Gazeta Regional - Edição 470

Page 1

MOGI DAS CRUZES

Shibata leva trânsito à Vila

Industrial P.6

CÂMARA DE POÁ

Raio-x traz produção de vereadores P.7

LIXO

Plena Saúde pretende inaugurar Maternidade em Mogi em 9 meses

QUALIDADE Líder no mercado de planos de saúde no Alto Tietê, empresa amplia investimentos no Hospital Previna, em Mogi, e caminha para ser a operadora mais completa da região p.3

EVENTO

Não perca o 2º festival da ‘Cachaça, Leitão e Mel’

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 15 | NO 470 | 08 A 14 DE ABRIL DE 2023
SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
DIRETOR: LAERTON
BRUNO ARIB
Itapress mantém descaso com os salesopolenses P.6
BRUNO ARIB BRUNO ARIB
P.8

EDITORIAL

100 dias de novas gestões e o crivo popular

Parece que foi ontem, mas os eleitos em 30 de outubro de 2022 vão completar 100 dias de governo na próxima segunda-feira (10). Fase reconhecida como “lua de mel” entre governantes e governados, o período serve como “balão de ensaio” para o que está por vir até 31 de dezembro de 2026. Vale lembrar que Dilma Rousse

sofreu impeachment quando a sua popularidade ruiu. Portanto, é fundamental que os resultados práticos repercutam no cotidiano da população. No plano nacional, pesquisa Datafolha assegura uma margem de 38% de aprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Embora conte com mais de 1/3 de avaliação

positiva perante a população, o resultado é a pior performance de Lula, uma vez que ele contava com mais de 40% de aprovação no início dos mandatos anteriores (2003 e 2007). A dúvida é: Lula não está correspondendo às expectativas ou o bolsonarismo segue forte na cultura política nacional?

SAMPA KARDECISTA

Há um tipo muito raro de político, que consegue influenciar a sociedade de um jeito até religioso, e o prefeito de São Paulo (sim, tem um), Ricardo Nunes, é um deles. Graças a sua grande atuação à frente da cidade, parte da população se converteu ao espiritismo, pedindo que seja feito uma sessão de Mesa Branca na prefeitura para que Bruno Covas volte a governar até 2024. Até um espírito é melhor que a atual alma penada. Vade Retro!

PROFISSIONALISMO EM 1º LUGAR

O dia 7 de abril marca o ‘Dia do Jornalista’, data que traz uma reflexão sobre a importância dessa classe profissional. Muitas vezes julgados pela forma como reportam os fatos cotidianos, como nos clássicos casos em que acusados de crimes são classificados como suspeitos, esses profissionais apenas mantêm a distância que deve ser mantida entre a construção da reportagem e a forma como o receptor consome o conteúdo.

GUARAREMA X SABESP

Após a Prefeitura de Guararema ter acionado novamente a Sabesp na Justiça, a juíza responsável pelo caso concedeu uma decisão favorável à cidade. A decisão determina a intimação da Sabesp “para satisfazer a obrigação de fazer consistente em reestabelecer imediatamente o fornecimento de água nos locais em que presta já o serviço”. Caso isso não aconteça, está prevista “multa diária R$ 1 mil reais por dia de descumprimento”.

DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP

Em São Paulo, o Datafolha ainda não mediu o índice de satisfação dos paulistas em relação ao mandato do governador Tarcísio de Freitas. Entretanto, é possível a rmar que o Governo de São Paulo vem surpreendendo pela rapidez com que age a equipe do ex-ministro da Infraestrutura.

Por m, mas não menos

100SACIONAL

importante, é imprescindível destacar que o deputado estadual André do Prado assumiu a presidência da Alesp. Representante do Alto Tietê, ele também deve ser acompanhado pela população da região, uma vez que as suas reeleições ocorreram justamente pelos resultados que ele até então entregou para a região.

