Guia da Mantiqueira - Edição 100 - Julho 2021

Page 1

ano 9 ed 100 julho 2021 cortesia


2



GUIA

ano 9 edição 100 julho 2021 cortesia

DA MANTIQUEIRA GuiadaMantiqueira

@guiadamantiqueira

@guiamantiqueira

wwww.guiadamantiqueira.net.br

10

14

Confira as Top 10 dicas para ter um currículo vencedor e conquistar o primeiro emprego. Por Danilo Santana

Elaborar uma mesa caprichada pode fazer a diferen’va na hora de receber os amigos e a família. Saiba mais sobre mesas postas.

NEGÓCIOS

20

32

A inteligência das crianças está em perigo. Como evitar essa nova pandemia? Confira o que diz o psicólogo Marcelo Cunha.

Brilux, fábrica da empresa Domingos da Fonte, foi inaugurada em Itajubá, gerando novos empregos e renda.

VIVER BEM

4

ARTE & CULTURA

SUL DE MINAS

Expediente Direção e Edição Kelly Monteiro MTB 06.447/MG (35)99221-7048 kelly@guiadamantiqueira.net.br Direção Comercial e Publicidade Adilson Santos (35)99225-8832 adilson@guiadamantiqueira.net.br Projeto Gráfico e Diagramação Rumo Comunicação Ltda. (35)99221-7048 | 99225-8832 Foto de Capa Sophia Corrêa Acesse o Portal de Notícias Guia da Mantiqueira As imagens e informações das propagandas são de total responsabilidade dos anunciantes. Os textos assinados são de total responsabilidade dos autores. Reproduza o conteúdo! Mas, por favor, cite a fonte!


5


Conversa Franca

Histórias para Relembrar

O Guia da Mantiqueira chega à centésima edição e, para comemorar, nada melhor do que contar a história de uma ilustre colecionadora da revista! Aprecie!

Foto: Sophia Corrêa

O

nome dela é Laura Maria Barbosa Vander Velden, ela tem 76 anos e é super fã da revista Guia da Mantiqueira. Desde a primeira edição, lançada em abril de 2013, ‘dona’ Laura coleciona os exemplares da revista e tem um cuidado prá lá de especial com todos eles. Filha do paulista Theodoro Carlos Vander Velden e da cristinense Regina Maria Barbosa Vander Velden, Laura, que é itajubense, trabalhou no setor administrativo da Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB) durante muitos anos. Depois de se aposentar, “para manter a mente ocupada e para passar o tempo”, como ela mesma diz, resolveu colecionar os mais variados objetos. As coleções começaram a ser formadas com aqueles itens mais comuns, como selos, cartões de visitas e cartões de telefone. Mas, o passar do tempo, virou coisa séria e hoje, a ilustre moradora da Rua Américo de Oliveira, no centro de Itajubá, acrescentou aos seus itens de coleção: botões de roupa de criança, rótulos de garrafas, caixax de fósforo, cartões postais, lápis, canetas, flâmulas, figurinhas e até bulas de remédios...

E o GdM?

6

“Um certo dia, recebemos o telefonema de uma senhora, em nossa redação, perguntando se tínhamos a edição de maio de 2020 da revista Guia da Mantiqueira”, relembra Adilson Santos, diretor comercial do Guia. “Ela queria saber saber se poderíamos entregar o exemplar a ela, pois estava ‘faltando’. E foi assim que conhecemos a ‘dona’ Laura. Combinamos o dia da entrega do exemplar e ao chegarmos em sua residência, tivemos uma grata surpresa. Ela não somente é leitora da revista, como incluiu a mesma em seus itens de coleção. Ela contou que tinha todas as edições, desde a primeira, e que estava faltando apenas a de maio de 2020.”



Fotos: Adilson Santos

As surpresas não pararam por aí. “O meu irmão, o Dr. Luiz Fernando Barbosa Vander Velden, também coleciona o Guia da Mantiqueira e o meu filho, Rodrigo Barbosa Vander Velden, é leitor. Todos nós gostamos muito da revista”, diz Laura. Para manter as edições organizadas, ano a ano, Laura manda encadernar. “Ela se ausentou por um instante e, quando voltou, nos mostrou todas as edições da Revista, separadas por ano e encadernadas com capa dura e título em letras douradas, no estilo Enciclopédia Barsa! Exceto a de 2020, já que faltava a edição de Maio”, relembra Adilson.

