Deccs Skateboarding Magazine - Especial Video Parte - N04 - Revista Skate

Page 1

THIERRY SOUZA THIERRY SOUZA

UM SKATE UMA BOA REVISTA, E VOCÊ.

adquira a revista impressa

ESCANEAR PELO CELULAR

Todas as ediçÔes disponiveIS

COMPRE AGORA

indiceEditorial
[04] - DECCS MAGAZINE

A REVISTA DECCS MAGAZINE É UMA PUBLICAÇÃO SEMANAL DCS

EDITORIAL

DIREÇÃO: DIPAIVA

REVISÃO: DECCS MAGAZINE

EDIÇÃO: ESPECIAL VIDEOPARTE N04

REDAÇÃO: DECCSMAGAZINE

CORREÇÃO: DECCS MAGAZINE

ANUNCIE: DECCSMAGAZINE@GMAIL.COM

ASSINE: WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

INDICE CAPA

Skatista: Miguel Gouveia LANÇAMENTO: 28/04/2023

EDIÇÃO: ESPECIAL VIDEOPARTE N04

Manobra:

Acompanhe a entrevista

Corre lĂĄ Pag: 10-17

Agradecimentos e Novidades

Salve!! Meu nome Ă© Andre Paiva satisfação total. Chegamos na edição Especial VIDEOPARTE N04, Abrindo o mĂȘs de Março de 2023 com grande estilo, GratidĂŁo por todos que estĂŁo no lançamento e abraçaram essa grande oportunidade de estar na maior revista de skate nacional fazendo historia.

Novidades: Estreando o novo layout de Capa em 2023, Gratidão também a todos os Fotógrafos e todos os leitores que estão sempre marcando presença nas ediçÔes Semanal e adquirindo a revista impressa e digital.

ESCADA
OLLIE NA
CAPA - MIGUEL GOUVEIA: :10-17 ABERTURA - THIERRY SOUZA: 2 -3 IND & EDIT: REVISTA IMPRESSA - JOSE DAVID: 4-5 FLOW/AM: MARCUS OLIVEIRA: 6 FLOW/AM: JULIO ROZENTAL: 7 MATÉRIA: - EDUARDO FARIAS: 8 MATÉRIA: - DIEGO RACHADEL: 9 FLOW/AM - LEONARDO DOLIANITI: 18 FLOW/AM: - EDUARDO CASTILHOS: 19 FLOW/AM: - RAFAEL FRANZONE: 20 FLOW/AM: - MATHEUS GIFONI: 21 FLOW/INICIANTE: - GABRIEL SOUSA: 22 FLOW/INICIANTE: - LUCAS AZEVEDO: 23 FLOW/MIRIM: - THOMAS YUKIO: 24-25 FLOW/AM: JOAQUIM SANTOS: 26 FLOW/AM: YAGO GOMES: 27 FLOW/AM: - RICARDO GOES: 28 FLOW/AM: - GUILHERME RIBEIRO: 29 FLOW/MATÉRIA: - WRICK SANTHIAGO: 30 FLOW/MATÉRIA: - LEONARDO MONTEIRO: 31 FLOW/AM: - RÉGIS OLIVEIRA: 32-33 FLOW/AM: - LUCAS AUAU: 34 FLOW/AM: - CARLOS EDUARDO: 35 DOWNHILL SPEED: - EVANDRO DORNELES: 36-37 FLOW/AM: - LUCERO ENTERRIO: 38-39 CONTRA CAPA - MIGUEL GOUVEIA: 40 WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR DIPAIVA DECCS MAGAZINE - [05] MAGAZINE
@josedavidskt JOSE DAVID

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Começou lå em 2010 quando um amigo meu que jå tinha skate ficava dando role na rua aqui de casa junto com uma galera, eu fui vendo e comecei querer andar também, aprender como dava aqueles pulos e assim eu comecei no skate.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Até pouco tempo atrås não fazia exercícios que me ajudavam no desempenho, hoje em dia quando não tem sessão eu faço uma corrida e tenho uma planilha de treinos funcionais que faço 3x na semana pra me manter bem enquanto ando.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

No momento estamos planejando uma, anotando picos que fiquem maneiro pra uma vĂ­deo parte de qualidade e que mostre bastante sobre meu role.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Grito Urbano, evento que comemorava 20 anos em CruziliaMG, foi o evento onde eu pela primeira vez participei da categoria amador, ali onde teve aquela virada de chave na minha vida, do que eu queria e até onde eu conseguiria chegar.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Acredito que estou no caminho certo, procuro participar de campeonatos estatuais nĂŁo sĂł do RJ mas como das regiĂ”es prĂłximas daqui, como agora estive no Skate Festival em TrĂȘs CoraçÔes pra participar do estadual mineiro e somar pontos, nĂŁo sĂł pelos campeonatos mas tambĂ©m mostrar a cena do skate em Penedo, mostra de onde eu venho e fazer meu nome de alguma forma na histĂłria do skate que Ă© o que eu mais desejo.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

NĂŁo era muito chegado em participar de campeonatos, sempre gostei de gravar e tirar fotos que me marcariam em algum pico diferente, de uns 2 anos que venho participando de mais campeonatos pra buscar mais coisas.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

Tenho marcas que me ajudam muito em todos os momentos, a NO RIP que foi a primeira marca a me apoiar com ajuda pra ir em trips, eventos e nas madeiras tambĂ©m, a Check que Ă© uma marca de roupas e por Ășltimo, mas nĂŁo menos importante a Paradiso, skateshop que estĂĄ me ajudando muito hoje em dia e sempre fez pela cena do skate aqui na regiĂŁo.

InfluĂȘncias no skate?

É atĂ© difĂ­cil nomear todos, mas uns caras que sempre admirei o rolĂȘ, o estilo e o jeito que eles trazem a essĂȘncia do skate Ă© o cara que sempre esteve comigo, Fabio Carvalho, Williams Guilherme, Mateus Coruja, entre outros que vish, os caras Ă© demais, sĂŁo a "velharia" do skate da minha regiĂŁo que estĂŁo no corre atĂ© hoje e eu me inspiro muito neles pra fazer acontecer.

Viagem do sonho?

Macba, se tem um lugar que eu sonho em andar Ă© ai, e espero um dia realizar essa trip.

Foco em 2023?

Apenas andar me divertir e o que vir Ă© consequĂȘncia, quero evoluir ainda mais e mostrar meu skate por aĂ­.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Poh meu agradecimento Ă© por todo mundo que eu conheci no skate, por geral que jĂĄ trombei nesses 14 anos de caminhada e que me apoiaram e me motivaram a continuar, pelos meus amigos que estĂŁo sempre comigo nessas jornadas, agradecer meus pais por me derem forças sempre e a vocĂȘs da Deccs pelo espaço de poder deixar um pouquinho da minha histĂłria registrada.

MARCUS OLIVEIRA

FLOW am FLOW/AM
24 ANOS, 14 ANOS DE SKATE, PENEDO – (RJ) / @_MARCUSO_ FOTOGRÁFO: ALEXANDRE JUNIOR - @AJVIDEOMAKER MANOBRA: 360 FLIP
[06] - DECCS MAGAZINE

JULIO ROZENTAL

25 ANOS, 11 ANOS DE SKATE, CURITIBANOS – (SC) / @JULIOROZENTAL

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Creio que sempre fui influenciado de uma maneira informal pela minha mĂŁe, que me deu meu primeiro skate de plĂĄstico muito cedo, tambĂ©m roupas de skatista e tĂȘnis de skatista, essa era a maneira que ela se referia sempre que me presenteava, sempre tive Skate em casa, mas nunca um material de qualidade e infelizmente sĂł fui me interessar de verdade aos meus 14 anos de idade, com a intenção de impressionar as garotas (risos). PorĂ©m me apaixonei pelo o estilo de vida e nunca sequer dei um tempo de andar, jĂĄ pensei em desistir mais nunca conseguir largar e desde aquela Ă©poca o skate me move atĂ© os dias de hoje! NĂŁo consegui alcançar aquele senho de um dia me profissionalizar, porĂ©m sempre irei trabalhar pelo skate e andar com a mesma paixĂŁo do inĂ­cio, nĂŁo me arrependo de nenhum sacrifĂ­cio que fiz atĂ© aqui!

