Jornal Notícias Matosinhos #75 - Setembro 2023

Page 1

QUALIDADE DA ÁGUA DO MAR

AMBIENTE – P.5

AUMENTO DE PREÇOS NO MATERIAL ESCOLAR

ENSINO – P.6

REATIVAÇÃO DA LINHA DE LEIXÕES

SOCIEDADE – P.10

O maior parque aberto será em Matosinhos

1 GRATUITO — SETEMBRO 2023 — EDIÇÃO 75
Diretor: Francisco Samuel Brandão
MOBIS BULLYING CULTURA – P.8 SOCIEDADE – P.10 LAZER – P.18 SAÚDE – P.4 REFORMA SNS HAPINESS CAMP
PRÉMIO

O MÊS EM REVISTA

Com a Terra a aquecer por todos os cantos por causas de que todos nós somos responsáveis, o futuro do nosso planeta está comprometido a avaliar por estudos científicos que se têm confirmado nas tragédias climáticas abatidas sobre populações onde quer que habitem. Para esta situação muito tem contribuído, e continua a contribuir, o desenvolvimento dos povos através de processos liderados pelos grandes interesses económicos em

FICHA TÉCNICA

DIRETOR: Francisco Samuel Brandão

DIRETOR ADJUNTO: Mário Costa

EDITOR: Emídio Brandão

COORDENAÇÃO: Diogo Barbosa

DESIGN: Joana Santos

CORPO REDATORIAL: Bernardino Costa; Carlos Marinho; Emídio Brandão; Francisco Fernandes Brandão; José Henrique Correia; Paulo Gaspar; Prof.

atividades industriais, e não só, que olham para o lado fazendo tábua rasa das consequências nocivas que acarretam tais comportamentos, e tapando os ouvidos ao que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres vem repetidamente aludindo.

As Cimeiras do Clima que se tem repetido (com poucos avanços práticos) e de que são testemunhas presenciais chefes de Estado e de Governo, instituições multilaterais, sociedade civil, setor privado e a juventude, com o intuito de debater a forma de enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas, mais não conseguem do que alguns acordos para o equilíbrio da nossa postura, mas raramente seguidos pelos países grandes poluidores que não abdicam de faturar através de processos sobejamente demonstrados, catalisadores do fim do planeta.

A consciência coletiva nesta matéria passa ao lado dos grandes interesses económicos que só veem o negócio (que tem de ser altamente lucrativo) no momento, e, as consequências dos procedimentos…ficam para mais tarde e para os outros.

Constam de listagens como os maiores poluidores, as grandes economias mundiais como, China, EUA, Índia, Rússia, Japão, Irão, Alemanha, Coreia do Sul, entre outros, que, todos juntos, não conseguem atingir patamares aceitáveis de CO2. Tenhamos esperança. Mas o tempo é curto.

As populações estão mais atentas a fenómenos sociais, políticos ou desportivos, como é o caso dos nossos vizinhos espanhóis que, por causa de um beijo inoportuno e gesticulações impróprias num momento de grande solenidade, um alto dirigente desportivo caiu em desgraça e focou todo o mundo num acontecimento que levou o primeiro-ministro Pedro Sánchez (tinha que ser por questão iminentemente política e tantas mulheres no governo) a promover a exclusão quase absoluta do prevaricador Luís Rubiales, mas que para já sem sucesso da iniciativa.

Estes e outros acontecimentos mediáticos sempre a sucederem tiram as pessoas do essencial do futuro da existência do

planeta que continua a ser maltratado por incúria ou desconhecimento dos que dele precisam para viver.

Na sua 14ª. edição, o Prémio Mobis, a realizar-se a 29 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, vai homenagear quem mais se tem distinguido em várias áreas de atividade, tendo por centro a Indústria de Mobiliário, de onde se destacam as vertentes do design, arquitetura, empreendedorismo, inovação e, claro, a indústria.

Estarão presentes o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e o seu Secretário de Estado, Pedro Cilínio, Presidente da Comissão Diretiva do Compete, Nuno Mangas, Vitor Poças Presidente da AIMMP, a que se juntam mais de duzentos e cinquenta participantes.

Uma iniciativa que vem fazendo história ao longo dos anos, criada e desenvolvida por Emídio Brandão (mas não recebe o prémio) que também é o editor do NM, único responsável a quem dispensamos aplausos pelo seu mérito.

Dr. Júlio Pinto da Costa; Paulo Mengo de Abreu; João de Almeida.

PROPRIEDADE: Emibra - Publicidade e Consultadoria de Gestão, Lda EMAIL: revista-nm@emibra.com

SEDE E REDAÇÃO/ EDIÇÃO: Av. D. Afonso Henriques, 1122, 1o Andar, Sala A, 4450-011 Matosinhos

DIREÇÃO POSTAL: Apartado 2153, 4451-901 Matosinhos

TLF. GERAL: 229 999 310

TLF. REDAÇÃO: 229 999 315

REGISTO: ERC 127008

DEPÓSITO LEGAL: 428306/17

NIPC: 502 505 117

PERIODICIDADE: Mensal

GRÁFICA: Fig - Indústrias Gráficas, SA. Estrada das Eiras 315, 3020-430 Eiras

TIRAGEM: 1000 exemplares

NOTA:

O Estatuto Editorial encontra-se publicado na página de Internet: www.nmmatosinhos.com/estatuto-editorial

2
Matosinhos 229 381 940 229 384 766 (fax)
Rua Alfredo Cunha, 546
— SETEMBRO 2023
EDITORIAL

A Câmara Municipal de Matosinhos começou a requalificar um dos caminhos rurais que integrará, no futuro, o Parque Rural, um espaço de 56 quilómetros de caminhos rurais requalificados e adaptados à mobilidade de pessoas e de bicicletas

Quando estiver terminado, o Parque Rural será “o maior parque aberto da Área Metropolitana do Porto”, adiantou no dia 29 de agosto, à Lusa esta autarquia, do distrito do Porto.

O objetivo do Parque Rural de Matosinhos classificado como “um dos projetos mais estruturantes do Plano Diretor Municipal (PDM)” é requalificar os caminhos rurais, tendo como foco a mobilidade e o acesso aos campos agrícolas, mas adaptando-os à circulação a pé ou de bicicleta.

Além de promover o reordenamento das áreas de acesso aos campos agrícolas, mantendo e respeitando a identidade dos atuais usos ligados à atividade agrícola, o parque quer valorizar os percursos com património edificado como, por exemplo, os moinhos e antigos complexos agrícolas com valor arquitetónico ou patrimonial. Motivo pelo qual será criado um Observatório da Paisagem para descanso e observação de fauna e flora, referiu a câmara.

“Estão a testar-se dimensões e materiais para ter a certeza que as máquinas agrícolas e as pessoas conseguem percorrer os mesmos caminhos, sem abrir a porta à tentação da passagem de outros veículos”, sublinhou o município.

A autarquia explicou que a rede de caminhos rurais de Matosinhos se estende por todo o concelho com principal expressão nas freguesias do norte, que são mais agrícolas.

“Muitos destes caminhos vão dar diretamente às praias, o que permitirá fazer uma passagem em contínuo desde as zonas mais rurais até à orla costeira, sempre no meio de uma paisagem naturalizada”, acrescentou.

Antes do arranque da obra, a câmara contactou os agricultores para que pudessem incorporar o projeto e per-

ceber os benefícios que este trará na mobilidade e no acesso aos campos agrícolas. Além disso, foram ainda feitos acordos de cedência com os proprietários para o alargamento dos caminhos, revelou a autarquia. Neste momento, o município está a requalificar 750 metros de caminho rural entre Perafita e

Lavra, ligando as ruas dos Caçadores e do Marreco. A criação deste primeiro caminho rural prevê um novo tipo de pavimento, alargamento do caminho, arranjo de muros e taludes e tratamento paisagístico das faixas laterais. Com um investimento de 220 mil euros, a previsão é que este parque esteja concluído até ao final do ano.

