Gazeta Regional - Edição 469

Page 1

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 14 | NO 469 | 01 A 07 DE ABRIL DE 2023 DIRETOR: LAERTON SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Aos 74 anos, Suzano avança
modelo
A PLENO VAPOR Cidade celebra 74 anos de emancipação político-administrativa em meio a obras, com destaque para os avanços na área da saúde; confira reportagens especiais sobre o município P.6a9 BRUNO ARIB Pedro Ishi É destaque na saúde P.7 Vanderlon vai presidir Comitê P.11 PA de Arujá recebe boa avaliação P.5 Nova Mogi chega à Rua Thuller P.3 SUZANO CBHAT SAÚDE ASFALTO Vereador de Ferraz suspeita que a ATT não cumpre contrato P.10 BRUNO ARIB BRUNO ARIB BRUNO ARIB
como cidade
para o Alto Tietê

EDITORIAL

Sem tabu nas escolas. Já!

Quando acontecem tragédias como os atentados na escola Raul Brasil, em Suzano, e o mais recente, na omazia Montoro, toda a sociedade, em meio ao horror, tenta encontrar os motivos que levam crianças a cometer tais atos de monstruosidade.

Não raramente encontram o chamado bullying, jogos vio-

lentos ou lmes como bodes expiatórios, mas há uma discussão muito mais profunda a ser feita.

Em todos esses episódios, é possível notar um padrão: todos autores são garotos brancos que acabam canalizando suas frustrações sociais em discursos – e, por m, atos – de ódio. São jovens que custam a acei-

UM SALVE PRA RAPAZIADA!

tar que suas masculinidades brancas não os dão, por si só, aquilo que eles acreditam que merecem.

É claramente necessário um maior acompanhamento psicológico aos estudantes, mas nada surtirá efeito enquanto não houver uma drástica mudança na lógica escolar. Toda vez que coloca-se em debate

A presente edição desta maltrapilha coluna invertebrada será dedicada às pessoas mediocráticas, subjetivamente qualificadas e onixidáveis do Alto Tietê e do Brasil, que, com sua omildade e simpricidade, fazem um trabalho magnifico quando se trata de fazer merda. Esta é uma ode àquelas pessoas helps, que vieram do nada e hoje não tem p*** nenhuma também. São elas que nos movem e sem elas não seríamos nada. Salve!

A RAINHA DA COCADA PODRE

E por falar em pessoa subjetivamente qualificada, a política está repleta delas, como pode se ver no parlamento da sempre charmosa cidade de Guararema, por exemplo. Principalmente em sua presidência atual. Tudo bem que a Cidade Natal e, principalmente, sua população são de nível de primeiro mundo, mas não justifica alguém que não chega a quatro dígitos de votos agir como a rainha da Inglaterra. Assim fica difícil...

A RAINHA DA COCADA PODRE II

Tal qual a coroa britânica, há certas coisas que são passadas de geração para geração, como a incapacidade de manter a humildade enquanto ocupa um cargo público. Assim como seu pai, que só conhecia a simpatia até o momento que chegou à Câmara, a cantora das multidões esqueceu das multidões a partir do momento que tomou posse. Algumas pessoas confundem o palanque com o pedestal, mas quanto mais alto, maior a queda. Amém?

DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP

um modelo mais libertário de educação, brotam de todos os cantos reacionários bradando que se trata de “doutrinação”, “ideologia de gênero” e coisas do tipo. Esquecem-se (ou ignoram), no entanto, que o ambiente escolar é o berço da sociedade e, para formar cidadãos, deve se tornar um local de debate li-

ELE VOLTOU

vre e celebração da diversidade e do pensamento crítico. “Às vezes não dá para ser didático tendo que quebrar o tabu e os costumes frágeis das crenças limitantes”, já disse o poeta. Urge que o ambiente escolar seja aberto para a sociedade. Que nele nasça o Brasil necessário, plural e diverso, com Jesus, Buda, Maomé e Exú. Já!

Depois de passar três meses nos EUA fazendo a mesma coisa que fazia no Brasil – nada que preste –, o ex-presidente e autointitulado “capitão do povo”, Jair Bolsonaro, voltou a solo brasileiro e foi recepcionado por meia dúzia de gato pingado no aeroporto. O imorrível ainda foi reclamar do atual governo não ter dado carro blindado para ele passear. Esquenta não, logo logo chega um blindado para buscar: o camburão.

AGORA VAI?

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhado do deputado André do Prado, recebeu nesta semana a confirmação do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, destacando que o governador Tarcísio de Freitas liberou o chamamento para contratação da empresa que vai gerir o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), que funcionará no complexo do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano.

RECADO À SPMAR

O pagamento da tarifa de pedágio com cartão por aproximação já é uma realidade em 52% das praças de pedágio das rodovias concedidas do Estado de São Paulo, sob gestão de 20 concessionárias e fiscalizadas pela Artesp. Na região, entretanto, a empresa SPMAR insiste no atraso e não oferece a tecnologia no trecho leste do Rodoanel. Está na hora da empresa se adequar ao mundo moderno.

REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes, Tatiana Silva e Will Siqueira

COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento

FOTOGRAFIA: Bruno Arib

EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 | TELEFONES (11) 4255-3070 | (11) 99508-6950 (11) 99916-5804 E-MAIL
reportagemgazetaregional@gmail.com ANO 15 | NO 469 | 01 A 07 DE ABRIL DE 2023
reportagem@leiaogazeta.com.br
A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO. ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
DIVULGAÇÃO

Clientes da NotreDame reclamam de atendimento ruim no Hospital Santana

“Está uma porcaria, como sempre.” Essa foi a primeira frase dita pela cabeleireira Iara Shibakura, 49, quando abordada pela GAZETA na terça-feira (28). O alvo de sua contundente crítica é o Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, que é gerido pela NotreDame Intermédica.

Nas últimas semanas, o nome da operadora ganhou grande repercussão na cidade por conta do processo licitatório que garantiu à empresa um novo contrato com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Mesmo sob críticas de servidores municipais, a empresa continuará responsável pelo plano de saúde que atenderá aos cerca de 6 mil servidores públicos municipais da prefeitura, Semae, Iprem e Cresamu. O valornal do contrato cou em R$ 45.858.120,00 (R$ 490,00 por família).

Após receber relatos de leitores sobre o mau atendimento no já referido hospital, a reportagem então foi ao local para ouvir os pacientes, como a própria Iara, que estava acompanhando sua prima.

Também cliente da NotreDame, a cabeleireira falou que o atendimento ali é sempre demorado e as atendentes não costumam tratar os pacientes com educação. De acordo com ela, o maior motivo de sua revolta, no entanto, foi o tratamento dado a seu lho.

Ela conta que ele, por uma infecção no pé, precisou recorrer frequentemente ao hospital desde 2018 para fazer um tratamento que não foi efetivo –tanto que resultou na amputação do membro, em 2021. Na ocasião, ela conta que ele passou 19 dias internado e, neste

EM XEQUE Hospital Santana foi incorporado à NotreDame

Maior programa de pavimentação de Mogi chega à Rua Thuller

A partir da próxima segunda-feira (3), o Programa Nova Mogi Pavimentação chega à Rua uller, no distrito de Brás Cubas. Os trabalhos de recuperação das guias e sarjetas se iniciam no trecho a partir da Rua Santa Adelaide. Posteriormente, será feita a fresagem do asfalto antigo para a implantação da nova massa asfáltica.

Paralelamente, no Jardim Camila, as obras de melhorias continuam na

período, só recebeu a visita do médico depois dela ir à ouvidoria do hospital.

Depois da experiência traumática, a família optou por continuar o tratamento em outro lugar e encontrou diculdades até para isso. Segundo ela, quando solicitado o laudo para fazer a mudança, o médico responsável alegou que nunca havia atendido o rapaz. O documento só foi liberado depois de ela conseguir provar que não era verdade.

MAIS CRÍTICAS - Outro grave relato foi o de Kelly Cristina Duarte, 43, uma consultora comercial que levava sua so-

brinha para um atendimento. De acordo com ela, o tempo de espera na pediatria é sempre grande e frequentemente as atendentes justi cam a demora com uma suposta queda no sistema.

Na data em questão, ela relata uma espera de quatro horas até o atendimento.

Outra reclamação foi sobre uma “má vontade” da equipe médica, que, segundo ela, costuma tirar longos horários de almoço e já chegou até a reclamar de ter de atender.

“Outro dia minha irmã trouxe minha sobrinha passando mal às 1h da manhã e a médica perguntou o que ela

O que diz a Notredame

Procurada para se posicionar acerca das acusações, a NotreDame enviou nota:

“Nos últimos meses, marcados por questões de sazonalidade, como excesso de chuva e amplitude térmica acentuada, é comum haver aumento nos atendimentos de pacientes com síndromes respiratórias na Região do Alto Tietê, a exemplo de viroses. O tempo de espera na Pediatria do hospital pode ser eventualmente maior que o habitual, em virtude da alta demanda dos pacientes.

O compromisso da unidade é sempre prestar a melhor assistência aos clientes. Por isso, também orienta que medidas de atenção à saúde básica, além do trabalho preventivo de profissionais da saúde, são fundamentais para conter as doenças que causam esse quadro clínico.”

estava fazendo levando uma criança àquela hora, sendo que minha irmã trabalha o dia inteiro e trouxe na hora que a criança passou mal. É horrível mesmo”, conta.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.

Avenida José Glicério de Melo. Após as intervenções no sistema de drenagem, a via passa pela recuperação asfáltica.

Para a execução segura e mais rápida destes serviços, será preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Por isso, os motoristas precisam ter atenção - todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.

Os ônibus que cumprem itinerário nas duas regiões também adotarão rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

“Iniciaremos na próxima semana os trabalhos na Rua uller, importante corredor viário do distrito de Brás Cubas e para quem mora no Jardim Universo. Ainda em abril, conforme as condições climáticas, pretendemos avançar com o Nova Mogi Pavimentação na Avenida São Paulo, no Socorro. Considerando que a malha asfáltica do município é muito antiga, este Programa é fundamental para a segurança viária e a uidez do trânsito na cidade”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 |
DENÚNCIA À GAZETA, PACIENTES RELATAM DEMORA INEFICIENCIA E MÁ VONTADE NO SERVIÇO, QUE É PAGO PROGRAMA O NOVA MOGI TEM INVESTIMENTO TOTAL DE R$ 205,9 MILHÕES E VAI ATENDER MAIS DE 150 VIAS
DIVULGAÇÃO PMMC
“O tempo de espera na pediatria é sempre grande e a desculpa é sempre o sistema”
Kelly Cristina, consultora
FOTOS: LAERTONSANTOS
QUESTÃO DE PRIORIDADE Programa da prefeitura avança na cidade

IMPORTÂNCIA ESTUDO VAI TRAÇAR METAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Moradores de Santa Isabel podem opinar na revisão do Plano Diretor da cidade

No próximo dia 10, a Prefeitura de Santa Isabel realizará uma oficina de diagnóstico participativo sobre a revisão do Plano Diretor. O encontro – aberto ao público - terá início às 18 horas e acontecerá na Câmara Municipal. O tema da reunião é “A cidade que temos” e o objetivo do encontro é traçar um diagnóstico de como o município é atualmente.

