3 minute read

Comunicação

/comunicação Evangelizar através dos Meios de Comunicação

“AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR” (1 COR. 9,16) Por Irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

Advertisement

Um dos elementos decisivos na evangelização é a comunicação. Como discípulos de Jesus Cristo recebemos um mandato de anunciá-lo, pois Ele é a comunicação plena do Pai, o grande e perfeito comunicador. Somos chamados para a mesma vocação de Deus, que é a da Comunhão - um amor que por si só já comunica.

A Igreja tem muito a colaborar nesse compromisso com a evangelização pelos meios de comunicação. Para tanto, faz-se necessário o uso de todos os meios possíveis, potencializando o nosso dinamismo e somando esforços no objetivo de oferecer mais conhecimento, mais relacionamentos, mais sensibilidade, mais motivação e mais capacidade em crescer como gente e como cristão. Contudo, antes de todos os meios, lembramos que cada pessoa já é comunicação. A renovação constante dessa premissa é a paixão que move o coração de quem atua nos meios de comunicação e, como comunicadores cristãos devem ser profetas, não só em palavras, mas em gestos e ações.

Os meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização recebem destaque com o Concílio Vaticano II, que estabeleceu o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Celebrar esse dia para “programar, propagar e afirmar o Reino de Deus” é reconhecer que as ferramentas tecnológicas da internet (redes sociais e plataformas digitais) em rede com as emissoras de Rádio e canais de TV de inspiração católica, são indispensáveis na promoção do Evangelho, cooperam na transmissão da fé, com a pregação explícita da Palavra de Deus e devem garantir a qualidade de vida e o cuidado de tudo o que é humano e da casa comum. Por isso, afirma o Papa Bento XVI: “há potencial extraordinário nas novas tecnologias quando favorecem a compreensão e a solidariedade humana”. Sem dúvida, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão no Projeto Divino. Acerca desse pensamento, recordemos São João Paulo II, que afirmou como sendo o primeiro areópago dos tempos modernos, o mundo das Comunicações que está modificando a humanidade e transformando-a numa “aldeia global”.

O meio virtual, tão fortemente utilizado no tempo da pandemia da Covid-19 que enfrentamos, nos faz pensar numa fidelidade dinâmica e criativa: apoiada na ética, responsável com a verdade e na moral como opção fundamental pelo bem. É fato que o meio citado nos trouxe uma resposta para um novo estilo de vida que, necessariamente, tem de estar ligado ao Evangelho, a Doutrina Social da Igreja e aos valores humanos e cristãos.

A ação evangelizadora não pode parar, e a comunicação está em constante movimento e mudanças. Mesmo diante de tantas crises, existe esperança para viver o novo, romper o círculo vicioso das informações contrárias (fake news) e enfrentar os desafios midiáticos para proclamar sobre os telhados a mensagem de Jesus, fazendo ecoar Suas palavras com maior visibilidade e alcance possível.

No vasto panorama comunicativo, o Papa Francisco, em suas últimas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, vem falando sobre a importância de sermos educados na verdade, nos sentirmos irmãos uns dos outros, membros uns dos outros (Ef. 4,25), manifestando a comunhão eclesial e missionária que marca a nossa identidade de crentes. Desse modo, vamos tecer histórias que edificam e estão comprometidas com a verdade, a justiça e a paz.

O Padre Francisco Jordan, fundador da Família Salvatoriana nos deixa um legado: “Que vocês sejam Santos Apóstolos para todo o Brasil”, inspirados por ele, e com os olhos fixos no Divino Salvador, vamos contemplar o mundo e os acontecimentos com ternura para comunicarmos a Salvação.

As pessoas apaixonadas pela comunicação irão convencer a todos, se tiverem o “mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora”. Assim, o uso dos Meios de Comunicação no serviço evangelizador contagiará nossos destinatários pela alegria do Evangelho, uma mensagem sempre atual. Sejamos, portanto, palavras vivas, a fim de transmitir a Boa-Nova com eficácia, pois, não existe evangelização sem comunicação! Que Nossa Senhora da Comunicação interceda por nós, que queremos comunicar ao mundo o vosso Filho e Senhor nosso, Jesus Cristo.

“COMUNICAR É FAZER CHEGAR AO CORAÇÃO DO OUTRO O QUE ESTÁ NO MEU” (SANTO AGOSTINHO)