Gazeta Regional - Edição 453

Page 1

ARUJÁ l BIRITIBA MIRIM l FERRAZ l GUARAREMA l ITAQUAQUECETUBA l MOGI DAS CRUZES l POÁ l SALESÓPOLIS l SANTA ISABEL l SÃO PAULO l SUZANO ANO 14 | NO 453 | 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2022 DIRETOR: LAERTON SANTOS | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TORCIDA EXCLUSIVO: Tarcísio de Freitas garante que vai reabrir o PS do Luzia de Pinho Melo P.3 Santa Isabel é destaque em alfabetização P.6 APAE de Arujá ganha veículo zero km P.6 Itaquá Mais Emprego tem novas vagas P.6 EDUCAÇÃO SAÚDE OPORTUNIDADE BRUNO ARIB DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Região quer André do Prado na presidência da Alesp a partir de 2023 P.7 CONFIRMADO COM CAIO CUNHA, Mogi das Cruzes volta a ter asfalto de qualidade NOVA MOGI Em execução desde o final de outubro, o programa de recapeamento “Nova Mogi”, lançado pelo prefeito Caio Cunha, segue com obras contínuas de requalificação de todo o sistema viário do município P.3

EDITORIAL

O silêncio dos covardes

Desde o resultado das eleições que sagraram Lula como Presidente da República a partir de 2023, bolsonaristas tomaram ruas, estradas e portões de quartéis defendendo um tresloucado golpismo em nome de seu líder, mas ca o questionamento: onde ele está?

Se engana quem acredita que esse caos surgiu agora. Os

acontecimentos das últimas semanas são resultado de quatro anos em que Bolsonaro, tal qual um Dom Quixote lunático e fascista, travou batalhas contra moinhos de vento inexistentes, como o comunismo, a ideologia de gênero e as urnas eletrônicas, por exemplo, para manter seus cães de guarda in amados.

Quando foi proclamado

o resultado das urnas, cresceu um sentimento de apreensão em todos os brasileiros sobre quais seriam os próximos passos do presidente derrotado. Silêncio.

Desde então, Bolsonaro só fez duas aparições. Uma para reconhecer a derrota, mesmo com meias palavras e dois dias atrasado, e outra para pedir

que fossem desbloqueadas as estradas. E silêncio.

Em uma série de eventos que misturam o trágico e o cômico, os bolsonaristas têm apresentado uma inegável perseverança em seus acampamentos, enfrentando frio, calor e tempestades. Enquanto isso, Bolsonaro mantém um silêncio covarde, abandonando seus

VAI, SILVIO. FALA!

soldados durante a batalha que ele próprio tanto preparou.

O motivo do sumiço é desconhecido, mas ele serve para mostrar – àqueles que ainda não haviam percebido – que Jair Messias Bolsonaro não é um líder digno da lealdade nem do reacionário mais lunático. “Vão car chorando até quando?”

VAI TE CATAR!

A LT vem, por meio desta, repudiar veementemente a realização da Copa do Mundo no Catar. Faltando dois dias para o início do torneio, o país resolveu proibir a venda de cerveja nos estádios. AÍ FOI LONGE DEMAIS! Escravizar imigrantes, prender e chicotear mulheres, proibir LGBTs e impedir o trabalho da imprensa até vai, mas mexer com a (nossa) classe dos bebuns é covardia. Mexeu com um, mexeu com todos.

QUEM É O FURABOZO?

Descobrimos que um ser ainda não descoberto, metido a agente 017, pesquisou no site da GAZETA isso: QENMANDOFURABOSONARO. Pela visível falta de intelecto na escrita vê-se que o Sherlokey deve ser admirador do E daí? A Coluna antecipa a pesquisa com respostas ao estilo do envestigador. Nóis num sabi e nem qué sabe quem foi. A gente temos um cagaço danado de mexer com isso. E finalizando ao estilo belosonarista: Pô! pergunta pu Adélio, poha.

GABINETE DA MANGUAÇA

Estão pegando pesado no fígado do Dama, cujas ações têm um certo viés etílico. Na Alesp, quem passa pelo gabinete do nobre pode desmaiar devido à forte fragrância de álcool no quadrilátero. Agora, os constantes reajustes dos combustíveis que repercutem no álcool elevou a impaciência do político, que já sente no bolso o preço da cerveja. Ele discute o tema e antecipa: “Parar de beber não é a melhor opção”.