Nesta primeira etapa de discussão, Prefeitura e empresa contratada para realizar a revisão e atualização do plano se reunirão com a população para orientar a comunidade sobre as etapas do processo e também ouvir os anseios populares.

A temática do encontro visa que a população fale sobre a atual situação do município, abordando aspectos como: re-

População pode participar de reunião marcada para o dia 10, na Câmara Municipal

cursos hídricos, saneamento básico, educação, habitação, meio ambiente, entre outros assuntos.

Prefeitura de Ferraz intensifica operação Tapa-Buraco

Os munícipes poderão se manifestar por meio de dinâmicas em grupo, valorizando o olhar dos moradores de Santa Isabel.

O prefeito Carlos Chinchilla (União) ressalta que “a participação popular é muito importante nesse processo que ajudará a de nir o futuro do município.”

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos realizou mais de 1,5 mil Operações Tapa-Buraco desde o início do ano em diversos bairros do município. Na quinta-feira (29), a região da Vila São Paulo recebeu as correções na via. Ao todo, mais de 500 operações são concluídas ao mês.

A ação visa proporcionar melhores condições nas vias com a recomposição asfáltica e as demandas de trabalho são divididas conforme a prioridade e solicitação dos munícipes. Vale ressaltar que as manutenções são realizadas diariamente. São diversos profissionais do Serviços Urbanos que, semanalmente, executam várias ações de zeladoria.

CIDADES 4 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 |
DE OLHO NO FUTURO O Plano Diretor define a forma como o município vai se desenvolver pelos próximos 10 anos Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br LAURA RAMOS / SECOM FERRAZ

População de Arujá está satisfeita com os serviços do Pronto Atendimento

Que a saúde pública do Brasil enfrenta diversos desa os, não é segredo pra ninguém. A falta de médicos, leitos, demora no atendimento e falta de investimento são as principais causas que geram a superlotação e a precariedade no serviço prestado à sociedade. Em contrapartida, Arujá tem se destacado no quesito saúde pública, mais precisamente no Pronto Atendimento do Hospital Municipal Dalila Ferreira Barbosa.

A equipe da GAZETA esteve no local e conversou com os pacientes que aguardavam atendimento. Os moradores teceram elogios à unidade e a rmaram que, mesmo com convênio médico, preferem utilizar o atendimento público.

“Eu tenho convênio médico, e pre ro utilizar o público. Aqui o atendimento é rápido. O paciente faz os exames necessários na hora, sem muita demora”, comentou a moradora Patrícia de Oliveira.

Os arujaenses foram unânimes ao opinar na questão do atendimento que vem sendo prestado aos munícipes no Pronto Atendimento: “Antigamente era bem ruim, acredito que essa mudança se deu pela gestão do atual prefeito, ele conseguiu melhorar bem o atendimento”, comentou o morador Claudecir Moraes.

REFERÊNCIA

Pronto

Atendimento é o principal serviço de saúde de Arujá

De acordo com os dados disponibilizados pela superintendente do Hospital Municipal da Liga Ferreira Barbosa, Priscila Araújo, só em janeiro e fevereiro deste ano já foram realizados 12.220 atendimentos.

No período, o índice de satisfação nos atendimentos médico, enfermagem, recepção, serviço social e nutrição foi positivo, a nal, 67,83% das pessoas ouvidas a rmaram estar satisfeitas com o serviço prestado, 2,67% se mostraram insatisfeitos e 29,57% não responderam.

O índice abrange ainda os serviços de agilidade, educação, sinalização e limpeza. Monitorado no mesmo período, também fechou com resultado positivo. 70% das pessoas consultadas se mostraram satisfeitas, 2,17% insatisfeitas e 27,80% não responderam.

PARCERIA – A parceria entre a Amis (Associação Missão Integral Semear de Gestão em Saúde), OSS (Organização Social) sem ns lucrativos que assumiu a gestão do Hospital em julho do ano passado, junto da Secretaria Municipal de Saúde, também foi um dos fatores que auxiliaram a melhorar o desempenho da unidade.

“Sem dúvida, a boa gestão do hospital é resultado de um

trabalho realizado em conjunto entre a Amis e a Secretaria de Saúde de Arujá, que muito nos auxilia em todos os aspectos do atendimento, o que proporciona uma melhoria contínua. Também investimos constantemente na infraestrutura do hospital, com mobiliários novos, quartos reformados e iluminação adequada”, explicou Priscila Araújo. Ainda segundo a superintendente, a melhora no

atendimento se deu a diversos fatores, como: a contratação de novos pro ssionais, ampliação do número de ambulâncias, aquisição de novos equipamentos e atualização do sistema de atendimento.

Já a Secretaria de Saúde afirmou que, de sua parte, a Prefeitura de Arujá tem buscado cada vez mais implantar novidades que auxiliem no fluxo de atendimento e que tem impactado no tempo de espera.