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Ando de skate 3 vezes por semana com foco no rendimento, pråtico musculação e exercícios específicos de perna e equilíbrio para melhorar meu desempenho e também uso da bike como meu principal meio de transporte e aproveito para me exercitar enquanto estou me locomovendo pela cidade.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte? Sempre tive intimidade com videos, porĂ©m a ideia de uma vĂ­deo parte da RZL SKATE LAB estĂĄ engavetada, mas vai ser algo que ainda pretendo materializar e quem sabe soltar pelo Canal da Deccs!

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Tive a oportunidade de fazer algumas trips dentro e fora do país e todas somaram muito na minha caminhada, porém voltar para minha cidade depois de ter ficado alguns anos fora, foi a trip mais importante que fiz na minha vida, pois tudo que aprendi vou aplicar na minha quebrada e essa é a meta!

Sua caminhada para se profissionalizar?

Minha caminha jĂĄ nĂŁo Ă© para ser Skatista Profissional e sim ser um profissional dentro da cena skate como um todo!

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Jå participei! Mas hoje eu e meu bonde fazemos competiçÔes acontecerem!

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

RZL SKATE LAB, GREENFALL SKATE PARK E JANETE ALVES INACIO.

InfluĂȘncias no skate?

WILLIAM LUIS (BLD), SAMUEL HENRIQUE (BLD), BEIÇO (BLD), GUTO RODRIGUES, FERNANDO CHIPAS.

Viagem do sonho?

Copenhage Capital da Dinamarca.

Foco em 2023?

RZL SKATE AM 2K23

Para finalizar, deixe seus agradecimentos... Agradeço todos que acreditaram e desacreditaram do corre! E um agradecimento especial a vocĂȘs da Deccs Magazine!

FLOW AM FLOW/AM
FOTÓGRAFO: GUTO RODRIGUES - @GUTOPHOTOARTS MANOBRA: FLIP
DECCS MAGAZINE - [07]

EDUARDO FARIAS SKATE POR AMOR!

MATÉRIA

Meu nome Ă© Eduardo Farias, tenho 28 anos, moro em Porto Alegre, no bairro restinga, Comecei a andar de skate com 8/9 anos de idade, junto com um vizinho da minha rua que era mais velho e jĂĄ andava, aqui no bairro sempre teve uma pista chamada “banx” so que como a pista era antiga e pequena, sempre foi muito difĂ­cil se desenvolver, e como eu nĂŁo tinha condiçÔes de sair do meu bairro pra andar em outros lugares, meu rolĂȘ demorou muito pra evoluir, e com isso nunca fui bem em competiçÔes, e nisso eu vi que minha paixĂŁo pelo skate era por estar conectado com ele, e nas vivĂȘncias que ele podia me proporcionar. Em 2020 a restinga recebeu a nova pista, que veio do corre dos skatistas da antiga, que lutaram muito pra ter esse espaço, a pista com nĂ­vel olĂ­mpico, com diversos obstĂĄculos e quarters, e com isso vimos que estava sempre cheia de crianças e adolescentes que queriam aprender, eu e meu irmĂŁo de vida @mike começamos a agir, dando uma atenção pros menores, ajudando a andar, melhorando as peças deles, e passando um pouco do nosso conhecimento, com isso sentimos uma necessidade de registar essas vivĂȘncias e aĂ­ surgiu a ideia de criar a @apampalife que Ă© um coletivo de skatistas, que faz diversas açÔes sociais, com esse Instagram, nĂłs registramos nossas vivĂȘncias, manobras, e agora nossas produçÔes, que vem desde premier, a produtos fĂ­sicos como nossas camisas que jĂĄ estĂŁo nas ruas, estamos no processo de montar nosso QG que serĂĄ um espaço para produção e nossas oficinas que jĂĄ acontecem na pista!

EDUARDO FARIAS

INSTAGRAM: @DUUDUFARIASK8 @APAMPALIFE

FOTÓGRAFO MATÉRIA: @MIKEVELI.G
DECCS MAGAZINE - [08]
TEXTO: EDUARDO FARIAS

MATÉRIA

DIEGO RACHADEL PATINS STREET!

FOTÓGRAFO MATÉRIA: WILLIAM CAPRONI - @WILLIAMCAPRONI TEXTO: DIEGO RACHADEL (TOCO)

Sou Diego Rachadel, conhecido no cenĂĄrio do patins street como Toco. Patino desde 95, vivenciei muita coisa nesses quase 30 anos podendo conhecer muitos, patinadores, riders de bmx e skatistas por vĂĄrios skateparks pelo Brasil. Sou um dos fundadores da Federação Catarinense de HĂłquei e Patinação, e desde de 2011 data da fundação, a luta pela busca de espaço e reconhecimento sempre foi o nosso objetivo. Falando agora de um passado mais recente, o momento do skate Ă© nossa maior fonte de inspiração, vendo o espaço que o skate conquistou no cenĂĄrio esportivo prova que os esportes alternativos merecem e terĂŁo o reconhecimento devido. Estamos evoluindo nossa organização e os primeiros resultados jĂĄ estĂŁo aparecendo. Ano passado tivemos oportunidade de participar de uma competição sul-americana e tambĂ©m do World Skate Games ambos na Argentina e ambos reconhecidos oficialmente pela World Skates. E neste evento tivemos brasileiros levantando o ouro, tanto no sul-americano como no mundial. E agora nos dias 20 a 23 de abril tivemos a oportunidade de sediar o 2 Jogos Sul-americano De Esporte Sobre, na cidade de SĂŁo Bernardo do Campo SP, trazendo atletas do Chile e Uruguai para competição. O Brasil reinou absoluto no pĂłdio com Danilo Senna garantindo o Bi Campeonato Sul-americano em duas categorias, park e Street e entre os Juniors (atĂ© 18 anos) o pĂłdio tambĂ©m foi com a maioria de brasileiros, destacando a Ana JĂșlia da Silva garantindo tambĂ©m o bicampeonato no Park. TambĂ©m estamos de olho nas olimpĂ­adas, estamos mais organizados do que nunca, e mesmo sabendo que temos uma caminhada longa pela frente Ă© possĂ­vel ver que estamos no caminho certo. Att Diego Rachadel, Organizador do Sul-americano no Brasil.

DECCS MAGAZINE - [09] DIEGO RACHADEL INSTAGRAM: @DIEGORACHADEL

Salve, Pessoal! Hoje estamos aqui com Miguel Gouveia, lançando trabalho de capa Especial Video Parte pela Revista Deccs Magazine, onde começou a correria do Video Miguel?

Salve família! Então, esse era um projeto que vínhamos planejamento hå algum tempo e agora ja é realidade, unimos força e muita dedicação porque då muito trabalho, começamos pelos picos clåssicos aqui em Curitiba como avenida Batel entre outros.

Qual foi a maior dificuldade no processo de produção do video ?

Certamente o clima de Curitiba pois e uma cidade que tem muitos períodos de chuva, e isso atrapalha bastante, também dificuldade de acesso a alguns picos, e comum termos problemas com autorizaçÔes e seguranças, mas faz parte do processo.

Qual Ă© sua manobra mais quente dessa parte? Tem vĂĄrias, mas, a mais cabreira com certeza o Double Flip rockslide.

O que motiva mais vocĂȘ em produzir seus videos?

O desafio do acerto, o frio na barriga e a emoção de conseguir voltar aquela manobra que vocĂȘ busca a tempos. Estamos sempre em busca da evolução e isso sĂł acontece com muito treino e persistĂȘncia.

Aconteceu alguma lesĂŁo no processo de sua Video Parte?