Nessa última semana, tem circulado pelas redes antissociais um áudio de um patriota, que se diz líder do movimento mogiano dos marias batalhão, dizendo que se recusam a sair de lá e que vão até ficar armados para combater tudo e todos, principalmente a vereadora Inês Paz, demais vereadores, o prefeito, estudantes da UMC e todo o resto da cidade que tem mais o que fazer. Tudo em nome da liberdade. SELVA!

CÓ-CÓCITY

Enquanto espraguejava contra tudo e contra todos (SELVA!), o Silvinho Batalhão fez questão de chamar as falas da vereadora Inês Paz contra o acampamento dos lambe-botinas de “cacarejar”. Por conta disso, esta coluna invertebrada, que já teve uma de suas redatoras chamada de galinha por outro louco, se compadece com a vereadora e relembra: a galinha é um animal legal que contribui com a humanidade, e eles?

ACHAMOS, SILVIO

Esta coluna é invertebrada mas tem um coração. Depois de ver a afl ição do Silvinho Batalhão e dos lambe-botinas (grande nome de banda, inclusive), nós cumprimos nosso dever jornalístico e descobrimos que, na verdade, o acampamento foi desarmado porque os acampadores viram um camarada “enternado”, como ele mesmo disse, e acharam que era um agente da NASA indo provar que a Terra é redonda. Foi só um mal-entendido...

OPINIÃO 2 | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 |
ANO 14 | NO 453 | 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2022 JORNALISTA RESPONSÁVEL: Lailson Nascimento | MTB 85.607/SP REDAÇÃO: André Jesus, Guilherme Alferes e Tatiana Silva COMERCIAL: Djalma Raphael e Lucy Nacimento FOTOGRAFIA: Bruno Arib EDIÇÃO DE ARTE: André Jesus A GAZETA REGIONAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS, NEM PELA CREDIBILIDADE DOS ANUNCIANTES E A QUALIDADE DOS PRODUTOS POR ELES OFERECIDOS, SENDO TODOS DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DOS ANUNCIANTES. ARTIGOS ASSINADOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DO JORNAL; A DIVULGAÇÃO ACONTECE VISANDO AMPLIAR O DEBATE DEMOCRÁTICO.
TELEFONES (11) 4255-3070 | (11) 99508-6950 (11) 99916-5804 E-MAIL reportagem@leiaogazeta.com.br reportagemgazetaregional@gmail.com
ARUJÁ - BIRITIBA MIRIM - FERRAZ DE VASCONCELOS - GUARAREMA - ITAQUAQUECETUBA - MOGI DAS CRUZES - POÁ - SALESÓPOLIS - SANTA ISABEL - SÃO PAULO - SUZANO
DIRETOR RESPONSÁVEL: LAERTON SANTOS DIVULGAÇÃO

Com nova onda de Covid, postos de Mogi lotam e população pede a volta do Luzia

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos de Covid-19 no país aumentou cerca de 160% nas últimas duas semanas, mesmo com o número de mortes se mantendo baixo. A alta nos números da pandemia tem surtido efeito negativo nas redes municipais de saúde, que são as responsáveis pelos primeiros atendimentos, como é o caso de Mogi das Cruzes.

A GAZETA então foi para a porta do PA-24hs (Pronto-Atendimento) do Jardim Universo, uma das unidades com a média de atendimentos diários mais altas na cidade. De acordo com a prefeitura, a rede municipal como um todo realiza cerca de 2 mil atendimentos por dia, sendo 300 deles apenas no Jardim Universo, em Brás Cubas.

Além do aumento de casos de Covid, a população presente no serviço atribuiu a piora no atendimento a outro fator: o fechamento do pronto socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, realizado pelo Governo do Estado em 2021.

A dona de casa Katia Santana, 34 anos, acompanhava o marido que apresentava sintomas gripais e relatou uma demora de mais de três horas para que ele fosse atendido. De acordo com ela, a escolha daquele posto em questão se deu por ele prestar os melhores serviços na região até então, principalmente depois do fechamento do Luzia, o que classi cou como um erro.

A decepção com o atendimento na unidade se mostrou uma constante entre os entrevistados. O ajudante geral Olimpio Vicente, 73, quando aborda-

do pela reportagem logo disparou: “Isso aqui está péssimo.” Assim como o marido de Katia, sua lha, a quem ele estava acompanhando, também demorou cerca de quatro horas para ser atendida. Ela testou negativo para Covid-19, mas mesmo assim estava no mesmo ambiente que outros pacientes com sintomas gripais por conta da superlotação. Para ele, não há dúvidas de que a situação não ocorreria com o PS do Luzia aberto. “Quanto mais hospital, melhor é.” Segunda a auxiliar de cozinha Katia Regina dos Santos, 39, a superlotação está prejudicando o funcionamento da unidade, já que era a segunda vez que ela recorria ao posto nesta semana. Na primeira, a alta demanda fez com que não fosse possível a realização do exame para atestar se os sintomas que vem sentindo se dão pelo coronavírus ou não. “Isso aqui está uma vergonha”, disparou.