“A gestão do prefeito Luís Camargo tem buscado a implantação de novos fluxos de pacientes e novos protocolos de atendimentos - protocolo de Urgência/Emergência e protocolo de classificação Manchester, exigindo que ele funcione corretamente”, explicou em nota.

COMER, COMER DR. CAMARGO AFIRMA QUE ATÉ MAIO

Arujá se prepara para ser um dos polos gastronômicos do estado de São Paulo

A Prefeitura de Arujá, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, está investindo pesado na criação de seu polo gastronômico, o qual já tem cadastrado mais de 600 empresas registradas como restaurantes, bares ou similares e que estão catalogadas no guia de turismo da cidade.

O prefeito Luís Camargo (PSD), o Dr. Camargo, tem como prioridade para este ano alavancar o turismo gastronômico em Arujá. Para tanto, a prefeitura segue trabalhando nas reformas da Avenida Amazonas, uma das principais da cidade nesse quesito, e nas reformulações

da Vila Gastronômica de Arujá. Ambas estão recebendo melhorias para melhor atender os munícipes e turistas da região. De acordo com Renan Lucena, secretário de Turismo de Arujá, ambas serão entregues ainda neste semestre. “Arujá possui diversos pontos gastronômicos espalhados pela cidade, tanto na área urbana quanto na rural, e boa parte desses comércios estão incluídos no nosso Guia Municipal de Turismo, que pode ser acessado através do site www.visitearuja.com.br”, pontuou.

Cidade investe em espaços para fomentar o turismo gastronômico

“Vamos entregar a nossa Vila Gastronômica simultaneamente com o Espaço Gourmet Amazonas (na Avenida Amazonas); vamos entregar esses dois espaços buscando fomentar o turismo gastronômico na cidade e ter locais para as famílias passearem num sábado e domingo à tarde, comer lanche, tomar sorvete. Essas duas praças [de alimentação] serão relevantes.”

Dr. Camargo garante que no início de maio, no máximo, irá nalizar a Vila Gastronômica.

O ímpeto do prefeito de Arujá em transformar a cidade em um polo regional de turismo gastronômico está alinhado com os propósitos do Governo de São Paulo, que, na quarta-feira (29), lançou um conjunto de ações de fomento ao turismo gastronômico e rural do Estado.

PARCERIA PREFEITURA DE ARUJÁ E AMIS RECEBEM AVALIAÇÃO POSITIVA EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO
GASTRONÔMICA ESTARÁ ABERTA
TURISMO
A VILA
AO
FOTOS: BRUNO ARIB
5 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 | CIDADES |
“Acredito que a mudança se deu pela gestão do atual prefeito, ele conseguiu melhorar bem”
Claudecir Moraes
VISÃO O prefeito de Arujá entende que a cidade deve explorar o setor LAILSON NASCIMENTO

PRIMÓRDIOS FERNANDO VAREJÃO VIVE NA CIDADE DESDE QUE ELA AINDA ERA UM DISTRITO DE MOGI

VIVENDO A HISTÓRIA: comerciante acompanhou os 74 anos da cidade

Suzano completa 74 anos de sua emancipação político-administrativa neste domingo (2) e haverá uma série de eventos que serão realizados durante todo o mês de abril. Antes do dia 2 de abril de 1949, Suzano pertencia a Mogi das Cruzes, e, por ser uma cidade nova, possui suzanenses que são mais antigos do que ela própria. Um desses moradores é o comerciante Fernando Teixeira Varejão, de 78 anos, que se mantém em atividade.

O lho de um português tinha quatro anos quando Suzano se desvinculou de Mogi. Nascido em uma área rural do município (região do Miguel Badra), passou sua infância e adolescência na roça com seus pais e irmãos, fazendo vinho, de forma tradicional, isto é, pisando com os pés em cima das uvas.

RAIZ Comerciante possui 78 anos, isto é, nasceu antes da emancipação de Suzano

“A gente fazia vinho, faço até hoje. A gente pisava com o pé, lá na roça, agora, a gente faz com as mãos”, con rmou Varejão, relatando também uma curiosidade: “Meu pai obrigou nós a beber vinho a partir dos dois anos de idade. Ele falou: ‘Vocês vão aprender a beber comigo, para não

aprender com seus colegas e carem tudo pinguço!’”

Varejão é casado, tem um casal de lhos, os quais já não moram em Suzano (a lha vive na Inglaterra e o lho em São Paulo), é avô e nunca pensou em sair de Suzano, onde mantém em funcionamento sua mercearia.

Fernando Varejão se lembra da época em que era possível nadar no Rio Tietê

O comerciante diz que está em seu estabelecimento para bater um papo – ele gosta de conversar, curte uma

prosa. E ele adorou relatar à reportagem um pouco da sua experiência de vida. “Quando a gente vivia no sítio, nadava no Rio Tietê, pescava no Rio Tietê e bebia água do Rio Tietê, em Suzano mesmo.”

Por jamais ter saído de Suzano, Varejão acompanhou todas as mudanças que aconteceram nessas mais de sete décadas de “independência” do município e, segundo ele, o município é um ótimo lugar para viver.

SUZANO NA HISTÓRIA – O suzanense é um dos poucos homens ainda vivos que estiveram no momento exato da retirada do ex-presidente João Goulart (Jango) da presidência, pelos militares, no Golpe Militar de 1964. “Depois dos 18 anos, fui para o quartel, engenharia de Pindamonhangaba; até no dia que foi para tirar o João Goulart do Rio de Janeiro, nós fomos todos armados”, contou.