Sim! Durante as filmagens tive um estiramento na virilha, foi bem dolorido, fiquei duas semanas sem andar. A recuperação foi com sessÔes de fisioterapia bastante gelo e fortalecimento muscular e graças a Deus deu tudo certo.

Foi o melhor trabalho em Video Parte??

Essa e minha primeira video parte entĂŁo posso dizer que sim, estamos fazendo o mĂĄximo pra entregar uma video parte irada , que a galera possa curtir de verdade, da mesma forma que estou curtindo filmar.

VocĂȘ que escolhe a trilha de mĂșsica de sua Parte?

Dei algumas sugestĂ”es, tambĂ©m ouvimos indicaçÔes de amigos e referĂȘncias de outras video partes. E bem difĂ­cil escolher pois tem muita coisa boa. Mas o processo de escolha e bem legal.

Trabalho Rende bons Frutos...

O foco principal Ă© me divertir primeiramente e fazer uma video parte de qualidade, resto Ă© consequĂȘncia, mas espero que sim, que possa render bons frutos.

Destaques do Video?

É um conjunto na verdade, mas eu diria que o corrimĂŁo de rua Ă© sempre um desafio pois sĂŁo bem diferentes do que encontramos nas pistas. E tambĂ©m a paisagem

MIGUEL GOUVEIA

12 ANOS DE IDADE, 8 ANOS DE SKATE, CURITIBA – (PR) STREET BRASIL SKATEBOARDS

@miguelito_gouveia
[10] - DECCS MAGAZINE
CAPA -Miguel Gouveia

FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

MANOBRA: B/S 50-50 GRIND

MIGUEL GOUVEIA

DECCS MAGAZINE - [11]

urbana de Curitiba, Ă© uma cidade muito bonita e dĂĄ um charme a mais nos videos.

Pico mais cabreira de sua Video Parte, um Spoiler para os leitores até o lançamento?

Tem alguns, em especial os gaps, sĂŁo todos bem altos. Conte algo a mais sobre a sua vĂ­deo Parte que devemos saber?

Estamos ansiosos também pelo resultado final, o que posso dizer é que estamos fazendo com bastante carinho e cuidado para entregar um trabalho bem legal, espero que gostem.

Fale um pouco sobre a foto que estĂĄ estampando a Capa?

Foi uma sugestĂŁo do meu pai, por ser um ponto turĂ­stico da cidade e um lugar muito bonito com destaque para a arquitetura centenĂĄria da igreja.

Filmando para video parte deis do começo do ano, o lançamento jå tem data marcada?

Começamos as filmagens no final de fevereiro, temos ainda mais algumas sessÔes, queremos mais algumas imagens noturnas que ficam muito legal na parte, acredito que até o final de maio começo de junho ja deve estar tudo pronto.

Falando de produção, fale sobre fotografo, filmaker, editor do video, Equipe estĂŁo fazendo acontecer juntos? Quem estĂĄ a frente de toda a produção Ă© um cara muito especial, Lucas Batata (@eusoubatata) tem bastante experiĂȘncia, ja faz grandes trabalhos sempre com muita qualidade, alĂ©m de muita paciĂȘncia e visĂŁo para estar sempre no lugar certo. E muito tranquilo filmar com ele, sabe muito sobre skate e tambĂ©m me dĂĄ vĂĄrias dicas pra pegar sempre a melhor imagem.

Uma curiosidade, no processo da video parte, qual foi a manobra e pico que levou mais tempo para executar?

Com certeza o Double Flip em um pico clåssico aqui de Curitiba, foram duas sessÔes de bastante tentativa, inclusive foi em uma das sessÔes que tive a lesão que falei acima. Foi cabreiro, mas o resultado ficou muito bom.

Quais influĂȘncias e inspiraçÔes de video parte no skate que vocĂȘ gostaria de citar aqui?

Side mission, Need that do Nyjah Huston e Felipe Nunes Limitless pela Trasher.

O que ainda podemos aguardar do Miguel Gouveia ainda esse ano de 2023?

Finalizando esse projeto, meu foco certamente Ă© conseguir a vaga para o Campeonato Brasileiro, esse ano a CBSK fez algumas mudanças no processo seletivo, mas, estamos treinado bastante para ficar com uma das vagas, agora pela categoria Iniciante, onde temos vĂĄrios atletas com nĂ­vel alto, mas “vamo pra cima.”

Para finalizar defina, pra vocĂȘ, qual a importĂąncia de filmar sua video parte! E fica aberto o espaço para sua mensagem e agradecimentos... Quero sĂł agradecer a todos que estĂŁo envolvidos nesse trabalho, em especial a minha famĂ­lia e aos meus patrocinadores, muito obrigado a Distopia(@distopia) ao Wilian Nutrix ( @auladeskatecuritiba) ao Lucas Batata (@eusoubatata) ao Prof. Milton meu preparador fisico da academia ML Sportfit (@vempraamlsportfit) e a Cubra que chegou recentemente pra somar com todo vestuĂĄrio nessa caminhada (@cubra_street_co) e aos amigos Eduardo Neves(@eduardo Neves), Diego Costa ( @costacwb) , ricardinho(@Ricardogoesskt) , kadu( @kaduferreiraskt) e valentina(@skatevalenn) que estiveram presentes no role durante as filmagens, todos foram muito importantes para que tivĂ©ssemos esse resultado tmj.

[12] - DECCS MAGAZINE
CAPA -Miguel Gouveia
FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA MANOBRA: B/S ROCKSLIDE
DECCS MAGAZINE - [13]
FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

MANOBRA: B/S SMITH GRIND

[14] - DECCS MAGAZINE CAPA -Miguel
Gouveia

FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

MANOBRA: B/S SMITH GRIND

MIGUEL GOUVEIA

DECCS MAGAZINE - [15]

FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

MANOBRA: B/S 50-50 GRIND

[16] - DECCS MAGAZINE MIGUEL GOUVEIA
CAPA -Miguel Gouveia

FOTÓGRAFO: LUCAS BATATA - @EUSOUBATATA

MANOBRA: B/S FEEBLE GRIND

DECCS MAGAZINE - [17] MIGUEL GOUVEIA

Como surgiu o interesse de ser skatista?

O interesse surgiu da forma mais natural, meus irmĂŁos andam desde pequeno entĂŁo sĂł de olhar jĂĄ achava a coisa mais da hora de todas, mas comecei a me apaixonar muito mais a pouco tempo atrĂĄs quando nĂŁo estava em uma fase muito boa mentalmente e o skate foi uma chave de escape me salvou.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Meia hora de alongamento e um bom café.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte? Por enquanto nĂŁo, mas tenho vontade de gravar.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Inauguração da orla evolui bastante depois.

Sua caminhada para se profissionalizar?

NĂŁo penso em me profissionalizar, ando por amor ao skate.

VocĂȘ participa de competiçÔes? Raramente participo.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio? NĂŁo tenho apoio nenhum, independente mesmo.

InfluĂȘncias no skate?

Meus amigos sĂŁo minhas maiores influĂȘncia com certeza, mas tenho alguns como Oskar Rosenberg, Pedro Barros como referĂȘncia de estilo.

Viagem do sonho? CalifĂłrnia.

Foco em 2023?

Evoluir em crescer e manter o skate vivo.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos... Agradecer a todos que estĂŁo no corre fazendo a cena crescer cada vez mais e mais. Skate por amor.