O Brasil não é para amadores. De fato não é, nunca foi, e os 100 primeiros dias de 2023 demonstraram muito bem isso. Nestes quase quatro meses, concomitantes com os inícios dos novos governos – tanto no âmbito estadual, quanto federal – vivemos crises que serviram, no mínimo, para testar a capacidade dos eleitos em 2022. Até o momento foram bons apagadores de incêndio, mas tem que governar também. Né não?

COLA-COLA EM MOGI

A fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil comemorou, recentemente, 25 anos de atuação em Mogi das Cruzes. Nestes 25 anos, a fábrica produziu mais de 660 milhões de caixas unitárias e mais de 5 bilhões de garrafas, e envazou mais de 3 bilhões de litros. Esses números fazem dela a maior planta de água mineral, em volume, de todo o sistema Coca-Cola BR. Só falta a cidade valorizar mais a presença da multinacional.

SANTIAGO FORA

O vereador de Itaquaquecetuba Carlos Alberto Santiago solicitou o seu segundo afastamento do cargo, pelo prazo de 30 dias, nesta legislatura. Em seu lugar as-sumiu o primeiro suplente de vereador Mar-celo Gonçalves da Costa (PSD), o Marcelo Costa. Marcelo teve 1.152 votos na eleição de 2020 e é conhecido por realizar serviços de manutenção pelas ruas do Jardim California, fechando buracos, pintando guias e arrumando as calçadas.

REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes, Tatiana Silva e Will Siqueira

COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento

FOTOGRAFIA: Bruno Arib

EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 | TELEFONES (11) 4255-3070 | (11) 99508-6950 (11) 99916-5804 E-MAIL
reportagemgazetaregional@gmail.com ANO 15 | NO 470 | 08 A 14 DE ABRIL DE 2023
reportagem@leiaogazeta.com.br
A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO. ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
DIVULGAÇÃO PMI

Líder no Alto Tietê, Plena Saúde poderá abrir maternidade em Mogi das Cruzes em 9 meses

Se o cronograma de obras correr como o previsto, os clientes da Plena Saúde poderão receber “um presente de Natal” ainda este ano: a Maternidade do Hospital Previna de Mogi das Cruzes em funcionamento. Com a realização de mais de 10 mil partos ao longo de sua história, o grupo Plena decidiu abrir o serviço em Mogi para ampliar ainda mais a sua atuação no Alto Tietê, se tornando a operadora de saúde mais completa de toda a região.

Assim como a GAZETA já publicou, a Plena Saúde deu início à sua atuação no Alto Tietê no m de 2018, quando assumiu o plano de saúde oferecido pela Prefeitura de Itaquaquecetuba aos servidores municipais. Em cinco anos, a operadora já se posicionou como líder no mercado regional.

“Hoje o grupo possui 115 mil vidas, das quais 25% estão no Alto Tietê e aumenta todos os anos, em representatividade. Esperamos ter 50% em São Paulo e 50% no Alto Tietê após a construção da maternidade, que é

Plena Saúde

Fundada há mais de três décadas pelo médico especialista em gastroenterologia Dr. José Luiz Ranieri, o grupo Plena Saúde tem como lema oferecer atendimento de qualidade na prestação de serviços médicos e hospitalares. Dentre os diferenciais, a empresa faz a doação de exames de imagem nas cidades em que atua.

Segundo o diretor Roberto Ranieri, a ação já ocorre em Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

“Para nós, além do viés social, também é uma forma de divulgar nosso serviço para as pessoas mais carentes de cada região, que muitas vezes desconhecem a estrutura ou acham que é impossível pagar pelo nosso serviço particular ou de plano de saúde. Após realizar os exames, boa parte das pessoas acaba seguindo com o atendimento conosco. Doamos mensalmente 150 exames de imagem para cada município, sendo 30 Raio-X, 30 ma -

EVOLUÇÃO

Cidades da região sobem posições em ranking nacional de negócios

um grande chamariz comercial”, explica o diretor Roberto Ranieri.