100 edições Mas, o que fez com que dona Laura incluísse o Guia da Mantiqueira, que chegou à centésima edição em julho de 2021, na sua lista de colecionáveis? “Conheci a revista na Queijaria do Mário. Como moro ao lado e sempre via gente lendo a revista lá, fiquei curiosa. Um dia, ví um rapaz distribuindo a revista e pedi uma a ele. Foi a edição de capa vermelha (Junho de 2013). Li ‘tudinho’ e providenciei as anteriores. De lá pra cá não tem um mês que eu fique sem ler a revista e é uma satisfação encaderná-las!”

8

Quando indagada sobre qual edição ela mais gostou, a generosa leitora, e agora ‘assinante honorária’ do GdM, disse que são todas as edições! “Pois cada uma delas traz assuntos importantes e diferentes todo mês!”

Coleção de revistas: Dona Laura encaderna as edições do Guia da Mantiqueira ano a ano, desde 2013

Nesta 100ª edição do Guia da Mantiqueira fomos presenteados com a história de fidelidade e carinho de dona Laura, nossa ilustre leitora. Pessoas como a D. Laura, Dr. Gilberto e Rodrigo Vander Velden, leitores, parceiros e anunciantes são o combustível para darmos continuidade na prestação de serviço informativo para a região, valorizando o que temos de melhor em matéria de pessoas, cultura, educação, turismo, gastronomia, e sobre o comércio local e regional.

Bonecas: uma das coleções de Laura Vander Velden



Negócios

Currículo Vencedor

Confira as Top 10 dicas para se destacar ao buscar o primeiro emprego!

V

10

ocê sabia que no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego chegou à marca de 14,7%? Este número que representa 14,8 milhões de pessoas a procura de trabalho. Assim, não obstante a constante busca por formação, cursos e diplomas, agora a concorrência pelas vagas se tornou ainda maior. A busca pelo sonhado primeiro emprego, estágio, ascensão profissional em uma grande multinacional ou trabalhar naquela tão sonhada empresa é dependente de nossa história. Todo o conhecimento adquirido, experiências anteriores, profissionais e pessoais, novos idiomas, situações e conquistas importantes em nossa vida, tudo isso forma nossa identidade profissional. Essa identidade é apresentada para os recrutadores, na maioria das vezes, através de um currículo. Ele, muitas vezes, é o único ou primeiro contato com o candidato. Por isso, informações para contato, profissionais objetivas e de formação são o foco principal. A seguir você terá acesso ao segredo dos processos de recrutamento para seleção dos candidatos vencedores. Siga estes mandamentos e aumente suas chances de conseguir o emprego de seus sonhos! > Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos; > Seu objetivo profissional deve estar alinhado com suas experiências e com a vaga em questão; > Perseguir a formação ao longo dos

anos de acordo com seus objetivos; > Coloque sua experiência profissional de forma clara e objetiva; Pesquise os requisitos da vaga que deseja e use as palavras-chave em seu currículo; > Não Mentir; > Coloque todas as datas e referências o mais preciso possível tanto para formação quanto para experiência profissional; > Descreva somente atividades extras que agreguem valor para a vaga a qual está se candidatando; > Crie um documento em uma única folha frente e verso; > Revise todo o conteúdo de seu currículo e peça que outros capacitados também o façam. Nas próximas edições da revista Guia da Mantiqueira, iremos discorrer em detalhes sobre cada uma destas dicas para que você se sinta preparado para conseguir as melhores vagas de emprego! Não perca!

Danilo Santana

é especialista em carreira, com Mestrado em Sistemas de informação, Graduação em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Black Belt, professor e empreendedor no setor de educação. Atuou mais de 15 anos em grandes e pequenas empresas, nos setores público e privado.



G9 Informa

Formando Leitores

Educação Infantil encerra Projeto de Literatura com encontro presencial

Reconto Musical

12

Os alunos do Maternal, de acordo com Jéssica Dias, fizeram um reconto musical e os alunos dos Jardins trabalharam a reescrita da obra em estudo, inseriram mais um personagem

Fotos: Contexto

A

s aulas presenciais, inicialmente para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I, retornaram no dia 7 de julho. A emoção, a alegria e o entusiasmo marcaram a visita, com todos os cuidados sanitários necessários, dos alunos da Educação Infantil às dependências do Curso G9 para o encerramento do Projeto de Literatura, realizado ao longo do primeiro semestre letivo. “O Projeto de Literatura tem o objetivo de formar leitores e escritores competentes. Ao longo do semestre, cada turma fez o estudo de uma obra literária. As crianças exploraram o enredo de formas diversas, pesquisaram características sobre os personagens da história e a reescreveram”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

na narrativa e produziram um livro, com texto e ilustrações próprias. “Para culminância do projeto, fizemos um agendamento prévio com as famílias para entrega presencial de uma lembrança, uma pelúcia do personagem principal da história, e para o autógrafo do livro produzido pelos pequenos escritores das turmas dos Jardins. Orientamos às famílias a seguirem o protocolo sanitário, com o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool e distanciamento social”, disse.


