Guia da Mantiqueira - Edição 101 - Agosto 2021

Page 1

ano 9 ed 100 julho 2021 cortesia


2



GUIA

ano 9 edição 101 agosto 2021 cortesia

DA MANTIQUEIRA GuiadaMantiqueira

@guiadamantiqueira

@guiamantiqueira

wwww.guiadamantiqueira.net.br

16

20

UNIFEI e universidade francesa assinam acordo de cooperação para emissão de duplo diploma. Veja como funciona.

A desilusão amorosa de Narciso: uma paixão assim pode te colocar pra baixo. Confira o que diz o psicólogo Marcelo Cunha.

EDUCAÇÃO

22

28

O mix de estampas está em alta! Aprenda a tirar mais proveito do seu guarda-roupa e inovar no seu visual para todas as ocasiões.

O creme de café Caramello pode ser usado de várias maneiras, no leite ou mesmo em um bolo de banana. Confira a receita!

MODA & ESTILO

4

VIVER EM

SABOR DA TERRA

Expediente Direção e Edição Kelly Monteiro MTB 06.447/MG (35)99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos (35)99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. (35)99221-7048 | 99225-8832 Foto de Capa Renato Olivas Acesse o Portal de Notícias Guia da Mantiqueira As imagens e informações das propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. Os textos assinados são de total responsabilidade dos autores. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!


5


Conversa Franca

Sucesso na vida e nos negócios

O

6

Brasil é um dos países que mais abrem negócios no mundo. Em 2020, a estimativa, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), era de que o número de empreendimentos iniciais – quando uma empresa possui menos de 3,5 anos de existência – deveria atingir o maior patamar dos últimos 20 anos. Itajubá segue no mesmo ritmo e os empreendedores se destacam na economia local. Entre eles, está a publicitária Cristiane Aparecida Salomão Ayres, que acaba de inaugurar a Amore Milho na cidade. Aos 41 anos, dois filhos, Cristiane, que é natural de Belo Horizonte, se define como uma “workaholic”, como diz ela: “viciada em trabalho”. Nascida em Belo Horizonte, Cristiane e o marido, o cirurgião plástico, Dr. Fernando Ayres, escolheram Itajubá para viver e trabalhar. Em 2019 mudaram-se para cá e construíram suas histórias de sucesso. Confira nosso bate-papo e inspire-se a também ser uma empreendedora e alçar voos surpreendentes!

Fotos: Renato Olivas

A empreendedora Cristiane Salomão Ayres acaba de inaugurar, em Itajubá, a Amore Milho: comida saudável e saborosa do jeito que a gente gosta!

Veia empreendedora “Workaholic, definitivamente sou uma pessoa viciada em trabalho. Não é a toa que hoje sou administradora da Clínica Fernando Ayres, instrumentadora cirúrgica nas cirurgias em Pouso Alegre, empreendedora da Amore Milho, síndica do condomínio onde moro com 100 apartamentos, mãe e esposa. Quem me conhece sabe que sou ligada no 220V, não paro um minuto e estou sempre em busca de desafios e novidades. Sempre fui assim. Acho que o empreendedorismo está no sangue. Venho de uma família empreendedora e desde pequena meus pais me levavam para ajudar na empresa deles. Eu e meus irmãos sempre tivemos de tudo, estudamos nas melhores escolas particulares, viajamos todo ano, ganhamos os melhores brinquedos da época, festas em todos aniversários, éramos uma família de classe alta de BH, mas o mais importante é que meus pais sempre nos ensinaram sobre educação financeira, sempre mostraram as dificuldades



de um empresário e a importância de ganhar dinheiro com o próprio trabalho. Sempre me ensinaram que, com determinação e força de vontade, nós conquistamos o sucesso. Se hoje eu sou uma empreendedora de sucesso, agradeço à eles e ao apoio do meu marido e família”.