Após aguardar mais de um ano pela liberação da licença de construção, o grupo empresarial dará continuidade aos projetos complementares para, se possível, abrir as portas da maternidade em nove meses. Um andar inteiro do Hospital Previna, localizado na Rua Barão de Jaceguai, no Centro de Mogi, será todo dedicado às mamães, que poderão contar com quartos, UTI neonatal, pediátrica e todo serviço de apoio. A capacidade de atendimento prevista é de ao menos 100 partos por mês.

“A região do Alto Tietê é muito extensa e populosa. Temos uma oferta restrita de maternidades, tanto públicas como privadas. Isso faz com que, muitas vezes, a população da região acabe tendo que nascer em São Paulo, Guarulhos, ou acabe sobrecarregando o serviço da própria Santa Casa de Mogi. Esperamos poder ajudar a atender a demanda dos nossos clientes, de outras operadoras que possuem atendimento em nossa rede e dos clientes particulares que buscam um bom custo benefício”, acrescenta Ranieri.

Nesta semana, a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) divul- gou o ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), que tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 101 cidades mais populosas do Brasil, lista que inclui três municípios do Alto Tietê: Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Em comparação com o estudo anterior, as três cidades subiram de posições. De acordo com o próprio índice, o levantamento é feito com dados referentes ao ano anterior, ou seja, este atual contém as informações relativas ao ano de 2022 e assim sucessivamente.

Mogi, Itaquá e Suzano estão entre as maiores cidades de todo país

O ranqueamento leva em consideração sete quesitos principais, chamados de determinantes, que, por sua vez, contam com alguns subdeterminantes. São eles: Ambiente Regulatório, que contempla o tempo dos processos, tributação e complexidade burocrática; Infraestrutura, cujos subdeterminantes são transporte interurbano e “condições urbanas”; Mercado, com desenvolvimento econômico e clientes potenciais; Acesso a Capital; Inovação; Capital Humano, que considera o acesso e a qualidade da mão de obra básica e da qualicada; e Cultura Empreendedora, com “iniciativa” e “instituições”.

TECNOLOGIA

As unidades da Plena Saúde contam com aparelhos de última geração

mografias, 30 densimetrias, 30 tomografias e 30 ressonâncias magnéticas.”

Ainda segundo ele, o termo de cooperação firmado com o município de Mogi das Cruzes necessita ser mais divulgado pela administração municipal.

“Em Mogi iniciamos em 2023 com mais de 300 pessoas já atendidas e em Itaquá já temos há 2

anos, com mais de 2 mil pessoas atendidas. Acredito que em Mogi poderia ter um número maior, mas não vejo o município divulgar como Itaquá divulga para a população saber e aproveitar o benefício”, concluiu.

Os exames são realizados na sede do Hospital Previna, situado à Rua Barão de Jaceguai, 1337, no Centro. (L.N.)

As duas primeiras colocadas, tanto no ICE de 2022, quanto no 2023, são São Paulo e Florianópolis (SC), mas a partir da terceira colocação já houve importantes mudanças. Em 2022, completam o “top 5”: Curitiba (PR), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG); em 2023, Joinville (SC), Brasília e Niterói (RJ).

As três cidades do Alto Tietê já citadas não guram em posições de destaque na lista, mas demonstraram crescimento quando comparados os dois períodos. Mogi é a melhor colocada nas duas ocasiões, aparecendo em 53º lugar em 2022 e saltando para 37º em 2023, enquanto Suzano foi de 76º para 59º. Já Itaquá, que ocupava a “vice-lanterna”, em 100º, subiu três posições e hoje está em 97º.

PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 | EM EXPANSÃO OPERADORA DE SAÚDE TERÁ A ESTRUTURA MAIS COMPLETA DA REGIÃO
ESTRUTURA PRÓPRIA Hospital Previna passará a ter a estrutura mais completa da região
doa exames de imagem para moradores de Mogi e de Itaquaquecetuba
BRUNO ARIB BRUNO ARIB

RÁPIDO E DIRETO!

Viu um buraco na rua?

Um local que está precisando de manutenção?

