Suplemento da Revista Nossa UENF

Page 12

Biologia: área

estratégica Cursos buscam sustentabilidade em biotecnologia e preservação ambiental Atender às demandas do mundo atual por um planeta mais harmônico e saudável é um dos principais objetivos dos cursos oferecidos na Uenf na área Biológica. É o caso, por exemplo, do Bacharelado em Ciências Biológicas, que ao lado dos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância forma o conjunto de cursos de Graduação nesta área. A eles, somam-se ainda os Programas de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia e em Ecologia e Recursos Naturais. O biólogo formado pela Uenf é capaz de criar estratégias sustentáveis para as áreas de biotecnologia e conservação da natureza, podendo atuar tanto no setor público quanto privado, bem como em organizações não governamentais, em âmbito mundial. Cabe a este profissional, ainda, propor e coordenar estudos e pesquisas, executar análises laboratoriais, prestar consultorias e assessorias técnicas, emitir laudos e pareceres para a realização de perícias, entre outras atividades. Veja nas páginas 4 e 5 mais informações sobre as Licenciaturas em Biologia e Ciências Biológicas a Distância. Questões estratégicas para a saúde humana e a agropecuária estão no centro das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da Uenf. As duas áreas de concentração — “Biologia Celular” e “Biologia Molecular e Biotecnologia” — abrangem pesquisas como levantamentos epidemiológicos; distribuição e comportamento de insetos vetores; aprimoramento de fármacos e de terapias; desafios de vacinas ou kits diagnóstico, entre outras.

12

A área de “Biologia Celular” subdividese nas seguintes linhas de pesquisa: “Anatomia e ultraestrutura vegetal”, “Biologia celular e mecanismos da interação celular”, “Bases bioquímicas e moleculares de defesa de plantas”, “Biologia molecular, bioquímica, fisiologia e embriologia de artrópodes”, “Imunobiologia de doenças infecciosas e parasitárias” e “Transporte iônico, bioenergética e transdução de sinal”. Já á área de “Biologia Molecular e Biotecnologia” subdivide-se em “Análise genômica e proteômica de sistemas biológicos integrados”, “Desenvolvimento de processos e produção de imunobiológicos para antígenos relevantes e novos fármacos” e “Biotecnologia, processos e epidemiologia molecular de microorganismos”. Envolvendo uma visão holística inter e multidisciplinar na pesquisa ambiental, a Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais possui duas áreas de concentração: “Ecologia de Ecossistemas” — que inclui a linha de pesquisa “Biogeoquímica” — e “Ecologia de Organismos”, que envolve três linhas de pesquisa: “Ecologia de Comunidades”, “Ecologia Evolutiva, Comportamental e de Populações” e “Biologia da Conservação”.

Cursos Ciências Biológicas 4 anos – 80 Vagas/Ano Conceito (CPC/MEC): 4 Licenciatura em Biologia 4 anos – 40 Vagas/Ano Conceito (CPC/MEC): 4 Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância 4 anos – 245 Vagas/Ano Conceito (CPC/MEC): 4

Mais informações sobre as licenciaturas nas páginas 4 e 5

Programas Biociências e Biotecnologia Mestrado e Doutorado Ecologia e Recursos Naturais Mestrado e Doutorado


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.