Portfólio Funny How

Page 1

Rodrigo Montês rodrigo.montez.rm@gmail.com 910666380


A escrita é a contribuição técnica que dou às ideias. O meu ponto tem sido esse. Ter a melhor ideia possível e servi-la com as palavras que expressam a pessoa que chegou à ideia. Neste caso, eu. O Rodrigo, com 25 anos e muito gosto em criar comunicação, no formato de publicidade.

Se a publicidade tem um formato? Penso que tem. Um formato e uma categoria. Há anos que vejo a publicidade como a comunicação elevada a arte. E se a campanha ficar uma obra de arte. É porque a agência é de categoria.

Para criar publicidade posso inspirar-me ou representar a minha ideia através de qualquer das formas de arte, classificadas ou não como tal. Quão imensa é a possibilidade de servir a ideia, a escolha de palavras, a mensagem e criar uma linha de comunicação? Atenta o que tenho feito.


LEILÕES SPORTING


DESAFIO Ativar o novo produto da loja verde do Sporting. Os Leilões Sporting. Trata-se de uma plataforma inserida na Loja Verde onde todos os adeptos 
 e sócios do Sporting podem licitar produtos com um elevado valor simbólico.

CAMPANHA Criámos uma linha gráfica com personalidade que foca nos produtos que estão a ser leiloados. Juntámos-lhe um headline que faz referência ao desporto e ao produto que vai ser leiloado. Todos querem uma peça utilizada num jogo do SCP. Só alguns é que a conseguem. Nos Leilões Sporting.

CONCEITO QUEM DÁ MAIS POR QUEM DEU MAIS?

PEÇAS DE COMUNICAÇÃO 1. Imprensa (Record, Correio da Manhã, JN e DN). 2. Social media 3. Website


IMPRENSA
 TEASER


IMPRENSA
 TEASER


IMPRENSA
 TEASER


SOCIAL MEDIA + SITE


ACCOUNT CRISTINA PERDIGÃO DIREÇÃO CRIATIVA TIAGO VITAL DIREÇÃO DE ARTE RICARDO FERREIRA REDAÇÃO RODRIGO MONTÊS


TRABALHO ACADÉMICO


DESAFIO Por fenómenos de centralização, as gerações mais antigas são as mais privadas de instrução e formação.Foram construídos cinemas, cinema city’s e associações culturais, mas o desinvestimento na cultura ou a falta de tempo para instruir estas gerações não permitiu que pudessem ler as legendas do Shawshank Redemption, interpretar o Inglourious Basterds ou viajar no universo do Lord Of the Rings. 
 Há ainda muitas gerações em Portugal que não conhecem estas histórias. Histórias estas que tiveram a capacidade de marcar e mudar vidas um pouco por todo o mundo.

IDEIA Reestreia Auditiva Vamos reabrir espaços que atualmente estão fechados por falta de investimento em cultura nas zonas remotas do país (cinemas, cinema city, associações, etc) e reestrar estas histórias, mas, em vez de utilizar o grande ecrã, vamos fazê-lo em aúdio. Com os audiobooks da Penguin.


CONCEITO

OUÇA COMO NUNCA LEU


ATIVAÇÃO Com um evento amovível damos uma nova estreia a estas salas. Não é a primeira vez as histórias destes livros vão ser contadas nestes locais. Na altura, o formato que as trouxe foi o cinema. Desta vez é o audiolivro e pela marca Penguin. No momento em que ouvem o prefácio do livro e é feito um rastreio auditivo em simultâneo. Em conjunto com o resultado podem adquirir um suporte multimédia [press kit da campanha] para ouvir toda a história em casa e, para bem da ativação, aprender onde podem ouvir estas e mais histórias que a Penguin tem no seu catálogo.

IDEIA ORIGINAL RODRIGO MONTÊS



DESAFIO A Adidas pretende ativar o novo espaço da loja Sport Zone do Centro Comercial Colombo, com uma interação entre os embaixadores da marca e os clientes da loja.

CAMPANHA Como seria se os fãs dos embaixadores da Adidas pudessem ouvir as suas perguntas serem respondidas pelos seus ídolos? 
 - Como num Talk Show. 
 Talvez possamos criar um momento em que 
 os embaixadores Adidas respondem aos seus seguidores de forma musical? 
 - Como num Talent Show.