Por conta dos relatos de superlotação nos serviços de pronto-atendimento na cidade de Mogi das Cruzes, principalmente com o aumento recente no número de casos de Covid-19, a GAZETA procurou o governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para questionar sobre a reabertura ou não do pronto socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que foi fechado pela atual gestão em 2021.

De acordo com a assessoria do futuro ocupante do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio cumprirá sua promessa de campanha de reabrir as portas do hospital.

“A lógica de ‘porta fechada’ é importante quando se privilegia a questão da média e alta complexidade, mas é necessário haver uma rede de pronto atendimento muito bem estruturada para não provocar sobrecarga. No caso de Mogi, houve sobrecarga da Santa Casa de Misericórdia a partir do fechamento do pronto-socorro do Luzia de Pinho Melo”, diz a nota.

Segundo a assessoria, a prioridade da nova gestão será de investir na rede de pronto-atendimento, com foco na telemedicina e apoio às Santas Casas.

Caio Cunha leva recapeamento a ruas que não recebem melhorias há 30 anos

No final do mês de outubro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou o novo projeto de recuperação asfáltica da cidade, o “Nova Mogi”. O programa irá atender cerca de 150 vias do município até 2024. Segundo a gestão do prefeito Caio Cunha (PL), esse será o maior programa de pavimentação da história de Mogi das Cruzes. No total, serão investidos R$ 205,9 milhões.

A Avenida Japão, no trecho entre as ruas Franz Steiner e uller, foi a primeira a ser atendida pelo programa. Nesta semana, as obras alcançaram as proximidades do Hospital Municipal, em Brás Cubas, contemplando as ruas Isidoro Boucault, Capitão

Francisco de Almeida, Francisco A onso de Melo, Júlio Aragão e Guttermann.

Para a moradora do bairro de Brás Cubas, Regina Helena da Silva, em 30 anos essa foi a primeira vez que as vias receberam melhorias. “Eu moro aqui há 40 anos e faz muito tempo

que eu não via nenhuma melhoria neste bairro, uns 30 anos mais ou menos. As ruas são bem movimentadas, então é preciso melhorar a sinalização também.”

O recapeamento irá trazer maior conforto para os moradores e motoristas, o que poderá atrair ainda mais clientes para os comércios do bairro.

A atendente Maria Clara alerta para os acidentes que acontecem nas vias em frente ao estabelecimento em que trabalha. “Normalmente os motoristas não respeitam as sinalizações de pare, e acabam colidindo um com o outro, até pela alta velocidade.” Segundo a prefeitura, o trabalho de sinalização será executado assim que o recapeamento for concluído.

O Nova Mogi será feito por etapas e deve se estender até setembro de 2024. O Parque das Varinhas e Parque São Martinho também serão contemplados e receberão as obras de pavimentação, isto é, implantação de pavimento em ruas até então de terra.

SOBRECARGA PACIENTES DO PA-24HS DO JD UNIVERSO RELATAM QUEDA NA QUALIDADE DEVIDO À SUPERLOTAÇÃO
PRIMEIRA LEITURA 3 | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 |
Tarcísio se compromete a reabrir o PS do Luzia
QUALIDADE Pavimento recebe melhorias após três décadas, dizem moradores
“Praticamente todos [os serviços] pioraram depois desse fechamento do Hospital Luzia”
Katia Santana, dona de casa
EM OBRAS Maquinário deve permanecer em Brás Cubas ao menos por 30 dias
FOTOS: BRUNO ARIB
FOTOS: BRUNO ARIB
4 5 portalgazetaregional.com.br | 19 a 25 de novembro de 2022 | GAZETA REGIONAL | portalgazetaregional.com.br | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 | | | NOVA MOGI: O MAIOR PROGRAMA DE PAVIMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIDADE JÁ ESTÁ TOMANDO AS RUAS! PAVIMENTAÇÃO A avenida Japão, no Alto do Ipiranga, passou por obras de recapeamento e, agora, o programa avança para as vias de Braz Cubas e chegará às ruas do Centro em breve. QUANDO A CIDADE AVANÇA, A SUA VIDA MELHORA +50 BAIRROS ATENDIDOS 100 KM DE PAVIMENTAÇÃO 200 MILHÕES EM INVESTIMENTO PAVIMENTAÇÃO

Santa Isabel lidera ranking regional de alfabetização na retomada da educação

A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia do novo corona vírus. Apesar das aulas re motas, muitos estudantes encontraram dificuldades, principalmente para apren der a ler e a escrever. Em Santa Isabel, diversas estra tégias foram adotadas para reverter a situação e atual mente o município ocupa o 1° lugar do ranking de alfabetização do Alto Tietê.

