageiras ou crônicas. Após um ano do seu início, percebemos que teremos uma segunda batalha: tratar milhares de pacientes com essas sequelas, como fraqueza, perda de função, perda da qualidade de vida, diminuição da resistência, diminuição da função pulmonar (padrão restritivo) e diminuição da força muscular inspiratória, com piora da capacidade funcional. Sequelas estas que podem perdurar por até dois anos. Podemos afirmar que se trata de uma doença que não atinge somente o sistema respiratório e cada vez mais aparecem pessoas com sequelas diferentes e isso requer um olhar cada vez mais atento ao nosso aluno. Os fisioterapeutas e os principais profissionais da linha de frente, terão que desenvolver estratégias para trabalhar com as sequelas pós Covid-19. Dentre essas estratégias, podemos citar o Pilates, uma ferramenta incrível no trabalho de tratamentos das patologias e manutenção da saúde. O Pilates por ser um exercício de intensidade moderada tem a ação de estimular as células imunes, e através da sua filosofia e dos exercícios respiratórios, além de trabalhar o fortalecimento, consegue potencializar a capacidade de oxigenação do corpo, aumentando assim a capacidade respiratória, levando a uma reeducação dos músculos respiratórios. Normalmente, as prioridades que deverão ser

trabalhadas serão força, flexibilidade e equilíbrio em poucas séries por repetições e com intervalos grandes entre as séries. A vantagem do Pilates diante outras atividades físicas para a recuperação de pacientes pós-Covid-19 é a questão do acompanhamento da respiração em cada movimento, a consciência corporal e o fato do Método treinar a concentração do indivíduo durante uma sessão bem realizada e devidamente acompanhada pelo instrutor. Por GABRIELA XAVIER

GABI XAVIER - STUDIO DE PILATES E FISIOTERAPIA

Rua Luiz Gonzaga Rodrigues, 63, bairro Medicina Itajubá (MG) | Tel.: 35 99803-6832 pitalesgabixavier



Viver Bem

Melancolia Natalina

D

pode ser combatida pela psicoterapia

Valéria Silva

ezembro de mais um ano. O segundo da era do Covid-19. Mês de mais um Natal, em que os cristãos celebram o nascimento de Cristo, mas que é também comemorado por pessoas de outros credos religiosos, agnósticas ou ateias, que aproveitam a ocasião para presentear entes próximos nesse evento internacional de congraçamento familiar. Portanto, o Natal é também um importantíssimo evento econômico universal. Dezembro é o mês de maior sensibilidade emocional para pessoas melancólicas, porque é na virada do ano que a humanidade faz o balanço do ano que finda e traça a esperança em relação ao ano novo que se inicia. Pessoas melancólicas tendem a ser negativistas, introvertidas, solitárias, pensadoras, perfeccionistas, mas com a mente analítica, criativa e crítica, e a compreensão clara de objetivos, dificuldades e possibilidades de um projeto a realizar. Tendem à depressão e têm dificuldade para se relacionarem socialmente. São de poucos amigos e vivem de acordo com rotinas e hábitos difíceis de mudar. Muitas têm tendência suicida e baixa autoestima. Para quem tem esse perfil, o Natal pode causar a Melancolia Natalina, um estado depressivo passageiro, pela percepção de que se envelheceu mais um ano e que, portanto, se está mais próximo da morte, que, embora inevitável, é um dos fatores mais angustiantes para todos nós. No caso brasileiro, esse estado melancólico poderá ser agravado em razão da adversa conjuntura social, econômica e política e da realização das eleições em 2022, cujas consequências, embora indeterminadas atualmente, causam incertezas. A população está apreensiva diante desse estado geral da nação, tão expressivamente deteriorado pela pandemia e suas consequências, mas o estado

Dezembro é o mês de maior sensibilidade emocional para pessoas melancólicas, porque é na virada do ano que a humanidade faz o balanço do ano que finda e traça a esperança em relação ao novo ano que se inicia.

melancólico pode ser eficazmente combatido pela psicoterapia. Aos leitores do GdM desejo que não sejam acometidos de melancolia e que 2022 lhes traga a realização de objetivos, saúde e harmonia interior.