Fotografe

Abra o app e fotografe o ponto que precisa de manutenção

O CAMINHO MAIS CURTO PARA FAZER A SUA SOLICITAÇÃO CHEGAR À PREFEITURA DE MOGI

Alta tecnologia

O Colab identi ca o local e registra na plataforma Registrado!

Um protocolo será gerado com o prazo para execução

Fique de olho Pronto! Agora é só acompanhar a solicitação e cuidar da sua cidade!

No Colab também é possível car por dentro das solicitações dos outros usuários, apoiando os pedidos como se fosse uma rede social.

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. Basta fazer o download, cadastrar-se e sair usando.

4 5 portalgazetaregional.com.br 08 a 14 de abril de 2023 | GAZETA REGIONAL | portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 | |

BASTA POPULAÇÃO PEDE TROCA DE EMPRESA RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO, QUE É ESSENCIAL PARA A ESTÂNCIA TURÍSTICA

Salesopolenses não querem mais a Itapress na coleta de lixo da cidade

Ainda insatisfeitos, moradores de Salesópolis voltaram a reclamar do serviço prestado pela Itapress, empresa responsável por realizar a coleta de lixo da cidade. Desde quando assumiu o trabalho, há quase sete meses, ela tem dado dor de cabeça aos moradores.

Um dos grandes problemas relatados pelos munícipes é a falta de qualidade dos caminhões utilizados pela empresa. Segundo as informações, muitos estão com o pneu ‘careca’, podendo causar acidentes. Levando em consideração que a cidade possui muitos morros e a época de chuva, os caminhões correm o risco de patinarem e algo pior acontecer, dado o estado dos pneus.

Outro problema relatado são os horários em que a coleta deveria passar nos bairros.

“O horário é muito imprevisível, eles só passam a noite. Aí se coloca o lixo cedo pra fora, os cachorros rasgam tudo. Se passasse de manhã seria muito melhor. Tem vezes que é meia noite e está

Caminhões

passando a coleta”, contou o morador do bairro do Fartura, Leandro do Prado.

Para alguns moradores, mesmo com as consequências, a solução seria trocar de empresa novamente, como é o caso da Fátima do Prado: “Sempre que há a troca de empresa, os horários cam bagunçados, nunca tem hora certa. A população sempre merece o melhor, e se pra isso acontecer tiver que trocar de empresa, vai ser o jeito.”

NOTIFICADA - O jornal teve acesso a uma noti cação extrajudicial em que a Prefeitura de Salesópolis noti ca a empresa Itapress Logística Ambiental LTDA por paralisação do ser-

MÁS CONDIÇÕES

viço sem justa causa e prévia comunicação à administração municipal. O caso ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro de 2022, deixando alguns bairros do município sem coleta.

No documento em resposta à noti cação, consta a fala do representante da empresa, Lucas Eduardo Santana, que informou que ocorreu um imprevisto com os caminhões, sem citar quais foram no dia descrito acima. Passados seis meses desde a noti cação, a empresa não mostrou resultados positivos na melhora da qualidade do serviço prestado e dos veículos que são utilizados. Procurada, a empresa não foi localizada para se manifestar.

COMPLICADO VEÍCULOS PESADOS PREJUDICAM A MOBILIDADE

Vila Industrial sofre com tráfego intenso de caminhões que abastecem o Shibata

O bairro Vila Industrial, muito conhecido em Mogi das Cruzes por abrigar grandes fábricas, têm sofrido com o uxo de caminhões nas vias principais. Isso porque a necessidade de descarregar e carregar os veículos de grande porte tem sido muito alta após a instalação do novo Shibata Supermercados.

A Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, em que o supermercado está instalado, é a via que possui o maior tráfego de veículos pesados do bairro. Muitos caminhoneiros têm reclamado, devido à falta de estrutura oferecida para eles. Normalmente eles precisam aguardar mais de 12h para carregar o caminhão, sem banheiro e alimentação, como é o caso de Rodrigo Souza:

“Os caminhoneiros aqui aguardam mais de 12h para carregar o caminhão, não tem banheiro decente, a alimentação é um descaso. Já vi muitos acidentes nesta via, e a falta de estrutura tem nos prejudicado muito.”

