Revista Projeto 2 2017/2 - Arq Urb UEG - Amanda Hanielle Landim

Page 1

cras

300

Amanda Hanielle Landim


Universidade Estadual de Goiás Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura 2 3º Período 2017/2


cras 300 novo ensino mĂŠdio orientadores

Fernando Camargo Chapadeiro Rodrigo Santana Alves




Este volume faz parte da terceira coleção da revista prjt2 disciplina de projeto de arquitetura do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG que investiga temas básicos de reflexão e metodologia do projeto contemporâneo na escala do estudo preliminar e tem como meta a elaboração de projeto arquitetônico para uso educacional ou saúde com a capacidade de ordenação de espaços de complexidade moderada. Investiga a escala das relações entre arquitetura e espaço urbano: arquitetura, lugar e cidade e dá ênfase no estudo do programa de necessidades, na topografia e na preocupação com a acessibido lidade. Neste semestre tratamos tema Novo Ensino Médio Brasileiro e CRAS- Centro de Referência de Assistência Social em um bairro e seu entorno com demanda reprimida para estes temas. Por isso temos dois volumes um tratado dês de o inicio do semestre Novo Ensino Médio Brasileiro e o outro a partir da metade do processo como meio de recuperar um processo mal sucedido o CRAS. Este ultimo através de uma metodologia criada pelo professor

Ricardo Frageli e adaptado ao projeto de arquitetura e urbanismo pelos professores Fernando Chapadeiro e Rodrigo Santana denominado 300 que visa a inversão da sala de aula e o aprendizado colaborativo entre os estudantes LUGAR, PROGRAMA, VOLUME, CIRCULAÇÃO e MATERIALIDADE. São os elementos trabalhados durante o processo e foram abordados como camadas durante as orientações permitido o entendimento do processo de projetação utilizando como apoio, dez do inicio, a maquete de estudo em duas escalas (a do bairro e a do entorno imediato) como meio de entendimento do objeto proposto. E para a exteriorização de ideias foi exaustivamente trabalhado os diagramas de conceito como resumo da proposta e evidencia os elementos citados. A interdisciplinaridade do Projeto foi sincronizada com a disciplina de Maquete que serviu como apoio e permitiu alcançarmos os objetivos propostos. Fernando Camargo Chapadeiro Rodrigo Santana Alves



CRAS centro de referência de assistência social, tem como objetivo prestar assistência serviço de proteção social a comunidade, prevenir ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio de desenvolvimento de potenciais e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atendendo crianças, jovens, idosos toda a comunidade. Com isso busco desenvolver um projeto onde sua principal função seja acolher e dar assistência a essa população local.


300 CRAS Centro de Referência de Assistência Social



A localização do CRAS foi pensada de forma para melhorar o acesso para a população, onde viabilize de forma descentralizada, o acesso aos direitos socioassitenciais. Instalado no Bairro Sumemerville em Anápolis, local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capital de até meio salário mínimo, com presença significativa de famílias e indivíduos beneficiários dos programas Bolsa Família e outros. Próximo de uma via de passagem que promove a ligação entre os bairros do outro lado da margem do Córrego, facilitando para a população de outras áreas com o futuro CRAS. Também próximo a BR 60 que é a principal rodovia de ligação ás vias de acesso a área, possibilitando fácil ingresso de outras regiões.



Espaços Construídos Livres privados Livres públicos



300 A metodologia dos 300, idealizada pelo prof. Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), tem como objetivo proporcionar o estudo colaborativo entre alunos. O nome vem do filme 300, que conta a história de um exército onde a estratégia era não apenas atacar, mas também proteger os companheiros durante as batalhas. No atelier de projeto, o objetivo é estimular a colaboração e a solidariedade entre alunos. Adaptado ao atelier de projeto a metodologia dos 300 funciona da assim: após a Segunda entrega de projeto, os estudantes que o projeto tem uma boa proposta fundamentada em um partido arquitetônico que reflete o conceito adotado (os ajudantes) auxiliam os estudantes que não conseguiram desenvolver umpa proposta que tenha coerência entre conceito e partido arquitetônico (os ajudados) a refazer o projeto mudando o tema Novo Ensino Médio Brasileiro

para CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, trocando também de orientador até o final do processo. Num período de duas semanas, ajudantes e ajudados devem se reunir para recomeçarem o processo de projeto em orientações onde os dois orientadores acompanham o processo e orientam em conjunto a nova proposta. Os ajudados fazem uma nova entrega, desta maneira, têm a chance de continuar com êxito o processo e também de aumentar a sua nota. Os ajudantes não fazem a nova entrega, acompanham os colegas e adiantam os desenhos e a confecção da maquete em outra escala, mas tem a chance de melhorar suas notas dependendo da melhora dos estudantes ajudados. Igualmente ao exército dos 300, estudantes que têm mais facilidade irão colaborar com aqueles que têm menos facilidade possibilitando um final feliz para ambos e fortalecendo vínculos.


novo ensino mĂŠdio


novo ensino mĂŠdio


novo ensino mĂŠdio


CRAS


CRAS






O programas do CRAS têm por objetivo oferecer a população vários serviços sociais como acompanhamento psicológico, assistência social, atendimento de programa federal do Bolsa Família, além das salas que oferecem atividades educativas para crianças, jovens e a comunidade em geral.




A partir de elementos básicos de composição de representação. Ponto e retas.

Se formou um plano.


Partindo dessa geometrização o plano foi levantado tem todos os seus lados.

Novamente.


Novamente.

Depois de ter levantado ambos os lados. Todos foram dobrados pensando na altura desejada de cada ambiente, e ajustando na topograďŹ a.


Pensando na iluminação e ventilação desses ambientes, no ponto central onde esses planos se interceptam, foi criado um rasgo que possibilitasse a entrada de luz e vento natural.



im

l p

a t n a

o รฃ รง


Acesso principal

Acesso serviรงo







corte bb






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.