No início do ano letivo de 2022, foi aplicada uma avaliação com os alunos dos 1° aos 3° anos, para analisar quais eram os impactos ge rados pelo isolamento social no processo de alfabetização e apenas 36% das crianças encontravam-se alfabéticos.

Em decorrência do baixo índice, a secretaria munici pal de Educação elaborou um plano de ação para efetuar nas escolas, que incluía prioriza ção curricular com foco em habilidades essenciais, forma ções continuadas para profes sores da rede e adesão ao Pro grama Tempo de Aprender, que disponibiliza assistentes de alfabetização nas turmas dos 1° e 2° anos.

A m de que toda a rede municipal de ensino estivesse alinhada, foram feitas também reuniões pedagógicas com os coordenadores das unidades, avaliações diagnósticas com mapeamento das aprendiza gens das turmas, busca ativa

Prefeitura de Arujá realiza entrega de veículo exclusivo para a APAE

A APAE de Arujá recebeu, na última terça-feira (8), um novo veí culo para uso exclusivo da entida de. O automóvel foi adquirido por meio de emenda parlamentar desti nada pelo deputado federal Marcio Alvino (PL-SP) e se trata de uma Fiat Nova Strada Endurance, que auxiliará a associação na adminis tração de materiais didáticos e doa ções recebidas.

Presente ao evento de entrega do veículo, o prefeito de Arujá, Luís Ca margo (PSD), agradeceu a todos os presentes e destacou duas importan tes medidas que a prefeitura pretende realizar ainda no ano de 2022.

“Ainda esse ano, se Deus quiser, vamos assinar a escritura de doação dessa área para permitir que a APAE possa ampliar as suas atividades. En tão, o veículo está aí, de uso exclusivo da APAE, e eu espero ter dois grandes presentes para a cidade de Arujá esse

ano: a doação para a APAE e a ceri mônia de lançamento da pedra funda mental do nosso hospital”.

A APAE é uma associação bene cente social, sem ns lucrativos, de ca ráter educacional, cultural e assisten cial, com capacidade para 210 alunos, que possuam de ciências intelectuais ou múltiplas ou autismo, através de

programas educacionais e clínicos so cioassistenciais. Localizada na Avenida João Manoel, 840, Centro Residen cial, ca aberta para atendimentos das 7h30 às 17h, de segunda a sexta.

Também estiveram presentes na entrega do veículo a presidente da APAE Arujá, Maria José de Souza Nu nes, e sua equipe de diretores.

em caso de evasão escolar, estabelecimento de metas cla ras e objetivas por bimestre, visitas da Equipe Técnica Pe dagógica nas escolas e encami nhamento dos estudantes para psicopedagogas e serviços de orientação educacional.

No nal do mês de outu bro, a avaliação foi aplicada novamente e a taxa de alu nos alfabéticos na cidade su biu para 88%, tornando-se a maior entre as cidades da re gião do Alto Tietê.

Segundo a administração municipal, a alfabetização é um importante momento da jornada escolar da criança, pois a partir dela, são feitas novas descobertas no mundo, que estimula o processo de auto nomia. Outros planos de ação estão sendo elaborados para ampliar ainda mais a quanti dade de crianças alfabetizadas e incentivar à leitura.

OPORTUNIDADE

Programa Itaquá Mais Emprego oferece 956 vagas

O programa Itaquá Mais Emprego, desenvolvido pela Secretaria de Desen volvimento Econômico de Itaquaque cetuba, está com 956 vagas disponíveis. As oportunidades são para diferentes áreas, com ou sem experiência.

Os cargos com mais vagas são auxi liar de logística (140), operador de tele marketing (100), eletricista (70), ajudan te de eletricista (50), ajudante de carga e descarga (40), vendedor interno (12), entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo site itaquamaisemprego.se ate.com.br/vagas.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico segue focada em viabilizar a formalização de emprego na cidade. As empresas e indústrias têm dado grandes oportunidades e o nosso pa pel é facilitar esse processo de contra tação”, disse o secretário de Desenvol vimento, Luciano Dávila.