BEN FRANZ - PSICANÁLISE

Rua Sebastião Pereira Leite, 72, bairro Morro Chic Itajubá (MG) | Tel.: 35 99734-5432 www.benfranzpsicanalise.com.br www.benfranz.psc.br


23


Mais Saúde

Dezembro Vermelho

É

chegado dezembro e o mundo voltase ao combate contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, a AIDS (em inglês, Acquired Immune Deficiency Syndrome). A síndrome é uma doença infectocontagiosa que ataca o sistema de defesa do organismo contra outras doenças. No primeiro dia do mês, a data remete a uma das epidemias mais significativas da era contemporânea, cuja doença, apesar de ainda não ter cura, ao menos tem tratamento dando qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus HIV. Importante destacar a diferença entre ter HIV e Aids. O HIV é o vírus que pode provocar a AIDS, que é a doença. Segundo dados do Ministérios da Saúde, no Brasil, cerca de 920 mil pessoas convivem com o HIV e a maior parte (77%) faz tratamento antirretroviral. Fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento gratuito é reconhecido em todo o mundo. O relatório revela redução no número de casos. Em 2012, a taxa de infecção era de 21,9 casos por 100 mil habitantes. Em 2019, passou para 17,8 por 100 mil habitantes. Apesar disso, alguns dados ainda preocupam os profissionais de saúde: o maior número de novas infecções (27,6%) está entre jovens de 20 a 24 anos. Um dos motivos para o avanço da contaminação nesse público pode ser a perda do medo da doença. A geração anterior conviveu com a epidemia sem tratamento e acompanhou os noticiários da época (anos 80 e 90) e a perda de ídolos como Cazuza e Freddie Mercury. Por isso é sempre bom lembrar que as principais formas de contaminação são: sexo desprotegido (sem preservativo) e uso compartilhado de perfuro-cortantes. Usar preservativo durante todas as relações sexuais é fundamental para se evitar o contágio.

Divulgação

24

Mês de Luta Contra a AIDS: apesar da queda no número de casos infecção está mais presente entre os jovens

Caso haja suspeita de uma relação desprotegida, o SUS oferece medicamentos pósexposição (PEP) para prevenir a infecção pelo HIV. Em Itajubá, preservativos e testes rápidos podem ser encontrados nos postos de saúde. E se a pessoa precisar de mais informações, basta se dirigir ao Centro de Assistência e Prevenção IST/AIDS/Hepatites Virais, o CAP. Ele fica na R. Alcides Faria, 195, no Centro, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 17h. O telefone de contato é (35) 9 9896-3724. Fiquem com Deus e cuidem-se! Até a próxima edição!

Roberto Garcia Sorgi (CRM 29.772/MG) é gestor em saúde e diretor técnico da Clin-Med Serviços Hospitalares, empresa responsável pela gestão da saúde em mais de 50 municípios em Minas Gerais e São Paulo.



Informativo Jurídico

Direito do Consumidor Confira as dicas para as compras de fim de ano

26

Arquivo Pessoal

J

á é dezembro e mais uma vez fiquei surpresa ao entrar em uma loja e me deparar com produtos natalinos. Mas já? Já é Natal, réveillon e festas. É um período lindo onde as pessoas são motivadas pelo espírito natalino, confraternizações e festividades. Empresas e fornecedores investem pesado no final do ano, visando lucrar com as vendas. Porém, algumas estratégias adotadas nem sempre são corretas e podem impactar negativamente na decisão dos consumidores. Assim como em novembro acontece a Black Friday, que se tornou uma das datas mais relevantes no mercado de consumo nacional, todo fim de ano, na intenção de presentear os familiares, os consumidores vão as compras. Ambas as ocasiões apresentam similaridade tendo em vista influência e aplicação do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é muito comum o desconhecimento da legislação por parte da população.