3 SETEMBRO 2023 — ENTREVISTA
Matosinhos adapta 56 quilómetros de caminhos rurais à passagem de pessoas e bicicletas

Abraçando esta feliz ideia inicia-se aqui e agora um novo espaço que se quer divertido, cativante e aberto a algumas farpas na base do respeito e da boa educação. Os caros leitores, simpatizantes do Glorioso, e não só, poderão encontrar, sempre, a minha perspetiva sobre o andamento do nosso clube a qual inclui notícias, reflexões e porque não críticas, sempre que entenda por relevantes e adequadas. Fechado o mercado, estou a escrever antes do Rui Costa fazer o balanção do mesmo, parece-me que estivemos bem com o senão de continuarmos com um plantel de baixa estatura e com pouco “poder de choque”, problema que já vem de trás, o que no futebol moderno não poucas vezes se revela decisivo. Estranho, por isso, que não se tenham retirado as devidas ilações do que frequentemente acontece quando nos confrontamos com equipas mais intensas, veja-se o sucedido na última época nos jogos com o Porto na Luz, com o Inter na liga dos campeões e na primeira parte da supertaça, parecendo-me ser clara a solução que urge tomar. Quanto ao mais parecem-me certas as contratações de Di Maria e Kokçu tendo esperança que as demais aquisições, com mais algum tempo de entrosamento, não nos deixarão ficar mal. Lamenta-se a derrota no Bessa, de todo injusta, fruto de contingências de que o futebol é fértil e que por vezes se tornam inultrapassáveis, esperando que após a vitória categórica sobre o Guimarães o nível demonstrado na época passada se mantenha. Relativamente à situação vivida por Vlachodimos parece-me que a mesma podia e devia ter sido gerida de outra forma. Gostaria de realçar que este ano temos estado a assistir a algumas novidades, absolutamente inéditas, como sejam o prolongar dos descontos, por exemplo em quatro jogos o FCP já vai em perto de 75 minutos, bem como a brilhantes cenas de teatro iraniano, próprias de um ator de primeira água, ficando a dúvida quanto à personalidade do encenador. Desta forma o público tem acesso a dois espetáculos, com um simples bilhete, sendo que a arte teatral engloba, a modos da antiga Grécia, tragédia e comédia. Não poderia terminar sem uma referência ao sucedido no recente jogo entre o FCP e o Arouca em que os primeiros contestam a reversão da marcação de uma grande penalidade, a seu favor, após recurso a contacto telefónico com o VAR por falha energética. Tendo nós verificado, na sequência das imagens televisivas, que esta decisão foi correta o que se questiona é onde fica para os dirigentes portistas a verdade desportiva. Será que vale tudo?

SNS sofre “grande reforma” em 2024 e fica organizado em 39 Unidades Locais de Saúde

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) sofre uma “grande reforma” a partir de janeiro de 2024 com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntam às oito já existentes, revelou esta quarta-feira o diretor-executivo do SNS.

“Esta é a grande reforma do SNS, não haja a mínima dúvida. Nós estamos a fazer uma reforma que vai abranger todo o país e vai alterar de forma profunda, do ponto de vista da organização, os cuidados de saúde”, afirmou Fernando Araújo.

O foco das ULS - que integram os hospitais e os centros de saúde numa mesma instituição e gestão - é nas pessoas organizando, assim, as respostas em função das pessoas, explicou.

“Nós vamos criar 31 novas ULS, ou seja, 31 novas empresas públicas, que se juntam às oito que já existiam, perfazendo 39”, frisou. Segundo o diretor-executivo do SNS, estas ULS vão englobar todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), que são mais de 40, grande parte das funções das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e os cinco hospitais do setor público administrativo.

De fora das ULS ficam os três institutos portugueses de oncologia, acrescentou. Dizendo que o objetivo é prestar melhores cuidados de saúde, apostando na prevenção da doença e na promoção da

saúde, Fernando Araújo realçou que as novas ULS estão a ser “criadas de baixo para cima”, algo que “fará toda a diferença”. O financiamento das ULS, que deverão entrar em funcionamento a partir de 01 de janeiro de 2024, passará a ser feito “per capita” e pela “estratificação pelo risco”, ou seja, em função do número de utentes e das suas doenças, sublinhou.

O diretor-executivo do SNS esclareceu que os utentes vão continuar a ter total liberdade para escolher onde querem ser tratados, dado que, o facto de pertencerem a uma ULS não os limita àquela. Nessas situações, Fernando Araújo esclareceu que o “dinheiro acompanha o utente”, passando o respetivo valor a ser transferido de uma ULS para a outra, trazendo “mais justiça ao processo”.

Já quanto à transferência dos trabalhadores, o responsável garantiu que a mesma será feita de forma “muito simples e sem perda de direitos”.

Aliás, considerou, vai facilitar a gestão de pessoas, nomeadamente a mobilidade dos trabalhadores.

Já em termos de direção, as ULS vão, além do presidente, poder ter seis vogais, ao invés dos atuais cinco, disse. Quanto às transferências de competências do Governo para os municípios na área da saúde, Fernando Araújo afirmou

que o processo não vai ser interrompido, passando o interlocutor a ser a ULS em vez da ARS.

E, a isso, acresce o facto de a descentralização ser possível nos locais onde existem ULS, ao contrário do que acontecia até agora.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, cidade que acolheu a primeira ULS do país em 1991, classificou de benéfica esta nova organização do SNS com base na experiência que tem neste concelho, do distrito do Porto.

Fazendo uma avaliação “muito positiva” da ULS/Matosinhos, Luísa Salgueiro ressalvou que a ULS permite desenvolver melhor as respostas e planear as infraestruturas locais e regionais e a sua articulação com a rede de equipamentos sociais existentes nos territórios.

“Parece-me que este modelo traz benefícios, já que garante a inclusão dos municípios na definição das necessidades da saúde da população local”, entendeu.

A organização do país em ULS será vantajoso para que o SNS possa manter uma resposta eficaz às populações e garantir a sua sustentabilidade, frisou a também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

4
SAÚDE — SETEMBRO 2023
1904
“Esta é a grande reforma do SNS, não haja a mínima dúvida”, afirmou o diretorexecutivo do SNS Fernando Araújo

Saber a qualidade da água dos mares do Porto? É possível, sim

VIAGENS NO TEMPO

Seja bem-vindo(a) caro(a) Leitor(a). Espero que se encontre bem!

Nesta edição “vou-lhe abrir as portas” ao conceito das viagens no tempo!

E o que é que é isto das viagens no tempo? Por partes, para ser mais simples.

O conceito de viagens no tempo é algo que, por exemplo, é muito badalado no mundo dos filmes, o que acaba por ser sempre uma possibilidade que se apresenta como algo muito aliciante na nossa mente. Este conceito pode, e deve, ser aplicado à maioria das nossas escolhas. Como assim?

Ora bem, as viagens no tempo são uma capacidade que se constrói e que se poderá tornar, eventualmente, caso exista repetição e paciência suficiente, numa habilidade.

E isto quer-lhe dizer o quê?

Isto quer-lhe dizer que pode praticar a arte de fazer viagens no tempo, seja ao seu passado, seja ao seu futuro, para conseguir potenciar o seu presente!

Tudo o que precisa de saber está, muito provavelmente, na aplicação da AEP, onde qualquer cidadão, de forma gratuita, pode ter informações relevantes acerca das praias que pretende visitar. Para além daquilo que, presumivelmente, será considerado pelos visitantes da app como o mais importante (a qualidade da água), a aplicação destinada a smartphones permite, simultaneamente, localizar qualquer praia e ter informações acerca de todos os seus serviços e equipamentos passíveis de serem utilizados pelos banhistas.

Trata-se de uma inovação que se coaduna com o objetivo delineado pela Câmara do Porto, que passa por fazer com que o digital se utilize, cada vez mais, em

prol do cidadão, de uma forma prática e útil, capaz de fornecer o máximo de informações possíveis.

Na cidade do Porto, e tal como é possível ler no portal de notícias municipal, “tem existido um forte compromisso e investimento municipal no sentido de assegurar a qualidade dos serviços, equipamentos e controlo de qualidade das águas balneares”.

Este esforço tem feito com que se sinta uma melhoria no que toca à qualidade das águas, à eliminação de descargas de água poluída, assim como naquele que tem vindo a ser o plano de ligação de todos os edifícios à rede pública de águas residuais. Graças a um conjunto de ações que têm sido levadas a cabo de forma bastante

evidente, no Porto, destacam-se, por manterem a sua “Bandeira Azul”, as praias: das Pastoras, do Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Aquário e Homem do Leme. É relevante referir, ainda, que a Praia do Homem do Leme foi distinguida com o selo de “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus. Para além da monitorização da qualidade da água, a app permite ter noção de algumas questões mais práticas da vida quotidiana, tais como a consulta de faturas, ou até mesmo a deteção de anomalias de consumo, para as quais chega a ser possível receber conselhos de como melhorar a situação. Se pretender descarregar a app, pesquise por “Águas e Energia do Porto”.