Força de vontade

8

“Formei em Publicidade e Propaganda no UNI-BH, trabalhei durante dois anos na Rádio Jovem Pan, quase 10 anos em Comércio Exterior, mas antes disso já vendia lingerie, fantasias de sex shop e chocolates. Até que me casei e, em 2009, viemos embora para Itajubá. Quando chegamos aqui não tínhamos dinheiro nem para o aluguel, meus pais bancaram nosso aluguel por um ano. Tínhamos um carro Celta e muita determinação, muita força de vontade de fazer dar certo. Fernando começou a dar alguns plantões e montamos o primeiro consultório, que tinha menos de 20m2, debaixo da Rádio Jovem FM. Eu era a secretária dele, ficava o dia inteiro esperando o telefone tocar, na esperança de aparecer alguma paciente, e devagar foram surgindo, a agenda foi lotando até que, em 2011 inauguramos a atual Clínica Fernando Ayres. Em 2013, buscando novos desafios, abri uma distribuidora de dermocosméticos - a BIOAGE - e no meu primeiro ano de atuação, ganhei o segundo lugar como melhor distribuidora, competindo com mais de 100 distribuidores, alguns com anos de atuação. Em 2016, vendi a distribuidora, pois estava cansada de viajar tanto e arriscar a vida nas estradas, afinal meus filhos tinham apenas 4 e 6 anos. Encerrei um ciclo, mas a veia empreendedora sempre pedia mais, até que em 2019 nos mudamos para perto da clínica e deixamos de a garagem. Foi aí que surgiu a idéia de aproveitar um ótimo espaço, em um imóvel próprio e transformar em algum empreendimento. Sempre procurei fazer DIFERENTE, sempre busco novidades, inovações, algo inédito que ninguém tenha visto ou ouvido ainda. Assim foi com o muro de vidro da clínica, o primeiro muro de vidro que “causou” arrepios em muitas pessoas de Itajubá,; ssim foi com o ‘Botox Day’, um dia exclusivo para aplicação de toxina butolínica, com coffee break,

lembrancinhas e muito mais, assim foi com a Amore Milho, uma maneira diferente de saborear o milho e suas maravilhas.

Fazer bem feito “Conciliar cinco trabalhos (risos) é um grande desafio, principalmente por causa das particularidades que cada trabalho exige. Todos necessitam de muita atenção, muito cuidado e capricho, mas falo muito com meus filhos sobre isso, se você tiver determinação e força de vontade, você pode fazer mil coisas que você dá conta. E não é simplesmente fazer, mas fazer BEM FEITO. Tem uma frase que eu adoro e tenho como lema pra tudo que faço: TUDO QUE FOR FEITO, MERECE SER BEM FEITO! Assim eu conduzo cada um dos meus trabalhos, com muita dedicação e profissionalismo para que saia o mais perfeito possível. E acredite, ainda encontro tempo para ser uma super mãe. Meus filhos e minha família sempre serão prioridade na minha vida, tudo que faço, faço por eles e para eles.”



Amore Milho “Descobri a Amore Milho por acaso, buscando empreender em algo inédito. Como disse, eu queria trazer para Itajubá algo novo, diferenciado e a Amore Milho é exatamente o que eu buscava, com a vantagem se ser maravilhosamente delicioso. É uma forma diferente de saborear o milho no pote. Temos milho cozido com diversos acompanhamentos, como fricassê, bolonhesa, bacon, cebola crispy etc. Além do milho no pote, temos várias maravilhas de milho, como bolo, curau, suco de milho, pamonhas e mais novidades a caminho. Os itens que mais vendemos são o Amore Frango, com fricasse, bacon, catupiry e batata palha, as pamonhas e o suco de milho”.

Produção artesanal

10

“Todos os alimentos são produzidos artesanalmente, com milhos selecionados e especiais. Não usamos milho em conserva em nenhum produto. Alguns são produção local, feitos por parceiros de Itajubá e outros são produções da franquia, que nos envia tudo pronto, embalado e delicioso. E a receptividade dos itajubenses está sendo mravilhosa. Agtadeço muito a todos os amigos e vizinhos que têm nos prestigiado e ajudado a divulgar. É muito gratificante ver amigos torcendo pelo nosso sucesso. Empreender não é fácil, principalmente no meio de uma pandemia, mas muitas pessoas são solidárias e

sabem dessas dificuldades de todo empreendedor. Estou admirada e muito grata com tanto carinho que tenho recebido, com tantos votos de sucesso que as pessoas têm nos desejado”.

AMORE MILHO

Rua Mal. Floriano, 371 - Morro Chic Itajubá (MG) Delivery: (35) 98831-7598 /amoremilho.itajuba



G9 Informa

Resultados Promissores

A

Alunos do Curso G9 conquistam 23 medalhas na OBA 2021

muito esperançosos com as demais olimpíadas que serão finalizadas no segundo semestre”, destacou Mateus Bibiano, ao falar da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil). PROJETO O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe. Atualmente, algumas universidades, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Unifei (Universidade Federal de Itajubá), destinam parte das vagas dos vestibulares para alunos que participam dessas competições do País. Aliás, Renan Barbosa Silva, medalha de ouro na OBA 2020, foi o primeiro do colégio a entrar na Unifei (Universidade Federal de Itajubá) dessa forma.