Os encontros aconteceram entre os dias 21 e 24 de junho. Foram duas turmas por dia e o tempo de permanência de cada aluno na escola foi de 15 minutos. A entrada das crianças e dos acompanhantes aconteceu pela portaria principal. As salas foram organizadas com uma mesa para autógrafos, painel do projeto, mesa das lembranças e dos materiais.

Momento especial De acordo com a coordenadora, foi fundamental a presença das crianças para o encerramento do projeto. “Foi um momento muito especial, de reencontro com nossos alunos. A emoção tomou conta dos professores, alunos e familiares. Alguns alunos viram a professora presencialmente pela primeira vez. As famílias se mostraram muito orgulhosas pela autoria dos filhos na escrita do livro. Também aproveitamos para fazer a entrega do box Lego e de outros

materiais para serem utilizados durante as aulas”, concluiu ela.

CURSO G9

Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 /cursog9itajuba /CursoG9


Arte & Cultura

Mesa cheia de charme

Elaborar uma mesa caprichada pode fazer muita diferença na hora de receber a família e os amigos em casa. Confira as dicas de Raquel e Ruara!

R

aquel Tavares Ribeiro e Ruara Tavares são irmãs e apaixonadas por mesas postas e decoração. Pensando na necessidade de proporcionar às pessoas um momento especial durante as refeições, quando todos podem desfrutar de uma boa conversa e convivência, nasceu a proposta da Charme à Mesa, afinal, elaborar uma mesa caprichada pode fazer muita diferença na aproximação entre os familiares.

e guardanapos bordados em rechilieu, porta guardanapos artesanais e talheres’”, explica Raquel. Os produtos com bordados não são de confecção própria. Eles são considerados como verdadeiros itens de sofisticação e elegância para a mesa. Os itens da Charme à Mesa podem ser usados em qualquer refeição, seja no café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar. “A sugestão para uma mesa posta linda e caprichada

Bordados especiais

Fotos: Arquivo Pessoal

14

A mesa posta é o ato de organizar elementos como pratos, talheres e copos sobre a mesa, com o intuito de apresentar uma refeição para os seus convidados. “É o melhor lugar para expressar seu amor! Por isso, nossos produtos são escolhidos com muito carinho e amor. Temos produtos para compor mesas no dia a dia e até para jantares mais especiais. Trabalhamos com jogos americanos


é investir em itens indispensáveis como: toalha de mesa, jogo americano ou sousplat, guardanapos, porta-guardanapos, pratos, talheres, taças, copos, xícaras e pires”, dizem as irmãs.

Cartão de visitas Uma mesa posta com capricho é uma espécie de cartão de visitas quando você recebe a família ou os amigos em sua casa para um almoço ou jantar festivo.“O que tem que tomar muito cuidado numa composição da mesa é não exagerar nas cores e nas estampas das louças porque o visual da mesa pode ficar sobrecarregado e confuso”, diz Raquel, lembrando que para as iniciantes a dica é investir primeiro em louças brancas. A Charme à Mesa trabalha com produtos à pronta-entrega e também aceitam encomendas. “Nosso primeiro contato para as vendas é via direct no Instagram ou pelo WhatsApp. Após esse primeiro contato combinamos a entrega dos produtos ao cliente, que são embalados com muito carinho e amor”, conclui.

CHARME À MESA

Tel.: 35 99744-0930 / 99925-2500 / charmeamesa.posta


Giro Por Aí

Aula de Música na Pandemia Elemento de equilíbrio para o ser humano, a música não pode parar.

A

música sempre pautou a vida da humanidade, em qualquer cultura, em toda classe social, e se revela como elemento equilibrador da relação entre o nosso estado fisiológico e o estado emocional. Estudos da neurociência publicados em periódicos internacionais há mais de uma década demonstram o aumento do poder das funções neurais em nosso sistema nervoso central, o que reflete positivamente no desenvolvimento da percepção auditiva, da memória e da linguagem. Mais do que fonte de entretenimento, a música é uma construção humana que tem um papel evolutivo ainda não conhecido.

