Folder - Oficina Gastronômica

Page 1

Estrogonofe Especial Suíno com Batatas Coradas no Alecrim O estrogonofe é um prato russo inventado no século XVI para ajudar na alimentação dos soldados. Desde essa época esse prato é muito versátil e a receita permite a utilização de vários tipos de cortes como o filé mignon, a alcatra suína, o coxão mole.

INGREDIENTES (PARA 4 PESSOAS) 350 gr de carne 1 Limão Sal e pimenta do reino a gosto 2 dentes de alho. 40 gramas de manteiga 30 gramas de farinha de trigo 1 cebola ralada

100 gramas de cogumelos inteiros 250 gramas de tomates (sem pele) picados 150 ml de caldo de carne 20 ml de molho inglês 30 ml de catchup 1 lata de creme de leite sem soro

MODO DE PREPARO: 1. Pique a carne em pedaços pequenos . 2. Tempere-a com sal, alho, limão e pimenta-do-reino. 3. Leve uma panela ao fogo com a manteiga, a cebola e a carne. 4. Deixe refogar. 5. Polvilhe com farinha de trigo até ficar bem firme. 6. Junte as cebolas, os tomates fervidos com o caldo de carne, o molho inglês, o catchup e os cogumelos. 7. Deixe formar um bom molho, junte o creme de leite e retire do fogo. Sirva quente com as batatas parisienses ao perfume de alecrim!!!

SIRVA O ESTROGO NOFE QUENTE BATATAS COM AS PARIS AO PERFU IENSES ME D ALECRIM E !!!

Marque na sua agenda! 2ª Semana Nacional da Carne Suína

PARA CURTIR E COMPARTILHAR A carne do lombo suíno é mais magra que a carne de coxas de frango sem pele (dados do Departamento de Agricultura dos EUA) e tão magra quanto a de peito de frango sem pele, com 4g de gordura por porção de 85g. Bifes de pernil suíno também são uma opção magra, contendo entre 6g a 8g de gordura por porção de 85g. De acordo com pesquisas recentes da universidade de Wisconsin, a carne suína magra, como o lombo, tem 34% menos colesterol do que o frango sem pele.

A CARNE SUÍNA É

10

03 a 17 de Setembro

Oficinas Gastronômicas de

Carne Suína

w w w. a b c s .o r g .b r

DR. ALFREDO HALPNER (Prof. Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

TEOR DE COLESTEROL (mg/100g) Fonte

1

2

3

4

Média

Lombo cozido

78

79

69

65

72,8

Pernil Cozido

-

-

82

65

73,5

Peito de frango cozido, sem pele

84

84,8

-

-

84,4

Filé mignon bovino, cozido

84

84

-

-

84,0 APOIO

TEOR DE gordura saturada (mg/100g) Fonte

REALIZAÇÃO

1

2

3

4

Média

Lombo cozido

7,5

7,12

5,9

6,2

6,7

Pernil Cozido

-

-

4,7

6,2

4,7

Peito de frango cozido, sem pele

3,5

3,5

3,5

-

3,5

Filé mignon bovino, cozido

10,0 10,0

-

-

10,0

FONTES: 1 NPPC, National Pork Producers Council and National Pork Board 2 USDA, Agricultural Handbook 8-10, 1992 3 Bragagnolo, N., Departamento de Química da Unicamp, 1993 4 Universidade Nacional de Nutrición, México, 1994

CO M

TODOVODCIÊA


Carne Suína:

qualidade e sabor na sua mesa Todos os dias você poderá encontrar nas lojas do Grupo Pão de Açúcar uma carne nota 10! São mais de 30 cortes diferenciados de carne suína, apresentando o sabor e a saudabilidade da carne mais consumida no mundo. Numa parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e o Grupo Pão de Açúcar, com apoio do Sebrae Nacional, da Associação Brasileira de Supermercados e do Ministério da Agricultura, a 2ª edição da Semana Nacional da Carne Suína acontecerá em todo o Brasil de 3 a 17 de setembro com o objetivo de promover e apresentar a carne suína de forma diferenciada para você, consumidor! O Brasil se destaca como um grande produtor mundial de carne suína e nesse material você encontrará informações importantes sobre suas propriedades nutricionais, além de 10 importantes motivos para levar essa proteína saudável a toda a sua família. As ações de promoção e treinamento nas lojas já estão em campo e você está convidado para atacar nessa partida.

10

motivos para levar carne suína para casa

1

É DELICIOSA. A carne suína é macia e tem um sabor muito agradável, que é o motivo de sua grande aceitação.

2

MUITO SAUDÁVEL. O lombo suíno possui um conteúdo de 60 mg de colesterol/100 g de carne, igual ao peito de frango.

3

ALTA QUALIDADE. Nos dias de hoje, os suínos são alimentados com ração balanceada e atendem aos mais altos níveis de higiene e sanidade.

4

CARNE NOBRE. Possui todos os aminoácidos essenciais e é recomendada por médicos e nutricionistas para dietas saudáveis.

5

É VERSÁTIL. Grande variedade de cortes, ideal para o dia a dia ou para uma culinária refinada.

6

GRANDE FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS. A carne suína se destaca pelo conteúdo de vitamina B, cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio.

7

É A MAIS CONSUMIDA NO MUNDO. A carne suína é a mais consumida nos países da Europa e da Ásia, onde cada pessoa come em média 45 kg por ano, no Brasil o consumo médio é de apenas 15 Kg.

8

FÁCIL DE PREPARAR. Os cortes de carne suína são de fácil preparo e absorvem bem diversos temperos.

9

É BRASILEIRA. O Brasil é o 4º maior produtor de carne suína do mundo, exporta para mais de 70 países, e você também pode aproveitar a carne suína produzida aqui.

10

É NOVIDADE. Além dos cortes tradicionais, agora você tem picanha, alcatra e filé mignon suíno.

A Carne Suína é 10! PARTICIPE!

Minhas dicas importantes!

Escalopes de Coxão Mole Suíno ao Azeite com Mix de Legumes na Manteiga Escalopes são pequenos bifes que podem ser retirados de diversos cortes de carne suína. Por ser uma receita versátil pode-se utilizar várias opções como filé mignon, alcatra ou coxão mole. Ideal para aproveitar uma promoção no açougue ou um corte que já tenha em casa. INGREDIENTES (PARA 3 PESSOAS) 250 gramas de escalopes de coxão mole suíno (3 bifes); 01 Limão; 01 Galho de alecrim fresco; 03 Colheres de Orégano; 50 ml de Azeite Extra Virgem; 100 gr. de Ervilhas;

100 gr. de Cenoura; 200 gr. de Couve Flor; 20 gr. de Manteiga sem Sal; Sal a gosto; Pimenta do reino a gosto; Salsinha Picada a gosto.

MODO DE PREPARO: 1. Temperar os escalopes com sal, pimenta e limão. Reserve. Em uma frigideira coloque 40 ml de azeite, as ervas picadas e aqueça em fogo baixo sem deixar ferver. 2. Em outra frigideira acrescentar 01 colher de manteiga, aquecer bem e colocar a ervilha, a cenoura e a couve �lor. Acertar o tempero com sal. Finalizar com a salsinha picada. 3. Em outra frigideira acrescentar o restante da manteiga e azeite, e esquentar bem. Colocar os escalopes para grelhar por cerca de 2 minutos cada lado para que fiquem bem dourados e ainda suculentos, sem deixar ressecar a carne. 4. Montar os escalopes em leque no prato e colocar o mix de legumes. Regue os escalopes com o azeite aromatizado e decore com um ramo de alecrim e salsinha picada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.