Portfólio

Page 1

redator criativo RODRIGO MONTÊS


Olá. O meu nome é Rodrigo. Sou um Junior com 23 anos de idade. Este é o meu portfólio. Vou mostrar-te os projetos que considero meus por inteiro. São os que mais gosto até hoje. Juntei-lhes os formatos que explorei e, os resultados que mais me agradaram. Desde o processo até à realização/produção. Espero conseguir uma mistura pessoal e profissional nesta abordagem. Obrigado


HEADLINES


Agência: Carmen Young Estado: Print Cliente: SCP Meio: Headlines Direção Criativa: Tiago Vital Design e Direção de Arte: Ricardo Ferreira


Agência: Carmen Young Estado: Digital Cliente: Lenovo Meio: Headlines Direção Criativa: Tiago Vital Design e Direção de Arte: Ricardo Ferreira


PRESS KIT


Estado: Realizado Cliente: Colgate Agência: Mary Young Meio: Press Kit Título: #Getyourmouthfit Enquadramento A gama Colgate Total foi distinguida como um dos produtos do ano de 2019. A marca aproveitou a ocasião para melhorar o seu produto e relançá-lo numa ação de marketing direto. Usualmente, a Colgate associa este tipo de lançamento a missões sociais. Desta vez, juntou-se à Missão Saúde Oral 2019. Conceito Este press kit foi enviado para um nicho de influenciadores que priorizam e promovem o cuidado com o bem-estar físico e mental. Uma tendência conhecida como “fit”. Procurámos posicionar a gama Colgate Total como parte integrante desta tendência. Juntºamos o cuidado com a higiene bucal às procupações que promovem a importância de ter um corpo mais saudável.

Ideia O Personal Trainer é uma das profissões com maior ascensão dos ultimos anos em Portugal. Uma área dedicada à saúde do corpo. Por isso, criámos uma derivação dessa área: o Personal Dentist. O personal Dentist tem as mesmas funções que um Personal Trainer, mas a sua especialidade, é focada na saúde oral dos seus clientes. Para tornar as suas bocas ainda mais “fit”. Enviámos aos influenciadores um necessaire com a forma de um saco de ginásio. No interior, estavam os acessórios Colgate e os exercícios que o Personal Dentist utiliza para incentivavar à lavagem dos dentes. Posteriormente iriamos criar uma página de Instagram para alojar o Personal Dentist e criar conteúdo com os seus exercícios, o que acabou por não acontecer, a pedido da cliente.

Direção Criativa: Tiago Vital Ideia: Marta Santos/Rodrigo Design e Direção de Arte: Lúcia Melro.


EVENTO



Estado: Realizado Cliente: Adidas Meio: Evento Título: Adidas Talk Sound Desafio A Adidas desafiou-nos para criar um evento que ativasse a marca na nova loja Sport Zone do CC Colombo. Desafiaram-nos a juntar a família adidas com os seus fãs através da música. É possível? - perguntaram. Acreditamos que sim. Na verdade, acreditamos que o som pode ser uma ótima forma de sintonizar os seguidores da marca com os embaixadores que a representam. Insight E se comunicassemos apenas através de som? Como seria se os fãs pudessem ouvir as suas perguntas serem respondidas pelos seus ídolos? - Como num Talk Show. Talvez possamos criar um momento em que os embaixadores adidas respondem aos seus seguidores de forma musical? - Como num Talent Show. Sincronizámos estas duas abordagens e criámos o Adidas Talk Sound.

Ideia Os fãs cantam primeiro. Para conhecer as maiores curiosidades dos fãs sobre os seus ídolos incentivámo-los a escrever uma pergunta que gostariam de ver respondida, num post de Instagram de cada embaixador e da Sport Zone. Os autores da pergunta mais curiosa foram convidados para ir ao evento e conhecer os seus ídolos num meet & greet privado. Os embaixadores cantam em palco. Ao ritmo de uma música conhecida do público, escolhida aleatoriamente, pela Juke Roulette. Afinam-se as cordas, a banda faz o sinal e as perguntas selecionadas são respondidas. Ou melhor, são cantadas pelos embaixadores adidas para as pessoas presentes em loja e para os seus fãs.

Direção Criativa: André Santos Design e Direção de Arte: André Santos


IDENTIDADE


Agência: Handshake Estado: A implementar Cliente: Talho DR3 Meio: Loja/digital Concepção: O Talho DR3 precisava de retratar a sua identidade física, numa identidade de comunicação. Mantendo o mesmo nome, identifiquei na rotina diária do talho os vários propósitos que faziam o seu serviço ser tão apreciado na região da Moita. Este talho é um acompanhamento no dia a dia dos seus clientes. Existe para lhes fornecer a melhor carne para a sua refeição e sempre com a preocupação de primar pela qualidade dos produtos (tanto a nível de matéria-prima e de preparação); como também pela qualidade do seu serviço (servir sempre da forma mais personalizada possível).