Convivência

16

Por essas razões, as aulas de música se mostraram uma necessidade para convivência e desenvolvimento global dos alunos desde a mais tenra idade. Com o distanciamento físico decorrente da pandemia do Coronavírus, tornou-

se imperiosa a presença da música no ambiente escolar, de modo presencial e nas aulas remotas, amenizando uma rotina que ficou tão mais difícil. As aulas de música constituem um momento esperado com grande expectativa pelos alunos que estão interagindo em modalidade remota. Com a união de professores e alunos, a busca de estratégias que possibilitem a manutenção da atividade de forma produtiva e prazerosa, na Gonfer Instituto de Música tem se mostrado bem-sucedida.

GONFER INSTITUTO DE MÚSICA

Rua Dr. Américo de Oliveira, 20 - Centro Itajubá (MG) | Tel.: 35 99110-2372 /gonfer_instituto Fonte: Nossa Escola|G1

Os textos desta sessão são de responsabilidade da Gonfer Instituto de Música


17



19


Efeito Flynn

Viver Bem

A inteligência das nossas crianças está em perigo. Como evitar essa nova pandemia?

20

Divulgação/Imagem de Internet

J

ames Flynn, um psicólogo americano, fez uma descoberta científica surpreendente em 1982: que a população mundial ficava mais inteligente a cada nova geração - o “Efeito Flynn”. Isso pode ser justificado pela melhora da nutrição, da saúde e dos métodos educacionais no último século. Que notícia boa, não? Daqui um tempo teremos uma fábrica de Einsteins? Infelizmente, não! Por volta dos anos 90, os resultados no teste de QI pararam de melhorar e começaram a cair. O que estaria acontecendo? Chamado por alguns de “Efeito Flynn Reverso”, isso foi documentado cientificamente na Holanda, França, Noruega, Portugal e Dinamarca - países ricos e com acesso à educação de qualidade. Na Inglaterra, 28% das crianças entre 4 e 5 anos foram diagnosticadas com atrasos na comunicação. Nos EUA, o resultado médio dos adolescentes no “ENEM” deles (SAT e ACT) vem caindo assustadoramente. O antropólogo inglês Edward Dutton fez uma revisão de literatura criteriosa, e concluiu que não existe erro de cálculo ou desvio, mas que o fenômeno está avançando rapidamente. Mark Bauerlein, professor da Universidade Emory (EUA), e autor do livro “The Dumbest Generation” acredita que a culpa disso esteja no tempo que as crianças ficam na frente das telas: TV’s, tablets e celulares. O neurocientista francês Michel Desmurget concorda, em seu livro “A Fábrica de Cretinos Digitais”. Diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, ele é contundente em afirmar que os dispositivos digitais estão danificando o desenvolvimento cerebral de crianças e jovens, e apresenta vários estudos que comprovam isso. Segundo ele, as telas diminuem as interações intrafamiliares, fundamentais para a estruturação da inteligência das crianças. Por outro lado, fazem uma superestimulação da atenção, o que afetaria

negativamente a qualidade do sono e criaria problemas de atenção e aprendizagem - tão comuns nos dias atuais. Perguntado sobre os videogames, sempre apontados como estimulantes da inteligência, Desmurget é enfático em denunciar isso como uma mentira patrocinada pela indústria bilionária dos videogames. Ao contrário, esses jogos estariam relacionados com a queda da capacidade de memorização e acadêmica. Nas palavras dele para a BBC News: “Simplesmente não há desculpa para o que estamos fazendo com nossos filhos e como estamos colocando em risco seu futuro e desenvolvimento”. Se você é pai, mãe ou educador, fique atento: ainda dá tempo de mudar este triste destino! Por MARCELO CUNHA, psicólogo (CRP 04/48283 - UFMG, Univ. of Wisconsin) de adolescentes, adultos, casais e famílias. Especialista em psicologia analítica (Unifenas). Atende presencialmente em Itajubá e Pouso Alegre, e online. Tel.: (35) 9 9822-7500 psicologomarcelocunha@gmail.com



Moda & Estilo

Os 7 estilos universais É personalidade! Todo mundo nasce com ela e vai moldando de acordo com a própria história e não a cada troca de coleção.