A pasta também realiza inscrições em sua sede, localizada na Rua Dom Thomaz Frey, 89 - Centro.

CIDADES 6 | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 |
ORGULHO MUNICÍPIO ATINGIU TAXA DE 88% DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS APÓS ENCONTRAR TAXA DE APENAS 36% DIVULGAÇÃO PMSI Gestão Dr Carlos Chinchilla recupera qualidade da educação APOIO ENTIDADE ATENDE CENTENAS DE ALUNOS DO MUNICÍPIO ARUJAENSE EM PROL DOS ESPECIAIS Autoridades municipais se uniram para garantir o veículo para a entidade TEMPO DE APRENDER Alunos da rede municipal de ensino têm acesso a diversas ferramentas que recuperam o tempo perdido em função da pandemia de Covid-19 DIVULGAÇÃO PMA

Prefeitos do Alto Tietê querem André do Prado como presidente da Alesp em 2023

Dezenas de prefeitos da região e de todo o Estado de São Paulo participaram, esta semana, de uma reunião especial com o deputado estadual André do Prado (PL). Ocorrido na sede do parlamento paulista, o encontro se deu em função da posse do principal deputado do Alto Tietê como presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pelo período de uma semana, conforme a GAZETA noticiou na edição da semana anterior.

Cotado pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para assumir o cargo de presidente da Casa de Leis a partir de 2023, André do Prado foi o 7º deputado mais votado nessas eleições, com 216.268 votos. Apesar disso, ele já a rmou à reportagem que seu foco não é dirigir a Alesp. No encontro dessa semana com prefeitos de todo o estado, ele repetiu a intenção de seguir com o trabalho que lhe ajudou a conquistar seu quarto mandato.

“Tive a satisfação de receber prefeitos e vice-prefeitos, de várias regiões do estado, que zeram questão de participar dessa semana especial quando assumi a presidência nessa Casa de Leis. Aproveitei para falar sobre o nosso trabalho e a rea rmar o compromisso meu e do deputado federal Marcio Alvino [PL] de batalhar por mais investimentos e conquistas nesse novo

mandato que começa a partir de março de 2023”, resumiu. Dentre os prefeitos do Alto Tietê que estavam presentes, Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho, disse que uma eventual presidência de André do Prado seria bené ca para Biritiba Mirim e toda a região, mas ponderou que o deputado deverá aguardar a indicação do governador eleito Tarcísio de Freitas (republicanos).

“O André é muito ético, então, provavelmente vai partir do governador e ele vai esperar esse momento, no meu modo de ver. Embora a minha opinião, em si, é que

eu gostaria demais que ele fosse presidente.”

Já o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL), está com expectativa mais positiva em relação à escolha de André do Prado para a presidência. No entendimento dele, a diplomacia e o posicionamento do deputado junto às diversas esferas governamentais são características importantes para o cargo. Ao lembrar que prefeitos de todo o estado participaram do evento na Alesp, Vanderlon frisou o prestígio do parlamentar em São Paulo.

“Os 216 mil votos do deputado André não vieram por conta de onda eleitoral de A ou B. Os votos dele vieram pelo trabalho. Ele trabalha muito, responde todos os prefeitos, está sempre à disposição dos vereadores, porque é um político diferenciado no Estado de São Paulo.

Eu me identi co muito com o deputado por ele ter sido prefeito de uma cidade pequena, então, ele sabe exatamente as di culdades que nós estamos enfrentando. Sendo presidente, ele vai ter muito mais força para dar velocidade a aquilo o que nós esperamos”, concluiu.

Edinho registra chapa para concorrer à presidência da Câmara de Poá

O registro da chapa que leva o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PODE), o Edinho, como presidente do Legislativo poaense no próximo biênio foi protocolado junto à secretaria da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (17). A eleição ocorre na próxima terça-feira (22), às 17 horas.

A chapa encabeçada pelo podemista é formada por Edinho, como presidente, seguida dos vereadores Edevaldo Gonçalves (PRTB) como vice-presidente; Roberto de Melo Vieira (SD), o Beto Melo, primeiro-secretário; Dr. Saul Souza (Avante), segundo-secretário e Diogo Reis da Costa (PTB), terceiro-secretário.