Para o caminhoneiro Fábio Barbosa, a situação é um descaso com os motoristas.

“A via não é sinalizada, então, dá medo de acontecer acidentes, o perigo é constante. A falta de apoio das empresas aqui é muito grande, nós estamos aqui recebendo a mercadoria deles para ser transportada e não dão nenhum suporte, e são todas as empresas dessa via. Nós

precisamos mesmo é de um pátio para poder esperar”, comentou.

Outra reclamação recebida pelo jornal é dos moradores do bairro, que criticam a falta de sinalização no local. Como muitos caminhoneiros cam estacionados na via no período noturno, há risco de acidentes por conta da pouca iluminação. Outro morador que preferiu não se identi car disse que os caminhões têm dani cado com mais frequência o asfalto da via principal, com isso aumentando os riscos de acidente no local.

O Shibata Supermercados foi procurado, mas até o fechamento desta matéria não houve um posicionamento. (T.S.)

INSTITUTO REVIVER DE BIRITIBA MIRIM

CNPJ 04.954.880/0001-96

Demonstrativo de Apuração de Superávit/Déficit do Exercício

“A Empresa SAMOTH CONSULTORIA LTDA, com sede à Rua Manoel Ambrósio da Silva, 230 - Nova Poá – SP – CEP: 08568-650, inscrita no CNPJ: 06.907.590/000117, encerrou suas atividades em 05/01/2023.”

NOVA FASE INDUSTRIA E COMERCIO DE AUTO PEÇAS LTDA EPP , torna público que requereu da Secretaria de meio ambiente de Itaquaquecetuba a renovação Licença Operação , para fabricação de peças automotivas, sito à Rua do Aluminio nº 203 – Parque Industrial - Itaquaquecetuba - S.P.