C

Características de cada estilo

22

Clássico ou tradicional: aquele estilo fácil de lembrar quando associamos ao dress code do mundo corporativo. Passa a ideia de uma pessoa conservadora, formal, reservada e madura. Usa peças discretas e clássicas, sem detalhes

Imagens: Pinterest

onceito criado nos anos 1990 ajuda a nos sentirmos mais confiantes com a autoimagem e a fazermos compras mais assertivas, além de nos deixar mais felizes. Afinal, quanto mais a gente se conhece e sabe o que nos favorece, melhor nos sentimos preparadas para a vida. Os sete estilos universais é um conceito criado, oficialmente, por Diane Parente e Alyce Parsons em 1991 que agrupa peças do vestuário com padrões e características visuais similares entre linhas, formas, cores, texturas e estampas que somados aos perfis de personalidade, comportamento e gosto pessoal caracterizam o estilo de cada pessoa. Para quem não está bem certa do próprio estilo, é um primeiro passo para começar a identificar o que te representa e a descartar o que não faz sentido para seu jeito de ser e desejo de imagem. Vale ressaltar que ninguém é uma coisa só e o estilo não se faz de um único elemento visual. Caso fosse assim, cairíamos facilmente em estereótipos e todas as pessoas do mesmo estilo teriam exatamente a mesma aparência. E nós somos a soma de tudo o que vivemos, não seria diferente na nossa imagem. É o cruzamento da nossa história pessoal aliada à combinação de referências que vai gerar a nossa marca registrada. Só com uma boa dose de autoconhecimento, muita experimentação e objetivos definidos é possível desenhar um estilo só seu. Por ora, vamos a um resumo do que simboliza cada um dos sete estilos mais conhecidos.

e coordenadas, como cinto combinando com sapato e bolsa. Prefere cores e tons neutros como marinho, cinza, creme e muitos tons de bege, além do preto e branco. Tecidos sem brilho ou estampa muito chamativa. Elegante ou sofisticado: é quem está sempre impecável e busca o prestígio. A dona deste estilo transmite ser bem-sucedida, exigente e refinada. Adota roupas com linhas simples, mas bem cortadas, com caimento perfeito e de qualidade. É atraída pelo status que a peça transmite. Usa poucos acessórios, mas quando usa prefere joias e semijoias. Sapatos com bico e saltos finos. Geralmente, as bolsas são de grifes, em couro e


bem estruturadas. Gosta dos neutros creme, bege, camelo, chumbo, preto e cores opacas. O cabelo é clássico, de comprimento médio ou longo, geralmente com escova. Casual ou esportivo: é o mais descomplicado de todos. Apesar das roupas valorizarem o conforto, movimento e praticidade, não são as mesmas usadas na academia. Aparenta ser uma pessoa amigável, jovem e informal. Sapatos na maioria baixos como tênis, sapatilhas e sandálias flats. Gosta de tecidos naturais e macios. Bolsas grandes ou mochilas para carregar a vida dentro. Poucos acessórios. Criativo: alegria! Esta pode ser a melhor definição. Para esta pessoa, montar look é sempre uma diversão. O jeito de se vestir é bastante guiado pela estética e pelas emoções e quanto mais diferente for, melhor. Este estilo transmite uma imagem nada previsível, tem um ar artístico, que demonstra originalidade e preza pela liberdade. Usa de tudo um pouco e adora misturar peças, cores e texturas de forma impactante. Romântico: o mais vaidoso dos estilos se destaca pela delicadeza e um certo ar retrô. Transmite feminilidade e demostra ser uma pessoa mais introspectiva e gentil. Sobressaem

os vestidos e saias godê e evasê com cintura marcada, geralmente acompanham babados, plissados, pregas, rendas, laços e estampas

delicadas, de preferência florais. Os acessórios são pequenos e delicados. Gosta de anabelas, peep toes e sapatilhas sempre com bicos arredondados. Cores claras e suaves. Sensual: transmite poder pessoal, ousadia e glamour. Gosta de se destacar e passar uma imagem poderosa e de mistério. Prefere roupas justas que marquem ou que mostrem partes do corpo. Acessórios são grandes e brilhantes. Sapatos de saltos finos e altos. Na maquiagem, predominam olhos escuros e batom cintilante ou vermelho. Unhas alongadas e sempre pintadas. Moderna ou dramática: urbana e intensa, transmite determinação e sofisticação. Opta por roupas e sapatos com design não convencional e uma leve pegada masculina. Assimetria e sobreposições são frequentes. Adora contrastes e usar um acessório marcante: colar, anel, lenço no pescoço. Bolsas são desde maxi-bolsas a clutches. A cor básica é o preto, cinza e branco com cores intensas. Adepta do total black e color block. Então, já dá para apostar em qual estilo você se encaixa? Por KÁTIA GOMES Jornalista, pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. /refinariadeestilo /refinariadeideias


Opinião

A Humanidade em Advogar Os clientes são pessoas que trazem até nós, dores, emoções, mágoas, aflições... Confira a reflexão acerca de tema.