Fato é que na correria natural de fim de ano, muitas vezes a compra é compulsória e emocional. Logo, antes de entrar no estabelecimento e abrir a carteira é preciso ter atenção para que não ocorra nenhuma violação de direitos.

Entenda as condições para troca As trocas de presentes em sua maioria, costumam causar problemas. Alguns estabelecimentos exigem e impõem uma série de regras, como dias da semana para trocas e outras sequer asseguram trocas de produtos. Mas vale lembrar que a prática de troca de produtos é praxe do mercado de consumo que acabou sendo incorporada ao Código de Defesa de Consumidor, e se trata de uma oferta atrativa para o consumidor, porque o anúncio da possibilidade de troca incrementa as vendas do fornecedor. A única previsão legal de troca de produtos aplica-se aos casos de vícios e características que frustram as expectativas do consumidor, diminuindo a utilidade do bem, diminuindo o


seu valor, etc, sendo 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra. A regra, portanto, é a troca, a exceção é a sua impossibilidade. Havendo recusa injustificada da troca por parte do fornecedor, recomenda-se a sua notificação estabelecendo prazo para a realização do ato.

Propaganda enganosa As ofertas enganosas nas vitrines são mais frequentes do que se imagina. De acordo com o CDC, uma propaganda pode ser considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro, seja por meio de informações falsas ou omitindo detalhes de um produto ou serviço. Então fique atento as fotos, descrições precisas, o tipo de publicidade e de que maneira se dará o cumprimento da oferta. Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá registrar uma ocorrência administrativa no Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

Nota Fiscal A nota fiscal é a prova das condições da compra, sendo este documento importante nos casos de troca ou conserto do produto adquirido. Procure sempre guardar a nota fiscal.

Devolução O fornecedor não pode cobrar qualquer quantia a título de frete de devolução do produto, bem como é vedado exigir, como condição para aceitar o pedido de devolução, que a embalagem não esteja intacta.

Proteção Contratual O CDC estabelece que se um contrato de adesão de produto ou serviço contém cláusulas abusivas, nos termos do art. 51 do CDC, essas cláusulas podem ser contestadas em juízo e anuladas sem prejuízo ao consumidor.

Arrependimento

Se a compra for realizada pela internet, telefone, catálogo ou a domicílio, ele pode desistir do contrato e pedir o dinheiro de volta no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, e tal direito fica resguardado para qualquer produto e serviço mesmo sem defeito.

Pesquisando preço Outra dica é confirmar o pagamento conferindo se os valores estão em conformidade com o anunciado, pois é dever do fornecedor cumprir o preço fixado nas prateleiras e anúncios, conforme prevê artigo 30 do CDC. A solução para esses e vários outros problemas está na interpretação do CDC que, ainda que não estabeleça todas as situações possíveis, traz uma série de princípios que permitem aplicação confome o caso. Todavia, o melhor sempre será a prevenção, devendo o consumidor se atentar a todos os cuidados necessários, pois o barato sai caro. Por MARIANA RODRIGUES DE CASTRO Advogada e consultora jurídica, pós-graduada em direito tributário. Atua na área cível e no consultivo empresarial com ênfase em advocacia preventiva. mariana.advcastro@gmail.com


28


29


30



Sabor da Terra

Panqueca de Banana

P

ara facilitar o seu dia a dia e deixar suas refeições mais leves e nutritivas, confira a receita de Panqueca de Banana, compartilhada pela nutricionista Andreza Silva.

Ingredientes 2 ovos 2 colheres de farinha de aveia 1 banana amassada (usei metade na massa e metade no recheio) 1 colher de cacau em pó 100%

Preparo Misture bem todos os ingredientes à mão ou bata no mixer para não ficar com pedaços de banana na massa. Coloque em uma frigideira untada. Acrescente canela.

32






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.