LEONARDO DOLIANITI

FLOW am FLOW/AM
19 ANOS, 10 ANOS DE SKATE, CACHOEIRA DO SUL – (RS) / @LDOLIANITI_SKT. FOTOGRÁFO: PEDRO CHEUICHE - @FISHEYE_MAG MANOBRA: ONE FOTO STALL.
[18] - DECCS MAGAZINE

EDUARDO CASTILHOS

35 ANOS, 22 ANOS DE SKATE, TRAMANDAÍ – (RS) / @DUDU_CASTILHOS

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Sempre foi um lifestyle que me chamava a atenção, mais novo jogando THPS2 entrei de cabeça no mundo do skate, comecei a aprender os nomes das tricks e posteriormente tentando executa-las e assim sigo até hoje.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Procuro treinar diariamente, porém a escassez de pistas adequadas próximas de onde resido dificulta bastante, encaro alguns KMs para poder praticar. Gosto de correr na rua ou esteira e alguns funcionais pra fortalecer joelhos e articulaçÔes.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

Sempre foi um sonho ter uma. Mas o acesso a makers e a auto crítica sempre me impediu de realizar, por hora sigo aperfeiçoando algumas tricks para que tão logo possa me dedicar à uma vídeo parte.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Foi pra Floripa SC, em meados de 2015 fui com alguns amigos e um em especial me comentava do tal "Biano": _ "Cara tu tens q conhecer o Biano"... E eu: _ "Tå show, sempre bom fazer novas amizades no skate"... Porém o que eu não esperava que se tratava do profissional Biano Bianchin, atleta q admiro muito e sempre me inspirou. Quando fui conhecer a Hi-Adventure, estava lå o tal Biano, quase caí pra trås vendo que era o PRO que via nas revistas e vídeos... Junto conheci o Mauro Mureta e os irmãos Ramos, Rodolfo e Vagner. Todos foram muito cordiais e hospitaleiros. O que acabou em resenha com churras e geladas na casa dos Ramos. Posteriormente cheguei a ir pra SP, onde fiquei hospedado na casa do Biano, lå demos alguns roles de skate, conheci algumas pistas e voltei pra casa com shape novinho que ganhei do mesmo. Jamais esquecerei esses momentos mågicos!

Sua caminhada para se profissionalizar?

Chegou a ser um objetivo quando era mais novo. PorĂ©m a necessidade de trabalhar com algo que desse retorno financeiro mais rĂĄpido, me afastou deste sonho. Hoje mais velho nĂŁo tenho mais esta pretensĂŁo. Apenas peço a Deus para que me dĂȘ força e saĂșde para andar skate atĂ© o Ășltimo dia da minha vida.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Sim! Sempre que possĂ­vel tento competir nos Champs que rolam na minha regiĂŁo.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

JĂĄ tive no passado de algumas lojas locais. Hoje em dia nĂŁo mais, infelizmente kkk

InfluĂȘncias no skate?

O skate sempre me influenciou em tudo que faço, dĂȘs da mĂșsica que toco e escuto atĂ© o jeito de me vestir. Sempre me atraiu muito os vĂ­deos de skate de marcas "skate rock" "daggers" como Baker, Flip, Zero, Creature e outras... Logo os team riders tambĂ©m. Andrew Reynolds, GeoïŹ€ Rowley, Chris Cole, Ali Boulala e Milton Martinez entre outros...

Viagem do sonho?

Califa e Barcelona

Foco em 2023?

Manter o foco na saĂșde, uma vĂ­deo parte e nunca deixar de aprender coisas relacionadas ao mundo do skateboard

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Muito obrigado Deccs pela oportunidade, muito obrigado Ă  minha famĂ­lia que sempre me apoiou e apoia e a todos que de alguma maneira me motivam a seguir esse lifestyle que faz parte de quem eu sou.

DECCS MAGAZINE - [19]
FLOW/AM FLOW am
FOTOGRÁFO: JULIANO ALAPONT - @JULIANO_ALAPONT MANOBRA: FS TAILSLIDE

Como surgiu o interesse de ser skatista?

A vontade vem desde de pequeno jogando os jogos do Tony Hawk, depois jå mais adolescente vårias pessoas da minha rua começaram a andar de skate, então foi meio natural começar também, daí pra frente não parei mais.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos? Atualmente somente andando de skate, mas pretendo retomar a academia.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte? No momento nĂŁo, mas pretendo realizar algo mais pra frente com uns amigos.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Trip em si nunca fiz, porém då pra citar todos os roles por outras pistas da região. Todo role com amigos é memoråvel.

Sua caminhada para se profissionalizar? NĂŁo pretendo me profissionalizar, skate Ă© minha maneira de relaxar e me divertir.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Até hoje nunca participei, mas não descarto essa possibilidade.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio? NĂŁo.

InfluĂȘncias no skate?

Sem dĂșvidas o principal Ă© o Leo Romero, da pra citar tambĂ©m Evan Smith, Diego Najera, sem contar com os manos aqui da cidade, sempre influenciando e motivando a manobrar.

Viagem do sonho?

Um rolĂȘ pela CalifĂłrnia.

Foco em 2023?

Preparar melhor meu corpo, elevar um pouco mais o nĂ­vel e manobrar muito com os amigos.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradecer a todo mundo que participa/ participou desses anos de skate, sem dĂșvidas todas as vivĂȘncias marcam a gente e nenhum momento passa em branco. Agradecer tambĂ©m pela oportunidade de aparecer por aqui!

RAFAEL FRANZONE

[20] - DECCS MAGAZINE
FLOW AM FLOW/AM
23 ANOS, 9 ANOS DE SKATE, CAMPO LIMPO PAULISTA – (SP) / @RAFAHELL__ FOTOGRÁFO: ARQUIVO PESSOAL MANOBRA: 360 FLIP

MATHEUS GIFONI

24

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Meu irmĂŁo e seus amigos sempre davam rolĂȘ de skate em vĂĄrios picos da vila americana, VR, nĂŁo sei se era 2005..2008, e eu menorzin sempre colava pra ver, desde entĂŁo, nĂŁo paro de viver o skateboard.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Meu treino é andar de skate apenas, jå no preparo físico..Boa alimentação, boa noite de sono, alongamento todo dia.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

NĂŁo, inclusive tĂĄ faltando vĂ­deo part minha. Eu tinha umas bem das antigas, salve mano Pedrin, gravĂĄvamos bastante naquela Ă©poca, e por coincidĂȘncia o rolĂȘ era com a “nova geração” do skate da vila americana.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Quando eu colei em RibeirĂŁo Preto, fui em uns picos foda demais, lembro que presenciei um campeonato no Bar Goa, e tava rolando um Besttrick num cofre, muito foda! Conheci um mano lĂĄ que no outro dia me apresentou uns picos insanos daquela regiĂŁo.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Meu primeiro skate profissional eu ganhei do meu irmĂŁo quando tinha 11 anos, desde entĂŁo nĂŁo paro de sonhar com o bendito pro model, venho buscando melhorar, aperfeiçoar
 tive algumas fases onde me afastei do skate, mas sempre por um motivo maior
 sempre pensando na volta, e sigo acreditando, trabalhando pra ter as trick no pĂ©.

VocĂȘ participa de competiçÔes? Sempre que possĂ­vel.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio? NĂŁo.

InïŹ‚uĂȘncias no skate?

Luan Oliveira, Ben Nordberg, Ishod, Rayssinha, Dylan Rieder

Viagem do sonho? Barcelona.

Foco em 2023?

Andar de skate!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos... Quero agradecer geral que tĂĄ junto e somando, skatebord Ă© isso!

DECCS MAGAZINE - [21]
FLOW/AM FLOW AM
ANOS, 12 ANOS DE SKATE, VOLTA REDONDA – (RJ) / @DIFONI.SK8 FOTOGRÁFO: MARCOS VINÍCIUS - @_CAZUZA MANOBRA: FS 5-0

Como se interessou pelo skate?

Meu pai fez parte da 2° geração que iniciou do skate em Manaus, e eu cresci tendo o esporte como referĂȘncia, na Ă©poca nĂŁo cheguei a começar a andar mas aquilo que eu vi ficou plantado semente, meu pai veio pra SP, e os anos se passaram, e eu um amigo começou a frequentar a praça da cidade onde eu morava(Iranduba/Am), e lĂĄ tem skatistas, eu sempre tava com ele, entĂŁo meio que aquela sementinha foi crescendo e eu tendo contato com quem andava resolvi começar a andar e continuo atĂ© hoje.

Sua famĂ­lia te apoia?