CONCEITO

ADIDAS TALK SOUND


ATIVAÇÃO Colocámos uma publicação nas redes sociais dos embaixadores, 
 para perguntar aos fãs, qual a sua maior curiosidade sobre eles. 
 As pessoas com as perguntas selecionadas foram convidadas para fazerem a pergunta ao vivo e juntarem-se ao meet & greet. Os embaixadores responderam à pergunta a cantar acompanhados por um instrumental que tocava na Juke Roulette. Este evento foi apresentado e protagonizado por vários embaixadores da marca.

PEÇAS DE COMUNICAÇÃO 1. Social media 2. Produção de Evento



DIREÇÃO CRIATIVA ANDRÉ SANTOS DIREÇÃO DE ARTE ANDRÉ SANTOS REDAÇÃO RODRIGO MONTÊS


TRABALHO ACADÉMICO ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE Global Call to Creatives: An Open Brief from the United Nations







1. As pessoas inscrevem-se no site e transmitem o seu evento. 2. As marcas definem o segmento para quem querem comunicar 
 e pagam o custo por click das suas peças para own media x2. 3. A ONU divulga os conteúdos dos eventos em paid media nas redes sociais e restantes suportes digitais. 4. As pessoas veem os eventos e aumentam o preço por clicks e o custo de impressões da divulgação em paid media. Logo, mais dinheiro doado. 5. O preço para as marcas sobe. O conteúdo das pessoas continua gratuito. 6. Como a marca pagou o dobro do preço por click, a ONU deposita o valor unificado numa conta solidária, que aparece no contador da página etiquetadigital.com. 7. O dinheiro angariado é investido no combate ao Covid-19. 
 E assim, combatemos um vírus invisível... com visualizações.


IDEIA RODRIGO MONTÊS SARA PARADA DIREÇÃO CRIATIVA RODRIGO MONTÊS DIREÇÃO DE ARTE VASCO DUARTE REDAÇÃO RODRIGO MONTÊS


BRIEFING 
 ABERTO CONTROL - 2º lugar Talentos Lusófonos Prémios Lusófonos de Criatividade


DESAFIO A Control identificou um problema de comunicação no comportamento dos seus consumidores. Quando passam no seu linear de supermercado não param. 
 Não exploram a gama de produtos.

IDEIA Se não param no linear, vamos ver por onde andam. 
 Lá, vamos colocar um stopper para fazê-los parar. Mas o stopper tem de levá-los ao linear - pensámos. - E o que é que leva as pessoas aos lineares que procuram - perguntámos. - As placas de sinalética - decidimos.
 Vamos utilizar as placas de sinalética já presentes no supermercado para levar o linear ao sítio onde elas estão e levá-las do sítio onde elas estão ao linear da Control.


MENSAGEM Os emojis são característicos no mundo digital por terem uma conotação sexual associada. Por isso, pegámos na conotação literal da sinalética do supermercado e demos-lhe uma conotação sexual, através da linguagem de emojis. 
 “Se queres fruta e legumes do supermercado estás no local certo. Se queres “fruta e legumes” com um contexto sexual, é por ali, no linear da Control”.


2º LUGAR | PRATA TALENTOS LUSÓFONOS DIREÇÃO CRIATIVA RODRIGO MONTÊS DIREÇÃO DE ARTE LUÍS ALVES


PROPOSTA 
 DE AGÊNCIA BETCLIC


DESAFIO No seguimento da ação sustentável Futebol Bonito 2020, onde a marca ofereceu 20 equipamentos de futebol a equipas amadoras feitos de material reciclável, entre outras práticas sustentáveis que incentivou, este ano, querem alargar a ação a mais desportos (andebol, basquetebol, futsal e futebol) e, aumentar o número de equipas amadoras que podem ajudar para 48.

INSIGHT O que é que as equipas amadoras e o meio ambiente têm em comum?
 A dificuldade real de se sustentarem. E estas dificuldades não param de aumentar. No meio de tantas dificuldades a Betclic decidiu atuar em ambas as frentes. Tanto para as equipas como para o meio ambiente. Por um lado vai apoiar 48 clubes desportivos amadores, por outro, vai cultivar as práticas que promovem a sustentabilidade do ambiente, em ambiente de jogo.


IDEIA F.D.S. (Federação Desporto Sustentável) 
 Criámos uma federação que funciona como uma espécie de grito de guerra. Um grito organizado. E com ele vamos combater tanto as dificuldades das equipas como as do meio ambiente.