N

ão é incomum ouvirmos as famosas e boas piadas sobre os advogados, sempre com uma conotação de malandragem, esperteza, malícias, etc. Apesar de serem boas as piadas, é necessário contrapor o humor com uma dose de humanidade; sim, o dever de humanidade do Advogado para como seus clientes. Em uma outrora recente, tinha-se no Advogado uma espécie de super-herói, aquele que nos piores momentos de uma pessoa, ele (Advogado) estaria ali, pronto para ser o socorro necessário. Com o tempo, a imagem foi se desgastando, posto que a profissão fora resumida a mera forma de se ganhar muito dinheiro com a desgraça dos outros. Ora, para um Advogado que se preze tal desprestígio é incompatível com a profissão, visto que os clientes não são e nunca serão caixas eletrônicos, nos quais sacamos nosso dinheiro, todavia são pessoas que trazem até nós, dores, emoções, mágoas, aflições... É nessa hora que o Advogado entra com seu conhecimento e com sua humanidade em saber acolher aquela dor, ser suporte a demanda estabelecida. Deixe-me dar alguns dos exemplos que já vivi. Certa vez uma cliente chegou até mim para se divorciar, e durante a conversa ela foi se abrindo mais, ao ponto de confessar que havia comprado uma lingerie para seu marido que chegou em casa e, sequer acendeu a luz; apenas tirou sua roupa, a dela e ali tiveram relações. Essa moça chorava na minha frente com a dor de naquele dia ter sido um mero objeto nas mãos de seu (ex) marido. Noutra ocasião, uma mulher separara do seu marido porque ele havia revelado que a trocara por outro homem. Essa mulher não chorava pelo divórcio, mas chorava pela dor de não ter sido trocada nem por outra mulher, mas por outro homem. Uma sensação, nas palavras dela, de “lixo”, de “não valer nada”, ao ponto de até outro 24

homem oferecer mais do que ela. Em mais um caso, fazia um inventário no qual o filho perdera o pai que significava muito em sua vida. O pai lhe havia imprimido um dever de honestidade tão grande que mal o pai havia sido sepultado, tão logo quis inventariar os bens deixados, para honrar o legado do pai de nunca ter deixado uma ponta de rabo para se pisar. Tem mais. O Brasil acolhe uma parcela considerável de pais que, desiludidos com a educação formal, resolveram educar seus filhos em casa, uma demanda que cresceu tanto que já se conta com leis estaduais e municipais em favor desses pais. Tamanha é a relevância que, no congresso nacional, tramitam projetos de leis sobre a temática que avançam a passos largos. Todavia, essa luta não foi e ainda não é tratada de forma “republicana” pela sociedade e por suas instituições legisladoras e fiscalizadoras.


A experiência de atender mais de quinhentas famílias que optaram pelo homeschooling, me deu a oportunidade de sentir um pouco da angustia desses pais que, ao optarem por essa modalidade de ensino, foram tratados como bandidos, infratores, negligentes, malucos, retrógrados, fundamentalistas e ainda por cima ameaçados de perderem a guarda de seus filhos. No entanto, esses bravos guerreiros, apaixonados por seus filhos, não se intimidam e aos poucos estão conquistando o seu direito natural de educar seus filhos, fiados, inclusive, nas legislações internacionais, das quais os Brasil é signatário. Vejam, não contei nem 1% do meu trabalho e do que já ouvi, vi e vivi, mas com certeza, você pode se perguntar: “Caramba, como ele aguenta essas buchas?”. A resposta é simples. Não tenho clientes, tenho pessoas sob o meu cuidado. Não vejo saques e depósitos aleatórios, invisto nas relações! Com o tempo, e aqui deixo de dica para meus

colegas de labuta, descobri que não podemos tratar nossos clientes e seus problemas, como meras demandas judiciais. Entendi que pessoas colocam suas vidas em seus relacionamentos, empreendimentos, negócios, etc. Quando tudo isso é frustrado pela maldade de alguém, essas pessoas ficam machucadas, depressivas, traumatizadas e buscam no socorro intelectual e emocional do Advogado a solução de suas dores. Por isso há um dever implícito na advocacia: saber sentir a dor do cliente, acolher aquilo que lhe aflige o coração e dar uma reposta, de modo que o sucesso de uma causa seja um degrau de cura no coração daquele cliente. Um Advogado não tem clientes, tem pessoas de carne, de osso e de emoções sob seu cuidado, é um cão fiel armado da couraça de leis e princípios. Um forte abraço e fiquem com Deus.