Primeiro peixe enriquecido com ómega-3 é português e já está no mercado

“O sucesso do projecto OmegaPeixe permite que os consumidores tenham acesso a pescado diferenciado, nomeadamente robalo e pregado, com alto valor nutricional e produzido de forma sustentável, respeitando tanto o bem-estar animal quanto o meio ambiente”, congratula-se Renata Serradeiro, CEO da empresa Flatlantic Um marco no campo da aquacultura sustentável. Pela primeira vez, Portugal vai começar a produzir peixe enriquecido com ómega-3, respondendo à crescente procura por alimentos ricos neste nutriente, comprovadamente benéfico para a saúde.

O objectivo principal do projecto

OmegaPeixe era produzir pescado nacional, robalo e pregado, enriquecido com ómega-3 de cadeia longa, conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, bem como na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes e de estados depressivos.

A equipa do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade Porto e do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental liderada pela investigadora Luísa Valente, optimizou as dietas de aquacultura, com recurso a fontes sustentáveis, conseguindo que o robalo e o pregado garantissem os níveis de ómega-3 de cadeia longa recomendados

Em termos simples, fazer uma viagem ao passado é o explorar o que foi com a lente das lições que aprendeu e a lente dos impossíveis que conseguiu tornar possíveis. Por outro lado, uma viagem ao futuro, serve para antecipar possíveis cenários, o que lhe dá a oportunidade de aumentar as probabilidades de ter sucesso nas suas escolhas.

O objetivo das viagens no tempo é o de empoderar, ou seja, dar-lhe energia, dar-lhe coragem e, acima de tudo, dar-lhe a capacidade de usar o stress em seu benefício.

O stress é apenas um estímulo e, um estímulo, é sempre um potencial de energia. Este potencial de energia é o que é, até porque, somos nós, que o transformamos em algo que nos é, ou poderá ser, benéfico ou em algo que nos é, ou poderá ser, prejudicial.

Seja qual for o caso, compreenda, as escolhas são e serão sempre feitas.

Nem sempre é como queremos, eu sei, contudo, e por esse motivo, é que, na próxima edição, vou-lhe dar a conhecer a arte de se adaptar para poder prosperar. A lei do mais forte prevalece quando tudo se encontra numa determinada circunstância, porém, quando essa circunstância muda, por norma, é o mais adaptado que consegue utilizar essa mudança em, e para, maior benefício.

Trate de si.

Um até já.

Cordialmente

João de Almeida - 916835059

Coaching Sistémico & PNL aplicado

5
João de Almeida
SETEMBRO 2023 — AMBIENTE
Através da nova atualização feita pela Águas e Energia do Porto (AEP), na sua app digital, já é possível, entre muitas outras coisas, ter a noção, em tempo real, de aspetos como, por exemplo, a qualidade da água
pela Organização Mundial de Saúde para uma vida saudável, explica uma nota de imprensa do B2E –Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul.

JORNAL NOTICIAS MATOSINHOS

Decorria o ano de 2012, mês de setembro, que iniciei esta rubrica no Jornal Notícias de Matosinhos. Um artigo mensal para durar um ano. Já lá vão 11 anos consecutivos, sem falhar. Em contas básicas de matemática serão 11 vezes 12 artigos mais 1, 133 artigos no total a falar de matemática, ciência, educação, da sociedade, de tudo um pouco. O Jornal/Revista Notícias de Matosinhos passou desde 2012 por diversos formatos, mudança de pessoas, diferenciados tipos de papel, linhas editoriais estáveis e duradouras, fez o seu crescimento normal nesta indústria sempre com o dever e a obrigação de informar bem e de uma forma positiva. O cientista Carl Sagan disse que “a credibilidade é a consequência do método”. O Notícias Matosinhos em 2023 é um jornal com muita qualidade.

Sempre gostei de escrever, de expressar as minhas opiniões, fui aprendendo, o tempo melhora as nossas capacidades, sempre associado ao erro, às tentativas falhadas, aos pequenos avanços e recuos. Júlio Pomar dizia “os meus erros são o meu material mais precioso”. Verdade. Há muitos anos, ainda estava a tirar o meu curso, um amigo pediu-me ajuda. Estava ligado aos jornais. Pediu-me que eu pensasse num nome para um jornal específico que deveria ser editado num determinado espaço. Ao fim de poucas horas, dei-lhe alguns nomes. Pelas 2 horas da manhã tocou-me à porta, intrépido, fulgurante, dizendo que um dos nomes era perfeito para esse jornal. Saímos para festejar nesse mesmo momento. O jornal foi um sucesso durante um largo período. Aceitei o cargo de chefe de redação. Foi um período incrível de aprendizagem. Nunca me tinha sentido tão valorizado. Faz lembrar Fernão Capelo Gaivota, uma fábula em forma de novela, publicada em 1970, sobre uma gaivota tentando aprender sobre a vida e o voo, e uma homilia sobre o auto perfeição, escrita pelo autor estadunidense Richard Bach. Até que um dia, o curso de matemática falou mais alto. A decisão foi simples. Seguir a matemática. Às vezes penso e se tenho seguido este rumo. Provavelmente teria mais dinheiro neste momento. E a pessoa que me convidou teria bastante mais dinheiro. Fazíamos uma bela dupla. Ainda hoje somos amigos. Raramente falamos. Tenho uma enorme admiração e ternura por ele. O dramaturgo inglês Wiliam Shakespeare dizia “nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. O genial Pedro Abrunhosa numa das músicas diz “perdeste o tempo de voltar atrás. Sabes de cor como isso se faz, deixas o corpo onde o amor se perde, e tens tanto a aprender, entre a espada e a parede.

Mais de 8 mil alunos participam em atividades de educação ambiental da INDAQUA

No último ano letivo, a INDAQUA implementou, em todas as empresas do grupo, três projetos de educação ambiental dedicados a promover a importância da água. Em Matosinhos, participaram 435 alunos de várias escolas e nove deles foram premiados nos concursos associados às iniciativas. Três projetos dedicados a diferentes anos escolares e diferentes temas ligados à água, mas com um objetivo comum: sensibilizar os mais novos para a importância de proteger este recurso natural. Este foi o desafio a que as empresas do Grupo INDAQUA se propuseram durante o ano letivo 2022/2023.

“Falar de água com amor” foi um dos projetos implementados e convidou os alunos do 3.º e 4.º ano a escreverem poemas sobre a água, de forma a fomentar uma relação mais emotiva e de respeito com este recurso escasso. Os poemas foram submetidos a concurso, com os três melhores trabalhos de cada concelho a serem premiados com computadores portáteis e tablets.

Em Matosinhos, o 1.º lugar foi atribuído a Heitor Minhava, aluno do 4.º ano da Escola Básica Nogueira Pinto. Já o 2.º lugar coube a Francisco Rubim, do 3.º ano da Escola Básica Praia de Angeiras, e o 3.º lugar a Samuel Fernandes, do 3.º ano da Escola Básica da Amorosa.

Já o programa “Água segura” explicou aos estudantes do 4.º ano o ciclo natural e urbano da água, desafiando-os a fazer um desenho sobre as diferentes fases de cada um. Em Matosinhos, seis alunos foram

premiados com bilhetes para o Sea Life Porto, por terem os melhores trabalhos dos seus Agrupamentos de Escolas.

Por último, a iniciativa “Uso sustentável da água” levou às turmas do 5.º ao 8.º ano ações de sensibilização com o objetivo de promover comportamentos responsáveis na utilização da água.

“Consideramos que estes programas de educação ambiental são uma ferramenta pedagógica bastante útil para as escolas, permitindo o reforço da sensibilização de crianças e jovens para a importância da água. Nestas idades, a mudança ou

a adoção de novos comportamentos ambientais é essencial para a garantia de um futuro em que a sustentabilidade seja uma realidade cada vez mais presente”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos.

Os três projetos educativos chegaram a um total de 8.176 alunos, no conjunto das empresas do Grupo INDAQUA: Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso/Trofa, Vila do Conde, Águas de Barcelos, Águas do Marco e Águas de Paços de Ferreira.

Preço do material escolar aumentou

14% face ao ano passado

O preço do material escolar voltou a aumentar este ano e um cabaz de oito artigos essenciais para os alunos custa agora mais 14% do que em 2022, segundo uma plataforma de comparação de preços

A conclusão divulgada este mês, é da plataforma KuantoKusta, que analisou o preço médio de um conjunto de itens escolares, que incluem lápis, esferográficas, cadernos, mochilas, estojos, compassos, calculadoras científicas e ‘pen-drives’.