Meu pai me apoia, me ajuda com passagem, me leva em alguns picos, me då apoio total, minha mãe jå foi um pouco do contra, mas hoje em dia ela aceita e me apoia também.

VocĂȘ tem patrocĂ­nio?

NĂŁo

Sua correria no skate?

Ando sempre que posso e busco melhorar cada vez mais, tento fortalecer os manos que encontro na pista sempre que posso, gravo alguns vĂ­deos, tenho alguns projetos de edits para o futuro e Ă© isso.

EstĂĄ filmando para alguma vĂ­deo parte?

No momento nĂŁo, mas estou me organizando para filmar uma logo mais.

Conta um pouco sobre sua Ășltima Trip de skate ?

Nunca fiz, sĂł se eu ter vindo do Amazonas pra SP morar e andar de skate aqui em SP contar, sempre vi vĂĄrios videos de pessoas andando no Vale do AnhangabĂĄu por exemplo, e tinha vontade de andar lĂĄ, e hoje em dia ando lĂĄ de vez em quando.

VocĂȘ corre campeonatos de skate?

No momento nĂŁo.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Esse ano tou em busca de realizar alguns objetivos, melhorar como skatista que Ă© um deles que estou realizando diariamente, nĂŁo Ă© sĂł sobre manobras, mas ajudar a familia do skate em si, fortalecer se puder o corre dos mano e por ai vai, outra parte do meu foco estĂĄ sendo estudar pra ingressar em uma faculdade e poder me formar, no momento ainda estou em busca de emprego, mas conseguir um emprego para que possa fortalecer meus amigos e em que eu posso equilibrar com minha vida de skatista.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Agradecer aos meus pais que sempre me apoiam e me ajudam quando preciso, a Deccs Magazine pela oportunidade, confesso que fiquei meio que "em choque" quando me chamaram na DM, nunca que eu esperava isso sabe, agradeço imensamente pela oportunidade, e a mim tambĂ©m por nĂŁo ter desistido ou ter feito besteira, nĂŁo sou exatamente a melhor pessoa do mundo, sou alguĂ©m que tenta melhorar a cada dia, e tenho que agradecer a mim por tentar melhorar, por ter determinação em certas situaçÔes que passei na minha vida que eu sou tinha a mim mesmo em que podia contar, agradeço aos meus amigos tambĂ©m que sempre me apoiam, principalmente quando se trata de aprender manobras novas, eles sempre me motivam, ate mesmo nos dias que nĂŁo quero andar, obrigado manos, vocĂȘs fazem muita diferença na minha vida. E uma Ășltima coisa, dizer "nunca desista dos seus sonhos" Ă© bem clichĂȘ, mas vocĂȘ anda de skate, entĂŁo jĂĄ sabe como Ă© esse sentimento de nunca parar, de nunca desistir de tentar e lutar por algo que vocĂȘ quer, skate Ă© sobre isso, sobre nĂŁo desistir, sobre se machucar e mesmo assim continuar tentando, ou vai me dizer que aquela sua trick favorita veio depois de 2, 3 tentativas? Sem machucar a canela ou pior? Isso Ă© que Ă© skate, mas atĂ© pode-se dizer que nĂŁo Ă© sobre skate, de tĂŁo bem que se pode usar como analogia pra vida em si, entĂŁo, nunca desista bro, uma hora nossa hora chega, uma hora aquela trick que vocĂȘ deseja tanto vem, Ă© sĂł correr atrĂĄs.

GABRIEL SOUSA

[22] - DECCS MAGAZINE
FLOW iniciante FLOW/INICIANTE
20 ANOS, 3 ANOS DE SKATE, SÃO PAULO – (SP) / @BYELL_SK8_PKS FOTÓGRAFO: MELCHIAH PHELB - @_OALQUIMISTA_ MANOBRA: HARDFLIP NO GAP

LUCAS AZEVEDO

15 ANOS, 1 ANO DE SKATE, ITAJAÍ – (SC) /

Como se interessou pelo skate?

Meus amigos do condomínio andavam de longboard, e eu queria comprar um pra andar em uma viagem que iria fazer pra minha cidade Natal, porém quando fui comprar um usado o vendedor não entregou, então vi um skate no site de desapego e comprei um da birdhouse no desespero pra levar pra viagem, desde então comecei a andar com meu amigo que jå andava (Tavin) numa pracinha, assisti vídeos no YouTube aprendi o ollie e não parei mais. Com isso eu que passageiro.

Sua famĂ­lia te apoia?

Sim, minha mãe (Maria) cuidou de mim e do meu irmão (Rafael) sozinha pois meu pai faleceu quando tínhamos 2 anos e mesmo sendo mãe solteira nunca faltou apoio da parte dela nem do rafael em relação ao skate na minha vida , sempre ajudando no que pode e torcendo por mim.

VocĂȘ tem patrocĂ­nio?

Nao, porém tive no começo do ano por 2 meses de uma marca de roupa.

Sua correria no skate?

TÎ sempre buscando evolução e andando todo o dia da semana pensando sempre pra frente, apoiando quem posso e com o måximo de alegria possível, faço parte de um projeto de skate na minha cidade (projetovidanoskate) to sempre aprendendo, e ensinado também além de diversão também ando de skate pra dar orgulho pra minha mãe pois quero dar o mundo pra ela através do skate , TÎ sempre participando de campeonatos e evoluindo cada dia mais , graças a Deus não tenho tanta dificuldade pra andar de skate.

EstĂĄ filmando para alguma vĂ­deo parte?

Não, porém pretendo ano que vem.

Conta um pouco sobre sua Ășltima Trip de skate?

STU CriciĂșma SC , viajei com meu amigo , o pai dele e os instrutores do projeto Ulisses e Lucas , chegamos de manhĂŁ e manobramos nos picos da cidade e de tarde fomos pro evento lĂĄ encontrei o Luiz Neto minha inspiração que meu deu uma pulseira pra ĂĄrea VIP que fez com que eu e meus amigos conseguimos conhecer nossos maiores Ă­dolos do skate , conheci Pamela Rosa ,OtĂĄvio Neto, Ivan Monteiro, Marcelinho, Vini entre outros skatistas incrĂ­veis, foi incrĂ­vel a experiĂȘncia e resenha no hotel , eu o OtĂĄvio ganhamos pĂŽsteres, shape e um colar do Ivan Monteiro, sou muito grato a Deus e o OtĂĄvio por essa trip.

VocĂȘ corre campeonatos de skate?

Sim, fiquei no pĂłdio no Ășltimo campeonato que fui em dezembro de 2022.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Estou muito focado nas minhas tricks quero evoluir o måximo possível pra ir pro catarinense e amassar por lå, também tenho a meta de ser feliz e não deixar nada atrapalhar meu role de skate.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Agradeço primeiramente a Deus por tudo, a deccsmagazine pela oportunidade incrível, a minha mãe, ao professor Ulisses e sua família, ao meu irmão Rafael, o Lucas e ao tavin por sempre me incentivar a andar de skate.

