Revista Projeto 2 2018/2 - Arq Urb UEG - Lunara Gomes Pereira

Page 1

UEG18.2

escola Lunara Gomes Pereira


Universidade Estadual de Goiás Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura 2 3º Período 2018/2


UEG18.2

orientadores

Fernando Camargo Chapadeiro Rodrigo Santana Alves





2018.2 Este volume faz parte da quinta coleção da "revista prjt2" disciplina de projeto de arquitetura do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG que investiga temas básicos de reexão e metodologia do projeto contemporâneo na escala do estudo preliminar e tem como meta a elaboração de projeto arquitetônico para uso educacional ou saúde com a capacidade de ordenação de espaços de complexidade moderada. Investiga a escala das relações entre arquitetura e espaço urbano: arquitetura, lugar e cidade e dá ênfase no estudo do programa de necessidades, na topograa e na preocupação com a acessibilidade. Neste semestre tratamos dos temas escola de ensino fundamental e biblioteca comunitária em um bairro e seu entorno com demanda reprimida para estes temas. Por isso temos dois volumes um tratado desde o começo do semestre a escola e o outro a biblioteca orientado partir da metade do semestre como meio de recuperar um processo mal sucedido. Este último, através de uma metodologia criada pelo professor Ricardo Frageli e adaptado ao projeto de arquitetura e urbanismo pelos professores Fernando Chapadeiro e Rodrigo Santana denominado 300, que visa a inversão da sala de aula e o aprendizado colaborativo entre

os estudantes LUGAR, PROGRAMA, VOLUME, CIRCULAÇÃO e MATERIALIDADE são os elementos trabalhados durante o processo e foram abordados como camadas durante as orientações. Isso permitiu o entendimento do processo de projetação, utilizando como apoio, desde do início, a maquete de estudo em duas escalas (a do bairro e a do entorno imediato). Para a exteriorização das ideias foram exaustivamente trabalhados os diagramas de conceito como resumo da proposta e evidencia os elementos citados. A interdisciplinaridade do Projeto 2 foi realizada com as disciplinas de Maquete, Computação Gráca 1 e Sistemas Estruturais 1 que serviram como apoio para alcançar os objetivos propostos.

Fernando Camargo Chapadeiro Rodrigo Santana Alves



tema O tema proposto é de uma escola de Ensino Fundamental I, em um bairro de habitações sociais na cidade de Anápolis. As escolas de ensino fundamental I possui grande importância na formação das crianças, pois essa faze é responsável por organizar o horário de estudo dos pequenos, oque eles levarão em toda a seu histórico acadêmico.



lugar O terreno para a implantação da escola de Ensino Fundamental I, localiza se no Residencial Copacabana, na cidade de Anápolis. Sendo esse, formado por uma área de 3403,28m², com 4,60 metros de caimento aproximadamente. O entorno é composto por dois conjuntos de habitações sociais, feitas pelo governo pelo programa minha casa minha vida, o Residencial Reny Cury, no sentido noroeste do terreno e o Copacabana, no sentido oeste. A região também conta com o bairro Vivian parque. A região conta com comércios, uma futura feira e um Centro Municipal Educacional Infantil Carlos Drummond de Andrade (C.M.E.I).





projeto As escolas de Ensino Fundamental I é uma das principais etapas de aprendizado das crianças, pois é a fase onde a escola apresenta para as crianças uma rotina de estudos, para o melhorar o aprendizado. E a escola precisa chama a atenção das crianças, para que elas permaneçam motivadas em aprender. Fazendo uma análise nas escolas de Anápolis, foi possível perceber que, basicamente as escolas são compostas por retângulos, próximos ou ao lado do outro. E então, pensando em uma escola, que nege esta lógica, foi proposta uma escola composta por dois retângulos, mas que se cruzam, partindo de dois lados do terreno. No cruzamento desses dois retângulos, propõe se abrir um pátio central, onde toda a escola funcionara em volta dele.



lugar. programa. volume. 2.out



lugar. programa. volume. circulação. materialidade. 23.out



estudo preliminar 7.dez



programa Composta por dois retângulos que se cruzam, o edifício propõe uma subtração no centro onde eles se encontram, formando um espaço de convivência e um pátio aberto. Nas suas extremidades estão organizados os setores da escola, como o serviço, a administração e o pedagógico. De um modo geral, a escola não interage com o exterior, e se fecha para o pátio descoberto.

Administrativo Pedagógico Serviço Convivência



diagramas de conceito


Colégio Estadual Professora Maria, Anápolis, GO. Escola Municipal Professora Marorrita, Anápolis. GO. Escola Gente Miúda, Anápolis, GO. Colégio Estadual Jad Salomão, Anápolis, GO. Análise das escolas de Anápolis, com volumes retângulares lado a lado.

Am, de negar a ideia das escolas acima, foi usado como referência dois retângulos, assim como nas escolas de Anápolis. Estes vão sair paralelos ao limite do terreno, no sentido sul e no leste


Os retângulos se estendem ate o limite do terreno, obedecendo os recuos da norma, e se cruzam no centro.

Sendo assim, propõe a subtração de um prisma no encontra dos retângulos, am de forma um pátio. Os setores da escola serão organizados em volta do pátio.














2








Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.