“O custo médio do cabaz para um aluno do 2.º ciclo atingiu 122,58 euros a 27 de agosto deste ano, um acréscimo de 15,22 euros em relação ao mesmo período de 2022, quando o custo era de 107,36 euros”, refere a plataforma em comunicado.

De acordo com a análise do KuantoKusta, comprar novo material escolar para os alunos está este ano 14,2% mais caro do que em 2022, registando-se um aumento de cerca de 33% face a 2021.

6
— SETEMBRO 2023
ENSINO
Foto: INDAQUA

Campos de Férias: “Verão em Matosinhos”

Desde o início de julho até ao final deste mês, já usufruíram destas ações 360 crianças, num total de 770 ao longo dos dois meses dos campos de férias. No final de cada semana, houve uma entrega simbólica de certificados de participação. Durante estas semanas e ao longo dos últimos dois meses, o Campo de Férias, contou com diversas atividades, desde escalada, frisbee, rugby de praia, jogos tradicionais, piscina, na emblemática piscina da Quinta da Conceição, jogos de praia, piscina, atletismo, basebol de praias ou participar em workshops de artes plásticas ou até mesmo de horticultura, destacando para algumas visitas a espaços do concelho como a Casa das Dunas, a Quinta Pedagógica Santa Isabel, o MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos ou a Casa do Design, entre tantas outras, desenvolvidas em parceria com os serviços da Autarquia, como a Casa da Juventude, o Parque Ecológico do Monte de S. Brás, e da Matosinhos Sport. As atividades foram organizadas em parceria com os serviços da autarquia como a Casa das Dunas, o Parque de Manhufe, a Praça Guilherme Pinto, a Galeria Municipal, ou a Casa do Design!

O programa dos Campos de férias “Verão em Matosinhos” foram organizados pela Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos Sport, e certificados pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Atleta portuense leva o nome de Portugal aos Jogos Olímpicos

Diogo Costa, atleta apoiado pela Câmara do Porto através do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo, foi apurado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Assim, a par da atleta Carolina João que também foi apurada, tornou-se no primeiro velejador a conquistar vaga para Portugal neste que é considerado o evento mais importante de desporto mundial.

“Com oito vagas em disputa nestes Mundiais, sendo que cada país só tem direito a uma e a anfitriã França já tem lugar assegurado, os portugueses conseguiram atingir já esta marca em Haia, garantindo a presença no próximo ano na capital francesa”, avança o Porto. De acordo com a mesma fonte, Diogo Costa confessou à Lusa: “começámos a campanha a apontar para a segunda ou a terceira [prova de qualificação], mais para esta. Conseguir à primeira é um alívio brutal”.

“Deixa-nos um espaço para prepararmos os Jogos muito melhor do que se fosse à última. Agora temos um ano para nos prepararmos para Paris2024 em vez de nos prepararmos para a qualificação”, acrescenta o atleta.

Os Jogos Olímpicos de Verão 2024 terão lugar em Paris, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Foto: Peter Parks/AFP (via Ágora)

CAMPOS

Já usufruiu dos novos campos desportivos de Matosinhos? Os equipamentos estão agora ao dispor da população. Após obras de requalificação, da criação e dinamização destes campos no concelho, que resultam de um acordo de cooperação entre a Câmara de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol do Porto e a Associação Cidade Social. As intervenções artísticas aplicadas nestes campos tem autoria dos artistas Hoopers, Fedor e The Caver, como mencionado a baixo.

OS FÍSICOS - SENHORA DA HORA

COMPLEXO DESPORTIVO DO ALDEIA NOVA - PERAFITA

CAMPOS DE STREET BASKET DA AGUDELA - LAVRA

7
SETEMBRO 2023 — DESPORTO
The Caver Fedor Hoopers

MORAR FORA POR UMA ESCOLA ALTERNATIVA

Cada vez mais pais estão a mudar-se para o estrangeiro na procura de um estabelecimento que ofereça uma educação mais próxima da natureza. Capricho dos neo-hippies ou movimento precursor? Coloca-se, então, a questão da escolaridade. A ascensão do teletrabalho permitiu que muitos pais, considerassem a saída para oferecer aos filhos uma educação diferente. A pandemia e o uso do homeschooling contribuíram para a procura de sistemas alternativos. “Há um interesse crescente pela educação que prioriza a sustentabilidade e o bem-estar mental. No entanto, as escolas que se concentram na aprendizagem holística, criativa e experiencial não são novas: os modelos Montessori, Steiner-Waldorf e Sudbury estão entre os mais proeminentes nos Estados Unidos e na Europa. As propinas rondam os 10 mil euros. “Não quero criar uma bolha escolar internacional”, Lucie McCullough (cofundadora). Em Bali, a Green School, criada em 2008, por exemplo, concentra-se na aprendizagem prática e na natureza. Envolve 500 estudantes dos 3 aos 18 anos e 48 nacionalidades diferentes e tem filiais na África do Sul e Taranaki, Nova Zelândia. A taxa anual ascende a cerca de 18 mil euros… “acessível em comparação com escolas independentes em Londres ou Nova York, mas totalmente inacessível para a maioria dos locais, levando alguns a dizer que é um ‘paraíso para hippies ricos” (Financial Times). Os americanos consideram particularmente, mesmo que, a partir do ensino básico, os pais geralmente prefiram um sistema educacional mais tradicional, para não comprometer a oportunidade dos filhos ingressarem no ensino superior. Indonésia, Portugal, Espanha e Itália são aclamados, mesmo que “o sucesso a longo prazo destas novas escolas não esteja absolutamente provado”.

Está quase a chegar o Hapiness Camp

O Happiness Camp será a maior conferência de felicidade corporativa na Europa, atraindo 6000 profissionais de 12 nacionalidades diferentes. O evento conta com mais de 50 parceiros, entre os quais a Farfetch, Ernst & Young Global Limited (EY), NOS e Vestas

Promovido pela Associação Lionesa, uma organização sem fins lucrativos, a missão passa por fornecer competências práticas e técnicas para a sustentabilidade humana. O objetivo é tornar o Happiness Camp acessível a todos, razão pela qual o evento é totalmente gratuito para quem queira participar.

Para além de toda a educação transmissiva inerente aos dois palcos, existe ainda uma zona de team-building (onde foram reservadas atividades de team-building privadas, para equipas superiores a 50 elementos, de forma gratuita) e outra de masterclasses, onde a ideia passará por oferecer um hand-set de skills práticos.

Outro aspeto importante a realçar, as empresas podem e devem utilizar este dia como formação oficial. Apresentam este ano o certificado de formação oficial do Happiness Camp, “Begginer in Happiness”, correspondente a 8h de formação, com o carimbo da prestigiada Happiness Business School (presente em mais de 20 países), e que será atribuído a todos aqueles que cumprirem com o

nosso critério de participação. O dia promete ainda muita diversão, com um podcast e com um sunset, no cais da Alfândega do Porto. Terminará com a cerimónia de entrega dos prémios

Happiness Camp Awards, onde se irá reconhecer a empresa, ONG e personalidade, que mais contribuíram para criar um mundo mais feliz, em parceria com o knowledge Partner: a EY.

Dia do Porto de Leixões 2023 com muita animação e visitas gratuitas

de Leixões abre portas à comunidade dia 17 de setembro

No próximo dia 17 de setembro (Domingo) o Porto de Leixões vai abrir as suas portas a toda a comunidade, celebrando mais uma edição do Dia do Porto de Leixões.

O programa do Dia do Porto de Leixões arranca às 10h00 e termina às 19h00. Haverá visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos e em embarcações, visitas ao TITAN, visitas guiadas e livres ao Terminal de Cruzeiros, e várias exposições.

Estão agendados vários espetáculos musicais e artísticos, bem como animações para todas as idades.

Amplie horizontes com workshops interativos e explore a mostra científica disponível no Dia do Porto de Leixões Música, dança, teatro e aulas temáticas Prepare-se para um dia repleto de entretenimento diversificado!

Também o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), cujas instalações se localizam no interior do Terminal de Cruzeiros, estará de portas abertas.

Existirá ainda a 1ª Regata da APDL e participe na emoção inaugural da 1ª Regata da APDL, onde a paixão pela navegação ganha vida.

Todas estas atividades são de entrada livre e o acesso é efetuado pelo Terminal de Cruzeiros em Matosinhos.