Por Tales Melo

/talesmeloadvocacia


Top Social

Todo o glamour dos 15 anos

Fotos: Wesley Leican

A

tão planejada festa não saiu como o planejado, devido a pandemia, mas isso não impediu que a descolada e bela Pietra Mendonça, ganhasse uma festa glamourosa de 15 anos, cercada por alguns amigos e familiares. A decoração remeteu a Londres, onde a debutante gostaria de ter celebrado a data. Pietra sonha em conhecer Londres, é apaixonada pelo idioma inglês e fala fluentemente. Ela é um encanto, engraçada, alto astral, mega estudiosa, faz amizade com facilidade, canta, dança e encanta por onde passa. Os pais da aniversariante estavam radiantes: Pedro Mendonça e a deslumbrante mãe, Flávia, fizeram questão de que tudo fosse inesquecível e com os olhares atentos da decoradora Roseane, que não poupou amor em todos os detalhes. Pietra curtiu esse momento tão especial em sua vida! Ela recebe total apoio e carinho dos pais, que a incentivam em todos seus desejos, e durante a comemoração, Pietra cantou e dançou com o pai, em um momennto de muita alegria e

diversão. Desejamos que tudos os seus sonhos se realizem, Pietra! E que a sua alegria seja eterna, Parabéns!

Por SAMIRA KALLAS,

colunista social, pessoa super de bem com a vida e proprietária da loja Mimos Presentes Inesquecíveis, em Itajubá (MG) /mimospresentesinesqueciveis



Sabor da Terra

Sopa de Milho Verde Versátil e saboroso, o milho incrementa a culinária mineira.

Ingredientes

28

12 espigas de milho bonitas e novas 2 ½ litros de água 3 colheres de sopa de banha de porco 1 cebola média, bem picadinha 1 xícara de chá de leite Sal e pimenta-do-reino branca, moída, a gosto 1 maço de cambuquira (broto de abóbora) picadinho (ou 1 maço de cebolinha) 2 limões. Modo de fazer Com uma faca afiada, corte os grãos do milho, bem rente às espigas.

Divulgação/Imagem de Internet

S

abor é o que não falta ao milho verde e suas mil e uma utilidades! Para aquelas noites frias, nada melhor do que uma sapa bem encorpada como essa receita do Blog Receitas Prediletas.

Preparo Bata os grãos de milho no liquidificador, com um pouco de água. Em seguida, passe por uma peneira bem fina, apertando muito bem o bagaço, para retirar o mais possível de líquido. Reserve esse caldo. Esquente a gordura em uma panela grande e de fundo espesso. Frite a cebola até começar a dourar. Junte, então, o caldo de milho. Deixe levantar fervura e cozinhe no fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau, para não pegar no fundo, durante 50 minutos. O caldo deve engrossar, ficar cremoso. Adicione o leite e cozinhe por mais 10 a 15 minutos. Salgue e apimente.

Fonte: www.receitasprediletas.com.br


29


Serviço

Controle de Roedores

Os ratos recebem do nosso ambiente tudo que precisam para sobreviver.

V

ocê sabia que, quando chega o outono, os os ratos procuram abrigo já se preparando para enfrentar a época mais fria do ano? Por isso, durante o inverno, eles podem buscar abrigo dentro da sua casa. Os roedores são uma das pragas urbanas mais temidas pela população em geral. Não é raro encontrar pessoas que se desesperam ao entrar em contato com um deles. A sensação de pânico que eles causam é bastante conhecida. São também uma das mais pragas mais bem adaptadas ao convívio humano. Recebem do nosso ambiente tudo o que precisam para a sobrevivência: água, abrigo e alimento em excesso.Os roedores podem transmitir diversas doenças, como por exemplo, a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino, sarnas e micoses, entre outras. Por essa razão, o controle de roedores torna-se imprescindível, devendo ser tratado efetivamente como um problema de saúde pública. Outras pragas que se proliferam no outono são: baratas, pulgas e percevejos.

Principais características 30

Os ratos apresentam hábitos noturnos. É

possível, embora raro, vê-los durante o dia, quando sua população aumenta tanto que a concorrência por comida faz com que mudem seus hábitos para evitar a competição entre eles. Podem sair durante o dia também quando estão feridos ou quando suas tocas são invadidas pelas enchentes. Para realizar um controle da população de roedores em um local, é necessário, antes de mais nada, identificar qual ou quais espécies estão convivendo no imóvel. Essa informação é de fundamental importância, pois será a partir dela que serão discutidas as estratégias de controle, baseadas nos hábitos comportamentais da espécie em questão. Este tipo de serviço a ser realizado chama-se desratização. Se você está desconfiando em ter roedores na sua casa, faça um orçamento gratuito para desratização preventiva com a DDLimp, garantindo a saúde e bem estar da sua família! DDLIMP Atende Itajubá e Região Whats App: (35) 99767-6078 Tel.: (35)3622-4300 Rua Jorge Braga, 185, bairro Avenida Itajubá (MG)



Sul de Minas

Brilux chega a Itajubá Raymundo da Fonte inicia operações da nova fábrica no município.