Fotos: Contexto

lunos do Curso G9 conquistaram 23 medalhas na edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Do total, 13 são de ouro, 8 de prata e 2 de bronze. O resultado foi divulgado no final de julho. O resultado da OBA vem se somar às dez medalhas que os alunos conquistaram na edição 2021 da olimpíada Canguru de Matemática Brasil, realizada em março. Do total de medalhas, três são de ouro, três de prata, três de bronze e uma de Honra ao Mérito. “Apesar de todas as dificuldades das aulas remotas, os alunos aceitaram mais um desafio que, com muito compromisso e dedicação, resultou em mais um excelente resultado para nossa escola”, disse o professor de Matemática, Mateus Francisco Bibiano. De acordo com o professor,“além das medalhas que consagram todo esse momento”, 13 alunos do Curso G9 foram convidados para as seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia, que deverão acontecer ainda este semestre. “Estamos

Confira quem são os alunos vencedores!

12

Ensino Fundamental II OURO Davi Nunes Juliana Beltrão Oliveira Mariane Marques Marcondes Matheus Dourado de Campos Lima Matheus Faria Lopes Pedro Ferreira Cardozo Pedro Henrique Feichas Costa Thalita Guimarães Pedrosa

Rafael Mendes Resende Ribeiro

PRATA Francisco Mendes Horevicht e Silva Laura Moraes Mendes Pietra Vidal Mendonça

PRATA Elisa Valença de Lorenci Mariana Amorim Santos Mateus da Silva Pereira Pedro Feris Renno El Alam Vinicius Souza dos Santos

BRONZE Lucas Costa Spressola

Ensino Médio OURO Daniel Gonçalves Ribeiro Henrique Mateus Ferreira João Pedro Tilmann Souza Marina Pedrosa Moura de Oliveira Rafael Monti Benac


Volta às aulas presenciais: veja alguns momentos!

O Curso G9 terá, neste semestre letivo, turmas presenciais e turmas remotas em todos os segmentos de ensino. A escolha foi feita pelas famílias. Para as aulas presenciais, são seguidas normas do protocolo sanitário, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

CURSO G9

Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 /cursog9itajuba /CursoG9


Negócios

Primeiro Mandamento

S

para um currículo vencedor

eja novamente muitíssimo bem vindo, caro leitor! Em nossa última matéria da revista Guia da Mantiqueira, apresentamos a você os 10 mandamentos mais valiosos sobre como elaborar seu currículo para obter sucesso em um processo seletivo. Durante 11 edições, vamos nos aprofundar em cada um destes tópicos. Hoje, na segunda edição, vamos abordar o primeiro mandamento, que é: Mandamento 1: Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos Imagine a seguinte situação, baseada em fatos reais: “Um recrutador foi requisitado para conduzir um processo seletivo em 2 dias para o preenchimento de uma vaga. Ele busca rapidamente os perfis existentes em seu banco de dados, já que não terá tempo hábil para divulgar a posição e receber outros CVs. Dentre as várias possibilidades, ele encontra o seu currículo. É o candidato ideal para uma entrevista. Quando o recrutador observa o campo de contatos, há um número de celular e um email. O primeiro sempre dá caixa postal, e o segundo retorna como e-mail inexistente. Ele desiste deste perfil e parte para outras opções.” Se você acredita que esta é uma situação impossível de acontecer, tenho que te dizer: Eu já recebi dezenas de currículos assim! E estes candidatos, sem nem ao menos terem ciência disso, foram descartados simplesmente porque eu não tive a oportunidade de conversar com eles por falta de dados corretos para contato. Para que os recrutadores consigam falar com

Danilo Santana é especialista em carreira,

14

com Mestrado em Sistemas de informação, Graduação em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Black Belt, professor e empreendedor no setor de educação. Atuou mais de 15 anos em grandes e pequenas empresas, nos setores público e privado.

você de uma forma rápida, mantenha sempre os números de telefones e e-mail atualizados e escritos corretamente. Coloque somente os contatos que você utiliza com frequência. Outro ponto importante, não coloque um endereço de email pessoal, tais como htinha11@ ou morenasso22@. Eu já ri de vários endereços de e-mails assim, acredite  Coloque um contato profissional. Além disso, tenha somente as informações relevantes (Nome completo, Endereço, contatos), e nunca número de documentos pessoais, como RG e CPF, por exemplo. Eles serão requisitados no momento da contratação. Nas próximas edições da revista Guia da Mantiqueira, vou continuar a discorrer em detalhes sobre cada um dos 10 mandamentos para um currículo vencedor, para que você se sinta preparado para conseguir as melhores vagas de emprego! Não perca!