8
— SETEMBRO 2023
CULTURA
Porto

Festa de aniversário do Mumma

O MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos celebrou o seu 2.º aniversário, com um programa especial cheio de atividades para toda a família e de entrada livre

Exposições, música, visitas orientadas, leituras encenadas, oficinas lúdico-pedagógicas, registos de memórias na primeira pessoa, são algumas das atividades previstas. Instalado no Palacete Visconde de Trevões, edifício de inícios do século XX, que faz parte da memória coletiva de gerações de matosinhenses, o Museu da Memória de Matosinhos tem por missão valorizar a memória histórica e patrimonial do território, cruzando-a com as memórias individuais dos seus habitantes. Inserido nas comemorações do segundo aniversário daquele espaço museológico, Gisela João regressou pela terceira vez a Matosinhos para mais um concerto memorável, desta feita, no jardim envolvente ao MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos. Gisela João é uma das mais importantes intérpretes da história da música portuguesa da atualidade, reconhecida com os prémios Revelação Amália, José Afonso, Blitz, Time Out, Expresso o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional. Apresenta um fado contemporâneo sem desvios nem artifícios, enfatizando a tradição e a autenticidade deste estilo.

No domingo, dia 27, pelas 16h00, houve uma visita teatralizada guiada pelo Visconde de Trevões, primeiro proprietário do edifício, que deu a conhecer as razões desta construção, os segredos e memórias do palacete, bem como as suas venturas e desventuras em Portugal

e no Brasil. Pelas 18 horas, o Quarteto de Cordas de Matosinhos regressou ao museu para um concerto especial, na Sala dos Espelhos, com a interpretação de duas obras do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Nestes dois anos, o MuMMa recebeu mais

Regressou a Feira dos Moços

Largo do Souto, em Custóias, acolheu a tradicional Feira

A tradicional Feira dos Moços regressou a Custóias. De 24 a 27 de agosto, o Largo do Souto acolhe um intenso programa de animação, onde não falta o desfile dos moços da lavoura, artesanato, folclore, fado, cantares ao desafio, música tradicional portuguesa e fogo de artifício. A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou ontem o recinto, num dia onde foi possível assistir aos tradicionais cantares ao desafio, fado, à Marcha Popular de Avilhó com o tema Feira de Custóias, ao concerto da noite com os Verde Canto e uma sessão de fogo de artifício. Luísa Salgueiro fez-se acompanhar pelo presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do

Balio e Guifões, Pedro Gonçalves. No domingo, dia de encerramento da Feira, a partir das 15 horas, houve Festival de Folclore, Teatro de Robertos, Cantares ao Desafio, Fado à Hora de Jantar, Crivo, ocorrendo o encerramento pelas 23 horas. As origens da Feira dos Moços remontam ao século XIX. Realizava-se duas vezes por ano, uma em abril, para contratar moços de lavoura, que vinham de toda a região à procura de trabalho, para a época de verão, e outra em novembro, para o Inverno.

Inicialmente, tinha lugar no Padrão da Légua, mas, em 1842, foi transferida para o Largo do Souto.

Mais uma edição do Múceu

Atividades para toda a família no Museu Quinta de Santiago

Os jardins do Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, receberam no primeiro fim de semana de setembro, mais uma edição do “Mucéu, dia da ciência, noite das estrelas”, evento que contou com a presença de 1300 participantes, um número que superou as edições anteriores.

Dedicado à Ciência e Astronomia, este evento foi organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Fisua - Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Famílias, curiosos, iniciantes ou amantes da astronomia, tiveram a oportunidade de observar estrelas e planetas, através de um telescópio digital Stellina e de um telescópio ótico, aprender a fazer um relógio de sol, descobrir qual o seu peso em Marte, construir um boomerang, experimentar as balanças de Newton, entre muitas outras atividades divertidas.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, marcaram presença no “Mucéu”.

de 21.000 visitantes e foi agraciado com duas distinções pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia: melhor museu em Portugal, na categoria “Aplicação e Gestão Multimédia” (2022); e “Parceria”, com o projeto “Mar de Luz” – evocação dos 75 anos do Grande Naufrágio de 1947.

9 SETEMBRO 2023 – CULTURA
Foto: CMM Foto: CMM Foto: CMM

CP diz que linha de Leixões poderá ser reativada entre Campanhã e Leça do Balio

MARCAS EM SETEMBRO

De acordo com um estudo apresentado na conferência “A Abertura da Linha de Leixões”, organizada pela Câmara de Valongo, a CP tem capacidade para oferecer, atualmente, frequências de um comboio por hora.

O administrador da CP Pedro Ribeiro explicou que para concretizar essa abertura poderia ser feita uma extensão dos comboios que vêm da Linha do Norte (Granja, Ovar e Aveiro) que ficam em Campanhã rumo a Leça do Balio, em vez de ficarem parados na estação portuense. De acordo com o estudo da CP, numa primeira fase, as estações servidas seriam Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João (servindo também o polo universitário da Asprela), São Mamede de Infesta, Arroteia (servindo a Efacec) e Leça do Balio (servindo a Lionesa e Unicer).

“O serviço comercial contemplará um comboio por hora em cada um dos sentidos, num total de 34 por dia útil. Estima-se que quando a procura estiver estabilizada, a procura seja de cerca de 1,6 milhões de passageiros por ano”, é referido num vídeo oficial da CP.

Numa segunda fase do projeto, “devem ser considerados o apeadeiro de Guifões e a estação terminal de Leixões” (próxima à estação de metro do Senhor de

Matosinhos), sendo ainda possível ver no gráfico apresentado no vídeo o apeadeiro de Custió-Araújo (próxima às estações de metro da Linha Verde para a Maia).

De fora fica uma interligação ao Metro do Porto com o canal da Linha Vermelha, que vai até à Póvoa de Varzim, e da Linha Violeta, que serve o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O projeto também não prevê qualquer ramal de ligação da própria Linha de Leixões ao aeroporto, que fica a cerca de

dois quilómetros de distância, confirmou também José Eduardo Pena, da Direção de Planeamento Estratégico da Infraestruturas de Portugal (IP), privilegiando o futuro acesso da Linha de Alta Velocidade vinda em túnel de Campanhã.

José Eduardo Pena confirmou também que a duplicação da linha não está prevista neste momento, e quanto à construção dos apeadeiros necessários para a reabertura apontou a construção para mais “um ou dois anos”.

Radares “caçam” 360 mil euros em 24 horas

Quase uma centena de aparelhos de controlo de velocidade instalados nas principais vias, fora de Lisboa, apanharam seis mil viaturas num único dia.

Em apenas 24 horas foram apanhados pelo radar seis mil condutores em excesso de velocidade. Este é o registo de infrações detetadas pelas autoridades no dia 1 de setembro, quando entraram em funcionamento 37 novos radares - que se juntam aos 61 já existentes, geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

As multas geradas neste dia ainda não foram processadas, mas se cada condutor pagar a coima mais pequena, que é de 60 euros - caso tenha sido apanhado 20 km/h a mais do que a velocidade permitida - o Estado vai encaixar, pelo menos, 360 mil euros com estes seis mil aceleras. Apanhados num único dia de controlo de velocidade.

A CP – Comboios de Portugal está pronta a reativar o serviço na Linha de Leixões até Leça do Balio, partindo de Campanhã, se forem construídas paragens no Hospital São João e Arroteia, divulgou na sexta-feira, dia 25 de agosto, a empresa em Ermesinde (Valongo) Mês de setembro, já há muitos anos, “marca” o inicio de um novo ano letivo. Usualmente surgem palavras conotadas positivamente com a esperança idílica de que finalmente a educação em geral e as escolas em particular vão ser abençoadas com premissas indescritivelmente inigualáveis a qualquer passado, por melhor que ele tenha sido. Ainda bem que, maioritariamente, as mensagens são contextualizadas dessa forma. Com efeito, é sempre bom partirmos de um principio de otimismo e de esperança na inovação e oposição a tudo aquilo que tenha corrido menos bem no reino da educação. Porém, sem querer ser apologista dos ideais dos “velhos do restelo”, parece-nos que, apesar de esperançosos num outro caminho para a educação, existem “marcas” do passado que, não tendo sido resolvidas, vão emergir, ainda, neste novo ano letivo de 2023-2024. Infelizmente o percurso percorrido pela classe profissional dos professores, independentemente das criticas ou dos aplausos que possam receber, não terminou, o que antevemos, desde já, um retomar desse percurso, com todas as consequências para todos os agentes educativos. Assim sendo, importaria que todo a receção aos nossos alunos e a continuidade na recuperação das aprendizagens fosse também acompanhada por uma efetiva estratégia negocial com os representantes dos professores para, desse modo, impedir contágios nefastos para todo o mundo escolar. Esta análise não nos impede de continuarmos imbuídos de um espirito positivo e crentes que o nosso ensino, ou melhor, as nossas escolas constituem um “micro-organismo” de mudança social. Acreditamos que a escola tem um papel decisivo na (re)construção de uma outra sociedade que se pretende mais feliz. Obviamente que o caminho para tal é longo e cheio de desafios, mas todos os agentes educativos estão preparados para tal, se “receberem” as mínimas condições para o desempenho das suas funções. Esperança é a palavra que continua sempre na moda, quer no encerramento de um ano letivo, quer na abertura de um novo ano letivo. Felizmente que todos nós ainda temos UTOPIA de um outro presente com repercussões para um outro futuro. Felizmente que todos nós ainda cremos na SOLIDARIEDADE humana como uma variável fundamental para escolhermos outros caminhos que nos conduzam a “outros presentes” onde a felicidade humana seja a tónica dominante, independentemente do status do ser humano. Felizmente que todos nós temos consciência que é preciso estar sempre atento a tudo o que nos rodeia e cultivamos um espirito CRITICO para, sempre estarmos prontos a participar de um modo ativo na escolha do caminho social que proporcione excelentes condições de vida a qualquer ser humano. Finalizamos com a convicção que o Agrupamento de Escolas Irmãos Passos continuará no seu trilho do sucesso da formação do aluno SUC –(Solidário, Utópico, Critico).