DECCS MAGAZINE - [23]
FLOW iniciante FLOW/INICIANTE
@SKT_LUKAO FOTÓGRAFO: OTAVIO - @TAVINSKT MANOBRA: FS NOSEGRIND

THOMAS

THOMAS YUKIO THOMAS YUKIO

THOMAS

THOMAS

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Com aproximadamente 4 anos de idade tive meu primeiro contato com o skate, nesse tempo eu apenas andava normalmente sem mandar manobras e aos poucos fui parando. Em 2020 meu amigo Gustavo que jĂĄ andava hĂĄ um tempo me chamou para andar e como eu ainda tinha meu skate, resolvi ir. Foi muito bom reviver novamente aquilo que o skate proporciona e foi aĂ­ que começou minha caminhada no skate, comecei andando poucas vezes por mĂȘs mas quanto mais o tempo passava, mais eu me apaixonava pelo skate. Foi questĂŁo de tempo atĂ© eu começar a andar todo dia e me dedicar cada vez mais.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Na semana ando de skate de 5 a 7 vezes, faço 3 dias de treinos funcionais na academia e 1 dia de fisioterapia.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

Tinha começado a trabalhar em uma vídeo part ano passado mas acabei me lesionando, jå voltei para as gravaçÔes e espero colocar ela no ar em breve.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Até o momento não realizei nenhuma trip que tenha me marcado de verdade, fiz apenas algumas viagens, mas espero conseguir em breve fazer uma trip.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Minha maior meta é conseguir virar profissional, sei que até lå serå uma grande caminhada mas estou me dedicando muito para alcançar esse meu objetivo. Vou focar em fazer vídeo parts, sempre me esforçar ao måximo, correr os campeonatos e trabalhar minha imagem na cena do skate.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Até agora participei de umas 10 competiçÔes, por conta da minha lesão fiquei de fora de algumas mas jå estou voltando, se tudo der certo nesse ano ainda participarei de muitas.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

No momento nĂŁo possuo nenhum tipo de apoio ou patrocĂ­nio mas estou buscando alguma marca ou loja para fortalecer meu rolĂȘ.

InfluĂȘncias no skate?

Uma das minhas principais influĂȘncias no skate sĂŁo o Tiger (@lucaskoaski) e o Lucas Ferreira (@ferris041).

Viagem do sonho?

Minha viagem dos sonhos Ă© ir pra Barcelona por conta dos picos e da influĂȘncia que o skate tem lĂĄ, quero conhecer principalmente o Macba e gravar muita mĂ­dia na cidade.

Foco em 2023?

Meu foco esse ano é finalizar minha vídeo part, participar dos campeonatos que surgirem ao longo do ano e principalmente das etapas do campeonato paranaense, conseguir um apoio ou patrocínio e me esforçar para dar o meu melhor a cada dia que passa.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Gostaria de agradecer a minha família e aos meus amigos que sempre me acompanharam e me incentivaram a continuar. Agradeço aos meus parceiros da Saint Crew, a todos os locais que andam na pista da menonitas, agradeço a Deccs por essa oportunidade e gostaria de fazer um agradecimento especial ao Tiger (Lucas Koaski) que desde o meu início no skate sempre me ajudou e me incentivou a evoluir.

JOAQUIM SANTOS

FLOW am FLOW/AM
17 ANOS, 3 ANOS DE SKATE, CURITIBA – (PR) / @JOTINHA_SKT_ FOTOGRÁFO: GUILHERME MOLINARI - @GUIMOLINARI_ MANOBRA: FLIP
[26] - DECCS MAGAZINE

YAGO GOMES

30

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Vi uns manos do bairro manobrando, e a partir daquele momento tive a certeza que era quilo que eu queria.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Trampo, alongamento e skate.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

No momento tĂŽ trabalhando numa vĂ­deo parte para a Civ Skateboard Shop.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

SĂŁo Paulo capital 2020, dias antes da pandemia. SessĂ”es e vivĂȘncias mĂĄgicas de rua, que sĂł o skate proporciona, acompanhada de muito parceiro.

Sua caminhada para se profissionalizar?

NĂŁo penso em me profissionalizar.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Não, porém me divirto assistindo! Não gosto da ideia de competição, afinal, ninguém é melhor que ninguém, cada um se expressa da sua forma.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

Civ Skateboard Shop.

InfluĂȘncias no skate?

Meus amigos.

Viagem do sonho?

Barcelona como a maioria.

Foco em 2023?

Concluir minha vĂ­deo parte e continuar gravando meus amigos!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradeço a Deus, minha família, amigos e a Deccs pelo espaço!

FLOW am FLOW/AM
ANOS, 20 ANOS DE SKATE, GOIÂNIA – (GOIÁS) / @_MANYAGO_ FOTOGRÁFO: JP MORAES - @JPMORAESG MANOBRA: MAYDAY GRIND
DECCS MAGAZINE - [27]

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Surgiu a partir do momento que vi um cara andando, chamado Gabriel Miranda, que morava perto de casa, eu ia comprar pão, daí ele e os mano da vila sempre estavam lå na rua do mercado andando, eu ficava um tempão lå olhando eles andar, demorava horas pra ir comprar o pão hahaha, essa é a primeira lembrança que tenho do skate.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Estou treinando todos os dias na curitibaskatepark graças ao meu amigo Natan Dias ele me acompanha e me ajuda com todo suporte, e na praça Afonso Botelho famosa "PaB” lugar que eu mais gosto de andar desde que comecei. Sobre meus preparos fĂ­sicos, tenho ajuda do meu amigo AmĂ©rico BrandĂŁo que me orienta sobre as coisas que preciso fazer pra estar 100% em cima do carrinho.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

Estou filmando algumas manobras, final de semana vou pra rua deixar o skate ainda mais no pĂ©, produzindo conteĂșdo, foto e tudo mais. Pro futuro tenho em mente começar uma vĂ­deo parte, mas no momento estou nos treinos e fazendo conteĂșdos pra mim.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Janeiro de 2020, eu e meus amigos, Felipe Juan e Juninho Hadriel, fizemos brigadeiro pra vender, arrecadamos dinheiro e se jogamos pra São Paulo, essa trip marcou, pois abriu a minha mente através do skate, por todo o corre, por tudo que vivemos lå pela primeira vez.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Continuar andando de skate com amor, Fé em Deus e Humildade, que tudo hå de prosperar, dando o meu melhor sempre com o pé no chão e sorriso no rosto.

VocĂȘ participa de competiçÔes? Sim.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio? NĂŁo.

InfluĂȘncias no skate?

Minhas influĂȘncias vem de dentro de casa, minha vĂł, meu padrinho, meu irmĂŁo e minha mĂŁe, sĂŁo exemplos que sigo pra vida. Mas com certeza tenho inspiração aos meus amigos que andam comigo, e a todos os skatistas que estĂŁo aĂ­ na luta e que fazem pelo amor em andar, que nunca pararam por nada, me inspiro muito nessas pessoas.

Viagem do sonho?

Tampa FlĂłrida

Foco em 2023?

Meu foco Ă© ser melhor que ontem todos os dias.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Gratidão André Paiva pelo espaço e pela oportunidade de me chamar pra essa entrevista, que estå sendo sensacional pra mim, Deus que ajude.

RICARDO GOES

FLOW am FLOW/AM
19 ANOS, 10 ANOS DE SKATE, CURITIBA – (PR) / @RICARDOGOESSKT
FOTOGRAFO: GABRIEL BILL - @LIGHTSBYBILL MANOBRA: SHOVIT HEELFLIP
[28] - DECCS MAGAZINE

GUILHERME RIBEIRO

Como surgiu o interesse de ser skatista?

EntĂŁo eu conheci o skate muito cedo por volta dos meus 6 anos mais era apenas uma brincadeira de criança, meu interesse por ser skatista veio pela influĂȘncia do meu irmĂŁo Nego DER e de seus amigos, sempre ia passar fĂ©rias na casa dele em SĂŁo Bernardo aĂ­ com 17 anos fui no aniversĂĄrio do Vanderlei arame, fui contagiado pela energia do skate da amizade e pensei quero isso pra mim, desde entĂŁo comecei a andar. E hoje sou grato pelos amigos que o skate me deu tenho minhas vivĂȘncias.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Preciso focar mais nessa parte.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

Sim, to gravando umas imagens pra solta no meia furada logo mais, quero mostrar os picos de onde eu moro e me superar nas manobras.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

As trips Que Mais me marcaram foi bem no início quando eu e meus amigos ia de Salto de Pirapora para Sorocaba viagem curta mais pra nós era mågico pois em nossa cidade não tinha pista só obståculos improvisados e a rua. Essas trips sao minhas melhores lembranças.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Eu me vejo como skatista não importa a categoria acredito que skate Ú atitude e superação, a coisas acontecem se for pra ser vai ser.