Educação

UNIFEI e universidade francesa assinam acordo para emissão de duplo diploma

O

s alunos do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) agora podem se candidatar para um intercâmbio na francesa École Polytechnique (POLYTECH) da Université D'Orléans. Mais que um intercâmbio, o acordo de cooperação prevê a emissão de duplo diploma para discentes das duas universidades. O documento que define as condições e modalidades de intercâmbio foi assinado em junho de 2021 e já está em vigor. Entre os critérios para seleção no programa estão o desempenho acadêmico, a motivação e a competência linguística. A decisão relativa à admissão dos estudantes ficará sempre a critério da instituição de destino.

Critérios

16

Segundo o acordo de cooperação, os discentes brasileiros deverão ter cursado com aproveitamento os sete primeiros semestres do curso da UNIFEI antes de ingressar na POLYTECH. Também deverão obter, no mínimo,

nível de proficiência linguística B2, e o ingresso acontecerá sempre no início do ano letivo francês, ou seja, em setembro. Para obtenção do duplo diploma, os estudantes devem completar com sucesso três semestres de estudos na POLYTECH e, então, retornar à UNIFEI para cursarem o nono e o décimo semestres. Mais informações e detalhes sobre o acordo podem ser obtidos com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UNIFEI: https://unifei. edu.br/relacoes-internacionais/


17



19


Viver Bem

Narciso e a Paixão

A desilusão amorosa de Narciso: uma paixão assim pode te colocar pra baixo.

20

Divulgação/Imagem de Internet

E

ra uma vez um rapaz chamado Narciso - mas podia ser Pedro, Enzo, Cauê. O que se sabe é que era jovem e de beleza irresistível. Assim ele atraiu uma linda moça, chamada Eco - mas bem que podia ser Valentina, Sofia, Isabelly. Ela tinha problemas para se comunicar. Não tinha voz própria. Sempre repetia tudo o que os outros falavam. E assim não conseguia declarar seu amor por Narciso. Apenas o seguia. O resto do mito grego todos já ouviram. Narciso rejeita o amor de todos, e por isso é punido pelos deuses. Sua sina é se apaixonar pela própria imagem, que admira nas águas do Rio Styx, e onde acabou por se afogar. Deste mito veio o termo “narcisismo”, comumente associado ao excesso de amor próprio. Atualmente, no lugar do rio de Narciso temos as telas: celular, tablet, computadores. Inclusive, a palavra “streaming” vem de “riacho”. Nas redes sociais ficamos horas admirando as próprias imagens, e as de todo mundo. E isso não é uma metáfora: em uma pesquisa divulgada na Revista Forbes este ano, o Brasil ficou em 1° lugar com o maior tempo gasto pelas pessoas em apps. Em outra pesquisa, da Comscore (2020), o Brasil é o país com maior alcance das redes sociais, e o 2° em tempo de utilização. Outra pesquisa da Hoopsuit (2019), dos 365 dias do ano, o brasileiro gastou 145 dias conectado, se somadas as mais de 9 horas de internet diárias. Nas mesmas pesquisas, os países desenvolvidos apresentam números bem mais baixos. Fomos pegos pelas redes como peixes. Como trouxe no artigo do mês passado, são numerosas as pesquisas que estão denunciando o prejuízo no aprendizado por causa do uso intenso de telas por crianças e jovens. Mas o perigo não está só aí. Outras pesquisas apontam que a produtividade no trabalho, que vinha numa crescente durante todo o século XX, começou a decair no mesmo ano do advento dos smartphones, em 2007.

Presos como Narciso. E sofremos também como Eco. Sempre seguindo “perfis” que não são os nossos, “status” inalcançáveis, “stories” de outros enquanto a história da própria vida fica de lado. E ficamos ecoando, repostando, reencaminhando… Vários analistas apontam que a programação das redes sociais prendem as pessoas em bolhas, onde só ouvem, repetidas vezes, o eco das suas próprias ideias - assim funciona o “feed’’. Com o surgimento das janelas, “windows”, achamos que abríamos um mundo novo. Os números atuais mostram que não. Atrás das janelas havia um riacho, límpido como um espelho. E o mundo em geral, e o Brasil em primeiro, está, na verdade, se afogando, enquanto vê suas próprias imagens refletidas nele. Por MARCELO CUNHA, psicólogo (CRP 04/48283 - UFMG, Univ. of Wisconsin) de adolescentes, adultos, casais e famílias. Especialista em psicologia analítica (Unifenas). Atende presencialmente em Itajubá e Pouso Alegre, e online. Tel.: (35) 9 9822-7500 psicologomarcelocunha@gmail.com



Moda & Estilo

Mix de Estampas

Aprenda a tirar mais proveito do seu guarda-roupa e inovar no visual.