10
SOCIEDADE — SETEMBRO 2023

Prémio Mobis distingue os melhores do Mobiliário, Arquitetura e Design

O Prémio Mobis é um evento promovido pela revista Mobiliário em Notícia, que desde 2001 distingue as melhores empresas de Portugal no setor do mobiliário em todas as suas vertentes

português, estende-se este ano à decoração e sector das madeiras.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE, Nuno Mangas, o presidente da Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Vítor Poças, entre outras individualidades, fazem parte da Comissão de Honra para esta gala internacional.

anos as exportações do setor cresceram, em média, acima dos 100 milhões de euros por ano, tornando-se num dos setores de maior destaque da economia portuguesa ao nível das exportações.

BIT BAR

Um espaço onde a cerveja alemã é rainha, onde não falta o ambiente rústico, os sons pop/rock e muita simpatia. É assim caracterizado o Bit Bar. Localizado em Leça da Palmeira, o espaço oferece uma vasta gama de bebidas, com destaque para a cerveja e para o gin boa música e ambiente convidativo a uma saída com amigos, nestas noites quentes de verão que agora se avizinham. Afastado dos grandes centros, este bar proporciona um interessante alinhamento musical e caipirinhas com descontos às quartas-feiras. Aproveite a esplanada, que durante o verão se mostra convidativa e aproveite o Bit!

O Prémio Mobis é um evento promovido pela revista Mobiliário em Notícia, que desde 2001 reúne mais de 300 pessoas e distingue as melhores empresas de Portugal no setor do mobiliário em todas as suas vertentes. Com o objetivo de celebrar o empreendedorismo, a qualidade e excelência do mobiliário

O setor do mobiliário, que de momento reúne 55.000 postos de trabalho diretos, cada vez mais tem apostado na exportação. Prevê-se, que em 2022, tenha atingido um novo recorde de exportações na casa dos 3 mil milhões de euros, para um volume de negócios que deve ultrapassar os 4 mil milhões de euros e um saldo positivo na balança comercial na ordem dos 900 milhões de euros.

Esta indústria, que tem tido uma evolução positiva nos últimos anos, exporta cerca de 70% da sua produção e nos últimos nove

Este evento de cariz internacional pretende contribuir de forma decisiva para uma maior notoriedade da indústria portuguesa, dentro e fora de portas. Emídio Brandão, editor da MN Mobiliário em Notícia e Diretor do Prémio Mobis, afirma: “É importante criar-se negócios aqui [no Prémio Mobis], os jovens são importantes e vão aparecer! Há algo que me orgulha: ao fim de mais de 20 anos continua a ser um evento respeitável. O Mobis tem alterado atitudes e comportamentos, o que se traduz numa maior preocupação nas áreas do Design e da Qualidade em geral, o que tem vindo a tornar o mobiliário português mais competitivo e mais apetecível internacionalmente”.

Aeroporto do Porto no Top5 dos melhores a lidar com filas de espera

Os viajantes mundiais votaram e elegeram o Aeroporto Francisco Sá Carneiro como o 5.º melhor aeroporto na Europa, e o 17.º em todo o mundo, a lidar com filas de espera

Os resultados são baseados nas avaliações dos passageiros, através do airlinequality. com, e foram divulgados pela Casago, empresa de arrendamentos de casas de férias.

“Os serviços dos diversos espaços foram classificados numa escala de um a cinco. De entre os aeroportos que obtiveram quatro ou cinco estrelas, o do Porto somou uma pontuação de 58,82%, o que o coloca apenas 8% abaixo do primeiro lugar do de Belgrado, na Sérvia, que ficou em primeiro lugar entre as estruturas europeias”, informa o portal de notícias da autarquia.

Já a nível global, o aeroporto Changi, em Singapura, foi considerado o melhor do mundo na resposta às filas de espera. De acordo com a mesma fonte, a Casago sublinha que “uma das principais razões para as filas nos aeroportos é o crescimento contínuo das viagens aéreas”. “As companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo lutam para satisfazer a procura pós-pandemia de 2022, o que resulta num afluxo significativo de viajantes e conduz a atrasos e estrangulamentos sob a forma de longas filas”.

CONTACTOS

Rua Direita 235

Leça da Palmeira

(+351) 919 020 578

(chamada rede móvel nacional)

bitbar@hotmail.com

11
SETEMBRO 2023 — SOCIEDADE
VAI UM COPO

Torneio Internacional de Xadrez voltou a encher o Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira

Matosinhos recebeu, pela 10ª vez, um Campeonato Europeu de Basquetebol jovem, desta feita o masculino Sub 18, que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e nos pavilhões municipais de Guifões e de Custóias, com entrada livre em todos os jogos

O pavilhão municipal de Leça da Palmeira, gerido pela Matosinhos Sport, empresa municipal de desporto, recebeu entre os dias 31 de julho e 6 de agosto a 2ª edição do torneio “Leça Chess Open”, prova que esteve inserida no “Portugal Chess Tour” e que se revelou uma vez mais um enorme sucesso contabilizando 170 jogadores de 22 países distintos, entre eles vários titulados. A competição, organizada pela secção de xadrez do Grupo Desportivo de Basquete de Leça (GDBL) contou com participantes de várias idades e escalões, masculinos e femininos, desde os sub 8 aos sub 20 passando pelos veteranos mais experientes, e contou na cerimónia de abertura e primeiro dia de prova com a presença do recém-empossado Presidente do GDBL, José Querido Madureira, o vereador do Desporto da Autarquia, Nuno Matos, e o presidente da União de Freguesias Matosin-

hos-Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.

O grande mestre Manuel Perez Candelario, espanhol em representação do A. Xat, Montemor-o-Novo, confirmou o estatuto de número 1 da competição enquanto que os melhores portugueses em competição foram o mestre internacional e campeão nacional André Sousa, no 9º lugar geral, do Vitória SC e o mestre FIDE José Guilherme dos Santos, em 10º, também a defender as cores do clube de Montemor-o-Novo.

De realçar que na nona e derradeira ronda, André Sousa venceu a mestre internacional absoluta Bhakti Kulkarni (Índia), enquanto José Guilherme Santos empatou com o grande mestre NR Vinesh (Índia).

O torneio contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Hipismo: Matosinhos recebeu mais um concurso de saltos nacional com a participação dos melhores cavaleiros de obstáculos

O Centro Hípico do Porto e Matosinhos recebeu, de 28 a 30 de julho, mais uma prova de projeção nacional que contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

O concurso de saltos nacional “A”, a 5ª competição do género em Leça da Palmeira desde o início do ano - não entra aqui nestas contas a célebre competição Internacional da Frente Atlântica – contou uma vez mais com os melhores cavaleiros do país em prova tendo-se sagrado, Filipe Malta da Costa, vencedor do grande prémio. Francisco Fleming, o atleta da “casa” e um “habitué” nas grandes finais das provas de obstáculos acabaria por arrecadar o pequeno grande prémio.

Presentes na cerimónia de entrega de prémios estiveram o vice-presidente da Autarquia de Matosinhos, Carlos Mouta, o vereador do Desporto, Nuno Matos, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, além de diversas individualidades e membros da direção do Centro Hípico.