SUZANO 74 ANOS 6 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 | ESPECIAL
LAILSON NASCIMENTO
Estamos muito orgulhosos em participar das principais conquistas desta querida cidade

Com Pedro Ishi, Saúde de Suzano recebe equipamentos que revolucionam o setor

reportagem@leiaogazeta.com.br

No aniversário de 74 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, que é comemorado no domingo (2), a população tem muito que comemorar no que se refere à área da saúde. Comandada por Pedro Ishi desde 2021, a Secretaria Municipal de Saúde vem revolucionando o setor, com destaque para a recém-inaugurada UPA do Jardim Revista.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o próprio secretário anunciaram um pacote de novidades para Suzano durante a cerimônia de inauguração da UPA, inaugurada no dia 18 de março. Entre importantes avanços para a saúde municipal, um dos destaques está na região sul, que passará por uma importante reestruturação com novos prédios públicos e serviços nos próximos meses.

Na ocasião, Ashiuchi anunciou um estudo em curso para criação de uma UPA no distrito de Palmeiras. O equipamento visa oferecer atendimento geral e emergencial de 24 horas

PRIORIDADE A gestão do prefeito

Rodrigo Ashiuchi deu um salto de qualidade na Saúde de Suzano

à população na região, evitando que os moradores desta área precisem de grandes deslocamentos ao centro para resolução de suas demandas médicas.

O chefe do Executivo suzanense ressaltou, também, que a partir do mês de maio, o Pronto Atendimento Muni-

cipal (PA) de Palmeiras iniciará também a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, algo possível graças aos trabalhos de revitalização que vêm sendo conduzidos na unidade.

Ashiuchi ainda atualizou sobre os avanços de duas Uni-

O secretário de Saúde faz questão de manter contato direto com a equipe

dades Básicas de Saúde (UBS) planejadas na região do centro expandido de Suzano. A pri-

meira, construída do zero, será localizada no bairro Parque do Colégio, nas imediações do bairro Cidade Edson, visando atender cerca de 10 mil pessoas e desafogar o uxo da região. A construção deve ser instalada na Rua Inácio Garcia, com início das obras programadas para maio e estimativa de conclusão dentro de um ano. Serão investidos mais de R$ 1 milhão por meio de recursos do Governo do Estado.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, comentou que todas estas melhorias exibem o avanço contínuo de Suzano.

“O investimento, o trabalho e todo o nosso empenho é para que tenhamos grandes novidades ao povo suzanense. Esta UPA do Jardim Revista, por exemplo, traz muitos benefícios aos mais de 110 mil moradores da região norte, mas pensamos também na região sul, uma área cuja saúde vem sendo reestruturada para melhor atender a população local”, pontuou.

Nas próximas edições, a GAZETA vai detalhar as novidades que estão quali cando a área da saúde.

7 portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 | SUZANO 74 ANOS | SUZANO
uma
É
grande satisfação fazer parte do desenvolvimento de uma cidade pujante e de grandes avanços. Que esta história continue prosperando e garantindo muitos motivos para a população se orgulhar!
uma gran arabéns! do Parraabéénns n ! d Parabéns! OBRA ATRÁS DE OBRA DURANTE A ENTREGA DA UPA DA REGIÃO NORTE, PREFEITURA ANUNCIOU NOVOS SERVIÇOS
P É
WANDERLEY COSTA / SECOP SUZANO

As noitadas na região da Rua Nove de Julho estão de volta após a pandemia

A vida noturna de Suzano ficou bastante agitada da metade de 2022 em diante. Durante o período de pandemia, os locais de lazer para amantes da noite – as baladas – ficaram inativos, alguns até fecharam, e os suzanenses ficaram sem opção para sair, se distrair, paquerar etc. Atualmente, porém, as baladas da cidade voltaram a atrair seu público (cada qual tem o seu) e, agora, Suzano conta com a força dos seus estabelecimentos renomados e de outros que foram inaugurados no pós-pandemia.

Dentre as opções para diversão noturna, a cidade possui bares, restaurantes e lanchonetes com música ao vivo. O agito em Suzano acontece na região da Rua Nove de Julho, point principal dos baladeiros da cidade.

Aline Marcelino da Silva mora na cidade e é uma adepta do agito noturno. A turismóloga diz que “sai de vez em quando e percebe que a vida

VEIO

33

to conhecido e frequentado da cidade e trabalha no ramo desde 2008, a rma que a volta dos clientes aconteceu aos poucos, depois da pandemia. “Não está aquele 100% como era antigamente, mas ca por entre 80%, 85%, cada dia é relativo”, avalia Natália.

Estabelecimentos

noturna de Suzano está começando a se reerguer. “Acredito que Suzano, a terra do barzinho, vai dar mais produtividade; antes da pandemia, era mais cheio, mas, agora, a galera está retomando a conança de voltar. Tem bastantes lugares maravilhosos em Suzano”, comenta.

Natália Moraes Patrício, que ocupa o cargo de gerente em um bar/restaurante mui -

Em outro local famoso de Suzano, o gerente José Arlindo da Silva conta como foi inaugurá-lo em 2020, em plena pandemia. “Foi difícil, mas conseguimos. O pessoal foi conhecendo a casa e, hoje, temos um público bem acessível. A vida noturna em Suzano é muito boa.”

O local, que também ca na região da Rua Nove de Julho, recebe, normalmente, de acordo com Arlindo, cerca de 400 clientes. “A média de público, em dia bom, dia de show, varia de 500 a 600 pessoas”, garante.

