Freguesiainforma015

Page 1

Freguesia informa Boletim informativo da Freguesia de Real, Penalva do Castelo

N.º 15 Nov. 2016 Especial

Editorial Editamos hoje um número especial do nosso Boletim Informativo. Poderíamos ter lançado apenas uma folha informativa, mas entendemos que os assuntos aqui tratados mereciam-no ser numa edição especial do boletim informativo. Como aliás fizemos no passado com outros assuntos que mereciam a auscultação da população. Realizou-se no passado Domingo, dia

Requalificação da antiga es-

20, a habitual sessão anual com a popu-

cola Primária

lação. Nela foi apresentada uma proposta de requalificação da escola Primária.

p. 2 e 3

que merece uma auscultação mais alargada da população. Aliás como ocorreu em 2012, sobre o mesmo assunto.

Investimentos para 2017 p. 4

Todos são convidados a dar o seu contributo. Aproveitamos para apresentar também as propostas de investimento a incluir no

Decoração de Natal

Orçamento de 2017 da Junta de Fregue-

Dia 2, 6ª feira, iremos montar a decoração de Natal na

sia.

Ribeira e em Real.

Uma Freguesia de todos e para todos, constrói-se com a opinião de todos! Abraço fraterno Pedro Nóbrega, Paulo Lemos, António Nunes

Precisamos de figuras do presépio! Caso tenha figuras do presépio a mais, não as deite fora! Ofereça-os para decorar os nossos presépios! Pode colocar no próprio presépio em Real! Mais uma vez contaremos com a colaboração do Manuel Liberto Almeida, membro da A.F., com as suas miniaturas em pedra.

— —


Requalificação da Escola Primária Consulta pública até 8 de Dezembro

Os Antecedentes Foi em 2012 que a Junta de Freguesia “pegou” no assunto da antiga Escola Primária, começando um processo em vista à sua requalificação. Após um inquérito à população e de uma sessão pública, a ideia que ganhou mais força foi transformar parte do espaço num ponto de venda ou escoamento de produtos agrícola na lógica dos circuitos Adepto do Geocaching a tirar foto do alto do Baldio da Serra de Real para o vale do Ludares.

curtos alimentares. Pensava-se que os fundos comunitários seriam direccionados para este fim. Aliás, a Freguesia foi

pernoitarem. Visto que muitos destes visitantes

convidada a integrar um grupo de trabalho sobre

“tiram” fins de semana para praticarem este jogo. Por outro lado temos conhecimento de vários

circuitos curtos alimentares. Infelizmente, as regras dos fundos comunitários

projectos de voluntariado jovem, nacionais e eu-

não permitem que as Juntas ou Câmara se candida-

ropeus, que poderiam ser desenvolvidos na nossa

tem, obrigando que sejam os próprios agricultores a

freguesia, caso houvesse condições de alojamento

tomarem a iniciativa e a se agruparem.

para os voluntários.

Assim, ficou inviabilizada esta ideia, e a Junta

Por fim, o objectivo que sempre defendemos de

começou a pensar noutra ideia a candidatar a fun-

atrair mais visitantes à nossa freguesia tornando-a

dos comunitários.

mais conhecida e dando-lhe movimento. Aliás, um aspecto salientado pelos visitantes é a hospitalidade das nossas gentes.

Como chegámos à nova ideia A ideia da requalificação da escola sempre foi

O que propomos

um objectivo, mas tinha que ter uma finalidade espe-

A recuperação integral do imóvel, mantendo a

cifica. Não fazer obra por fazer. Com a integração do Trilho do Ryal no Geoca-

sua fachada, e adaptação de uma sala para hostel

ching (jogo de pista através de GPS) são cada vez

(alojamento) e outra para espaço multiusos. O telha-

mais os visitantes da nossa freguesia. Só este

do será alterado de forma a aumentar o pé direito na

ano foram mais de 60 visitantes registados.

parte de tráz.

O Trilho do Ryal foi o Percurso Pedestre do con-

No exterior ficará um parque infantil, uma zona de

celho que registou mais visitantes do Geocaching.

merendas, um Centro BTT/Trail com balneários e

Tivemos visitantes oriundos de vários sítios como

WC’s, e uma zona coberta na lateral da sala 2.

Braga, Paredes, Barcelos, Aveiro, Mealhada, Tran-

Na página seguintes especificamos cada um dos

coso, Mêda, Oliveira de Azemeis, Cascais, Alcácer

espaços, e as vantagens de um equipamento des-

do Sal, Espanha, Holanda e Inglaterra, etc.

tes.