12 MATOSINHOS SPORT – SETEMBRO 2023

Dia Internacional da Juventude: Milhares de jovens no “Water Slide Summer 2023”

360 crianças e jovens já frequentaram as atividades organizadas pela Câmara de Matosinhos e Matosinhos Sport

A Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a União de Freguesias de Senhora da Hora e São Mamede de Infesta, assinalou o Dia Internacional da Juventude transformando parte da cidade de São Mamede de Infesta num parque aquático.

O “Water Slide Summer 2023”, composto por um escorrega gigante com pistas para deslizar, piscinas para crianças, insufláveis gigantes, música e muita diversão, decorreu no fim de semana de 12 e 13 de agosto e contou com cerca de 17.500 participantes.

A animação esteve a cargo da Banda Matosinhos-Leça, da Associação Águias de S. Mamede de Infesta, da ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual), da Junqueira Dance (ARCD Junqueira FC) e do Rancho

Folclórico Infantil Vareirinhos de Matosinhos. Num apelo à mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima, os jovens da ALADI surgiram com instrumentos obtidos de material reciclado, defendendo o tema definido pelas Nações Unidas para este ano - Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um mundo sustentável.

Na abertura da iniciativa e ao longo daqueles dois dias marcaram presença, entre outras individualidades, o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, o vereador do Desporto e da Juventude, Nuno Matos, e o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.

Guifões a Capital do Basket

Depois do “VIII Torneio Quadrangular”, em junho destinado aos escalões juniores, e do Torneio “Capital do Basket”, em julho que contou com dezenas de atletas dos sub14 e sub16, o Guifões Sport Clube promoveu, sempre com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport, dias 19 e 20 de agosto, a tão aguardada prova de “Streetbasket 3x3” que se revelou um autêntico sucesso tendo contado com alguns dos melhores e mais criativos jogadores da modalidade.

A iniciativa apresentou-se com aproximadamente 71 equipas e 249 atletas, masculinos e femininos, das mais diversas idades envergando camisolas representativas de um sem número de clubes intermunicipais.

A competição, à semelhança das edições anteriores, decorreu na área circundante à nova centralidade de Guifões, e no interior do pavilhão municipal atendendo às condições climatéricas, tendo mobilizado vários entusiastas e aficionados que acabaram por preencher a bancada.

A assistir aos jogos e na cerimónia de entrega de prémios estiveram o presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Manuel Albano, o administrador executivo da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e Júlio Lourenço membro do executivo da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

13 SETEMBRO 2023 – MATOSINHOS SPORT

O município de Matosinhos iniciou as obras de reabilitação do Conjunto Habitacional de Recarei

Trata-se de um investimento de cerca de 3 milhões de euros e um prazo de execução de 24 meses. Ao todo serão beneficiadas 156 habitações públicas, onde residem 322 pessoas.

Está em curso a Reabilitação do Conjunto Habitacional de Recarei Matosinhos já está a executar PRR

O objetivo da intervenção passa por melhorar o conforto térmico e acústico das habitações, incrementar a eficiência energética e valorizar a dinâmica social e ambiental. Serão intervencionadas as coberturas, as fachadas, os sistemas de produção de AQS e caixilharias.

24 novas famílias de Matosinhos recebem apoio à renda

MatosinhosHabit investe 91.8121,47 euros mensais para apoiar mais de 775 Famílias através do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Foram integradas 24 novas famílias beneficiárias do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento da MatosinhosHabit, que receberão um valor médio mensal de 118,63€ para pagarem a renda da sua habitação permanente. Com este apoio, as famílias em situação de vulnerabilidade económica, com dificuldade

no pagamento dos seus arrendamentos de habitação permanente, recebem um subsídio que pode ir até 150,00€ mensais. O subsídio atribuído através do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento da MatosinhosHabit é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar.

Reabilitação do Conjunto Habitacional da Guarda

FFH - 2.ª Fase

Está a decorrer a bom ritmo a empreitada de reabilitação do Conjunto Habitacional da Guarda FFH - 2.ª fase, em Perafita. Trata-se de um investimento aproximado de 1,2 milhões de euros, financiado pelo

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que visa a beneficiação do conforto térmico em 12 habitações daquele conjunto habitacional.

14 MATOSINHOS HABIT – SETEMBRO 2023
15

FESTARTE 2023 - Gala Internacional

Foi esplendoroso e quase mágico o espetáculo cultural com que os grupos Folk Dance Ensemble Cerhovcan (Eslováquia) e o Elenco Artístico Perú MultiColor Y Ballet Folklorico Acurelas Del Perú presentearam o público presente no Parque das Sete Bicas na Senhora da Hora, para assistir à Gala Internacional de Folclore do Festarte 2023.

O Presidente Leonardo Fernandes, congratula-se com esta excelente iniciativa, que para além de permitir um grande envolvimento entre a cultura e os nossos habitantes, representa mais um excelente estímulo às nossas raízes etnográficas.

É com enorme satisfação que vemos adesão dos Senhorenses a esta iniciativa, desejando que esta possa ser melhor e maior, numa nova edição.

Presentes, esteve também, o Sr. Presidente da Assembleia da União das Freguesias, Valentim Campos, bem como, elementos do executivo, Marta Luisa Dias (Tesoureira), Luísa Barbosa, Francisco Guimarães, e não menos importante, Ana Isabel Faria Presidente do Rancho Típico da Amorosa e organizadora do evento.

Regresso do Passeio Sénior 2023

Responsabilidade e muita alegria pelo regresso, é o sentimento dos elementos do executivo da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, que com o seu trabalho irão proporcionar à população sénior da União o retomar do Passeio Sénior, que este ano promete muita diversão e animação a todos os seniores da União que queiram participar. O nosso passeio Sénior vai-se realizar a dia 14 de setembro a Ponte de Lima, com o almoço em Vila Praia de Âncora (Almoço, Baile e Lanche) na Quinta do Cruzeiro. Com a dinamização deste convívio anual, o executivo pretende proporcionar aos Senhorenses e aos Mamedenses a visita a locais de riqueza histórico-patrimonial, bem como a realização de experiências únicas. Trata-se ainda de um momento de reencontros que resulta em convívio e partilha entre as centenas de par-

ticipantes, fortalecendo os laços de amizade. O objetivo principal é proporcionar um grande dia e vários momentos de lazer aos nossos seniores, consider-

ando que estes passeios têm um impacto positivo na vida de cada um, proporcionando excecionais momentos de salutar convívio e de grande animação.

III Mostra das Coletividades

O Parque do Carriçal, na Senhora da Hora, acolhe mais uma vez, nos próximos dias 15 e 16 de Setembro, a Terceira Mostra das Coletividades da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora. Neste evento, recheado de animação e convívio, as coletividades dão a conhecer ao público visitante a sua atividade, com Praça de Alimentação, Música, e atividades diversas.

Brevemente sairá a programação final em www.uf-smish.pt

16
UFSMISH – SETEMBRO 2023
17 SETEMBRO 2023 – UFSMISH

Bullying: identificar e prevenir

EVEL BRANCO 2021

Caros leitores e enófilos, a nossa sugestão de baco para este mês é um néctar que nunca nos deixa ficar mal. Quer seja a solo, na companhia de amigos, como aperitivo ou a acompanhar uma qualquer refeição. Sim uma qualquer refeição. Pois bem trata-se do Evel Branco 2021. Produzido pela Real Companhia Velha e a partir das castas, Moscatel Galego, Arinto, Viosinho e Fernão Pires. Mesmo com o seu caracter Douro bem vincado, estamos na presença de um vinho cheio de frescura e bastante aromático. Para os mais “conhecedores” vão logo notar a presença do Moscatel Galego. O que o torna um vinho mais indicado a ser degustado como aperitivo. Mas como disse no início, este é um daqueles que nunca nos deixa ficar mal. E ainda por cima a uma relação qualidade preço, bastante apelativa. E para os menos conhecedores e que queiram ficar a conhecer um pouco mais a RCV, recomendo uma visita ao site mesma. A minha paixão pelo vinho está umbilicalmente ligada ao Evel. Pois à muitos anos atrás, e quando tive contacto com o mesmo, e como até então o interesse pelo vinho, ainda não me tinha despontado, disse a mim mesmo: -“não, há aqui qualquer coisa, afinal o vinho não é todo “igual”. Segundo o produtor: o Evel é uma das mais antigas e carismáticas marcas de vinho em Portugal, tendo sido registada em 1913.

Evel Branco 2021

Região: Douro D.O.C.