8 portalgazetaregional.com.br | 01 a 07 de abril de 2023 | GAZETA REGIONAL | | SUZANO 74 ANOS MOVIMENTADOS ESTABELECIMENTOS NOTURNOS NO CENTRO ANIMAM FREQUENTADORES DE BARZINHOS
FOTOS: LAILSON NASCIMENTO da cidade atraem moradores de Suzano e de toda a região do Alto Tietê
TRADIÇÃO O Boteco Helena é um dos mais tradicionais do entorno da Nove de Julho
PARA FICAR
A Adega
possui sede em Guarulhos, mas abriu filial em Suzano

ATT entra na mira da Câmara de Ferraz

Assinado em 26 de agosto de 2021, o termo de contrato nº 190, que autorizou a empresa Alto Tietê Transportes (ATT) a operar o transporte coletivo de passageiros em Ferraz de Vasconcelos prevê, por exemplo, o serviço feito também por micro-ônibus na cidade, mas até a presente data, esse tipo de veículo ainda não foi visto circulando por vias públicas locais. Por isso, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) questionou o governo municipal na sessão da última terça-feira (21). No fundo, o petista quer saber o cialmente quais linhas de ônibus e quantos micro-ônibus estão trafegando na cidade, assim como se a empresa concessionária vem cumprindo o contrato na íntegra. Além disso, no requerimento aprovado, por unanimidade, pelo plenário da

Casa, o vereador solicitou a relação de todos os carros envolvidos na prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros, incluindo ainda o número de placa de cada veículo.

De acordo com o contrato de concessão, a frota operacional inicial contaria com 33 ônibus convencionais e mais 11 micro-ônibus, totalizando 44 coletivos. Por outro lado, o acordo estabelece também que a ATT deveria disponibilizar mais três automóveis comuns como reserva e um micro-ônibus, perfazendo então 48 carros.

O texto preconiza finalmente que os ônibus empregados no transporte coletivo devem ser cadastrados junto à prefeitura e atender a demanda local de forma exclusiva.

O acordo tem validade de 15 anos e um valor de R$ 45 milhões. Por sua vez, a licitação feita em 2021 foi a primeira durante mais de 45 anos de domínio absoluto da então empresa Radial Transportes. Na cidade, são transportados diariamente cerca de 15 mil passageiros em 16 linhas de ônibus. A tarifa custa R$ 5,30.

EM TRAMITAÇÃO

Servidores de Mogi devem ter reajuste salarial de 9%

A Prefeitura de Mogi das Cruzes enviará à Câmara, na próxima semana, o projeto de lei para um reajuste salarial de 9% aos servidores públicos municipais. O percentual contempla um aumento real de 1,68%, além da correção da inflação de 7,32%, medida de janeiro a dezembro de 2022 pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe.

“Nossa proposta era para que o reajuste fosse pago já agora, no início de abril. Mas, como as negociações com o sindicato se estenderam, a folha de março já está fechada e não será possível incluir o reajuste no pagamento do dia 6 de abril. Após aprovação do projeto de lei na Câmara, a diferença será paga na folha seguinte, em maio, de forma retroativa”, explica o secretário municipal de Gestão Pública, Jony Santos.

A recomposição será aplicada sobre os vencimentos de todos os servidores da prefeitura, Semae, Iprem, Cresamu e Câmara Municipal.

Além desta medida, a administração municipal concederá alguns benefícios que foram acordados com o sindicato da categoria, como regulamentação e transparência do pagamento de gratificações, critérios para pagamento de licença-prêmio e regulamentação da lei que alterou o cargo de eletricista, entre outras medidas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ARUCOOPER – COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE ARUJÁ CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE RERRATIFICAÇÃO

1A, 2A E 3A CONVOCAÇÃO.

O PRESIDENTE, SR. PAULO ROGÉRIO MARQUES, NO USO DAS SUAS ATRIBUIÇÕES, CONVOCA OS MEMBROS DA DIRETORIA, CONSELHEIROS E DEMAIS COOPERADOS DA ARUCOOPER - COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE ARUJÁ, PARA COMPARECEREM À ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE RERRATIFICAÇÃO, QUE FARÁ REALIZAR EM SUA SEDE SITUADA A RUA ADHEMAR DE BARROS, Nº 22, QUADRA C, LOTE 11, JARDIM MODELO – ARUJÁ/SP, ÀS 14 HORAS DO DIA 31 DE MARÇO DO ANO DE 2023 EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO, COM 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS SEUS ASSOCIADOS; CASO ESSE NÚMERO NÃO SEJA ATINGIDO, REUNIR-SE-Á EM SEGUNDA CONVOCAÇÃO, ÀS 14 HORAS E TRINTA MINUTOS, COM METADE MAIS UM DOS SEUS ASSOCIADOS, OU EM TERCEIRA CONVOCAÇÃO, ÀS 15 HORAS COM O MÍNIMO DE 10 ASSOCIADOS. PARA EFEITO DE QUÓRUM, O NÚMERO DE COOPERADOS APTOS A VOTAR É 21. PRIMEIRAMENTE, SERÃO DELIBERADOS ASSUNTOS DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, PARA TRATAR DA SEGUINTE ORDEM DO DIA:

A) PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO, COMPREENDENDO BALANÇO GERAL DO EXERCÍCIO DE 2021 E 2022 DAS CONTAS DE SOBRAS E PERDAS, PARECER DO CONSELHO FISCAL E DO RELATÓRIO DA DIRETORIA, DOCUMENTOS ESSES QUE ESTÃO À DISPOSIÇÃO DOS ASSOCIADOS, EM SUA SEDE SOCIAL;

B) ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL PARA O MANDATO DE 19/12/2022 A 31/03/2024;

C) ELEIÇÃO DE 2º SECRETÁRIO PARA O MANDATO DE 19/12/2022 A 31/03/2024;

APÓS, SERÃO DELIBERADOS OS ASSUNTOS DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE RERRATIFICAÇÃO PARA TRATAR DA SEGUINTE ORDEM DO DIA:

A) RERRATIFICAÇÃO DA ATA DE CONSTITUIÇÃO:

I) EXCLUSÃO DOS COOPERADOS ABILIO DA SILVA COSTA, GISELE BARBOSA DA SILVA E LUIS CARLOS DE PAULO;

II) RETIFICAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL MÍNIMO;

III) EXCLUSÃO DO CNAE “LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS SEM CONDUTOR”;

IV) RETIFICAÇÃO DA NOMEAÇÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO/DIRETORIA E CONSELHO FISCAL REALIZADA EM DUPLICIDADE.

B) REFORMA DO ESTATUTO;

São Paulo, 18 de março de 2023.

PAULO ROGÉRIO MARQUES Presidente

PARLAMENTO 10 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 |
COBRANÇA VEREADOR COBRA O CUMPRIMENTO DO CONTRATO
GRUPO RADIAL A ATT é do grupo da Radial, que domina o transporte de Ferraz desde a década de 1970 BRUNO ARIB

Vanderlon vai comandar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL), foi eleito na quinta-feira (30) presidente do Comitê da Bacia Hidrográ ca do Alto Tietê (CBHAT), órgão que atua diretamente na gestão dos recursos hídricos em uma área compreendida por 40 municípios da Grande São Paulo, incluindo as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

A vice-presidência do CBHAT cou com a sociedade civil e será representada por Melissa Graciosa, da Universidade Federal do ABC. Já a secretaria do comitê cou com o DAEE. Todas as cidades do Condemat também garantiram cadeira de titular na composição do Comitê 2023/2025.

Vanderlon, que exercia o mandato de coordenador do Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras, foi eleito de forma unânime e terá, pelos próximos dois anos, os desafios de avançar com a construção do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia do

Alto Tietê, além de estudos que visam à compensação financeira aos municípios com restrições ambientais.

“Nossa região possui uma das maiores reservas de água do Estado e estar à frente da presidência do comitê é uma grande oportunidade para

avançarmos em diversas frentes com resultados para a região em investimentos e programas para a preservação dos nossos recursos hídricos”, ressaltou Vanderlon, ao citar entre as prioridades da sua gestão a melhoria no acesso dos municípios

às verbas do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e o avanço nos debates relacionados com as mudanças climáticas.

Membros da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat participaram da eleição e demonstraram apoio em bloco ao prefeito Vanderlon.

“Nossa região ganha muito com um representante na presidência do comitê, que também estará como titular no Conselho de Recursos Hídricos e sendo ele o prefeito Vanderlon, de um município emblemático por abrigar a Nascente do Tietê, que já vem da experiência como coordenador do Subcomitê, realmente é o melhor cenário político para avançarmos ainda mais nos projetos que favorecem a região”, destacou a coordenadora adjunta da Câmara Técnica, Solange Wuo, que acompanhou a eleição.

INCENTIVO VEREADORA JÁ CONTA COM O APOIO DO DEPUTADO BERTAIOLLI, DE KASSAB E DE LIDERANÇAS FEMININAS

PSD quer Débora Borges como candidata a prefeita de Salesópolis

No curso do segundo mandato como vereadora de Salesópolis, Débora Borges (PSD) poderá ser o nome surpresa na disputa à Prefeitura de Salesópolis em 2024. Após publicar reportagem a respeito dos pré-candidatos ao cargo, a GAZETA foi procurada pela parlamentar, que informou que também poderá estar no próximo pleito ao Executivo.

Por caminhar sempre ao lado do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) e das principais lideranças femininas

do partido, como é o caso de Alda Marco Antonio, a parlamentar já conta com o apoio da diretoria do PSD para ser o nome da agremiação em Salesópolis na disputa à cadeira do Executivo.

Funcionária pública há anos, Débora Borges explica que um de seus diferenciais é justamente ter uma vida “sempre ao lado dos menos favorecidos e em defesa da mulher”. Moradora do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, ela vem marcando os mandatos em prol de melhorias para a comunidade, procurando atender as reivindicações solicitadas pelo coletivo de grupos em que atua no município.

Segunda mulher a presidir a Câmara Municipal de Salesópolis, entre os anos de 2021 e 2022, Débora Borges faz parte de uma minoria: a das

mulheres que participam da vida política. Questionada pela GAZETA se isso poderia ser um empecilho para a eventual disputa em 2024, ela foi cate-

górica: “Pelo contrário. Minha caminhada politica sempre foi pautada na seriedade, respeito e o compromisso. Ao longo do meu mandato como vereadora, tive ao meu lado pessoas que me impulsionaram e me zeram acreditar que é possível, que vale a pena cada esforço para melhorar a vida das pessoas.”

Sobre o partido, ela ponderou que só depende do entendimento dos liados do município, uma vez que já conta com o apoio das lideranças estaduais e nacionais.

