Freguesiainforma012

Page 1

Freguesia informa N.º 12 Maio 2016

Boletim informativo da Freguesia de Real, Penalva do Castelo

42 anos da revoluçao de 25 de Abril de 1974 40 anos da Constituiçao

Salvemos a Memória e a Identidade da nossa Freguesia! 21 de Maio Caminhada ao Luar + info p. 5 — —

7 de Agosto Caminhada anual do Trilho do Ryal


Editorial

rente a Junta presta contas à população (p. 9). Terminámos o ano com saldo postivo e com uma boa execução orçamental e das Opções do Plano.

Começam a abrir as candidaturas a fundos comunitárias e Abril é o mês de comemorarmos a Revolução de 25 de a Junta sempre atenta vai tentando aproveitar as oportuniAbril de 1974. Graças à coragem de muitos que lutaram dades para o desenvolvimento da nossa freguesia. Candipela democracia, hoje o Povo de Real pode viver em liberdatámos um projecto para valorização dos nossos baldios dade e tomar nas suas mãos os destinos da freguesia. (p. 3). No dia 24, comemorando os 42 anos da Revolução, foi lançado o novo livro que evoca a memória e a identidade da nossa freguesia! Bem-Hajam a todos que tornaram o salão do edifício-sede pequeno para este evento! (páginas centrais). Apelamos à colaboração de todos para continuarmos este projecto!

Após a invernia longa deste ano, lançaremos as empreitadas para a execução dos investimentos previstos para este ano (p. 10).

Com Trabalho, Honestidade e Competência pela nossa Freguesia! Abraço Fraterno É também o mês de prestar contas à Assembleia de FrePedro Nóbrega, Paulo Lemos, António Nunes guesia e à população. Mais uma vez e de forma transpa-

Espaço disponibilizado aos eleitos da coligação “Penalva mais à frente” (PPD/PSD -CDS-PP) e da sua inteira responsabilidade.

Espaço disponibilizado à eleita do Partido Socialista e da sua inteira responsabilidade.

—2—


com bancos, e suportes para parqueamento de bicicletas.

Candidatura efectuada ao PDR2020 Foi criado um novo projecto com o objectivo de valorização dos nossos Baldios - Real Florestal. Com um investimento elegível de 91326,86€, foi submetido à medida 8.1.5. do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, a fim de receber o financiamento necessário à sua execução. O projecto constitui uma intervenção com escala territorialmente relevante, incidindo em todas as áreas baldias da comunidade, numa área total de 46.882 hectares.

Objectivos principais: 1. Promover a reabilitação dos povoamentos que se apresentam em más condições vegetativas; 2. Redução do risco de incêndio, através da redução da carga de combustível existente na área de projecto; 3. Aumentar a resiliência e a vitalidade dos povoamentos; 4. Promover o turismo de natureza e Valorização da paisagem, contribuindo para o bem-estar físico, psíquico, espiritual e social dos cidadãos

Acções a implementar No quadro seguinte apresentamos as diversas acções a implementar em cada um dos Baldios. São essencialmente as acções que foram apresentadas à população a 22 de Novembro passado e estiveram depois em consulta pública. No que diz respeito à rede viária serão ainda beneficiados 2,73km do Trilho do Ryal, que não se integram nos Baldios. Em todos os baldios vão ser colocadas placas informativas sobre a função dos baldios, as espécies da flora e fauna ali presentes bem como outra informação sobre a floresta. A par destas placas, em algumas situações serão colocadas placas informativas mais específicas sobre pontos de interesse. Sendo de fomentar a visita e o uso lúdico das áreas baldias, estipularam-se áreas de repouso e de observação da paisagem onde serão colocadas mesas informativas, para leitura da paisagem, bem como bancos ou mesas

A elaboração e acompanhamento do projecto está a cargo da Dão Flora - Associação de Produtores Florestais. No caso da candidatura não ser aprovada com financiamento pelo PRODER, a Junta de Freguesia, como entidade gestora dos Baldios, irá implementar algumas destas acções aproveitando os poucos rendimentos dos Baldios, nomeadamente a renda do Fial e a venda de pinheiros. O Baldio do Maninho será cortado na sua totalidade, tendo em conta o elevado número de pinheiros secos que se tem registado nos últimos anos. A seu tempo será lançada a hasta pública para a aquisição dos pinheiros.