Por mais que as peças de carne que chegam ao talho diariamente sejam iguals, elas são “performizada” de novo a cada pedido.

Símbolo: O símbolo do talho é um monograma composto pelo nome: D + R + 3.

Todo o lado de skill e conhecimento técnico são pontos fortes identificados neste talho e no universo do circo em si. Visual: Visualmente, o circo é rico. Por isso, criámos vários padrões para utilizar na nossa comunicação, como base.

Encontrámos um universo que poderiamos associar as qualidades (técnica, performance, comunidade, criatividade e inovação) na perfeição: o circo. O circo é o local onde a performance é a chave para o sucesso. Por mais que os números sejam treinados, por mais que os espetáculos sejam iguais de cidade para cidade, o artista de circo tem que encarar a sua melhor performance, todos os dias.

Preenchido com os padrões criados anteriormente, nas suas três cores pré-definidas.


Utilizámos também os padrões e o símbolo para distinguir os tipos de carne.

aves

Porco

VACA

PREPARADOS

Logótipo:

Assinatura: A assinatura do talho é o culminar das suas características. Por um lado estamos preparados para o seu gosto pela diversidade, pela qualidade e pelo atendimento que fornecemos. Por outro temos preparados para o seu gosto, que são os produtos transformados que permitem criar novos produtos, práticos e de fácil confeção. Uma especialidade do talho.


Design: David Roxo Redação: Rodrigo Montês

Peça para interior da loja


FILMES


Agência: Carmen Young Estado: Pitch - Não Ganho Cliente: Gatão Meio: Filme Duração: “30 segundos ́ Título: Ser de Uma Casta Diferente Ser de uma casta diferente é trocar as horas pelo tempo. É abrir uma de verde e dar o corpo ao vento. Ser de uma casta diferente é substituir os planos pelo relento. Aquecer com uma de tinto e dar motivo ao acontecimento. Ser de uma casta diferente é explorar os cantos da cidade. É ultrapassar os preconceitos. É provar a idade. Ser de uma casta diferente é saborear o mundo num instante. Chamar os amigos e abrir uma de espumante. Ser de uma casta diferente é conhecer a vida de A a Z. É jantar à luz da lua e abrir uma de rosé. Gatão. Agora com uma nova imagem. Para gente de casta diferente.

Direção Criativa: Tiago Vital Design e Direção de Arte: Lúcia Melro https://vimeo.com/369211666


Agência: Handshake Estado: Voz Of gravada/A trabalhar o vídeo Cliente: Sensing Future Meio: Filme Duração: 1“30 segundos ́ Título: Sensing Future Atualmente quando falamos da Sensing Future podemos começar por qualquer lado do mundo. Até do Instituto Pedro Nunes para mundo. O mundo da tecnologia, da medicina, engenharia robótica e mobilidade que nos ligam a cerca de 30 países. Pelo mundo físico e pelo digital. Nos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação que fazem crescer a área da saúde. Começámos por encurtar a distância entre conhecimento dos nossos parceiros e a realidade dos nossos clientes. Na realidade crescemos. E atualmente pertencemos ao grupo Controlar. Uma empresa com um conhecimento industrial com mais de 25 anos e que hoje aposta no setor da saúde.

Introduzimos-nos ao mercado em 2009, quando vencemos um projeto de vocação empresarial. E a pensar de que forma a engenharia e a saúde poderiam coexistir sonhámos. Construímos um coletivo multidisciplinar, especialista nas áreas da engenharia mecânica, biomédica, eletrotécnica e informática. Dizem-nos que fizémos tudo isto por magia. Mas, na Sensing Future, sentimos que o nosso trabalho não é mágico. Somos mais de feitiços. Sonhámos com dispositivos médicos tecnológicos para a terapia e para a reabilitação física. E hoje, é por termos feito isso, que sentimos o futuro no nosso dia-a-dia. Sensing Future A Greater Step Audio: https://soundcloud.com/rodrigo-montez-166126388/ musicavoz-sensning-future


AT I VA Ç Ã O


Agência: Handshake Estado: Ghost Cliente: Penguin Meio: Ativaçã́o Título: Reestreia Auditiva O natal é conhecido pelas suas histórias. E eu, tenho uma história para vos contar. Imaginem este filme: se há coisa que orgulha Portugal, é a herança deixada de geração em geração. Da gastronomia à língua. Da técnica à manha. Mas, apesar de termos muito orgulho na nossa herança cultural, ela não está ao acesso de todos. A centralização e o êxodo rural do anos 80/90 trouxeram uma lacuna de aprendizagem entre as gerações mais cultas e informadas e as mais envelhecidas e analfabetizadas. Houve uma tentativa cultural de educar estas gerações. Com cinema cities, associações culturais entre outros espaços edificados para este propósito. No entanto, como é que eu convenço a minha avó, que não sabe ler, que não tem computador, que mal vê o telemóvel a ir ao cinema e entender o Forrest Gump. Ou o Shawshank Redemption!? O Senhor dos Anéis, o Padrinho ou até o Harry Potter, que seja.