Aos perguntarmos a opinião aos geocachers, vários referiram a falta de alojamento barato para

—2—


A - Hostel - Alojamento Ocupa a sala 1, com duas camaratas, WC partilhado, quarto de casal com WC, sala de estar e jantar e cozinha. Acesso ao espaço multiusos. Permitirá acolher visitantes individuais, famílias ou grupos. Poderá também alojar grupos de projectos de voluntariado e intervenção comunitária.

B - Aparelhos de ginástica

C - Centro BTT / Trail

Manteremos os aparelhos de ginástica existentes no topo do espaço com vista para a Serra da Estrela e para o vale do rio Ludares.

Ponto de partida para Trilhos de Trail e BTT que serão implementados na freguesia com capacidade de expansão para outras freguesias. Inclui balneários e casas de banho, pontos de informação e ponto de lavagem e ar para bicicletas.

B C E A

D

F

D - Parque Infantil

E - Zona de Merendas

F - Espaço multiusos

Será implementado um novo parque infantil, respeitando as normas de segurança em vigor.

No alpendre da sala 2 ficará uma zona com bancos para descanso e refeição. No exterior ficará a churrasqueira. Por perto um ponto de água.

A sala 2 e respectivo vestíbulo funcionarão como um espaço multiusos, sem qualquer alteração do espaço. Funcionará como espaço de acolhimento para quem fique alojado no Hostel, com uma exposição sobre a freguesia e informações turísticas. No espaço lateral será colocada uma cobertura para actividades ao ar livre.

Vantagens Estes novos equipamentos (Hostel e Centro BTT/Trail) permitirá atrair mais vistantes à freguesia, diversificando a oferta disponível. neste momento não existe nenhuma unidade de alojamento local no concelho. Por outro lado permitirá ter um espaço para acolher grupos que pretendam desenvolver actividades na freguesia, como grupos de escuteiros, jovens do Serviço Voluntariado Europeu, ou de outros programas nacionais. Por fim um novo espaço de lazer fica disponível para a população. E o principal, a nossa escola é requalificada!

—3—

Financiamento Comunitário Estes investimentos serão candidatados a financiamento pelo Plano de Desenvolvimento Rural 2020, no âmbito da medida Renovação de Aldeias!


O Que pedimos à Câmara Municipal Solicitámos à Câmara Municipal a realização das seguintes obras, duas delas já solicitadas desde o início do mandato: Drenagem de águas na EM 615 , Ribeira Obra já solicitada no Mandato anterior para resolver um problema que se arrasta desde a pavimentação da EM 615 em 2006. Na zona assinalada a vermelho a drenagem de água é deficiente, causando inconvenientes aos moradores e a quem circula na estrada. A zona a amarelo corresponde a um muro que foi construído à pressa pela Câmara Municipal e precisa de ser reabilitado. Muro de suporte à EM615 e passeio, Ribeira Obras que esteve para ser feita em 2010/1, se a Câmara Municipal tivesse honrado o seu compromisso. A EM 615 naquele local está a ceder por falta de muro de suporte. Na altura o proprietário do terreno cedia espaço para se fazer um passeio. Pavimentação do Caminho da Lameira O Caminho da Lameira é neste momento o caminho com mais trânsito na freguesia. Pois, permite acesso ao/do fundo do povo. A Pavimentação permite melhorar o acesso ao fundo do povo, mas também o acesso ao Parque da Lameira, que a Junta quer requalificar em 2017. Foi também solicitado o apoio da Câmara Municipal para o projecto de requalificação da antiga escola primária. Outra situação abordada, é o acesso ao saneamento dos moradores de parte do Bairro do Minério e das casas isoladas de Armando Ferreira e Paulo Martins, cuja resolução depende de fundos comunitários que financiem o sistema de bombagem.

Propostas de Investimentos 2017 Através do Orçamento da Junta ou por deleRibeira gação da Câmara Municipal estão propostos os  Melhoramentos no Cemitério: Reparação de seguintes investimentos: escadas laterais e requalificação do jardim frontei Arquivo na Casa da Tv. João de Castilho: conro. tinuação das obras que permitam instalar ali o arquivo morto e outros materiais que se enconAs obras já contratadas para este ano e que não tram na antiga escola primária. forem concluídas transitarão para o próximo ano.  Publicação do livro “Freguesia de Real: O FuPara qualquer esclarecimento ou sugestão deturo da nossa Memória II” verá contactar o Executivo até dia 8 de Dezembro.  Requalificação do Parque da Lameira  Pavimentação do espaço “casa dos Tiagos”,

—4—


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.