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Eu gosto de estar em eventos de skate sentir a energia ver manobras muita diversĂŁo encontrar amigos fazer novas conexĂŁo, espero cola cada vez mais.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

NĂŁo, estamos preparando nossa prĂłpria marca para poder contribuir cada vez mais com o skate.

InfluĂȘncias no skate?

Vanderlei arame, xolĂł, Pablo Cavalari , Fernando Piratas, Alexandre Calado, Nego DER, Willian New, Alan Carvalho, William truta, Ademar Lucas e Sandro testinha.

Viagem do sonho?

Pra Barcelona sem dĂșvidas.

Foco em 2023?

Soltar o uns produtos do meia furada, e ir cada vez mais pra SĂŁo Paulo.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Muito obrigado pela oportunidade fazer parte de uma revista sempre foi um dos meus objetivos espero fazer parte de outras ediçÔes e poder falar mais do meia furada que é um projeto meu e dos meus parceiros.

FOTOGRÁFO: MATHEUS BUENO - @MATHZUS MANOBRA: B/S TAILL SLIDE

FLOW AM FLOW/AM
27 ANOS, 10 ANOS DE SKATE, SALTO DE PIRAPORA – (SP) / @GUILHERMANO_SKT
DECCS MAGAZINE - [29]

WRICK SANTHIAGO OS TÍTULOS NÃO PARA!

MATÉRIA

FOTÓGRAFO MATÉRIA: ANTÔNIO CARLOS - @CARLOS.ARAUJO_SB

TEXTO: WRICK SANTHIAGO

o atleta Wrick Santhiago Duarte Almeida tenho 11 anos de idade sou de fortaleza CearĂĄ comecei a anda de skate com 1 ano faz 10 anos que eu ando de skate, onde sou o 4Âș no ranking brasileiro, bi campeĂŁo nordestino, bi campeĂŁo do king of skate nordeste, campeĂŁo cearense, bi campeĂŁo das olimpĂ­adas de fortaleza, campeĂŁo do circuito juventude ativar de fortaleza, esses sĂŁo os mais importantes de 2022 e 2023 esses tĂ­tulos Ă© os mais importante que dĂŁo vaga prata o campeonato brasileiro.

Sou

[30] - DECCS MAGAZINE
WRICK SANTHIAGO INSTAGRAM: @WRICK_SANTHIAGO

MATÉRIA

LEONARDO MONTEIRO CLÁSSICO DO SKATE STREET

FOTÓGRAFO MATÉRIA: LEONARDO PETER TEXTO: LEONARDO MONTEIRO - @L_M15803

Oskate é um esporte muito interessante, por permitir que o skatista coloque o seu estilo em sua forma de andar de skate, ou seja, coloque a sua atitude lå, em cada manobra. Comecei a andar de skate em 1998, com o estilo contemporùneo clåssico do skate street, mas com o tempo, passei a gostar bastante de manobras dos anos 80! Gosto muito de manobras de grab, mesmo realizando elas no solo, no street mesmo, geralmente manobras assim são feitas em rampas de impulso, quarters, bowls, verts, mini ramps, mas o desafio de mandå-las no solo, é que aprimora a amplitude, e a velocidade do giro. Por isso, quando vi essa fun box, no skatepark das Mangabeiras em Belo Horizonte, pensei em atravessar tudo com bastante spin - giro - com a manobra frontside 360 boneless ! Tomei a velocidade necessåria e consegui atravessar a fun box ! Gosto de manobras criadas nos anos 80, como essa, mas aprendi elas em 2012, o que é um fato curioso! Aprendi vendo vídeos do skatista Mike Vallely, e um dia tentei mandar no solo até acertar, depois de conseguir isso, passei a mandar essa manobra em bowls, quarters, mini ramps, e no solo também!!!

DECCS MAGAZINE - [31]
LEONARDO MONTEIRO INSTAGRAM: @L_M15803

Como surgiu o interesse de ser skatista? Presente de aniversĂĄrio de 6 anos de idade em 24/12/1998.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos? skate de rua, e dedico aos campeonatos de skate amador.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte? VĂ­deo estĂĄ sendo produzido onde começou com a primeira manobra no ano de 2021. PorĂ©m gosto de grava linha de manobras pra divulgar no Instagram. VĂ­deo parte entre amigos que rolou na quadrinha life zona leste de sĂŁo paulo, Ă© um dos picos mais legais de sĂŁo paulo ! Produzido por blackmidia - pedreirage #13 quadrinha life.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Bem legal foi ter participado do campeonato de skate AM (element make It count - BRASIL). Ter ganhado campeonato no extremo leste MOGI DAS CRUZES (Bola de neve in time skate contest - iniciante 2010).

Sua caminhada para se profissionalizar?

Ando de skateboarding com todo respeito ao esporte! 12 anos de amador presente aos campeonato! E vindo de algumas finais amador bem disputada de alto nĂ­vel. Umas da missĂŁo do skate foi ta presente no eventos !

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Sim, desde do 2006. Iniciando minha participação no primeiro evento aos 12 anos de idade. Categoria-mirim

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

Apoio BARRADOSSKATEBOARD (Prestes maia - SĂŁo Paulo) PatrocĂ­nio Geremias

InfluĂȘncias no skate?

Sandro Testinha.

Viagem do sonho?

Tampa AM/PRO (FlĂłrida)

Foco em 2023?

Andar de skate, sempre aprende novas manobras. Colando para todos os campeonatos AM. Produzi algumas imagens para vĂ­deo part.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradecer a todos da minha famĂ­lia! MĂŁe Fany, Pai Valdemir Eles que me apoia no skateboarding. Me Apoia nos campeonatos! Sempre dedico minha volta na final dos campeonatos para eles!

RÉGIS OLIVEIRA

FLOW - am
SKATISTA RÉGIS OLIVEIRA, 30 ANOS, 25 ANOS DE SKATE, SÃO PAULO - (SP) / @REGISOLIVER_
[32] - DECCS MAGAZINE
FOTOGRAFO PERFIL: LUIZ FERNANDO@SOUKURT FOTOGRAFO: LUIZ FERNANDO - @SOUKURT
DECCS MAGAZINE - [33]
MANOBRA: FRONT SIDE 180 OLLIE

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Surgiu quando um grande amigo meu Matheus colou na escola com o board aĂ­ ce tĂĄ ligado amor a primeira vista.

Seus treinos e preparos fĂ­sicos?

Procurou dĂĄ uma caminhada de manhĂŁ pra esticar as pernas e andar seis vezes por semana.

VocĂȘ estĂĄ trabalhando em alguma vĂ­deo parte?

Sim, atĂ© o fim do ano sai..Gravada pelo celular mesmo, mas com muita energia e estilo Ășnico.

Uma viagem que marcou?

Todas que colei foi incrĂ­vel, mas um carinho especial pela de NaviraĂ­ e Nova Andradina sĂł gente com energia monstra.

Sua caminhada para se profissionalizar?

NĂŁo tenho a pila de se profissionalizar a magia Ă© gravar, viajar e tĂĄ de resenha com quem a gente ama o resto se vier.......

VocĂȘ participa de competiçÔes?

Bem pouco, quando tem algum campeonato pela minha regiĂŁo a gente encosta.

VocĂȘ tem apoio ou patrocĂ­nio?

Apoio da Orline skate shop e 40tnadecks,um abraço especial pra esses cara sempre dando força pro skate do interior.

InfluĂȘncias no skate?

Jhonathan Martinez (branks), Tiago Brandao, Corey DuïŹ€el e meus amigos (CDM CREW)

Viagem do sonho?

Apavora os gringos na Europa e dĂĄ um rolĂȘ pela África.

Foco em 2023?

Andar por todo esse Mato Grosso do Sul e registrar o skate por cada pico e cidade que eu passar.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradecer minha mãe que sempre tå comigo, meu coroa também que sempre tå passando um papo de visão e meus amigos que sempre estão dando aquele gås pra sessão render e a Deccs Magazine por esse espaço.... måxima satisfação família.