CONCEITO

O AMBIENTE ESTÁ EM JOGO



REDES Há várias formas de sentir felicidade. E o barulho da bola na rede é uma delas. Infelizmente, nem todas as balizas têm redes. Nem todos os aros. Mas nós vamos buscá-las onde existem em excesso. No mar. Vamos retirar as redes de pesca que poluem o oceano e usá-las onde elas nos fazem felizes. No cesto e no golo.



EQUIPAMENTOS NOVOS A Betclic vai dar novos equipamentos (feitos de materiais reciclados) para as 48 equipas da F.D.S. numa ação que dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo projeto Futebol Bonito 2020.



EQUIPAMENTOS ANTIGOS Se as equipas vão receber equipamentos novos, o que é que vão fazer com os equipamentos antigos? Nós temos uma solução. Vamos incentivá-las a fazerem materiais de apoio como bandeiras, cachecóis, bonés, emblemas, galhardetes, etc. que podem ser vendidos na loja do clube e reverter financeiramente para ele.



CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL Mesmo torcendo por equipas diferentes, estamos todos juntos a torcer pelo meio ambiente. Em campo, as equipas estão juntas na fase do aquecimento. Por isso, durante o aquecimento, os jogadores vão utilizar coletes com a mensagem da nossa campanha e criar awareness para os primeiros adeptos. * Se a betclic quiser explorar este tema criativamente, as mensagens dos coletes podem ser impressas com tinta térmica que se vai revelando à medida que o material aquece. Tendo assim um impacto mais diferenciado.



ECO PONTOS Vamos personalizar a entrada das ecopontos presentes nos recintos desportivos de acordo com as diferentes modalidades que o clube de cada terra representa. Assim, aproveitamos os dias de jogo para solidificar a nossa mensagem por todo o recinto. Dentro e fora de campo. * Esta iniciativa pode expandir-se para além do recinto desportivo, se quisermos ter um maior impacto na comunidade, podemos tentar fazer parcerias com as empresas de recolhas de resíduos urbanos. Neste caso personalizaríamos os ecopontos por toda a aldeia/vila/cidade, durante o fim-de-semana e/ou dia de jogo.



BAR DO CLUBE Podemos criar ou reformar os bares do clube utilizando materiais reciclados.



CARTÃO DE SÓCIO Não são só as 48 equipas que se podem juntar a esta iniciativa. Em nome individual, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode dirigir-se à landing page da campanha e inscrever-se como sócia/o da nossa federação. Como a própria federação terá de ser sustentável, o custo do cartão de sócio vai reverter para um fundo maneio que permitirá à F.D.S. ter meios para continuar a jogar pelo ambiente. Depois de aderirem recebem o seu cartão de sócio. Feito de plástico reciclado, óbvio, este cartão de sócio vai servir como um free pass para os todos os jogos das equipas inscritas na F.D.S. Por uma quantia anual, têm acesso aos jogos e a entrar nos campos/estádios/ pavilhões sem pagar o bilhete diário.


DIREÇÃO CRIATIVA César Sousa DIREÇÃO DE ARTE Luís Paladino REDAÇÃO Rodrigo Montês


BRIEFING 
 ABERTO BIOKILL


DESAFIO A marca de inseticidas biodegradáveis BIOKILL pretende promover a marca numa campanha de redes sociais e comunicar o seu produto associando a marca à eficácia e prevenção. Este produto tem preocupações ambientais e humanas na sua fórmula e embalagem. Tem uma toxicidade baixa. Uma formula aquosa ao invés de utilizar agentes químicos. Não utiliza gás como propulsor, por isso não é inflamável. E, não mata os insectos. Afasta-os do local onde foi aplicado durante semanas.

INSIGHT Os insectos estão bastante presentes na nossa vida.
 Tão presentes que os seus nomes passaram a ser associados a objectos, adjetivo ou verbos, etc. do nosso dia a dia. Quem utiliza biokill reconhece apenas os objectos, adjetivos ou verbos.


O teu avô faz coleção de carochas. Os carros. A tua tia está a ser melga. Chatinha! Estou com uma traça... Já comia.


CONCEITO

ESTÁ ONDE OS INSETOS NÃO ESTÃO





a.

de



DIREÇÃO DE ARTE David Roxo REDAÇÃO Rodrigo Montês


OBRIGADO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.