—3—


Junta de Freguesia Pedro Pina Nóbrega Presidente (CDU)        

Administração Geral Contabilidade Fontenário, WC e Forno da Ribeira Parque da Lameira Caminhos e Ruas da Ribeira Baldio da Serra e da Costa Entidades Religiosas Acção Social

Paulo J. Sousa Lemos Tesoureiro e Substituto Legal do Presidente (CDU)     

Tesouraria Património da Freguesia Fontenários, WC, Forno de Real Edifício da “Casa de Apoio Social” Ruas e Caminhos (Sector Sul de Real)  Baldio do Fial e Ponto de Água

António M. Correia Nunes Secretário (CDU)  Secretaria e Expediente  Cemitério Paroquial  Ruas e Caminhos (Sector Norte de Real e B.º do Minério)  Baldios da Serra de Real e Maninho  Associativismo  Antiga Escola Primária  Obras públicas

Serviços Administrativos e Cantinho da Leitura: Temporariamente assegurados pelo Executivo no seu horário de atendimento. O Executivo atende às 3ª feiras das 19h às 21h (se 3ª f. for feriado é na 4ª feira) e assegura os serviços administrativos. Deverá levar sempre o seu bilhete de identidade/passaporte e o cartão de contribuinte ou o cartão de cidadão. Reunião Pública é no Último Domingo do mês às 19h30m. Contactos: Tlf.: 232641945; Tlm.: 925884045; Mail: jf@real-pct.net; Skype: jfrealpct

Assembleia de Freguesia Presidente: Marisa de Matos Oliveira (CDU) 1º Secretário: Lúcia Maria Ferreira de Oliveira (CDU) 2º Secretário: Manuel Liberto de Pina Almeida (CDU) Vogais: Manuel Martins Sarmento (CDU), Armando Amadeu Ferreira e José António de Jesus Alves (PSD/ CDS), Maria de Fátima Cabral Silva (PS).

A Assembleia reúne ordinariamente em Abril, Junho, Setembro e Novembro ou Dezembro. Todas as sessões são públicas, podendo nelas intervir quem o desejar.

Limpeza de Berma e Valetas e das Ruas

Após estes resultados, foi efectuada a aplicação de desinfectante e aguarda-se a realização de novas análises à Fonte de Real e Fontanário das Cortes. As recentes análises divulgadas pela Câmara Municipal dão a água da rede pública como própria para consumo humano. A água distribuída na rede pública é captada, tratada e controlada através de um controlo operacional diário e submetida a centenas de análises anuais, em laboratório acreditado. Os resultados obtidos são controlados pela Autoridade de Saúde (Delegado de Saúde), bem como pela entidade reguladora do setor – ERSAR.

Atendendo à longa invernia deste ano e à ausência de recursos humanos e financeiros, a Junta decidiu apenas proceder ao corte da erva nas bermas e valetas e na ruas, quando as condições climatéricas melhorassem. Já foi contratada a Equipa de Sapadores. De salientar que a Câmara apenas delegou na Junta a competência para duas limpezas anuais das bermas e valetas e três anuais das Ruas, sendo paga a 1ª tranche de cada ano no mês de Maio. Se a Junta já tivesse cortado a erva, teria com certeza que o voltar a fazer brevemente, gastando do orçamento da Freguesia verba para esse efeito. O dispêndio de tal verba iria comprometer a execução dos projectos que a Junta de Freguesia tem previstos para 2016. Não seria justo gastar dinheiro da Freguesia em algo que é competência da Câmara Municipal! Relembramos que nos termos da lei, a Junta não pode aplicar produtos fitofarmacêuticos para “curar as ervas”. Apelamos à compreensão da população! Entretanto foi-nos aprovado um novo Contrato Emprego Inserção e por isso em breve teremos alguém a desenvolver Trabalho Socialmente Necessário como cantoneiro e a tempo inteiro.

—4—


Tendo em conta sugestões lançadas no ano passado a quando da caminhada anual do Trilho do Ryal, decidimos organizar este ano uma caminhada nocturna. Não será pelo percurso do Trilho, mas num percurso alternativo e mais leve que permitirá contemplar as duas aldeias de noite e também apreciar os sons nocturnos da nossa floresta. O percurso iniciar-se-á pelas 20h30m no edifício-sede da Freguesia. Todos os participantes devem usar colecte reflector e lanterna. No final haverá uma ceia-convívio entre todos. As inscrições podem ser feitas até 5ª feira, dia 19: junto de um dos membros da Junta, no site em www.real-pct.net ou enviando um SMS para 925884045 com nome e número de contribuinte. O valor da inscrição é de 2,00€ para ajudar a custear a ceia-convívio no final da caminhada.