Castas: Moscatel Galego, Arinto, Viosinho e Fernão Pires

Vol. Alcoólico: 13,5%

P.V.P: 5,70€

Enólogo: Jorge Moreira

Produtor: Real Companhia Velha

Notas de prova:

Um vinho limpo, brilhante cor citrina e intensa. De aroma jovem e muito frutado, com notas florais e de fruta branca com nuances vegetais. Ou seja: o Moscatel a dar o mote. Excelente acidez crocante, proporcionando um equilíbrio perfeito e que muito contribui para um final longo e fresco. Como que a convidar para mais um copo e, que o torna um vinho “perigoso”.

Até breve com outro vinho.

Bernardino Costa bernascosta@hotmail.com – 966929982

SOLUÇÕES

Quando a intimidação é intencional e frequente sobre alguém que não provoca, mas é mais vulnerável, física ou psicologicamente, fala-se de bullying. Dos insultos aos maus-tratos físicos, do isolamento ao recente cyberbullying, pelo uso do telemóvel e da internet: as formas saltaram os muros das escolas e dão nome à intimidação entre adultos, no trabalho ou pela internet, por exemplo, nas redes sociais.

O bullying deixou de ser visto como “dores do crescimento”, normal entre miúdos, e ganhou a atenção dos psicólogos, profissionais e sociedade. A prevenção contínua é essencial e deve envolver alunos, pais, professores e funcionários das escolas.

HORÓSCOPO

CARNEIRO

Força interior, energia espontânea, autoconfiança

Trata-se de um período vulnerável para a sua vitalidade, então é importante respeitar os sinais do seu corpo. Garanta as necessárias horas de repouso e evite terminantemente sair da própria rotina alimentar e de autocuidados.

Caráter emotivo, temperamental e reservado

Possibilidade de um mês com tendência a conflitos familiares. Há risco tanto de desentendimentos por motivos parvos ou por assuntos mais significativos. A melhor forma de lidar com isso é o silêncio.

Justiça, simpatia, harmonia e intelecto

Preste atenção às suas próprias necessidades e gaste tempo cuidando de seus relacionamentos. A comunicação será a chave para uma cooperação bem-sucedida com um parceiro ou colegas.

Conservadores, práticos, cautelosos, persistentes e sérios

Com Mercúrio retrógrado na primeira quinzena, é importantíssimo tomar cuidado com julgamentos precipitados. Há alto risco de erro de julgamento. Pense muito bem antes de opinar, e evite assinar documentos importantes.

Daniel Sampaio: “O bullying pela internet é muito silencioso”

Psiquiatra, professor jubilado e escritor, Daniel Sampaio especializou-se em problemas da adolescência. Em entrevista à DECO PROTESTE, em 2021, dá conselhos para prevenir e detetar o cyberbullying, e que consequências poderá ter sobre os jovens.

Com a pandemia, o fenómeno do cyberbullying agravou-se? Quais foram as principais vítimas?

Com a permanência das pessoas em casa e sem possibilidade de agentes externos poderem intervir (como por exemplo a escola), é natural que o problema se tenha agravado. Ao contrário do bullying físico e presencial, que é facilmente detetável, o bullying através da internet é muito oculto e silencioso. Pode ocorrer durante anos sem que ninguém se aperceba. Por isso, é muito importante estar atento, falar sobre o assunto e evitar as consequências. As vítimas são jovens ou adultos novos com fragilidade emocional, perturbação mental, sobretudo ansiedade e depressão, pessoas com orientação sexual diferente da maioria, ou que são muito fisicamente diferentes da maioria (por exemplo, gordos ou muito magros). Que consequências psicológicas pode ter este fenómeno?

Dependem da intensidade da provocação e da capacidade de resiliência da vítima, bem como do apoio que esta pode ter. São habituais situações de ansiedade e depressão, insónias, perturbações do apetite, isolamento, quebra do rendimento escolar e profissional. Em certos casos e em pessoas com antecedentes de perturbação mental, nomeadamente depressão, o cyberbullying pode precipitar uma tentativa de suicídio.

Que medidas de precaução aconselha?

Em primeiro lugar, é preciso estar atento ao problema. Discuti-lo em casa e na escola. Deve promover-se uma boa educação, desde os três anos de idade e de acordo com a faixa etária, sobre a utilização das tecnologias. Estar atento aos sinais de alarme referidos acima e verificar se há uma inquietação quando se utiliza o telemóvel ou computador. Vigiar o sono. Na escola, devem criar-se grupos de alunos que possam estudar e intervir no problema. De notar que a intervenção não se deve centrar só nos agressores e nas vítimas, mas sobretudo nos estudantes que sabem o que se passa e nada fazem (a grande maioria). É possível criar “comissões anti-bullying” nas escolas, constituídas por professores, alunos e assistentes operacionais, que promovam a discussão e intervenção sobre o tema.

Forte e teimoso, porém prático e decidido

Atenção para o risco de agir de forma agressiva no trabalho. Lembre-se de que isso não ajuda em nada. Portanto, é importante respirar, praticar meditação e saber controlar os próprios impulsos.

Coragem, autoconfiança, determinação e aberto é Leão

Na primeira quinzena, com Mercúrio retrógrado, há uma tendência à frustração, pois ficam evidentes os erros financeiros cometidos nos últimos tempos. Já na segunda metade do mês, a tendência é de uma energia mais construtiva.

Combativo, atento e empático com as outras pessoas

Setembro também é uma janela de oportunidade para rever projetos de futuro e médio prazo. É a hora certa para fazer ajustes na rota. A partir da segunda quinzena, esses ajustes se materializarão, e você perceberá que está no caminho certo.

Emotivo e romântico com um senso de experimentação

Vênus favorece a vida afetiva, mas convém tomar cuidado com gastos exagerados na vida a dois (seja ela conjugal ou societária). Também há tendência a desperdícios pela quadratura entre Vênus e Júpiter.

Comunicativo e educado com senso de humor e criatividade

Mercúrio é o planeta regente do Signo de Gêmeos e está em movimento retrógrado ao longo de toda a primeira quinzena do mês. Para as pessoas geminianas, esse ciclo significa uma tendência a discussões familiares infrutíferas.

Cuidadoso, atento, mas inteligente e meticuloso

A maioria das pessoas de Virgem faz anos em setembro, então trata-se de um mês especial. Se esse é o seu caso, é uma ótima oportunidade para fazer a sua Revolução Solar, que lhe permitirá verificar as tendências do próximo ano.

Determinado, enérgico, cheio de desejo e esforçado

As coisas irão a seguir lentamente, e poderá ficar frustrado por não ver avanços. Mas isso, além de necessário, será temporário. O dia 15 marca o fim de Mercúrio retrógrado e daí em diante tudo volta a fluir na sua vida profissional.

Signo modesto e sensível com uma forte percepção interior

Mercúrio estará não só em oposição a Peixes, mas também retrógrado. É um movimento astrológico muito delicado, porque sugere uma tendência a remoer assuntos e conversas que já deveriam estar superados nas suas relações íntimas.

18 CARANGUEJO LEÃO VIRGEM
TOURO ESCORPIÃO AQUÁRIO
PEIXES
BALANÇA CAPRICÓRNIO
GÉMEOS SAGITÁRIO
LAZER — SETEMBRO 2023
21/03 - 20/04 23/09 - 22/10 21/06 - 22/07 22/12 -
21/04
20/05 23/10
23/07
22/08 21/01
21/05 - 20/06 22/11 - 21/12 28/08 - 22/09 19/02
20/03
20/01
-
- 21/11
-
- 18/02
-
A lei permite combater a violência escolar, ou bullying. Em entrevista, o psiquiatra Daniel Sampaio deixa algumas pistas para prevenir e detetar o cyberbullying

AGENDA

CONFERÊNCIA MÚSICA MÚSICA EVENTO

DATA: 14 setembro 2023

LOCAL: Alfândega do Porto

JOGOS

DATA: 15 e 16 setembro 2023

LOCAL: Parque do Carriçal

DATA: 16 setembro 2023

LOCAL: Teatro Municipal Constantino-Nery

DATA: 24 setembro 2023

LOCAL: Mosteiro Leça do Balio

19 SETEMBRO 2023 — LAZER
20 Implementação e assistência técnica de projectos Diagnóstico de necessidades Estudo de viabilidade económico-financeira Elaboração e submissão de candidaturas Apoio na concepção de projectos Consultadoria RETORNO DO SEU INVESTIMENTO? CONNOSCO É POSSÍVEL! CALCULUS PROJECTS +351 229 999 310 - geral@calculus-projects.com
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.