I

32

tajubá começa o segundo semestre de 2021 com uma boa notícia. A empresa pernambucana Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte iniciou a operação da Fábrica da Brilux no dia 2 de julho. A fábrica tem capacidade de produção mensal de 300 mil caixas de águas sanitárias, podendo chegar a 500 mil caixas. A nova planta fabril começa a operar com toda sua capacidade de produção, que é de 50 SKU's. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 100 milhões para a implantação do empreendimento, que movimenta a economia de toda a região, com distribuição de produtos de qualidade e geração de emprego. A planta conta com 116 funcionários atuando em diversos setores. Todos passaram pela integração à cultura da empresa e capacitação técnica virtual, para adequar aos padrões de qualidade industrial da companhia. Visando estimular a economia local, cerca de 90% dos funcionários são residentes de Itajubá, ou municípios da região. Em um curto prazo, o número de empregos diretos e indiretos pode chegar a 200, aproximadamente. A nova fábrica foi implantada na antiga

PKC. A unidade possui 14 mil m² construídos e foi projetada para futura expansão. "A escolha da cidade de Itajubá para a implantação da nossa fábrica em Minas Gerais, foi estratégica. Minas é um dos estados que faz conexão entre o Nordeste e o Sudeste do país. É um estado que cresce e possui mercado em ascensão, especialmente quando falamos desta região do sul de Minas", aponta Hisbello de Andrade, diretor superintendente da Raymundo da Fonte. "A fábrica conta com o que há de mais moderno em maquinários, com equipamentos nacionais e importados da Europa. Moderna e informatizada, as instalações levam em conta todas as exigências de controle sanitário, ambiental e de sustentabilidade", explica Hisbello Andrade. A fábrica está interligada à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da COPASA, para o tratamento do esgoto sanitário, e o processo industrial tem sistema fechado para reutilizar todos os resíduos líquidos, sem causar danos ao meio ambiente e à natureza. Em Itajubá serão fabricados produtos da categoria de saneantes clorados, com as marcas Brilux, Cloral e Olimpo. A indústria possui, no


entanto, um portfólio variado de produtos, composto por marcas líderes do mercado. São mais de 300 itens de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, que, desde 1946, fazem parte da família do brasileiro. Todos eles serão comercializados pelo Centro de Distribuição, que será associado à fábrica. Para isso, um grande sistema logístico foi montado para garantir a agilidade e qualidade na distribuição e abastecimento dos produtos Raymundo da Fonte, fazendo-os chegar com mais rapidez às gôndolas dos mercados de Minas Gerais e São Paulo. Por conta das restrições impostas pela pandemia, o início da operação não contou com nenhum tipo de solenidade. "Iniciamos nossa operação respeitando todos os critérios de controle sanitário, garantindo a segurança ao nosso time", ressalta Hisbelo Andrade. A expectativa é que a inauguração formal aconteça ainda este ano, mas está condicionada ao controle da pandemia no país.

Sobre a Raymundo da Fonte

A Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte possui 75 anos de história levando para os lares de todos os brasileiros produtos que contribuam para uma vida melhor. O grupo pernambucano possui plantas industriais no Ceará, Bahia, Pará e Rio de Janeiro, além da matriz em Pernambuco. As diversas marcas da companhia, entre elas, a Brilux, Minhoto, Sonho, Even, Tubarão, Olimpo, Cloral, Muriongo, Filgueira, Alerta e Sentinela, que compõem um portfólio com mais de 300 SKUs.

Sobre a Brilux Simplificar a vida dos consumidores. Esse é o objetivo da Brilux, uma das principais marcas da Indústria Raymundo da Fonte. Líder no Norte e Nordeste em produtos de limpeza, a marca rotula mais de 100 produtos, entre água sanitária, lava-louças, desinfetante, limpador multiuso e lava-roupas. Com uma forte relação com os seus consumidores construída ao longo de décadas, a Brilux está presente no dia a dia de milhares de famílias como sinônimo de qualidade e tradição no segmento de produtos de limpeza doméstica.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.