—5—


Projecto “O Futuro da memória da Freguesia”: Lançamento de livro e apresentação dos resultados grantes, em www.facebook.com/groups/memoriarealpct/. O livro é composto por 128 fotografias, divididas em duas partes principais "Os Lugares" e "As gentes, o convívio e os afazeres". Cada parte tem um texto introdutório e as fotografias são acompanhadas de legendas, ajudando a perceber o contexto de cada uma. A verba obtida com a venda dos livros será para financiar este projecto. Graças aos mecenas Altri Florestal e SAEP, a cada agregado familiar residente permanentemente na freguesia é oferecido um livro.

Na tarde soalheira do passado Domingo, dia 24 de Abril, ocorreu o lançamento do novo livro “Freguesia de Real: O Futuro da nossa memória I". Inserida nas comemorações dos 42 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, a sessão decorreu com uma sala cheia com mais de meia centena de pessoas, quer da freguesia como de fora da freguesia.

A exposição encontra-se patente no edifio-sede da freguesia, e em 14 pontos da freguesia. O objectivo é que em cada local o visitante possa contemplar no local o antes e o agora desse local.

A sessão presidida pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Marisa de Matos Oliveira, contou ainda com a presença de Liberto Pais de Carvalho, que doou todo o seu espólio fotográfico à Freguesia e foi o principal impulsionador deste projecto. O Presidente da Junta, Pedro Pina Nóbrega, fez a apresentação do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projecto e dos resultados já obtidos, bem como a apreA Junta já fez nova candidatura ao IEFP para integrar mais um beneficiário que possa desenvolver este projecto, e continuarmos a tratar o espólio de Liberto Carvalho e fotografias que as pessoas nos vão doando. Em 2017 será lançado mais um livro, com fotos que já dispomos, bem como outras que nos forem fazendo chegar. O sucesso deste projecto depende de si! Ceda-nos fotografias antigas que ainda tenha!

sentação do livro. Os resultados já obtidos podem ser consultados no sítio do projecto na Internet, em www.real-pct.net/memoria. Além do livro poderão ser consultadas diversas fotografias animadas com o "Antes e o Agora" de diversos locais da freguesia e vistas panorâmicas. Durante o 1º Semestre outros resultados estarão disponíveis. A divulgação do projecto passará também pelo grupo no Facebook fomentando a interação, principalmente com os nossos emi-

O livros serão oferecidos aos recenseados que residam habitualmente na freguesia. Quem quiser poderá adquirir os livros (ver pág. 11). A receita obtida com a venda dos livros destina-se a cobrir as despesas com o projecto.

—6—

Receitas

Despesas

4024, 56€

5996,76€

Saldo

- 1972, 20€


—7—


Garantir o acesso à proteção social novo espaço de atendimento e acompanhamento social A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo tem uma nova valência – um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Este Serviço tem amplos objetivos de intervenção, desde informar, orientar e encaminhar para respostas, serviços e prestações sociais, bem como acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Estes e outros objetivos eram anteriormente prosseguidos pelo Serviço Local de Atendimento Social da Segurança Social, na vila de Penalva, passando agora, muitos deles, a ser da responsabilidade do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.