CIDADES 6 | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 |
da Itapress circulam com pneus carecas Por Tatiana
BRUNO ARIB
EXERCÍCIOS 2022 2021 RECEITAS OPERACIONAIS Recursos de Convênios e Subvenções Recursos SMADS 04 - 120.327,76 Recursos Federais - 36.000,00 Recursos Estaduais - 10.800,00 Recursos Municipais - 72.000,00 Outras Receitas advindas dos recursos - 1.527,76 Custos dos Projetos SMADS 04/2021 (31.066,08) (120.327,81) Gastos com pessoal e encargos sociais (31.066,08) (96.948,92) Outros Gastos de Custeio (23.378,89) Recursos SMADS 05 236.664,12 79.052,91 Recursos Federais 43.500,00 Recursos Estaduais 40.000,00 44.990,64 Recursos Municipais 132.500,00 30.825,36 Outras Receitas advindas dos recursos 20.664,12 3.236,91 Recursos SMADS 04 e 05 (anos anteriores) -Recursos do ano anterior 19.757,11 1.215,00 Custeio pago (19.757,11) (1.215,00) Custos dos Projetos SMADS 05 (210.866,30) (79.148,91) Gastos com pessoal e encargos sociais (168.895,60) (74.258,50) Outros Gastos de Custeio (41.970,70) (4.890,41) Recursos de Emenda Parlamentar 95.657,05 Recursos compra de bens duraveis 95.390,00 Outras Receitas advindas dos recursos' 267,05 RECEITAS SOCIAIS E COM EVENTOS 63.439,63 45.009,67 Contribuições de associados 10.090,00 11.055,00 Doações e patrocínios em dinheiro 5.496,54 500,00 Receitas com eventos 607,00 1.291,54 Receitas de bazar e artesanatos 41.740,67 31.668,48 Receitas por alienação de bens móveis - 320,00 Receitas de arrecadações diversas 5.505,42 174,65 RECEITAS COM GRATUIDADE 44.930,00 19.400,00 Bens recebidos em doação 44.930,00 19.400,00 RESULTADO BRUTO OPERACIONAL 198.758,42 64.313,62 DESPESAS OPERACIONAIS (90.529,50) (31.887,48) despesas de correios (58,00) (41,45) Manutenção predial (2.460,00) (1.032,52) Manutenção de móveis e utensílos (2.912,00) (220,00) Despesas com veículos (586,64) (20,00) Seguro do veículo (5.025,78) (2.912,00) Impostos e taxas (4.069,20) (641,28) Despesas bancárias (1.457,97) (2.702,54) Material de consumo (1.194,90) (379,50) Outras despesas (9.977,70) (843,20) Telefone e internet (4.028,46) (1.715,36) Despesas com atividades socioculturais (4.105,33) (1.259,63) propaganda e publcidade (540,00) (400,00) salários e encargos trabalhistas (48.173,52) (12.050,00) ajuda de custo (5.790,00) Serviços de terceiros (150,00) (7.670,00) DESPESAS COM GRATUIDADE (44.930,00) (19.400,00) Atividades filantropicas (44.930,00) (19.400,00) OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 67.946,12 25.453,86 Receita de aplicação financeira 1.041,58 1.236,17 Nota Fiscal Paulista 40.631,12 21.754,58 Recuperação de despesas diversas 25.353,38 142,00 Receita de venda de recicláveis 920,04 2.321,11 OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS (24.156,94) (24.156,94) Depreciação do Exercício (24.156,94) (24.156,94) Déficit do Exercício Superávit do Exercício 107.088,10 14.323,06 Reconhecemos a exatidão da presente Demonstração de Resultados do Exercício encerrado em 31/12/2022,
Superávit no exercício de R$ 107.088,10 (cento e sete mil e oitenta e oito reais e dez centavos) Biritiba Mirim, 31 de Dezembro de 2022 Instituto Reviver de Biritiba Mirim Beatriz Teodoro da Silva Prado Rodmilson Germano da Silva Presidente Contador 1SP198100/O-1 INSTITUTO REVIVER DE BIRITIBA MIRIM CNPJ 04.954.880/0001-96 BALANÇO SOCIAL Exercício encerrado em 31/12/2022 ATIVO PASSIVO 2022 2021 2022 2021 ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE 19.757,11 13.506,02 Disponibilidades 17.626,15 78.644,00 Valores a pagar 13.506,02 Caixa 512,86 161,74 Valor a pagar -Bancos Conta Movimento 17.113,29 78.482,26 Valor a pagar TC 04/202119.757,11 13.506,02 Valores a receber 30.000,00doacoes recebidas para réditos30.000,00ATIVO PERMANENTE 527.181,59 381.563,90 PATRIMÔNIO SOCIAL 555.050,63 446.701,88 Moveis e Utensílios 22.490,00 10.479,00 Edifício sede 552.956,34 483.138,76 Patrimônio social 454.588,54 454.588,54 Veiculos 117.802,81 39.802,81 Déficit acumulado (6.626,01) (22.209,72) Equipamentos 23.745,35 13.799,30 Superávit do exercício 107.088,10 14.323,06 (-) Depreciação acumulada (189.812,91) (165.655,97) TOTAL DO ATIVO 574.807,74 460.207,90 TOTAL DO PASSIVO 574.807,74 460.207,90 Reconhecemos a exatidão do presente Balanço Social do Exercício encerrado em 31/12/2022, cujo total do Ativo e do Passivo corresponde a R$ 574.807,74 (Quinhentos e setenta e quatro mil e oitocentos e sete reais e setenta e quatro centavos e um Superávit Líquido do Exercício corresponde a R$ 107.088,10 (cento e sete mil e oitenta e oito reais e dez centavos) Biritiba Mirim, 31 de Dezembro de 2022 Instituto Reviver de Biritiba Mirim Instituto Reviver de Biritiba Mirim Beatriz Teodoro da Silva Prado Hernani de F. Prado P. Garcia Rodmilson G. Silva Presidente Tesoureiro Contador CRC 1SP198100/O-1
com um
PROBLEMA Shibata atrai trânsito de caminhões LAERTON SANTOS

Confira o “Raio-X” da atuação dos vereadores de Poá na primeira metade do mandato

Desde o início de 2023, quando os eleitos nas últimas eleições municipais iniciaram a segunda metade de seus mandatos, a GAZETA lançou uma série de reportagens sobre as atuações dos vereadores das cidades do Alto Tietê, começando por Itaquaquecetuba, Arujá e Suzano. Nesta semana, no entanto, o parlamento analisado é o de Poá.