M

Imagens: Pinterest

uitas pessoas têm restrições em usar e mesclar estampas e, por medo de errar e ficar um visual carregado, acabam combinando sempre da mesma maneira: com preto, branco ou jeans. Para quem quer começar a sair da zona de conforto, vão algumas dicas rápidas e fáceis para começar a brincar com as possibilidades: Cor: pelo menos uma das cores de cada peça tem que ser igual ou da mesma paleta para criar uma harmonia no visual. Também pode adotar a mesma cor apenas para o fundo das estampas com desenhos de cores totalmente diferentes o que, ainda assim, dá uma unidade ao look.

22

Ponto focal: escolha uma das estampas para ser a dominante, enquanto a outra pode ser menos chamativa. Aquela que vai ser a protagonista do look.

Mesma padronagem de desenho, mas com cores diferentes: A ousadia estará nas cores escolhidas, que podem ser contrastantes ou não.

Mesma padronagem de desenho, mas com tamanhos diferentes: listras finas com listras largas, florzinha com florzona e assim por diante. O visual fica mais discreto. Se ainda for demais, opte por mini estampas em todas as peças.

Clássico preto e branco: blusa de listras PB com saia de poá PB, por exemplo, ou ainda dar um efeito “negativo/positivo”: mesmo desenho com fundo branco para uma parte e fundo preto para outra. Não tem erro.


Se a insegurança persistir, eleja um acessório como lenço, cinto, bolsa ou sapatos para misturar com a peça de destaque. Um jeito discreto de ir testando os resultados e o que faz mais sentido dentro do seu estilo. Aos poucos, irá descobrir como o seu guarda-roupa pode ser versátil e render muitos outros looks, sem precisar gastar mais para isso!

Por KÁTIA GOMES Jornalista, pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. /refinariadeestilo /refinariadeideias


Informativo Jurídico

LGPD: Fique atento a nova lei e saiba como a sua empresa pode ser afetada Lei prevê o início da aplicação de penalidades a partir de agosto.

M

uito se tem falado sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e diferentemente do que muitos pensam, se aplica para todas as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Com a evolução da transmissão de informações durante as últimas décadas, surgiu a necessidade de proteger cada vez mais os dados recebidos. O imenso avanço digital dos meios de comunicações apresenta uma sociedade progressivamente conectada e os dados que voluntariamente fornecemos nesses meios é capaz de definir nossos gostos, histórico de consumo, preferências e até mesmo nossa localização em tempo real. Diante desse cenário, o acesso e a rapidez da coleta de informações, muito embora seja uma revolucionária e preciosa ferramenta de comunicação, nos trouxe também um grande risco com a manipulação de forma maliciosa

24

dessas informações. A partir desse contexto, surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) que entrou em vigor em agosto de 2020, um marco na legislação brasileira, que visa à proteção dos direitos de liberdade e, sobretudo, de privacidade. Basicamente, a lei resguarda dados pessoais de usuários, inclusive nos meios digitais, visando proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade de cada cidadão. Em abril deste ano, o LinkedIn esteve envolvido em uma grande denúncia de exposição de dados, no qual contas teriam sido colocadas à venda. Recentemente, em 22 de junho, a mesma plataforma foi alvo de mais uma denúncia de violação de segurança de dados de seus usuários. Suspeita-se que o fato expôs informações de cerca de 700 milhões de usuários da rede social, o que corresponde quase 93% do total de pessoas cadastradas, que é cerca de 756 milhões.