“Um orgulho para nós, mulheres, fazermos parte da vida pública de Salesópolis e participar do PSD, um grande partido que valoriza a mulher. E se for de comum acordo entre os membros do partido, estarei concorrendo ao cargo de prefeita na próxima eleição”, arrematou Débora Borges.

POLÍTICA 11 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 |
NOVO PRESIDENTE FOCO DE VANDERLON SERÁ O AVANÇO DA POLÍTICA REGIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS DIVULGAÇÃO NOVO DESAFIO O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é formado por 54 representantes APOIO DE PESO Débora Borges tem trajetória política ligada a Marco Bertaiolli DIVULGAÇÃO

Global Med e lenda do surfe mundial fazem parceria em prol da segurança

O “Concentração” (programa de esportes da GAZETA) saiu do estúdio para entrevistar o embaixador da Global Med (empresa do ramo da saúde), Alemão de Maresias, e o diretor operacional da empresa, Pablo Bezerra, a respeito do lançamento do documentário

“Horas Trocadas”, cujo objetivo é mostrar como é importante o trabalho dos médicos e dos socorristas de ondas grandes, pois, embora sejam profissões totalmente distintas, elas têm algo em comum: a segurança pela vida humana.

A ideia principal desse documentário, segundo Pablo Bezerra – que é o idealizador do projeto – é descrever como um médico, assim como um socorrista de ondas gigantes, necessita de estar preparado e atento para as mais inusitadas situações de resgate e salvamento, independentemente do local onde esses profissionais estejam.

O socorrista de ondas grandes é um profissional capacitado para estar ali, assim como os médicos também, segundo Pablo Bezerra. Então, ele e a equipe de comunicação da Global Med produziram a websérie, chamada ‘Horas Trocadas’, que

TREINO Alemão esteve na sede da Global Med para verificar simulação de salvamento

será lançada em breve, onde um médico foi enviado a Nazaré (Portugal) para absorver um pouco da experiência do Alemão de Maresias, em uma ação de resgate. Da mesma forma que Alemão também veio à sede da Global Med para ele conferir com a equipe médica da empresa como eles executam seus procedimentos de salvamento.

ços médicos, que fornece mão de obra de excelência para hospitais, sempre investindo na qualidade e qualificação de seus profissionais. E em 2021, convidou Alemão de Maresias para ser seu embaixador e, desse modo, formarem uma parceria.

PARCERIA Alemão de Maresias (esq.) junto ao empresário Pablo Bezerra

Pablo Bezerra e Alemão de Maresias querem demonstrar que ambos profissionais trabalham em prol dos mesmos ideais: segurança, saúde, trabalho em equipe e comprotimento.

A Global Med é uma empresa de prestação de servi -

“As situações não se constroem, elas simplesmente acontecem e são imprevisíveis. A gente tem de estar preparado para qualquer situação”, a rmou Alemão de Maresias.

“A série, a gente vai lançar nas nossas redes sociais, em todas as nossas plataformas e nossos profissionais vão mostrar como é sua rotina”, avisou Pablo Bezerra.

GINÁSIO LOTOU 4 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DO EVENTO DE ABERTURA DOS JOGOS, SEGUNDO OS ORGANIZADORES

Começam os Jogos

Interescolares Mogi Travel 2023

O desfile de abertura dos Jogos Interescolares

Mogi Travel 2023 foi realizado no sábado (25), às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. O evento multiesportivo reúne 36 colégios particulares do Alto Tietê, mais algumas escolas municipais que participam da competição por intermédio de uma parceria envolvendo a organização dos jogos e as secretarias de Esporte e Educação de Mogi.

A estimativa, segundo Kiko Miranda, coordenador dos Jogos Interescolares Mogi Travel, é de que 4 mil pessoas compareceram à cerimônia de abertura dos jogos. “Tivemos

PÚBLICO Milhares de pessoas participaram do evento, ocorrido no Ginásio de Esportes Hugo Ramos, em Mogi

a premiação da melhor torcida: os colégios se mobilizaram, levaram suas torcidas ao ginásio e a torcida mais orga-

nizada ganhou o troféu de melhor torcida”, contou. Também durante o desfile de abertura da competi -

ção, houve a entrega do Troféu Solidário. “Premiamos um colégio com o Troféu Solidário porque

a entrada [na abertura] foi um pacote de absorvente, que vai ajudar em uma campanha do Fundo Social de Mogi das Cruzes. Então, o colégio que teve mais doação desse item ganhou esse troféu. E foi o Colégio Saber”, explicou Miranda. “Foram arrecadados mais de 5,1 mil absorventes, que foram destinados ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. Só o Colégio Saber arrecadou 1,9 mil”, acrescentou. Houve, também, a realização de um quiz (jogo de pergunta e resposta) valendo troféu, e quem o levou foi o Colégio Gazpar Vaz.

As modalidades esportivas começaram a ser disputadas, de fato, na segunda-feira (27). O primeiro dia de jogos começou com o esporte queimada. “Vai se estender durante as três primeiras semanas só com a queimada, e, na sequência, começam o futsal, fut7 e as outras modalidades”, concluiu Miranda. (W.S.)

ESPORTES 12 | GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de abril de 2023 |
HORAS TROCADAS O PROGRAMA “CONCENTRAÇÃO” SAIU DO ESTÚDIO PARA ENTREVISTAR ALEMÃO DE MARESIAS
FOTOS: BRUNO ARIB MORETTI DIVULGAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.