Para que não haja qualquer dubiedade sobre preferências políticas ou partidárias em relação aos 17 vereadores poaenses, o ranqueamento foi feito de forma quantitativa, levando em consideração os números referentes às três principais prerrogativas de um mandato parlamentar, ou seja, os Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos apresentados.

1º - Lucas Ferrari (PSC)

3º - Rogério Mathias (PTB)

4º - Tio Deivão (PL)

5º - Diogo Pernoca (PTB)*

6º - Márcio da Ranni (PRB)

7º - Welson Lopes (PL)

8º - Marcílio Duarth (PL)

9º - Saulo Dentista (União Brasil)

10º - Fabrício Brasa Chopp (PSDB)

11º - Edevaldo Gonçalves (PRTB)

12º - Jilmara Kirino (Avante)

13º - Patricia Bin (PSDB)

14º - Beto Melo (Solidariedade)

15º - Emerson Dentinho (PTB)

16º - Saul Souza (AVANTE)

O primeiro, como o próprio nome diz, se trata das propostas feitas pelos vereadores para que seja implementada uma nova lei municipal; o segundo diz respeito a um recurso utilizado no poder legislativo para demandas mais simples, que não precisam de uma lei especí ca ou licitação; por último, o terceiro é a ferramenta utilizada para exigir respostas do poder Executivo, que tem até 15 dias para responder, sob risco de ser penalizado.

PARTICIPE E APRENDA COMO SE ESCREVE O FUTURO.

AULA NA CÂMARA

NOTAS DA REDAÇÃO

- Somando os dados correspondentes a 2021 e 2022, os 17 vereadores que passaram pela Câmara de Poá apresentaram 121 projetos de lei, uma média de 5 por mês; o número total de indicações é de 1.981, média de 82,5 por mês, enquanto requerimentos foram 340, média mensal de 14,1; - O vereador Diogo Pernoca (PTB) ocupou, em 2021 e 2022, o cargo de presidente da Câmara.

Visitar a Câmara Municipal e assistir a uma aula sobre o trabalho dos vereadores é fundamental para transformar alunos em cidadãos atuantes na vida política da cidade e do país.

O trabalho do prefeito passa pela Câmara, onde ele é analisado para que sejam aprovadas as mais importantes decisões da prefeitura.

Também é na Câmara que os vereadores escolhidos pela população criam leis para melhorar a vida de todos.

Aproveite essa aula de cidadania.

Ligue (11) 4798-9500 e agende hoje mesmo a visita de sua escola.

PARLAMENTO 7 | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 |
DE OLHO NAS CÂMARAS CONFIRA A QUARTA REPORTAGEM DA SÉRIE SOBRE OS PARLAMENTOS DA REGIÃO
www.cmmc.com.br
Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br 2º - Edinho do Kemel (Podemos)
17º - Fabio Suru (PROS) Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projeto de Lei Projeto de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projetos de Lei Projeto de Lei Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicações Indicação Indicações Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Requerimentos Total: 650 Total: 260 Total: 217 Total: 204 Total: 201 Total: 155 Total: 108 Total: 100 Total: 93 Total: 90 Total: 85 Total: 75 Total: 68 Total: 52 Total: 37 Total: 36 Total: 10 2 13 19 3 9 10 1 1 5 6 2 18 9 13 2 7 1 640 212 109 196 170 122 103 96 65 71 50 41 39 30 29 1 7 8 35 89 5 22 23 4 3 23 13 33 17 20 9 6 28
2