A proporção do acontecimento, o volume de dados expostos e o fato de uma pessoa conseguir reunir tanta informação junta assustam. Estamos a menos de um mês para o início das fiscalizações pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e 84% das empresas e organizações avaliadas pela consultoria ICTS Protiviti, ainda não estão preparadas. A lei lista uma série de sanções para o caso de violação das regras previstas, entre as quais destacam-se advertência, com possibilidade de medidas corretivas; multa de até 2% do faturamento da empresa limitada a R$ 50 milhões; bloqueio ou eliminação dos dados pessoais relacionados à irregularidade, suspensão parcial do funcionamento do banco de dados e proibição parcial ou total da atividade de tratamento. Na corrida pela adequação, é primordial realizar a conscientização da nova lei começando pela alta gestão e demais colaboradores da empresa. A implementação exige um processo composto por etapas, com mapeamento de falhas nas áreas envolvidas, quais as soluções deverão ser aplicadas para sanar ou minimizar riscos, revisão de contratos, elaboração de documentos

e por fim monitoramento contínuo por parte da equipe responsável. Com o impacto em todos os milhares de CNPJs brasileiros, não somente a ANPD fará a auditoria da legislação, como também o Ministério Público, Procons, Justiça do Trabalho Defesa do consumidor, usuários e tantos outros. Além de um dever legal, é mais uma chance que o empresariado brasileiro tem de expandir e proteger o seu negócio, demonstrando ainda, respeito com aqueles que deram preferência ao empreendimento, na hora de buscar produtos e serviços. Por isso é essencial que as empresas estabeleçam uma cultura de segurança, prevenção e uso responsável de dados pessoais.

Por MARIANA RODRIGUES DE CASTRO Advogada, pós-graduada em Direito Tributário. Atua em consultoria jurídica empresarial com ênfase em advocacia preventiva. mariana.advcastro@gmail.com


Top Social

Aos pais com carinho

Papai Ramez Salman “Nós só temos que agradecer a Deus por sua vida e por ser tão presente em tudo. Feliz Dia dos País Baba e obrigada por ser nosso protetor.” Após o pai pegar COVID, ficar internado e sair curado, os filhos o homenagearam tatuando a sua assinatura.

Papai Massoud Nassar Neto Nossa homenagem vai para o papai mais novo do pedaço! No último dia 13 de julho, ele recebeu a filha caçula Isabela, que está sendo muito paparicada pela irmã Valentina, que está radiante. Desejamos muita alegria para essa família que está crescendo. Papai Nilton Do Carmo "Agradecemos a Nossa Senhora Aparecida, por nossa saúde e pelas bênçãos alcançadas! Em família! Parabéns, pai por ser tão presente em nossa vida e por tudo que faz por nós”. Esses são os agradecimentos da bela enfermeira Milene Carmo, mãe e irmã. Por SAMIRA KALLAS,

colunista social, pessoa super de bem com a vida e proprietária da loja Mimos Presentes Inesquecíveis, em Itajubá (MG) /mimospresentesinesqueciveis

Fotos: Arquivo pessoal

O Dia dos Pais, no Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto. Em Portugal é no dia 19 de março. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho. Já nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora o dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo. Desejamos um Feliz Dia dos Pais para todos os papais, experientes e de primeira viagem!



Sabor da Terra

Doce Sabor do Café Bolo de banana com Café Caramello

Ingredientes

28

- 4 ovos - 1/3 xicara de óleo de coco - ½ xicara de açúcar mascavo - 170g de aveia em flocos finos - 1 xicara de leite de coco - 4 colheres de sopa de Café Caramello (Sabor de sua preferência) - 1 banana nanica - 100g de coco ralado - 1 colher de sopa de fermento em pó

Divulgação/Imagem de Internet

D

elícioso é o que define o Bolo de Banana com Café Caramello! Há muitas formas saborosas de aproveitar o sabor, aroma e a textura dos cremes de café especiais, dos mais diferentes sabores, e a culinária é uma delas. Seja no café da manhã ou para incrementar o lanche da tarde, o que vale é a criatividade! Confira a receita gentilmente cedida pelos representantes do Café Caramello em Itajubá, Daniel e Marcella.

Modo de Preparo Misture os ovos, o óleo de coco, o açúcar mascavo, a aveia, o leite de coco, a banana e o Café Caramello no liquidificador. Misture pulsando rapidamente. Adicione o coco ralado e o fermento em pó no liquidificador e bata mais um pouco. Unte uma forma e coloque uma parte da massa do liquidificador. Depois adicione bananas em tiras no meio do bolo e finalize com o resto da massa. Decore com pedacinhos de banana por cima. Coloque no forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar e desenforme. DICA: Coloque 1 colher de sopa do creme de café em cima pra ficar ainda mais gostoso!

CAFÉ CARAMELLO (35)99747-7301 @cafecaramelloitajuba


29


30



32






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.