Sessão de Abril da Assembleia de Freguesia Período Antes da Ordem do Dia Não houve intervenções. Ordem do Dia 1 - Informação escrita prestada pelo Presidente da J.F., : A Assembleia apreciou a informação apresentada. O Presidente da J.F. destacou os seguintes assuntos: Projecto Real Florestal candidatado ao PDR 2020, Geocaching no Trilho do Ryal, as acções ligadas à Acção Social e Educação, os projectos Real com Energia e o Futuro da Memória e a Delegação de Competências da Câmara Municipal na Junta de Freguesa. Referiu ainda que a Câmara Municipal, através de financiamento comunitário, vai substituir a iluminação tradicional por iluminação LED no centro da aldeia de Real, bem como já adjudicou a empreitada de pavimentação na zona do Sobreiro e Loteamento de Santo António, colocação de lombas, sinalização e pintura de passadeiras. Deu a conhecer alguns eventos que irão ser realizados. Por fim referiu, que apesar de nos termos da nova legislação, poder optar por estar a meio tempo na Junta de Freguesia, decidiu manter a situação actual e, assim, apenas receber a compensação mensal para encargos. Foi apresentada a situação financeira ao dia de hoje. O sr Armando Ferreira referiu que é de necessidade a Junta dispor de pessoal cantoneiro e também para o entupimento de um dos agulheiros da estrada municipal. O Presidente da J.F. referiu que as ervas não foram cortadas por a verba disponibilizada pela Câmara Municipal ser apenas para duas limpezas, e não compensar gastar agora 400,00€ para depois passados um mês ou dois voltar a gastar o mesmo dinheiro. Tendo em conta a invernia deste ano as ervas cresceram mais e não compensava cortá-las antes. O sr. Manuel Sarmento referiu que junto à sua habitação também existe um aqueduto que foi fechado com as obras de beneficiação da estrada em 2006 e provoca a existência de água à superfície da via. O Presidente da J.F. referiu que a resolução deste problema será incluída na empreitada das lombas e restantes trabalhos na EM615 que já foi adjudicada pela Câmara Municipal. 2 – Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas de 2015: O Presidente da J.F. apresentou os documentos salientando que os mesmos se encontram integralmente elaborados, tendo sido apurado um saldo para a gerência seguinte de oito mil novecentos e cinquenta e um euros e quarenta e quatro cêntimos correspondente à execução orçamental. Os documentos foram votados favoravelmente por unanimidade. 3 – Apreciação do Arrolamento dos Bens da Freguesia 2015: Apresentado o documento, foi apreciado sem qualquer dúvida pelos presentes. 4 – 1ª Revisão dos Documentos Previsionais de 2016: O Presidente da J.F. apresentou a proposta de 1ª revisão dos Orçamentos da Receita e da Despesa, os quais foram revistos em alta mais vinte mil seiscentos e quarenta e nove euros e sete cêntimos; do Plano Plurianual de Investimentos, o qual foi revisto em alta em mais dezassete mil quinhentos e setenta e dois euros e oitenta e nove cêntimos. A proposta foi colocada à votação, sendo aprovada por unanimidade. 5 – Regulamento de Trânsito nos Caminhos Vicinais da Freguesia: O Presidente da Junta de Freguesia apresentou o projecto de regulamento, o qual tinha sido anteriormente submetido a consulta pública nos termos do Código do Procedimento Administrativo. Não houve sugestões formuladas durante a consulta pública. A necessidade deste regulamento advém da necessidade de salvaguardar o património da freguesia do impacto negativo que o trânsito de veículos pesados, nomeadamente de madeireiros, tem tido nos caminhos vicinais da freguesia. Este impacto negativo traduz-se na degradação dos caminhos e consequentemente no recorrente dispêndio de verbas por parte da Freguesia. Para salvaguarda do património da Freguesia, é conveniente regulamentar o trânsito de pesados nos caminhos vicinais da freguesia, sendo apenas permitido com autorização da J.F. após pagamento de uma caução. A proposta foi colocada à votação, sendo aprovada por unanimidade. 6 – Alteração ao Regulamento de Taxas da Freguesia: O Presidente da Junta de Freguesia apresentou a proposta de alteração do regulamento de taxas da freguesia com a introdução das taxas relativas à emissão da Autorização Especial de Trânsito nos Caminhos Vicinais por pesados e à impressão pelos utilizadores do Posto Público de Acesso à Internet. A proposta foi colocada à votação sendo aprovada por unanimidade.

Procurando ser uma resposta de maior proximidade, a Não houve intervenções.Intervenção do Público qualquer pessoa e família do Concelho de Penalva do Castelo, a equipa do SAAS irá deslocar-se a cada FregueSituação Financeira (15-05-2016) sia. Oferecemos a nossa disponibilidade e profissionalismo na promoção do acesso a direitos, equipamentos e serviços sociais existentes.