INACEITÁVEL O PAI DE UMA ALUNA DO 9º ANO AGREDIU O COLEGA DELA, QUE, ANTES, FOI XINGADO PELA GAROTA DE “PRETO F...DO”

Família racista agride verbal e fisicamente adolescente em escola estadual de Arujá

O estudante Fábio Felipe Rodrigues Paschoal, do 9º ano, foi xingado por uma colega de classe de “preto fo...do” durante sua aula de Artes, na Escola Estadual Doutor Renê de Oliveira Barbosa, em Arujá. Não bastasse a atitude racista e preconceituosa da garota, o pai dela entrou na escola e agrediu sicamente Felipe, enquanto ele bebia água no pátio. O ato de racismo da adolescente e a postura inaceitável de seu pai aconteceram no dia 22 de março.

A adolescente, cujo nome é Samara, além de ter cometido ato de racismo, preconceito e discriminação social em sala de aula, ameaçou o colega dizendo que “o seu está guardado”.

Tudo começou quando os alunos estavam realizando um trabalho em grupo, na aula de Artes. De acordo com Fábio, Samara pediu para ele acessar a internet, pelo celular dele, para fazerem pesquisa, mas Fábio falou que não tinha crédito. Foi quando Samara, segundo ele, disse: “Você é um preto,

pobre, cheio de espinhas, tem um celular e não tem crédito. Preto fo...do.”

“Meu lho, óbvio, cou chocado com aquilo e se defendeu com palavras. No intervalo, meu lho foi beber água, ele estava no bebedouro quando, de repente, foi agredido pelas costas, arremessado contra a parede”, relata o advogado Fábio Cesar Paschoal, pai do garoto, se referindo à brutalidade de Fernando Oliveira dos Santos, pai de Samara.

“Ele invadiu o pátio da escola e agrediu o Fábio com socos, ombreadas e o ameaçou dizendo que iria matá-lo”, denuncia Paschoal. “Ele falou assim: ‘Você teve um desentendimento com a minha lha, eu vou matar você.’ Uma ameaça grave. Foi lavrado um boletim de ocorrência, crime por ameaça, consumado e crime por lesão corporal, consumado”, completa Paschoal.

Paschoal está indignado por não saber porquê ninguém da escola prestou atenção no momento em que o agressor entrou no pátio. “O agravante é que ele teve acesso à escola. Como? De que forma? Isso que me deixou muito inseguro, porque você leva seu lho para a escola e acredita que tem o mínimo de segurança para a criança que está estu-

dando, que está sob a tutela da escola.”

Os fatos foram registrados por câmeras de segurança, as imagens são de responsabilidade da escola e serão disponibilizadas mediante autorização judicial. Segundo consta no B.O. feito pelo Conselho Tutelar de Arujá – ao qual a GAZETA teve acesso – a escola Doutor Renê de Oliveira Barbosa acionou a GCM, a PM e o Conselho Tutelar.

“Conforme relato do Conselho Tutelar, o pai da aluna Samara confessou que se excedeu e que agrediu e ameaçou o Fábio”, diz Paschoal, que irá tomar as medidas judiciais cabíveis contra o agressor de seu lho.

Salesópolis realiza o 2º festival de Cachaça, Leitão e Mel nos dias 14, 15 e 16 de abril

O outono chegou e, com ele, o 2º festival da “Cachaça, Leitão e Mel”. Programado para começar na próxima sexta-feira (14), o evento vai levar agitação para a Estância Turística até o domingo (16).

“Mês de abril é mês de festa em Salesópolis. Teremos as melhores cachaças de Salesópolis e de toda a região, além de comidas típicas e muita música raiz”, convida o prefeito Vanderlon Gomes (PL).

VARIEDADES 8 | GAZETA REGIONAL | 08 a 14 de abril de 2023 |
REPRODUÇÃO
LUTA POR JUSTIÇA Fábio Paschoal é o pai da vítima
BRUNO ARIB
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.