Os “(...)nossos egrégios avós” sofrem uma cruel separação de pensamento, informação e cultura relevante para as suas vidas. Quantos de nós leram um livro que deu um rumo ªà nossa vida (porque sabemos ler). Quantos de nós viram um filme que mudou a nossa maneira de relacionar. (porque sabemos inglês ou conseguimos acompahar legendas). Quantas histórias mudaram a nossa vida é que eles já perderam para este fenómeno? Ideia: Vamos pegar nos filmes que foram consagrados com o maior prémio do cinema (os Oscars) mas que tenham sido adaptados de livros. Vamos criar um livro apenas com uma página. Uma página web/digital que lhes permita escolher com as melhores histórias que perderam. Conceito: Reestreia Auditiva Podemos fazer com que este livro seja o presente que eles perderam há anos atrás. Enquadra-se bem em épocas festivas (em termos de venda). Headline: Ouça como nunca viu


Missed Culture

Histórias de livros que singraram em filme

Geração analfabeta

e que estas pessoas

mas com grande interesse em histórias.

audiobooks

perderam pela analfebatização..


Agência: Mary Young Estado: Proposta Cliente: Twisper Meio: Ativaçãó Título: Local Feelings for Local Friends A Twisper é uma aplicação Suiça. Uma marca que nos diz: devemos descobrir o mundo com pessoas em quem confiamos. Isto, faz com que os melhores sítios para visitar sejam recomendados por amigos. Define-se como uma aplicação para viagens sociais.

Conceito

Local Feelings for Local Friends

Sempre que viajamos sentimos-nos envolvidos no país que estamos a visitar. Sentimos os seus hábitos. Sentimos os seus espaços. Sentimos-nos parte desse país. Cada uma dessas sensações é tão ºúnica e característica que a própria cultura desse país tem uma palavra que a descreve na perfeição. Uma palavra tão específica que não tem tradução para outras línguas. Só é vivida dessa forma no meio em que nasceu.


Por exemplo:

Nos países de língua ofícial portuguesa podes sentir:

- Saudade Um sentimento nostálgisto e melancólico que

tens por uma pessoa, por um sítio ou por algo que está distante no espaço e no tempo.

Mensagem

saíres de um problema ou de uma situação complicada.

Marca com um sentimemento local os teus sítios de viagem preferidos e convida um amigo/familiar, que não conseguiu viajar contigo, a nunca perder esta sensação cultural.

- Cafuné Uma massagem capilar carinhosa e suave.

Ideia

- Desenrascar Uma forma engenhosa, criada para

- Saideira A última bebida antes de ir embora. - Desbunda Perder as inibições e viver determinado momento sem arrependimentos.

Nos países de língua alemã podes sentir: - Waldeinsamkeit O sentimento de estares sozinho a comtemplar-te rodeado de bosque e natureza. Na Indonésia sentes: - Jayus O momento em que alguém diz uma piada tão má que para ajudar a situação não podes fazer nada para além de rir desconfortavelmente. E a lista continua.. Por todos os países. Por todas as culturas.

World Of Mouth Os turistas registam sempre os seus locais de viagem favoritos. Simplesmente, nem sempre o fazem numa aplicação ou num mapa. Fazem-no, geralmente, nas suas próprias câmaras fotográficas. E sabes que mais!? Como as palavras locais, que não podem ser traduzidas, não são apenas palavras, as fotografias que tiram, não são apenas fotografias. São sentimentos reais. Capturados e representativos de uma experiência real. E é através de uma experiência real que vão recomendar os seus locais de viagem. Como? Num postal digital.


Mecânica

1 - Os turistas fazem uplouad de sua fotografia preferida desta viagem. 2 - Escolhem o sentimento local que melhor descreve esta foto. 3 - Identificam o local onde a foto foi tirada. (Um restaurante, uma discoteca, um hotel, etc). 4 - Enviam um postal totalmente original para os amigos/ familiares que não podem perder aquela experiência local naquele sítio específico.

Direção Criativa: Tiago Vital Design e Direção de Arte: Lúcia Melro



L I N KS BEHANCE https://www.behance.net/RodrigoMontez LINKEDIN https://www.linkedin.com/in/rodrigomontez/ ISSU https://issuu.com/rodrigomontez PUTOS DA MÁFIA https://www.youtube.com/watch?v=mOjsxS27i9w&list=PLBVgzJr2QggtayyQoetguMug5e-FB4ltW INDÚSTRIA CRIATIVA https://industriacriativa.pt/rodrigo-montez contactos rodrigo.montez.rm@gmail.com 910666380


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.