Receita

Despesa

Corrente

14 755,90€

6 288,54€

Capital

14 749,75€

11 285, 63€

Total

29 505,65€

17 574,17€

Disponibilidades: 20 882,89€

—8—


Prestação de Contas 2015

Execução Orçamental—Despesa

A Junta de Freguesia na sua reunião de 11 de Abril aprovou por unanimidade as contas da freguesia relativas a 2015. Submetidas a apreciação da Assembleia de Freguesia, foram as mesmas votadas favoravelmente por unanimidade (votos da CDU, PSD e PS). Actividades Ao longo de 2015 a Freguesia desenvolveu diversas actividades nos domínios da Educação, Cultura e Lazer, Acção Social e Saúde, Comunicação e Informação, Modernização Administrativa e Cidadania Digital, Equipamentos e Espaços Públicos, Baldios, Cooperação externa.

 Ser Mais Real (Educação e Tempos Livres) Actividades lúdicas com crianças da freguesia. Participaram cerca de 15 crianças.  Real com Energia (Eficiência Energética) Substituição do sistema de climatização e de iluminação convencional por iluminação LED. Instalação de painéis solares para autoconsumo. Diminuição dos custos com energia eléctrica no edifício sede em menos 4257Kwh o que equivaleu a 851,40€

Houve um aumento da despesa face aos últimos 4 anos, tal deveu-se ao aumento da despesa de capital, visto que na despesa corrente se registou uma ligeira diminuição. A diminuição da despesa corrente deveu-se à diminuição da verba despendida com Contratos Empregos Inserção, e com a diminuição do valor da aquisição de bens e serviços. Salientamos a poupança conseguida com a aquisição do ar condicionado e dos painéis solares para o edifício-sede. O aumento da despesa de capital deveu-se por um lado à despesa extraordinária com a alteração da Antena da Real Digital do Outeirinho, por outro lado à execução de obras delegadas pela Câmara Municipal e que não tinham sido executadas em 2014.

 Real Digital (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação, Cidadania Digital e Manutenção da Rede de Internet sem fios.

Investimentos Foram efectuados os seguintes investimentos:  Parque de Lazer da Lameira (Manutenção)

 O Futuro da Memória (História local). Ver páginas centrais.

 Aquisição de Equipamento de Informática para projecto O Futuro da Memória  Aquisição de Equipamento Administrativo

Projectos Foram desenvolvidos quatro :

 Rede de Internet sem fios – Alteração da Antena do Outeirinho para a Escola  Manutenção do Percurso Pedestre

Execução Orçamental – Receita

 Eficiência Energética – Ar Condicionado e painéis solares no Edifício-sede  Aquisição de soprador/aspirador  Escola Primária – Muro de suporte do recreio  Espaço Público das Cortes  Pontão da Lameira  Acesso ao Parque da Lameira (muros)  Cemitério Paroquial – novas placas  Alargamento do Caminho dos Carris/Regateira De salientar que nos últimos 4 anos manteve-se a subida da receita corrente e em 2015 conseguiu-se um aumento da receita de capital, que vinha a diminuir desde 2012. O aumento da receita corrente deveu-se a renovação do contrato de arrendamento do FIAL, cuja renda passou a ser paga antecipadamente, e o contrato de concessão da resinagem.

Saldo para 2016 Transita para este ano um saldo de 8951,44€ que foi incorporado no Orçamento deste ano. Ver informação sobre a revisão orçamental na página seguinte. Todos os documentos estão disponíveis para consulta dos interessados em www.real-pct.net ou nos serviços da Junta de Freguesia.

—9—


Revisão Orçamental

 Drenagem de águas na R. do Lagedo  Pavimentação das Bermas da EM 615, ao Sobreiro

Conforme previsto a quando da apresentação do Orçamento para 2016, foi apresentada à Assembleia de Freguesia uma proposta de Revisão Orçamental e das Grandes Opções do Plano. A Assembleia de Freguesia aprovou estas propostas por unanimidade. Dos investimentos a realizar em 2016, salientam-se:  Instalação de Arquivo Morto no 1º piso do edifício da Tv. João de Castilho  Colocação de sinalização nos caminhos rurais (proibição de trânsito pesado)  Aquisição de Equipamento Informático e Administrativo  Reedição da Monografia da Freguesia e do livro infantil “Uma Viagem Galática”  Remodelação do Cantinho da Leitura  Recinto Exterior da Escola Primária (drenagem de águas e pavimentação)  Pavimentação das Bermas da EM 615  Acessos ao Pontão da Lameira  Beneficiação de diversos arruamentos  Beneficiação do abastecimento aos Fontenários de Real  Beneficiação dos caminhos rurais  Beneficiação do Cemitério (Caiação das paredes)

 Recinto Exterior da Escola Primária (drenagem de águas e pavimentação) Este mês será lançado o procedimento de ajuste directo da Empreitada, com um prazo de execução de 365 dias.

