Revista Projeto 2 2016/2 - Arq Urb UEG - Patricia Shizuka Takeda

Page 1

Escola

Municipal fundamental

Estudante: Patricia Shizuka Takeda Universidade Estadual de Goiรกs - UEG Arquitetura e Urbanismo- Projeto 2 Orientadores :Rodrigo Santana Alves Fernando Camargo Chapadeiro



Sumário 1. Introdução 2. Denição do tema 3. Terreno e entorno 4. Processo de criação 5. Programa e setorização 6. O projeto


Tema Introdução O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Projeto 2, do 3ª período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Tendo como objetivo principal a aprendizagem do processo de criação, seguindo as etapas determinadas e que serão apresentadas nas próximas páginas


Denição do tema Para a este projeto o tema escolhido foi ESCOLA. A escola a ser projetada terá as seguintes características básicas que terão que ser atendidas: · · · · ·

Primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Dez salas de aula (duas salas por ano). Funcionamento em dois períodos (matutino e vespertino). Pátio coberto e pátio descoberto. Quadra de esportes com 7 m de pé direito.


Terreno & Entorno IFG- Instituto Federal de Goiás

O terreno escolhido para o projeto está localizado entre o Residencial Reny Cury (2009) e o Residencial Copa Cabana (2011), bairros implementados pelo programa Minha Casa Minha Vida. Esta região possui uma grande deciência de escolas ,

Vila União

Casas do Residencial Copa Cabana

Residencial Copa Cabana

CEMEI- Centro Municipal de Educação Infantil

pr fun ho mu de da pe pú


rincipalmente para o ensino ndamental. Nos últimos anos ouve um aumento populacional uito rápido em um curto período e tempo. Porém este crescimento a cidade não foi acompanhado ela implantação de infra-estruturas úblicas.

Jibran El Hadj

Área: 4.716,40 m2

Residencial Reny Cury Casas do Residencial Reny Cury

Viviam Parque 1ª etapa


Criação & Processo Antes do início deste projeto, foram realizados estudos de caso, am de entendermos melhor o tema proposto e de como a arquitetura contemporânea propõe soluções para cada tipo de situação. Tendo como base um desses estudos, as políticas públicas implementadas na cidade de Medellín na Colômbia me chamaram a atenção pela importância que a arquitetura exerce sobre a transformação da cidade. Equipamentos públicos, como parques, bibliotecas e escolas, tem como foco uma arquitetura de boa qualidade, para tornar estes lugares em novas centralidades de transformação e desenvolvimento social e cultural. Partindo deste conceito, deni para o projeto as seguintes palavras chaves: - Contraste com o entorno - Monumentalidade - Continuidade e uidez - Grandes áreas de convivência

d r p

f a n

c s

d u


Contraste com o entorno e monumentalidade - Ao se destacar do entorno, este edifício se tornará um ponto de referência, um centro de atenções do bairro e orgulho para a população desta região. Com este objetivo, o prédio deverá ser um monumento de um grande volume único .

Continuidade - Apesar da necessidade de ser um edifício fechado e restrito aos usuários devido à segurança dos alunos ( o ambiente interno não terá livre acesso da população), a escola não possuirá muros. Fazendo com que a ela se torne uma continuidade das ruas e parte integrante da paisagem.

Fluidez - A uidez está relacionada à circulação. Uma circulação uida deverá ser contínuo e ter acessos entre os setores livres de barreiras.

Áreas de convivência - Pensando no bem estar e no despertar da vontade das crianças de permanência no local, uma escola deverá ter grandes áreas de convivência.


Criação & Processo A ideia de circulação uida e continua partiiu do conceito do

símbolo do

innito. Porém, ao fazer com que a circulação aconteça em um mesmo plano, haverá problemas de concentração no cruzamento das linhas .

Este problema poderá ser solucionado ao pensar em 3 dimensões como uma ta de moebius.

Universe Achteture

Prédio projetado a pa da ideia da ta de Möbiu


artir us.

Testes com uma ta sobre a maquete do terreno.

Primeiras linhas traçadas no AutoCAD e maquete volumétrica.

Resultado: maquete volumétrica e entorno.


Programa & Setorização Após a pré denição da forma, o programa que também havia sido pré dimensionado, foi inserido e adaptado, até chegar à forma nal.

38.2% Quadra coberta

Sanitários

Pátio coberto

Pátio descoberto Biblioteca depósito Refeitório

Convivência-1358m2

24.3%

23.5%

Sala 1 Sala 2 Sala 3 Sala 4 Sala 5 Sala 6 Sala 7 Sala 8 Sala 9 Sala 10 Sala Dinâmica Sala de Artes Sanitários

Pedagógico-863 m2 Circulção- 835m


m2

Pavimento Superior

Pavimento Térreo

Pavimento Inferior

10.6% Estacionamento Copa D.M.L. Vestiários (M/F) Sanitários Reservatório de resíduos sólidos Cozinha Despensa

Serviço-376m2

3% Diretoria Coordenação Secretaria Sala Pscicodepagogia Sala dos professores Almoxarifado Sanitários

Administrativo-119m2


O Projeto

Pavimento Térreo

2/2

A

A U R PA O C 01

13

r e T A

o n e

r

0 4 , 16

.7 4 =

5

10


12 C. AR RU

² m 0

2/2

A

A U R

20

4 RC

50


O Projeto Pavimento Inferior

A 2/2

A 2/2


Pavimento Superior

A

A

2/2

2/2

0

5

10

20

50


O Projeto

Maquete estrutural Viga, pilar e laje


Maquete volumĂŠtrica


Cortes


vistas internas



OFachadas


V

Vista do observador


Vista de cima


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.