LUCAS AUAU

FLOW am FLOW/AM
21 ANOS, 7 ANOS DE SKATE, IVINHEMA – (MS) / @TALVEZ_AU AU
[34] - DECCS MAGAZINE
FOTOGRÁFO: JOÃO BRANDÃO - @BRANDAOREC MANOBRA: FS SMITH

CARLOS EDUARDO

Como se interessou pelo skate?

DĂȘs de criança eu era envolvido com o skate,meu pai andava e sempre me incentivava a andar de skate com ele, atĂ© que eu um dia peguei o skate dele comecei a andar, aĂ­ depois de um tempo montei meu prĂłprio skate e tĂŽ aĂ­ na caminhada do skateboard.

Sua famĂ­lia te apoia?

Sim, minha famĂ­lia me apoia muito sempre me incentivando a andar de skate, e me ajudando a ir pra campeonatos.

VocĂȘ tem patrocĂ­nio?

Ainda nĂŁo tenho patrocĂ­nio.

Sua correria no skate?

TĂŽ no foco de andar todo dia, aprender manobras novas, enfrentando todos os meus medos no skate, correndo atrĂĄs de patrocĂ­nio e incentivando cada vez mais meus amigos.

EstĂĄ filmando para alguma vĂ­deo parte?

Ainda nĂŁo mais no meio do ano de 2023 pretendo gravar uma.

Conta um pouco sobre sua Ășltima Trip de skate ?

Minha Ășltima trip foi em campestre, fui em um game consegui ficar em 3° foi muito legal porque acertei manobras que eu nunca acertava no solo.

VocĂȘ corre campeonatos de skate?

Sim, gosto bastante de correr campeonatos e esse ano pretendo correr muitos.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Meu foco em 2023 Ă© evoluir ter um patrocĂ­nio E poder fazer vĂĄrias viagens com o skate.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Nunca desista do skate persista. Obrigado a todos que me ajudam no skate e um agradecimento ao meu pai e ao meu padrinho por ter me incentivado e mostrado o skate pra mim.

FLOW AM FLOW/AM
15 ANOS, 1 ANOS DE SKATE, POÇOS DE CALDAS – (MG) / @KADU__SKT_
DECCS MAGAZINE - [35]
FOTOGRÁFA: GUSTAVO - @GUSTAVOABUD_ MANOBRA: ROCKSLIDE DESCENDO

Se apresente aos leitores?

Me chamo Evandro Dorneles, tenho 37 anos e sou skatista. Vivo em Floripa onde divido meu tempo entre famĂ­lia, skate, trabalho, surf...

Quando vocĂȘ começou a andar de skate? Como foi esse começo no Downhill Speed? Comecei a andar de skate bem cedo, quanto tinha mais ou menos 02 anos de idade, na minha cidade natal Taquari-RS. Sempre gostei de descer algumas ladeiras. Em 2008, morando em Floripa, atravĂ©s de um amigo fui apresentado ao skate Downhill. Montei um skate e nunca mais parei!

Qual foi o maior incentivo?

O maior incentivo foi aprender algo novo no skate, conseguir andar fluído e com controle em alta velocidade. A cada role aprendo algo novo, a cada viagem conheço novas ladeiras e pessoas. Isso é o que mais me motiva. O skate te desafia todo dia!

Qual manobra que se destaque em suas sessÔes?

Acredito que os slides de backside.

Que tipo de som vocĂȘ curte ouvir para andar?

Enquanto estou descendo nĂŁo costumo escutar mĂșsica, como dividimos as ladeiras com carros, a mĂșsica pode ser uma perigosa distração. Mas prĂ© sessĂŁo gosto de ouvir rock, algum som pra dar aquela instigada.

Ladeira que se destaca em sua histĂłria?

O Morro da Lagoa (em Floripa) é uma ladeira muito especial pra mim e que até hoje me sinto desafiado ao dropar!

VocĂȘ tem patrocĂ­nios ou apoios?

Tenho sim: Cuei wheels - Rodas, rolamentos e lixas. Ky Sygni - Shapes T'hills - Casquilhos, peças e manutenção. StudioContrainerTreinamento Funcional Academia Sotália Tm Pharmaceutical – CBD

Esta filmando para alguma vĂ­deo Parte? Qual? No momento nĂŁo.

O que vocĂȘ tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros?

Tenho andando de skate o måximo que consigo, cuidando do meu físico/mental e aguardando o calendårio com os campeonatos deste ano. Tenho alguns objetivos traçados quanto às competiçÔes, mas a meta é me divertir o måximo possível nas sessÔes.

Qual sua maior dificuldade em praticar a modalidade em sua cidade?

A maior dificuldade no Downhill Ă© que nĂŁo temos uma pista prĂłpria pro esporte. EntĂŁo temos que nos deslocar sempre pra interiores em busca de ladeiras com pouco movimento de carros.

Para finalizar, deixe uma mensagem e agradecimentos?

Quero agradecer minha famĂ­lia, as marcas que colam comigo e todo mundo que de uma forma ou de outra me incentiva e torce por mim. Eu amo o skate e quero compartilhar isso ao mĂĄximo.

Uma frase?

Ande de skate, nĂŁo a importa a modalidade!

EVANDRO DORNELES

[36] - DECCS MAGAZINE
FLOW - Downhill Speed
SKATISTA EVANDRO DORNELES, 37 ANOS, 34 ANOS DE SKATE, FLORIANÓPOLIS – (SC) / @EVANRDRODSF
DECCS MAGAZINE - [37]
FOTOGRAFO: MAX BALLESTEROS - @MAX_BALLESTEROS MANOBRA: CURVA DE BACKSIDE

ÂżCĂłmo te interesaste en ser skater?

Mi padre anda desde chico y cuando nací me compro un skate, tiempo después cuando crecí me llevo a un skatepark a andar con el y desde ese día quedé fascinado con el skate.

ÂżTus entrenamientos y preparaciones fĂ­sicas?

Entreno un poco de cardio, pero soy de elongar mucho y entrenar las articulaciones para andar mas leviano.

ÂżEstĂĄs trabajando en alguna parte del video?

Estoy trabajando en un nuevo material nuevo para mi nuevo sponsor de tablas Tyme skateboards.

ÂżUn viaje que marcĂł tu vida skater?

El Ășltimo viaje que hice a Barcelona me marco mucho! Estuve un tiempo largo y la verdad que fue una experiencia unica, de mucho aprendizaje.

ÂżPiensas en convertirte en profesional?

La verdad es que me encantarĂ­a que en algĂșn momento se me de, pero pienso y me preocupo primero de disfrutar el processo.

ÂżParticipas en campeonatos de skate?

De vez en cuando participo en algĂșn evento pero por diversiĂłn.

ÂżTienes apoyo o patrocinio?

Actualmente estoy patinando para Tyme skateboards , tambien Big Trucks que me estån ayudando hace ya mås de 2 años, estoy muy agradecido.

ÂżViaje ideal?

Me encantarĂ­a viajar a estados unidos y poder filmar en las calles de ahĂ­.

ÂżTu propĂłsito en 2023?

Poder concretar mis metas que tengo para este año, seguir viajando y conociendo lugares nuevos y ser feliz.

Âżtiene algĂșn mensaje para los lectores? Deja tu agradecimiento...

Disfruten del skate que es lo mås lindo que hay, Gracias a mis padres por enseñarme a luchar por lo que uno quiere, y apoyarme siempre en esto, a mis amigos que estån siempre y me motivan. Gracias a los que leyeron esta entrevista y a la revista agradecerle el espacio.

LUCERO ENTERRIO

[38] - DECCS MAGAZINE
FLOW - am
23 ANOS, 12 ANOS DE SKATE, ARGENTINA, BUENOS AIRES, LANÚS / @LUCEROENTERRIO FOTOGRAFO PERFIL: JAVIER VERGARA@JAVIERVERGARAH
DECCS MAGAZINE - [39]
FOTOGRAFO: JAVIER VERGARA - @JAVIERVERGARAH MANOBRA: FAKIE 360 FLIP
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.