Novo Regulamento de Trânsito nos Caminhos Rurais Foi aprovado pela Assembleia de Freguesia, por unanimidade, o regulamento de Trânsito nos Caminhos Rurais da freguesia. Vai passar a ser proibido o trânsito de veículos pesados nos caminhos rurais, sem autorização da Junta de Freguesia e o pagamento de uma caução. O Regulamento será agora publicado em Diário da República e depois será colocada a devida sinalização. Só após estes dois procedimentos entrará plenamente em vigor. Esta medida visa salvaguardar os caminhos da freguesia de danos causados pelos trânsito pesado, nomeadamente de madeireiros. Veja-se, por exemplo, os danos causados no caminho da canada, entre o Cepo e a antiga lixeira de Mangualde, no último inverno.

 Outros investimentos que se tornem necessários

Novas Taxas em vigor

Receitas

Despesas

Correntes

44 111,30€

28 629,60€

Capital

53 476,46€

77 909,57€

Saldo de 2015 Total

8 951,41€ 106 539,17€

106 539,17€

Obras da Competência da Câmara Municipal delegada na Junta de Freguesia - 2016 Foi assinado o contrato interadministrativo pelo qual a Câmara Municipal delega na Junta de Freguesia a execução das seguintes obras:  Pontão da Lameira—Acessos (2ª fase)  Pavimentação do Caminho da Bocha (1ª fase)  Pavimentação das Bermas da EM 615, Ribeira  Recinto Exterior da Escola - Diversos. A estas obras juntar-se-ão as já contratadas em 2015 e não executadas:  Pavimentação do Espaço Público das Cortes, Real

A Assembleia de Freguesia aprovou alteração ao Regulamento de Taxas, introduzindo as seguintes taxas:  Emissão de Autorização Especial de Trânsito nos Caminhos Vicinais (1,5x2,6€+1,4€): Recenseados 5,30€, Não recenseados 7,95€  Impressões e fotocópias: Recenseados: A4 P/B – 0,05€, A4 Cores – 0,10; Não Recenseados: A4 P/B – 0,10€, A4 Cores – 0,20; Recenseados: A3 P/B – 0,15€, A3 Cores – 0,25; Não Recenseados: A3 P/B – 0,30€, A3 Cores – 0,50€.

Lombas na EM 615 Finalmente, foi adjudicada pela Câmara Municipal à firma Irmãos Almeida Cabral a execução de lombas na EM 615, a pavimentação na zona do Loteamento do Santo António/Sobreiro, pintura de passadeiras e colocação de sinalização. Esperamos que a Empreitada seja executada o quanto antes.

— 10 —


EM AGENDA

— 11 —


Fotografias antigas precisam-se! O Projecto “O Futuro da Memória” irá continuar, mas precisamos da sua colaboração para que possamos editar um novo livro em 2017 com mais fotografias. Vá aos seus álbuns e aos “seus baús” e veja as fotografias antigas que tem de lugares, pessoas, festas, trabalhos agrícolas e outros. Ceda-nos estas fotos para enriquecer o nosso arquivo e preparar o novo livro. Todas as fotos serão digitalizadas e devolvidas!

Colabore e ajude a salvar a memória e a identidade da nossa Freguesia! Avarias da Iluminação Pública

Freguesia de Real na Internet

www.real-pct.net Também nas Redes Sociais, acompanhe, cá ou noutro ponto do mundo, a nossa actividade e outras informações úteis.

800 911 911 Os recenseados na Freguesia beneficiam de descontos em serviços e material óptico nas lojas Ergovisão e da Óptica Médica de Penalva do Castelo. Mais informação consultar os nossos serviços.

Ficha Técnica

Coordenador: Pedro Pina Nóbrega Editor: Freguesia de Real ISSN: 2183-1882 * Depósito Legal n.º 371398/14 Impressão: Freguesia de Real Tiragem: 135ex. www.real-pct.net * jf@real-pct.net

— 12 —


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.