De acordo com o Regimento interno, a eleição dos membros da Mesa Diretora, para o segundo biênio da Legislatura no Legislativo Municipal ocorre entre 15 de outubro e 15 de dezembro, sendo a data determinada pelo presidente, informando os vereadores para o registro de chapa até 24 horas antes da data escolhida para a eleição.

“A expectativa é de que seja realizada uma eleição democrática, sempre prezando pelo respeito e a transparência entre os vereadores. O nosso objetivo é que a Câmara não seja um ‘puxadinho’ da prefeitura, mas que tenha poder de decisão e faça o trabalho dela independente. O cidadão precisa de alguém que

DIVULGAÇÃO

se comprometa a defendê-lo e representá-lo”, disse o vereador e candidato à presidência do Legislativo, Edinho.

Na Câmara de Poá, segundo o Regimento Interno, é considerada eleita por maioria simples, presente pelo menos a maioria absoluta dos membros da Câmara. O mandato da mesa será de dois anos, não sendo permitida a reeleição na mesma legislatura.

EXPECTATIVA
VALDEMAR
DA COSTA NETO TRABALHA PARA GARANTIR O DEPUTADO NA CHEFIA DA CASA
O prefeito de Salesópolis destaca a diplomacia e a experiência de André do Prado
DIVULGAÇÃO
POLÍTICA 7 | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 |
APOIO André do Prado recebeu amigos em sua posse como presidente da Alesp, como é o caso do prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, e a vice-prefeita Jane Correa
PRÓXIMO ELEIÇÃO OCORRE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 22
CANDIDATO Edinho é da chapa de oposição à gestão da prefeita Marcia Bin; Patrícia Bin deve representar a situação

‘Associação Pensando em Você’: missão humanitária na zona rural de Salesópolis

Por ser um dos menores mu nicípios da Grande São Paulo, Salesópolis possui uma série de desa os para atender as neces sidades da população mais vul nerável. Ao se deparar com essa realidade em plena pandemia de coronavírus, o casal paulistano Renata Godoi e Luiz Antônio decidiu trazer para o bairro do Serrote, no Distrito Nossa Se nhora dos Remédios, a loso a de vida que já cultivavam em São Paulo por meio da Asso ciação Pensando em Você: “Nos ajude a ajudar”. Em pouco mais de um ano, mais de 100 famílias associadas já são ajudadas.

Instalada em uma antiga es cola rural do bairro Serrote desde agosto de 2021, a Associação Pen sando em Você nasceu da ideia de se criar um espaço de convivência e apoio social no bairro da zona rural de Salesópolis. Ao conquis tar, de forma documental, o direi to de oferecer atividades no local, Renata e Antônio vem fazendo a

PROJETOS

Com apoio de voluntários, entidade promove uma série de atividades

diferença na vida de centenas de pessoas no Serrote, Bragança, Dis trito e até de moradores do Centro de Salesópolis e de Guararema.

“Nós já zemos duas festas de Dia das Crianças e vamos para o terceiro Natal. Além disso, pro movemos vacinações e castrações de animais, organizamos palestras dos mais variados temas e, princi palmente, recebemos e distribuí mos doações. A associação é um espaço voltado para o lazer, para

o esporte, datas sazonais, rodas de conversa com mulheres, com adolescentes, aulas de reforço, o cinas de pintura, crochê, reci clagem, en m. É um espaço para a população”, explica Renata Go doi, presidente da entidade.

Os dirigentes da associação também fazem questão de agra decer ao apoio do poder público: “Conhecemos o vereador Mineiro e houve uma sintonia, ele acre ditou nos nossos projetos. Já o prefeito Vanderlon também cou muito satisfeito, porque não gos tava de ver escolas rurais fechadas. Nos solicitou diversos documen tos, que levamos um ano para conseguir, por conta da pandemia, mas conseguimos todos. En m, o prédio foi entregue para nós e está sendo utilizado para a população,” lembrou Renata.

Com o espaço garantido, a presidente faz um apelo para que a população participe mais da as sociação, seja nas atividades, seja apoiando o projeto: “Não esta mos aqui apenas para distribuir presentes no Natal e no Dia das Crianças. A gente quer as pessoas aqui dentro”, concluiu.

VARIEDADES 8 | GAZETA REGIONAL | 19 a 25 de novembro de 2022 |
OLHAR PROJETO INICIADO NA PANDEMIA JÁ ATENDE CENTENAS DE MORADORES DE SALESÓPOLIS E DO ENTORNO Da Redação INICIATIVA O casal Renata Godoi e Luiz Antônio está à frente da Associação Pensando em Você FOTOS: BRUNO ARIB
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.